sábado, 24 de maio de 2008

Politicamente correto

O politicamente correcto (ou correção política) é uma política que consiste em tornar a linguagem neutra em termos de discriminação e evitar que possa ser ofensiva para certas pessoas ou grupos sociais, como a linguagem e o imaginário racista ou sexista.

(Wikipédia)


A partir da descrição acima, venho manifestar meu repúdio total e absoluto a essa quase "religião universal" que se tornou o politicamente correto!

Gente! Não há nada mais hipócrita do que esses termos e "proibições" criados depois de que passou a ser errado, ou crime, ou sei lá o que, nomear as pessoas como queira. Como se referir com "palavras atenuadas", conseguisse modificar a podridão que rola dentro do ser humano.

Um dia desses eu disse que "a coisa tava preta" e uma moça ao meu lado disse que agora não se usa mais esse termo, porque você pode ser presa por racismo. Eu ri, achando que era uma piada e ela disse que era sério. E eu tive que engolir o sapo, porque estava num momento delicado em que não podia responder à altura. Depois fiquei imaginando o porquê das pessoas terem tomado essa postura, em que tudo tem que ser alterado na hora de se falar ou escrever. A coisa tava preta, porque preto remete a escuridão e no escuro não exergamos nada, é assim que entendo.

Acho que o politicamente correto é uma forma que os medrosos e hipócritas incorporaram muito bem, porque assim eles podem viver a vidinha medíocre deles sem precisarem ser confrontados. Quem pensa, tem atitude e não é "gado" não está mais se conformando em aceitar o politicamente correto e já existe um movimento contrário a essa postura.

Agora negro, não pode ser chamado de preto, nem de crioulo, apenas de afrodescendente. Homossexual não pode ser chamado de viado ou bicha, talvez de um rapaz efeminado e por aí vaí. Veja bem, gente!! Não é que eu queira que saiam humilhando as pessoas, humilhar é outra coisa, mas porque a gente pode chamar um louro de branco e o negro tem que ser afrodescendente? Você vai me reponder que é porque o negro é minoria discriminada e que essas minorias precisam ser defendidas (particularmente, negro nem é minoria), eu concooooordo, que elas precisam ser defendidas, mas efetivamente, em atitudes, não mascarando o que se fala com palavras bonitinhas, porque não vão ser essas palavras que mudarão o sentido pejorativo que está dentro da cabeça das pessoas. Aí você vai me dizer que isso é só o início? Eu acho que é mais um início de uma era hipócrita do que de um mundo mais justo!

Que fique bem claro que não estou aqui querendo diminuir os negros e os gays. Não tenho o menor problemas com eles, namorei negros e até prefiro os caras mulatos e se pudesse namorava os gays também, mas é que não dá, ele não iam me querer... eheh. Já disse aqui que gosto de gays e não vai ser por chamá-los de viado, que isso vai diminuir o respeito que tenho pelos homossexuais, assim como pelos negros, que agora virou afrodescendente. Affe! Gente, é muito jogo de palavras, se expressar agora virou quase um poema em que você tem que escolher cada palavra da forma exata!

O politicamente correto abrange tantas questões e eu só abordei a da discriminação sexual e racial. Espero sinceramente que essa forma de ser expressar hipócrita seja banida e que venha algo que soe mais verdadeiro. Que as pessoas falem menos termos corretinhos, mas que o modo de pensar demonstre mais justiça, mais honestidade e menos preconceitos...

42 comentários:

  1. Vi certa vez, na época do lançamento de certa Cartilha do Governo Federal, um cidadão portador de nanismo (politicamente correto o suficiente?~_^) dizendo na TV que preferia ser chamado de anão, baixinho ou qualquer termo mais pejorativo mas poder ter acesso simplificado (entenda-se: sem ajuda alheia) ao telefone público, ao transporte público, etc., ou seja, ter a capacidade de exercer seus direitos de cidadão...

    ResponderExcluir
  2. a hipocresia de encontrar nomes "menos ofensivos" para condições humanas que nào são ofensivas é pra mim, preconceito muito maior.
    Por isso, eu chamo ngros de negão sem culpa. Inclusive meu pai.

    bj

    ResponderExcluir
  3. Disse tudo. É claro (opa, claro não, indo europeu) que essas proibições só reforçam o preconceito, um preconceito que as palavras "proibidas" em si não se referem. Proibindo temos o efeito inverso, e não o desejado. Num post meu falei da pesquisa que faço com os "menores em conflito com a lei", porque hoje em dia não são mais chamados de criminosos. E isso muda o sujeito? Chamar de afrodescendente muda a cor da pele do indivíduo ou a subjetividade dele e de quem o cerca? Claro que não, é uma baita palhaçada. Ao invés de proibir deviam é conscientizar o povo de que cor de pele não significa absolutamente nada.
    p.s.: posso te linkar?
    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Dama, acho que não tenho nem o que comentar, apenas que concordo contigo em gênero, número e grau! Você disse tudo!
    "Espero sinceramente que essa forma de ser expressar hipócrita seja banida e que venha algo que soe mais verdadeiro. Que as pessoas falem menos termos corretinhos, mas que o modo de pensar demonstre mais justiça, mais honestidade e menos preconceitos..."

    Brilhante!
    ;)

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez por cá a trocar comentários (estou a habituar-me a isto)
    Dama de Cinzas já deve de calcular a minha postura sobre este tema é óbvio que estou de acordo que tantos afinos na lingua só serve para complicar as relações humanas
    No entanto é certo que em certas circunstancias dá jeito aceitar as regras do jogo
    Provavelmente coisas de uma coisa chamada civilização...sei lá... ou como se diz por ai frescura, por aqui o termo certo é mariquice mesmo
    Um abraço até esse lado do mundo
    Nunca deixe de ser quem é

    ResponderExcluir
  6. O problema é que rola preconceito também com quem prefere não ser "politicamente correto", e ninguém gosta muito de ser segregado...
    Concordo com sua linha de pensamento, falar com coragem e sem hipocrisia é a melhor forma de se comunicar.
    Pelo menos saberão o que realmente pensamos eo que realmente somos.
    Mas a pergunta é; até que ponto vale a pena nos mostrar de verdade se ninguém faz isso em troca?

    Beijinhos, dama...

    ResponderExcluir
  7. O problema todo é essa hipocrisia, cara.
    Agora, de uma hora pra outra, virou moda "não mostrar que é racista". Mas você usar um termo mais bonitinho não quer dizer que você não seja.
    Sabe, o preconceito vai continuar, mudando os termos ou não.
    Por isso concordo com tudo o que você disse. Não são palavras que irão mostrar se eu respeito ou não, mas sim minhas atitudes.

    Um amigo meu, homossexual, me chama de viada. Hahaha. E eu chamo ele de meu "emossexual", porque ele teve uma fase emo e eu nunca mais vou esquecer, mesmo ele já tendo se livrado disso.
    Poxa, é só brincadeira. Uma saudável!
    Porém ele já sofreu uma discriminação e eu estava perto. E eu não deixei barato não.
    Uns caras do colégio onde estudávamos, assim que passamos por eles, chamaram ele de viado e bichinha e essas coisas. Eu virei e disse: "Vem cá, me diz aí - é pior ser bicha como ele ou ser sem cérebro como vocês? Pô, voltem pro jardim de infância, tá bom?"
    Porra cara, fico com muita raiva com essa falta de respeito.

    Enfim... Se eu for falar tudo o que penso isso aqui vai virar um post. E cheio de palavrões. Hahaha

    Beijo, fofinha!

    ResponderExcluir
  8. Oi, td bem? Sabe, eu não tenho problema em usar de palavras não ofensivas em relação a grupos. Acho que o problema geral é que as pessoas, em especial no Brasil, não sabem interpretar as coisas. Tipo essa pessoa conhecida sua que falou que não se poderia usar a palavra "preta".

    O que eu acho um grandessíssimo absurdo é esse povo politicamente correto e pseudo-intelectual querer tirar palavras do dicionário consideradas ofensivas (como "crioulo", etc), só para fazer média.

    As futuras gerações não têm o direito de saber o significado das palavras por conta dos politicamente corretos com problemas de interpretação de texto de hj? Não, nada a ver.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Isso tudo me dá um asco danado.
    No trabalho tenho um amigo, querido, que só o chamo de "Nego" só o que me faltava, imagina eu chamando meu amigo de "Meu Afro".
    Quanto absurdo, por que não perdem o tempo para a indignação da fome, da violência, isso pra mim é crime muito maior (embora eu acredite que chamar alguém de negro não seja crime algum).
    Só me faz lembrar do ditadinho:
    "Faça o que mando, mas não faça o que faço", ou seja, eles podem tudo e nós nada.
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Li todos os comentários e escolhi o da minha colega Nathália para representar um bocado do que eu penso. Exercite meu novo mantra:

    RESPEITO NÃO VEM ATRAVÉS DE PALAVRAS.
    RESPEITO NÃO VEM ATRAVÉS DE PALAVRAS.
    RESPEITO NÃO VEM ATRAVÉS DE PALAVRAS.

    Agora vai dizer isso para nós, povo medíocre, descendentes de portugueses, que recebemos de herança toda a escória mundial, temos pouco acesso à educação e os poucos que têm esse acesso não se dão ao trabalho de disseminar o mínimo de cultura aos menos favorecidos!

    Ê educação, como eu tenho saudade de você!

    ResponderExcluir
  11. É, li uma reportagem a respeito dessa coisa de não ser mto certo usar alguns termos por causa das suas conotações (como COITADO, por exemplo)... Acho que é meio ridículo ficarem falando q é preconceituoso... A gente não fala esses termos querendo demonstrar preconceito, mas sim pq já se tornou uma espécie de gíria, sei lá...

    Bjus e bom domingo!=)

    ResponderExcluir
  12. desculpa a demorar passar por aqui...é que ando sem sempo durante a semana.O post sensação de vazio caiu como uma luva pra mim,porque foi a frase que me fez sentir ontem.
    bjos

    ResponderExcluir
  13. Não perdeu o abraço. Pra vc tem todos os dias, acompanhado de um bjo

    ResponderExcluir
  14. Estou em Floripa, por isso a demora, minha Dama.
    Sabe como é que peço uma torta "nega maluca", eu quero uma torta afrodescendente com problemas mentais.
    A muamba está indo por imeil.
    Saudades e beijos

    ResponderExcluir
  15. Uma forma disfarçada de discriminação. Uma palavra bonita pode disfarçar, mas não vai mudar o pensamento daqueles que falam o “politicamente correto”. Quem tem um pensamento preconceituoso não irá mudar de atitude por causa de uma forma, digamos, mais educada de dizer.
    O fato é, vivemos numa civilização totalmente maquiada pela realidade inerente, vemos o que está acontecendo e empurramos para o muro mais próximo.
    Chega de tanta atitude hipócrita!!

    ResponderExcluir
  16. Pois é. Não entendo porque podemos chamar um branco de branquelo e não chamar um negro de negão. O preconceito está dentro das pessoas e usando palavras bonitinhas ou não, sempre estará lá!

    :*

    ResponderExcluir
  17. Coisa de povinho colonizado, em vez de falarmos nossos desejos, falamos como nosso vizinho fala mesmo que seja um texano tacanha.
    Há um livro que fala disso com muito humor, nunca consegui achá-lo, enumera várias expressões comuns e as veste com o emploamento insuportável da correção política.
    Passaste lá e nem visse a foto pra ti.
    O papel de parede do meu laptop.

    Tá muito rapidinha.
    beijo

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente sempre vai existir gente hipócrita nesse mundo!
    Belo texto!

    Beijo*

    ResponderExcluir
  19. Eu sou de mesma opinião. Respeito os gays, "afrodescendentes" e todo o resto. Mas exagerar é demais. Na escola, recentemente lemos um texto de um cara que falava que não era para falar "baixo" mas "verticalmente prejudicado", claro que era para nos mostrar o que NÃO deveriamos fazer.

    ResponderExcluir
  20. É, realmente, é uma terapia beeem alternativa...hehe...

    Bjus e uma boa semana!

    ResponderExcluir
  21. Fui morar na fazenda por causa deles.
    Eles são meu talismã, afinal preciso conversar com alguém.
    Eles já te conhecem.
    Nise da Silveira, Panda, Quindim, Berico, Quentinha, George Harrison,
    Miles, Chet e por aí vai.......
    Todos mandam miados e beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá Dama!
    Saudações! Bah, as coisas estão pretas (ops, desculpe, não me processe, na verdade eu quis afirmar que as coisas estão "afrodescendentes") por aqui, hein! Imagina se tivéssemos que falar sempre assim. Para começar, eu não conhecia bem esse conceito de "politicamente correto", para mim , politicamente correto era quem fazia tudo sempre "certinho", e pessoas que são assim o tempo toda, sempre concluí que eram chatas! Achei meio ridículo esse conceito de que a ideologia do politicamente correto é "amenizar" a discriminção em geral com palavras. Sendo que se "separarmos" tudo em grupos, vamos estar discriminando mais ainda, talvez até os entre os próprios grupos, e como eu acho horrível negros que se auto-discriminam. Primeiro eu ia dizer que a tal mulher que te falu tinha razão, porque a coisa anda meio assim, mas entre discriminar chamando de "negro sujo" e falar em coisas pretas tem um abismo (negro, rsrs). Agora também não vou poder dizer que uso preto? Vou dizer o que? Que uso roupas afrodescendentes? (careta debochada).
    Eu não acho legal claro e tendo escapar da cultura racista que nos é imposta desde a infância que as vezes nos escapa, como atravessar a rua quando tem uma pessoa "afrodescendente mal-encarada", ou falar que pagode e samba "é música de nego". Ou dizer quando uma pessoa faz uma besteira que ela fez "negrice". As vezes isso escapa, e isso eu não acho legal porque de certa forma configura o racismo.
    Agora se uma pessoa é negra, eu falo que é negra e pronto, afinal se fosse loira eu diria que é loira e se eu fosse descrever alguém que fosse careca, eu falaria careca, não para ofender, apenas por ser um diferencial. E isso não é preconceito. Porque se fosse ninguém mais ia poder brincar comigo e dizer que desenhos de caveiras me representam porque eu sou magro, nem em chamar de "magrelo" orqeu é muito genérico, nem de magro, só de "desproporcional na horizontal, na zona abdominal", rsrs. Ah, por favor.
    E claro que não vou sair por aí chamando qualquer desconhecido de "bicha", mas para conhecidos, duvido que chamá-los de gay ou de homossexual faça diferença, porque me conhecem e sabem que não tenho esse preconceito.
    E quem não conhece pode se sentir ofendido ouvindo nossas conversas entre amigos, afinal temnho um amigo que nem negro é, mas a getne brinca que é por causa do cabelo pixaim, rsrs, tudo na boa, claro, a gente brinca toda hora que ele só anda com a gente porque entrou pelo "sistema de cotas". É tudo questão de respeito. Ele sabe que é brincadeira porqeu nos conhece.
    Por um lado, como essa questão anda inflamando muitas pessoas que adoram processar os outros, melhor não sair chamando desconhecidos sem saber, o que no ponto positivo, bane de certa forma a livre expressão dos preconceituosos, e isso sim está bem feito.
    Agora, sem exageros, é bem fácil perceber quando alguém fala com desdém, para ofender, e quando não. Porque a reação das pessoas demosntra direitinho! Eh,eh!

    Bjoks!

    Como sempre belo texto.
    Obrigado pelos seus comentários lá no meu, fico lisonjeado! :))) !
    Quanto ao convite de casamento, rs, tenho certeza que você tem um excelente parceiro ao seu lado, msa tenho mais certeza aidna do contrário, que ela tem uam bela pessoa ao lado dele. E quanto a mim, terei que procurar outra bloggeira...rsrsrs.

    + bjoks!

    Bio!

    ResponderExcluir
  23. eu gostei muito do que vc escreveu, ja que a minah familia ja sofreu das duas discriminaçoes, acho ridiculo o modo de pensar das pessoas, mais acho que não tem como mudar como dá pra mudar as palvras,

    mais a sociedade é assim, uma hora isso acaba, eu acho

    beijos , vou voltar mais aqui :D

    ResponderExcluir
  24. Não acredito que estou me dando bem com uma paulista, não sei se foi aqui, mas politicamente falando(rss), eu disse que sou bem bairrista, e normalmente os paulistas (alguns que ouvi falar, sem generalizar) não vão com as caras dos gaúchos pelo fato ridículo de pensarem que na época da Revolução Farroupilha queríamos nos separar do Brasil. Mas eles tomam isso meio como ofensa até hoje. Que bobagem!
    Espero que você não nos queria mal, ehehe!
    Está mais que provado que se formos, acima de bobagens como essa, unidos, poderemos viver num país melhor, ou seja, acima de tudo somos Brasileiros!
    Antigamente eu fazia amizade por correspondência e tianh várias amigas e amigos paulistas (Porto Ferreira, Guarulhos) e eram pessoas fantásticas!
    "Adora magrelos"...engraçadinha...rsrsrs.

    Bjoks!
    P.S.: Como você lê sempre meus posts imediatamente? Parece que penso em postar e tu já responder...rsrs.

    ResponderExcluir
  25. Certeza que você está certíssima!
    E, transcrevendo o que a Sandra disse: " Respeito não vem através de palavras".
    Não vem mesmo.
    ;D

    ResponderExcluir
  26. Tirou as palavras da minha boca! Eu sempre tive essa opinião e acho essa hipocrisia ridícula! Aqui no Rio, as pessoas usam a palavra "nego" para substituir "pessoa". Em vez de falar "as pessoas são muito hipócritas" se fala "nego é muito hipócrita"; e não está se referindo só a negros, mas a pessoas de todas as cores, é só uma gíria para encurtar a frase! Quem tem amigos negros, sempre os chama de negão também, às vezes vira até apelido oficial. Até algumas pessoas morenas são chamadas de "neguinhas" ou "pretinhas" de brincadeira.
    Eu só acho que ninguém tem o direito de dizer que termo é incorreto ou não, até porque nem todo mundo que usa esses termos proibidos é preconceituoso e quem é, tem direito de xingar quem quiser. Não por chamar alguém de preto ou viado, e sim, por usar essas palavras acompanhadas de outras, se tornando algo pejorativo. Até porque se chamarem um branco de "branquelo filho da puta" o estarão xingando. Mas acho que também não se pode ficar expressando seus preconceitos pela rua né, guarde-os pra falar em casa ou com quem é também, senão fica inconveniente. E hoje em dia, é muito difícil saber quem é branco ou negro de verdade, há muita mistura de raças. Eu, por exemplo, meu pai é mulato claro e minha mãe é branca, e eu nasci branca. Quem não conhece meu pai nem imagina. Isso acontece com MUITA gente por aí também. Não adianta ser racista hoje em dia, quase todo mundo tem negros e/ou índios na família.
    Bem, vou parar por aqui senão vai virar um post gigante, porque esse assunto é muito amplo e quado eu começo a falar, não páro mais. haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Eu não gosto do homossexualismo, mas respeito. Respeito não só por ser a opção da pessoa,mas também porque se fosse comigo gostaria de receber o mesmo. Gostei muito da forma que tu falou no seu texto! Concordo mesmo! Tenha uma boa semana ;*

    ResponderExcluir
  28. Já escrevi uns dois ou tres textos sobre isso. Você confirmou tudo o que penso a esse respeito. É ridículo essa coisa de ficar trocando expressões como se uma favela fosse melhorar por ser chamada de comunidade ou uma puta fosse mais ou menos digna apenas por ser chamada de profissional do sexo ou garota de programa...
    É o império da hipocrisia, e como você bem disse, virou uma religião universal mesmo. Atualmente, é uma das coisas que mais me irrita... e parece que ninguém tem senso crítico para botar a boca no mundo e acabar de vez com essa merda... ainda bem que você teve!
    Certas atitudes só aumentam a discriminação... essa babaquice politicamente correta é uma!

    Abração, grande texto!

    ResponderExcluir
  29. Certissima!
    O momento que as pessoas se preocuparem mais com honestidade, dignidade, verão que esses preconceitos são fúteis demais.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  30. UHAUHASHU XD Mas é assim que é legal ;)

    ResponderExcluir
  31. Tens toda razão, essa tal de "politicamente coreto" não passa de hipocrisia!

    Linkei vc ao meu blog, ok ?

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. O Brasil é um país falso moralista,falso puritano e totalmente hipócrita.Agora isso só foi patenteado.

    ResponderExcluir
  33. Para mim, politicamente correto é respeito pelo próximo. Não importa a palavra que se diga.

    Beijos

    ResponderExcluir
  34. É... eu, por exemplo, não sei se é mto legal combinar nomes de bichos assim... Se bem q já tive 2 cachorros: Tico e Teco (hj em dia, só o Tico e outro cachorro, q não é o Teco...)

    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  35. Eu entendi o seu ponto de vista e concordo plenamente. Acho que essa não tem nada a ver esse falso-moralismo das pessoas em instituir o que é certo e o que é errado. Não acho pejorativo falar os termos claramente, evitar de falar é mais ofensivo ainda porque parece que é alguma coisa feia e errada ser o que a pessoa é, tipo, não vou dizer que fulano é "preto" por quê? Ser preto é uma coisa feia e por isso não posso dizer???
    Não posso dizer que tenho amigo gay por que??? Porque ser gay é uma coisa errada? E quem foi que disse isso??? Então preto e gay são feios e errados e negro e homossexual é bonito e correto???


    Ahhhhhhhhh pelamor, quanta hipocrisia!!!

    Também sou contra qualquer tipo de discriminação ou preconceito mas acho que deveriam se preocupar com outras questões e não com vocabulário em si. Eu acho que o respeito pelo outro vai acima de tudo isso.

    P.S.: Tava esperando a sua opinião lá sobre o layout do blog porque te acho suuuper sincera e sei que se não estivesse bom falaria. rs

    Beeijo.

    ResponderExcluir
  36. Tocou num tema excelente... eu também acredito na liberdade de se render ao anti-convencionalismo, até mesmo na linguagem, ainda tem gente até querendo impedir os poetas de inventar palavras... a cabeça é livre e o universo é vasto. Beijos

    ResponderExcluir
  37. Hoje, na rua, vindo para o trabalho, vi um rapaz usando uma camisa com uma estampa dizendo; “100% NEGRO”. Ele estava fazendo referência a sua cor e, pelo visto, tem orgulho dela. Se fosse um loiro dizendo; 100% BRANCO, podia ser preso, pensei!

    Todos têm os mesmos direitos, merecem ser respeitados, não devia haver essa separação. O que devemos fazer? A nossa parte, é claro! Viva a adversidade, as diferenças, pois tem espaço para todo mundo!

    ResponderExcluir
  38. Hey menina! Dps de um feriadão prolongado, cá estou pra responder o seu coment :)

    Bom, pra controlar as espinhas, a minha médica disse pra eu usar o Selimax. Faz uns três meses que comecei a tomar... Super prático, comprimido e tal. Me adaptei super bem, e os resultados só deixam a minha pele mais feliz (rs).

    Boa semana, querida!
    ;****

    ResponderExcluir
  39. Pois é,...se tem politicagem no meio,...boa coisa não pode ser,...
    bom blog
    Inté!

    ResponderExcluir
  40. eu sempre falei isso,
    o preconceito veste o Aurelio. PQP, o povo tem que entender que quando te chamam de AFRO DESCENDENTE: o cara quer falar preto filha da puta... e quando me chamam de homoafetiva eles querem falar: sapatão desgraçada.

    porque não simplificar né?

    beijos

    ah, se alguém disser que meu comentário é preconceituoso não precisa me avisar não... como eu já disse lá no calcinhas ME ECONOMIZA QUE EU TÔ POUCA.

    ResponderExcluir
  41. Naum é válido expressar algo visto como errado pela sociedade, mas e a mente da gente? Como é q pode-se vigiar? Pior mesmo é fingir q agora com regras e multas somos todos mais humanos.

    ResponderExcluir
  42. "Que as pessoas falem menos termos corretinhos, mas que o modo de pensar demonstre mais justiça, mais honestidade e menos preconceitos..."

    Concordo 100%. Estou cansada do tal do politicamente correto e tem sempre um chato de plantão pra corrigir todo mundo, geralmente um medíocre.

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html