segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Falsa felicidade...

(Foto retirada do Google Imagens, não conheço essas pessoas)

Já escrevi sobre isso aqui, mas quero escrever de novo! Existe uma frase que diz que não passamos pelo mesmo rio duas vezes, porque o rio não é o mesmo e nem a pessoa. Isso vale para temas... rs... E lendo esse post muito bom da Cristine, blogueira que curto muito, me animei para dar uma repassada pelo assunto.

Sinceramente, depois do politicamente correto, a coisa que mais odeio ultimamente é a falsa felicidade que todos temos que aparentar. E acredito até que aparentar ser feliz, quando não se está, é algo que está diretamente ligado ao politicamente correto. Então as duas porcarias andam juntas.

Hoje em dia, ou a pessoa é muito feliz e bem sucedida, ou está no outro polo da questão, que é o infeliz derrotado. Não temos mais pessoas normais, que digam que estão tristes e chateadas uma vez ou outra, que se assumam cansadas com a vida de vez em quando. Não! As pessoas podem estar detonadas por dentro, mas as fotos rindo com um bando de semidesconhecidos está lá no Orkut e Facebook. Fotos agarrados(as) com a(o) namorada(a) felizes, sorrindo, enquanto quebram o pau por trás da câmera. Não sou contra dizer que estão felizes. Só que saturar com fotos e declarações que demostram felicidade extrema, dizendo o quanto estão bem, é coisa de quem não está feliz e quer acreditar que está.

Sou totalmente contra essa maldita indústria da felicidade que faz um torneio de quem tem mais amigos, de quem viaja mais, de quem brinda mais, de quem é mais feliz com seu(sua) parceiro(a). Até por isso quase não uso Facebook e Orkut para falar da minha vida.

É tanta felicidade aparente que que isso impõe uma culpa imensa de não estarmos extremamente feliz. Aí, se não estivermos atentos, sem sentir, entramos na "bola de neve da felicidade" e começamos a tirar fotos rindo para colocarmos na internet. A gente começa a escrever textos fofos pra dizer o quanto estamos de bem com a vida. Porque é mais fácil sustentar essa farsa de felicidade na internet, do que para o povo do nosso trabalho. Eles tão vendo a sua cara de bunda na segunda-feira, estão vendo que você se irrita com qualquer coisa, recebem suas patadas no dias ruins. Não dá pra tirar uma foto sorrindo e deixá-la interagir com as pessoas! Quem mora com a gente nem se fale, esses sofrem com todas as nossas mazelas.

Mesmo sendo mais difícil sustentar a falsa felicidade no cotidiano, somos compelidos a nos mostrar bem, porque a pessoa triste fica totalmente isolada, como se tivesse uma doença contagiosa. Como se tristeza fosse uma condição de alguns. E todos, todos mesmo tem seus dias, semanas, meses que estão muito, mas muito triste.

E os fodões dos blogs? Esses também fazem parte dos felizes bem sucedidos! Eles não sentem insegurança, medos, ansiedade, depressão. São extremamente bem resolvidos e não existe problema que eles não superem. E o pior é que quando encontro um assim, me deparo com uma legião de imbecis batendo palma para aquilo como se fosse verdade! Ninguém é forte e bem resolvido o tempo todo! Erramos, falhamos, sacaneamos outras pessoas, exigimos coisas que não temos direitos! Todos nós somos cheios de defeitos! Mas mesmo assim basta se colocar um texto que a pessoa se descreve como fodona, que vem uma legião de idiotas para seguir o "mentiroso"! É, coloquei a palavra mentiroso entre aspas, porque, às vezes, nem a criatura que escreve o texto se dá conta do delírio dela.

Escrevi esse post também porque, devido a emails e comentários que recebo, preciso confessar NOVAMENTE, que não sou fodona, que tenho medos, incertezas, fobias, falho, tem dias que estou mais insuportável que uma velha demente. Reconheço minhas fraquezas e muitas não consigo consertar. Mesmo assim ainda continuam fazendo da Dama de Cinzas, uma fodona! Tive que me referir a mim mesma em terceira pessoa, porque é assim que me sinto, como se existisse a Dama de Cinzas e eu do lado de cá, totalmente normalzinha!

Ninguém gosta de quem fica se lamuriando o tempo todo. Mas o oposto também irrita. Pessoas que querem parecer que tem uma vida fantástica. Ela pode achar que tem uma vida maravilhosa, melhor para ela!! Mas não esquecer que quem está do lado de cá e tem inteligência para analisar, sabe que ninguém é tão alegre e satisfeito o tempo todo. Às vezes dividir um pouco de suas fraquezas e insegurança é um ato de generosidade com os outros e de honestidade consigo mesmo.

Por isso que ao invés de redes sociais, prefiro sempre me expressar pelo blog. Aqui temos a possibilidade de ver um pouco mais de quem está escrevendo aquele texto. Sentir mais quem é a pessoa. Parece que aqui se concentram mais aqueles que querem apenas se mostrarem como seres humanos.


P.S: Finalmente a minha querida blogueira Elaine Gaspareto consertou o problema do meu template, que fazia com que os posts demorassem a carregar. Muita gente reclamou e acho que uns até pararam de vir aqui, mas agora está ok! Para quem não sabe e precisa, a Elaine faz pequenas modificações e consertos nos blogs, bem como layouts completamente novos por uma quantia simbólica. Eu recomendo, muito bom contratar seus serviços, saímos satisfeitos.

67 comentários:

  1. Eu vivi essa onda de ser feliz todos os dias. Por fora era boa viola por dentro pão bolorento. Vivia um casamento onde todos achavam que eu era a princesa sortuda, badalava, recebia pessoas, viajava com aquele sorriso "colgate" e por dentro eu fedia... Até que surtei e você está acompanhando a série internação. Depois disso resolvi ser eu. Tem dias que estou chata, cansada, chorona, pessimista... enfim, agora sou normal. rsrs e quer saber sou muito mais feliz assim do que com cara de mulher de comercial de margarina.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tenho que voltar amanhã pra ler de novo e comentar, fiquei tão curiosa que vim ler e fiz uma leitura dinâmica, mas tenho que ir dormir, cama me espera. Volto de novo amanhã.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ah a Elaine, essa fadinha... eu tinha notado isso no teu blog, mas como venho aqui há pouco tempo tava achando que era algo no meu pc. Melhorou mt, Dama!

    Olha, esse tema, até me senti mal agora, qd vejo minha filha adolescente de cara feia (mt raramente!!)na mesa do jantar e por ser algo que nao faz parte dela, fico logo preocupada, mas ela diz que precisa que entendam que ela tbm tem seus maus dias...

    Dama, concordo contigo, nao existe ninguém que tá sempre pra cima, mas esse pessoal que fica reclamando de tudo ou tá sempre de cara feia, me tira mt do sério viu?! O povo vive reclamando, se fazendo de vítima ou criticando os outros, isso me incomoda mais do que os falsos felizes :-(

    ResponderExcluir
  4. Eu me sinto ultrajada quando encaro essas situações, detesto gente Polyana eu heim!!

    O blog ficou ótimo mesmo, é tão bom quando a gente consegue pagar alguém pra fazer o que a gente não faz né??

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Enfim, só me resta endoça as suas palavras, acho que todo mundo tem o sagrado direito de ser infeliz, de não ser legal 24 horas por dia, de ficar de mal humor hora ou outra e de expressar isso, afinal somos humanos e humanos são contraditorios ora!!!

    O problema é que, as vezes a gente sente vergonha da própria infelicidade, vergonha de se perder, de se ver amarga e desesperançada... De apostar em nossos sonhos e vê que nossa aposta não funcionou, falo por mim, as vezes penso duas, três, centenas de vezes antes de expressar meu desalento diante da vida e da continuidade dos problemas e de minha própria fraqueza!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, ótimo post! Eu me sinto exatamente como você disse no texto... é tanta foto de gente viajando pra lá, pra cá.. comprando coisas.... e colocando fotos na net ou publicando via twitter que a gente acaba chegando a conclusão que a nossa vida é uma droga, que eu preciso viajar mais, trocar de carro... tirar fotos das coisas gostosas que a gente come pra por na net.. e por ai vai hahahahaha


    Eu não costumo comentar no seu blog, mas como vi que consertou um defeito.. tem outro que me irrita mto.. eu assino o feed do seu blog, e leio pelo celular, e no seu blog tem um bug que sempre aparece 2 vezes a mesma imagem no inicio do post... isso qdo se ve pelo celular, em outro blogs que assino não acontece... se quiser posso tirar uma foto do celular e te mostrar...


    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dama!

    A felicidade falsa me incomoda tb... Eu acho que quem está realmente feliz não precisa mostrar aos 4 cantos... Não é algo pra mostrar e sim pra sentir. E tb acho que não existe felicidade em todos os momentos. A vida real é bem mais complicada... Todo mundo tem problemas, frustrações e infelicidades...

    Esse post me lembrou um poema do Fernando Pessoa que se chama "Poema em linha reta". Muito bom!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Me desculpe o termo que vou sar mas hoje estou tão puta da vida que nem escrever to conseguindo e caso veja eu repostar o seu texto não fique brava comigo pq é tudo isso e mais um pouco que queria escrever , mas lhe dou os creditos bjs

    ResponderExcluir
  9. Disse tudo, vivemos em um mundo onde exige que você seja feliz e quando não dá certo, aliás mais não dá do que dá, caem na depressão. As pessoas não querem sofrer, as situações dóem, mas, é através delas que nos tornamos pessoas melhores.

    ResponderExcluir
  10. "Ninguém é tão feliz como no orkut, nem tão bem sucedido como no facebook, tão pouco tão ocupados como no msn." rs

    Beijoca

    ResponderExcluir
  11. Dama querida,

    Essa frase: "não podemos nos banhar duas vezes num mesmo rio" é de Heráclito de Éfeso... Mas, o papo não é sobre cosmologia...

    Vamos ao ponto - o politicamente correto junto a esse aparentar que estamos felizes, sorrir e cumprimentar todos – “Tudo bem?” / “Bem”!! É mesmo “duas porcarias andando juntas”.

    Não estou numa fase de muitos sorrisos e nem muito iluminada, e sim, dos instantes opacos e da solidão inebriada e frágil que descrevo no meu perfil sobre o vaga-lume... Tanto que pela manhã me apeteceu trocar a foto do perfil...

    Texto brilhante!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  12. Concordo com vc. Muita gente omite seu verdadeiro sentimento em prol do "parecer" para os outros e tentar se convercer da menira que conta. Depois do lançamento do filme e do livro O Segredo, onde o outor mostra que o Segredo para a felicidade está dentro de nós, acho que a msg cegou deturpada para alguns leitores. É pensar e agir positivamente com relação à vida e a si msmo, não sair por aí vivendo uma vida fake e acreditar que isso seja verdade, para sobreviver, para pertencer, para se achar normal. Não entendo muito isso. Tenho mau humor de manhã, fico chateda com as pessoas, brigo com meu marido, discuto em família e não me sinto satisfita muitas vezes com a minha vida. Mas como isso não dá ibope, prefiro nem comentar, rsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  13. Dama,
    Não te vejo como um ser perfeito, mas um ser realmente admirável (no melhor sentido). Acho que essa deve ser uma das razões do seu sucesso; pelo menos para mim é. Compartilho de sua opinião exposta neste post em sua integralidade. Tenho uma conhecida que expõe sua vida como se fosse um comercial de margarina, com casa, marido, trabalho e filho perfeitos. Como andava numa maré meio braba, ver esse tipo de coisa me fazia me sentir mais fracassada ainda, até que cheguei à pergunta inevitável: quem é tão feliz e perfeito assim, cara pálida? Depois disso, me dei ao direito de resguardar minha vida, que pode não ser tão certinha, mas é boa pra caramba e vai ficar melhor ainda, sem que ninguém tenha que afirmar isso a não ser eu mesma. Um beijo, Karina.

    ResponderExcluir
  14. Dama

    Concordo aqui...discordo ali
    não faço a "Polyana Contente" 24 hs por dia...mas se fizer balanço geral sou mais feliz que infeliz...e gosto de expressar minha felicidade sim..assim como tbem expresso meu azedume...e meu blog prova isso...tem dias que nem eu me aguento...mas ser azeda sempre haja fígado para compilar..


    beijocas

    Loisane

    ResponderExcluir
  15. Felicidade é um conkista...Gostei dessa postagem bjuu...Boa semana

    ResponderExcluir
  16. Oi Dama,

    Eu ainda estou tentando achar uma boa definição para "O que é a Felicidade?".

    Obrigado por ler meu blog, você esta agora entre as 10 pessoas que perdem tempo lendo as coisas inuteis que escrevo. rsrs Eu sempre acompanho seu blog, tanto pelo senhor Critico (Personagem Tosco) quanto pelo meu verdadeiro perfil de um blog falido..rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Certo dia cansei das expectativas que a sociedade tinha ao meu respeito: Ser uma super heroina (pô, até super herói tem problemas, por isso adoro o batman - péssimo humor, melancólico, etc).
    E é isso que esperam de nós: Ou você é um super herói ou um rôbo.
    Infelizmente, ou felizmente, nunca fui do tipo de sorrir para fingir uma falsa felicidade, mas também vou nos extremos: da melancolica profunda há uma alegria excessiva!
    Mas algo tenho certeza: Em qualquer uma delas, sou apenas eu.
    Bju,
    K.

    ResponderExcluir
  18. Eu sou meio Hiena Hardy, "Oh dia, oh vida!"rs. Mas costumo ser sarcástico, cínico, até mesmo rindo de certos problemas q tenho.

    Concordo contigo, Lady of Grey. E vc tocou num ponto interessante, q nos blogs não vemos tanta 'felicidade' como nos Orkut e Facebook. Ainda assim, acho q na blogosfera tb existe, uma quantidade boa de gente a exibir uma falsa felicidade.

    ResponderExcluir
  19. Post sensível e pertinente. Já escrevi sobre temas semelhantes, porque essa aura de "Neverland" que se propaga pelos meios de comunicação faz com que muitas pessoas entrem em crise, sem saber distinguir a realidade da fantasia. Sim, acho que é uma ficção, uma zona de fuga, uma alucinação coletiva. E por isso sempre chamei a infernet de terra de pinóquio.
    Sou a favor da campanha "Eu vivo a vida". Acordo, trabalho, me aborreço, fico contrariada, me manifesto, fico triste, acho tudo caro, o mundo produz muitas coisas que não tenho condição de consumir e muitas outras que não tenho necessidade, tenho planos, tenho medos, tenho manias, enfim, vivo a vida do jeito que é possível.

    ResponderExcluir
  20. Pois é Dama, a felicidade é obrigatória nos dias de hoje, com essa moda de coloridos e modinhas Happycolous e happyrock, e as tantas outras coisinhas fofas e ridiculas.
    Vc lembra dos emos que a moda era chorar e cortar os pulsos?Os jovens para serem emos tiravam uma tristeza profunda do seu ser ou inventavam essa tristeza...
    Mas, falando da real tristeza que todo ser humano sente, sim são tratados como doentes, principalmente se essa tristeza demora a passar, principalmente quando os meses se transformam em anos e essa tristeza ainda persiste, quando isso acontece é muito ruim e as pessoas em vez de te ajudar, criticam!!!
    Você não pode ficar triste, de jeito nenhum, temos que estar dispostos a sorrir para as piadas sem graça que os familiares contam, nas festas de fim de ano sorrir para todos, é uma hipocrisia do caralho, e quando vc está triste vc quer ficar no seu canto, em casa, o pior é quando temos que sair de casa e aturar pessoas insuportaveis com nosso melhor sorriso e ainda tem os que perguntam se a gente tá triste, eu detesto quem me pergunta se eu tow triste, nunca vem a solução e a resposta que todos esperam é a mesma, que a gente responda que não está triste!!!
    O mundo virou um grande teatro da hipocrisia onde todos são atores, interpretando papeis de extrema satisfação com a vida que tem.
    Grande abraço ^^'

    ResponderExcluir
  21. Ninguém é totalmente feliz e a felicidade é feita, na verdade, de momentos felizes, entremeados a muita tristeza. Porém, creio que podemos tomar decisões de sermos ou não felizes naquele dia, sentindo a depressão em toda a sua plenitude ou procurando alternativas para superá-la e até esquecer os motivos que a trouxeram. Concordo que os "totalmente felizes" não existem e é bobagem dizer que se é feliz sempre mas, com certeza, pode-se ser feliz muitas vezes.
    Excelente texto, como todos que você escreve, extremamente franco!
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  22. Oi Dama!
    Vou começar pelo fim...ia justamente elogiar que seu blog está abrindo mais rápido...coisas da Elaine! Ela é ótima pessoa!
    Sou uma pessoa normal, me considero feliz mas não daquelas de comercial de margarina. Apenas bem. É claro que tem dias que estou chateada, mas não me abro. Não sei se faço o "jogo do contente", só que não gosto de ficar reclamando para todo mundo que conheço. Pouquíssimas pessoas sabem onde o meu calo aperta. Também prefiro levar a vida com sorrisos do que com choro. E mesmo no blog, pouquíssimas vezes fui fazer um post ou entrar para comentar estando de mau humor. Só de entrar aqui já me dá outro astral.
    Quanto às redes sociais não curto muito ficar dando detalhes da minha vida. Gosto de participar para reencontrar velhos amigos.
    Minha vida não é fantástica, mas é boa, e assim vou levando.
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  23. Bom, vc lê meu blog né, então sabe q de fodona não tenho nada...rs...

    Mas é fato: não tenho a menor paciência com gente mimizenta e triste o tempo todo, nem com gente feliz o tempo todo. Entre estes 2 pólos existem diversas nuances nas quais caminhamos diariamente...

    ResponderExcluir
  24. O que posso dizer... o clichê de sempre... você disse tudo que eu queria dizer.

    Eu odeio... ODEIO... essas redes sociais... até o tal do twitter eu odeio. Na realidade eu odeio a forma com as pessoas o usam. E quando você encontra casal de namorados no twitter... meu Deus!!! Imagina a coisa mais ridícula do mundo... é pior.

    Têm vezes que eu me deprimo quando leio ou vejo gente reluzente de felicidade... porra... fico pensando... só eu me fôdo, só eu tenho problemas. Mas depois eu ponho o pé no chão e percebo que essas pessoas sofrem mais do que as pessoas que não escondem o seu sofrimento. No fim... fico com pena delas.

    BeijoZZz

    ResponderExcluir
  25. Lí tudinho sim, mas quando estamos resfriados, dor de cabeça ou com algum problema passageiro, eu fico uns dias sem postar até sarar, não ligo de falar, sinceramente não gosto de expor, pq passa rapido, digo apenas sou casada há 30 anos e felicidade é um exercicio, vamos por um caminho, quando não dá, mudamos, adaptamos, não é fácil não, mas não é impossível....bjks...Gil

    ResponderExcluir
  26. Para mim, o fim da picada, é fotos e declarações de amor explícito em redes sociais. Pode soar que é coisa de gente invejosa, mas acho ridículo pessoas que criam álbums do tipo, "Eu e Ele (a"), mostrando como é feliz no amor, e no dia seguinte termina,apaga as fotos e as declarações de amor e finge que nada aconteceu. Como eu sempre digo, não acredito em amor de orkut. Conheço muita gente que fica aparentando o que não é por essas redes aí.

    ResponderExcluir
  27. Ploft.. caí dura agora...rs
    Quanta honra ver meu nome citado em seu post. Fiquei verdadeiramente lisonjeada. E, vindo de você, a diva das blogueiras, tem um significado muito especial.
    Vou até dormir mais contentinha :)

    ResponderExcluir
  28. é bem assim mesmo.
    as pessoas fingem starem felizes, e o pior é que sabem disso, por isso pessoas mais reais são sempre mau vistas, é como se elas fossem o cancer da sociedade perfeita simplesmente por mostrar que viver as vezes doi...as vezes machuca.
    eu ja passei por isso, mas sabe de uma coisa, quando mais agente finge felicidade pros outros mais agente renucia do direito de sermos nós mesmas, na alegria ou na tristeza rs.

    ResponderExcluir
  29. Bom, eu certamente não devo te enervar porque não sou dessas pessoas super felizes, até sou mais para o outro lado!
    E, sabe, também O-DEI-O essas demonstrações de felicidade gratuitas, aqueles comentários postados no FB do tipo: "Ah, a felicidade está nas coisas tão simples" Me dá vontade de comentar com um palavrão!
    Felicidade é um sentimento transitório, assim como a tristeza, a raiva e ninguém é feliz 24 horas por dia 7 dias por semana!
    Eu gosto de pessoas normais que tem bons e maus dias!
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi Dama!

    Já dizia o Rubem Alves "Ostra feliz não faz pérola". Eu sou bem assim. A felicidade não me inspira. Estranho, não? Nem sei se ela existe.
    Gostei muito do texto.
    Realmente, a Elaine é ótima!

    Viu, tem uma amiga muito querida, a Renata, ela tá iniciando nos blogs, e no último post dela, ela citou você, achei bacana. Se você puder, dá um pulo lá. É: http://meulugarpreferido.blogspot.com/
    Valeu!

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  31. A figuração do rio é assunto para aula de filosofia. Em uma aula em que foi tratado este assunto, o professor perguntou a um colega que explicasse o significado. O cara...vivendo em internato...preso semana toda na escola só com homem...uns seis meses sem pisar em casa (era do nordeste) explicou: "vou dar um exemplo prático...é como deitar com uma garota este final de semana pensando em outra que deitei semana passada". Depois que da gargalhada coletiva, o professor disse: "Fulano, vai dar umazinha no banheiro porque você está precisando".

    ResponderExcluir
  32. Eu já sou vacinada contra essas falsas cenas. Imagens para mim são fotos congeladas no tempo. Quanto mais quiserem passar a idéia de que somos "ultra felizes" mais infeliz a cena me parece.

    Acredito e muito em momentos felizes e acho que tem pessoas que preferem colocar na web apenas as cenas em que estão felizes. Não estão erradas e é um direito delas, mas a mim não enganam.

    Eu olho as cenas, mas em mim não causam nenhum efeito. Tenho amigos e amigas que só publicam coisas de auto-ajuda na web e vejo que o que querem é ajudar a si mesmos. Se faz bem para eles que continuem. Eu aprendi a separar as coisas.

    ResponderExcluir
  33. uau...

    Hum... acho que ninguém é forte o tempo todo [não tenho como saber, pois não conheço todos], mas eu tenho certeza que para uma pessoa se manter forte por um tempo, tem que haver pelo menos[!] uma outra, para absorver sua fraqueza e entregá-lha a força. Usando alguma ferramenta como vaidade, zelo, respeito, credibilidade, paciência, boa vontade, amizade, enfim... suponho.


    Mas você não me parece fraca. Parece resistente, corajosa. Só sei que tu tem insegurança porque em algum momento tu disse, se não... nem ia supor.

    enfim... eu só penso tudo isso...

    mentira... apaguei um monte de coisa pra num ficar grande. Eu escrevi muito, mas muito e apaguei tudo. :P Sensações/sentimentos me tiram noites de raciocínios, pois para mim, são reações lógicas, e tão complexas que chegam a ser, no mínimo, humanas. :P

    É como desenvolver um software que soubesse trabalhar bem com todas as leis de Direito, através da lógica, não de banco de dados... muito difícil, pra mim.

    Penso que, sensação de insegurança, sensação de fraqueza, de impotência, de tristeza, de alegria, de falta, de ódio, de rancor, de segurança são sentimentos, mas felicidade e infelicidade são estados de espírito do homem para consigo mesmo. Independente de pessoas, circuntâncias, ou qualquer fator externo...

    Não vejo incoerência lógica de uma pessoa infeliz [ranzinza, ingrata, detruidora de tudo que promove tolerância e paz] sentir radiante alegria, por causa de circunstâncias externas, enquanto seu interior está falido, morto, podre. Pessoas assim precisam do que é externo, e sempre estão a agir na vida dos outros, pois sua própria vida é amarga, azeda... daí se satisfazem mais com a vida dos outros do que com sua própria vida, mas riem com falsidade e com sinceridade também. Mas duvido que consiga ter amizade fiel e verdadeira [e se tiverem, são extremamente admiráveis, para mim, estes, pois imagino a dificuldade humana de suportar algo assim, pois, como eu disse, nem a própria pessoa se suportaria em consciência]. Infelicidade é estado de espírito, alegria é manifestação da satisfação por algo, em variados níveis.

    Não sei, se as coisas são mesmo como eu penso que são, mas eu só tenho a minha mente, e é o que eu penso.

    ^^
    Continuou grande, mas não vou apagar mais não...

    ResponderExcluir
  34. Concordo muito com você.
    Já escrevi tanto sobre isso que a única coisa que me resta dizer é "faço minhas as suas palavras".

    Beijos e continue assim, bem humana.

    ResponderExcluir
  35. Damaaa mas vocÊ não conhece LSD? com ela somos felizes 24/7 xD
    adoro essas merdas de amizades via facebook. "adoro vc" "friends 4 ever" e assim.
    Quanto a pessoas dos blogs, é mais "boa onda" passar a ideia de pessoa bem resolvida. mas é tudo treta. por acaso no meu blog eu evito falar muito de problemas, mas também é porque não quero aborrecer as pessoas que não conheço de parte alguma com eles, eles me mandam logo mentalmente tomar no cu xD.
    e a falsa infelicidade?
    Sim, quando a pessoa se faz de infeliz a toda a hora só pa ganhar atenção? isso não te irrita também?

    ResponderExcluir
  36. Ai...falsa felicidade, excesso de paciencia, perfeiçãozinha....

    Tudo isso me irrita e muito...porque sim, eu sou normal e fico irritada!

    Um beijo do bloco!

    ResponderExcluir
  37. Oi Dama, apareci pra deixar um oi, finalmente consegui acertar tudo pra minha mudança, então acredito que depois do carnaval estarei de novo na blogosfera
    Quero ver se consigo até amanhã á noite visitar os que estiveram no blog mesmo eu estando ausente, adorei ter tido sua visita
    Passei poucas e boas nesses dias, andando o dia todo,raiva, fome, cansaço e mil coisas, mas sobrevivi rsss
    Me mudo pra Capital no sábado cedo e só vão ligar a net lá depois do carnaval mas quem aguentou até agora guenta mais um pouco né?
    Muito bom o teu texto, eu sou muito otimista, corro atrás, mas tenho os meus dias de azedume e quando isso acontece sai de baixo... chingo até meus mentores
    Teve dias que chorei por estar numa cidade grande, sem apoio de ninguém e pensei que não fosse aguentar, me senti abandonada de tudo e de todos, sem a mínima vontade de me olhar no espelho e quando o fazia me sentia uma miserável afff
    Mas no final deu tudo certo, tive apoio moral dos amigos, pq o material "quem" podia ter me dado simplesmente caiu fora e me deixou na mão, contei com estranhos que sem me conhecer me ajudaram
    A vida é assim né amiga?
    Agora é vida nova, quero deixar pra trás amizades que um dia eu achei que tinha,mas foram ilusão
    E vamo que vamo, uns dias felizes, outros tristes, outros irritantes e até insuportáveis, caio e me levanto, mas com a certeza de que estou sempre me superando, pois a minha meta é vencer a mim mesma
    Até depois da bagunça... ops... carnaval ou...
    Beijos pra ti!

    ResponderExcluir
  38. Oi Dama,

    andei na minha fase sumida, mas deixar de ler seus posts fodões jamais, e vc é fodona porque é humana. ADORO! vc que me visita sabe da minha fase ruim, e me irrita essa alegria de prateleira da geral, aliás, hoje postei algo indiretamente relacionado.
    Beijo grande!
    Marcia

    ResponderExcluir
  39. Oi, Dama

    Eu acho que sites de relacionamento como Facebook e Orkut é muito mais uma exposição do que as pessoas querem que os outros pensem que elas são. Ou, segunda opção, o perfil pode ser uma projeção do que ela gostaria de ser. Assim, tem muita gente que está na comunidade "Eu moro sozinha" e até mora, mas tem papai e mamãe pagando as despesas. isso significa que ela está passando uma imagem de uma pessoa independente quando, na verdade, não é e gostaria (ou não) de ser.
    Desiludi totalmente desses sites e não tenho intenção de voltar tão cedo. rsrsrs
    Um beijo e é muito bem ler seus posts de novo =D
    Nesse Carnaval pretendo colocar muito blog em dia! rsrs

    ResponderExcluir
  40. Acho que me incluo nas que só reclamam, mas vc tem toda a razão, felicidade demais e tristeza demais cansam.
    Nas redes sociais as pessoas tem vários amigos, vivem fazendo festas, namoram, sempre estão felizes. Confesso que às vezes chega a me dar raiva. Tenho problemas na família, doença da mãe, não faço nem um décimo do que os outros fazem. Enfim, parece que só eu sou sozinha e o resto do mundo tem milhões de amigos.
    Bjs! Bom feriado!

    ResponderExcluir
  41. Hahaha...Dama querida...ri em varios momentos nesse teu post.Concordo com algumas coisas, e tambem detesto aquela alegria extrema e exagerada que muitos gostam de passar nesses sites.
    Mas,por exemplo, eu com certeza tenho momentos de tristezas e insegurancas e algumas vezes,como voce sabe, os exponho la no blog. Mas normalmente prefiro me isolar ate me sentir melhor quando esses sentimentos aparecem, deixando as fotos para momentos realmente felizes.
    Tento nao exagerar na exposicao, porque sei que nao tem nada mais nauseante que uma felicidade auto promovida e exagerada.Mas nao poderia tirar uma foto estando triste...nao suportaria minha cara emburrada...rs...horriiiiivel!!!!Senao me olho nem no espelho chorando mais, imagina em foto...hahaha...
    Desculpe a demora em vir aqui,mas como sempre, adoooooro os seus posts, vou ver se dou uma lida em alguns atrasados!!!!
    Beijocas!
    (Nao sei se esse comentario foi repetido,mandei antes mas me deu error...ainda bem que tinha copiado...to mandando de novo caso nao tenha ido na primeira).

    ResponderExcluir
  42. Por essas e outras é que gosto de gente normal, que tem dor de cabeça, xinga o guarda, gargalha e chora.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  43. Antes de mais nada, adorei as mudanças, mas, nem que levasse um dia para carregar, não deixaria de ler seu blog! kkk

    Quanto ao tema, ufa, sou normal de altos e baixos, e retrato isso em meum blog, se algo aqui do lado de cá não vai bem, blogo pior ainda.

    Orkut vende muitas mentiras, desde as "felicidades que necessitam ser expostas" a saudades que quem sequer te dá um telefonema. Também prefiro blogues, principalmente, aqueles de quem se mostram como de fato são e pensam.

    Não existe vida perfeita, isso é outro fake. Agora será que já fui ingênua de aplaudir os "fodão" rsrsrs...



    Beijos

    ResponderExcluir
  44. [...]enquanto quebram o pau por trás da câmera... muito bom, kkkk! Dama eu não acredito em ser feliz, acredito em estar feliz, isso quer dizer momentos, tanto Orkut quanto Facebook servem pras pessoas se exibirem, mostrar fotos e dizerem que badalam, agitam e são felizes, quanto aos medos e fobias, incertezas, o que for, é perfeitamente normal em cada ser humano e se disserem qua não é, é tão mentira quanto essa teoria da felicidade nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  45. Ahh essa tal de felicidade tão buscada, e que por vezes parece se esquivar...

    Um bom texto... bjos no coração e tudo d bom pra vc!

    ResponderExcluir
  46. Menina, eu vim aqui e li mas não dava tempo comentar, daí volto agora e os comentários estão bombando, agora quero ler tudinho.

    Bom, eu acho que vai chegar uma época, se é que já não chegou, onde vai ser desenvolvida uma doenca devido a essa vida paralela que muitas pessoas levam nas redes sociais ou blogs. Eu fiquei supresa dia desses quando li sobre alguns blogs que são totalmente fakes, as vezes até mulheres que escrevem se passando por homens,etc. Não sabia disso com relacão aos blogs, acho que até porque acompanho blogs bem honestos, mas já nas redes sociais eu tenho percebido muito, bem isso que você falou, e para mim isso é a construcão de uma vida paralela e pode vir a gerar problemas psicológicos sérios. Outro dia já li sobre jovens que se sentem tristes e infelizes porque ver que os amigos das redes sociais tem mais que eles. Mas ainda acho que vai ser mais grave a doenca que os que tem a vida parelela, fingem viver o que não vivem. E pior, fingem uma felicidade padronizada.

    Quanto à felicidade. Eu sou uma pessoa feliz e sempre bem humorada. O bom humor acredito que seja algo genético, pois já nasci assim.
    Mas eu não sou feliz ao padrão dos outros, não me encaixo em moldes, não vivo uma vida glamourosa e nem mostro isso nas redes sociais. Vivo de forma simples e sou feliz assim e ainda assim tem cobrancas, coisa que não entendo.
    Sou bem sucedida do meu jeito, mas nem emprego tenho ainda.
    Estou acima do peso, sem trabalhar, não uso roupas de marcas famosas, não vivo viajando, nem vivo jantando em restaurantes chiques nem que seja pra comer a entrada e tirar foto. Então, sou feliz, mas provavelmente não sou feliz, nem realizada e nem bem sucedida nos padrões e moldes do que rola nas redes sociais e prefiro minha vida real.

    Hoje li uma frase muito interessante:

    " felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz"
    - Sigmund Freud


    Agora vou ler os comentários.

    Beijo

    ResponderExcluir
  47. Essa falsa felicidade é imposta pela sociedade. Se você não está feliz, é porque é um fracassado. Se esquecem que somos humanos e não máquinas...

    ResponderExcluir
  48. Oi, Dama

    Voltei. Li a coluna do filósofo pernambucano Luiz Felipe Pondé, sempre ácido e polêmico. Ele fala sobre felicidade.
    Não concordo com tudo o que ele diz, o acho um tanto extremista, mas que ele diz muitas verdades, isso ele diz. rssrs
    Acho que você vai gostar ou, s enão gostar, vai refletir. Um beijo.
    Segue o link:

    http://www.paulopes.com.br/2011/03/mania-de-querer-felicidade-e-uma-praga.html

    ResponderExcluir
  49. Acho que essas pessoas seguem aquele ditado:
    "uma mentira muitas vezes repetida..."

    O grande problema é que as pessoas não se preocupam em estar bem consigo mesmas, satisfeitas... elas querem estar melhor do que os outros.

    Então, pra elas, não interessa muito como elas realmente estão, mas sim como os outros vão vê-las e se terão inveja.

    Triste. Muito triste!

    bjss

    ResponderExcluir
  50. Oi Dama,

    é incrível a sua perspicácia para analisar as coisas. Coisas essas que nós, seus leitores, também notamos, mas não temos (pelo menos eu não tenho) uma boa habilidade para organizar esses pensamentos e colocá-los no 'papel'. Não assim, desse jeito ácido que você acabou de expor.

    Eu também percebo esse tipo de pessoa, nas redes sociais e nos blogs, pessoas sempre "felizes e realizadas", sempre sorrindo, sempre cercadas de amigos, sempre brindando, mas que na realidade não são nada daquilo. Já escrevi uma vez sobre isso no blog. Sobre a farsa das redes sociais. As pessoas vão criando aquela ideia de vida perfeita, de pessoa digna de ser invejada, mas se esquecem que nem todos os amigos da rede são SÓ amigos da rede.

    Enfim, uma coisa é ter orgulho e não dizer que está mal por conta disso, outra coisa é ser reservado e não falar muito da propria vida na rede, mas isso inclui resguardar-se do que é ruim mas também do que é bom, e outra coisa beeem diferente é o exibicionismo exacerbado da vida perfeita, como se o lado ruim não existisse. Para isso, cabe a palavra que você usou e que foi muito bem colocada: a pessoa vive num delírio. Mas só engana a si mesma.

    Como sempre, Dama, disse tudo. Você é uma fodona bem normal. rsrs Por isso te admiro tanto. É uma super-heroína sem máscara.rs

    beijos

    ResponderExcluir
  51. Parabens pra vc!
    "Sem discurso nem requerimento, Leila Diniz soltou as mulheres de vinte anos presas ao tronco de uma especial escravidão."
    Carlos Drummond de Andrade
    No dia internacional da Mulher o SeximaginariuM faz homenagem a todas mulheres do mundo na figura de Leila Diniz!
    BJSS

    ResponderExcluir
  52. Olá amiga...tudo bem?
    Hoje é nosso dia! Na verdade, hj é apenas a data em que reconhecem nossos esforços, nossas qualidades e nossa dedicação em amar, pq dia da mulher é todo dia, mas hj é por demais especial, e vim aqui compartilhar o nosso dia com vc!
    Bjos no coração, tudo de bom pra vc!

    ResponderExcluir
  53. Ah adorei esse texto Dama, andei meio afastada do blog nos últimos dias mas gosto de ler coisas de conteúdo. Bom, eu já fui uma pessoa muito preocupada em manter as aparências e fingia ser feliz para agradar a pessoas que sequer se importavam comigo. Até que cansei dessa hipocrisia e decidi ser eu mesma fosse na dor, na risada, na alegria, na tristeza. Eu sou uma pessoa mal resolvida, porque considero que tenho muito ainda a melhorar. Não existem pessoas perfeitas e felizes o tempo todo. Mas hoje eu tenho uma postura assim: to a fim de chorar? eu choro mesmo que seja na rua. Estou a fim de rir? Eu rio. Nada de ficar se mascarando. Ha momentos em que estamos bem e outros em que queremos colo. É natural.

    ResponderExcluir
  54. Nossa,adorei sua postagem sobre a felicidade.Concordo plenamente com tudo que disse.Como você mesmo mencionou acima,atraves das redes socias,as pessoas querem mostrar o tempo inteiro sua superioridade acima de qualquer coisa.Através de fotografias,poesias...Elas incorporam um personagem,acreditam tanto,que passam a viver intensamente a vida do mesmo.E as pessoas mais "sensatas",digamos assim,muitas das vezes ficamos sentindo culpado por não atingir esse grau da perfeição,de que tudo são "Flores".Eu me enquadro nessas pessoas,e acabo muita das vezes me deprimindo e entrando em confitos comigo mesmo.Sou uma pessoa muito transaparente,e jamais consigo dar um sorriso se não estiver completamente satisfeita.EsSA idéia da felicidade plena,da vida sem problemas,dos amores bem sucedidos,da prosperidade na profissão...Isso muitas das vezes deixam a sociedade como um todo,viver em busca plena da perfeição.E quando as mesmas não encontram ficam frustadas.O que mencionei aqui,foi um pouquinho do que vivi,e só agora consigo enxergar de uma forma diferente.E hoje,consigo claramente falar das minhas frustações,das minhas mazelas,dos meus espinhos...Acho que esse texto pode concisentizar muitas pessoas.
    Inté!!

    ResponderExcluir
  55. Eu já me incomodei muito com esta felicidade perpétua, constante ou vitalícia que muitos se mostram tê-la. Principalmente no trabalho. Treino filtrá-las, mas nem sempre resolve, elas não saem de perto. Nas redes sociais também, já sei o que é correto eu compartilhar e o que é necessário "filtrar", justamente para que eu não passa como um "falso feliz". No blog já citei várias vezes sobre estas aparências camufladas, e continuo falando. Realmente, através do blog nos mostramos mais nossa identidade, mesmo os que se julgam "fodões" para si e aos olhos dos outros, pois a identidade da escrita, quem os acompanha, sabe que não engana.
    Estava há um bom tempo sem poder postar como de costume, e só o fato de poder ficar algumas horas neste feriadão escrevendo novos posts me trouxe uma tranquilidade e uma animação muito boas! E nem tinha ninguém por perto pra registrar isso rsss
    Mas com tanta tecnologia nos consumindo, acredito que esta "falsidade" só se multiplique.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  56. Oi, querida. Saudade dos seus posts!

    Engraçado que entrei aqui depois de postar algo relacionado a isso. A falsa felicidade. De um prisma mais pessoal, mas meu pensamento bateu muito com seu texto, pra variar.


    É bom estar de volta ao seu blog e ver que é uma das únicas blogueiras que eu acompanhava antes de me afastar da blogosfera que ainda está na ativa. rs


    Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  57. adorei, adorei e adorei!Nossa voltei a respirar mais aliviada e a me sentir mais normal nesse mundo,eu já tava me sentindo um et, porque realmente nessas redes sociais o que mais vemos são sorrios e pessoas cercadas de milhões de "amigos" tudo uma vida de faz de conta.Somos todos humanos e isso inclui defeitos e qualidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  58. Vou confessar uma coisa: SEMPRE estou feliz no meu orkut e facebook. É uma forma de proteção contra os inimigos, sabe?! Tipo, a fulaninha fica fuçando as minhas coisas pra saber se estou me dando mal, sofrendo. Mas, ruim como eu sou, NÃO vou dar esse gostinho NUNCA. Falsa felicidade? Pode até ser, mas os resultados são muitas vezes satisfatórios.

    ResponderExcluir
  59. Ea nova categoria que em surgindo? Gente que faz coisas e fica feliz só pra colocar a foto no orkut e mostrar o quanto se divertiu.. É pra acabar o mundo.

    ResponderExcluir
  60. OLA... Nossa que post maravilhoso eu estava buscando algo assim ...
    A ex mulher do meu marido é assim mesmo desse jeito finge ser feliz ..Coloca fotos no orkut e escreves frases ridiculas dizendo que esta feliz demais da conta ... Passa o maior perrengue em casa, sem grana com 3 filhos para criar, mau amada vive atras de meninos para namorar não da certo com nenhum ..em fim vc disse tudo!!

    bjoss

    ResponderExcluir
  61. Olá, sem sei como cheguei aqui, acho que procurando algum texto e me deparei com seu post. Tenho que parabenizá-la, é bem isso aí mesmo. Uma necessidade enorme de algumas pessoas [não vamos generalizar] de mostrar o mundo o quanto elas são "felizes", irrita mesmo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  62. Em tempo, também tenho um bloguinho, abandonado, tá certo, mas ele existe há um bom tempo, se quiser dar uma espiadinha o último post é monstruoso de grande, porém um fato de extrema importância que aconteceu na minha vida.
    http://costumevicioso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  63. Adorei o post.

    Estou saindo de um relacionamento e me parece natural mostrar que estou bem (não ótima, mas bem), afinal, a cada dia estou mesmo melhor.
    Ele já está em outro relacionamento e a meu ver "demonstra" a tal felicidade fingida.
    Inuda face e orkut de fotos e frases de plena alegria. Imagino até que seja pra me cutucar e ver se eu demonstro o meu desagrado com a situação. Pode esperar sentado querido, pois eu fui ser feliz e não volto.Bjs

    ResponderExcluir
  64. Claro que vc é "fodona"! E dá-lhe Guy Debord! Abaixo a "sociedade do espetáculo"!
    tom s.

    ResponderExcluir
  65. Amei o que li!
    Justamente estava a procura dessas palavras.
    Outro dia expressei através do meu Facebook o que realmente estava sentindo naquele dia, e foi uma chuva de criticas, ou seja não posso me sentir triste, que vêm todo mundo com palavras de falsas felicidades.

    ResponderExcluir
  66. Nunca me arrependo de vir ao teu blog!
    Este texto expressa muito bem esta época natalina e seu inferno de falsidade no facebook!
    Todos desejando feliz natal a todos os amigos,quando na verdade soltam indiretas o tempo todo em seus perfis na intenção de atingir alguém que esta adicionado como "amigo" em seu perfil.
    Os Extremamente felizes tirando fotos com a familia perfeita no natal perfeito.Fico pensando que diabos de defeito eu tenho para odiar o Natal e detestar todas as felicitações,como se não bastasse ainda vem o Reveilon,onde todos estão felizes vestindo suas ores simbólicas que não atraem ou expulsam absolutamente nenhuma vibração para o Ano seguinte...Todos Sorrindo e muito felizes no revilon perfeito,com a familia perfeita,com amigos perfeitos em uma viagem perfeita.Que droga de vida onde você sente necessidade de mostrar para as outras pessoas uma vida que no sei íntimo não possui e mesmo que possuísse por que teria que escancarar tudo isto para pseudo amigos?
    Auto estima muito baixa ou elevadíssima,vaidade?
    Que droga!
    Obrigada por este texto maravilhoso!
    perdoe meu desabafo!
    http://caprichoebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html