segunda-feira, 21 de março de 2011

Sobre a dificuldade de escrever posts...


Nunca quis ser escritora, nunca me considerei uma, apesar de ter escrito a minha vida inteira, apesar de já ter escrito um livro que nunca publiquei e de não conseguir viver sem escrever. Mas a profissão de escritora acho chata e difícil. Essa coisa de ter que sentar para produzir texto. Quando sinto que faço isso no blog já acho chato, imagina ter que fazer isso para ganhar dinheiro. Não! Prefiro o emprego que tenho, mil vezes melhor... rs

Escrever para mim é um desabafo, um esvaziamento de tudo que passa pela minha mente que nunca para, exceto em dois momentos, quando bebo e quando durmo. Ultimamente tenho dormido bem mais para pará-la... rs

Aqui no Confissões Ácidas, costumo jogar minhas opiniões de forma enfática, porque quando temos que opinar sobre algo, em posts, precisamos ser objetivos, não podemos deixar dúvida do nosso posicionamento. Caso contrário fica algo vago, sem personalidade. Imagina ler que alguém gosta mais ou menos de carnaval. Ou que vez ou outra detesta bebida alcoólica. Ou que em algumas ocasiões é ciumento. Ora!!! Ou você gosta de algo ou não gosta. Não podemos usar na escrita termos vagos quando o intuito é mostrar sua opinião. Temos que deixar as possibilidades disso ou daquilo, para uma conversa, para um bate papo. Na escrita tem que ficar destacado seu posicionamentoa a sua opinião.

No entanto, quando a gente afirma que gosta de tal coisa, ou que é de tal jeito. O leitor, principalmente o leitor de blogs, geralmente nos imagina fazendo aquilo direto. Alguns não param para pensar que o que estamos escrevendo é apenas a nossa opinião, não estamos descrevendo o que fazemos no nosso cotidiano, na nossa vida o tempo todo. Somos muito mais do que um post, do que um blog! Quem tem blog sabe disso.

Recentemente publiquei esse post, aqui nesses blog, em que me confesso antissocial. Eu não disse que era mal educada, ou grosseira, disse que era antissocial. Uma coisa é não gostar de muita gente, não gostar de falar com gente estranha, outra é destratar essas pessoas, em estado normal de humor não costumo fazer isso. Mesmo que minha vontade seja dar uma patada, vou dar um leve sorriso e corta o assunto. E dou bom dia para as pessoas... rs... mesmo que odeie fazer isso com quem não tenha intimidade.

No post anterior a esse digo que não gosto de pessoas saudosistas e não gosto mesmo. Desses que ficam relembrando o passado a cada momento. Acho um saco gente que ficar grudada no passado. Mas não disse no meu texto que a gente deva esquecer o passado, que não se deve gostar de nada do passado, apenas não se prender a ele excessivamente, faz mal. Eu mesma adoro músicas e filmes antigos, mas gosto de músicas e filmes modernos também. Aliás arte é atemporal!


Quero deixar claro e muito claro que isso não é uma reclamação! Embora possa parecer, também não é uma justificação! É apenas uma análise. Mesmo antes de publicar esses posts, que citei acima, sabia que teriam um certo grau de rejeição. Mas nunca desisto de emitir uma opinião para ser guti guti e fofinha. No dia que estiver assim, prefiro não escrever mais uma linha que seja de forma pública. Interpretações diversas ocorrem sempre que publicamos algo, mesmo que muita gente entenda o sentido exato que queremos dar ao post. Aí reside o dificuldade e de se expressar escrevendo. Uma vez publicado perdemos totalmente o controle sobre aquilo.

Mas gosto dessa perda de controle! Gosto de verdade dessas várias interpretações! Gosto de enfatizar bem meus posicionamentos, sem deixar dúvida! Até por isso em alguns momentos pareço radicalizar, para que a perda seja total. Porque a partir disso o texto faz pensar e é isso que quero, que as pessoas pensem sobre o assunto, mesmo discordando civilizadamente. Isso é que faz o texto ter vida.

Muitas pessoas acham que sou corajosa ao confessar algo da minha vida, ou expor uma opinião. Mas o que faço de verdade e me desapropriar daquela idéia, ou daquele fato, para que ele sirva de reflexão para os outros. E não precisamos ter coragem para isso, apenas ter consciência que escrever é entrega total. Entrega no sentido de deixar que julguem, civilizadamente, seu texto, mesmo que você interaja com o leitor. Isso é necessário mesmo quando escrevemos de forma amadora, como nos blogs.

Sim eu enfatizo e vou enfatizar sempre meus posicionamentos nos posts. Quando ficamos reticentes demais ao expor fatos e sentimentos, nosso texto fica amarrado, sem foco, fechado. No dia que eu estiver assim, me avisem, porque fecho isso aqui... rs

32 comentários:

  1. Caraca, também nunca quis ser escritora!

    Muito do que vc falou aqui resumi pq sempre tive medo de escrever até poesias bobas na adolescencia! A perda do controle sempre me assusta em qualquer grau(por isso não bebo alcool)e ainda agora eu não gosto dessa perda da escrita, tantas vezes penso em fechar o blog ou torna-lo privado, mas vou aprendendo com o próprio bloguito que as vezes perder o controle é necessário e vou aceitando e respeitando essa condição!

    Enfim, boa semana Dama!

    ResponderExcluir
  2. Dama,
    Não acho que seus textos tenham grau de rejeição, porque isso seria representado por nenhum ou poucos comentários, que é o oposto do que acontece. Sinto que esse seu desprendimento e necessidade de enfatizar seu ponto de vista é que fazem o sucesso de seu blog e que eu tenha vontade de comentar aqui também, até porque o grande barato é ver a diversidade de pessoas e pensamentos que podem fazer parte de nossas vidas. Eu sinceramente espero que você continue com o mesmo tom, para que a gente pare para refletir sobre os assuntos que você propõe, e compartilhar (ou divergir) opiniões. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Salve dama!
    Gosto muito da percepção que um texto ganha vida propria após escrito! Poesia pura!!!
    Acho que a dificuldade geral de entendimento reside no não pensamento por preguiça ou inabilidade, ambas comuns hoje em dia. Interpretar um texto eh mais difícil que simplesmente ler.
    Um abraço e ótima semana!
    Ma

    ResponderExcluir
  4. Ei querida
    Eu ja acho que não pode ter regras no blog pois se não o compromisso fica de "escritor"... acho que cabe o que quiser colocar e quem não gostar simplesmente pula e pronto.Quanto a idéias definitivas acho um saco quem as tem e defende o tempo todo pois me da a impressão de não ser aberto a mudanças. Seu blog é o unico que frequento embora demore a aparecer, exatamente por que suas opiniões são transparentes enão vejo você fazendo tipinho pra conseguir leitores e engrossar sua lista de seguidores.Fora o fato que eu acho invejavel ter um pseudônimo que lhe permite ser qualquer coisa inclusive vc mesma.Sabe, na verdade hoje eu acredito que ao contrario de se esconder, não usar seu RG aqui te permite ser fiel a suas ideias sempre que quiser.Sem gente pegando no pé.
    Bjos querida

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho que confessar que sempre tive vontade de ser escritora, mas nunca tive coragem. Até porque é um trabalho muito difícil e muito pouco rentável, salvo para o Paulo Coelho e a JK Rowling que escreveu Harry Potter.
    Para mim, o blog foi uma forma de começar, de ver se eu tinha algum talento. Sempre espero que alguém venha me dizer: "Filhinha, vai fazer outra coisa!"
    Mas, concordo com você, blog é para ser algo pessoal em que se expõe o que se sente verdadeiramente. Caso contrário, não faz sentido algum.
    bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi Dama!
    O que gosto dos seus posts é justamente isso: a sua opinião! Eu sou muito "em cima do muro".
    Na escrita, se você diz uma coisa e é mal interpretada, a repercussão é bem mais forte. Como você disse: se perde o controle. E eu tenho medo de perder o controle...
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  7. Olá, Dama! Gostei deste post seu. Muito verdadeiro, pois não mascara nada apenas diz a verdade. Não precisamos e não vamos nunca agradar a todos, não é mesmo? Tem toda razão de se expressar dizendo o que pensa, mesmo que outros não curtam. Muito bom passar por aqui depois de um longo tempo. Mas te sigo no Twitter e vim conferi seu post de hoje. Bjos e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Apesar do seu "não desejo" em ser escritora, digo-lhe que a escrita é uma arte. Não a forma como é escrito, mas sim ao que nos remete. Suas significações. Seus sentimentos. Sua profundidade. Por isso, que há casos em que ela pode ser entendida de forma diferente daquela a qual quem escreve o disse.
    Então, por menores que sejam suas pretensões à escrita, não deixa de ter importância frente a quem a lê.
    Olha, a escrita é um dos meus desejos. Não me sinto pronta, mas como projeto de vida quero me entregar a pesquisa e assim discorrer muitos textos acadêmicos.
    Bjin,
    K.

    ResponderExcluir
  9. Elaine me trouxe pra cá. E estou formalizando a visita mesmo que demore um pouco pra me dedicar a ler os post mais antigos, tem nada não devagar eu vou...

    Eu sinceramente gostei das observações que vc fez sobre os posts, eu li o antisocial e pensei que essa menina não podia ser assim de verdade ainda mais morando no Brasil. Se fosse em Paris eu nunca duvidaria.
    Mas sabe que me identifiquei pq já morei em Paris e adorava ter sempre o elevador vazio, só que estou fazendo o caminho inverso agora passando de antisocial pra social, pra cê ter uma idéia já sei até o nome das babas que estão na mesma hora q nós no parque, olha que evolução, coisa de louco.
    BJ

    ResponderExcluir
  10. Olá, como vai?

    sabe já li seu blog umas vezes e eu gosto daqui, e não é porque partilho das tuas idéias, são poucas aquelas que eu concordo, mas gosto da sua sutileza em ser sincera com vc mesma. É uma personalidade incrível isso, e achei engraçado ler este teu post hj, pois o meu fala exatamente da paixão de escrever, e do meu desejo como escritora, em morrer assim. Bacana ler a tua opinião sobre as coisas, muito bom mesmo :)

    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. Se você sente que em seu blog deve expressar o que sente e seus leitores esperam isso ao entrar aqui continue, ninguém deve lhe convencer do contrário. Quem gosta de nós tem de aceitar-nos como somos e por completo, sem moldar-nos, e isso também se aplica à blogsfera. Eu tenho uma uma postura um pouco diferente da sua, sou mais discreta, mas isso não significa que não admire quem consegue ser franca e direta como você. A sabedoria de conviver com as diferenças é um dom!
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  12. Se você sente que em seu blog deve expressar o que sente e seus leitores esperam isso ao entrar aqui continue, ninguém deve lhe convencer do contrário. Quem gosta de nós tem de aceitar-nos como somos e por completo, sem moldar-nos, e isso também se aplica à blogsfera. Eu tenho uma uma postura um pouco diferente da sua, sou mais discreta, mas isso não significa que não admire quem consegue ser franca e direta como você. A sabedoria de conviver com as diferenças é um dom!
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  13. Você escreve divinamente. Gosto de sua maneira direita de falar as coisas. Eu sim, tenho muitas dificuldades de paris os posts, até porque não escrevo nada, mas me rendo à arte de quem a faz. Eu lembro desse post, achei divino você falar que a arte é atemporal, por que gsoto de filmes e músicas do passado, mas isso ñ quer dizer que eu não goste dos atuais, as pessoas que não entendem bem.

    ResponderExcluir
  14. Dama, o que gosto no seu blog é justamente você expor sua opinião sem a necessidade de ser "fofinha" e/ou "politicamente correta".

    Nem sempre as pessoas entendem o que escrevemos, ou leem algo e interpretam como querem e não como está exposto... Isso faz parte de nos expor na rede.

    ResponderExcluir
  15. Dama, para quem diz não ser escritora você escreve muito bem. Você é advogada? Pois é sempre bem clara em suas intenções.
    Exite uma diferença entre ler e LER, muita gente passa o olho e acha que entendeu tudo, por isso confundi viver atrelado ao passado com odeio o passado, ou não gosto de dar bom dia para quem mal conheço com sou antipática até a morte e não dou bom dia a ninguém.
    Não considero que nossos textos públicos sejam perda de controle por que serão julgados ou interpretados por alguém, pois eles continuam nosso, nós escolhemos as palavras e como compomos nossos pensamentos e ideias. Mesmo que alguém não goste do texto ele ainda é a gente e é como nos sentimos naquele momento e isso ninguém nos tira seja você, eu, Tolstoi ou Chico Buarque.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  16. Dama
    Tal qual o teu blog, eu te acho ácida...

    mas tô aqui sempre...opiniões próprias e verdadeiras, ás vezes incomodam...mas eu prefiro
    quando te acho muito azeda, te xingo só..no meu quarto...rsrs

    beijocas

    Loisane

    ResponderExcluir
  17. Olá Dama, e que tudo esteja bem contigo!
    Assim é minha cara, quando vivemos numa dehipocrisia, e alguns ainda iludidos que seja uma democracia!
    É minha cara, é estas coisas que me são difíceis de entender, o que leva hipócritas de plantão a bater seus doentes olhares sobre aquilo que não suportam, e não respeitam! Que eu viva milhões de anos será difícil compreender tal atitude desta espécie! Mas penso que não deve levar em conta esta hipótese, pois teus escritos são lidos por pessoas de opinião e que respeitam as opiniões alheias!
    Demasiado contente fiquei por seu consentimento a minha invasão, fico feliz por haver entendido minha sede de leitura quando vejo ótimos e belos textos!
    Desejo a você e todos ao redor infinita felicidade, agradecido pela visita e comentário, abraços e até mais!

    ResponderExcluir
  18. hello Dama:
    as vezes sinto isso também, que parece que o que escrevi é um decreto. mas um texto esta sujeito a interpretaçao que cabe ao leitores, no melhor estilo "servir o chapéu", tanto positivo, quanto negativo.
    Nao me preocupo muito com o que vao entender, se vao entender, etc. O que realmente curto e usar o blog para fluir pensamentos imediatos, independente de como serao interpretados.

    Gosto muito de escrever, mas uma coisa é certa: sem pretensao e sem necessidade de aprovaÇào...
    Como vc, que sinto que escreve para desentulhar seus pensamentos, que nem sempre podem ser expressos e gritados aos 4 ventos!!

    Bjs dama, boa semana!

    ResponderExcluir
  19. Adoro o jeito direto com o qual você fala, e se alguém se sente incomodado é pq vive preso nas correntes que ele mesmo se amarrou, cheio de limitações e tabus, e tb se não gosta e não entende pq continuar lendo, né??Como vc mesma muitas vezes falou...Ou se se assustam com essa forma direta é pq só estão acostumados com a hipocrisia que o mundo ensina, de calar em ver de soltar o verbo abertamente como vc faz, rsrs
    Por isso eu e muitas pessoas gostam do seu blog,aqui não existe medo de expressão, ou se tem quase não existe.
    bj.

    ResponderExcluir
  20. Por isso gosto daqui, caríssima. Não tem meio termo, nem lero-lero, embromação e muito menos o famoso: "Deus é bom, o diabo não é ruim", comportamento muito comum hoje em dia na face dessa terra.
    Sabe, eu também tenho minhas opiniões muito fortes. Meus "lados", eu costumo dizer. Dificilmente você vai me ver em cima do muro. Já escrevi várias vezes sobre isso. Sobre as escolhas. Eu faço as minhas, mesmo que depois me caia um caminhão de pedra na cabeça.

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  21. Minha filha tinha o sonho de ser escritora, mas ela viu os mesmos problemas que vc menciona, aí pensou que vai ter que se virar mesmo em outra profissao :-)

    Acho bacana como tu escreve Dama, e o que mais me agrada aqui é que, exatamente devido ao teu jeito franco de escrever, que a gente pode tbm ficar à vontade pra opinar, sendo contrário ou nao ao teu modo de pensar. Isso é legal e por favor, continue a falar as tuas verdades, elas sao boas!

    ResponderExcluir
  22. Escrever é uma das atividades mais importantes da minha vida. Primeiramente, por eu ser uma advogada que atua no contencioso, tenho que escrever - e muito bem - para convencer juízes com meus argumentos. E não é escrever de qq jeito, tenho que ter embasamento legal no que escrevo e ser muito suscinta, além de criativa, caso contrário O JUIZ NÃO VAI LER A PETIÇÃO, ao menos, não com o cuidado que eu desejo.

    Ter juizes como principais leitores do que eu escrevo há quase 20 anos faz com que escrever no meu blog seja sempre delicioso, um bálsamo...

    ResponderExcluir
  23. É menina, e por mais que se exponha tudo ainda tem gente que interpreta errado
    Acabei de vir do seu outro blog em que fala sobre isso
    Mas é isso aí... vamos expondo nossos pontos de vista, alguns concordam outros discordam, o importante é sermos nós mesmos
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Dama querida!
    Acho que mesmo que voce quisesse nao conseguiria mudar, esse ja é teu estilo e por isso os teus seguidores te adoram.Entao,acho que voce nao precisa se preocupar..rs.
    Voce sabe que sou sua fanzona e poder ler pontos de vistas algumas vezes muito diferentes dos meus, deixa o teu blog ainda mais interessante,adooooro!!!!

    ResponderExcluir
  25. amei esse post!
    to cansada de blog em que as menincas fica no guti guti, se esforçando pra agradar as leitoras. Eu sou a opinião que se quero escrever é pq quero desabafar e dane-se quem se doer, tacheia de gente se doendo o dia todo na net, pura falta do q fazer.
    Estou te seguindo, bj!

    ResponderExcluir
  26. Oi,Dama!Vou aproveitar pra responder o teu comentário lá no blog, s histórias que eu tenho contando não são reais até então, elas foram surgindo na minha cabeça, olhando algumas imagens e tal. Até tem uma que está programada uqe é baseada livremente em faots reais.
    Com certeza para ter blog tem uqe escrever tuso preto no branco, diferente de ti eu tenho essa pretensão de ser escritora, se vai dar certo ou não só o tempo dirá,mas é algo uqe eu adoro fazer e acredito que faço bem feito, claro que tenho muito o que aprender, melhorar etc e tal,mas é algo que gosto muito mesmo.
    E tu é bem enfática nas tuas opiniões sim e acho que isso assusta um pouco, ou o pessoal leva ao pé da letra demais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Dama....

    Existem várias formas de textos. Várias maneiras de se escrever. Crônicas.Artigos. Ensaios. Contos. Romances. Poesias. Narrativas...Dissertações..vai por aí.
    Eu escolhi me expressar através dos contos. Nos contos eu coloco muito do que aprendi do mundo e do ser humano.
    Não gosto de dissertações. E evito, muitas vezes, expressar opiniões. Na verdade não gosto de falar de mim. Gosto de narrar fatos.Daí o jornalismo.
    Quando não se escreve profissionalmente, fica a vontade e o desejo de cada escritor. O que deve ser respeitado. Quem discordar do texto, deve discordar, civilizadamente. Aliás, tanto no mundo real quanto no virtual, educação é fundamental para a boa convivência.
    Não sei o motivo do seu desabafo e se é um desabafo ou apenas um " mote" para novo blog, mas, quando escreve, não deve deixar de ser quem é e nem deixar de escrever o que escreve. Estilo. Quem sabe ?
    Polemizar é ótimo. Saudável.Continue.

    Como disse certa vez Chico Buarque, " escrever é uma chatice."

    Escrever é expor as vísceras e nem sempre estamos dispostos a entrega.

    Seu posto me inspirou.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  28. muito bom o post!não sou escritora,mas deixo em meu blog,os meus sentimentos,e já fui chamada de antisocialista,e dai eu sou egoista!
    posso até não concordar com algumas coisas que leio (o que não é o caso agora)mas ofender jamais.
    acho muito importante se posicionar nas vida e admitir quem somos e lutar por algo que achamos justo.
    parabéns pelo post e pelo blog!

    ResponderExcluir
  29. Olá Dama,

    Bom, sobre o inicio do texto do gostar e não gostar, acho que depende do dia, ou melhor fase. Sabemos que nossos gostos e opiniões mudam frequentemente, pode ser que hoje eu goste de tomate, amanhã posso odiar. Ainda bem que meu blog é novo, um feto, pois com certeza eu iria entrar em contradição, as vezes gosto de algo e as vezes não.. rsrsrs

    Aproveitando já o que TODOS aqui estaõ dizendo, Você escreve bem, quando eu crescer quero ser como você! rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Eu também nunca quis ser escritora. Também nunca escrevi nada em papel e nem tive diário, talvez tenha sido por isso que tenha dado o nome diário ao meu blog, para ter pelo menos um na vida. Sou uma leitora que quer conversar.

    Não sinto em seus textos uma tentativa de mostrar as pessoas que sua personalidade é da maneira como você está escrevendo. Sinto que o que quer é que as pessoas acordem e pensem um pouco mais no diferente, que não sigam as massas e que não pensem que são todos iguais na maneira de pensar. Vejo aqui muito mais um "vamos acordar pessoal", "existem outros lados da moeda".

    Para mim você é a escritora e eu sua leitora.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. concordo plenamente! acho que se uma pessoa se predispõe a emitir uma opinião ela tem que se definir, não dá pra ficar "em cima do muro". Se for pra isso... é melhor não falar nada.

    Geralmente isto está relacionado à tentativa de agradar todo mundo / de não desagradar ninguém. Acho isso muito triste. Total falta de personalidade. Mas, fazer o que, né?

    Outra coisa da qual não gosto é isso de as pessoas ouvirem/lerem o que alguém fala, distorcer e reproduzir diferente.

    Como já disse mais de uma vez no meu blog, eu não acredito em ingenuidade, acho que isso é malícia. Pura intenção de criar uma intriga.

    Ou loucura, né?! Porque ouvir uma coisa de entender outra... só pode ser doido.

    ou burro...

    rsrs

    bjoss

    ResponderExcluir
  32. Escrevendo novamente aqui...

    Nossa sabe que ando desmotivado total pra escrever.Não é tipinho não saca? sei la... gostaria de retomar o pique mas acho que a frequencia de pessoas "da vida real" no meu blog me desestimulou um pouco...bjo

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html