domingo, 1 de maio de 2011

Para ser amigo é preciso ser igual?


Acho que uma das maiores armadilhas que caímos é pensar que para sermos amigo de alguém precisamos pensar igual à pessoa. Isso se chama intolerância! Podemos perfeitamente ter pontos de vista diferente, vidas diferentes, modos de ser diferente de uma pessoa que escolhemos para sermos amigos.

Acho que não tenho um amigo que seja igual a mim, assim do tipo que goste das mesmas coisas, que pense do mesmo jeito. Claro que algum nível de afinidade é necessário, senão a convivência se torna impossível. Mas digo que a vida e as opiniões do seu amigo podem perfeitamente divergir das suas e nem por isso um deixar de conviver com o outro na boa. Isso se chama respeito! Até porque não gostamos de alguém apenas por essa ou aquela razão, gostamos porque gostamos, simples assim!

Acho que uma coisa não pode faltar para sermos amigo de alguém. É admirarmos a pessoa de alguma forma, por uma qualidade que falta na gente, por uma capacidade que achamos legal. Algo nessa pessoa tem que ser admirável. Temos que olhar para um amigo e dizer: "- Puxa que legal que fulano é assim" ou " - Puxa que legal que fulano consegue fazer isso."

E admirar não passa pela igualdade. Geralmente o que mais admiramos no outro é algo que gostaríamos de ter e não temos, é algo que falta.

Lembro que cresci com uma amiga que era o centro da atenções, simpática, sociável, em todos os ambientes que chegava as atenções se voltavam para ela. Eu não era nada disso, mas admirava demais essa capacidade dela. Ela muito me ensinou em matéria de sociabilidade. É certo que depois perdi muito disso, porque essencialmente sou antissocial... rs. Além disso ela possuia uma linda voz. Nossa, como gostava de ouvi-la cantar. Sempre dizia que gostaria de ter a voz dela. E ela me respondia que queria ter meu corpo, porque eu era magra e ela bem gorda.

Depois a vida nos afastou por uma série de motivos. Mas ela fez parte da minha adolescência e vida adulta, está impregnada na minha história como estou na dela. E éramos tão diferente.

Um dia desses uma amiga disse que separava as pessoas entre honestas e desonestas. Ou seja, que não conseguiria ser amiga de pessoas desonestas. E fiquei pensando qual o traço que buscava em minhas amizades. Acho que algo que não vejo em mim mesma, que é o altruísmo. Normalmente as amizades que mais admiro e que por mais tempo estão na minha vida são pessoas altruístas, e as que vão sendo eliminadas são as egoístas. Talvez não tenha aprendido a lidar com meu próprio egoísmo e me alimento um pouco disso nos outros.

E você? Qual a qualidade que mais admira numa pessoa, que te faz ser amiga dela?

58 comentários:

  1. OI Dama, minha melhor amiga tem algumas coisas parecidas comigo e outras muito diferentes. Já são mais de 20 nos de amizade e nunca brigamos ou nos desreipeitamos.
    Eu sou mais romântica e antiquada, já ela é ousada e moderna.
    Eu sou um pessoa bastante sociavel, mas para uma amizade mais profunda, eu busco algumas afinidades.
    Prefiro me relacionar com pessoas que pareçam comigo, do que totalmente opostas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Acho que a qualidade que mais admiro em uma pessoa é o equilíbrio emocional,,, a capacidade de sempre estar feliz, pronto pra tudo, leve e sem estresse... isso é algo que eu nunca consegui porq sou muito inconstante!
    Acredito que mesmo ninguem sendo igual, para se firmar uma amizade é necessario um interesse mútuo, logo é necessario algo em comum, nem que seja a necessidade de encontrar algo q vc nao possui.

    abraços dama!

    ResponderExcluir
  3. Hum, deixa ver...
    Acho que a característica que mais busco em um amigo é a honestidade. E não me refiro à ser sempre sincero, há coisas que não precisam ser ditas pois gentileza muitas vezes é saber calar. Acho isso importante também, saber falar e saber calar.
    Agora uma coisa que me afasta das pessoas é a grosseria. Tem gente que diz que fala a verdade, doa a quem doer, mas no fundo ela só é grossa e sem habilidade pra tratar os outros. E você tem razão, às vezes a gente procura mesmo quem tenha algo que nos falte. No meu caso é ousadia. Sim, sou muito tímida. E amigos mais ousados me inspiram.

    Você, hein? Sempre fazendo pensar...
    Beijossssss

    ResponderExcluir
  4. Pensando bem sim, é isso mesmo procuramos coisas nos amigos pra admirar, apesar das diferenças o que admiramos "sustenta" a amizade.
    Deixe ver, acho que pra mim é a ousadia, me sinto atraída por gente extravagante. Pessoas que têm esse dom de fazer amizade rápido, que lutam, que vencem seus desafios...Eu sou ansiosa e preguiçosa.
    Não há uma combinação que detone mais uma criatura que essa kkk.BJ

    ResponderExcluir
  5. Grande parte dos meus amigos não tem muito a ver comigo. Geralmente pensam diferente e gostam de coisas que eu não gosto muito. Mas o que eu gosto disso é que podemos conversar horas, expor pontos de vistas, ouvir e escutar opiniões.
    Isso que me faz crescer.
    Mas todos eles tem qualidades que eu admiro muito que é: Lealdade, sinceridade e honestidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Dama, voltei porque gosto dos seus textos, isto nao é toma lá dá cá!

    Os amigos, penso eu, não precisam ser iguais naquilo que é externo, que todo mundo vê. Mas necessariamente terão cuidados iguais ou semelhantes nas questões mais profundas que envolvem gente. Eu acredito em psique, anima e meu maior objetivo na vida é descobrir tudo o que está nesse eu profundo que faz com que meu eu consciente, que todos vêm, seja do jeito que é no exterior. Evidentemente, só terei minhas melhores relações com quem também valoriza o lado escondido da gente e que comunga o mesmo objetivo de buscar melhor qualidade de vida garimpando sempre o eu interior e questionando sempre o eu exterior.
    Alguém que não acredita em um eu interior nunca se sentiria bem comigo e vice-versa. Não é questão de intolerância é questão de admiraçao, de estar confortável pra conversar sobre tudo que faz parte da vida, o meu tudo tem psique, se o tudo da outra pessoa nao tiver psique, o âmbito da conversa ficará menor pra mim. Eu ficarei desconfortável.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Dama,
    eu em geral gosto do ser humano, com suas contradições, meus amigos são diferentes de mim mas todos eles tem alguma caracteristica que me faz admirá-los e que com certeza eu tenho em doses bem pequenas.
    Admiro você pela clareza dos seus posts e na defesa das sua ideias.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  8. Olá Dama!
    Achei muito interessante este teu post e pergunta, pois eu também tenho muitos amigos, quase sempre diferentes de mim no modo de ser e pensar, mas há um respeito e eu acho que é por aí - respeito - se a gente não é igual, pelo menos respeitar o outro e ouvi-lo é uma das melhores qualidades do ser humano. E depois, as diferenças se atraem e se completam, né mesmo?
    Tenho amigas de religiões tão diferentes e sou capaz de visitar uma judia num dia e no outro uma muçulmana e no dia seguinte uma atéia. Como vês, sou eclética e tolerante, tudo isso engloba respeito e prezo muito quando têm o mesmo por mim.
    um abraço carioca

    ResponderExcluir
  9. Oi,Dama!Realmente é burrice achar que para ser amigo a pessoa tem uqe pensar igual a t, até porque nem existe isso por mais uqe duas pessoas sejam parecidas elas sempre vão divergir em alguma coisa, acho que uma das coisas essenciais para mim num amigo é a sinceridade,mesmo que a verdade as vezes doa um pouquinho ela precisa ser dita.
    Uma boa semana!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Oi, Dama

    Estava conversando com uma amiga quarentona como eu que com a idade, a gente vai se tornando mais seletiva. Talvez eu seja até um pouco intolerante como você menciona, mas busco o máximo de afinidades possíveis.
    Cansei de segurar barra de amiga maluca, de entender os motivos da amiga deprimida que me colocava pra baixo, de aguentar desculpas esfarrapadas de amiga que nunca se lembra do meu aniversário, de amiga que ficava dando palpites inoportunos na minha vida. hahaha De maneira que andei dando uma peneirada (e continuo dando) nas minhas amizades. Se bobear, termino sem amigo. rsrsrs
    Mas respondendo a sua pergunta: acho que não teria uma amiga desonesta, daquela anti-ética, que corrompe pra se dar bem, que para em vaga pra deficiente, que fura fila, sabe essas coisas? Jamais me relacionaria com alguém assim.
    Um beijo e boa semana

    http://papocalcinhapate2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Amizade verdadeira é uma coisa difícil de explicar.
    Tem post novo na área!
    Bjs e fik c Deus.

    ResponderExcluir
  12. Dama,
    também acredito que não precisamos pensar igual a um amigo. Ninguém pensa igual. A vida é troca. Doação. O que existe de mais importante em uma amizade é o respeito, a admiração e a cumplicidade.
    Cada amigo que tenho verdadeiro tem uma particularidade. São pessoas distintas. Não as julgo. Simplesmente são minhas amigas.
    Amizade é como o amor, não tem uma explicação racional. Acontece. Reconhece-se. E vive-se. Mas em qualquer caso deve existir em primeiro lugar o RESPEITO. Sem ele, nada feito.
    Beijos e boa semana !

    ResponderExcluir
  13. O que mais admiro nas pessoas é justamente a capacidade de aceitar o outro, mesmo que ele seja estranho, diferente ou faça coisas que gente nunca faria, ou vai fazer na vida. Pessoas que mesmo tendo seus preconceitos e limitações por fé, ideologia ou derivativo (é impossível não ter) são abertas para quando a oportunidade surgir enfrentar e vencer seus preconceitos, viver novas histórias, aprender coisas novas... Gente que nunca diz "eu nasci assim, vou morrer assim".

    Odeio gente preconceituosa e falsa, que convive com gay, mas nas costas faz piada homofobica, que é racista, que acha que mulher decotada é puta, que as irmãzinhas/crentes são idiotas sem cérebro só pq quando ficam admiradas dizem "misericórdia" ou "só a graça", que debocha de deficiente físico, que acha que pessoas com tatuagens são marginais, que não respeita a dor dos outros, que ridiculariza a religião alheia e pensa que quem curte rock filho do Diabo.

    Eu convivo com qualquer tipo de pessoas Dama, gosto de gente, me envolvo, converso, troco idéia, trabalho até, mas eu não gosto de todo tipo de gente, eu gosto e admiro pessoas que sabem ser o que são e respeitam o que o outro é.

    ResponderExcluir
  14. Eu procuro autenticidade nas pessoas. Meus amigos são diferentes de mim e têm opiniões contrárias as minhas.

    Outra coisa é a lealdade. A capacidade de aceitar a gente como realmente somos. De não carregar no colo mas mostrar o caminho.

    Meus amigos podem gostar de qualquer coisa que eu não goste. Eu vou aprender com eles mas eles vão me permitir ser do jeito como sou.

    Eu tenho uma amiga da faculdade que sempre sentava junto a ela. Ela adorava festas, ia a faculdade de salto 15, vestida para uma festa. Eu de tênis pronta para um acampamento. Discordávamos em quase tudo mas sempre sentávamos juntas. Não sei se ela aprendeu comigo mas eu aprendi tanto com ela e tenho ela no meu coração.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá Dama!
    Olha, acredito que para uma amizade sobreviver, primeiramente deve existir muito respeito.
    Uma coisa que procuro nos meus amigos é a capacidade de ouvir, fujo dos sanguessugas e egoístas.
    Não sei porque, a maioria dos meus amigos são mais novos que eu,sou meio que conselheira, mesmo que algumas vezes, nem saiba o que dizer.
    Sou um pouco autruísta, e as pessoas confundem isso sabe, acham que vc é idiota e sempre vai fazer o que elas querem, mas aprendi a dizer não! rsrsrsrs
    É isso. Ótima semana!
    xero.

    ResponderExcluir
  16. Há pessoas que não conseguem suportar ter amigos com opiniões diferentes e acabam com a amizade. Pra mim o legal é justamente ser amiga de pessoas diferentes. Tenho amigos que pensam parecido comigo e amigos que pensam completamente diferente de mim. Não gosto de gente normal demais. Todos os meus amigos tem algo considerado estranho.
    Um dia parei pra pensar e percebi que quase todos os meus amigos têm um grau de timidez. Acho que não consigo conviver com gente popular demais. Tem uma hora que enche o saco porque ela nunca tem tempo pra você, ou só pra você; tem que ter sempre alguém (às vezes que você não gosta e/ou não faz questão da companhia) junto. Outra característica dos meus amigos é a inteligência. Não consigo ficar perto de gente burra. Se eu fizer amizade e perceber que a pessoa é burra, pouca tempo depois acaba, porque não existem assuntos a não ser os fúteis pra conversar.
    Eu admiro pessoas pacientes, porque não tenho paciência, mas nem todos os meus amigos são pacientes. Talvez mais do que eu hehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. sabe dama, seu post atinge exatamente o que penso em relação a amizade.

    Não sou de medir amigos por situação fincanciera, nem por honestidade, se quer saber. Meço apenas a sinceridade.

    Não consigo ser amigo de pessoas que te conheceram ha 10 minutos e agem como se fossem amigos de infancia.

    Acredito que o que rege uma amizade são as afinidades que sentimos pelos outros. Mesmo sendo opostos, ha sempre algo que comungamos com aquela pessoa.

    Puxa-sacos, pessoas felizes demais, quem não consegue falar sem te dar tapas e murros são sempre os tipos que evito...e posso dizer uma coisa, mesmo assim tenho amigos dessa forma.

    beijão e otima semana.

    ResponderExcluir
  18. Poxa, poxa...deixe-me ver. Gosto de pessoas peculiares, em geral as mais estranhas são aquelas que eu mais irei gostar de estar próximo. Gosto de pessoas verdadeiras. Mas empatia é um dos primeiros momentos para se iniciar a amizade, e ela não nos mostra o caráter da pessoa. Portanto, não me importa se é igual ou diferente, essa questão de igualdade entre amigos chega a ser até chato. Não somos cópias de ninguém, mesmo que enquanto seres humanos sejamos parecidos. Sendo assim, não espero amizades que sejam como eu. Até porque alguém como eu, já basta uma - eu mesma.
    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Meus amigos(quando falo amigos me refiro a gente que confio)são bem diferentes de mim no quesito personalidade e até gosto pessoal mesmo... mas o que considero fundamental pra que elas sejam consideradas amigas é lealdade e respeito pela identidade de cada um.Não considero "frequencia" a sinonimo de amizade,o grande lance é saber que sempre estamos "lá" quando o outro precisar. Bjo querida
    Ps: Tenho um grande amigo, ao qual fiquei muitos anos sem contato por que ele estava no japão e nem internet havia direito ainda... quando ele voltou a amizade continuou exatamente do mesmo lugar.Acho isso tudo de bom!

    ResponderExcluir
  20. A troca, a vontade de entender o outro, o desprendimento. Isso me faz querer ser amiga de uma pessoa. Bjo

    ResponderExcluir
  21. Que texto bonito Dama!!! Acredito piamente que nao precisamos ser iguais pra sermos amigos, claro, como vc disse, algo precisamos ter em comum, porque caso contrário, seria MUITO difícil manter, ou mesmo comecar uma relacao, mas algo a mais ou a menos no outro, é essencial, até pra gente aprender junto sobre o que vc mt bem mencionou, a tolerância!

    mas vc fez uma pergunta, eu acho que comigo muda um pouco o que eu procuro num amigo, depende em que fase estou... hj em dia, se a possível amiga for mae, que seja uma boa mae e que eu admire seu jeito com os filhos, uma mae estúpida, que desrespeite seus filhos, nunca seria uma amiga minha; acho tbm que sou atraída por pessoas corajosas, mt corajosas, pessoas com aquele brilho no olhar que cativa e que incentiva o outro (tenho uma irma assim e ela sempre foi meu maior exemplo na vida).
    Bom acho que é isso,
    Bjs Daminha!!!

    ResponderExcluir
  22. Po é verdade tudo isso mesmo, e tem mais uma coisa, amigos nao se arruma, aparecem simplesmente...
    é como magica!!!!
    Amei esse post!
    Beijao

    ResponderExcluir
  23. olha, não sei exatamente o q mais admiro nos meus amigos ou o q me faz ser amiga deles (até pq, os q considero realmente amigos são diferentes entre si e diferentes de mim... mas afinidades temos muitas).
    Mas sei exatamente o q eu não suporto nas pessoas e faz com q eu me afaste: falsidade e hipocrisia.

    ResponderExcluir
  24. A qualidade que mais procuro em futuros amigos é paciência. Paciência que me falta e paciência pra aguentar todos os meus defeitos. Como amiga, sou osso duro de roer. Minhas amigas dizem que me amam mesmo eu sendo ácida assim. É muito amor no coração, incompreensível pra mim. Isso não quer dizer que eu seja menos amiga delas, só que demonstro de maneiras diferentes que só meus verdadeiros amigos conseguem alcançar.

    Beijos, Dama!

    ResponderExcluir
  25. Dama!
    Saudade daqui hein!

    Olha hj vim fazer uma coisa feia, não ler seu post. Pode ficar brava rsrs, mas vim dizer q to com saudade daqueles seus posts q resumem os absurdos da blogsfera rsrs. Sim, é q tenho visto tanta loucura e falta de educação entre blogueiros q lembrei de ti, linda!
    Volto loguinho pra acabar de ler e comentar seu post!

    Bjinhos
    Mi

    ResponderExcluir
  26. Eu sempre procuro para amigos pessoas determinadas, que lutam pelos seus sonhos, estudiosas por natureza e BOAS no real sentido da palavra. Tudo que eu não sou.

    Mas também procuro algumas similaridades, uma delas é o respeito a individualidade, saber os limites do NÓS e do EU. Eu preciso de momentos de hibernação e só consegue ser minha amiga ou amigo pessoas que respeitam isso.

    E acho que nós duas somos o maior exemplo que os opostos se atraem. rs

    Saudades de tu e das nossas fofocas.

    Ah! Por hora eu decidi que vou continuar dando a cara a tapa, quem não gostar, que me processe, ou que me prenda, ou que me torture ou sei lá o quê. Acho que vc entendeu o que eu quis dizer.

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  27. Estou impressionado com seus textos. Gostei muito do assunto, até mesmo porque tenho refletido sobre isso já há um bom tempo. Acredito que para a amizade sincera também vale a máxima dos opostos se atraem!

    Procuramos nos outros o que falta em nós.
    Obrigado pela visita e pela dica sobre os comentários. Sou muito grato.

    PS: estou seguindo seu blog, bjos!;)

    http://umgurientregurias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Admiro muito a autenticidade e caráter. São qualidades essenciais para mim. a pessoa assumir quem é, o que pensa, suas atitudes, sem pensar em agradar ou desagradar ninguém. ser o que é, pura e simplesmente. E, se amizade é sinônimo de igualdade... então não tenho amigos, hahahahaha... temos pontos em comum, mas somos completamente diferentes uns dos outros.

    beijokinhas

    ResponderExcluir
  29. Balela, amizade tem que ter equilíbrio e tolerância. Esse negócio de querer um amigo que nem a gente é uma furada, porque como diz o ditado "dois bicudos não se beijam!"

    ResponderExcluir
  30. Acho que o que torna as pessoas amigas umas das outras é exatamente suas diferenças, claro que a maioria delas tem algo ou algum gosto em comum, mas as diferenças tornam tudo mais agradavel ;**

    ResponderExcluir
  31. Hello Dama:
    eu acho que afinidades aproxima, mas não mantém amizade nenhuma. Eu hj permito amizade real, de aproximação complexa de pessoas que já conheço a muito tempo. Não gosta da máscaras, porque quando conhecemos alguém elas estão sempre ali, servindo como iscas. Como já fui apunhalada por amizades novas e velhas, também filtro pelas atitudes das pessoas. Eu sou muito observadora, e uma das coisas que presto atenção e se a pessoa fala dos amigos pelas costas...se faz isso, provavelmente quando vc vira as costas ela crava a faca em vc também! Fofoquinhas sem maldade é uma coisa, agora quando começa a existir as ja condenadas por vc, intrigas! Maldade e tentativas de me peruadir contra os outros! To fora, vou saindo de cut....at ficar de longinho, abanando como a Princesa Cate, hahahahaha! Amigos são uma coisa, conhecido é sóo para diversão. nada de cumplicidade.

    bjocas boa semana!

    ResponderExcluir
  32. O que busco num amigo é a troca. E troca é mais natural entre opostos. Sou de poucos amigos e minha amiga mais antiga, coisa dos 9 anos de idade, o que nos leva a 32 anos de amizade sem uma briga, rusga, mal entendido sequer é tão , mas tão diferente de mim que nem eu entendo. :-)

    ResponderExcluir
  33. Se você conhecesse o meu grupinho de amigos, veria o quão longe estamos dessa homogenia xD.
    Claro que acho bom ter com quem concordar, e eventualmente concordamos em bastantes aspectos, afinal teríamos que ter coisas em comum... mas as diferenças também tornam a amizade mais... interessante, pelo menos para mim. não gosto de pessoas que concordem comigo só porque sim. prefiro uma boa discussão sobre um tema do que alguém que diga que sim a tudo. Acho que a ideia de termos amigos é justamente crescermos com eles. se todos tiverem sempre a mesma opinião, estagnamos... ou algo do género.

    ResponderExcluir
  34. uups, esqueci de responder À pergunta.
    Num amigo... Ai nunca pensei nisso... talvez ponderação. agora que penso nisso, a minha melhor amiga é muito ponderada, já eu sou muitoooo esquentado. costumo ficar na minha mas em situações de tensão a minha língua ganha vida própria rs xD

    ResponderExcluir
  35. Oi!
    Pergunta difícil! Bom, pensando bem, acho que gosto de pessoas inteligentes e bem-humoradas (talvez por ser um bocado mal-humorada).
    Não aguento pessoas superficiais. Não dá. Prefiro me afastar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  36. Meus melhores amigos são o oposto de mim. Não sei lidar com o igual, com o previsível, eu gosto é de discussão mesmo. De perguntar o que fazer, ouvir uma resposta, fazer o contrário e nao me criticarem por isso.
    Gosta da vida assim. Sinto mais confortável com o diferente!
    Adorei seu texto!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  37. Oi Dama!

    Eu ando tão descrente dos amigos hoje em dia, que basta que ele não fale mal de mim pelas costas que acho que já está de bom tamanho!
    Mas concordo com você, aliás, a base de qualquer relacionamento tem que ser a admiração. Quando deixamos de admirar alguém, pode saber que o relacionamento (qualquer que seja) já era.
    Eu não saberia dizer a você se tenho amigos baseado em coisas que faltam a mim. Talvez não.
    Mas uma coisa que tenho em comum com alguns poucos amigos que ainda tenho é a coragem. Não me imagino mais sendo amiga de pessoas covardes.

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  38. Sabe que eu nunca parei pra pensar nisso, normalmente "sinto"e vira amizade.
    Acho que para eu ser amiga tenho que confiar,normalmente é o que mais me atrai, a confiança que essa pessoa me passa.
    Super interessante teu post Dama!
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  39. Olá, Dama!
    honestamente, acho que não, nem sempre! Os opostos se atraem e os iguais se completam - já disse alguém!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  40. Vixi, conviver com alguém igual a mim seria um porre. Tem dias que nem eu me aguento. Bom mesmo são pessoas com quem tenho afinidade. Não sou muito tolerante com pessoas que me magoam. Ou seja, é comum eu eliminar amigos ou parentes da minha vida, quando a falta de respeito e consideração passam a ser constantes. Minha linha divisória é basicamente a seguinte: se você é do bem (especialmnete, se não é preconceituoso ou falso moralista), há boas chances de ser meu amigo :)

    ResponderExcluir
  41. Olha, eu tenho uma amiga que é espírita e eu a considero um ser bastante evoluído. Uma vez estava conversando com ela sobre alguns desafetos da nossa sala e a questionei se o mesmo acontecia com ela, ela me disse: Me sinto tão abençoada por estar neste mundo que não me sinto no direito de ter raiva de ninguém.

    Pode isso ?


    Ela é daquelas que dá bom dia para todos às 7 horas da manhã com aquele sorriso "orelhar" enquanto eu não sinto a mínima vontade de dar bom dia pra ninguém.
    Ela me fala sobre compreensão, calma, tolerância, paciência no casamento dela e tudo que eu consigo perceber é: Como somos diferentes!

    Adoro essa minha amiga, e admiro a sua maneira de ser apesar de saber que nem se eu quisesse, eu conseguiria ser como ela.

    Beijos da Flor

    ResponderExcluir
  42. Concordo q não precisam ser iguais, e nem devem rsrs. Mas uma amiga q nunca está disposta a ceder, q só faz o q quer e qdo visa seu próprio interesse, q nunca cede ... ninguém merece !!!

    ResponderExcluir
  43. Acho que a qualidade mais admirável em uma amigo é se ele sabe ser imparcial quando necessito de um conselho e que este esteja me aconselhando como se fosse ele vivenciando a minha situação.
    bjo

    ResponderExcluir
  44. penso que termos amigos iguais a nós seria um tédio, afinal iríamos falar de que? trocar idéias de que jeito? seria uma mesmice só rsss
    Eu tenho amigos com muitas coisas em comum, mas outras não e é isso que dá impulso para novos aprendizados.
    O que mais admiro nas pessoas é a sinceridade, a coragem de dizer o que pensa, pois um verdadeiro amigo não só te elogia e diz que você está certo, um verdadeiro amigo muitas vezes aponta seus erros te ajudando a analisar e fazer diferente.
    Beijos pra ti e boa noite!

    ResponderExcluir
  45. Sou dessas que conhece muita gente mas tem poucos amigos, e os que tenho sei que sempre estarão por perto.
    Amizade, requer respeito, carinho, sinceridade e tempo!
    Acho que são essas coisas que me fazem ser amiga de alguém.
    Gostei do teu blog!
    Se quiser me visite em:
    http://gritosdemulher.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  46. Nossa, pra ser amigo não precisa e não pode ser igual.

    Claro, as pessoas precisam compartilhar dos mesmos valores, convicções... mas a personalidade precisa ser diferente ou nada tem graça.

    Aí seria ser amigo de você mesmo.

    O que eu mais prezo numa amizade é consideração. Acho que isso é essencial em qualquer relacionamento.

    bjosss

    ResponderExcluir
  47. Olá, Dama!

    Estava lendo seu post sobre como postar comentários em blogs que você não curte...muito honesto! Então eu pensei: será que você pode dar um pulo no meu e ver o que acha? Sem compromisso, sem dor, sem contra-indicação (e, claro, sem devolução de dinheiro, hehehe).

    Estou precisando de público, pela saúde do pobre Letras Psicóticas.

    Não prometo comentários aqui, no seu, porque só comento quando preciso MUITO falar algo. Mas prometo visitas constantes! Ó! 8)

    ResponderExcluir
  48. O fato de ter que admirar pra mim tambem é essencial... Mas acho que em especial gosto de pessoas determinadas, justamente para me servirem de exemplo, sou daquele tipo que precisa ser empurrada pra sair do lugar, e odeio isso, por isso admiro e tento me cercar sempre de pessoas que conseguem correr atrás, que são determidas...

    Acho que é isso...

    ResponderExcluir
  49. Eu creio que "qualquer" tipo de relacionamento tem que ter afinidade.Se não tiver não funciona.
    E depois da afinidade,vem a aceitação.Se não aceitar o individuo como ele é,a amizade morre na praia.
    Bjka

    ResponderExcluir
  50. Amigos não se escolhe, acontece. Claro que afinidade ajuda, mas amigos são amigos, e pronto. O que mais admiro em uma pessoa é a lealdade e a generosidade. Não tolero gente presunçosa, preconceituosa e cruel. De resto, defeitos todo mundo tem!
    Minha lista de "amigos" foi reduzida absurdamente ao perceber que era julgada inferior, por ver olhares condenatórios por gente que nem sabia o porquê da opinião e principalmente por ver "amigos" não pensarem nem por um minuto que magoar e ferir pessoas é detestável.
    Aí, vi que tenho poucos amigos. Cheeeeeeeeios de defeitos(como eu), mas leais. O que me faz valorizá-los cada dia mais. E tenho certeza que como eles, o mundo ainda guarda muitas pessoas assim. A merda é achá-las!!!!
    Beijos Dama!!!

    ResponderExcluir
  51. Oi menina,
    Como sempre me pondo pra pensar com seus questionamentos!Eu concordo que não temos que ser iguais em tudo numa amizade!Se em um casal é chato(e poucos permanecer tanto tempo juntos!) na amizade acaba por entrar numa monotonia que mata mesma!
    tô estudando a beça e sei que vai valer o esforço!Em breve trago boas novas!
    Beijos com saudade(de verdade e vc bem sabe!)
    Afrô

    ResponderExcluir
  52. Tenho amigos que pouco se parecem comigo, e amizade consiste em tolerância, aceitar, respeitar, é inconcebível se querer amizades que estejam nos nossos moldes de amigo ideal, perfeito. Tem tantas frases clichés sobre amizade que no final acabam sendo mesmo verdadeiras e reflexivas pra se ter amizade verdadeira e duradoura.

    ResponderExcluir
  53. Tenho poucos amigos e, em geral, eles são bem diferentes entre si... E, é isso que faz com que eu os valorize.. Cada um com sua opinião, com seu jeitinho de ser..
    Enfim... Mas, o que eu ultimamente percebo que eles têm entre si é a empatia...E, eu gosto e respeito demais!!! Sabe aquele sentimento de se colocar no meu lugar e tentar sentir o que estou sentindo, e também, de não tentar evocar suas pretensões egoístas???

    Porém, respeito-os bastante e não gostaria de mudá-los ou que eles mudassem... Está bom assim.... Conheci-os e me apaixonei por estas características... Portanto, gosto deles dessa forma!!!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  54. Creio já ter dito, na blogosfera, que houve uma época q eu valorizava amizades, no entanto, com o passar do tempo, fiquei totalmente descrente a esse respeito. Voltei a crer em amizades, quando ingressei no mundo virtual, mas a descrença voltou...

    Hoje, não levo a sério amizades, não levo a sério o amor, enfim, não levo a sério as pessoas. Não q eu odeie todos, nem q eu me ache auto-suficiente, nada disso, a gente sempre conhece pessoas boas, agradáveis, e precisamos um do outro.Moro em frente à casa da ex-faxineira da minha saudosa mãe. Se estou morando aqui, feliz no meu canto, é graças à tal faxineira, q me indicou tal lugar, q ficou com minhas coisas, antes de eu encontrar meu canto. Ela é uma pessoa boníssima! Mas, quase não temos contato.

    Não sei explicar bem o q mais me admira numa pessoa, q me faz ficar sua amiga. Creio q tem q existir uma simpatia, o lance de sentirmos bem do lado da pessoa. Muitas pessoas parecem ser ótimas, nos primeiros contatos, depois não continuam assim. Quanto mais os laços se estreitam, mais há a tendência da amizade se estremecer, até mesmo de terminar, ainda mais quando percebemos q tal amigo não era bem o q pensávamos q fosse.
    Além da simpatia, existe a afinidade com gostos parecidos, pensamentos, modo de ver as coisas, similares. "Poxa, pensamos igual!". Contudo, com o tempo, descobrimos q não pensamos tão igual assim, muito pelo contrário.

    Meu último amigo pessoal, era meu confidente. Pensei q ele me entendia, igualmente pensei q tínhamos gostos e pensamentos afins, ledo engano! A amizade se acabou há muito tempo, sem briga, nos distanciamos. Eu o acho um chato. Ele deve pensar a mesma coisa a meu respeito(rs).
    Numa de nossas últimas conversas, cheguei a dizer pra ele: tudo q vc não gosta numa pessoa, eu tenho, eu sou, só faltando 3 coisas: eu ser mulher, viado ou preto(percebi, no decorrer de nossa amizade, q ele era bem machista e tinha preconceitos a respeito de gays e de cor). Ele não ligou muito para o q eu disse, e falou: "que isso!".

    O amigo de hoje, pode ser o inimigo de amanhã.

    Amizade é coisa que dura, no máximo, duas semanas(a virtual dura apenas uma-rs).

    ResponderExcluir
  55. Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.

    ResponderExcluir
  56. Dama!
    Encontrei agora o Confissões Ácidas, e caramba, muito legal esse seu lado que se 'revolta', que se impõe! Acho que você consegue se soltar mais aqui do que no outro blog (ou tô viajando? rsrsrs).
    Tomei um susto quando vc respondeu minha pergunta pelo blog, porque ele mal tinha começado e já estava parado, hahahaha.
    Obrigada pela resposta! Gostei demais desse cantinho aqui!

    Beijos

    ResponderExcluir
  57. Amigos não precisam ser iguais, já imaginou que tédio ou guerra total seria um ou dois amigos iguaizinhos a nós?????
    Mas os amigos podem ser como eu disse, almas afins, e a vida se encarrega do resto!
    Agora que eu notei a contradição, você uma mulher nada comum, e eu, um rosto comum.. :-)
    É isso Dama... fiz a visitinha e fiquei por aqui!
    Então... sucesso para você e muitos amigos diferentes ou iguais, mas sinceros e que não digam, heim, o que, é e etc...!!! (risos)

    ResponderExcluir
  58. Que máximo! Top Top Top!

    Muito bom o assunto e o texto.

    É verdade! Se eu tivesse que escolher uma amigo igual a mim, até hoje eu não o teria encontrado.

    Disse bem. O respeito e a tolerância são os entrelaces de idéias que não fazem romper totalmente a conexão social, pessoal, profissional, etc entre os indivíduos.

    Curioso que eu aprendi isso na minha tão desprezada TV, desde quando ouvi pela primeira vez a frase: "seja profissional", fui analisando e vi que o "ser profissional" precisava carregar esses dois comportamentos em situações fortemente adversas limitadas a caráter e/ou comportamentos das partes.

    Hum... Até meus maiores inimigos práticos nesse mundo [banqueiros], aos meus olhos, possuem algo admirável [raciocínio estratégico que os fazem dominar sobre a maioria dos povos].

    Logo, penso que as "diferenças" que se submetem a formação de amizades se limitam em algum certo ponto. A partir do qual nem a máxima tolerância de alguma das partes seria capaz superá-las, por causa do conflito de interesses, que em tal ponto romperia, por consequência, a linha do respeito.

    Então, suponho que a amizade, por aqui, estaria mesmo limitada aos interesses, nas mais entranhas das entranhas das idéias. Qualquer outra limitação seria superficial em relação a essa [do interesse]. Suponho.

    ;)

    :P

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html