A esperança pode ser uma bênção que te ajuda a seguir em frente, lutando e acreditando em dias melhores, ou pode se tornar um monstro que consome suas várias outras possibilidades quando se espera que o improvável vá acontecer. Em muitos momentos na vida precisamos saber a hora de parar de ter esperanças em algo, porque aquilo simplesmente não vai funcionar.
Sei que vão ter pessoas nesse momento, principalmente os otimistas crônicos, que vão dizer que sempre devemos ter esperanças, mas esperança sem bom senso, esperança só para continuar seguindo em frente é meio que burrice. Porque quando focamos em algo que as possibilidade de acontecer são mínimas, o que a gente está fazendo não é ser batalhador, simplesmente estamos desperdiçando um tempo precioso que poderíamos estar usando na construção de uma nova meta, de um novo caminho, de uma nova forma de viver.
Sei que tem casos de pessoas que contrariam essa minha tese, que continuaram suas lutas em causas quase que perdidas e obtiveram sucesso. Só que para ser assim a pessoa tem que bem mais idealista do que realista. Meu grande respeito pelos idealistas, mas acho que não sou uma. Até cultivo um certo idealismo quando as questões não interferem diretamente em resultados concretos para minha vida. Sou mais idealista para questões sociais, que envolvem o todo.
É fácil renovar esperanças ou deixar de tê-las, quando as situações sofrem grandes modificações. Mas quando estamos estagnados por muito tempo, quando a situação não dá sinais de alteração, esse processo de passar da esperança à falta dela, ou vice-versa, é longo e meio que dolorido, porque precisamos pesar exatamente o que perdemos e o que ganhamos mudando de atitude.
Tenho pensado demais se devo ainda ter esperança em alguns pontos da
minha vida, ou se não seria melhor jogar a toalha e seguir um novo
caminho, talvez não o mais lindo, colorido e brilhante como o que
sonhei, mas um caminho mais possível, mais de acordo com a minha
realidade.
P.S.: Quando me propus a escrever esse post, minha intenção era fazer um texto com no máximo três curtos parágrafos. Bem, acho que não consigo escrever textos curtinhos... rs
Dama eu sou um pessimista por natureza. Mas tenho me valido dessa tal esperança. Não sei ultimamente tem me sido útil. Eu estava de um jeito que todos os caminhos me levavam a um penhasco. Então decidi ter esperança.
ResponderExcluirEntão te entendo quando diz que pensa em desistir de alguns pontos. Chega o momento que a luta te faz sofrer mais do que deixar partir.
Um beijo...
Eu sou cética demais para continuar tendo esperança em algo cujas possibilidades de se realizar são mínimas...Ou realista.
ResponderExcluirMuita gente diz que sou pessimista, mas discordo. Eu partilho sua opinião que esperança sem bom senso é burrice.
Acho que sonhar com uma realidade melhor faz parte de algumas pessoas, elas já se conformaram com o modo como estão e sonhar é só mais uma característica dessa realidade. Eu não consigo me imaginar sem sonhar, mas concordo em tudo o que você disse, principalmente sobre o quanto doloroso pode ser continuar acreditando em algo, ou, no meu caso, enfeitando a realidade.
ResponderExcluirAbraço,
Oi Dama!
ResponderExcluirConcordo contigo. Temos que aprender a hora de lutar e a hora de guardar as armas, para não sangrar inutilmente.
Ah, deixo aqui um convite: fizemos um post no meu blog sobre automutilação e aí se teve a idéia de uma campanha pelo amor-próprio, seja de pessoas com transtornos ou não. O #ProjetoEuMeAmo.
Queria criar uma página no blog com fotos e depoimentos de pessoas, fazendo algo pra si próprios, nem que seja beijando o espelho.
Bem, caso vc ache interessante, mande para borderlineggirl@gmail.com, tá?
bjo!
eilan
borderline-girl.blogspot.com
Olá dama.
ResponderExcluirConcordo com você,a esperança tem limite, não deu certo, parte pra outra, porque o tempo é curto para ficar esperando acontecer.
Bjux
É difícil saber a hora de continuar investindo em algo ( porque ter esperança não deixa de ser uma forma de investir), ou esquecer e partir para coisas novas.
ResponderExcluirUltimamente não tenho muita esperança não, e sinto que faz falta, ter algo para acreditar e lutar.
Bjo.
Dizem que a esperança é a ultima que morre.
ResponderExcluirNão sei não... As vezes matamos essa tal de esperança à cada novo amanhecer. Claro que, nem sempre é por querer. As vezes nossos caminhos seguem outro destino que nem sempre são de acordo com nossos sonhos, nossas esperanças. E tendemos quase sempre à optar pelo que é mais conveniente. Por diversos fatores, que nem sempre vem ao caso agora, já que a vida de cada um é um verdadeiro labirinto.
Quantos que tiveram que desistir de certos caminhos, deixando suas esperanças de lado? Muitos.
Todos temos nossos dias bons e outros nem tão bons assim.
Mas, se tiver mesmo de desistir agora por alguma coisa, que seja, acima de tudo para que sua vida, como um todo, seja bem melhor do que antes. Simples assim!
Beijos na alma e muita paz, sempre!
Mas existe momentos que a esperança é a unica coisa que podemos nos firmar. É uma bengala que se a gente não tiver vc cai.
ResponderExcluireu entendo a ESPERANÇA como uma tomada de decisão e como uma luta constante para alcançarmos nossos objetivos ... assim sendo tudo alcançamos no tempo da vida e não no nosso ...
ResponderExcluirConfesso que muitas vezes queria ter mais esperança, mas não consigo! Parece q, com os fatos da vida fui endurecendo e aprendendo a ser mais cética. Lidar com o cenário na minha frente e não ficar me apegando a uma coisa que pode não acontecer. Acho no fundo, isso muito ruim, pois acaba trazendo uma certa negatividade para as coisas. Invejo quem consegue ter esperança e um pouco de fé (ñ sei exatamente aonde começa um e termina o outro). Só consigo agir assim em poucas situações, é raro!
ResponderExcluirDizem que a prática leva a perfeição? Então, sigo tentando! rs
beijokasssssssssssss
Eu não sou uma otimista crônica (mas acredito e persevero)porém, sempre ouço minhas vozes interiores qdo. elas me dizem que é hora de partir pra outra.Será que não chegou essa hora pra ti tb,Dama?
ResponderExcluirEu tenho esperanças, porém somente até onde a minha dignidade permite. Com um tempo, ela se vai e dessa forma, eu me volto totalmente a um novo objetivo.
ResponderExcluirAlgo cíclico. Se é que posso chamar assim.
Beijos
Hahaha essa coisa de escrever pouco é puro exercício viu Dama! Hahahaha
ResponderExcluirQuanto a esperança ... bem, eu tenho muita, mas as vezes falha! Hahaha
Ouço muito o meu sexto sentido e procuro pedir sempre muita proteção para tudo que faço. Quando uma intuição forte chega, sei que chegou a hora de seguir determinado caminho, mesmo sem entender o por que da escolha. E minha esperança é a ultima que morre.
ResponderExcluirDama!!!
ResponderExcluirEu como uma esperançosa de carteirinha, sempre batalho para o impossível acontecer. Já me frustei demais por não conseguir aquilo. Isso acontece. Porém depois com outros olhos, percebi que na batalha para o impossível foram surgindo outros caminhos que eu não dei atenção. Acho importante ter esperanças, mas hoje em dia procuro não me focar muito pois quando estamos focados demais não percebemos outras possibilidades.
=)
Em alguns momentos difíceis é muito complicado manter a esperança, mas precisamos mantê-la mesmo assim e sabe por que? Porque ela nos nutre a sempre conseguirmos algo a mais.
ResponderExcluirNão desista de ter esperanças, não desista dos seus sonhos (por mais que o mundo ás vezes pareça dizer não).
Beijooo e luz.
Dama, eu acho que o sofrimento nos molda e com isso a esperança pode ganhar outros contornos, como por exemplo, o do realismo. Minha esperança, por vezes, já morreu antes do último suspiro.
ResponderExcluirBeijo
Olá Dama de Cinzas, adorei teu post, gosto de ler textos que me abram mais possíbilidades, mesmo de pensamento, colocas angulos da esperança que talvez eu não concorde, mas que agora começo a pensar...mas esperança é um sentimento fundamental para mim, muitas vezes já disse que minha esperança se foi, como numa música dos Smiths, mas se não tiver mais esperanças, seja no que for, talvez seja o fim para mim. É um prazer participar desta roda de conversa rs. Gosto do teu texto garota.
ResponderExcluirps. Carinho respeito e abraço.
Cris, você disse tudo! Esperança por esperança é burrice!
ResponderExcluirEu acredito que a esperança deve ser através da fixação de objetivos, e na análise do que você pode fazer para chegar até eles, acreditando - e acima de tudo - lutando para consegui-los.
Beijo, querida!
Dama,
ResponderExcluirAmo de paixão o Girassol, talvez porque lembra o Sol e o meu humor é movido a partir dele.
Quanto ao seu post as vezes me sinto assim com vontade de jogar a toalha, mas em questão de segundos respiro fundo e digo a mim mesmo...não estou nessa vida por acaso, então sacode a poeira e que venha os fantasmas.
Por isso, lhe digo...alto e baixos todo mundo têm, só resta a cada um sentir o quanto é importante a sua presença nessa vida...e posso dizer que vc tem alguma, não é por acaso que tem um blog aonde já conquistou 1055 seguidores, de forma natural...quer mais?!
Vamos a vida é bela e que graça teria se tudo fosse rosa 24 horas por dia né?!
Muita luz para ti.
bjs
Ola dama,ha muito tempo nao leio suas postagens pois o trabalho atrapalha,mas vou ver se leio todas que eu perdi.Nao sei se vc acredita em deus mas acho que a maoir esperança é a fé.
ResponderExcluirDama de Cinzas, nem cheguei a comentar acima que adorei teu post. Sou sua fã número 01.
ResponderExcluirPois é, penso a mesma coisa. Acreditar só porque falam que "a esperança é a última que morre" não traz muitos resultados. Geralmente quem segue esse modo idealista não tem/consegue lidar com os problemas reais da vida. Idealismo/Realismo precisam ser auxiliares um ao outro, e não únicos. Precisa-se sonhar, mas precisa-se transformar o sonho. Sortudo quem consegue que forças divinas (ou qualquer outra força) dá uma grande ajuda nas realizações. De qualquer modo, a sorte é desigual, então nada de esperar por ela.
ResponderExcluirVocê falou tudo quando escreveu que ter esperança quando não se está estagnado é fácil... é bem por aí! Bem, acho que não tenho uma opinião muito formada sobre esse assunto...
ResponderExcluirManter esperança em algo é tão relativo, depende de tanta coisa... E ser otimista o tempo todo, não dá. Pra mim, não existe essa possibilidade. Quem o é, pra mim, não está sendo verdadeiro!
Ah Dama! Falar sobre esperança para mim, é a coisa mais fácil do mundo, acho que sou a pessoa mais esperançosa que eu conheço, pelo simples fato de que tenho por prioridade acreditar nas pessoas, só desistindo delas quando elas próprias me obrigam á isso.
ResponderExcluirQue sendo assim deixo-as para trás quando por me verem tão crédula confundem minha credulidade com idiotice ou burrice. Parto muito da ideia de confiar no outro e confio mesmo, nunca me deixo parir pelos ouvidos; convivo com elas, conheço, crio minhas próprias concepções daqueles ou daquelas para depois saber se vale ou não à pena tê-los ao lado, sempre na ideia de que se ele ou ela errou podem sim, melhorar suas ações futuras. Meu marido diz que quando isso ocorre dar-se o nome de "reforma íntima", sendo assim, acredito nessa reforma.
Porém, se mediante todas as possibilidades de progresso, ele ou ela não se melhorar, não costumo insistir, deixo-os seguir com seus erros, pensando que alguém no futuro talvez consiga ajuda-los melhor que eu.
Xero, uma ótima semana.
Por isso eu acho que o equilíbrio está em ser realista. Nem otimista e nem pessimista. Alimentar esperança em algo que não podemos visualizar concretude seria perder oportunidade para investir em coisas que poderiam se realizar de maneira mais fácil. Mudar o foco da esperança eu sinto que pode ser melhor para nossa sobrevivência neste mundo contraditório que vivemos.
ResponderExcluirBeijos!