domingo, 4 de maio de 2008

Qualidade de vida...

Gente! Eu tenho opiniões tão esquisitas que fico pensando que não regulo bem da cabeça. Mas aí eu encontro outro ser que funciona na sociedade e que pensa como eu, aí fico um pouco aliviada.

Dia desses tava vendo uma reportagem com meu namorado, em que o rapaz tinha ficado tetraplégico aos 22 anos. A mãe agradecia a Deus o fato dele estar vivo, até aí tudo bem, evidentemente a mãe vai querer o filho acabado, mas vivo, esse pensamento eu até entendo, não queremos perder as pessoas que amamos. No entanto, o garoto rindo para a câmera agradecia, também a Deus, a chance de estar vivo, disse que perdeu todos os movimentos, mas estava VIVO.

E a qualidade de vida?!!!!

Outro dia estava vendo um programa sobre fatos extraordinários da medicina. E tinha o caso de uma jovem que nasceu com Epidermólise Bolhosa... Calma não xinguei a mãe de ninguém! É uma doença raríssima e genética que faz com que seus portadores tenham a pele totalmente solta da carne, com isso ela se rasga à toa, ocasionando lesões sérias até num mínimo movimento. Isso sem contar as bolhas, que nada mais são que a própria pele que se rompe e forma uma ferida! Uma coisa triste de se ver. Bem... Aí a jovem disse que teve sorte de chegar aos 21 anos, visto que os portadores dessa enfermidade não passam da adolescência.

Carambaaaa! Juro que admiro a força interior dessa jovem, mas não era euzinha que ia querer viver mais, com algo assim. Onde está a qualidade de vida dessa pessoa?!!

Ai, ai! Deus que me perdoe se tiver falando uma extrema besteira, mas eu prefiro mil vezes estar morta, a estar tetraplégica, ou com uma dessas enfermidades horríveis raras e sem cura. Pra isso confesso que sou fraca, frouxa, cagona! Não quero uma vida assim! Nisso meu namorado concorda comigo!

Eu tenho opiniões esdrúxulas do tipo: prefiro morrer jovem, antes de ficar toda cocorocada de velha! Quando desse os primeiro sinais de velhice já era para eu estar morrendo. Imagina ficar tetraplégica?! Pronto, falei!

Não tenho nada contra os velhos, muito pelo contrário, acho que eles são extremamente injustiçados na nossa sociedade. Carregam um estigma de imprestáveis, feios, e tolos. As pessoas simplesmente ignoram a sabedoria que uma pessoa de mais idade possui.

Quando se fala de velhice feminina a coisa fica mais feia ainda. A mulher vai envelhecendo e parece que cometeu um crime hediondo! Nada mais é permitido! Ainda bem que as mudanças sociais estão jogando esse rótulo de velha para cada vez mais velha... Affe essa frase ficou esquisita!

Dane-se o que os outros achem, mas eu não acho o mundo um lugar tãããão legal que valha a pena você ficar tetraplégico, com epidermólise bolhosa ou muito velho! Prefiro morrer antes disso...

Admiro de verdade a força interior das pessoas que passam por isso e superam numa boa! Mas sinceramente acho que não sou uma delas! Todas as pessoas têm seus pontos fortes e fracos, acho que esse é o meu ponto super fraco!

32 comentários:

  1. eu curto muito seus post, tem surpresa no meu blog pra ti.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Até concordo com algumas de suas argumentações.Mas pense que você está vendo a situação através de olhos de alguém saudável e que interpreta sua própria vida de forma saudável. Mas sabe que para muita gente com deficiência física grave é absurda a idéia de que alguém consiga viver com, por exemplo, síndrome do pânico. Existe um estudo americano que fala disso...da avaliação que cada um faz da dor ou do fardo do outro. É curioso como nossa ótica pessoal nos faz ver a dor dos outros apenas sob o nosso próprio olhar. Começar a olhar o outro pelos olhos do outro é o grande milagre. É claro que eu ainda não cheguei ao Nirvana, portanto também não olho assim.
    bjs. Veronica

    ResponderExcluir
  3. Dane-se o que os outros achem,
    -------------
    É uma realidade. Sem um minímo de qualidade de vida, a vida não tem qualquer interesse. É um viver, sem viver.
    Fica bem.
    Felicidades.

    ResponderExcluir
  4. Concordo em partes com você... Acho que realmente a pessoa fica com uma qualidade de vida debilitada, mas acho que normalmente eles se acostumam a essa condição de um jeito que nem se incomodam tanto assim mais...
    E outra coisa, quero morrer bem velhinha... ^^



    :*

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto assim! A polêmica é sempre saudável, pois nos faz ver a questão sob vários ângulos!

    Podem soltar o verbo! Mas por favor não xinguem minha mãe! ahahah

    ResponderExcluir
  6. Isso porque seu padrão de qualidade de vida é diferente dessas outras pessoas.

    Se vc nascesse com Epidermólise Bolhosa, com certeza ficaria feliz de chegar aos 21 anos...

    Assim como um garoto que mora numa favela super perigosa, com tiroteios diarios, dizer que chegou aos 21 sem usar qlq tipo de droga ou se envolver ao menos indiretamente com o tráfico. E dizer que seus pais moram juntos e continuam se amando como o primeiro dia.

    Não é impossivel de se acontecer, e se acontece, é sim uma vitória.

    Nem todos tem as mesmas chances ditas " as melhores", mas todos possuem capacidade para se desenvolver e evoluir.

    Acho que viver é o melhor prêmio da vida...

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Pelo que entendi, a postagem é sobre saúde (A Dama me corrija se eu estiver errado)...

    Neste contexto, qualidade de vida é mais ou menos universal, afinal, o mundo é feito para aqueles saudáveis, física e mentalmente. Acessibilidade é coisa moderna e pouco difundida, na prática.

    Ser saudável, com capacidade de mobilidade e sensorial plena e indepêndencia é o estado mais comum e natural da nossa (como de qualquer outra) espécie. Assim, qualquer de nós que viva além dos anos de dependência, com alguma redução nestas características está em desvantagem e portanto, tem menor qualidade de vida.

    Por exemplo, não posso dizer por nenhum ângulo que a qualidade de vida de um cego é igual a da maioria das pessoas. Nossa sociedade é visual!!!

    Nos comentários encontro uma questão que já debati em épocas passadas em blog: o colocar-se no lugar dos outros... coisa que considero impossível...

    Eu posso compreender aos outros, mas se me colocar na mesma situação, tudo o que poderei avaliar é a minha reação, jamais a do outro, pela simples razão que eu não sou o outro... Para saber (e ter certezas) acerca do outro, eu teria que ter vivido sua vida... Algumas pessoas podem ser maltratadas por um parente próximo e aceitarem e darem suporte, por ser "sangue". Nesta situação, outros (eu, por exemplo) virariam as costas, mesmo sendo "sangue"...

    Mas estou me desviando do assunto... Sendo o contexto saúde, concordo plenamente com a autora e seu namorado...

    ResponderExcluir
  8. Numa boa...
    Morrer velho deve ser uma merda.
    Você usa o termo força interior para descrever o que essas pessoas sentiam, por estarem vivas.
    Eu chamaria de "medo da morte"ou "medo do desconhecido". Por que, na boa? QUEM no mundo é feliz por ums segundo que seja sabendo que só causa piedade e dor nos seus parentes e amigos.
    Deus me perdoe, mas eu prefiro morrer.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho a meeesma coisa!
    Morro de pena das pessoas que estão vivas,porém doentes de maneira que igual não podem 'viver'.

    Adorei o blog :)

    beijo

    ResponderExcluir
  10. Olá Dama! Primeiramente, quero agradecer a sua visita lá no meu novo cantinho! =)

    Eu entendo tudo o que você quis dizer, respeito o seu ponto de vista, mas não concordo muito. Vou explicar porque não concordei contigo por dois pontos: Você falou sobre qualidade de vida, aí eu me lembrei de uma discussão que participei ano passado com o meu professor de bioética, e nessa discussão falávamos sobre a vida. E partimos da seguinte pergunta: O que é a vida? A vida será apenas respirarmos, termos as nossas funções fisiológicas e emocionais equilibradas? É claro que como estávamos em uma discussão filosófica, não chegamos em uma resposta final, mas uma coisa podemos considerar: a vida não é apenas isso. Aí eu parto do seguinte princípio: se não conseguimos compreender ou apreender o que é a vida (no sentindo de uma busca metafísica mesmo, procurar saber e respoder o que ela é de fato, o que ela é em si), como poderemos qualificar? Como eu posso dizer que hoje sou uma pessoa saudável tenho uma vida melhor, com mais qualidade do que esta menina de 21 anos e portadora dessa doença que você citou no post? É claro que logo de cara o senso comum iria me responder que só pelo fato de eu não ter nenhuma doença rara .. certamente eu iria ser mais feliz, etc e tal. Sinceramente, acho muito arriscado afirmar isso. Há pessoas que são portadoras de doenças graves como essas e tal que são muito mais felizes do que aquelas que são "normais" etc e tal. E o segundo ponto que eu não concordo, é por causa da minha religião, por causa da minha fé. Eu sou espírita (kardecista), portanto eu acredito que nada seja por acaso, nada que passamos aqui na Terra seja por acaso. Eu acredito que nenhuma folha cai da árvore sem que Deus permita, etc. Eu acredito que se existem essas pessoas que são portadoras de doenças emocionais ou físicas, ou pessoas muito pobres (financeiramente), e outras tristezas que temos na vida, é porque elas escolheram essas provas. E com isso elas vão evoluir e conseguir a felicidade plena. Bom, é mais ou menos isso que eu acredito, essa é a minha fé. Mas também respeito aqueles que não compartilham com a mesma.

    ResponderExcluir
  11. Já dizia o Renato Russo "Os bons morrem antes".
    Mas posso te assegurar que na medida em que o tempo vai passando para ti, vais mudando de idéia.

    Bj.

    ResponderExcluir
  12. Minha querida Dama, procuro um raticida eficiente caso me aconteça o que tenha de acontecer, ainda bem que não tens nada contra os velhos.
    Quem gosta de interiores é decorador e bisturi, eu também não tenho nenhuma força interior.
    A própria vida já tem um peso suficientemente pesado para carregar-se.
    Você é que pensa que não tem a tal força, tem sim, não se é uma Dama impunemente com tanta criatividade.
    beijo

    ResponderExcluir
  13. Concordo com você, em parte. Também não quero ficar com nenhuma doença ou limitação dessas... talvez até pense como você, mas acho que isso só acontece porque não é comigo, não sou eu quem está ali sofrendo... talvez se eu estivesse no lugar de uma dessas pessoas, pensaria diferente. Não sei, não quero ser hipócrita, mas prefiro não me imaginar assim. Penso muito nisso com relação aos filhos que pretendo ter... espero que sejam saudáveis, mas se não forem, será que vou querer que morram logo? Será que quando a variável amor (seja próprio ou a outra pessoa) entra nessa equação, a coisa não muda? Não sei mesmo, espero sinceramente não saber. Também sou cagão para esse tipo de coisa!

    Valeu.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, sua postagem rendeu comentários maiores que ela! Poxaa! rs
    Então, eu concordo plenamente com o que você disse, mas acho que é porque nunca nos aproximamos da morte que pensamos assim. CAra, meu sonho era morrer de tuberculose bem novinha, aos 21, hoje tenhoi 21 e nenhuma vontade de morrer! hahahaaha...

    Acho que quanto pior a doença da pessoa, mais vontade ela tem de viver, isso é uma capacidade muito bonita, acho até que é coisa de Deus, porque imagina uma pessoa vítima de uma desgraça dessa e sem perspectiva nenhuma? Muito triste!

    Beeijo.

    ResponderExcluir
  15. Uma pessoa tetraplégica vive, ela se movimenta, namora e pode ter filhos. e no caso da doença sem cura é a mesma coisa
    Pense assim> Se sua mãe ou seu pai fossem tetraplégicos ou com alguma doença rara sem cura, você prefereria que eles morressem? Eu entendo seu ponto de vista mas pense nisso!
    E a menina Isabella, voce prefereria que ela tivesse morrido? Ou ficado apenas tetraplegica?

    ResponderExcluir
  16. E pessoas perfeitamente normais que não vivem? Não amam, nao sao felizes, apenas matam!
    Parabéns pelo post menina
    é bom gerar coisas assim ^^
    Paxa lá
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Ei, vlw pelo coment!
    Eu sei k vc nao gostaria e que vc fala por vc, só perguntei por perguntar, mas posso confessa-lhe, ja pensei assim algumas vezes
    bjxx

    ResponderExcluir
  18. algumas coisas, mesmo tão presentes, acabam sendo tabus. e eu, mesmo sabendo disso, confesso que falar sobre algumas delas é ainda um tabu para mim, também.

    nem deveia, mas é. tenho dificuldades em falar sobre mortes ou sobre doenças e/ou acidentes capazes de comprometer a qualidade de vida de determinada pessoa.

    mamãe concorda contigo. já a ouvi falar algumas vezes coisas do tipo "morrer não é nada, pior é ter que ficar em cima de uma cama", e por mais que isso tenha um fundo de verdade, não gosto de ter que ouvi-la falar isso. talvez por medo do amanhã, não sei.

    não sei se de todo concordo com tudo o que escrevera, mas uma coisa compartilho contigo: talvez o mundo nem seja tão bom assim que valha a pena viver sem a tal da qualidade aqui falada.

    ResponderExcluir
  19. Velhos são na verdade muitos chatos. Até entendo o fato de preferir morrer antes de envelhecer, então é natural vc pensar que prefere morrer a ficar com uma dessas doenças, afinal, ambas tem algo em comum, que é depender dos outros. Velhos e doentes sempre precisam da ajuda de outras pessoas, e isso é péssimo, afinal a maioria dos seres mal conseguem administrar suas próprias vidas, Viver com dignidade é o mínino que se pode querer neste caótico planeta suicida.
    Em pensar que quando pensamos em qualidade de vida, resumimos nosso pensamento á arroz integral e periódicas corridas!!!
    Mas acho que o tipo de pensamento dessas pessoas é o seguinte: vão-se os anéis, ficam-se os dedos!!! Antes pingar do que faltar...sei lá.... vai saber!!!

    ResponderExcluir
  20. maneiro seu blog!
    vamos nos linkar? :}

    ResponderExcluir
  21. Bem, presencio uma situação dessas aqui em casa. Houve tempos em que minha mãe queria morrer pra não dar trabalho e tbm pq é terrível um dia vc ser uma pessoa ativa e na moda e no outro estar presa em uma cadeira de rodas, sabendo que chegará o dia em que ficará de cama. No entanto o Universo sempre nos prepara surpresas e ela teve que aprender a lidar com a doença e com a situação que esta vivendo. Ela não fica refletindo sobre isso, pelo menos não expressa isso, mas sinto que o referencial de felicidade para ela hoje em dia é algo completamente fora do que eu possa pensar. Os referenciais dela são completamente diferentes dos meus.
    Pra ser sincera,acredito que essas pessoas citadas tenham momentos felizes... e ninguém vai dizer pras câmeras o contrário. Devem existir momentos felizes (pra todos é assim), mas deve ser muito triste na solidão. Nosso Brasil exclui qualquer tipo de deficiência e as pessoas tendem a excluir qualquer tipo de diferença, sendo assim, viver em situações como essas é algo como uma luta cármica, na minha visão... sei lá, tem algum aprendizado, lógico, e no final você tem que se aceitar e aprender a viver feliz com isso, pois não há escapatória... ou você fica feliz assim ou entra em profunda depressão e piora ainda mais sua qualidade de vida, pois ninguém gosta de lidar com depressivos ou pessoas infelizes (tai os casos de famílias que abandonam e "acompanhantes" que espancam, maltratam, etc, seus clientes idosos e/ou com algum tipo de deficiência).
    Aliás, esse conceito de qualidade de vida pode ser muito amplo... por exemplo, no caso daqui qualidade de vida é ela conseguir estar em casa, que é onde ela se sente segura, com as pessoas queridas, sendo bem tratada, alimentada e podendo assistir aos programas que a distraem sem dor, sabendo o que esta acontecendo na sua realidade (quem chegou, quem saiu, porque saiu ou chegou). Falta de qualidade de vida é ficar no hospital sendo tratada por aqueles animais que se dizem médicos e enfermeiros (nem todos, mas uma grande parte), que a fazem sentir dor e a tratam como lixo humano, naquele ambiente estéril.A fazem "apagar" simplesmente pq não querem ter trabalho, ou a deixam suja pq estão com preguiça ou sem saco de ir lá trocar (pois é algo trabalhoso, que requer cuidados), o que resulta em vários machucados e uma piora na condição dela.
    Isso sim é falta de qualidade de vida... aliás, isso é falta de humanidade... mas não se pode esperar muito dessa humanidade que vive por aqui...
    Gosto de pensar que tudo tende ao equilíbrio... então... nada acontece ao acaso... ninguém está livre de ser o próximo a ter que viver uma situação dessas... no final, todo mundo recebe aquilo que pode carregar.

    Beijos!

    (uau! um post aqui.... olha só, Encantada é lindo! De repente se vc alugar a gente marca um encontro de casais! ;P)

    ResponderExcluir
  22. oiie
    gostaria de te convidar pra conhecer meytamorphoses, um blog sobre livros, música, cinema...
    Espero que curta, bjaum!

    ResponderExcluir
  23. P.S. tenho consciência tbm que se a medicina não estivesse como esta, nem ela e nem eu estariamos vivas... então, repetindo, nada é por acaso e cada um recebe aquilo que pode carregar e precisa aprender a lidar... por caminhos tortuosos e dolorosos ou não.

    Já pensei inúmeras vezes que era melhor ela morrer. Não que não goste dela, pelo contrário, nos momentos em que ela ficou internada era um silêncio apavorante e profundo por aqui, uma sensação de vazio físico e espiritual... Mas sinceramente, quando você vê o outro todo ferrado sendo tratado super mal e você não pode fazer nada... é frustrante e doloroso. Você pensa SIM que a morte seria muito melhor para cessar o sofrimento dela e dos que convivem com ela. Ela já expressou isso no passado e foi criticada pela minha avó, ultra conservadora-católica-cristã.

    É muito bonito e cristão pensar que "oh, como é bom ela viver, mesmo que esteja completamente f****a e piorando!"

    Ver alguém que você ama numa CTI sendo IGNORADA pelos que trabalham lá enquanto sufoca, vermelha, com os olhos esbugalhados, engasgada e sem ar... por sorte você está lá pq é horário de visita, após algum estresse eles vão lá atender a pobre sufocada. Você vê que aquilo provavelmente esta se repentindo há algum tempo, pois a pessoa sufocada procura seus olhos (quando vc convive com alguém assim você aprende a ler seus pensamentos)e te olha com desespero e, quando pode, pede pra sair de lá... e você não pode fazer nada, pois se ela sair de lá com certeza irá morrer em casa e você receberá um lindo e fantástico processo judicial por omissão de socorro, ou homicídio, já que você a retirou do hospital.

    Fala sério, vc depende da boa vontade dos outros...muito bonito e cristão dizer "eu não ligo ou eu não vejo problema; ficaria muito feliz que a pessoa não morresse". Vive a experiência pra ver como é lindo e maravilhoso... as pessoas vão se afastando na medida que a doença vai piorando e o enfermo vai se tornando mais incapaz e dependente, pois as pessoas não desejam ser aquelas que "terão que cuidar" e somem MESMO. Claro que restam alguns e esses fazem a felicidade do enfermo, mas quem convive vê... as pessoas não sabem lidar e se afastam... o país não te acolhe, tudo é dificultado...

    Já pensei várias vezes que se eu tbm tiver a doença prefiro morrer... até pq sei que tudo é incerto nessa doença... e não tenho tanta certeza que teria alguém comigo como meu pai faz com minha mãe. Além do que, esse apego cristão à vida é extremamente estranho. Ok, legal viver, uma experiência única, já que esse é o único planeta no momento em que podemos experimentar a vida dessa forma, mas esse medo da morte, esse apego... putz... essa regressão pós cristianismo... ai ai.

    Mas já aprendi que nem tudo vai pelo caminho mais fácil ou que eu acredite ser melhor...

    :**** beijos de novo!

    Nota: agora ela esta bem e em casa, como disse no comentário anterior. Agora inclusive ela tem dado retorno e não tenho mais pensado em morte pq vejo que ela gosta de viver, de controlar o pequeno mundo a seu redor... e tbm pq espiritualmente acredito que ela está tendo um desenvolvimento profundo e uma ascensão fantástica, que já vem de outras vidas.Eu mesma já mudei minha visão sobre o mundo, pelo paradigma espiritual.

    Antes que seja linchada pelos cristãos presentes, nada contra nenhuma religião ou forma de pensamento. Citei episódios recentes e reais, mas nada nesse mundo é fixo, cada um pensa como quer e reage ao mundo ao seu redor de sua forma individual... nem tudo é igual e nem todos experimentam os fatos da mesma maneira. Claro que cada caso é um caso e tudo mais... respeito a todos os pensamentos divergentes dos meus, por mais que me expresse de forma exagerada e enfática não acredito que esteja certa sobre nada... é minha visão que estou compartilhando e só.

    :****

    ResponderExcluir
  24. Enfim encontrei alguém que pense igual a mim!
    Caramba, tava difícil de encontrar.

    O que penso é o seguinte: estar preso a uma cama ou cadeira de rodas e ser 100% depentende de outras pessoas é vida? Cara, qualidade alguma! Nossa, prefiro morrer de vez a ficar nessa de pedir tudo pra alguém.

    Acho que pensamos assim porque temos essa coisa de liberdade bem forte dentro de nós. Rs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  25. Dana, nenhuma pessoa quer morrer ou ficar debilitada por uma doença genética ou alguma impossibilidade de locomoção. As pessoas querem vida, querem ter o direito de viver.

    Se uma pessoa tem uma doença grave, e esta doença lhe dá condições mínimas de “viver”, ela vai lutar por esses “1%”, e isso também ocorre com os portadores de alguma deficiência física (vemos tantas pessoas que tem problemas físicos, como cegos, cadeirantes, surdo-mudo, vivendo de forma muito mais qualitativa, do que os ditos, normais. Também existem muitas pessoas com uma saúde impecável, que acabam destruindo por si só, essa condição de “saúde perfeita”, cada caso, é um caso.

    O querer viver, vai de cada um, cada pessoa busca a sua qualidade de vida.


    Mas, uma coisa eu tenho que concordar, existe casos, em que a pessoa não tem condições alguma de “manter-se vivo”, vulgo, pacientes em estado vegetativo, nesses casos, eu tenho uma visão bem clara: a morte seria a condição mais justa para esses casos.

    Lembremos que a qualidade de vida não está relacionada ao somente “estar vivo”, todo mundo vive, basta saber quem realmente busca viver.

    Muito interessante o teu texto.

    Beijos Dama!!

    ResponderExcluir
  26. Eu concordo que é melhor morrer do que sofrer.
    E discordo quando você fala em qualidade de vida. Eu acho que isso vária muito, que depende do que significa qualidade de vida pra cada um. Individualmente, posso dizer que um bom estado físico é sim qualidade de vida e que acho tão fundamental que prefiria morrer a ficar tetraplégica. Mas isso é o que significa qualidade de vida pra mim. O que eu acho é que essas pessoas em péssimas condições de vida, talvez, para elas, isso não seja tão crucial, tão "importante". Quero dizer, existem pessoas que encontram a razão de viver em coisas diferentes que independem de estado físico, de saúde. Essas pessoas agradecem a Deus por estarem vivas pois existe outros motivos maiores pelos quais motivam-as e fazem com que a vida delas ainda valha a pena apesar das doenças que elas possuem.
    E esse motivo tem de ser muito grande para que essas possoas ainda vejam graça na vida.


    Adoro o seu jeito de se expressar. Por você não se preocupar se os outros vão concordar com o que irás falar e tals, espontaneidade, isso é muito legal. Por isso gosto de ler seus textos, você deixa a sua opinião bem clara e visível. :)


    Sobre o assunto do post, eu recebi um email bem interessante que fala de uma jovem chamada Jaquelina que foi vítima de um acidente e milagrosamente sobreviveu, mas ficou num estado a qual, sim, todos iriam concordar que isso NÃO é qualidde de vida.
    Se quiser, me passa teu email que eu mando isso pra você (se que ainda não tenha recebido de alguém, não tenha visto esta história). Eu logo lembrei dessa história enquanto lia o seu texto, é incrível.

    Parabéns pelos textos,
    beijos

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    Assunto polêmico este aqui... é complicado escolher um lado e defender. Mas como não sou de ficar em cima do muro, vamos lá...

    Creio que continuar vivendo apesar de enfermidades como estas que vc escreveu são verdadeiros milagres de Deus. Contudo, concordo com vc, viver assim, sem poder desfrutar de tudo o que a vida proporciona, não é o melhor jeito de colecionar anos...

    Nunca havia parado para pensar nisso...assunto realmente complicado. Gostei muito deste post!

    Beijos mil

    ResponderExcluir
  28. Ò postzinho polêmico hein dAma?? Mas concordo com Lee, é preciso estar na pele da pessoa, e como a gente não está, só pode se achar o que se refere a nós, também não ficaria feliz de estar impossibilitada de alguma forma, eu já me sinto mal por causa da psoríase, imagina algo mais grave??
    Mas, de repente a moça lá da pele soltando tá feliz né?? Lembra do Super-homem??

    Infelizmente nossa sociedade não respeita mesmo os velhos, mas eu acho que é porque, fora Matusalém, nunca viveu-se tanto, a sociedade ainda está se acostumado!!

    Eu, particularmente prefiro não morrer... nunca!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  29. eu também tenho medo dessas coisas.
    Mas tenho mais medo ainda de morrer. E quando algo assim acontece com a gente, acho que nossos conceitos em relação a vida e morte mudam radicalmente. Nada como passar por determinadas situações para saber como se comportar diante delas.

    Vi vc nos comentários de alguns amigos e resolvi passar pra conhecer você. Muito bacana o seu blog e a forma como vc escreve. Parabéns pelo espaço.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  30. Oie moça, é a primeira vez que eu venho aqui no seu blog e li uma coisa interessante.

    Eu descordo em parte. e sei que vc deve gostar desse tópico pois há gente que concorda e descorda.

    descordo na questão da velhice
    "As pessoas simplesmente ignoram a sabedoria que uma pessoa de mais idade possui".

    não concordo com esse comentário.
    O povo é ignorante eu sei, as pessoas não dão os ouvidos eu sei. Mas tem muita gente que escuta a opniao de um vô uma vó. E eu particulamente vou adorar minha velhice pelo fato da sabedoria, só não sei se vou chegar lá pelo fato de ser boêmio.

    =D

    agora quero falar só mais uma coisinha que li semana passada.
    tenho um amigo que é formado em psicologia e trabalha numa livraria. Ele me deu um livro que se chama porrque as pessoas boas sofrem?
    Logo quando vc começou a postagem da mãe agradecendo a Deus por ele não ter morrido e ter ficado na cadeira de roda eu lembrei desse livro. Nele tem uma coisa de jogar a culpa em cima do outro. Por exemplo lá na asia houve um caso de uma família que a filia tinha acabado de entrar numa faculdade dificílima, na primeira semana de aula ela volta pra casa e estora um vaso sanguineo(uma veia) da cabeça dela ela capota e morre. Ai os pais culpam eles mesmo, e dizem pro cara que escreveu o livro que não jejuaram na última semana. enfim... o cara tenta explicar no livro algumas coisas depois se vc quiser saber mais vc me pergunta. é tudo natureza não tem como a gente explicar, a gente tá nela, é a lei da natureza, por mais que eu seja uma pessoa social, boa, que me comporto bem, tenho família, se eu for andar na rua na hora que um psicopata surtado estiver, e ele tirar sua metralhadora e matar quem estar ali, eu não vou escapar. não tem como.

    bjos, nossa falei demais. Mais é que esse assunto me interessou.

    ResponderExcluir
  31. Finalmente encontrei alguém que pensa como eu sobre esse assunto!
    Sempre disse para quem quisesse ouvir que preferia morrer a ficar inválida ou extremamente doente. Primeiro porque eu ODEIO depender dos outros, odeio MESMO. Sempre fui meio independente desde criança. Quanto a ficar velha, eu acho horrível. Você fica toda caída e cheia de doenças. Velhice=doença. Quando você fica velho (a), vem 500 doenças junto, e com as aposentadorias não é possível comprar os remédios, que, para a sorte dos idosos, são muito caros e nem sempre tem em posto de saúde.
    Pra que viver uma vida péssima se você pode morrer e não sofrer mais?

    ResponderExcluir
  32. OLA,DAMA DAS CINZAS.
    É CERTO Q TODOS TEMOS O DIREITO DE PENSAR E ACREDITAR EM Q QUIZERMOS.
    MAS QUERO TE FAZER UMA PERGUNTA: COMO VC IMAGINA QUE SEJA A VIDA APOS A MORTE DO CORPO FISICO??
    PELO MEU APRENDIZADO ATRAVES DE LIVROS ESPIRITAS(KARDECISTA),POSSO TE DIZER Q NÃO É NADA DE MOLEZA,DE BONITO,DE PAZ...
    POIS LÁ A NOSSA CONSCIENCIA DE NÓS MESMOS DE NOSSAS ATITUDES É REALISSIMA... ELA COBRA,ATORMENTA,NÃO PARA.
    POR ISSO A VIDA AQUI NA TERRA POR MAIS Q SEJA SOFRIDA,DIFICIL.É A Q MUITOS PREFEREM... POIS ESTAO TENDO A CHANCE DE RESGATAREM DEBITOS,APRENDIZADO COMO ESPIRITO,É COMO RECOMPENSAR O TEMPO PERDIDO!!!ENTENDI???
    QUANDO PUDER E SE ALGUM DIA QUIZER , GOSTARIA Q PENSASSE MAIS NO ASSUNTO " COMO DEVE SER A VIDA APOS A MORTE? "
    TEM LIVROS OTIMOS E GOSTARIA DE TE INDICAR: O LIRIO DE ESPERANÇAS - PSICOGRAFADO POR ERMANCE. O INICIO É CANSATIVO MAS APARTIR DOS RELATOS DA HISTORIA É BEM EXCLARECEDOR.
    O QUE TEMOS Q TER EM MENTE É Q SOMOS UM ESPIRITO VIVENDO UMA EXPERIENCIA NO CORPO FISICO.
    TODA A NOSSA PAZ,FELICIDADE DEPENDE DE COMO APROVEITAMOS A VIDA PARA NOS MELHORAR INTERIORMENTE,SUBSTITUINDO DEFEITOS POR VIRTUDES,TANTO ENSINADAS PELO MESTRE JESUS CRISTO.
    QUE DEUS TE ILUMINE!
    QUE A PAZ DO MESTRE JESUS ESTEJA SEMPRE COM VC E COM OS SEUS.
    BJUS CRIS

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html