quarta-feira, 2 de abril de 2008

Hipocrisia e preconceito

Hipocrisia é o que mais detesto num ser humano! E preconceito acho que atrasa a evolução da sociedade!

Por que juntei os dois no mesmo post? É que parece que um sempre anda de mãos dadas com o outro. O Brasil é um país de hipócritas preconceituosos. Dizem que não tem nada contra negro, mas não namoraria um. Dizem que não tem nada contra gays, mas não se identificam com eles, por isso não os querem por perto. Dizem que não tem nada contra mulheres liberadas sexualmente, mas procuram as "certinhas" para casar. Dizem que gostam de homens sensíveis, mas quando encontram um, chamam o cara de bobo.

Olha!!! É uma infinidade de frases politicamente corretas que fazem desse país um reduto de hipócritas. E os outros países? Não sei, eu nasci e moro aqui e é essa sociedade que influencia minha vida!

Eu prefiro os "inimigos" declarados, aqueles que a despeito de tudo dizem o que gostam e o que não gostam, o que são capazes de fazer. Mas quantas pessoas podemos dizer que são realmente assim? Muito poucas e elas soooooofrem feito um cão de rua. Toda aquela podridão que a gente guarda dentro de nós e que não queremos que os outros vejam, tendemos a jogar em cima dessas pessoas que dizem e agem como pensam!

Eu sou uma pessoa hipócrita? O mínimo necessário. Porque existe uma hipocrisia de defesa que é quase impossível de não se usar. No trabalho você não pode dizer tudo o que pensa e gosta porque não vai parar em emprego nenhum, precisamos ser políticos para sairmos de situações difíceis no dia a dia da labuta. Eu me pego dizendo coisas que não penso e agindo de forma oposta a que agiria normalmente para poder manter meu emprego. Precisoooo dele para quase tudo! Até para não ser hipócrita fora de lá!

Quem me conhece mais de perto e alguns que lêem esse blog sabe, que eu assumi minha vida e meus pensamentos de um forma quase absoluta, digo quase, porque tem a tal hipocrisia de defesa. Onde não preciso ser hipócrita geralmente tendo a não confrontar ninguém mas a ir expondo minha opinião aos poucos até fazer a pessoa entender o meu jeito de ver as coisas! Acho que a arrogância é uma grande burrice! Posso ser um tanto arrogante aqui no blog,afinal esse é meu espaço, como minha casa! Se eu não puder dizer o que quiser aqui é melhor apagar essa porcaria! Mas na vida tendo a esperar sempre o momento bom para expor minha opinião.

Lembrem-se de que hipócrita é aquele que mostra o que não é, para tirar benefícios sociais disso. Cauteloso é aquele que não mostra o que é de cara, vai mostrando aos poucos, mas não afirma aquilo que não pensa. Autêntico é aquele que enfrenta tudo e todos com suas opiniões e como já disse, esses sooooofrem!

Eu oscilo entre autêntica e cautelosa! Hoje mais cautelosa, porque já apanhei demais...

21 comentários:

  1. Bom dia querida! É sempre um prazer ler e comentar o que você escreve. Você, como eu, gosta de dizer o que pensa e não se importa muito se os outros vão jogar pedras ou aplaudir.
    Sobre a hipocrisia, acho mesmo que ela é parte do caráter de todos. Todos tendem a ser hípócritas em algumas situações, mas sempre tem aqueles que adotam isso como estilo de vida.
    Já faz algum tempo que eu não tenho tido medo das palavras, eu falo mesmo, tudo que penso, tudo que tenho vontade. Sofro? Sim, bastante, porque nem sempre as pessoas entendem a sinceridade como uma virtude, é incrível a tendência que as pessoas tem de associar a sinceridade á grosseria ou moralismo.
    Eu sou hipócrita às vezes sim. Concordo com opiniões que não são as minhas para "fazer social", mas o importante é que por dentro meus valores não oscilam e eu sei que por mais que eu concorde verbalmente, a minha cabeça se mantém pensando de forma independente. Tem horas que além de não querer, a gente não pode discutir, é o que acontece no trabalho por exemplo... Mas isso pra mim também é hipocrisia!

    Defeitos? Todos tem, o importante é não fazer deles uma marca de nosso caráter.


    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Hipocrisia em si, pra mim, é muita covardia e falta de caráter.
    Ser o que você não é para tirar benefício dos outros, isso soa quase como doença.

    Acho que é inevitável a "hipocrisia" inerente ao ser humano, pois ela chega a ser questão de sobrevivência. Se fossemos sinceros o tempo todo, a humanidade seria um caos.
    Porém como você disse, uma coisa é ser cauteloso, e outra é ser hipócrita.

    Sempre meço minhas palavras de acordo com a situação, afinal, não é sempre que devemos dizer aquilo que realmente pensamos. Mas sempre que possível sou sincera. Exponho minhas idéias de forma branda, a ponto de não suscitar temperamentos raivosos. Rs. Não gosto de brigas.
    Entretando, às vezes, a falta de respeito nos faz ter que brigar para expor nossa opinião.

    Coisinha complexa, né? Rsrs.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Como você, o que mais me tira do sério é a hipocrisia, viu...
    E já tive tantos hipócritas ao meu redor que aprendi a identificá-los pelo cheiro.
    Acho que hipocrisia é filha da covardia.
    Gente hipócrita é, invariavelmente, covarde.
    Cara, se você tem uma opinião sobre um assunto fale a sua opinião verdadeira, e depois trate de agir como pregou.
    Eu já fui muito criticado por falar o que eu penso, mas falo mesmo e tô nem aí.

    As pessoas preferem se esconder sob suas máscaras de santos, é uma merda isso.

    Argh!!!

    Beijinhos meus.

    ResponderExcluir
  4. esta vida está repleta de caminhos rugosos, cheios de muralhas e armadilhas, por isso, temos de estar atentos ao caminho que pisamos...

    ResponderExcluir
  5. Em nosso país está cada vez mais difícil autêntico, ter opinião própria... parece que querem que todo mundo pense a mesma coisa, ou pelo menos finja que pensa...
    Essa babozeira toda de politicamente correto está criando uma geração de hipócritas! Todo mundo diz ter a mesma opinião sobre tudo! Que terrível isso, as pessoas estão desistindo de pensar por conta própria!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Em primeiro lugar, parabéns pelas palavras e pela sinceridade que você tem com elas! São exatamentes confissões ácidas!
    Estava visitando o blog do "O Antagonista" e encontrei o seu blog, confesso que o que me chamou atenção foi exatamente o título desse seu post, pois justamente esses dias, eu estava pensando sobre a hipocrisia esses dias, e até fiz um post sobre tb lá no meu blog, aí pensei, pensei .. e logo me achei hipócrita ... eu lembro que falei que eu admirava a ousadia expositiva de alguns blogueiros, aí me deparo aí com as suas palavras ... e pensei, poxa, que legal essa blogueira aí.. diz o que pensa, e admiro mt pessoas assim ... assim como vc, odeio preconceitos, mentiras, hipocrisias tb .. tb concordo que o blog é o nosso espaço e lá a gente diz o que pensa ...=) Confesso que não tenho ainda tanta ousadia de me expressar totalmente, muitas coisas eu ando omitindo .. mas tb como vc disse, temos que ser cautelosas!
    E eu acho que é exatamente aí a raiz das pessoas serem hipócritas e preconceituosas, além de não terem empatia com o próximo, são ignorantes ... afinal, existe coisa mais ignorante do que o preconceito???

    .

    mais uma vez, parabéns pelo blog ..
    voltarei mais vezes aqui pra te ler... bye!

    ResponderExcluir
  7. Isso que é post!
    Eu tô quase como o cão abandonado que vc disse, já vi que preciso de cautela urgenteeeeeeeeeeeeeeeeee.
    Fantástico.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Obrigada pelo carinho retribuido!
    Obrigada também pela visita e pelos comentários! Como já te disse, também gostei dos seus escritos, dos temas que você abordou e da sua sinceridade com as palavras, admiro muito isso nos blogueiros, nas pessoas em si ...
    Afinal, todos nós queremos e temos o direito de termos a nossa própria opinião, mas poucos têm a coragem, diria que até a liberdade, de assumi-las ... e o blog, acaba sendo uma fulga pra isso ...no meu, como eu já te disse também, uso o blog até como uma necessidade de me expressar, mas sempre mantenho um bom senso por lá, afinal, não são apenas amigos que podem acessar lá... e privacidade é algo que prezo muito...
    Fernando Pessoa, é tudo né? Ele é o meu poeta preferido ... eu não tinha pensando nisso, mas talvez eu colocaria o poema "Tabacaria" lá no meu túmulo! ah, mas eu esqueci... quero ser cremada! =P
    Ah, também "linkei" o seu blog! Será um prazer conhecer mais e mais as suas idéias!
    bjs!

    ResponderExcluir
  10. Amanhã (Mensagem Espírita)

    O dia de amanhã ninguém usou.
    Pode ser seu !
    Sofre pôr antecipação quem vive
    pensando bobagens que não se realizam.

    Portanto olhe para o seu futuro...
    ...com a ternura de uma criança
    Espere dele sempre,
    As melhores coisas,
    As melhores oportunidades...

    ResponderExcluir
  11. Ultimamente ando brigando com um povo de minha turma de jornalismo que enche a boca para falar de ética. Hipocresia cara, todo mundo falha e comete erros, afirmar que é humano sempre será um grande passo para salvar nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  12. Muitos admiram e acham engraçado meu jeito de brincar, dizer o que penso, o que desejo, bem na lata!!

    Mas assusta!! Quanta gente já arregalou os olhos enquanto eu expressava minha opinião sobre algum assunto!!

    No trabalho já tive maus momentos, e ainda preciso me controlar muito para ser política na empresa, somos poucos hoje, fica mais fácil ser autêntico...

    Não dá para mudar, Dama, quem não é hipócrita e preconceituoso, jamais conseguirá ser!! O máximo que podemos fazer, como vc disse é sermos cautelosas para nos defendermos.

    Ótimo post, beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Trabalhar com as "angustias femininas", como você comentou lá, era realmente mesmo a especialidade de Clarice, né? Afinal, quase nos contos dela, a maioria são mulheres .. Talvez Clarice se enquadrasse, digo isso a grosso modo, afinal, Clarice odiava rotulações e eu tb odeio... mas talvez ela se enquadrasse aí no seu penúltimo post "eu sempre gostei de mulher" =P
    bjs Dama, e obrigada pelos comentários!

    ResponderExcluir
  14. É, a humanidade me deixa desanimada com o futuro.
    No meu estado de espírito nada é positivo.. infelizmente...
    Vejo as pressões que as pessoas querem depositar nas minhas costas, as frustrações delas que elas tendem a jogar em mim... um saco.
    Mas faz parte, isso é viver né?

    Lidar com esse monte de gado.

    Beijos e ótimo post, como sempre!
    P.S. Quero conversar sobre os hormônios sim... semana que vem. :)

    ResponderExcluir
  15. Você está intimada a passar no meu blog.
    Hunf!
    Tem presentinho lá procê. :D

    ResponderExcluir
  16. Atualmente, estou vivendo a realidade dos sonhos, não a realidade-realidade, porque muitas vezes o amor não é pra sempre. Só às vezes. Mas a maioria das vezes não.

    No momento estou o seu total oposto! Haha!
    Eu quero quase tudo, nada de satisfaz e ao mesmo tempo sou uma satisfeita nata.
    Haha. Roubei suas palavras.

    Odeio hipocrisia com todas as minhas forças. Mas, ninguém é inerente a isso. Nem eu, que encho a boca pra dizer que odeio. E eu odeio os preconceitos em geral.

    “ O Brasil é um país de hipócritas preconceituosos. Dizem que não tem nada contra negro, mas não namoraria um. Dizem que não tem nada contra gays, mas não se identificam com eles, por isso não os querem por perto. Dizem que não tem nada contra mulheres liberadas sexualmente, mas procuram as "certinhas" para casar.”

    Sinto vontade de matar, esfolar, sei lá, quem diz essas coisas. Humpf.

    ResponderExcluir
  17. 100 palavras!! Verdadeiramente adorável o teu texto!
    Nota 20!!!

    ResponderExcluir
  18. Mas como nas palavra de Clarice: "E se me achar esquisita,
    respeite também.
    até eu fui obrigada a me respeitar."

    Creio que todos nós temos as nossas esquisitices nessa vida ...
    E ainda bem, afinal, as pessoas mais esquitas que me atraem!
    ;)
    Com relação a morte, tb tenho umas idéias loucas ... sempre tive vontade de aos 80 anos fazer uma grande festa, com familia, amigos... e depois... da festa...me matar...

    Bom final de semana pra ti, Dama...
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Salute! =)

    Vc escreveu que prefere os 'inimigos' declarados. Isso lembrou-me de Voltaire... “Deus, protege-me dos meus amigos, pois, dos meus inimigos, eu me encarrego”. Claro que não se tratam de amigos de verdade, mas dos falsos amigos e das pessoas hipócritas com quem lidamos até sem perceber.

    É, minha cara! É necessário ser diplomático sim. Abaixo à hipocrisia e ao preconceito! Mas não percamos de vista a diplomacia como forma de manter o mínimo da boa convivência entre as pessoas, não é?

    “Hipocrisia: homenagem que o vício presta à virtude.” (La Rochefoucauld)

    Parabéns mais uma vez!!

    Abraços!
    Carpe diem!!
    Pierre

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Este seu texto "preconceito e hipocrisia" tem muito haver com alguns que andei escrevendo no meu blog.
    A verdade tem que ser dita, mas tem muito que não querem ouví-la.
    Preferem a surdez do comodismo e da auto-piedade.

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html