domingo, 29 de setembro de 2013

Posts nossos de todos os dias...



Eu sempre me interessei mais por posts em que a pessoa abre a alma e o coração sem medo de parecer fraca e ridícula. São poucos os blogueiros que tem essa característica de escrita, mas conheço alguns bons nisso. No entanto o que mais percebemos nos blogs é o que permeia as redes sociais, talvez menos um pouco nos blogs, mas acontece bastante também. Uma tendência a exaltar a felicidade. Vivemos numa sociedade de felizes. Já repararam que todos estão sempre muito engraçados, muitos apaixonados, se divertindo muito e  envolvidos em grandes causas? Onde estão as pessoas insatisfeitas? Onde estão as pessoas que estão batalhando por dias  melhores? Às vezes, ou quase sempre, tudo me soa muito falso, muito estilo "vitrine".

Não, eu não estou dizendo que não ajo assim. Todos nós somos influenciados por essa onda feliz que assola a nossa sociedade. Precisamos o tempo todo estarmos bem para sermos aceitos (foda-se a aceitação!!).  Volta e meia me pego deixando de fazer um post triste por receio daquilo não ser entendido, ou não ser bem recebido, ou não ser admirado, sei lá. Sim, somos tolos e meio carentes, todos nós que nos expomos, seja em blogs ou seja onde for. Buscamos a resposta do outro de alguma maneira, e nunca esperamos uma resposta ruim. Todos nós, ultimamente, vivemos com medo de nos mostrarmos carentes, desanimados, com vontade de desistir. Desistir é uma palavra que não cabe na nossa sociedade atual. Só existe tentar, tentar e tentar, mesmo que não se veja chance o importante é nunca desistir.

Claro que não estou fazendo apologia ao derrotismo!! Não acho que a gente deva alimentar pensamentos negativos, só acho que não devemos nos envergonhar deles e escondê-los a sete chaves, como se as outras pessoas todas tivessem vidas fantásticas e só a sua fosse uma merda. Sim, tem momentos de ser rir das próprias desgraças, momentos de enfrentá-las e tentar mudá-las e momentos de sentar e chorar simplesmente. Que mal há nisso? Sim, parece que há muito mal nisso, afinal não dá ibope, não rende nas redes sociais. E se tu fizer um post triste vem logo a turma do deixa disso.

Como disse acima, sempre vou admirar um texto sincero, talvez não admire um texto derrotista, nem um otimista em excesso, mas quando percebo que ali tem uma pessoa dizendo o que pensa de verdade e não se colocando numa vitrine de felicidade, ou num muro de lamentações, certamente terá o meu maior respeito.

De 2010 para cá, mais especificamente após a mal sucedida cirurgia da minha voz, percebi que fui me modificando muito, modificando meu jeito de lidar com as pessoas e essa modificação me trouxe perdas, umas importantes, outras nem tanto. Costumo dizer que quem me conheceu a partir de 2010 conheceu uma pessoa diferente do que sempre fui. Não gosto disso e estou procurando caminhos novos, soluções para que  consiga retomar a pessoa que era e que gostava, já que nunca me acomodo em situações desconfortáveis. É certo que nesse período cresci como ser humano, certos sofrimentos nos fazem ver outros lados e outras possibilidades que antes a gente estava meio cego. Mas mesmo assim, mesmo com ganhos, acho que minhas perdas foram maiores e costumo enfrentar tudo sempre muito de frente, sem ficar maquiando as coisas para mim mesma.

E para finalizar esse texto, etapa e tudo mais, dizem que quando os animais vão morrer eles se escondem. Não sei muito bem se isso procede, mas aconteceu com um cachorro que tinha. Talvez  traga isso dos animais, não que eu vá morrer... rs... mas se não me sinto bem me recolho num canto. Não sei se essa é a melhor saída, mas certamente é a que me traz resultados. Fico mais para a lagarta que entra no casulo com a finalidade da metamorfose, mesmo que nem todas as lagartas virem borboletas... rs.

49 comentários:

  1. Olá.
    A sua postagem descreve tudo o que eu penso.
    Eu me considero um pessoa feliz,mesmo tendo que enfrentar multipolos problemas graves.
    Quando eu fiz o meu blog foi para levar o conhecimento da minha doença para o mundo por ser uma doença rara de difícil diagnostico.Depois virou uma terapia,aonde eu falava de como eu me sentia sem mascaras de nenhum tipo.
    É maravilhoso não se importar com a opinião de ninguém. Você descreve muito bem isso nesta postagem,meu parabéns.
    A vida é nossa,fazemos dela o que quisermos.
    Mas no minimo vamos ser verdadeiro[a]
    Um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  2. Dama, você tem toda razão quando fala da questão da felicidade. Vivemos um tempo onde é imperativo ser feliz. Há medicalização para qualquer sentimento, para qualquer emoção "negativa". Tudo visando a felicidade, o dia inteiro, todos os dias. Acho que temos muita dificuldade em ficar ensimesmado, como fazem os animais quando não estão bem.
    Já os blogs, difícil aqueles que servem como diário, que retratariam os momentos mais difíceis, são raros.
    Eu resolvi separar a parte com pedras e espinhos que vivencio especialmente com os filhos e na área da educação em outro blog. No oficial, eu realmente enxergo graça nas pequenas tragédias do dia a dia e acabo transformando em crônicas!
    Gostei muito da tua abordagem. Beijo

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante sua reflexão e percepção sobre o tema. Eu qdo sinto necessidade de ficar ensimesmado fico e pronto. Qdo tenho q brincar e explodir de alegria faço e pronto. Qdo tenho q falar de agruras da vida falo. No entanto, aos 62 anos de vida aprendi que a felicidade é o bem supremo da vida e ela depende de cada um de nós e da forma como encaramos a vida. Não esta felicidade vã e fútil q vc bem destaca, mas a verdadeira, a íntima. Qdo dos meus estudos de filosofia aprendi com a escola Estoicista algo de grande valor, que procurei trazer para o meu EU.
    Deixo aqui um breve trecho destes princípios:

    O homem ímpio é "como um cão amarrado a uma carroça, obrigado a ir para onde ela vai".5 Já um estoico de virtude, por sua vez, alteraria a sua vontade para se adequar ao mundo e permanecer, nas palavras de Epicteto, "doente e ainda feliz, em perigo e ainda assim feliz, morrendo e ainda assim feliz, no exílio e feliz, na desgraça e feliz",6 assim afirmando um desejo individual "completamente autônomo" e, ao mesmo tempo, um universo que é "um todo rigidamente determinista".

    A mente tem a capacidade de julgar (sunkatathesis) — aprovar ou rejeitar — uma impressão, permitindo que possa ser feita uma distinção entre uma verdadeira representação da realidade de uma falsa. Algumas impressões podem ter um assentimento imediato, enquanto que outras podem apenas atingir diferentes graus de aprovação hesitante, que podem ser chamadas de crenças ou opiniões (doxa). É apenas através da razão que podemos atingir uma clara compreensão e convicção (katalepsis). A certeza e o conhecimento verdadeiro (episteme), alcançável pelo sábio estoico, podem apenas ser atingidos pela verificação da convicção com a experiência dos pares e pelo julgamento colectivo da humanidade.
    Cquote1.svg Produz para ti próprio uma definição ou descrição da coisa que te é apresentada, de modo a veres de maneira distintiva que tipo de coisa é na sua substância, na sua nudez, na sua completa totalidade, e diz a ti próprio é seu nome apropriado, e os nomes das coisas de que foi composta, e nas quais irá resultar. Pois nada é mais produtivo para a elevação da alma, como ser-se capaz de examinar metódica e verdadeiramente cada objecto que te é apresentado na tua vida, e sempre observar as coisas de modo a ver ao mesmo tempo que universo é este, e que tipo de uso tudo nele realiza, e que valor todas as coisas têm em relação com o todo.

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Existe uma necessidade de busca eterna pela felicidade. O ser humano, desde suas origens, sempre busca alguém ou algo que ti faça feliz. É verdade Dama, que nas redes sociais, todos parecem felizes. Vejo como uma forma de demonstrar a sociedade a necessidade enfática em estar feliz. Meu senso crítico opta por acreditar que os blogueiros ou faces, exponham talvez uma felicidade momentânea, para que os leitores acreditem que se possa ser feliz pelo exemplo descrito. Não vejo como uma atitude ruim, pelo contrário, alimenta nossas ilusões e fantasias e até mesmo nos encorajam para seguir a vida.

    Parabéns pelo texto Dama! Como sempre genial!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Que post macabro, Dama. Se fosse pensar assim, eu já teria morrido também, nos últimos meses em que andei recluso. :)

    ResponderExcluir
  6. Ontem mesmo eu escrevi no blog que estava lembrando de coisas tristes, mas as poucas pessoas que comentaram a respeito ignoraram esse desabafo. Talvez pelo fato de ser uma pessoa bem alegre, mas isso é uma coisa que acontece muito: Qdo falo que não estou bem... as pessoas simplesmente ignoram, agora no blog também rsrs...
    Qto a ficar recluso... igual a bichinho qdo vai morrer... comecei a ficar preocupada agora... me dei conta que até do mundo face eu me afastei. Só fiquei mesmo como blog.
    #medo

    ResponderExcluir
  7. Já viu Madagascar 2? Então, a gente vai pro buraco da morte, e morre. Eu gostei dessa frase "Sim, somos tolos e meio carentes, todos nós que nos expomos, seja em blogs ou seja onde for". Bem… (suspiro) é verdade.

    Sabe, eu me sinto humilhado precisando da ajuda dos outros. Mas, ao mesmo tempo, se eles não me ajudam, eu me sinto esquecido. A gente passa por tanta coisa durante o dia. Às vezes, não é que eu tenha preguiça, é só que penso em tudo o que há para fazer, em toda a força que eu preciso, que dá vontade de ficar mais um pouquinho na cama, sem precisar enfrentar as coisas. Dá vontade de ficar mais um pouquinho no buraco da morte, só que nele a gente não morre, só fica pra trás na vida.

    Porque a vida continua, e aí depois você vê as pessoas crescendo e você lá, ainda no buraco da morte.

    Eu gosto do buraco da morte, só não quero viver nele pra sempre.

    Você entende o que quero dizer?

    ResponderExcluir
  8. Muito boa tarde de domingo, Dama, tudo bem contigo?

    Bom, pelo post, claro que sim...

    Concordo com algumas coisas contigo nessa postagem de hoje.

    Aqui em minha cidade, tenho muitos amigos, e uso de meu blog vinculado às redes sociais. E realmente encontro pessoas assim, com esse suposto vírus de felicidade. No entanto, isso é apenas nas redes sociais ou em postagens, quando a realidade desses é outra totalmente diferente.

    Mas, particularmente, nas redes sociais, tenho em particular, um amigo que digo que ele virou ORKUTEIRO DO FACE. E porque eu digo isso? É que o que ele compartilha de besteiras, de fotinhas, etc.. não tá no gibi. São frases "bonitinhas". São incentivos à uma felicidade que não existe. E por aí vai, que chega até à dar nojo. No entanto, quando essa pessoa em especial chega perto de mim, ou vem aqui em casa parece trazer todo o peso de todas as infelicidades do mundo. Pra ele parece que Deus se esqueceu dele.

    E eu me pergunto: mas onde ficou aquela felicidade toda com aquelas piadinhas que ele acabou de compartilhar no face?

    Claro que não são poucos os que fazem as mesmas coisas que ele. Entre cada 12 contatos, 15 fazem a mesma coisa. E chega um momento que terminamos, por alguma razão, repetindo o que eles fazem. Digamos que pecamos com eles. Mas, depois, olho e digo para mim mesmo: o que porra estou fazendo? E os meus questionamentos pessoais, e meus problemas, não me são importantes? Se estou por dentro em minha vida sendo uma coisa e mostro outra, logo penso que estou sendo falso, não com o outro, mas comigo mesmo. E para mim, pra essa coisa que chamamos de consciencia isso é grave!

    As pessoas esquecem, não canso de repetir, que as redes sociais, a internet, os blogs, são fontes maravilhosas para outros mundos. E quando agimos, conforma a sua brilhante postagem hoje, estamos perdendo uma chance em mil, de encontrar outras pessoas que precisam de nossas leituras, de nossas linhas à fim de encontrar um outro sentido para a vida.

    E não estou vindo aqui com aquele falso moralismo de dizer que somos melhores que outrem. Nada disso! Estou citando que é melhor que nos abramos com nossas realidades, mostrando à outros quem somos, para que aqueles e aquelas que nos lêem, possam dizer pra si em algum momento, que era preciso aquilo do erro desse ser humano, para mudar minha realidade atual.

    Bom, hoje, mais uma vez me alonguei. E isso geralmente acontece quando digo que não vou colocar linhas demais...

    Beijos na alma com o desejo de muita paz, sempre!

    ResponderExcluir
  9. Oi Dama!

    O tema inspira...mas não vou escrever muito.
    Concordo com você que parece que as pessoas vivem fazendo o jogo do contente, principalmente nas redes sociais, mas não creio ser uma máscara. Eu, às vezes, até penso em escrever sobre um assunto mais denso, menos alegre, mas acabo desistindo porque sei que vai passar e que eu quero mais é esquecer e escrevendo aquele assunto vai duraaaaar ! Vai ter gente lendo e falando enquanto eu já vou estar noutra vibe. Aí acabo indo pro assunto leve mesmo. Além do que não tenho mais o dom de me expressar (já tive), acho que acabo me enrolando, então melhor deixar para quem sabe desenvolver texto.

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  10. Dama, não gosto mito de falar de mim esteja feliz ou não, acho que tenho pudor demais, risos
    A carta da Morte no Tarot não é morte real, é a carta que indica uma mudança de direção e o fim de uma etapa, então se esconder para "morrer" e voltar é mais que explicado no ser humano.
    bjs e boa semana
    Jussara

    ResponderExcluir
  11. A quem me diz que sou pessimista - por não ver o mundo, as pessoas e nem eu mesma em cor de rosa - digo que sou realista. De tudo um pouco, cada dia de um jeito, com períodos mais luminosos e outros mais escuros... assim somos nós, complexos. Por que essa necessidade contemporânea de ser 'massa', de maquiar tudo... até sentimentos?
    A colega que comentou disse uma coisa bem interessante: a necessidade de pertencer à "massa happy perfect little life" é tão grande, que vivemos uma época na qual rivotril é mais vendido que tylenol e hipoglós no Brasil! A banalização do uso de medicamentos, para aperfeiçoar a 'maquiagem'...

    Por que negligenciamos tanto nossas personalidades múltiplas? As metamorfoses de que somos capazes?

    Boas metamorfoses para nós. Sempre que precisarmos.

    ResponderExcluir
  12. Cris, por isso me fragmentei em vários blogs. Tenho a necessidade absurda de falar coisas e no Facebook eu tinha uma "turma do deixa disso".

    Agora deixei a minha foto sorridente por lá, mesmo que tenha navegado com os olhos cheios de água por diversas vezes.

    No Facebook os amigos não aguentam ver a nossa infelicidade e nos querem sempre alegres. Uso mais o Facebook é para brincar e ou dizer bobagens. mas me afastei um pouquinho. Entro para ver algo específico e logo saio. Mandar uma mensagem e outra e pronto.

    Eu penso que nós duas somos de intensidade e não aguentamos a superficialidade das redes sociais.

    A minha tentativa de me fragmentar em vários blogs é para que eu não enjoe de mim mesma, já que sou uma existencialista incurável.

    Gostei desse trecho:

    "Sim, tem momentos de ser rir das próprias desgraças, momentos de enfrentá-las e tentar mudá-las e momentos de sentar e chorar simplesmente. Que mal há nisso? "

    Aqui no Confissões você consegue mostrar muito bem isso tudo e escreve de uma maneira que nunca fica pesado. Eu me fragmentei para escrever pois tem dias que nem eu aguento o que eu escrevi.

    E lá no Face eu notei que mais me parece como um grande mercado onde cada um ( eu inclusa ) quer vender o seu peixe.

    Ainda bem que temos os blogs. Se eu passo mais de uma hora no Facebook já começo a ficar deprimida. Não é como os blogs que é só não ler e pronto. Lá tem imagens e cartazes que sem querer penetram na gente. Inconscientemente alguns vão deprimindo.

    Antes eu lia e comentava dezenas de blogs. Agora que meu tempo ficou muito curto para Internet tenho que escolher. Dentro dos meus favoritos leio os textos que me acrescentam e comento apenas nos que eu tenho vontade.

    Como você, excesso de felicidade, de tragédias, ou de derrotas não me prendem.

    E quanto a recolher-se, lembro de quando te disse que assim que chegasse aqui onde moro retomaria nossas conversas por email. Recolhi-me também por estar com uma pessoa da família enfrentando problemas cá em casa. Gosto de recolhimento.

    Pode ser que saiamos juntas dessa fase de recolhimento.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Concordo com mt do que vc falou, Dama, esse excesso de "felicidade" é chato mesmo, parece que as pessoas fazem questao de mostrar o quao derrotados todos os outros,diferentes delas, sao.

    Tbm sou como vc, gosto de ler textos sinceros, de gente de verdade. E odeio gente que ri dos outros, prefiro um milhao de vezes de rir de mim mesma,acho bem mais saudável.

    é importante tbm se embrulhar num cantinho, num "casulo"pra se sentir melhor. Mas temos mesmo,sempre que voltar... borboletas transformadas ou nao, mas tentar é obrigacao. Assim tbm penso.

    Bjs Dama

    ResponderExcluir
  14. A ditadura do sucesso nas rede sociais estão para hoje em dia aquele vizinho que coloca o carrão para fora e lava ele. O carrão ele nao consegue pagar, a esposa dedicada que leva cerveja gelada nao é tão dedicada assim... e por ai vai.

    Mas o nadademais1 eu uso para esparecer... por isso uso temas leves e cotidianos...

    ResponderExcluir
  15. Oi, Dama!!
    O facebook é um grande livro de auto-ajuda! Muitas pessoas querendo botar ordem na casa, apontar o dedo, dar opiniões e em contrapartida, postar fotos bonitas com frases perfeitas. É o mundo artificial que as pessoas criam para se esconder da realidade. Se não tem o mundo perfeito, criam o virtual perfeito.
    Dizem que quem vê cara não vê coração. Dizem também que você pode viver uma vida do lado de uma pessoa sem a conhecer... estamos sós com tudo aquilo que amamos - nós mesmos - nascemos sós e morremos sós. Cada um com sua angústia e se começamos a falar de nossas tristezas, o que acontecerá? Ninguém irá ajudar além de dar opiniões e outros, se não falam o que pensam, simplesmente te abandonam. É assim na vida, é assim no virtual. Experimente todos os dias que encontrar com um amigo ou você encontrar com uma amiga e ela chorar pitangas para você... você passará a evitar aquela pessoa, pois dela você se lembrará das coisas tristes.
    Um blogue não tem que ser isso ou aquilo. Tem que ser o retrato da pessoa e somos portadores de tristezas e alegrias. Se descambarmos para a tristeza ou para somente a alegria, isso é doentio. Melhor procurar um analista.
    Se estou triste, não apareço on-line. Não tenho ânimo para interagir com ninguém. Mas acho que nunca fiz post eufórico :D Sou uma pessoa normal, nem triste, nem alegre... e procuro interagir com pessoas que tem a ver comigo, para uma melhor compreensão, para crescermos juntos como pessoas.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  16. Por isso larguei o Face já tem um tempo: é o tipo de lugar onde só cabem sorrisos, poeminhas edificantes, fotos dos melhores momentos da vida... Não tenho mais paciência pra essa gente que quer ser ou se mostrar feliz o tempo inteiro. Blog já é outra história, as pessoas se expõem mais, confessam o inconfessável, exibem suas vulnerabilidades mais dolorosas. As pessoas mais legais, interessantes e sensíveis estão por aqui, escrevendo e comentando nos blogs.

    Também tenho evitado escrever coisas tristes (e é por isso que o meu blog anda meio largado) por receio de incomodar as pessoas ou parecer um idiota que só reclama e não faz nada de concreto para mudar de vida. A verdade é que certas coisas são difíceis demais de explicar, não consigo achar as palavras exatas e então acabo calando pra não ser mal interpretado. Uma atitude meio burra, aliás, já que o blog é o espaço que temos pra extravasar nosso lado B, sem se preocupar muito com a aprovação alheia.

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. E o legal disso tudo é que se você se expõe e fala mesmo que tá puto, de mal com a vida, arrasado, e chora suas mazelas para desabafar você é chato, reclama de barriga cheia, pessoa sacal, só vê o,lado ruim da vida e isso, quando você mesmo, depois de perceber que é isso que pensam de você porque você não dá saltos mortais de alegria todos os dias em sua vida perfeita de comercial de margarina, você começa a se achar o E.T.

    Adorei... como sempre!

    Bjus

    ResponderExcluir
  18. Hahahaha Dama eu já reparei nisso!
    As pessoas das redes sociais acordam lindas e bem todo dia e eu fico pensando:
    Mas que merda, onde eu tô errando que to nesse mal humor dos infernos! hahaha

    Na verdade é hipocrisia, é pra deixar o outro com inveja, para se mostrar perfeito sempre... Blogs tem menos disso, mas ainda tem muito!

    Agora quanto a maneira certa de agir quando está mal eu penso que seja a que te faz bem, se recolher te faz melhorar é essa a certa e pronto!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  19. eu detesto pessoas extremamente felizes o tempo todo...isso é hipocrisia, ta na cara. Eu entendo oq vc diz. Tem dias que queremos dividir a tristeza e deixamos de lado pq as pessoas irão debandar nos achando amargurados demais para seus dias floridos. Muitas vezes quero falar da minha saudade, da perda inenarrável que tive. mas me policio, pq as pessoas irão me achar choramingão...é triste, mas as pessoas de nossas redes sociais são assim, profundas como uma nata de leite. Quem se importa chega perto e pergunta...né não?

    beijo Cris...

    ResponderExcluir
  20. É um ponto de vista interessante. Costumo gostar bem mais de textos sinceros, porque sei o que comentar. Todos nós temos um lado frágil. Claro, ninguém precisa saber (alguns pensam assim, como eu). Mas demonstrar alegria o tempo todo? Realmente existe alguém assim?

    Ah, e essa sobre os animais. Será que tem fonte científica? Já ouvi minha mãe falar disso. E, de fato, eles se escondem até quando estão doentes.
    :::: {Emilie Escreve}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Cris, quanto mais te leio, mais te admiro...excelente post, dizes tudo e mais um pouco do que sinto com relação ao mundo virtual, pois acho uma descoberta maravilhosa, mas o que esta se tornando ? Não tenho face, pois cada vez que olhava atraves de amigos ou minhas irmãs e sobrinhas, achava muito fake, muita felicidade para alguém depressivo como eu. Mas a Regina Casé falou que quem mostra a casa, mostra o que há de melhor, não as rachaduras e infiltrações, assim ela define o face (tem certa razão, mas...). Mudei meu conceito ou a forma de lidar com meu blog desde que o criei, no começo era 100% eu totalmente, muita dor, solidão, morte, sofrimento, daí apareceram pessoas, deixa disso no começo, mas com o tempo foi qualificando, pessoas que até davam seu testemunha e me pediam ou indicavam um positivismo ( nada a ver com Conte, o positivista sr).
      Querida Cris, sou bem humorado, as pessoas gostam de minha presença, apesar de meu lado triste, muito triste que me torna um chato às vezes, mas " não consigo ser feliz o tempo inteiro" rs.
      Tenho de reconhecer, quando o blog passa ser frequentado e comentado, ter seguidores, existe em mim uma preocupação, não mudar meu jeito de escrever, me expressart, mas rtert mais cuidado, até por mim mesmo, para não me contradizer (se bem que a contradição, pode ser até legal), pois sempre volto aos posts antigos, me rever, me entender um pouco melhor, e também rewspeito por quem vai ler (tento evitar palavrões rs por exemplo).
      O fato é que tou louco para postar, mas acaba meu castigo agora em 9 de outubro, mas não tenho nada escrito, tou bloqueado, e por isso leio e comento muito mais que o normal, nos outros blogs. E é ótimo, como tem blog bom. Mass quero achar minha prórpia verdade comigo mesmo (eu me amo e não posso mais viver sem mim rs) .
      Cris, adorei este post e este espaço para comentar-mos, aliás, a qualidade dos comentaristas vale a pena ler. Excelente post. Teria mais coisas a acrescentar, mas acho que iria repetir os ótimos comentários que se acha aqui.
      ps. Meu carinho meu respeito minha admiração e meu abraço.

      Excluir
  21. Sou uma péssima blogueira,tento escrever só qdo.estou feliz,ou pelo menos bem..(conceito meio subjetivo,mas ok)
    Tenho medo de afujentar os poucos leitores que tenho..que bobagem,mas realmente fico travada pra escrever qdo.estou triste.
    Adoro teus posts!
    Beijinhos gauchescos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sinto exatamente isso Madi!!! Me sinto travado... bj

      Excluir
  22. Pensando no que vc escreveu, é verdadeiro. As vezes desejo fazer um post de como estou me sentindo, mas fico apreensiva das pessoas sobre o que as pessoas que me leêm irão pensar. Mas há horas que não tem como evitar e nos declaramos mesmo, pq o blog tb é um meio de desabafo. Qto as redes sociais (facebook) é patético as mensagens de felicidade o tempo tdo.
    Um dia, numa segunda-feira, tudo no trabalho saiu do meu controle, eu estava desesperada e estressada, resolvi publicar no face como uma forma de desabafo ( costumo "bloquear" colegas de trab no face, e eles só vêem as publicações que eu deixo). O comentário em si foi coisa boba, tipo: "ainda são 14 hs e eu to mega estressada, a hora não passa" essas coisas, e logo veio uma enxurrada de comentários desagradáveis, inclusive dizendo que eu tinha que ser mto grata ao meu trabalho. Olha que louco?! eu sou mto grata ao meu trab, e mais do que isso, amo o que eu faço, mas não impede de eu me estresse, principalmente pq sempre há alguém superior a mim. rs
    Enfim, essas coisitas são chatas!!! rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Quando li esse post seu no domingo passado, me lembrei de outro, onde vc dizia estar "desanimada" de escrever, ou com o blog..algo assim. Tive a impressão de que vc "daria um tempo".

    Hoje não teve post, ou não estou conseguindo acessar???

    Abraços e bjokas Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você percebeu bem as entrelinhas, Margot. Realmente darei um tempo. De vez em quando é necessário.

      Beijocas

      Excluir
  24. Poxa Dama... que barato é ler seus relatos! Sabe que a viagem que fiz me fez pensar sobre isso e daí quando volto, dou de cara com mais esse brilhante post, falando exatamente o que sinto!
    Cada vez mais fico feliz por encontrar esse "novo mundo dos blogs"!!
    Novo pra mim claro!!!
    Eu te confesso que tenho medo de falar sobre meus medos e negativismos!
    Pura idiotice eu sei...mas este sou eu!
    As vezes tenho a impressão que somos de outro planeta! Hehehehe
    Seus posts são como um bom vinho, que a gente pode se embriagar e ter a certeza de que no outro dia vai ter boas lembranças!!!
    Beijo carinho com respeito e admiração!!!

    ResponderExcluir
  25. Recentemente postei algo sobre isso, entre outras coisas disse que se as pessoas conversassem mais, e usassem mais a sinceridade com os amigos. Os consultórios de psicólogos e psiquiatras, não viveriam tão cheios. Você tem toda rasão o medo de falar das dificuldades, falta de grana, desamores, traições, problemas de saúde, etc.. levam as pessoas a viverem num mundo como que blindado. Não sei até que ponto isso é bom. Afinal de contam compartilhar uma dificuldade superada ou a luta para supera-la, não é uma forma de ajudar o outro? Como a maioria age assim, todos vão se recolhendo em seus mundinhos perfeitos e irreais! Parabéns pelo excelente texto! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  26. Todos temos dias infelizes! Todos temos momentos felizes... Mas ficar exaltando aquela alegria sem prementes e direto no FB, só me dá nojo... Aí quando cruzamos com esse ser na rua, ele está com aquela cara de m#$@%, infeliz ou algo do gênero.

    Basicamente, mas reclamo do que exulto algo. E percebo que nem todos curtem. Não gostam, talvez! Mas, fala a verdade? Ficar colocando mentiras para apenas as pessoas deduzirem que eu vivo em um mar de rosas irá melhorar a minha auto estima? Ah, me poupe!

    Cansada de gente poc poc!

    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Eu concordo com você, Dama!
    Eu também já me peguei apagando posts por achar que as pessoas não iam entender o fato de eu estar triste! Até que um dia me deu um estalo e eu pensei: "Ora bolas, o blog é meu! Embora eu goste de ter leitores, eles têm que gostar de mim como eu sou e eu sou humana, ou seja, não sou feliz 100% do tempo."... e resolvi que escreveria o que eu estivesse sentindo!
    Aquele cantinho é meu e eu tenho que ter o direito de escrever o que me faz bem. E escrever um post triste, pode não parecer, mas muitas vezes é o que nos faz bem... para extravazar, aliviar e sei lá mais o que...! Inclusive foi o que eu fiz ontem... mega triste e desabafo... mas eu estava precisando!
    Beijocas, Dama.... sempre textos muito bons para reflexão!

    ResponderExcluir
  28. aqui está uma pessoa insatisfeita! A insatisfação que move o mundo.

    ResponderExcluir
  29. Eu entendo que você quis dizer. Pra mim as pessoas mais infelizes são aquelas que ficam afirmando a própria o tempo todo, acho que ate escrevi sobre isso no meu último texto.
    E esse tipo de pessoa quando vê que alguém esta triste taca mil pedras. Normal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Concordo... eu blog é mais aberto eu nao tento maquiar a realidade, faço isso mais para mim mesmo, quero ver como serão meus posts no futuro, quando minha vida tiver mudado e onde eu terei chegado...

    ResponderExcluir
  31. Olá Dama!
    Costumo ser um livro aberto, vivo expressando meus sentimentos, tanto no blog como face, e muitas vezes acho que deveria ficar mais de boca fechada, não ficar alardeando minhas alegrias e infelicidades...mas sou assim, fazer o que? Não tenho medo de me expor, me me mostrar frágil ou infeliz... concordo com vc, as vezes me irrito com gente que parece viver dentro de um conto de fadas...
    Minha vida é real, tenho altos e baixos, fico doente, sem dinheiro, tenho tbm um milhão de coisas boas pra contar, mas procuro ser real, verdadeira. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  32. Além dos blogueiros, a onda é mostrar uma falsa felicidade através do Facebook. Festas, festas, muitos amigos...essas são as características de um perfil legal. Quem não se enquadra nessas características está fora do padrão. Mas será mesmo que isso é felicidade? No meu perfil não tem fotos pessoais. Não gosto de me expor e certa vez fui chamada de "vazia" devido a este comportamento. Que absurdo! Onde esse mundo vai parar?

    ResponderExcluir
  33. Oi Dama, boa tarde de domingo!
    Tudo bem contigo?

    Porque de uma hora para outra você se tornou uma pecadora? rsrsrsrs....

    Sim, porque essa é a segunda semana o segundo domingo, que nos deixa sem suas linhas, sem seus posts, sem seus escritos. E isso é um pleno PECADO, senhora DAMA.

    Portanto, você tornou-se, então, uma pecadora rsrsrrs...

    Agora, falando sério, estamos todos sentindo sua falta. Não sabemos o que lhe esta acontecendo, mas esperamos que estejas em paz, e recuperando-se,volte logo com novas linhas e nossos encontros todos os domingos.

    Beijos na alma e muita paz, sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ed! Estou tirando umas férias do blog, em breve eu volto. Beijocas

      Excluir
    2. Ok, meu anjo! Mas, volte logo que precisamos de tuas inspirações para nossas inspirações.

      Sucesso, sempre!

      Excluir
  34. Oi Cris.
    Eu concordo bastante contigo neste post. Essa onda de pessoas felizes, bem sucedidas, que postam fotos de viagens e festas me deprime. Fico achando a minha vida uma caquinha!
    Já que não tenho muito a dizer sobre o quanto essa onda de felicidade toda me incomoda, quero dizer que o inverso tbm é ruim. Aliás, não sei o que é pior. Os felizes ou os eternamente depressivos!
    Tenho amigos, pessoas boas, que usam o fb ou o blog como um verdadeiro muro das lamentações. Mostrar que tem problemas, limitações e fragilidades humaniza a pessoa. Ter discordâncias, problemas e tudo mais não me afetam. Mas confesso que me incomodo com pessoas que só tem o foco virado para o lado ruim da vida. Pessoas que muitas vezes te constrangem a sentir pena delas, quando na verdade, vivem melhor do que eu.
    Uma vez tive que aguentar uma amiga se lamentando, chorando, descabelando porque o marido deixou de ganhar mais de 20 mil dólares para ganhar só 12 mil, que estava pobre, não poderia mais fazer compras e viajar como antes. Isso e sério! Como se sentir diante disso? O que dizer quando no fundo no fundo eu tinha vontade de sair chutando ela em vez de dizer palavras de consolo para não perder a amiga? Ouvir isso desempregada é dose!
    Eu acho que deve haver um equilíbrio nisso tudo. Na vida a gente passa por problemas, passamos por angustias... Mas a vida não é só isso, né!
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Quando não estamos bem, nada vai bem. Se isolar pode ser cômodo, mas isso pode trazer transtornos, é complicado a situação.
    Beijon!


    Beijon!

    ResponderExcluir
  36. Infelizmente estamos numa fase que ninguém pode ser triste, existe remédios e remédios pra evitar isso. Acho que se estou mal, tenho o direito de me reservar e curtir um pouco minha dor até passar, o que não significa que vou viver aquela situação o resto da vida ou que sou obrigada a ser feliz. Somos todos feitos e altos e baixos e tbm gosto de quem posta com o coração, sem se importar se está chateado os outros com seus medos e incertezas. Beijos Dama.

    ResponderExcluir
  37. Passando para deixar um beijo nestas tuas férias de blog!
    Saudade.

    ResponderExcluir
  38. Já vi pessoas criticarem fulano por estar abatido por algum problema pessoal. "Fulano não pode ficar assim, não pode sentir isso. Aconteceu uma tragédia, tem de fazer de conta que não houve nada." Lamentável. Bom fim de semana. ...Carlos Medeiros.....http://grandeonda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Cadê vc, mulé?
    Volta a escrever!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  40. Pena você ter parado, porque aqui a gente aprende muito...

    ResponderExcluir
  41. Dama:

    Suadanadinha...texto impecável.

    Parabéns.

    Beijo e sds.

    ResponderExcluir
  42. Muito bom o seu ponto de vista! É por isso que temos uma sintonia tão grande. Você tem uma visão sobre as coisas que às vezes, parece uma parte mais adiantada de mim. hahahaha

    Ok que todos nós somos "manequins" dessa vitrine ridícula, em alguns momentos. Maaaaaas, fazer disso uma religião, é algo que realmente dá NOJO. Tenho simplesmente NOJO de quem compartilha frases rasas e utópicas sobre felicidade e bem-estar. Não, ninguém é feliz. Mas todo mundo precisa fingir pelo menos um pouco que é pra ser feliz. Tem coisa mais infantil que isso? Não.
    Eu prefiro aqueles que só compartilham tosqueiras ou piadas em geral àqueles que compartilham frases pseudo geniais, ou ficam tentando exaltar o quanto a sua vida parece ser colorida, mas na verdade, de colorida, ela não tem é merda nenhuma, rs.

    Beijo, querida!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html