sexta-feira, 19 de outubro de 2007

A felicidade é um estado de espírito (PARTE II)

Através da observação da vida de grandes artistas, podemos comprovar que felicidade é uma espécie de vocação!

Dia desses estava vendo o especial "Por toda minha vida" que contava a trajetória do vocalista da banda Legião Urbana, Renato Russo. Comecei a ver o programa meio que me colocando no lugar dele, tentando sentir as coisas que aconteceram na sua adolescência e tal. Depois quando ele foi se tornando adulto, fazia uma idéia de como é a batalha de alguém para chegar a fama, ter seu trabalho artístico reconhecido.

Ele sofreu para ter o reconhecimento do público, assim com os artistas em geral sofrem, porque não é fácil virar uma estrela. A diferença é que uns ao alcançarem tudo que sonharam, se sentem vazios e perdidos, às vezes buscando alívio no sexo e/ou nas drogas. São almas atormentadas, que fazem arte, produzem, talvez, por serem infelizes. E nessa ânsia de vencer esse sofrimento interno que não os abandona, seguem buscando caminhos e mais caminhos.

Muito do que vi no nesse programa me lembrou a vida de Janis Joplin, são personalidades ciclotímicas, que em momentos estão muito bem e em outros estão se sentindo no fundo do poço. Uma infelicidade tamanha que nem a fama, o amor dos fãs, dos amigos, da família consegue estancar!

Observo, em oposição a esses artistas atormentados, personalidades opostas. Como por exemplo, Maria Bethânia. Assistindo um DVD da cantora, percebi que ela é de uma constância marcante. Vestindo-se e interpretando músicas da MPB, com um entusiamos linear. Claro que ela deve ter suas crises pessoais como todos nós. Mas o que me chama a atenção é a serenidade perante sua vida e o mundo. É como se essas pessoas se sentissem encaixadas, interagindo de forma "certa"! Elas transparecem serenidade e porque não dizer felicidade!

É quase impossível negar que a felicidade parte de dentro de nós e que as situações podem piorar ou melhorar esse estado pessoal!

2 comentários:

  1. Oi! vai querer continuar na campanha FRCC? Estou fazendo uma página com os banners de todos os participantes e os separando por categoria. Para constar lá é só ter o banner da campanha no seu blog COM O CÓDIGO INALTERADO e mandar-me a categoria em que seu blog se encaixa.
    Ah! Mande-me seu banner.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Acho que só quem tem um talento artístico tão grande, beirando a genialidade, pode dizer o quanto é difícil viver num mundo como o nosso.
    Renato Russo queria ser um artista, não ser famoso. Hoje em dia o que acontece é que a molecada já começa uma banda, uma carreira artística pensando muito mais no dinheiro e na fama do que na arte em si. Esses jamais vão ter depressão, jamais vão se questionar quanto ao rumo de sua carreira... enquanto estiverem ganhando dinheiro e com espaço na mídia, estarão felizes.
    Para o verdadeiro artista, sua arte é algo que o liberta e, por vezes, o sufoca. Esse é o grande dilema dos grandes artistas!

    Valeu.

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html