quarta-feira, 14 de março de 2012

Sobre a inveja...


Antes de começar o post quero dizer que esse texto não é um recado para ninguém especificamente, não me inspirei numa pessoa, mas sim no que analiso lendo vários blogs e publicações em redes sociais.

Impressionante o número de posts e publicações em redes sociais de gente reclamando da inveja dos outros na sua vida. Sinceramente, ou sou um anti-modelo total, não invejado por ninguém, ou as pessoas estão vendo pelo em ovo, chifre em cabeça de cavalo, estão possuídas pela síndrome do sol, em que tudo gira em torno delas.

É sério! Não vejo uma pessoa sequer com inveja de mim! Estaria eu louca, ou cega??! A verdade é que as pessoas se preocupam com a vida do outro por alguns minutos, horas no máximo. Mas o que importa de verdade é o nosso eu, nele é que estamos focados, queiramos nós admitir ou não. Exceto se a pessoa tiver um problema psicológico qualquer de fixação doentia em alguém, ela vai se preocupar de verdade com a vida dela, com as frustrações dela, com o que falta nela. Se a pessoa transparece se incomodar com sua vida. Talvez não seja porque queira realmente sua vida, apenas quer consertar a vida dela e você é um espelho que mostra a impossibilidade dela nesse sentido.

Tem algumas pessoas que vivem brandando diariamente sobre a inveja dos outros. Lembrando que quando a gente se preocupa demais com um defeito no outro, algo daquele defeito está espetando dentro de nós mesmos. Se aquilo é motivo de sua atenção, é porque a coisa não tá tão bem resolvida assim dentro de você.

Claro que não estou querendo dizer que a inveja não existe! Evidente que existem os invejosos crônicos que se empenham em minar a vida alheia. Mas quero levantar a questão que talvez não existam tantos invejosos como se pensam. Talvez estejam deturpando demais os fatos, ou interpretando tudo como se o mundo estivesse focado na gente, enquanto definitivamente não é assim. Cada pessoa se preocupa muito e de verdade com sua própria vida. Se algo no outro a está incomodando, não é pelo outro, é por causa dela mesmo.

Na real o que lidamos diariamente é com as frustrações do outro! O que as pessoas chamam de inveja, chamo de frustração! As impossibilidades da pessoa são de tal proporção, que aquilo transparece e transborda para o coletivo. E algumas pessoas interpretam isso como inveja. Acham que todos estão querendo a vida dela, quando na verdade a criatura só quer consertar a sua própria vida e não consegue.

Quando alguém se sente invejado demais, não estaria ele focando demais no outro? Aí sim o foco é o outro e não a sua própria vida! É um caso a se pensar.

55 comentários:

  1. Também nunca notei que alguém tivesse inveja de mim.
    Vais ver somos umas aves raras, eheh.
    Boa Quarta-feira.

    ResponderExcluir
  2. O ser humano é um juiz por natureza, não sabe fazer outra coisa senão julgar o outro.
    A nossa capacidade de colocar alguém no banco dos réus é doentia, mesmo quando pouco sabe acerca do réu, é um tal de "achismo" ( a ciência brasileira mais desenvolvida) insuportável.
    No geral somos muito iguais, para nos sentirmos tão diferentes, nossos medos, frustrações, fracassos são impossíveis de serem escondidos.
    Inveja é resultado da frustração do invejoso, se antes de julgar alguém tivéssemos um espelho em casa e binóculos estaria resolvido o problema.

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Sabe que vejo esses recados no facebook, e me pego pensando. As pessoas estão muito preocupadas com o que os outros pensam delas próprias.
    Colocam 'cães de guarda' demais, e querem se defender do mal com exagero.

    Deixa- se de viver.
    Fora que esse lance de mandar recado é uó.. acho péssimo.
    Não sinto também que possam ter inveja de mim. E outra, não me pego nisso.

    Ótima postagem.
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  4. Sempre acreditei na inveja "construtiva, onde espelhamos em alguém e tentamos fazer por onde merecer àquilo que a pessoa tem: se vc tem um carro, vou trabalhar muito para ter um também, se o seu namorado é bacana, vou ver onde estou errando para ter um também. A inveja branca pode impulsionar o ser humano à ir atrás de coisas boas, de crescimento pessoal e de resolução de problemas. Sinceramente, nunca suportei ficar muito próxima de pessoas que se dizem alvo de inveja, principalmente mulheres. Essas que ao dizerem se motivo de inveja, são pessoas egoístas, por cima da carne seca, metidas e que se acham a melhor das criaturas.

    ótimo texto, como sempre.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que existe inveja sim. Mas tb não fico perdendo meu tempo achando que td mundo tem inveja de mim e por isso não vou esbanjar conquistas, sucesso, felicidade! Imagina se td mundo fosse viver num casúlo com medo dos pensamentos alheios e que na verdade, nem sabemos qual é de fato!

    Se alguém me usa como espelho para alguma ooisa, no bom sentido, até que ficaria feliz. Sinal de que não sou nenhuma porra louca e que sou boa em algo, rs! Se bem que eu acho que a minha vida e eu não atrai a atenção de ninguém, rs.

    Agora, nno que acredito mesmo é negatividade e estado de espírito. Isso sim, é contagioso mais que conjuntivite, rs. Já tive vários exemplos vivos e é um ózão! rs...

    Gostei do post!!! Bjokas

    ResponderExcluir
  6. Ninguém também sentiu inveja de mim. Quem vai sentir inveja de um fracassado?rs

    Bem, mas como morei em casas boas, tive, durante certa época da minha vida um certo conforto, acho possível que sentiram inveja. Não da minha pessoa, claro, e sim da vida que eu levava.

    ResponderExcluir
  7. Putz, vc acabou de solucionar uma questão matemática...rs. Não tenho inveja, isso dou graças sempre. Não vejo e nem percebo que tenham de mim...ou não desperto isso, pq não tenho nada a oferecer que outros tb queiram, ou simplesmente sou tão na minha que não percebo...

    Saudades de vc...nunca mais falou comigo no msn...ahhh, criola difícil...tchan!!!!

    beijão.

    ResponderExcluir
  8. tô indecisa sobre se isso seria inveja ou frustração...
    cabe reflexão a respeito e é o que farei.

    ResponderExcluir
  9. Oi, querida!

    Dama, eu acho a inveja uma coisa muito relativa. Acho que o que tem sobrando são pessoas que se acham a azeitona da pizza, mas não passam de pessoas normais, e que só de olharem para ela ou algum pertence seu já acha que já está sendo invejada. Acho que isso, é uma atitude inconsciente de quem se importa muito com a opinião dos outros, de quem só olha os outros.

    Outra coisa que acho, é que a pessoa pode até ser invejada, mas desde que ela PERMITA ser invejada. Desde que ela SE IMPORTE com aquela carga negativa vinda de outra pessoa. Eu mesmo, na minha sala de aula, tem um grupo que vive fazendo piadinha comigo e com meus dois amigos, vive fazendo fofoquinha, vive tentando infernizar. eles tentam, mas não conseguem, pois eu simplesmente ignoro, pois só acho válida a opinião de quem eu realmente me importo e considero. Se eles têm inveja, eu não sei. Se tiverem, certamente, ela não afeta em nada do meu dia a dia rs

    Beijão e parabéns pelo ótimo post!

    ResponderExcluir
  10. Sabe, Dama.. depois de muito tempo consegui realmente entender isso o q vc está querendo fizer. Confesso q tinha fixação numa pessoa q me fez um mal, achava q ela me perseguia e q tinha inveja de tudo o q era meu.. podia até ser, mas o fato eh q tbm estava virando o contrário. E disso vinha uma necessidade enorme de me autoafirmar.. Percebo hj q eu estava sendo ridícula. Ainda bem q parei com a paranoia, me curei.. e os invejosos, puft! Sumiram!!!

    Bjus, querida!!!

    ResponderExcluir
  11. Muito bem colocado seu ponto de vista, bem coerente. Realmente o que se cha a de inveja as vezes não passa na verdade de frustração. e também em um indvidualismo qe existe hoje em dia com mais fervor que antes, onde as pessoas julgam tudo que é tipo de comportamento dos outros para se sentir melhor que todo mundo. Outro dia li em um blog, não me lembro qual, que as pessoas bacanas tendem a valorizar (aos outros) o que elas SÃO e as pessoas babacas tendem a valorizar o que elas TEM (tipo, olha meu carro novo, meu salário é alto, etc) mas quando elas são babacas (logo não podem valorizar o que são) e não tem bens para valorizar, elas julgam e diminuem as pessoas a sua volta, assm sentem-se melhor em alguma coisa....
    Eu evito esse tipo de coisa, e não me sinto invejada, amém. deve ser horrível sentir isso, deve ser pior do que sentir inveja de alguém.

    ResponderExcluir
  12. Uma das melhores coleções que já li foi 7 pecados capitais que é um livro para cada pecado capital. O melhor livro foi a inveja e nele diz que em pesquisa a maioria das pessoas disse nunca ter sentido inveja mas já foram alvo de invejosos. O que é antagônico se não tem invejosos como as pessoas se sente invejado?

    A outra coisa que as pessoas usam mal a palavra inveja e não existe inveja boa. E querer o que o outro quer não é inveja é cobiça! Inveja é não querer o que outro tenha mesmo não tendo nenhuma vantagem nisso.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Inveja existe claro. Mas de fato, as pessoas aumentam, exageram demais. Vc tocou num ponto importantissimo, Dama, sao as pessoas que "se sentem" alvo de inveja, que estao vendo demais. Sao elas que se sentem mt importantes... acho é estranho o povo dizer: falem mal mas falem de mim, p ex. Tem gente que tem prazer em causar inveja, ne? Acho isso ate doentio menina e eu la quero que sintam inveja de mim?? to fugindo disso, Deus me livre e guarde. Agora tenho uma supersticao, mesmo que sinta que alguem possa estar sentindo inveja de algo em mim, eu nunca encaro isso de frente, nao falo nem gosto de pensar nisso... tento esquecer, deixar pra lá mesmo, nao fico com essa coisa na cabeca, como fixacao. Acho que traz vibracoes ruins. Nao gosto desse sentimento, da inveja, nao gosto nem de ser motivo de e nem de sentir inveja de algo ou alguem.

    Acho deprimente... ja a admiracao leal e saudável, eu acho que é outra coisa.. ate algo que empurra o outro pra frente, pra novas conquistas, ne? tipo: poxa, se ela pode eu tbm posso... ou algo assim.

    Bjs Cris

    ResponderExcluir
  14. Olá querida Dama!
    É impresionante mesmo como ouço tanta gente sem a menor graça me falarem q são invejadas por quase todos.
    Falar com toda cesteza que alguém nos inveja é no mínimo ridículo!!!

    A cada dia o nível de pessoas invejadas cresce significativamente, seja por si achar legal ou simplesmente por querer ser diferente e mais importante que os outros.

    Todos nós, pobres mnortais semtimos inveja sim!
    Não especificamente de alguém... porém de situações...
    Tipo: como eu gostaria de estar no lugar dela...não querer ser ela... sendo eu mesmo!Viu, como é diferente? rsrsr, mas não deixa de ser inveja!

    Agora cá pra nós Dama! Eu confesso que sinto uma invejinha bem saudável de vc! Não, do seu jeito de ser...rsrsrs.

    Um beijo imenso pra ti!

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente a inveja existe sim, mas... aquele que te inveja é porque não consegue te acompnahar, entendo bem disso rsrstem uma com problemas de cromossomo que tenta me imitar e me divirto com isso...Dou umas patadas de vez enquando e vamos tocando, mas se isso vira uma obcessão ai é patologico rsrs e prefiro que o patologico seja só do outro lado rsrsr .Agora sentir inveja de alguem não sinto, não me da tempo, senão eu perderia minha seguidora numero 1, rsrss bjs

    ResponderExcluir
  16. Perfeita como sempre! É engraçado msm como tantas pessoas qd tem um insucesso dizem q a culpa é dos invejosos, que é olho gordo rs, acho q é como vc diz msm, acham q sao o centro das atençoes. BJS.

    ResponderExcluir
  17. A inveja só é prejudicial para o outro quando o invejoso doentio - por que uma invejinha boba disso e daquilo que passa rápido quando nos damos conta a maioria têm - começa a armar várias ciladas para ver o fracasso do outro. Do contrário não vejo que o sentimento de inveja possa prejudicar alguém, tipo assim: "aí, tão com inveja de mim. que que eu faço?" Acho que quem pensa assim está mesmo com sérios problemas já citados por ti aqui.

    Conheço uma moça, filha de uma colega minha que vivia lançando em um facebook que eu tinha fotos dela beijando o marido e recados dizendo pras invejosas se afastarem, outras vezes eram recados e mais recados amaldiçoando a quem ela sentia que podiam estar com inveja dela, por que tinha conseguindo uma coisa ou outra. De pessoas assim eu procuro me afastar, sem nem mesmo tentar analisar. Dá um cansaço.

    E só para não perder o embalo do texto... esse sentimento de "aí estão me invejando" vi muito em blogs quando da minha vida de blog passada. A gente ( como eu que sempre tive blog sem muita expressão e por opção ) nem podia comentar em um texto de um blog que tinha gostado sem saber onde estava pisando, pois muitos blogueiros achavam que era querendo apenas promover nosso blog e outras vezes nem se podia citar um bom texto que tinha lido e falar sobre o texto, que logo adiante achavam que queríamos era copiar o assunto deles, que não tínhamos criatividade e tal. E não era nada disso, era apenas a vontade de dizer algo que a gente tinha.

    Mas, sabe aquela antiga propaganda da TV em que o cara se aproxima de uma televisão na casa e fica alisando a tv e dizendo que a tv é linda? Depois o cara chama pelo amigo, dizendo: Valdir! E o Valdir está caido no sofá?

    Uma vez eu sai com marido e os dois compramos um celular. O meu celular era muito feio e depois que comprei foi que percebi, o dele era muito bonitinho. Chegamos em casa e eu fiquei brincando com o celular dele e ele sentado no sofá. Toda hora eu dizia que queria trocar com ele, que ia na loja comprar um igual ao dele. Só sei que marido adormeceu e quando acordou não lembrava como tinha dormido O.o
    Mas isso tudo foi coincidência, e se fosse analisado por aquelas pessoas de visão limitada, logo estariam fugindo de mim, por considerar-me uma invejosa com poderes mágicos...rá.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Que a inveja existe, existe... Isso é fato! Mas também existem pessoas que se acham a última coca do deserto e por isso se iludem achando que o mundo inteiro as inveja. Isso é um saco! Gente que se acha o centro do universo me dá nos nervos.

    BeijoZzz

    Ei... eu tô atrasada em algumas coisas, me atualize... Cadê os vídeos? Tu resolveu desistir deles?

    ResponderExcluir
  19. Estou batendo palmas!!! (clap)(clap)(clap)(clap)
    Acho que esse foi um dos melhores textos que já li aqui.

    Eu acho que essas pessoas que ficam o tempo todo reclamando que são invejadas e que isso e aquilo outro, na verdade são inseguras.
    E precisam ficar estampando na cara de todo mundo que tem uma vida perfeita, uma vida de comercial de margarina porque na verdade precisam realmente se convencer disso...

    Sei lá, posso estar enganada.
    Se a inveja existe? Acho que sim, mas concordo com você, não é tanto assim quanto as pessoas dizem por aí.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. "Quando alguém se sente invejado demais, não estaria ele focando demais no outro? Aí sim o foco é o outro e não a sua própria vida! É um caso a se pensar." Eu concordo com você Dama!!!

    As pessoas que se sentem muito invejadas muitas vezes deixam de olhar o mundo com seus olhos e de viver suas vidas para olhar e mundo e viver a vida na perspectiva do outro e acabam vivendo uma sub-vida neurótica sem sentido.

    ResponderExcluir
  21. Que a inveja existe ela existe. Mas o grande problema na minha opinião é o foco que vc põe no ser que sente inveja de você.
    Lembra que eu comentei que havia um ser que me perseguia por pura inveja? Agora que já passou para e penso o quando eu fui idiota de ter dado toda aquela importância ao fato...
    Pode parecer tosco mas na minha opinião o que sente inveja e o invejado que grita aos quatro cantos estão no mesmo patamar: Um pq inveja e o outro que perde tempo falando da inveja, ou seja, publicando aos quatro cantos aquelas porcarias de imagem com aquelas frases de mega efeito achando que está fazendo um benefício a sociedade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Excelente texto! Como bem disse, a inveja é um tema corriqueiro no mundo virtual: outro dia, mesmo, li uma excelente postagem - de um blogue que sou fã - sobre a inveja; exatamente com essa visão que critica em seu texto. Não digo quem esta errado, porque ambos estão certos: o autor que identifica a epidemia de inveja, e tu que não vê tamanho alarme ao tema: adorei!

    Abração,

    Rodrigo Davel

    ResponderExcluir
  23. Eu concordo com você! Não existem tantos invejosos assim no mundo!! hehehehe!!
    Tem gente que qualquer coisinha que dá errado na vida já diz? ah tem muita inveja... quando na real ela é que se preocupa tanto com a vida dos outros que esquece da própria!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  24. Olá! Dama concordo absolutamente com tudo, gostei dessa parte "Lembrando que quando a gente se preocupa demais com um defeito no outro, algo daquele defeito está espetando dentro de nós mesmos." bjs do FER

    ResponderExcluir
  25. Em toda minha vida eu vi poucos casos de inveja, mas de fato é realmente comum ver isso em redes sociais. Na verdade, eu tbm acho que as pessoas estão cientes de que não são tão invejadas assim, mas acho que é costume bradar algo do tipo para desconjurar as coisas. É uma espécie de supertição. Eu digo isso porque nunca cheguei pra uma pessoa e perguntei se era sério que ela se sentia tão invejada assim.
    Já fui acusada de ser invejosa por uma ex-amiga. Ela namorou meu ex por uns 4 meses e nem se viam mais a uns 6. Quando ela soube de nós, me mandou uma carta com a história da menina que queria a boneca da irmã (tem na net)e me acusava de invejá-la em tudo, etc. etc. Nem me abalou! Fui feliz com ele por mais de 6 anos e apaixonadíssima. Muito mais do que ela, que já estava com outro e grávida, foi!
    Isso me faz pensar que as pessoas tem um pouco de recalque.... Sei lá...
    Tbm tive outra amiga que começou a frequentar a minha casa por causa de um curso que fazíamos e ela começou pintando o cabelo de loiro, a ir na igreja evangélica, se matriculou na faculdade de enfermagem e depois começou a bater na porta da casa do namorado da minha irmã, que é evengélica, loira e enfermeira. Nunca vi coisa parecida! Ahh sim, ela que parou de falar comigo! Que louca! Mas não sei dizer se era um caso de inveja..

    ResponderExcluir
  26. Perfeito do inicio ao fim esse post! E como já conversamos muitas vezes, inveja é uma coisa meio distante das nossas vidas né? Mas tua analise foi impecável! Bjo!

    ResponderExcluir
  27. Achei excelente esse post. Acredito que algumas pessoas exageram mesmo ao se sentirem tão invejadas. E pior, chegam a justificar alguns fracassos em suas vidas com a suposta inveja: fulano tem tanto olho gordo que me prejudicou, etc. Tem gente que é chato mesmo, se faz de vítima o tempo todo!!! Por outro lado, infelizmente acho que a inveja existe mesmo. É que as pessoas tendem a achar que o que o outro faz é melhor, quase sempre. Vc que pensa que ninguém tem inveja de vc, Dama de Cinzas..rs.. quanta gente deve te achar bem resolvida, ou pelo menos capaz de lidar com equilíbrio com os problemas da vida. O ser humano é um bicho muito esquisito. Muito inseguro. E de tanta insegurança surgem pensamentos desviados, sentimentos ruins, dentre eles a inveja.

    ResponderExcluir
  28. Acho que eu sou tão preocupado com meus atos e, confesso, até egoísta, por estar focado demais em mim mesmo que não consigo ver essa inveja alheia. Fico na mesma dúvida que você, Dama: ou sou um anti-modelo total, ou as pessoas estão possuídas pela síndrome do sol...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  29. Tu mostrou um baita ponto. Acho que, de certa forma, as pessoas ficam à cata de alguém que as inveje, como se isso fosse garantir que são boas pessoas ou quem sabe, poder ter uma autoestima. Não sei. Outro dia uma amiga interpretou algo que eu disse como o auge do egocentrismo porque eu disse que, certas coisas que ela diz pra mim, parece que ela me toma como exemplo ou coisa assim. Bom, ela se ofendeu a valer com isso, como se eu tivesse dito que ela não tem personalidade. Tudo que eu disse é que era um ponto de vista e uma ideia que me ocorria por vezes, mas se ela trata todo mundo com essa superempolgação de elogios e tal, ok. Putz, nem sei porque estou dizendo isso. Na real acho que é isso: muitas vezes não só as pessoas se dizem invejadas como interpretam coisas que lhe são ditas como se as pessoas que as disse estivesse num nível egocêntrico tão alto que acha que o universo as inveja.
    De modo resumido, as pessoas distorcem muita coisa hoje, parecem buscar sempre algo pra criticar ou se ofender. Creio que as pessoas deveriam ouvir e observar certas coisas e pesar o que vale ser pensado e o que não vale. Pessoas que busquem ser o que são, sem se importar se o outro inveja ou, especialmente, desejar que invejem. Cada um tem seu modo de ser e isso deve ser respeitado. Se o modo de vida de alguém não agrada ou lhe fere de alguma forma, afaste-se, simples assim. Mas não, as pessoas preferem resmungar, se fazer de vítima e/ou dar lição de moral no mundo. Qualé, o mundo está do avesso: amizades de menos e intrigas de mais.

    ResponderExcluir
  30. Dama, sabe que tenho reparado isso no FB também? Eu acho que seria incapaz de postar essas coisas e fico me perguntando o que passa com as pessoas que enchem sua timeline desse recados. Acho que só pode ser pra chamar a atenção, ou como vc diz, focando no outro. Claro, inveja existe, eu acredito, mas tem gente que faz disso paranoia.

    ResponderExcluir
  31. Concordo com você, as vezes não é inveja e sim, a vontade de conquistar aquilo que não tem.
    Agora eu entendo o porque as meninas da minha rua, não gostam de mim KKK

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Oi Dama!! Depois de tanto tempo sem computador já estava sentindo falta dos meus blogs preferidos.
    Sabe que sempre achei que também não tenho nada que possa ser alvo de inveja, mas percebo que acontece mesmo assim.
    Encaro o sentimento de inveja como uma incompetência, uma falta de coragem, uma imobilidade. Então o invejoso, por não conseguir ser ou fazer ou ter aquilo que o outro tem, sente inveja e consequentemente critica e fala mal de seu alvo.
    Tirando os casos doentios, como vc disse, de perseguição, acho que todo mundo está sujeito a sentir inveja e a ser alvo de invejosos.
    Gostei do post. Muito bem colocada a aquela parte de ver no outro algo que não está bem resolvido em si mesmo. Nunca tinha pensado por essa lado, mas acho que também tem a ver.
    Bjs !!

    ResponderExcluir
  33. Também não creio que seja muito invejada, sabe? Na verdade, me preocupo cada vez mais com o que os outros possam pensar ou sentir por mim, excetuando as pessoas realmente importantes.
    Não sei, talvez as pessoas hoje estejam insatisfeitas, mas não sabem bem as razões. Projetam, imaginam a felicidade nos outros e cobiçam para si, mas só julgam as aparências.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  34. Poxa, pior que acho que ninguém nunca me invejou também. Também, o que haveria para se invejar? O fato é que essa explosão das redes sociais está fazendo com que as pessoas fiquem paranoicas, fazendo-as se sentiram vigiadas o tempo todo. Aí, quando tudo vai mal, põem a culpa no olho-gordo, na inveja alheia. O melhor para essas pessoas seria desligar um pouco o computador e encarar um bom, velho e cheiroso livro de papel.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  35. Concordo com você que não seja inveja e sim frustração. As pessoas tem a mania de achar que o mundo gira em torno delas e quando algo dá errado, devemos reavaliar a situação e não culpar os outros por nossos fracassos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  36. É quase verídico que o deveras invejado, tem um problema crônico com isso, isto é, o feitiço é do feiticeiro, neste caso, a inveja precede da pessoa que acha que está sendo invejada!

    Tenho uma pessoa muito próxima a mim, que sofre desse mal. Por mais que explicamos o obvio, ela não consegue entender dessa forma. Assim, joguei a toalha. Acredito que algum dia, isso termine, ou complique ainda mais. Só sei que não mais, ficarei me preocupando com problemas alheios, se já estou de saco cheio dos meus... kkkkkk...

    Deixe ela achar que é invejada! Talvez, isto é o que a faça feliz!

    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Resumindo a inveja é uma merda! eu mesmo morro de inveja do seu blog q é bom pra caraleoooo! mas uso isso como inspiração!
    Bjssss
    Uma semana cheia de tesão!
    LEO
    "No ar" o concurso Chilli Seximagens
    Prêmio: livro "The New Erotic Photography"
    Participe
    www.seximaginarium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Com muito carinho agradeço sua amizade
    desejo a todos nós uma semana abençoada e feliz.
    beijos no coração.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  39. Culpa das mães!! Elas logo cedo colocam na criança fitinha vermelha contra "quebranto". A criança cresce exacerbada com auto estima em excesso, achando que é o centro do mundo! Acha que na blogosfera é diferente? Bobinha... quem tem inveja de você não vai vir aqui falar. Em geral, ficam nos msn da vida, nos bastidores da blogosfera fofocando. Alcovites tem em todo canto. Por isso não uso mais nenhum desses chats. Cansei de gente vindo me contar coisas, mas é lógico, não consigo evitar que me mande emails. Se sentem inveja de mim? Tomara que sim :) Mas não quero saber!! Beijus,

    ResponderExcluir
  40. Gostei da abordagem. Eu não vejo motivo nenhum para ninguém me invejar. Não sou paranóica com isso. Mas, sim, já conheci gente frustrada. Gente que tentou deliberadamaente me prejudicar profissionalmente de tal forma que foi percebido por todos. E uma menina que namorou um ex meu (depois que já tínhamos terminado) e me perseguiu por meses, eu achava aquilo triste. Concordo que as pessoas se preocupam de mais consigo mesmas. Infelizmente vejo que alguns são capazes de coisas absurdas para tentar conseguirem o que querem, inclusive prejudicar os outros. Nesses casos, acho pouco chamar de frustração.
    Beijos e obrigada pela força!

    ResponderExcluir
  41. Sabe Dama, primeiramente adorei a foto do post kkkkkkkkkk
    Olha só, a minha opiniao é ligar o FODA-SE. Se vc nao liga para o que os outro falam isso realmente não pega em vc. Se eu vivo a vida de boa, sem me rebaixar a essas energias ai, isso realmente não hegará a mim entende?!

    Eu não sou modelo pra invja feminina ou na beleza, enfim, mas ja vi pessoas tentando me prejudicar em outros sentidos e o que acontece, não ligo. E sigo em frente!

    Pronto....

    Bjos!

    ResponderExcluir
  42. Sábias palavras...adorei! Bj e fk c Deus.

    ResponderExcluir
  43. Eu concordo com você... eu acho que tá todo mundo focado demais em si mesmo para achar que as pessoas todas tomam determinadas atitudes porque sentem inveja delas. E aí se tornam focadas demais nos outros.
    Também não acho que existe alguém com inveja de mim. Minhas relações sempre foram muito positivas. As pessoas me dizem que minha força de vontade é um exemplo para elas, apesar de eu não me achar exemplo de nada. Talvez por eu ser desencanada para o que o mundo acha de mim, atraia as opiniões boas... as ruins não tem espaço em minha vida. Pensamento atrai energia.

    Beijos. Me identifico com vc em muitas coisas.

    PS: não sei se meu outro comentário foi... a internet caiu na hora de publicar... desculpe se foi hehehe

    ResponderExcluir
  44. A ansiosa aqui voltar para consertar uma parte do meu próprio comentário que pode gerar má interpretação por causa de uma vírgula fora do lugar.

    Em "um facebook que eu tinha, fotos dela beijando o marido e recados" faltou uma vírgula. Pois sem a vírgula iam até pensar que eu tava beijando o marido das outras...hahahaha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  45. Dama,
    concordo quando diz que muita gente fala o tempo todo que " fulano " tem inveja de mim...etc e tal. Não devemos pensar muito nisso.
    Talvez você ache que a inveja não existe porque você não sente inveja de ninguém.
    Porém , ela existe, é ruim, e destrói. Eu sei disso.
    Uma puxada de tapete no trabalho nada mais é do que inveja.
    Muitos não sentem que invejam o outro. Muitos invejam sem saber. A inveja , pra mim, é o mal de todos os males. Do ciúme, do ódio, do rancor, da vingança, da maledicência e vai por aí.
    É o pior sentimento do mundo, pois é gerador de vários outros tantos ruins.
    Todos , em algum momento da vida, fomos vítimas de inveja ou invejamos alguém.
    O problema é só o nível dei inveja. Algumas são doentias.
    O melhor é pensar positivo para afastar o " olho grande" , pois se bons sentimentos e bons pensamentos tivermos, ela não nos atinge...

    Beijos

    ResponderExcluir
  46. Oi Dama, vi seu blog na lista de outro amigo e gostei bastante. Você escreveu o que eu queria há muito tempo dizer. O Facebook tem sido irritante neste sentido, e em outros também, como aquelas mensagens do tipo Polyana.

    ResponderExcluir
  47. Nossa amei tudo o que disse, pura verdade, eu não vejo ninguém me invejar talvez porque tenha coisas mais importante do que ficar vendo quem tem ou deixa ter algo contra mim!

    ResponderExcluir
  48. Ariane.

    Olha eu nao me acho melhor doque ninguem, por alcontrarío, acho q existem muitas pessoas melhores doque eu financeiramente,e q eu tambem nao tenho motivos para q ninguem tenha inveja de min...
    só q infelizmente nao é assim q a banda toca.
    o coraçao invejoso sente inveja ate dos mendigos,
    as vezes o motivo de inveja nao é so pelo lado finalceiro de alguem, e sim PRINCIPALMENTE PELA SUA PAZ DE ESPIRITO.

    existem muitas pessoas bem proximas de min,familiares...que se incomodao com a minha vida e nem imagino o porque!!
    só pergunto a DEUS o porque o incomodo com as coisas simples q eu conquisto...E PRINCIPALMENTE, pesso A DEUS Q livrem eles Desse sentimento. Q so calsa maU...

    e isso nao significa eu axar q sou melhor,
    simplismente é xato pra min,sempre as mesma pessoas querendo copiar tudo q eu tenho...(me imitando)ou dizendo q alguma conquista minha pode dar errado...!!

    ResponderExcluir
  49. Gostei muito do texto. Esse assunto me interessa muito, fico estarrecida de ver como as pessoas vivem acusando de inveja, ofendendo pessoas que, supostamente, seriam amigos. Custo acreditar que algumas postagens que vejo nas redes sejam direcionadas a pessoas que, espontaneamente, adicionamos como "amigos". Quando estamos sozinhos, nos sentimos mais seguros, sem o olho no olho, a escrita se torna mais ousada que a fala. Isso é uma realidade comprovada, que se for bem usada, será de grande utilidade. Muitas pessoas tem tantas coisas interessantes a dizer e não dizem por timidez, ou falta de oportunidade, acho que esse espaço seria muito bom pra isso. Ser social não é só saber se comunicar, é, principalmente respeitar o próximo, que tanto pode ser um amigo que está na sua frente, ou um amigo virtual. Estamos num espaço que deveria ser amigável, que cada um, tendo a consciência de que está num espaço público, deveria respeitá-lo como tal. Talvez, com o tempo , a gente consiga aprender a usar esse veículo, que pode ser muito útil, e, principalmente, agregador, não um palco de picuinhas.

    ResponderExcluir
  50. A INVEJA COMEÇA QUANDO VC COMPRA UM CARRO ZERO OU SE DESTACA, NÃO FALTÃO PESSOAS COM ESSE PENSAMENTO: PQ ELE TEM, CONSEGUE E EU NÃO?
    TENTA DEIXAR UM CARRO ZERO PARADO NO CENTRO DA CIDADE EM VIA PUBLICA, SE DER SORTE SÓ VAI TER UM ARRANÃO.
    COMEÇA A SUBIR NA VIDA PRA VC VER O QUE AS PESSOAS FALAM OU FAZEM COM VC
    A INVEJA É O SENTIMENTO ORRRÍVEL

    ResponderExcluir
  51. Gosto muito de ler o que você escreve...excelente post.

    ResponderExcluir
  52. Concordo com seu post em gênero, número e grau.Eu mesma tenho uma perseguidora que no seu mundo imaginário pensa que eu a invejo.Sinceramente as pessoas deveriam ser mais realistas.Se eu fosse invejar, teria que ser algo melhor do que tenho, do que sou para me inspirar a crescer, a melhorar.O contrário não tem sentido.Algo insignificante não vale o esforço.

    ResponderExcluir
  53. Para mim, pessoas que se sentem muito invejadas, são problemáticas e infelizes. Ridículo isso....

    ResponderExcluir
  54. Ivanete 03/07/2013 23:20
    Concordo, sou uma pessoa simples como todo ser humano,divorciada mas não derrotada;tenho problemas,e muitas vezes até passo por
    dificuldades,mas sou alegre,comunicativa e como todo também sinto as minhas tristezas.Mas nem por isso sinto inveja de outros,sei que é existente assim como várias negatividade do dia a dia;porém fico com 'asco' ao ver pessoas dando ênfase a esse determinado sentimento.Vejo post muitas até de familiares,e não curto pois acho ridículo,pois tanta imagens,frases,bonitas, eu gostaria de entender,se estou por fora ou essas pessoas são doentes .

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html