quarta-feira, 30 de julho de 2008

Pessoas autocentradas

Se existe uma coisa que me incomoda no ser humano são pessoas que só conseguem olhar pra si mesmas e seus pequenos problemas... Pessoas atacadas da Síndrome do Sol, que acham que o ser humano foi criado para rodar em volta de si, para lhe beneficiar, axiliar ou ouvir... É certo que todos nós temos uma tendência a sermos egocêntricos, coisa natural, mas precisamos estar sempre nos vigiando para não cair nessa armadilha.

Eu tenho muitos defeitos! Nossa, como tenho! Mas estou sempre atenta à mudança de comportamento mesmo de um colega de trabalho. Percebo as "entrelinhas" de maneira fácil, sem que a pessoa precise esfregar a situação na minha cara. Acho que isso se trata de um pouco de atenção ao olhar para o outro, ao olhar para quem se ama, para o mundo.

No entanto, o que aparece de gente sem "simancol" na minha vida, caraca, é de tirar a paciência! Gente espaçosa que não percebe que atrapalha, gente que só fala de si o tempo todo, gente cujos problemas são mais preocupantes do que qualquer acontecimento.

São inúmeras as variante sutis dos chamados "amigos vampiros", que vêm buscar algo em ou de você. E some em seguida para viver sua vida...

Tem aquele tipo "sazonal", que quando está bem, desaparece da nossa vida, mas se tiver mal, se sentindo sozinho, deprê, a primeira pessoa que se lembra é de você. Enche seus ouvidos com seus milhares de problemas, ocupa sua vida 24 por dia..

Tem também o amigo que faz as malas e vai viver entre vc e seu namorado(a), marido, mulher, etc e etc. Ele quase passa a deitar na sua cama, entre você e seu parceiro... Mas quando arruma uma namorada(o) desaparece...

Tem o amigo interesseiro, aquele que orbita em torno de você sugando informações, obtendo favores, usando vc como estepe nas horas de solidão, mas que não hesita em te abandonar assim que algo mais interessante apareça...

Enfim, todos os subtipos desaparecem assim que algo ou alguém mais interessante lhe passe pelo caminho.

Por que sou agraciada com essa espécie humana? Deve ser algo cármico, ou que emana de mim, do tipo " aqui tem uma idiota para ser explorada, levem o que quiser" . Muito do meu lado anti-social vem daí, porque tenho uma tendência a atrair pessoas desse tipo e todas as variantes citadas acima.

Em certos momentos sinto tanta raiva de gente assim que, como diz minha mãe, se meus olhos tivessem veneno, elas cairiam mortas só com um olhar...

56 comentários:

  1. É bem verdade mesmo, se voce observar atentamente acaba percebendo mudanças (ainda que sutis) no comportamento das pessoas, eu concordo plenamente com voce, acho que os tipos de "amigos" por ti descritos, eu também compartilho, infelizmente é uma constante, cabe a nós sabermos selecionar, pois a gente tem um ditado entre nós que curtimos rock dos anos 60 que é uma paródia mas também é verdade

    QUEM É, É, QUEM NÃO É, O TOPETE AVUA"

    bjus garota e obrigado pelo carinho

    ResponderExcluir
  2. é verdade, viu
    a gente sempre encontra pessoas desse tipo, e toda hora!
    o que incomoda são aquelas que insistem e 'se manterem em nossas vidas', porque aquelas que só passam e vão embora, a gente ignora!
    não é?
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. adorei "Síndrome do Sol"...fantástico.
    Parece que o mundo todo está acometido desta síndrome.
    kisses
    di

    ResponderExcluir
  4. O que? 3º comentário?? Estou me superando dia após dia!! Nem me fala...tem gente que precisa urgentemente de um kit de chás (simancol+sifragol). Eu detesto esse tipo de pessoa, porque normalmente para mim é difícil confrontar, dizer não, acho que como o bom sendo parte de mim deveria partir dos outros para comigo também. Mas não é bem assim. Ainda bem que no momento não tem nenhum chato na minha vida, rsrs. Não que eu lembre agora. Eu sou do tipo bonzinho-nunca-aprende, é incrível e as vezes prejudicial a mim mesmo, mas fazer o que, a gente aprende...
    Tem quem diga que as pessoas atraem as pessoa que vibram como elas. E pelo que sei vocÊ não anda muito bem - em vários sentidos(inclusive como eu, parece que escolhemos até o mesmo momento para termos problemas o que sugere um romantismo que de perto não é nada agradável, afinal só a gente mesmo para saber o quanto dói os nossos problemas) - e isso desregula qualquer um emocionalmente, e deixa sensível a essas energias nada boas. E mesmo estando bem, parece que para algumas pessoas - as vezes acho que sou uma dessas - tudo é mais difícil. Mas do mesmo jeito que sou o "bonzinho-nunca-aprende", também sou "perseverante-nunca-perde-a-fé", então calma que isso passa, e daí se for o caso tu se afasta desses malas...rsrs.

    Bjoks Linda...

    Meu MSN...
    fabionunes.net@hotmail.com

    +Bjoks!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que nossa órbita acaba atraindo certo tipo de pessoas... Eu tb sempre atraio os mesmo tipinhos.
    Qto ao egocentrismo, tenho forte tendência a olhar só para o meu umbigo, mas policio-me 24 horas pra não esquecer do resto do mundo... q definitivamente não gira ao meu redor.

    Bjs~~

    ResponderExcluir
  6. Bah, demorei tanto que caí para 4º...ah, tudo bem...rs. Síndrome de Sol foi muito bom mesmo, tem também a Síndrome do Umbigo rsrs, que é uma variante bem interessante...rsrs.

    Bjoks.

    ResponderExcluir
  7. P.S. 2: Rsrs, ainda bem que tu viou meu texto novo embaixo das fotos...rs.

    Bjoks...Eu imagino que no RJ seja um inferno de camelôs...

    "cidade maravilhosa...cheia de assaltos mil...
    cidade maravilhosa, a polícia largou, o tráfico assumiuuuu..."

    Eu ainda acabarei no teatro de comédia, pelo menos meu par não reclamará de falta de humor...rsrs.

    ResponderExcluir
  8. Também devo ter esse ímã pras pessoas interesseiras.


    :*

    ResponderExcluir
  9. a quanto tempo não passava aqui....e nem atualizava meu blog enfim...saudades dos seus textos li por cima alguns....eu tenho medo de tanta coisa....tenho uns "amigos" sem noção tbm...
    vou passar aki depois com calma...
    bjos

    ResponderExcluir
  10. Eu dou sorte quanto a isso. Não encontro ninguém com síndrome do sol na minha turma. O único que tinha essa síndrome estava alugando o outro quarto do meu ap e por não querer sair da minha casa amanhã vai ser expulso pela polícia :P

    Mas isso eu conto em detalhes cheios de humor negro no meu blog provavelmente no dia seguinte!!

    Adorei teus textos. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Viva Dama,pois pois...isso é um aspecto que se pode explorar por várias frentes.
    Que eu agora não ou estar aqui a complicar a coisa.
    No entanto usar um STOP de vez enquando,um NÂO redondo uma vez ou outra já pensou que pode a estar a dar a oportunidade de alguém crescer? Amadurecer?
    Repare estar sempre disponivel os outros habituam-se Certo?
    E nesse habito acomodam-se BOA?
    Então nunca aprendem nem crescem
    Um Não por vezes obriga a crescer rapidinho.
    Um Nâo... já não digo por si...pelo bem dos outros eheheh
    Pense nisso amiga.
    Abraço grande,grande do mundo

    ResponderExcluir
  12. Já fui vitima quando pré-adolescentes. Desde então não desgrudo de artefatos, como: cruz, água benta e estaca. Vampiro que vacila comigo virá cinzas.
    Belo texto.
    Bjooos

    ResponderExcluir
  13. Ah,...já tive muita raiva desse tipo, mas hoje eu tenho apenas pena,...hoje podem achar até que estão se dando bem,...mas já conheço o fim dessa história e eles sempre se fodem,...
    O melhor é evitar sempre que possível!

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Há pouco mais de um ano, apareceu no meu trabalho alguém desse jeito. E ainda por cima, vei morar no meu prédio...

    Graças a Deus, essa pessoa já foi pra outro lugar. Era simplesmente impossível conviver com ela.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  15. Onde assino?
    Caracá, tá perfeito.
    Eu digo que são pessoas que sofrem de "Umbiguismo".
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Olá, fuçando os blogs da vida cheguei até o seu e me identifiquei muito com o texto.
    Se tem uma coisa que não tenho saco é pra ficar aguentando as mesmas lamentações de sempre de pessoas egoistas que não se tocam.
    Acham que são o centro do Universo e só elas precisam de carinho e atenção.
    Narcisismo então, não vou nem comentar.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Você não é a única, também já tive amigas 'vampiras'. Uma hora me cansei de vez e rompi com tudo. Alás, não só tive amizades vampiras, como falsas e traíras. Eu também vivo atraindo gente filha-da-puta. Uma beleza, ô!

    Pra mim, perdeu a confiança acabou. Muitas vezes não consigo nem olhar pra cara da pessoa durante um bom tempo. De pessoas assim, eu quero distância, e muitaaa!

    Adorei a frase da sua mãe! Vou passar a usá-la, se encaixa bem a mim também! xD
    "se meus olhos tivessem veneno, elas cairiam mortas só com um olhar...

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Sindrome do sol foi tudooo...rssss...Ótimo texto, já tive alguns do gênero, número e grau.

    Se o sol nasce pra todos, só precisamos realmente reconhecer quem merece ficar com a nossa sombra, pois o brilho é (seu/meu/nosso) único e ninguém pode apagar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Oh sim, saia da sala quem nunca conheceu alguem que encaixe-se perfeitamente nesses tipos citados. São pessoas complicadas de engolir e pior são akelas que devemos fazer isso por pura, política sabe? Como o chefe, por exemplo.

    Cara...Canta Carmem Miranda na cabeça nessas horas. É uma boa solução, sempre me desligo quando estou perto de alguém capaz de sugar o meu jah diminuto humor.

    ResponderExcluir
  21. Não sei se vou na contra-mão da história. Não sei se farei a parte do advogado-do-diabo, mas é que sempre procuro observar os dois lados. Será que não somos nós mesmos que fechamos a porta ao amigo, ao colega? Será que não somos nós que inconscientemente dispensamos o tal amigo e transferimos a culpa?
    Tá, tá certo que "algo existe de podre no reino da Dinamarca" mas sempre prefiro analisar friamente e assumir o meu lado culpado.

    Bj, Dama

    ResponderExcluir
  22. Ai, adorei a ultima parte do texto: ”se meus olhos tivessem veneno, elas cairiam mortas só com um olhar...”
    Sensacional, mas esta não é uma questão assim tão fácil de se dizer, sim, vc tem razão, ou não, vc está errada.
    As pessoas perguntam se vc está bem, e se for íntima, vc acaba comentando algumas coisas...natural e se a pessoas fica te fazendo perguntas vc vai falando... Logo, quando ela estiver com outro problema, vai falar com vc de novo, porque vc soube ouvir seus problemas.
    Existe o outro lado também. Pessoas que ouvem, se mostram interessadas e depois dizem isso, que fulano só a procura quando tem problema e num sei o quê.. Mas ela se coloca a disposição para ouvir.
    Lógico que existem pessoas que sugam a gente mesmo, mas na maioria das vezes que isso acontece, nós permitimos.

    ResponderExcluir
  23. De uns tempos pra cá tenho percebido isso em minha vida. gente que quer saber de você só na conversa porque não demonstra menor interesse pelo que faz. Resolvi isolar esse povo. Quer saber de mim, vá ao meu nosso blog. Renovo publicação todo dia. Mas aí não tem tempo é a tal da amizade estepe que você citou. Muito interessante sua publicação.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  24. Céus, espero que o vampiro ao qual estejas se referindo não seja este que vos posta... Mas se for te peço desculpas se fiz ou falei algo errado... Essa 'Síndrome do Sol' ou 'Umbigomania' é comum no Brasil, mas com a evolução normal da espécie melhora com o tempo... U-um abr-abraço do conde... Voei!

    ResponderExcluir
  25. Olá, Dama de Cinzas. Estive lendo a Tânia e ela nos direciona para o seu texto "Do que você tem medo"? Li sobre o medo que você descreve. Aliás, vários tipos de medos. E o dos relacionamentos parece ser o que a está atormentando atualmente. Não saberia o que lhe dizer...quanto a isso.
    sei que gostei do texto. E entendi porque ele "inspirou" a Tânia.
    Esse que fala das "pessoas autocentradas" também me chamou a atenção para algumas pessoas, depois que você definiu a forma como elas se aproximam e se afastam, de acordo com seus interesses.
    Talvez você atraia pessoas assim, justamente porque, mesmo atenta, deve ser generosa e prestativa. E as pessoas confundem tudo. Ou se aproveitam disso.
    Desejo-lhe boa sorte na sua convivência!
    Um abraço.
    Dora Vilela

    ResponderExcluir
  26. Dama das cinzas, não há muitas pessoas hoje interessadas em compartilhar seu tempo de viver. Aproveitam-se de quem querer e depois seguem, sem culpa.
    Pessoas que não firmam laços. Passam, simplesmente. E pessoas como você, dispostas a ajudar, acolher, acabam sendo usadas por quem não merece.

    ResponderExcluir
  27. É até engraçado...
    Claro que você é o personagem principal da sua vida...mas ela precisa de....MAIS GENTE!
    Dificil pensar em um ser humano que seja tão interessante a potno de ser assunto de si e de quem amis quiser interessar....
    Nada no mundo é pior.
    Fala com o espelho. Melhor.

    ResponderExcluir
  28. seu penúltimo post é parecido com o meu...hahahahaha...pois é, todo mundo tem suas fraquezas!!!

    olha, eu até que me acostumei a ter amigos assim. aliás, eu aprendi a aproveitar o momento e tirar das pessoas o que elas têm de melhor. no presente e se pisa na bola comigo eu lembro das coisas boas que passamos e sigo em frente. mas gente pra te encher o saco você vai ter a vida inteira e mesmo sendo anti-social você vai atrair mais ainda, não tem como.
    uauhauhuhauhauhauhhuauahuuha
    mas relaxa que o quê é ruim passa!
    bjão

    ResponderExcluir
  29. Oi! Passa lá no meu blog q tem post novo!
    Bjus e bom restinho de semana!

    ResponderExcluir
  30. Post muito interessante!

    A minha percepção dos amigos é bem mais razoável, pois embora eu também lide com pessoas que grudam e desgrudam, entendo o movimento como perfeitamente natural. Aliás, fico até feliz com os filhos das putas dos meus amigos somem e aparecem. É o tempo de juntar novidades, de cada qual investir em roubadas, tudo da vida!

    ResponderExcluir
  31. Sempre tem um tema interessante aqui, dama cinzenta! Este é um deles. Condiz com a descrição de teu blog: não é pra falar das rosas, mas dos espinhos.
    E um bjooooooo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  32. Visitando os blogs...

    Cheguei até o seu...

    Gostei mesmo...


    beijooo.

    ResponderExcluir
  33. Nossa, ainda ontem chorei muito porque minha mae falou uma coisa que me magoou muito:
    Uma garota que estudou comigo no colegio que estudei quando era criança, disse á ela que eu era grossa e por isso ninguem gostava de mim!
    Eu fiquei me perguntando o porque dela ter falado isso se eu estudei na mesma sala que ela por 6 anos e ela nunca fez questão de sequer olhar na minha cara, então como ela poderia saber se eu realmente era ou nao grossa como ela disse!
    Ai me lembrei de que não era rica como o resto do povo de lá nem andava puxando o saco de ninguem pra fazer parte do mundo deles, muito menos o dela, por isso ela não fazia questão da minha amizade!
    Tambem me tornei anti-social por causa de pessoas desse tipo que vc citou no seu post. As pessoas são muito oportunistas e interesseiras, só quem tem vontade de conservar pessoas verdadeiras do seu lado, é que tem sensibilidade pra detectar gente assim e se afastar logo!

    ResponderExcluir
  34. Muitas vezes as pessoas confundem gentileza com ingenuidade, e ser tolerante com ser tolo.Disso tudo tiramos lições para irmos evoluindo e melhorando cada vez mais.(lygiaprudente.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  35. "QUEM É, É, QUEM NÃO É, O TOPETE AVUA"

    Adorei Mayco.
    Mas isso eh verdade mesmo, pessoas desse tipo são terríveis.
    Belo texto.
    PS: Ah, presente pra vc no PensoDireto

    ResponderExcluir
  36. Infelizmente o ser humano faz aquelas maldades, agora a coitada da gata não pode viver em paz, pois deve ter varios outros problemas além da obesidade e ter sido abandonada

    ResponderExcluir
  37. Já tive amizades assim, são verdadeiras "sanguessugas". O melhor a fazer por si mesmo é distanciar-se delas.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  38. Ih, sei bem do que você está falando, espécimes assim tem em todo lugar, portanto você não é "privilegiada", rsrs...

    Acho que por eu ser um tanto paciente, também acabo atraindo algumas pessoas com falta de simancol, mas acho que para se livrar mesmo só se mudando para um buraco bem fundo ou então mandando logo "a real" na cara, hehehe.

    Abraço, Dama!

    ResponderExcluir
  39. Vai da capacidade de cada um perceber quando um amigo-exu tá rendendo mais ibope do que deveria.

    meu post dessa semana é complementar ao seu, e fala justamente de atitudes...

    a saída não é se isolar e nem se fechar ao mundo, mas ficar bem ligado no que dizem as atitudes de nossos "amigos"!

    beijos, daminha do meu coração!
    espero que esteja boazinha!

    ResponderExcluir
  40. cerveja eu escolho a marca das dez primeiras, depois disso, o que vier e tiver teor alcoólico eu tio bebendo hehehehe

    ResponderExcluir
  41. Quem se acha importante é um idiota, o maior deles, detesto gente ridícula.
    É bom antes perguntar ao coveiro mais próximo quem é importante.
    beijo

    ResponderExcluir
  42. hum, na verdade acho que não seja algo cármico...é que cada vez mais os humanos estão assim!
    CADA VEZ MAIS E MAIS egoistas!
    é ridiculo isso!
    sabe qnd vc ver q um "amigo" seu desses citados acima , vem lhe pedir ajuda, ignore-o... faça algo prele perceber q a atitude dele esta sempre ridicula!
    não sei...eu passo muito por isso, eu fico puta com isso, e o q eu acabei de lhe dizer já tentei fazer, mas não consigu, pq acabo tb parecendu por egoista...ah não sei.. tantas coisas estão passando agora pela minha cabeça..desculpe por não estar sendo muito esclarecedora!voltarei mais tarde para lhe dizer o q dei por conclusão!
    :D

    ResponderExcluir
  43. Eu tbm atraio "amigos" desse tipo.Fogo =(.

    ResponderExcluir
  44. ôooo... esses dai tambem n se encaixam na categoria dos chatos, sobre os quais eu escrevi no meu blog semana passada???

    affffffffffff... são uns malas mesmo!

    bjao

    ResponderExcluir
  45. Tenho um problema com um ser totalmente sem simoncol! Cara, se não gosto ignoro, acho que se você não gosta de alguem e continua batendo papo já cheira a falsidade! E olha que a gatora ainda vive perguntado aos outros o porquê de eu não gostar dela!

    Beijo :* http://capreta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. Bom, existem dois tipos de pessoas: as exploradas e as exploradoras... Mas se te consola, sou companheira do time dos explorados...

    ResponderExcluir
  47. teem tdaa razaaaoo
    aindaa bem q naum tenhu amigus assiim
    eeu os escolhoo a dedo :)
    http://imensidadx3.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  48. Não tenho paciência com gente egocêntrica.
    Acabo sendo ríspida, mas é inevitável. Porque parece que enquanto você for educado, ela não vai parar de te encher.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  49. De vampiros o mundo tá cheio...

    ResponderExcluir
  50. não tenho nem palavras para agradecer todo o carinho que voce tem para com meu blog, muito obrigado de coração

    ResponderExcluir
  51. Obrigada pelo coment�rio, espero que volte...

    Beijo*

    ResponderExcluir
  52. Hum, acho que a gente tem q tratar as pessoas como elas nos tratam, nem mais nem menos.

    Tem muita gente egoísta, q só procura qdo precisa, sim. Não dá para esperar q gente assim seja seu amigo do peito. Não dá p esperar muito. Tem gente q só serve p ser "amigo" de balada.

    Não se mate de ódio por causa delas, pq não vale a pena, eles não estão nem aí.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  53. Uma pena que só você entendeu meus motivos para não participar da premiação, cara.
    Infelizmente a maioria achou que eu tava afim de me exibir. Hahaha.
    Já esperava que você fosse a única a entender.

    Mas o pior foi que falei sobre uns 4 assuntos diferentes no post e só se prenderam ao da premiação.
    Cara, fiquei revoltada.
    Tava pensando em apagar, mas quer saber, dane-se.

    Desculpa vir aqui desabafar. Rs

    ResponderExcluir
  54. Todo morena que passava nas caminhadas do Leme ao Leblon, eu dizia a próxima será a Dama.
    Nenhuma chegava aos teus pés.
    Ano que vem vou morar no Rio.
    beijo

    ResponderExcluir
  55. Oi, como está o sol desse lado do mundo? :)

    Sabes, que eu venho aqui algumas vezes, e apesar de me identificar com muito do que escreves, raramente comento, ando numa fase um pouco calada... mil desculpas.

    Contudo, este texto retrata tanto do que tenho sentido ultimamente, com as pessoas que me rodeiam, que tive que parar para te fazer o meu humilde comentario... sabes, comigo este filme acontece tanto, que acho que inventei esta estoria de blog exactamente p ver se faláva um pouco de mim, sim pq de outra maneira, não consigo mesmo!
    :)
    beijo do outro lado do mundo.

    ResponderExcluir
  56. Tenho uma amiga assim. Quando ela está sozinha ela não sai da minha casa, mas quando está namorando ela simplesmente desaparece. No começo ficava muito chateada com ela, agora eu não ligo, porque não conto com ela. Acho divertido quando vem me ver, por mais raro que isso seja quando está namorando, mas não sinto mais sua falta quando vai embora, por isso a mantenho. Acho que tudo é uma questão de saber lidar com algo.

    Beijos

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html