quarta-feira, 25 de junho de 2008

Depressão

"A depressão é uma doença "do organismo como um todo", que compromete o físico, o humor e, em conseqüência, o pensamento. A Depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida. Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas.
A Depressão é, portanto, uma doença afetiva ou do humor, não é simplesmente estar na "fossa" ou com "baixo astral" passageiro. Também não é sinal de fraqueza, de falta de pensamentos positivos ou uma condição que possa ser superada apenas pela força de vontade ou com esforço..." (
PsiqWeb)

Quero logo esclarecer que não estou em depressão, não estou me sentindo pra baixo, não estou infeliz! Estou ótima! Mas esse é um assunto que vejo como pano de fundo em muitos blogs. A pessoa sempre parece estar perdida em uma tristeza que nem ela mesma sabe explicar. Muitas vezes a depressão é a causa do término de muitos blogs e a pessoa nem tem consciência disso, porque essa doença afeta toda a sua capacidade de discernimento, de enxergar o bom e o ruim, tudo lhe parece péssimo.

Há alguns anos atrás, longe o suficiente para me sentir recuperada dessa doença, eu sofri de uma depressão forte. Ela começou na minha adolescência e entrou pelo início da vida adulta.

Na adolescência eu era acometida de umas fases de tristeza intensa em que tudo parecia sem cor, sem vida, sem rumo. Nada que acontecesse, ou fizesse me tirava daquele estado de desânimo que só me fazia chorar, me lamentar e querer morrer. Por sempre ter sido assim, achava que as outras pessoas também passavam por isso, que a vida era assim, que eu precisava aceitar aquelas longas fases de tristeza absurda, para depois vir uma fase de alegria relativa.

No início da idade adulta, essa depressão começou a influenciar todos os empregos que arrumava, uns eu perdi por conta dela e outros mal conseguia levar. A vida era um peso que eu aliviava bebendo, sempre bebendo muito, o que piorava o quadro de depressão. Meus namoros eram curtos e conturbados. Muitas vezes chegava ao trabalho, olhava o que tinha pra fazer, entrava no banheiro, sentava no chão, chorava, chorava e chorava. Nos finais de semana em que não estava bebendo, estava sentada numa cadeira olhando a TV e chorando.

É claro que minha vida não era direto assim, a doença depressão te dá uns períodos de trégua, em que você se sente bem disposta e otimista. A doença te "engana" fazendo você pensar que está melhor, que não precisa de tratamento , para logo em seguida cair numa nova crise. E é por causa desses períodos de bem-estar que o deprimido se recusa a achar que está doente.


Um dia, após ver uma reportagem sobre depressão, decidi finalmente procurar ajuda médica, um psiquiatra, que me receitou antidepressivos. Rapidamente me vi livre daqueles sucessivos quadros de tristeza profunda, mas era só parar a medicação que tudo voltava e nesse ritmo o tratamento durou quatro anos. Um dia finalmente, depois de levar o tratamento a sério, me vi livre daquelas crises longas e sucessivas de depressão. Hoje em dia continuo sendo uma insana desequilibrada... ehehehe... Mas pelo menos minhas depressões são raras e quando surgem, duram 1 ou 2 dias.

Tomei a iniciativa de expor a minha experiência para que outras pessoas que se sintam assim, não tenham "pudores" em procurar um especialista. Essa coisa de que psiquiatra é médico de maluco, é do início do século passado! O mundo evoluiu! Dê continuidade ao seu tratamento para que ele possa te livrar desse mal que mina todos os seus relacionamentos e empregos. Você perde tudo por causa da depressão. Essa doença tem um fator genético envolvido, perceba se outros parentes próximos têm os mesmos sintomas.

E pra finalizar quero afirmar que depressão é doença, não é frescura de gente fraca! Esse é um outro preconceito terrível que impede que o deprimido procure ajuda profissional.

É isso...

80 comentários:

  1. Oi, Dama das Cinzas. Tbm já fui "meio" depressiva por muito tempo e tive uma crise séria qdo tinha 18 anos. Simplesmente ngm se cura sozinho, pelo menos não completamente. Sempre aconselho as pessoas a procurar ajuda médica. Muitos têm preconceito contra antidepressivos, mas como vc colocou na epígrafe: melhorar não é uma questão de "disposição", é uma questão química mesmo.

    Uma curiosidade: qual a sua idade?

    Bjus.

    ResponderExcluir
  2. Uma experiência e tanto essa tua.
    Eu sempre fui muito calado, muito ensimesmado, desde criança.
    Nunca gostei de festas ou agitos, sempre preferi ficar no meu canto fazendo as minhas coisas.
    As pessoas me chamavam de "triste", nem sei se elas estão corretas, o fato é que raramente sorrio e quase nunca saio dessa condição introspectiva.
    Não me considero depressivo nem nada, é apenas um jeito diferente de ser e encarar a vida.
    Gosto de ser assim e me sinto bem.
    Fazer o quê...rs

    Beijinhos,dama.

    ResponderExcluir
  3. Ouso dizer que muitos blogs são verdadeiros anti-depressivos.
    Quem tem dificuldade de se expor, encontra alívio ao escrever o que sente. Mas o trabalho de um profissional (psiquiatra ou psicólogo) é ABSOLUTAMENTE necessário, não se cura DEPRESSÃO, como você mesma disse, ela vai e volta, são momentos depressivos. Com o tempo e tratamento, aprendemos a conviver e superar estes momentos.
    Beijos
    Adorei o post, ajuda a desmistificar essa "a doença deste século"...rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Respondido em meu blog o seu comentário.

    ResponderExcluir
  5. O difícil, eu acho, é separar o que é problema passageiro e preocupação que todo mundo tem de uma legítima depressão...

    ResponderExcluir
  6. OI Dama,pois vamos por partes.
    Acredito sim em depressão quando por genética ou alguma situação extrema provoca excesso ou falta de reacção quimica no nosso cerebro.
    Com isso todas as consequências já mais do que faladas e conhecidas,então é de procurar ajuda, SIM
    No entanto quando por motivos próprios de quem está vivo(eu explico)perder o trabalho,arder a casa,paceiro(a) ou filho com cancêr etc etc,julgo ser normal e comum estar triste e porque não zangado.
    Agora está em nós aprender saber viver com esse desiquilibrio natural e normal.
    É que comprimido milagroso que faça as situaçoes virarem fumaça não existe
    Existe SIM quimicos que vão comatar os tais excessos ou faltas no cerebro e repor as combustões ideais para o nosso organismo.
    Esta é a minha visão e não magoar seja quem for.Pois no meu entender são situações distintas.
    Obrigado pela visita
    Um beijo e abraço até esse lado do mundo

    ResponderExcluir
  7. Como eu sofro de transtorno bipolar, não é difícil a depressão me pegar,... mas como o ser humano se adapta a quelquer situação,... quando ela chega, a gente senta num bar e enchemos a cara,...
    Tem funcionado,...sempre acabamos em algum banco de prassa cantando alguma bossa nova!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Muito bom você colocar sua experiência. Nunca tive depressão, mas, convivo com o problema. A compreensão (embora complicada), de quem está ao lado é fundamental na recuperação, além das medicações e de muita vontade. Costumo dizer que a depressão é a falência múltipla do ser e que só se melhora, quando a dividimos.

    Bjos, Dama

    ResponderExcluir
  9. Muito legal teu blog. Visitarei mais vezes :)

    ResponderExcluir
  10. Querida Dra Dama Freud Jung Lacan Reich,
    depois manda a conta, estou curado, mais do que um texto é um diagnóstico.
    Lindo e corajoso!
    beijo, já melhorei parei de lamber os rodapés

    ResponderExcluir
  11. Achei legal o fato de vc ter exposto algo tão pessoal. Depressão é algo muito sério é compartilho da idéia de que tem que ser tratado com ajuda especializada.

    ResponderExcluir
  12. Menina, eu vi bem de pertinho os efeitos de uma depressão, e a pessoa era alguém em quem jamais pensaria que fosse ser vítima algum dia de um mal como a depressão. Nem sei pq, mas nunca pensei mesmo nessa possibilidade. Hoje, após uns 4 ou 5 anos, ele ainda sofre, a família dele ainda sofre, os amigos. Depressão é doença, é homeostase, todo mundo sofre! Não desejo pra ninguém, e fico eliz que vc tenha conseguido sobreviver a essa tormenta, visse? parabéns pela coragem de mostrar pro mundo essa coragem... rs. Grande bjo!!!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o tema do seu blog, e gostei desse post... Depressão é coisa séria, e como vc disse está cheio de blogs por aí com esse assunto e gente reclamando.... rsrss

    eu tb já tive minhas fases...

    bjs

    ResponderExcluir
  14. eu sabia..que tiamos algo em comum..sei lá percebi desde do incio...quando vc me linkou!
    Essa semana tava eu pensando em falar sobre sexto sentido...que vem condicionado a pessoas que pensam muito..e conseqquentimente sofrem de depressão..
    Eu que diga dessa maldita doença...pq ela desde de novembro de 2006....não me diexa em paz..bem minha historia é longa bonita e ao mesmo tempo muito triste..sempre sofri de depressão sem saber..eu era muito na minha..nós empregos , nos estudos, em tudo..
    Um emprego que eu tive basicamente em uma loja muito famosa onde existe somente pessoas jovens alegres.. foi quando acabei de perceber o quanto eu era depressiva...chorava do nd..
    deixava o caixa...corria pra o banheiro pra chorar ..corria pra galera n me ver c cara de choro...( eu na minha infame cabeça..pensava que era olho gordo..sei lá...)Não entendi o que ocorria em mim..cheguei a perdi dias de trabalhos por estar " triste"..até o momento da demissão ...onde eu mesma dei um grito pra mim e pra o mundo..
    Se vc perceber meu blog é um pouco nostalgico..eu criei ele na intenção de poder passar algo para os outros e deixar m pouco de mim..sempre falo de vida..viva a vida agora..pode perceber..poque perder a vida por tristeza ..nimguém merece..e o pior que mata...quando chega a fetar sua vida social..a minha chegou a tal ponto que eu so ficava bem quando dormia..então passava o dia todo dormindo...
    mais ja to me cuidando e evolundo muito...to trabalhando..e buscando interagir c o mundo ...!

    eita aqui vai virar um poste...rsrsdeixa eu ir...
    xero fofix!!!

    ResponderExcluir
  15. Que bom que você ficou bem!
    Isso realmente é uma coisa séria,que deve ser curada sem preconceitos,bem como você falou.

    beijo;*

    ResponderExcluir
  16. Uma vibe meio psicologia ronda seu blog.
    Concordo com vc. Acho que o maior problema é a noção que algumas pessoas tem que isso é problema de gente fresca e fraca.

    foda.
    bj

    ResponderExcluir
  17. Oi Dama,
    Eu tenho uma visão distinta sobre a depressão, e não é uma forma de preconceito, só que eu não consigo enxergá-la do modo como vocês a intitulam.

    Pois bem, deixe-me explicar:
    Eu acho que todas as pessoas têm seus momentos de tristeza, em que tudo parece dar errado, tudo está confuso e isso acaba atormentando o cotidiano e claro, existe situações que fazem o nosso cotidiano ficar depressivo, como noticias ruins, problemas de saúde, perdas de pessoas queridas. Devo confessar que já tive momentos assim, mas não considerei uma depressão, só uma fase em que não estava me sentido bem fisicamente e psicologicamente. O meu pai considera a depressão como uma “invenção”, no sentido de que, todas as pessoas passam por várias etapas na vida, nem tudo é feito de alegrias, e nesse ponto eu concordo com ele. Podemos estar sendo um pouco “grossos”, mas é nesse modo que enxergamos a “nova doença do século”.
    Acreditamos que um remédio não faz você ver o “mundo com outros olhos”, eu vi em algum lugar e não sei se o nome está correto, as chamadas pílulas da felicidade. Eu fico me perguntando, por que tais remédios vão trazer essa tal “felicidade”?
    Sabe porquê isso? Muitas pessoas que teriam todas as condições favoráveis de ter essa doença não a desenvolve, e outras que tem “tudo” acabam desenvolvendo-a? Sabe, é nisso que me pergunto, se não é uma pressão da própria pessoa.

    Eu já presenciei vários casos de pessoas próximas que diziam estar com a depressão, é uma fase complicada, mas acho também que as pessoas levam sempre tudo muito para o lado negativo, ou dando muita ênfase para coisas que não são o problema e o quando chega o próprio problema acaba por estar despreparada para enfrentá-lo, e isso, acaba contribuindo para um desgaste psicológico.
    Como eu disse no inicio, talvez eu não saiba tudo sobre a depressão, posso estar totalmente equivocada, mas acho que a depressão ela pode ser evitada, há maneiras de burlá-la. De levar uma vida com “altos e baixos” sem estar preocupado com depressa e querê-la enfiá-la em tudo quanto é buraco de nossa vida.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem? Visiatndo seu blog pela primeira vez. Gostei muito.Principalmente do post atual sobre depressão. Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  19. até na hora de flar de depressão vc fala em blog! hehe, putz, brincadeira, simpatizo com tudo q vc escreveu, inclusive a experiência de sentar no chão do banheiro q me pareceu bem chocante.. sempre velei pela distinção entre tristeza e depressão, eu me considero uma pessoa triste, mas sou mto feliz, apenas acho estranho q esta doença surgiu só nos últimos anos, não há registros na história, há coisas parecidas mas não depressão q hj parece até uma epidemia, uma moda, se me permite a crítica, mas o fato de não haver registros históricos me parece o principal indício de q a doença não é química! este o ponto q queria chegar: ela parece mto mais um sintoma da vida contemporânea, urbana e tal.. nesses casos, acredito mto mais na psicologia, ainda q eu seja suspeito já q venho da área de humanas.
    Enfim, excelente como sempre,
    bjs.

    ResponderExcluir
  20. A depressão é a pior doença que se pode ter, pelo menos pra mim é, porque por mais que a pessoa tenha qualquer uma outra, se vier acompanhada dela, é o fim...
    Também tinha crises como você, virava noites chorando, isso aconteceu por 5 anos, consegui me controlar sem médico, hoje encontrei o brilho das coisas e das pessoas, ainda bem que vc tambem, é muito triste saber que vc tem essa doença!!
    bjao

    ResponderExcluir
  21. Acredito que exista a doença sim, mas acho que muitas pessoas acabam confundindo as coisas, acham que qualquer momento de tristeza e angústia já pode ser tomado como depressão.
    Dá agonia só em pensar como ela pode afetar na vida de alguém...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Admiro as pessoas que expõe fatos que não foram tão "glamourosos" da vida para alertar outras. Sinal de autruismo.
    Gostaria de completar reforçando o que você disse sobre buscar ajuda, pois muitos se empaturram de remédios indiscriminadamente.
    Para terminar acho interessante refletir que se por um lado, as pessoas têm sofrido com a depressão pelo modo de vida que levamos, outras não conseguem separar este fato com o medo de sofrer. E estas se empaturram mais de remédios ainda.
    Lamentável.

    Beijão

    ResponderExcluir
  23. Tomei a liberdade de citá-la em meu blog, viu?rs
    Espero que não se importe, mas é por um boa causa =)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Eu senti na pele que depressão não é frescura...

    ResponderExcluir
  25. Grato pelo precioso complemento,rs

    ResponderExcluir
  26. Texto muito bom, proveitoso e informativo, por isso que eu amo esse blog, rs*

    Aqui tem de tudo um pouco..

    MOnikisses!

    ResponderExcluir
  27. As vezes chego do trabalho e tenho crises de choro... bate uma tristeza sem fim... mas acho que é normal diante dos stresses que só meu trabalho consegue transmitir...

    ResponderExcluir
  28. Sou favor de procurar ajuda sim
    sempre adimirei quem tem psicologo ou psiquiatra, mas só contra antidepressivos, não gosto dessa droga que engana as pessoas.

    Uma geração prozac. To fora, a cura tem outro jeito sim. É com a força de vontade interior.

    Nunca tive paciencia para essas coisas. Sou triste sim de vez em quando, mas eu gosto da tristeza e acho importante na nossa vida.
    Mas tudo o que a gente sente é a maneira de como enchergamos o mundo.

    grande beijo moça. Tava sumido mais voltei por aqui.

    ResponderExcluir
  29. Já tive crises sérias de Depressão (sou bipolar), a ponto de ficar internado, tem noção? E como se não bastasse, também tive Síndrome do Pânico, acredita? Pois é, uma batalha das mais difíceis de superar. Fiquei 100% curado da Síndrome do Pânico, medo agora só de lacraia (animalzinho peçonhento este, não?). Só a depressão que de vez em quando me pega pelo pé.

    Uma vez fui para Região dos Lagos e gastei horrores (tudo que eu não podia fazer), porém, voltei outra pessoa, feliz da vida, com a sensação de “DEPRESSÃO? ISSO NÃO ME PERTENCE MAIS”, mas quando as contas começaram a chegar (ferrou,rsrs!), o arrependimento bateu e a depressão voltou, e pior.

    Agora isso só são histórias para contar, pois o máximo que acontece é eu ficar triste um ou dois dias consecutivos, igual a você! Frescura? Jamais!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  30. Bon jour moun amour!!!
    Quantos sentimentos e confissões nesse espaço!!
    Adoro!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  31. Outro filme que eu quero ver é um de ação, com a Angelina Jolie. Parece ser bacana... O nome do filme é 'O Procurado'. Eu vi o trailer na internet e parece ser bem agitado, daquele tipo de filme que tu fica com os olhos centrados na tela, saca? :P

    Bjs, querida! ;***

    ResponderExcluir
  32. Li todos os comentários do seu post e é muito interessante ver a visão das pessoas sobre tema tão complexo, embora hoje completamente parametrizado pela Psiquiatria. Como sou uma jornalista especializada em material científico e distribuído para médicos, textos e entrevistas sobre depressão fiz vários. E embora a depressão já esteja caracterizada como doença há muitos anos, as duas últimas décadas trouxeram várias revelações sobre a patologia e principalmente sobre a diferenciação entre depressão e demais alterações psiquícas como transtorno bipolar, síndrome do pânico e distimia. É muito importante que todos tenhamos bastante consciência e abertura para falarmos do tema porque tanto a identificação comum com a tristeza - sentimento que temos tantas vezes - quanto a inibição em assumir-se portador de alteração psíquica impedem o tratamento médico adequado. Hoje o prognóstico de cura para depressões leves e medianas é bastante alto, com medicações efetivas e com menos efeitos colaterais. Vale a pena conhecer e procurar ajuda.

    bjs. Veronica

    ResponderExcluir
  33. Palavras precisas na fluidez da narrativa. Gostei.

    ResponderExcluir
  34. Como psicóloga, sou suspeita para opinar.
    Como ex-deprimida, amei o conteúdo.
    Como fuçadeira, adorei descobrir o blog!

    E volto, viu?

    ResponderExcluir
  35. Bacana seu depoimento! Muito bom mesmo. Por vezes tenho a sensação de que sou muito pessimista, que nem sempre me animo com as coisas, que reclamo de tudo. Mas esse meu jeito se distancia da depressão quando percebo que as pessoas ao redor estão desestimuladas e se deixando enveredar por um estado de desânimo que contamina tudo, como você bem disse. é bom deixar claro que há sutilezas no diagnóstico.
    Há pouco tempo estive colada com uma criatura que ficava chorando, ouvindo músicas e chorando, não querendo fazer nada, não querendo ver ninguém, agredindo quem estava próximo, e deixei de lado. Mas antes insisti que procurasse ajuda médica. Não houve qualquer resultado!
    Independente do quão boa pode ser a vida da pessoa, ela sempre tá se achando triste, infeliz, sem sorte, confuso, fraco, e tudo de péssimo.

    É lamentável e sério.Parabéns pelo alerta.

    ResponderExcluir
  36. Da familia do meu pai,muitos sao depressivos,temsindrome do panico,coisas do tipo.Meu pai mesmo passou por uma crise terrivel e sei que tenho fortes tendencias a depressao.Nunca fui diagnosticada com a doença,mas tenho muito medo de passar realmente por ela,já que apresente varios de seus sintomas.Qdo comecei a ir na psimfoi por isso:achava que tinha a doença e tal,mas ela nunca me encaminhou ao psiquiatra e tbm nunca disse q eu tinha a doença.Ateh hj nao sei direito se a tenho ou nao.Tenho grandes duvidas qto a isso.

    ResponderExcluir
  37. Entendi tudinho que você disse, Dama! Letra por letra! Não digo mais nada porque, hoje, faço do meu blog uma terapia. Ao contrário dos blogueiros que você disse no início do post, que acabam fechando seus blogs, ou passam a postar apenas sobre suas tristezas diárias.

    Dentro do possível, debocho de minhas tristezas. É assim que faço. Claro que não vou debochar da morte de meu cachorro, nem da doença de um amigo ou parente. Nessas horas, o blog só ajuda se eu procurar outro tema, fora do meu convívio. E, para isso, não precisamos procurar muito, certo?

    Posso roubar esse selo contra o BBB que você tem aqui à esquerda?
    E um bjoooooooooo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  38. A alguns dias tb fiz um texto sobre depressão tb.( mas tb não estou e nunca tive!)

    Foi em pró de uma amiga que sofre constantemente com isso!
    Podemos dizer, que pra ela se torna uma fuga dos problemas que ela não quer enfrentar.,...

    A-P-O-I-O é a única coisa que pude/posso oforecer a ela.

    beijus..belo texto!

    ResponderExcluir
  39. Hello, olha eu aqui de novo...
    COMO É POSSÍVEL que eu não tenha descoberto seu blog antes? É fantástico!
    Li uns duzentos posts seus, inacreditável como vc é capaz de estimular o pensamento e a abordagem dos dois lados da moeda em quase todos os temas que vc trata...
    Além do que me identifiquei muito com vc quando vc conta da sua família e da sua fase porra louca que ficou para trás.
    Obrigada por comentar lá no meu cafôfo e vou voltar mais vezes, ameeeei isso aqui!
    Já tá linkada lá :)
    Beijos e bom final de semana :)

    ResponderExcluir
  40. Eu não sei ao certo se os momentos de tristeza que tenho são mesmo depressão.

    Eu sou mais feliz do que triste, mas quando fico triste, pqp! Choro o tempo todo. É uma dor tão profunda. E nem sei exatamente porque ela está ali, me machucando.

    Já pensei em procurar ajuda, mas fico meio na dúvida... Sei lá, pode não ser nada.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  41. atrasada mais cheguei!
    com certeza, passei por uma situação bem parecida com a sua mais com ajuda tbm deixei isso pra tras!
    de vez em quando ainda bate aquela tristeza (que ficam bem na cara quando eu escrevo!)mais depois de um longo e tenebroso inverno sempre tem um raio de sol!
    bjs té mais!

    ResponderExcluir
  42. O primeiro passo é reconhecer que se está doente... e pedir ajuda!
    Muito complicada e delicada esta tal de depressão....

    Ótimo assunto pra se abordar,hoje em dia todos nós que temos blogues ou sites ou... whatever temos que aproveitar isso como um veículo informativo para alertar as pessoas sobre todos e quaisuqer assuntos!

    Bjos,
    Priscila

    ResponderExcluir
  43. Depressão é coisa de gente fraca mas é uma doença como as outras que as vezes impossivel de ser evitada.
    E tambem muito dificil de sair, eu sei porque eu já vi muito disso
    =/

    ResponderExcluir
  44. Bonitona, atualizei o blog. Depois dá um pulinho lá. Gosto muito da sua opinião a respeito dos meus textos.
    Bom fim de semana!
    Bjos

    ResponderExcluir
  45. Pois é, depressão é doença, não é tristeza por ter terminado namoro ou algo do tipo. Hoje ela está banalizada, basta chorar para dizer que está deprimido. Você citou um quadro depressivo que dá tréguas, mas existem tipos crônicos de depressão que a única trégua é a cura ou a morte... a coisa é feia mesmo. Fico feliz que você tenha conseguido lidar com a sua e hoje possa escrever sobre ela :)
    Bjo!

    ResponderExcluir
  46. E tem gente que ainda acha que isso é frescura...

    ResponderExcluir
  47. Minha amiga... Por isso adoro visitar-te. Sei do seu imenso papel em abrir sua vida e ajudar os outros.
    Andei lendo sobre depressão e espantei-e em saber que, na maioria dos casos, ela afeta adolescentes (como seu caso) e os pais não enxergam pelo fato de acharem que é rebeldia típica da idade.
    Trancar-se no quarto por infindáveis horas, chorar o dia inteiro, querer morrer não são sintomas da rebeldia.

    Fico feliz em saber que está melhor.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  48. Oi, passei por seu blog. Achei seu post muito importante ainda mais para estes dias em que vivemos.
    Vlw Bjoss

    ResponderExcluir
  49. "Depressão é coisa de gente fraca"
    só se for de cabeça muito mais fraca pra dizer uma barbaridade dessas ou sem cabeça.
    Larguei!!!!!!!!

    beijo

    ResponderExcluir
  50. Entrei aqui pelo blog de um amigo.
    Este assunto de depressão é verdade, pessoas usam blogs para passar ou tentar diminuir sua dor.
    Sou uma pessoa depressiva, tomo medicamentos,e sou uma pessoa bem resolvida, alegre, cheia de amigos.Meu blog expressa minha pouca sabedoria em história de uma maneira divertida e diferente.
    Enfim gostei de vir aqui e poder que pessoas depressivas podem ser ótimas se entenderem sua doença.
    marthacorreaonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  51. Perdão, não tenho de ficar bancando fiscal de opinião, era só o que faltava.
    Ainda mais na casa dos outros.
    É chato mesmo, vamos falar de amor?
    beijo

    ResponderExcluir
  52. Depressão é o mal do século, por mais que esta frase pareça bem clichê, ela é realmente verdadeira ...
    Não vejo a depressão como uma doença em si, mas como um estado da alma ... e desse estado... é o que mais tenho ...

    ResponderExcluir
  53. Este texto da solidão foi só uma forma de brincar (tipo exercicio) para dar um -enxota p'ra lá - a uma série de coisas que me preocupam neste momento e porque nada posso fazer a não ser esperar resolvi fazer aquele humor sério que já conhece em mim.Não deu grande resultado...é certo mas tive a mente ocupada...já foi alguma coisa.
    Obrigado Dama de Cinzas
    Bom fim de semana e aquele beijo grande até esse lado do mundo

    ResponderExcluir
  54. parabens pelo gesto nobre em querer ajudar as pessoas que não tem informação sobre o assunto depressão.
    Não gosto dessa doença (acho que ninguém gosta... obvio...risos), mas, eu também não sabia que ela pode enganar aparecendo por momentos intercalados!

    Sempre que eu vejo um blog na bera do fim, eu fico com o coração na mão, pois parece que as pessoas vão ficar desprotegidas e nós não saberemos como ajudar (eu e minhas loucuras)

    beijo!!!

    ResponderExcluir
  55. Bem, momentos de tristeza todos tem, eu também tenho os meus, e acho que é preciso saber diferenciar .. Como nunca passei por esse problema da depressão, não sei ao certo se é a mesma coisa, mas acho que não é só porque estou triste num determinado dia que eu esteja com depressão ..
    Muito bom o seu alerta, ajuda é sempre fundamental ..
    Abraço !!

    ResponderExcluir
  56. dama!
    que bom que vc anda curtindo o blog e que tbm se empolgou com a história do matt!
    eu acho que a gente tem que tentar viver a vida de forma inovadora mesmo, tá mais do que provado que são esses que acabam se dando bem!
    hahahaha

    beijocas!!!

    ps_ahhhh... ô dama... vc falou que tinha me adicionado nos seus links mas eu não tô aí... é, sou carente!

    mais beijos!!!

    ResponderExcluir
  57. Acho que tudo é uma questão de aceitação e coerência. Quem vive de depressão, tem o costume de procurar problemas, de cavar o buraco mesmo. Eu tenho meus momentos em que paro e penso pq diabos eu tou no mundo, mas naum fico remoendo tal estado.

    ResponderExcluir
  58. Acho que foi um dos posts com maior função social que já li por ai...

    parabens por usar do seu espaço para orientar alguns colegas blogueiros que passam pelo trsite episódio da depressao..


    beijos

    ResponderExcluir
  59. Um amor, uma terapia. Um amor senta-se e permanece estoicamente activo na magnitude uterina do seu esplendor.



    Abraços do EU, SER IMPERFEITO e d´A SEIVA

    ResponderExcluir
  60. éeh, a depressão é sempre o tema dos bloggs,
    =/
    talvez seja pq escrever é como que lavar a alma,
    como se o papel fosse o único confidente a guardar segredo
    =/

    ResponderExcluir
  61. o papo aqui é cabeça mesmo. show de bola.

    ResponderExcluir
  62. Oi!

    Que bom que vc já tá melhor!=)

    Passa lá no meu blog, tem post novo!=)

    Bjus!!

    ResponderExcluir
  63. Oi Dama das Cinzas!
    Li com carinho e cuidado seu post.. é minha primeira visita aqui!
    E sobre este assunto como um todo, parabéns por ter se exposto assim! Ainda sobre o assunto, acho que da mesma forma q é simples entrar em processo de destruição pessoal, depressão e entrega ao desânimo e etc, de algum modo a gente deveria aprender que é simples ser feliz tb.
    Mas algo está errado. A mídia não ajuda e talvez a forma de se criar as pessoas hj em dia ajude a depressão chegar mais perto e tomar conta. Imagino as pessoas nos anos da segunda guerra, antes, durante e depois... não deveria ser mole a vida de ninguém. Faltava comida, não existia pen drive, nem microondas, nem ecosport, nem luxo algum e ainda assim se vivia e eram raros, com certeza os casos onde pessoas deprimidas recorriam a drogas, bebida ou processos destrutivos internos. Enfim, os tempos mudaram. Temos de td hj, mas não temos paz no coração nem no espírito né? Mas deveríamos ter APENAS isso, pq nada mais vale a nossa saúde e bem estar. Nada!
    Bjo..e desculpe escrever tanto! ^^

    ResponderExcluir
  64. Olá Dama!
    Eu, pra variar, sempre nos comentários finais...rsrs. Fazer o que se você é tão popular que mil pessoas comentam antes mesmo de eu pensar em entrar, e olha que frequento com assiduidade...rsrs.
    Fico muito feliz que tenha se livrado dessa doença cretina e que esteja usando a sua experiência par impulsionar outros. Imagino que tenha sido difícil para você mas o que importa é que agora foi-se, passou!
    Que bom que está podendo ler meus comentários, mesmo que atrasados. Fico grato a sua presteza e atenção para com minhas opiniões...
    Já ajudei uma ex-colega com esse problema, injetando periodicamente um pouco de bom humor nela, as vezes saindo junto, as vezes mandando recados engraçados a alts horas da madrugada sabendo que ela estava acordada. O pior é que no caso dela o problema era o ex namorado, ela sofria por ter acabado e entrou em depressão por tempos por causa disso, anos talvez. Acho que ela melhorou quando encontrou alguém que gosta dela, que ama ela e está ajudando ela a esquecer o outro. Felizmente!
    Isso é coisa séria sim, claro que dá pra ver que certas pessoas "pegam" depressão por moda, para as pessoas darem atenção, por carência, mas a verdadeira depressão é trsite e séria! Tem que procurar auxílio e se todos na volta cooperarem melhor! Um post muito esclarecedor e que abre os olhos das pessoas para não terem medo ou vergonha de irem atrás de ajuda e se tornarem felizes!
    P.S.: Já tenho meu próximo post, só falta eu entrar

    Bjoks!

    Fábio!

    ResponderExcluir
  65. Manda essa depressão (ou não, sei lá o que é isso) pra beem longe de vc! E chame a alegria, a vontade de viver, a vitalidade.
    Eu tenho depressão..é uma doença chatéérrima. Ainda bem que existem antidepressivos muito bons, que me ajudam ao extremo, parece que sou o ser mais feliz do mundo.
    Querida, um conselho: se suas trintezas parecem mais do que um simples momentinho ruim, procure um médico, falando sério.
    É uma doença que nos deixa muito mal, e tem cura. Corra atrás dela.

    beijaaao
    (amei o blog) ;*

    ResponderExcluir
  66. ok, frescura de fato nao eh
    mas eu acho q qm ta passando por uma crise quase nunca tem ciencia disso, acho q a pessoa so percebe qnd outras falam ou comentam.

    mas tb tem mt gente por ai
    q finge e fala q tem depressao
    so pra chamar atenção. ¬¬

    gostei daqui
    to salvando seu link

    ^~

    ResponderExcluir
  67. odeio pensar nisso flor :S
    sérião...
    post mto bem escrito viu?
    beijo

    ResponderExcluir
  68. DEPRESSÃO BIPOLAR

    Com uma recorrente depressão bipolar,
    cuidado que o psiquiatra a pode matar!

    Um bem haja - Gaia - Portugal

    ResponderExcluir
  69. Assim você vai me deixar encabulado virtualmente...rsrs. (bochechas coradas).Não foi trabalho, foi diversão. Eu faço questão de escrever no seu blog. Porque eu gosto, e porque você sempre comenta no meu e me prestigia.

    Bjoks!

    Textinho novo.

    ResponderExcluir
  70. O que? Você não foi a primeira a postar um comentário? Já não gosta mais de mim?? (cara de triste).
    Espero você lá quando der um tempinho...rsrs.

    Bjoks!

    ResponderExcluir
  71. Achei o post muito interessante...
    Esses dias mesmo eu tava triste e tal,minhas amigas disseram que podia ser depressão,mas melhorei,ainda bem,era só uma bobera de momeento...

    Beeijos.

    ResponderExcluir
  72. Esse estado de alma tem muito a ver com a adolescência e juventude, o que não impede que tal coisa aocnteça com adultos, claro.
    Eu passei por uma fase muito depressiva e tenho recaídas. Meu humor oscila principalmente porque uso anfetaminas que atacam o sistema neurológico e tal, mas eu tenho controle sobre isso (ainda).
    Também acho bobagem pensar que psiquiatra é coisa de louco, loucura é estar doente e não se tratar.

    Alerta ao uso abusivo de anti-depressivos também, coisa que muita gente faz sem auxílio médico e acaba piorando e causando uma dependência medonha.


    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  73. Moça, tá fazendo falta, vc, visse? Espero que tudo esteja bem poraí...
    Bjão!

    ResponderExcluir
  74. Olá Dama,já são uns dias sem textos polémicos,está tudo bem???
    Um beijo do tamanho do mundo

    ResponderExcluir
  75. Vamos lá Dama,estou à espera pronta para comentar,porém com uma condição tem que ser um post escrito com um sorriso critico e fiscalizador OK???
    Beijo do tamanho do mundo

    ResponderExcluir
  76. Depressão é complicadíssimo. MInha vó teve depois que meu tio morreu, nunca mais foi a mesma. Hoje em dia ela está bem melhor, mas vira e mexe tem umas recaídas...


    :*

    ResponderExcluir
  77. Oi.
    Desculpe a demora em postar, mas tive um problema com meu PC.
    Estou de Volta. Aguardo sua Visita!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  78. simplesmente tenho a dizer que é mto bom ver alguem a flr d algo que realmente conhece, oferencendo as palavras e sensações que conheçe, aqueles que ainda buscam uma explicação para si rpóprios!parabens!

    ResponderExcluir
  79. simplesmente tenho a dizer que é mto bom ver alguem a flr d algo que realmente conhece, oferencendo as palavras e sensações que conheçe, aqueles que ainda buscam uma explicação para si rpóprios!parabens!

    ResponderExcluir
  80. Li seu artigo muito bem escrito gostei, eu tbém sou depressiva há mais tempo do que queria, desde os 12 anos = ou -, tenho vinte agora.Não tenho amigos, nem um emprego, simplesmente o fato de ficar perto das pessoas que não conheço me deixa tensa, o que faz com que minha cabeça doa muito e analgecicos não serve de nada. Apesar com o ratamento eu tenha momentos de melhora eu sei que não dura muito e parece que ela volta pior ainda... Eu me sinto uma inultil msm, por causa dessa depreção minha memoria é um lixo, não lembro de muita coisa e o que lembro nunca é cooisa boa.
    Eu li que isso é genetico né? eu também achava mesmo antes de saber ,por que sou bem parecida com meu pai, mas ele nunca deixou de trabalhar, ams tinha dia que a gente passava longe, tamanho o mal-humor. Eu mesma sou muito mal-humorada mesmo com remedios 3 tipos e tudo... nada nunca faz sentido, eu não vejo sentido em trabalhar, comer, fazer coisas. è como estar quebrada, faltando algo para vc senir vida. Realmente tenho medo do meu futuro e sinceramente odeio a falsa impressão que os medicos dão de que ficarei boa, pq eu sei com alguma pressão pisiclogica eu desencadeio sintomas antes era apenas choro hoje pouco choro mais em compensação eu tenho sintomas fisicos tipo eu seinto muitas dores de cabeça, começo a tremer, fico com vontade de vomitar etc... E não basta pensar positimo ou se animar porque não dá é quase como uma reação a algo, como tewr medo o tempo inteiro. A unica coisa boa nisso tudo é que tenhos bons pais e um otimo namorado, que me ajuda muito, pra falar a verdade eles são a unica motivação para continuar a viver....

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html