domingo, 9 de junho de 2013

Chegando o Dia dos Namorados...


Talvez essa seja a data mais lamentada pela ala feminina...rs. Concordo que muitos homens estejam aí querendo arranjar uma namorada, mas essa busca pela "outra metade", culturalmente, é bem mais das mulheres. Se contar todos os dias 12 de junho da minha vida, com certeza, a maior parte deles passei sozinha e não tenho muito problema com isso. Afinal, se existe uma pessoa que não se liga em datas, essa pessoa sou eu. Mas qual  solteiro que se sente plenamente satisfeito nessa condição? Certamente existe um ou outro que numa fase prefira estar livre e solto, mas todos nós queremos um par um dia.

Faz tempo que estou sozinha e tem uma coisa de bom nisso, aprendi demais com minha solidão, aprendi que não precisamos ficar desesperados atrás de alguém, aprendi que podemos fazer várias coisas legais sozinhos e aprendi acima de tudo a curtir ficar comigo mesma. Posso passar dias dentro do meu apartamento, sem conversar com ninguém (sem conversar mesmo, nem por telefone) e mesmo assim me sentir bem. Por a vida, ou destino, ou minhas escolhas terem me levado a estar mais sozinha, criei muitas formas de não me importar com isso. Depois de um tempo isso ficou natural, nada forçado, simplesmente, fico bem sozinha.

Mas é óbvio que o ser humano não foi feito para a solidão. É claro que gostaria de ter um parceiro legal, mas um parceiro legaaaal.  Instintivamente procuramos um par, não tem como bloquear isso dentro da gente. O que podemos fazer é racionalizar essa busca, não deixar que ela se torne o motivo da sua vida, não deixar que os sentimentos fiquem descontrolados fazendo com que a gente se agarre ao primeiro traste que aparecer.

Posso dizer com toda a sinceridade da minha alma, que prefiro acabar meus dias sozinha a arrastar relacionamentos desgastados. Porque sei bem o que é isso. O que é você acordar, interagir e ter que ir dormir ao lado de uma pessoa que não te diz mais nada. Esse tipo de situação é mil vezes mais desgastante emocionalmente do que simplesmente seguir sua vida sozinho. E olha que tenho vários exemplos em volta de mim de relacionamentos totalmente desgastados, é triste de se ver, me dá medo, talvez por isso esteja tão reticente nessa esfera.

E como tem gente que não sabe viver só!! Fico impressionada com o desespero de algumas pessoas quando terminam um relacionamento e se percebem sozinhos. Parecem que passam a dedicar toda a sua vida a conseguir um novo parceiro ou a voltar para o velho parceiro e tentar fazer funcionar algo que já está estilhaçado faz tempo. Sem contar os casais que continuam juntos com aquela relação detonada por simples dependência emocional um do outro, ou puro comodismo.

Aprender a fazer companhia a si mesmo é importantíssimo para a busca de uma relação legal. Porque quando não lidamos bem com nossa solidão, qualquer um pode parecer ideal para preencher aquele buraco imenso. Mas se estamos bem sozinhos, podemos avaliar melhor se aquela pessoa realmente vai nos satisfazer.

Lendo assim meu texto, parece tudo muito utópico. Parece conversa de mulher encalhada. Talvez eu seja encalhada, sei lá! O que me importa? É só mais um rótulo dentre tantos que podem me colocar...rs. Mas se pensarmos bem, todos nós podemos nos acompanhar de alguém, todos temos alguém que seria um possível pretendente. Posso dizer que tenho um e fica bem pertinho de onde moro. Só que por não ter essa urgência de me acompanhar, não sinto que ele seja o cara que quero para mim. É isso que quero colocar nesse post, sobre a importância de seguir bem só, para poder escolher melhor uma companhia. Pior do que ser sozinho é escolher um relaconamento mais ou menos, daquelas que a gente sabe que não tem futuro...

29 comentários:

  1. Dama, eu acho que existe um aprendizado incrível em estar só. Você estar bem consigo mesma, cultivar coisas que lhe dão prazer, lidar com as frustações; uma maneira de ir fundo no autoconhecimento e não fazer a tua felicidade depender exclusivamente do outro.
    Eu tive uma fase bem longa de estar sozinha. Acho saudável, quando você fica bem, porém a maioria das pessoas não veem assim. Ou te acham coitadinha, ou se empenham em querer te arrumar qualquer companhia.
    Também não dou a mínima para datas e concordo que é natural do ser humano querer um relacionamento.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu tb não dou a mínima para datas do tipo Dia disto, dia daquilo. Não curto meu aniversário, Natal, Ano Novo e por aí vai.
    Qto a esta neura humana de que solidão existe pq não tem alguém amarrado no seu pé é uma coisa q não entendo e nunca vou entender ... é uma paranoia mesmo ...
    Qtos têm namorados, amantes, maridos/esposas e são solitários. Qtos não têm nada disto e, no entanto, vivem bem.
    Uma coisa não implica na outra e muito menos a felicidade. Pode-se, perfeitamente ser feliz sozinho ...

    ResponderExcluir
  3. Não acho q é da natureza humana querer um relacionamento ... isto é uma coisa meramente cultural ... crescemos e absorvemos este valor ... podemos sim descartá-lo e sermos felizes ...

    ResponderExcluir
  4. Achei bem poético o fim desse post, concordei com tudo o que você disse.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muitos anos sozinha e também aprendi a "me bastar". E quando eu menos esperava, apareceu o meu namorado na minha vida e hoje já não sei mais viver sem ele!

    Mas eu também pensava exatamente como você: eu preferia ficar sozinha pelo resto da minha vida do que ter ao meu lado alguém que não me merecesse ou que fosse um relacionamento "falso", só para dizer que estava com alguém!

    ResponderExcluir
  6. O homem tem mania de arrumar pretexto para homenagens. Esse negócio de Dia dos namorados, das mães, da mulher, etc, é tudo uma maneira de alavancar o comercio. Quem ama não tem dia certo para homenagear a pessoa que gosta. Porque não dar presente, flores e carinho todos os dias do ano. É meu ponto de vista. Você é que está certa, não ficar na expectativa dessa data.

    Ah, quero te agradecer pelo comentário no ultimo post, tenho uma grande admiração por você e sua luta, é assim que deve ser mesmo.
    Meu abraço fraterno de coração.

    ResponderExcluir

  7. "Nunca me senti só. Gosto de estar comigo mesmo. Sou a melhor forma de entretenimento que posso encontrar.”
    Charles Bukowski

    Acho que o ser humano está tão culturalmente socializado a procurar sua metade que se esquece de que pode, e deve, ser inteiro. Outra pessoa não vem para completar, vem para somar.

    E, sinceramente, pelo que vejo de casais por aí, que estão juntos e, ao mesmo tempo, sozinhos... juntos por comodismo ou medo de ficar sós... vivendo uma monogamia de fachada... Sinceramente, esses teatros não são para mim.

    ResponderExcluir
  8. Solidão nunca me apavorou, sei perfeitamente conviver comigo mesmo, e grande parte do tempo, embora tenha um relacionamento , fico sozinho em minha casa.
    Bjux

    ResponderExcluir
  9. Escolhemos falar do mesmo tema hoje hein? No meu blog novo, falei sobre se sentir encalhada perto da data dos namorados. Vc tem razão sabe? É preciso se conhecer para saber que tipo de pessoa queremos do nosso lado. Sem falar que estar sozinha não é a pior das coisas que podem nos acontecer. Vejo tanta gente por aí cuja vida acaba qdo desmancha um relacionamento! É claro que a dor deve ser terrivel, mas a pessoa tem que lembrar de si mesma para superar essas coisas.

    ResponderExcluir
  10. Qdo.eu li a palavra "encalhada",sorri ao me lembrar de minha filha,que estava reclamando ainda hoje por ter de passar o dia dos namorados sozinha,afinal,ela está "encalhada",aos 18 anos!!!!Pode isso?Não pode.Mas acho que essa inconformidade está no inconsciente coletivo feminino,não importa a idade...

    ResponderExcluir
  11. Parece lamento?! Sim parece aos olhos dos outros sim, mas eu concordo com cada palavra sua. Aprendi muito vivendo comigo e só comigo!

    Claro que eu queria um companheiro, mas prefiro ficar sozinha à correr o risco de me machucar novamente!

    Parece lamento? Mas é assim que consigo ser feliz!

    Beijoooos!

    ResponderExcluir
  12. Essas datas são pura forçação de barra, só foram criadas pra fazer as pessoas gastarem feito loucas ou se sentirem diminuídas em relação às outras. O que mais se vê por aí são casamentos de fachada e namoros mornos, casais que já viraram coleguinhas ou sócios e continuam juntos porque têm filhos, bens em comum, medo do que os outros vão dizer... Aí chega o dia dos namorados e somos induzidos a comprar flores ou planejar jantares, só porque a TV diz que esses gestos estereotipados são provas de amor. Não é fácil fugir dessa lavagem cerebral e questionar se desejamos mesmo comemorar a data ou se ainda existem sentimentos que justifiquem uma comemoração.

    ResponderExcluir
  13. Oi Chris, boa noite de domingo! Tudo bem contigo?

    Bom, hoje serei rápido, simples e direto, sem aquelas inúmeras linhas que no geral coloco.

    A data que se aproxima é apenas mais um dos inúmeros atrativos comerciais, para que as lojas e shopinhgs fiquem abarrotados.

    Igual à ti, pelo que mostrou acima, também não me pego à datas, principalmente quando as mesmas se tornam clichês comerciais.

    Beijo na alma e muita paz, sempre!

    ResponderExcluir
  14. Dama,

    Ao meu ver vc mostrou que é resolvida e não precisa estar com alguém para ser feliz.

    Mas vou ficar na torcida para uma pessoa bem legal aparecer na sua vida e te completar sempre.

    bjs *.*

    ResponderExcluir
  15. Pertinho daí ? Tipo... 25min ? Hehehhehee

    ResponderExcluir
  16. Olá! No fundo mesmo temos o nosso lápis e o papel! abraços

    ResponderExcluir
  17. Cris:

    Nem sempre as coisas são do jeito que queremos, mas o negócio é não perder a fé em encontrar alguém bom no meio de tanta gente vazia e sem conteúdo.

    Linda semana. Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Excelente texto e é verdade:antes só que mal acompanhado.Pra que se ligar a alguem que nada vai acrescentar?Melhor mesmo esperar que o amor verdadeiro chega sempre!E ficar só pode ser bem prazeiroso tb,parabéns pelo post!bjs,

    ResponderExcluir
  19. "Pior do que ser sozinho é escolher um relaconamento mais ou menos, daquelas que a gente sabe que não tem futuro.."

    Concordo plenamente.

    Se for pra se relacionar com alguem que em vez de melhorar a sua vida vai piorar, melhor estar só e bem consigo mesmo. Vc vem em 1º lugar. Está correta.

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Ahahhaha.

    Já começo rindo, porque olhei o face agora de manhã e provavelmente muitas mulheres ficarão a beira de um ataque de nervos ou suicídio.
    Eu bem, fiquei chateada, pois ainda carrego marcas do meu relacionamento passado. E pensar que poderíamos estar juntas, é um pouco agoniante.

    NÃO em si pelo dia, porém a sociedade parece que quer nos fazer engolir essa data não tanto inesquecível.. rs.


    POSSO dizer que ainda não estou completamente sã em relação ao meu término, porem a cada dia, enfio mais na minha cachola, que meus dias serão eternamente solitários.

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  21. Oi, Dama!!
    Viver não é fácil! Relacionar-se com o nosso oposto também não! Não sei se somente as mulheres querem um relacionamento estável, mas parcebo em ambos os sexo uma certa vaidade em mostrar para as pessoas que possuem uma pessoa do lado - talvez por satisfação social! Veja que tem homens que namoram mulheres e "ficam" com outras pessoas para satisfação do ego. A pessoa perfeita é aquela que já resolveu seus entraves e se sente plena. Onde está essa pessoa que sabe se doar ao outro sem reservas? Por que nos relacionamentos são criadas lacunas e mesmo barreiras intransponíveis para chegar ao íntimo do outro? Como vivemos em um mundo machista, eu diria que para o homem é bem melhor ter alguém para chamar de seu. A mulher é muito mais auto-suficiente!
    Bom restinho de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  22. Olá, Dama!
    É um assunto que sempre nos remete as mesmas coisas, ou seja, data marketeira, antes só que mal acompanhado (a), a felicidade não depende de outra pessoa... Etc. Com tanta vulnerabilidade entre os casais, vejo com bons olhos essa data. Abraço!

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    é a minha luta, ficar bem com a minha própria companhia. Realmente a carência por nos fazer escolher mal.

    bjos!

    Eilan

    borderline-girl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá Dama, tudo bom?

    O seu texto reflete bem o que tenho passado! A solidão não é tão ruim assim... Acho até que antes de termos alguém, precisamos apreciar um pouco de nossa própria companhia! E adorei: "pior do que ser sozinho é escolher um relacionamento mais ou menos, daquelas que a gente sabe que não tem futuro..."!!! É exatamente isso que penso!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  25. Tem gente que não nasceu pra ficar sozinho, já dizia o ditado. E confesso, já tive minha fase assim. Ainda mais quando os amigos todos praticamente eram casais e você ali, mais que um status de solteira, era de "vela". Mas depois de um tempo, de algumas cabeçadas, de uns machucados no coração aprendi que ficar só tem as suas vantagens. E a principal delas é não se iludir e não se magoar com pessoas vazias de intenções. Amor próprio muitas vezes se aprende e eu aprendi na marra. Depois disso, quando estava sozinha porque não queria o que aparecia, ou não gostava, ou não dava certo eu tinha uma ótima relação comigo mesma, cuidava do corpo, da alma. Mas tem gente que não consegue, é mais forte do que ela. O lamentável disso tudo é que além de ter relacionamentos que em nada acrescentam, ainda corre o risco de magoar uma pessoa legal que pode estar gostando da gente verdadeiramente e a gente, só "ficando por ficar"...

    Excelente texto!

    beijokas

    ResponderExcluir
  26. Olá Dama

    Gostei da sua postagem... sou transexual e poucas pessoas sabem da minha condição,entretanto nunca namorei na minha vida, sempre tive curiosidade pra saber como é, mas quanto mais o tempo passa, mais tenho a impressão que não é tão bom assim(Esopo feelings?) ; convivendo com colegas da faculdade que tem a mesma faixa etária que eu, vejo o quanto tem meninas obsessivas para arrumar namorado... qualquer ser do sexo masculino que se aproxima já querem saber se tem namorada, ou ficam criticando a namorada do cara, reclamam do quanto é "injusto" fulana estar namorando e elas não. E tenho a impressão que a maioria delas só querem por uma certa cobrança social. Claro, todo mundo quer encontrar alguém, a sua cara metade ou o que for, e eu também me vejo às vezes meio amarga sobre o assunto, só que procuro manter em mente que há outras coisas legais na vida, sei lá. Achei que seria fácil escrever esse comentário porque gostei tanto do se texto, mas acho que divaguei um pouco rs.
    Parabéns pelo blog, encontrei ele há algumas semanas e tenho lido bastante, inclusive as postagens mais antigas. Abraços.

    ResponderExcluir
  27. O dia dos namorados pra mim é uma data comercial, apenas. Esse foi o primeiro que não passei sozinho, mas não mudou em nada pra mim. Não me importo com esses "feriados" secundários... rs

    Mas esse dia é insuportável nas redes sociais... É cada solteiro recalcado que fica perturbando e fazendo piadas inúteis sobre esse dia, que me dá até sono.

    ResponderExcluir
  28. No dia dos namorados eu nem entrei na Internet. Só para não rir das declarações de "amor eterno pela internet" e em casa a cobra fumando... Kkk

    Beijos!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html