sábado, 26 de abril de 2008

Blogs, comentários e gêneros...

FEIAS
As belas que me perdoem
Mas cultura é fundamental
Se forem ocas não merecem
Um poema de Vinícius de Moraes

(Angelo Alfonsin)


Vamos falar de um assunto que vai gerar uma polêmica básica! Você tem um gênero de blog que mais te agrada?

Não sou muito chegada a alguns estilos de blog, prefiro não comentar quais para não ser crucificada na net, como já fui outras vezes! Gosto de criar polêmica, mas a do bem, aquela que faz a a gente pensar sobre um assunto e não criar atrito com as pessoas! Já basta as chateações da vida! Blog é divertimento é pra relaxar!

Os blogs que mais gosto são os que falam sobre questões existenciais, dos nossos problemas e angústias, bem como os blogs de um humor ácido, aqueles que falam de assuntos sérios sob uma capa de humor; r
esumindo, um blog na linha que escrevo. Isso não quer dizer que SÓ gosto desse tipo de blog, na lista de blogs que acompanho têm de todos os gêneros, mas confesso que alguns gêneros são meio brochantes!

Gente! Todos têm direito de ter o blog que quiser, de sacanagem, político, de poemas, existencial, de culinária. Mas querer que todas as pessoas gostem daquele gênero, ou querer tirar o meu direito de dizer no meu blog, que prefiro esse ou aquele, é um absurdo! Mas parece que dizer que não gosta do gênero do blog da pessoa é o mesmo que xingar a mãe! Então prefiro não xingar a mãe de ninguém.

Outra coisa que verifico em blogs e ligado a isso que disse acima, é que as pessoas são extremamente intolerante com a opinião alheia! Entram num blog, não concordam com o que o autor escreveu num post, aí passam atacá-lo pessoalmente, de preferência sob a capa do "anônimo"! Isso é um saco, sabia?! Em outros blogs, sofri perseguições de pessoas assim! Caraca!!! Se não gostou do que escrevi, diz que não concordou, o porquê, com educação e se não se identificar com a linha do meu blog, não precisa voltar mais. A net tem espaço para todas as opiniões e blogs. Não precisa perseguir alguém porque sua opinião não bate com a dela.

Outros pontos lights e chatos em comentários:

- Você abre pra comentar o blog de alguém e tem aquele monte de letrinhas de confirmação do comentário, às vezes ilegíveis, que a gente fica digitando e errando. Pior, às vezes perdendo o que escreveu. Isso é chato, mas respeito porque o blog é da outra pessoa e deve ter um motivo para mantê-las.

- Comentários do tipo: "Passei para colocar a leitura de seus posts em dia. Um beijo". Ora! Passou para ler o post, se deu o trabalho de abrir o comentário e não disse o que achava sobre o assunto, até ai, também, tenho que respeitar, pois tem gente que acompanha nossos posts sem deixar nenhum comentário. Acho chato,mas tenho que respeitar!

- Comentários agressivos! Existe mil maneiras de se dizer: "não gostei do que vc escreveu". Pode ser dando coices para todos os lados feito um cavalo selvagem, ou como um ser humano civilizado!

Bom mesmo é quando somos visitados e a pessoa deixa aquele comentário que te faz ver um outro lado da questão abordada em seu post! Não precisa concordar, apenas argumentar, mostrar, exemplificar! Não sou adepta de ficar fazendo comentários politicamente corretos! Eu digo o que penso e só visito os blogs que me dão prazer em ler!

É bom quando a pessoa te diz o porquê da opinião dela! Nossa! Sou fã desses comentários! Já houve posts que passei a enxergar a questão de uma forma diferente a partir de um comentário bem feito! Ainda bem que aqui no meu blog tem uma galera que acompanha e deixa comentários bem legais e que me fazem pensar. Também por isso ando satisfeita com esse blog.

Pra fechar, eu sou contra radicalizações, do tipo nunca, jamais, todos, nenhum! Tenho meus gêneros preferidos, mas sempre estarei aberta a ler um blog bem escrito! Mesmo que ele não seja do gênero que me agrada!

OBS.: 1) O poema acima é do blog de Angelo Alfonsin, um homem doce e gentil, com uma alma de poeta muito talentosa.

2) Esse post não é um recado para ninguém, quando quero mandar recado eu cito nomes, escrevo um email ou chamo no msn.

34 comentários:

  1. Hahahaha, penso assim também, mas temos que respeitar. Sabe uma coisa que me "brocha" até de ir no blog da pessoa? É alguém comentar seu blog e dizer: "Passei por aqui. Agora você me deve uma visita"; ou então "Te linkei, linka aí também". hahahaha é uó!

    Dá pra perceber claramente quem lê de verdade o que você escreveu e quem faz um comentário qualquer a fim de conseguir público, deplorável.

    Eu sou um pouco chata, pra eu gostar a pessoa tem que saber escrever de verdade, não precisa ser poeta, ser letrado e ter criatividade basta.
    Eu respeito todos os gêneros, só não dou conta daquele tipo "querido diário".

    Beeijo.

    ResponderExcluir
  2. Assim lindo infante, que dorme tranqüilo,
    Desperta a chorar;
    E mudo e sisudo, cismando mil coisas,
    Não pensa — a pensar.

    *Gonçalves Dias*

    E mais uma vez venho me encantar...

    Bejos doces!

    ResponderExcluir
  3. Passei por aqui ( brincadeirinha!!)
    pra te dizer que valeu a pena permanecer vivo até hoje.
    Jamais tive uma demonstração tão sincera de carinho e respeito, talvez não imagines o que posso estar sentindo.
    Comunicar-se com uma só pessoa é comunicar-se com o mundo, aprendi contigo, e com o que de melhor há dentro dele.
    Nossa Dama é a "gente no mundo" como procura
    Fernando Pessoa, esse sim poeta, no "Poema em linha reta".
    Esse teu comentário é daquelas coisas que vão me fazer lembrar até o último sopro.
    Valeu a pena!!! Dama,ter-te encontrado aqui olhando para o céu
    próprio de quem tem pensamentos elevados.
    Meu filho ficou tão bonito que não reconheci, o "Feias" ficou belíssimo pela convivência de que o escolheu.
    beijo

    ResponderExcluir
  4. As vezes não conseguimos fazer com que nossos leitores interpretem nossos artigos da maneira como os escrevemos.
    Volta e meia dou um texto que escrevi para alguém ler e fico ouvindo. Até os pontos e as virgulas que colocamos são lidas diferente. Por isso nunca vejo maldade nos comentários que recebemos, pois tudo é interpretação.
    Quase escrevi um artigo.
    Leia em voz alta para interpetrar bem, hehehe.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Garota um dia desses tava eu pensando em postar algo tb assim sobre blogs..
    mais voce tirou as palavras da minha escrita..srsrs
    Bem concorndo plenamente com vvc tem coisa em blogs ai que dá até preguiça de abrir só de ver aquela pretidão do painel( eu odeio panel preto )
    e aqueles de versos que só tem versinhos...( vm deixar pra lá..)
    bjs!

    ResponderExcluir
  6. Gosto de blogs de gente inteligente.
    Dá pra se fazer qualquer assunto ficar interessante quando quem se escreve é inteligente.
    Já ví futilidades escritas de jeito inteligente, já ví bons blogs de política, de ficção, diários, etc.
    Mas vou te dizer que é difícil achar blogs realmente bons, que me chamem a atenção e que me causem interesse de frequentar.

    Bom. É isso.
    Sobre o poeminha lá em cima, acho que o Vinícios era um malandrão safado, rss ele não se preocupava tanto com cultura, pois era um mulherengo, então discordo do segundo poeta, apesar dos versos serem bons (e politicamente corretos de acordo com o feminismo), Vinícius de Morais estava mais preocupado com as Belas curvas, assimo como todos aqueles, Tom Jobim, etc.

    ResponderExcluir
  7. hehe.. eu tb tenho meus tipos de blog preferidos.

    Não gosto dos tipos copia e cola de emails clichês...
    Não gosto dos tipos criticas imensas sobre filmes..

    Mas gosto de muitos outros...
    Prefiro aqueles que escrevem com seus proprios dedos e pensamentos. Pelo coração ou pela razão, tanto faz.. que seja dele.. e somente dele!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. HOTEL NOVO MUNDO

    Quando uma Dama convida o poema
    Para subir à suite presidencial
    De seu âmago
    Novos caminhos desenham-se além
    Das curvas que de tão sinuosas
    Impediam atenção às retas
    Cujos os traçados vicinais
    Destruíram desertos inóspitos
    Para tornarem-se paisagens Deslumbrantes
    Agora mudadas dos quadris
    Para o coração
    beijo

    Viva as mulheres inteligentes.
    Vinícius também gostava delas sem falar no resto do mundo.

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post!!!!!
    Não gosto de blogs que se dedicam à críticas intensas ou fofocas , por exemplo. São blogs que não me chamam muita atenção. Quanto aos comentários, esse sim é um fator delicado. Meu último port foi sobre o "aniversário" do Brasil e deu o que falar!!! Mas, o que mais me deixou feliz foi que, as pessoas que concordaram com as minhas palavras, deixaram comentários legais a respeito. As que não concordaram, foram gentis e souberam expressar sua opnião a respeito. Acho que um blog serve extamente para isso. Abrir nossos corações e/ou pensamentos (as vezes eles trabalham bem separados) e ouvir o que as pessoas têm a nos dizer!

    ResponderExcluir
  10. Vixi! Ainda bem que vc é minha amiga e me desculpa sempre, por que eu sou uma das que já disse com certeza: "Passei para colocar a leitura de seus posts em dia. Um beijo".
    Buá, buá, buá.
    O fato é que não levo jeito ainda com blogs é a realidade, escrever sempre foi algo difícil pra mim, já te falei várias vezes.
    Porém, não há como passar aqui no seu blo, e ficar indiferente com as polêmicas que você abre.
    Eu já lia um dos seus blogs anteriores, já era fã de carteirinha de lá, e aqui só reafirmo isso.
    ^Concordo plenamente com você, quando eu não gosto de um determinado estilo de blog ou post, deixo de visitar ou comentar, pois o respeito deve existir sempre.
    Eu acho que blog é como um "TV" , quando a gente não gosta de um determinado programa, basta apertar o controle remoto e escolher outro.
    Bjo Grande

    ** Ainda bem que não falo de culinária, só faltava isso pra eu abalar nossa amizade (risos)

    ResponderExcluir
  11. gostei do post.Eu detesto blog tipo diário, raramente tem um nesse estilo legalzinho.Outra infelizmente tive que colocar comentário moderado no meu blog pq tinha gente "abusando" e ofedendo gratuitamente e não gostaria de dividir essa situação com o pessoal que visita meu blog.
    bjaum

    ResponderExcluir
  12. Objetiva e direta ao assunto...

    Gostei!!!

    O mundo precisa masi de verdades !!!

    grande abraço

    ResponderExcluir
  13. Opá gostei do texto, batemos nas mesmas idéias quanto a leitura de blogs, eu tb detestooooo akelas letrinhas cara e pensando nisso desativei faz tempo no meu. Antes tinha alguem q ia lá e me xingava, nunca descobri quem era, mas naum me importo mais, simplesmente apago comentarios grosseiros, afinal o blog apesar de ser lido por todos, continua meu. :D

    ResponderExcluir
  14. Essa coisa de se fazer anônimo e xingar o que a pessoa é, ou gosta de ser, é um absurdo!
    Considero o blog minha casa, e na MINHA casa, quem canta de galo sou eu (como já diz a fofa da Jade).

    Existem alguns blogs que visito que não fazem muito meu estilo, mas continuo indo, principalmente, em respeito a pessoa, pois ela está sempre indo no meu e tal. Me sentiria mal educada se simplesmente sumisse... sei lá.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Eu, Raquel, não gosto muito de blogs de poesia. Porque eu sou muito chata pra essa coisa toda, raramente gosto. Chata mesmo. Lembro que fiz um amigo porque eu disse (juro que não sei o que me deu) que odiava poesia rimada e que não diziam nada, como a dele e que seria um crime eu pagar alguma coisa por aquela porcaria. Cara, isso foi há três anos! Pois ele me deu o livrinho e aí a gente ficou amigo, eu ajudava a vender e tudo, fazia aqueles elooooooooogios que ele sabia que era puro sarcasmo. Enfim. Nem sou muito de ler blogs, sei lá. E nem sei classificar blogs alheios em gêneros específicos. Eu só fui atacada por um anônimo uma vez. Uma única vez e putz, nem foi ataque, foi mais uma opinião absolutamente contrária a minha. Mas, cara, vão pro inferno todas as pessoas que se fazem de anônimas pra criticar (do tipo, ah... Sabe, tipo não gostei porque sim e ponto?). Enfim, enfim…

    Beijo pra você.

    ResponderExcluir
  16. Eu não gosto de blogs de poesia... A pessoa tem que ser muito boa pra escrever poesias... Mas tem quem goste, não preciso entrar no bog da pessoa e crucificá-la...


    :*

    ResponderExcluir
  17. Concordo com tudo isso, pior são aqueles que pedem uma visita em troca, ou ficam dando toco em outras pessoas que comentaram.. tenho um exemplo bem recente, estou te mandando o link, e veja com seus próprios olhos o absurdo..


    http://minicontosperversos.blogspot.com/2008/04/fazia-transbordar-loucura-dos-coraes.html

    Apoiada! Mas ó, só não esquece de dar uma passadinha no meu blog e digitar as letrinhas pra comentar.. rs

    ResponderExcluir
  18. Olá querida!
    Também já parei para refletir sobre os blogs, aliás, sempre faço isso. Gosto dos blogs, gosto desta exposição ao público de forma moderada, gosto de falar sobre assuntos de caráter existencialistas como vc citou e até mesmo alguns polêmicos ... e é exatamente isso que me atrai mt no seu blog, gosto dos temas que vc aborda e da forma como vc aborda.. gosto das pessoas que dão as suas opiniões e exige respeito por te-las, garantindo assim a sua liberdade de expressão, não é mesmo? E o que mais temos que ter no blog é liberdade...
    Uma das coisas que eu acho fantástica nos blogs é, não sei quanto à vc, mas comigo acontece algo enriquecedor nesta minha vida de escrever em blogs: uma troca incessante de idéias que geram belíssimas controvérsias e espantosas identificações. Uma hora você absolutamente não concorda com um ponto de vista e isto te instiga à defender diplomáticamente seu ponto de vista, fazendo com que se torne um "expert" em convivência equilibrada com seu semelhante. Por outro lado tem horas que você simplesmente não acredita como alguém pode escrever coisas que se encaixam tanto com o que você pensa da vida, gerando identificações e amizades e afetos (como está sendo no nosso caso, pelo menos de minha parte, pois me identifico mt contigo)
    E sobre os comentários... sinceramente eu prefiro ter um ou dois comentários interessantes a ter milhares "desinteressantes" ... sinceramente é claro que é bom vc perceber que muitas pessoas leram os seus posts e gostaram... mas não é exatamente isso que me faz ter um blog... eu não saio por aí procurando blogs pra ganhar mais comentários... eu visito até poucos blogs, mas todos são bem escolhidos por mim... eu "linko" os blogs que me dão prazer em ler mesmo.. e todos os blogs que visito são igualmente merecedores de total admiração .. e gosto também da qualidade dos blogueiros que andam lendo os meus posts... isso sim me deixa feliz...
    bom, acho que já falei demais! =P

    Dama, parabéns por mais uma reflexão ...

    bjs!

    ResponderExcluir
  19. Um ar de desabafo forte nesse post. Certamente tens tuas razões. Concordo com muito do que escreveste, mas como deves imaginar, sou novo na blogosfera.

    Criei um espaço "livre" para colocar idéias, textos, poesias e qualquer outra coisa que venha a sentir necessidade.

    Pois logo que iniciei, um amigo pediu (quase exigindo) para que eu falasse sobre os problemas da política (área em que atuo e trabalho).

    Minha opção é escrever outras coisas, pelo menos por enquanto.

    Sempre agradeço as visitas que recebo lá no blog, sem elas, ele não teria sentido de existir.

    Um enorme beijo!

    ResponderExcluir
  20. Sabe que meu maior desgosto é pensar que nem posso me dar ao luxo de ter insônia porque se tomar um remédio pra dormir, no outro dia vou penar pra levantar.

    Ohh vida madrasta!


    O melhor é parar com a cafeína noturna mesmo.

    Beeijo.

    ResponderExcluir
  21. ODEIO tb essas letrinhas !
    e só modero os meus comentários pra não ficar caçando eles por ai sabe ?
    Pq ai tenho uma noção meeesmo .
    Enfim .
    Essas pessoas que realmente não tem o que fzr e ficam fazendo comentários anonimos. Aff ¬¬' !

    Eu juro q ia comentar algo, mas esqueci... ando meio esquecida meeesmo ...

    E...
    não acho o teu blog polemico.
    Eu adoro.
    Dps passa no meu siim ?

    Bjs =*

    ResponderExcluir
  22. FEIAS
    ---------
    Não há pessoas feias. A beleza somos nós que a colocamos.
    Felicidades.

    ResponderExcluir
  23. eu gosto de quase todos os gêneros de blogs. Só não curto muito aqueles tipo diário em que a pessoa conta praticamente todos os dias da semana dela. Adoro blogs que a pessoa fala sobre assuntos muito diversos e inteligentes, interesantes, polêmicos, sempre dando a sua opinião seja com humor ou ironia. Adoro!

    Você falou uma coisa sobre as letrinhas que eu nunca pensei em tirar do meu blog, mas agora vou tirar, porque vejo que é chato mesmo.

    Bonito seu blog,
    beijo :*

    ResponderExcluir
  24. Existe uma infinidade de blogs, mas todos têm as suas preferências. Não há porque se “crucificar”, se você gosta de um, vá em frente, são os seus gostos.

    Fuçando em blogs alheios, acabei descobrindo um monte de coisa legal, o teu é um exemplo, gosto de vir aqui e ler seus textos.
    Eu gosto de blogs que tenham alguma coisa para falar (não um copia e cola barato), que geram algum "bafafá", essas coisas me atraem, gosto de polêmica.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  25. Escrevi um longo post uma vez que abordava exatamente esse assunto. o lance dos comentários e dos blogs que me irritavam.
    Uma das coisas que citei foi exatamente aquelas letrinhas horrorosas que temos que digitar após o comment.
    Aquilo além de inútil, faz com que percamos o comentário algumas vezes.
    Falei dos blogs "musicais", nem sempre eu gosto do que toca nesses blogs e dá o maior trabalho desligar o bendito som.
    Mas isso dos comentários é algo realmente sério.
    Poucas são as pessoas que levam a sério o que você escreve, que comentam complementando sua idéia ou sentimento ou até mesmo discordando deles.
    Tenho a i,pressão de que são poucos os que realmente lêem o que escrevemos na íntegra e com atenção.
    Mas isso não importa tanto. Blogs servem para se fivertir, extravasar e viajar.
    Se fizermos disso mais uma preocupaçao estamos fritos.

    Beijinhos meus.
    Adorei sua abordagem.

    ResponderExcluir
  26. O seu blog está muito bom...ja alguns outros...hahhaha.
    beeijos

    ResponderExcluir
  27. eu concordo PLENAMENTE com o que você escreveu!
    Meu gênero preferido é "blogs gostosos de ler com textos com sentido". hahahahahahaha

    o poema do angelo alfonsin é uma verdade colocada em belas palavras...
    não é?

    ;)

    tô esperando meu humor/vida melhorar, quem sabe não escrevo coisas legais também...haha

    beijão

    ResponderExcluir
  28. ehehe..
    n sei se vc gosta muito dessas coisas mais tem um meme bem legal lá no meu blog que eu te indiquei ok?
    xero, fofix!

    ResponderExcluir
  29. hahahaha
    Eu também não suporto aqueles blogs que dificultam os comentários... alguns exigem que você tenha o cadastro assim ou assado, o que é um saco. Nesses casos desisto de comentar.

    Serei sincera, já discuti com um cara comentando um post dele... foi um post tão nazista e tão grosseiro que acabei me deixando levar pela emoção e bati com luva de pilica. Obviamente foi o primeiro e único comentário... pra nunca mais entrar no site da pessoa em questão. Dificilmente faço esse tipo de coisa...
    Fiquei estarrecida com as idiotices que ele escreveu e toda a forma que conduziu o assunto...não voltei, mas comentei. Não fui grosseira com ele, pelo contrário, mas coloquei opiniões contrárias e ele depois ficou entrando numa de ficar discutindo com cada um que o criticou (e foram muitos).

    Eu sou chata com blog... acabo lendo muito mais blogs técnicos do que qq outra coisa. Mas gosto de humor ácido tbm e questões políticas bem colocadas. Gosto de quem escreve de forma inteligente, me deixanodcom vontade de ler mais... ;P

    Beijão!
    :*
    (não esqueci do seu mail)

    ResponderExcluir
  30. Olá!

    Concordo com tudo o que você diz nesse texto. Cada um tem o seu gosto para blogs, fora que dependendo do nosso estado de ânimo o gosto pode mudar, não é verdade?

    Quanto aos comentários, você está certíssima...gente que comenta e parece que nem leu o que você escreveu poderia simplesmente não comentar. Escrever qualquer coisa só pra dizer que acessou seu blog é meio perda de tempo...

    Bom, caso esteja a fim de conhecer um blog novo, passa lá no meu ok?

    Bjos mil

    ResponderExcluir
  31. Essa vida de blogueiro, irrompendo nos nichos públicos.. tantas privacidades postas nas vitrines. Há que se respeitar e saber proveito tirar, do que quer que seja, que cada fulgaz sintaxe posso querer acrescentar. Acho sua acidez bastante digestiva de prolegômeros dialógicos. Também detesto as tais letrinhas e os comentários do tipo.. "passei por aqui.."
    MAs o que eu odeio mesmo é irem fazer propagando nos comentários do blog.. pela mãe do guarda.. ai ai.. enfim..
    Beijos e inté...

    ResponderExcluir
  32. Eu só estou comentando porque estou botando a leitura em dia... ops!! hehehehehe!!
    Fora de brincadeira Dama, esse post bem poderia ter sido eu a escrever viu??
    Concordo com tudo inclusive a observação 2, a observação 1 eu vou entrar agora para comprovar!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html