quinta-feira, 1 de maio de 2008

Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns. (Gilberto Vitor)

Esse tema é interessante porque percebo a minha volta pessoas que julgo inteligente, aprendem tudo com facilidade, cruzam informações importantes para chegarem a conclusões lógicas, mas parece que isso é mais aproveitado para solucionar questões setorizadas. Quando se trata de dirigir sua própria vida, a coisa não funciona tão bem.

Conheço pessoas inteligentes que são iludidas no amor e nas amizades das formas mais pueris, repetidamente. Pessoas cheias de capacidade intelectual e que não conseguem desenvolver uma vida profissional satisfatória. Pessoas que não sabem utilizar os acontecimentos, experiência para que suas vidas funcionem melhor. Ficam empacadas como aqueles velhos discos de vinil arranhados, que não saem de um ponto da música. Elas até percebem, identificam tudo que está errado na sua vida, mas ao mesmo tempo é como se tudo ficasse jogado no chão como um grande quebra-cabeça, que a pessoa simplesmente não consegue montar.

Essas pessoas, geralmente, estão com as vidas estagnadas. Elas até percebem que erraram feio em um certo ponto, mas essa sensação não é interiorizada e "processada" e quando a situação ressurge, elas erram de novo e continuam paradas.

Burrinho é aquele não está percebendo o mundo em todas as suas nuances, vive como os cães e gatos (parafraseando um poema de Fernando Pessoa). Essas pessoas podem até se beneficiar de um inteligente emocional ao seu lado, que trace as metas. Tendo consciência de como solucionar o que está errado, o burrinho pode passar a frente do inteligente. Porque inteligência emocional parece ter menos a ver com Q.I. e mais com capacidade de aproveitar informações em benefício próprio. Afirmo que conheço criaturas desprovidas de um boa inteligência e que têm uma vocação fantástica para melhorarem suas vidas.

Tenho pessoas a minha volta que julgo serem mais inteligentes que eu, falando apenas de Q.I. e que se beneficiam da minha inteligência emocional. Considero-me inteligente, mas acho que o que mais me ajuda atualmente é minha inteligência emocional, pois esta pode ser desenvolvida no decorrer da vida, requer esforço, discernimento e um algo mais inexplicável. Sei que não sou a tal! Sei que erro pra caramba! Tenho fobias ridículas que me travam, mas de uma maneira geral consegui dar viradas pra melhor na minha vida devido a minha inteligência emocional.

O motivo maior do post é mostrar que Q.I você nasce com ele alto ou baixo e ponto. Mas inteligência emocional é algo que pode ser desenvolvido, ajustado, melhorado, absorvido.

Como anda sua inteligência emocional? Você conhece um inteligente emocional?

38 comentários:

  1. Eu conheço poucas pessoas que eu julgo ter sim uma inteligência emocional, o tal do Q.E, né?
    Mas eu com certeza não tenho esse tipo de inteligência ... posso até ter um pouquinho das outras...mas dessa sou totalmente zero ...
    espero desenvolver (mas sabe quando a coisa não anda?)

    "Ficam empacadas como aqueles velhos discos de vinil arranhados, que não saem de um ponto da música. Elas até percebem, identificam tudo que está errado na sua vida, mas ao mesmo tempo é como se tudo ficasse jogado no chão como um grande quebra-cabeça, que a pessoa simplesmente não consegue montar."

    me encontrei exatamente aí ...
    até parece que vc escreveu pra mim =P


    beijos, Dama
    Bom feriado!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Dama!
    Mas acho que essas coisas, como mesmo disse ... é uma inteligência que precisamos desenvolver ... e isso é muito individual, né?

    beijos! ;)

    ResponderExcluir
  3. Eba,
    Eu adorei o tema, o modo com que vc descreveu a diferente de um com o outro.
    Eu tenho um link no meu blog, que é o exemplo perfeito do que você fala aqui, não sei se você já teve acesso é este aqui: "Unilateral - O Livro", é o maior e melhor caso de inteligencia emocional que já vi, depois que li o "Unilateral - O Livro", aprendi que quando "queremos" efetivamente "podemos", é como você disso no exemplo do disco de vinil, no cado do "Unilateral - O Livro", ele não pensoi duas vezes e "toco" a vida em "CD", sem "freios".
    E, como na vida (em alguns casos é claro) "nada se cria, tudo se copia", tento "copiar" essa INTELIGÊNCIA EMOCIAL, porque meus 12 De QI, não há como mudar mesmo.
    Parabén pelo post.
    **Eu não podia usar você como exemplo né! Daria bandeira demais, afinal sabe muito bem o quanto admiro se Qi e Inteligência Emocional.
    Bjo grandeeeee

    ResponderExcluir
  4. Sabe, gostei de ti. Ops... desculpe... Sei que é estranho falar assim, mas é que admirei mesmo seu jeito sincero de falar no penúltimo post.
    E agora, ao ler Inteligência Emocional vejo que, mais uma vez, concordo contigo, em número e grau. Administrar os coeficientes mentais é saudável, mas nem todos sabem fazê-lo. Neles, falta inteligência ou emoção (ou sobra).
    Adorei visitar-te.

    ResponderExcluir
  5. eu sou uma burra emocional assumida, e você?

    ResponderExcluir
  6. Olá Dama, hoje é aniversário do blog e gostaria muito de contar com sua presença na "festinha"...

    Te espero por lá, abraços!

    ResponderExcluir
  7. Gostei do seu texto.
    Vc escreve como se estivesse conversando.
    Admito que tenho problemas com a Inteligencia Emocional, acho por que bloqueia.
    Fico muito no racional onde me sinto "seguro".

    ResponderExcluir
  8. Esta questão da inteligência é muito relativa.
    Todos temos inteligência, uns a desenvolvem mais, outros menos.
    Existem inteligências concretas, abstratas e as vezes elas se manifestam isolada ou conjuntamente.
    A inteligência emocional deve ser desenvolvida e ajustada como bem dissestes.

    Bj.

    ResponderExcluir
  9. Concordo que inteligência emocional a gente pode 'mudar', 'ganhar'. A minha eu adquiri com os erros e tropeços. Me argulho de saber retirar a lição das coisas, saber aproveitar o lado bom das coisas ruins.

    Você escreve muito bem, e eu to gostando dos temas dos textos.
    Ah, e o anterior eu gostei tbm, não sabia qual era o verdadeiro significado de meme. Bem legal...

    Te add aos meus links la no blog (:
    beijo :*

    ResponderExcluir
  10. Eu sou o burrão atrás do burrinho,
    imagine do inteligente em que lugar eu ficaria.
    O que me salva é minha burrice emocional.
    Muitíssimo interessante como todos teus textos, conheço muito pouco sobre inteligência emocional.
    Ouvi falar que seria uma hiper-sensibilidade em relação aos demais, ou uma leitura de um problema com uma visão mais apurada, profunda etc...

    beijo

    ResponderExcluir
  11. Não sei se sou inteligente emocional, mas já passei pela situação que você descreveu, de saber o que está errado mas simplesmente ter a sensação de não saber por onde começar para conseguir mudar.

    Mas analisando, acredito que estou ficando mais inteligente. Estas situações têm sido cada vez mais raras. Rs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. amiga de blog..eu tbem tenho um...mas o meu é diferente....eu nao faço plagio,tudo que eu leio nos outros blogs e me toca eu posto mais colocos os devidos creditos e sou o endereço do blog.
    achei perfeito o texto porque passo por um problema que exatamente pela falta de inteligencia emocional da pessoa em quastao...e isso me faz tao mal,,tao mal...que consegue distruir um poco da minha inteligencia tbem.
    vou postar o seu tema
    se vce nao quiser eu tiro imediatamente.
    espero seu aval
    uma grande noite!
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Se ter inteligência emocional é sair de relacionamentos que vc percebe que não vão dar em nada, antes de quebrar a cara, mesmo estando completamente apaixonada??? Se sim, então sou muuuuuito inteligente.
    Consigo me controlar bem diante de grandes acontecimentos, mas em compensação coisas pequenas me irritam.
    Inteligência emocional é ter controle de suas reações??? Se sim, isso pode se tornar um perigo,afinal, podemos acabar perdendo a espontaneidade, naturalidade ou até mesmo nos transformarmos em pessoas frias.
    Não sei até que ponto isso é bom, uma vez que podemos esconder tudo do mundo mas nada de nós mesmos.
    Não sei se é bem isso que é inteligência emocional, mas eu interpreto como controle das emoções, só que controlá-las não é fazer com que não existam.

    ResponderExcluir
  14. Vc a desenvolve a partir de experiencias vividas e naum de livros lidos ou provas feitas, este é o ponto crucial das duas inteligencias. Meu medo é as vezes perder o limite sabe? Do tipow, de sair desconfiando de todo mundo agora depois de ter sido traída. Equilibrio é importante nessas horas.

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Creio que a inteligência emocional é mais importante do que a inteligência intelectual. Saber encarar a vida com sabedoria sem desmerecer o que diz o coração é uma dádiva e, como vc mesma diz em seu post, pode ser melhorada a cada dia.

    Depois passa lá no meu blog...atualizei umas coisas

    Beijos mil e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  16. Confesso que já tive mais inteligencia emocional...


    :*

    ResponderExcluir
  17. olá, voltei!
    é a velha distinção entre esperto e inteligente, ou smart e intelligent. Mas acho q a palavra inteligência se encaixa mal no tema, pois se aplica mais a teorias. A questão é muito mais a liberdade, me parece, pois por mais teoria q se domine, o q move a prática é algo diverso, a teoria ajuda, mas o ato em si depende da liberdade. Dostoievski, na primeira parte do Memórias do Subsolo, fala que se tudo fosse questão de 2 + 2 nos seria fácil atingir o "belo e sublime", mas haverá sempre algo q foge à lógica, e se um dia a razão avançasse muito, só os loucos seriam infelizes, e ele meio q conclui q, FELIZMENTE, ainda podemos nos considerar infelizes sem q nos tachem de loucos...

    É uma pena q a nossa amiga Ana tenha excluído seu blog, vai fazer falta.

    Gostei do texto, até mais.

    ResponderExcluir
  18. Você tem um jeito muito peculiar de escrever, escreve como se tivesse dialogando, gosto desse jeito.

    Muitas pessoas possuem um nível de inteligencia elevadíssima, mas não tem sabedoria para administrá-la, e aliado com outros fatores, acabam contribuindo para uma, digamos, "falha" no setor "inteligencia emocional".

    Na minha opinião, quando não existe sabedoria, a inteligencia fica devendo, e muito.

    Ps: desculpa, se fui muito de "intrometida" perguntando o teu nome, mas te acho misteriosa, e isso me deixa extremamente curiosa :P
    espero que não se ofendam ou coisa parecida....

    beijos Dama!!

    ResponderExcluir
  19. Conheces Terapia Racional Emotiva?

    aconselho vivamente.

    Beijos,

    A SEIVA

    ResponderExcluir
  20. por isso que eu gosto de vir aqui, só não me deixe muito a "vontade', porque sempre perguntarei :P

    beijos Dama, e bom final de semana para você!!

    ResponderExcluir
  21. Tomando por base a definição acima, acho que não sou muito inteligente emocional não... mas não sei, as pessoas têm conceitos a meu respeito diferentes do meus próprios. Estou em dúvida... e dúvida é coisa de burrinho emocional... acho que sou um! rs...

    Beijão e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  22. É até engraçado a capacidade de compreensão, de aprendizado mesmo de algumas pessoas e sua incapacidade emocional. Saber "se administrar"emocionalmente é A tarefa e, julgo, poucos sabem como fazer.

    ResponderExcluir
  23. nossa! parabens pela inteligência do post. meu Q.I é só a graça mas minha inteligência emocional é que me empurra para frente...

    beijokas

    ResponderExcluir
  24. Há um outro que se chama "inteligencia social" mas esse ainda nao li, poderoso!

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito teu post, eu estudei sobre o tema na universidade e achei muito interessante tb, pela primeira vez senti que começam a dar mais valor ao bom senso, ao raciocínio dedutivo etc…, características mais predominantes nas mulheres, alias, hoje em dia nas teorias de gestão de empresas, estão a provar que a inteligência emocional muitas vezes é uma qualidade que deverá ser característica elementar em alguns cargos de direcção, estratégia, vendas e marketing, etc…, está mesmo provado, que as empresas tem mais a ganhar empregando para certas posições mulheres, em vez de homens. È devagar eles chegam lá!

    BjBj do outro lado do planeta!

    ResponderExcluir
  26. Conheço uma pessoa que não usa a inteligência emocional dela para nada. As vezes chego a pensar que ela nem memso a tem. Vive uma vida empacada. Não trabalha direito, não tem uma vida pessoal satisfatória (ela vive dizendo isso) e só reclama de tudo e todos ao seu redor.

    ResponderExcluir
  27. Este é o CONVITE para que participes na BLOG-NOVELA que está em exibição no ESSÊNCIAS.
    Entra na "Festa dos Fritos" e dá vida aos personagens...
    A tua imaginação e palavras serão úteis na criação de um momento diferente na Blogosfera.
    Faz parte da Festa... da Boa Disposição.

    ResponderExcluir
  28. Um tema interessante e muito pertinente. um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  29. sem ser "redundante", mas comentando o seu comentário dobre fidelidade em meu blog, acredito que o tema é muito subjativo e por isto cada qual o encara de uma maneira diferente.

    valeu pelo post, volte quando quiser, aliás sua presença nele sempre o enriquece !!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Realmente QI não tem nada a ver com inteligência emocional.
    Acho que desenvolvemos tal inteligência à medida que quebramos a cara.
    Claro que estanos sujeitos a cair nas mesmas armadilhas, isso depende muito também de nosso estado de espírito e tals.
    Procuro utilizar de minhas experiências para não me ferir de novo na mesma armadilha, o que nem sempre consigo, e isso me leva à conclusão de que a minha inteligência emocional não está totalmente desenvolvida.
    Uma pena, mas chego lá...

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  31. Oi Dama!
    Estou passando aqui só pra te dizer ... que mudei de blog, de endereço, de tudo =P

    tá convidada de me visitar lá!
    http://anacarolinalimabraga.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  32. Levanto sacudo a poeira e dou a volta por cima... sera que isso é ter inteligencia emocional!?

    Mas é incrivel como vejo pessoas super inteligentes que não se dão bem profissionalmente enquanto uns tapados ganham dinheiro a rodo...

    ResponderExcluir
  33. Oi :D
    tbm concordo.
    Tem gente que faiz coisas muito bem, e depois que chega a hora de mandar na própria vida etc. Infezlimente, não leva tanto jeito como leva pra fázer bem as coisas.
    não li o texto inteiro (hoje, não tõ com abito de leitura!) mais achei bem legaal ^^
    bjssss !

    ResponderExcluir
  34. aaah! estava em abstin�ncia de confiss�es �cidas. haha. fiquei sem internet por um tempo, mas enfim... j� voltei e fiz quest�o de dar uma lida n�o somente no texto atual, mas nos anteriores. considere-se uma privilegiada, uma vez que eu n�o costumo ser o exemplo de pessoas que gostam de ler. rs.

    bom, sobre esse bom texto, sendo bastante modesta, me considero uma pessoa com o Q.I. elevado. mas sei l�... de uns tempos para c� comecei a char essas coisas todas de Q.I. t�o idiotas. como assim uma pessoa pode ter sua intelig�ncia medida? comecei a me chatear com isso...

    a resposta veio no teu texto e tamb�m com algumas reflex�es que havia feito h� algum tempo. durante a �poca da escola, ou mesmo hoje na universidade, costumo ver pessoas que s�o muito boas/inteligentes em determinada �rea, mas coloca o mo�o ou a mo�a em uma roda de conversa sobre um outro tema pra ver o que acontece.

    tsc. tsc. tsc. n�o sai uma palavra sequer. da� foi que descobri a import�ncia da intelig�ncia emocional. s� descobri que tinha esse nome ao ler teu texto, mas da import�ncia dela, o que � mais importante, rs. eu j� sentia a necessidade. acho que o bom da intelig�ncia emocional � o fato de ela ser plural. saber utilizar o conhecimento adquirido em uma determinada �rea do conhecimento de forma que se consiga estabelecer em qualquer outra �rea uma m�nima rela�o, � simplesmente o m�ximo. acho que intelig�ncia emocional � isso. ^^

    ah, tava com saudade dos teus textos. abra�os e o "chavescamila" agora vai passar a se chamar "zine colorido". beijo e altera pra ficar bonito. rs. (=

    ResponderExcluir
  35. Na verdade,concordo com isso tudo,não basta compreender tudo e todos,se não sabe ao certo quem é!

    Com certeza,preciso ainda ajustar e modificar muito a minha inteligencia emocional..

    Ótimo blog!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  36. Adorei o blog, o texto está muito bem escrito! Parabéns! Nem sempre é fácil refrear as emoções, não é mesmo, a inteligência emocional é realmente uma coisa a ser desenvolvida para nos ajudar no dia-a-dia. Vale a pena!

    Aparece no meu blog:

    www.desarranjosintetico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Eu sempre falei: "Fulano é tão inteligente prá umas coisas e tão burro prá outras!! E eu me incluo nessa aformação!!
    Sempre estive acima da média, com muita facilidade de adquirir conhecimento, mas apenas nos últimos anos eu venho aprendendo a amadurecer emocionalmente.
    Muitas vezes a gente até custa a reparar que não está lá muito legal, e tem gente que repara mas não admite!! O mais difícil é perceber e tentar se acertar!!
    Ótimo post, beijos!!

    ResponderExcluir
  38. Olá.. é minha primeira vista aqui pois gostei do tema, já que pesquisava algo parecido...belo texto. beijo!!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html