domingo, 2 de junho de 2013

Amigos que torcem contra!!



Quem não tem aquele amigo (que de amigo não tem nada) que torce contra você, mas de forma velada? Todos nós temos pessoas assim a nossa volta. Umas por um tempo, até achamos que são nossas amigas, porque são pessoas do tipo vampiras que gostam de estar por perto, se fingindo de interessada em seu bem estar, num desejo mórbido de saber se alguma coisa está dando certo para poder "secar" nossa vida. 

Até bem pouco tempo atrás, questão de uns dois anos, não acreditava no poder da inveja, achava que isso é uma bobeira, que ninguém iria invejar minha vida e ainda acho que não tenho nada para ser invejada. Mas foram acontecendo uns lances com pessoas próximas e verifiquei que não importa o tipo de vida que você leva, se você tem muitos atributos para ser invejado ou nenhum, que sempre vai ter uma ou mais pessoa te vampirizando no silêncio. É que o problema não está em quem é invejado, mas em quem inveja.

A questão é que o invejoso é uma pessoa que foi endurecida pela amargura. Não a vejo como se tivesse nascido assim, acho que foi se tornando assim ao longo da vida, devido a não saber lidar com suas frustrações. A pessoa vai se sentindo impossibilitada de ter o que almeja, daí entra num processo que creio que seja doentio, do tipo "se não posso ter, ninguém merece também".

Bem, todos nós temos algum grau de inveja, tanto que está na lista dos sete pecados capitais. Mas o problema é a proporção que isso toma na sua vida, se sai do controle e passa a interferir nos seus relacionamentos, daí acho que vira um problema.

Tenho dois conhecidos, que ilustram bem isso. Uma mulher que acha que é minha amiga, mas definitivamente não sou amiga dela e nem nunca disse que era. Ela é uma das pessoas que mas "seca" os relacionamentos amorosos de todas as mulheres que estão a sua volta, pior, mesmo que ela esteja namorando. E como atualmente ela tá solteira, a coisa tá feia, está de um jeito tão evidente que dá até medo de estar perto. O outro é um cara que já ficou caricato nesse ponto, porque a inveja dele é tão evidente, no quesito ter dinheiro,  que para ele absolutamente ninguém nessa vida merece o que tem, mesmo que tenha ralado muito para conseguir.

Sempre disse que não sou boazinha e não sou mesmo, tenho pensamentos terríveis que até sinto medo de mim mesma... rs. Então quando me deparo com esses seres invejosos doentios, imediatamente entro no meu modo de defesa e passo a torcer contra. Já que eles que querem que todos se f*dam, então que se f*dam eles primeiro. Não tenho a menor pena quando as coisas saem errado para essa pessoa, quero mais é que se lasquem todos. 

No entanto o mais triste é quando você tem uma amizade com alguém que você acha que é uma boa amizade, que pode contar com aquela pessoa para tudo e num determinado momento começa a perceber que ela está torcendo contra você. Nossa isso é tão ruim, tão broxante, que confesso que é um dos poucos motivos que me fazem cortar a amizade sem segunda tentativa. Geralmente dou muitas chances para amigos, mas supostos amigos que percebo que estão torcendo contra mim, imediatamente entro naquele modo de defesa e passo a torcer contra ele. Daí passa a não existir mais nada além de uma competição para ver quem se ferra primeiro. E como detesto competições, imediatamente largo a pessoa para lá.

Ainda bem que conto com alguns amigos que contando não cabem em uma mão, que são pessoas que sinto de verdade que torcem por mim. E automaticamente, torço muito por eles. Isso é uma característica em mim que as vezes me ajuda e outras me atrapalha. Eu sei devolver exatamente o que a pessoa me dá, se ela me dá coisas ruim é o que vai ter de volta, definitivamente não sou santa. Mas se for transparente, do bem comigo a pessoa me conquista e tem a minha fidelidade.

30 comentários:

  1. Todos temos pessoas assim à nossa volta ... qdo me apercebo delas me afasto e as ignoro ... não acredito no poder da inveja mas isto me incomoda só isto ...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dama...


    Infelizmente, tenho percebido que algumas pessoas que eu considerava amigas falam merda pelas minhas costas e supostamente se uniram com alguns q querem me prejudicar por inveja ou sei la o que.

    ResponderExcluir
  3. Eu fico muito magoada e tento nao devolver na mesma moeda, luto para q isso nao faca parte de quem sou, mas tb nao sou santa e nao ajudo mais esse tipo de gente.. Nao confio mais.

    Voltei a postar no meu blog, passa la dps.


    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Bem assim mesmo... gostei muito do seu último paragrafo,

    Eu sei devolver exatamente o que a pessoa me dá, se ela me dá coisas ruim é o que vai ter de volta, definitivamente não sou santa. Mas se for transparente, do bem comigo a pessoa me conquista e tem a minha fidelidade.

    é bem do jeito q sou, copiei e colei no meu face, atualmente tenho passado algo muito parecido com o que descreveu...

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Sabe, sempre achei que o mal atrai o mal, mas às vezes é difícil suportar sem reação alguma a situações em que percebemos claramente a atitudes de pessoas "amigas" contra nós.
    Cris, siga seu coração!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Me sinto mal quando me decepciono com amigos....Me confundi em relação ao filme Legião, que não gostei; com "A legião perdida", que gostei.....Beijos. Carlos Medeiros....http://grandeonda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. "Amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito..."

    Diz a musica de Milton Nascimento em sua música maravilhosa.

    Mas e quanto aos amigos falsos. Estes que nos querem mau e fingem-se de amiguinhos? Já percebeu que não existem músicas louváveis, amigáveis para estes?

    Parece até que a Chris esteve em minha cidade nesta ultima semana e resolveu, sem minha autorização, falar de mim em seu blog.

    Quantos em nossa volta são pessoas frustradas, em suas vidas, relacionamentos, empregos, etc, e fazem o possível e o impossível para que aquele ou aquela que estão indo bem na vida, caiam, etc... ??? Muitas.

    Ultimamente tenho dois fatos interessantes, que vou usar este seu espaço e sua postagem para desabafar.

    Confesso que depois de ontem estava até pensando em fazer uma postagem em meu blog, tratando sobre estas pessoas, sem citar nomes, mas tocando na ferida. Porém, por outro lado, como as pessoas envolvidas são diretamente ligadas à minha esposa. Pensei melhor e estou deixando as coisas passarem.

    Apesar de ser da mesma cidade, conheci minha atual esposa apenas depois que voltei de Curitiba em 2011. Começamos à namorar já sob protestos dos familiares dela. Isso, até os dias de hoje, sem motivo algum. Passamos mais de dez meses num verdadeiro inferno. O irmão dela, a mãe, uma tia e alguns outros familiares e amigos (se é que ela tinha amigos de verdade) não se sabe como, passaram a me apontar como tudo. Depois de muito quebrar a cabeça com estas pessoas ao lado dela, tomei uma posição unica. Falei pra ela que "ou ela vinha morar comigo logo, de uma vez por todas, ou acabamos por aqui!". Desde o mês de março de 2012 passamos à morar juntos, e estamos a mais de um ano vivendo nosso sonho à dois. Graças a Deus, muito bem vividos até então.

    A tia de minha esposa, que é uma frustrada em todos os sentidos (agora diz ser crente) juntando-se a irmã, mãe de minha esposa, fica buscando as coisas mais mesquinhas do mundo para enlouquecer a cabeça de minha esposa. Para teres ideia, estas duas, mãe e tia, não falam com minha esposa, desde quando passamos à namorar.

    Nesta ultima semana a mãe de minha esposa foi falar com o pai dela, que por sinal, está passando por uma recuperação grave no joelho, com seus mais de 70 anos de vida, que minha esposa está devendo ao SPC (quem nunca atrasou uma conta que ME ATIRE a primeira pedra) e foi tratar com o cara coisas de minhas postagens em meu blog, entre outras coisas.

    Essas sim, são do estilo que você postou acima. Vampiras que vivem de sugar energias (de quem permite) para "matar" pouco a pouco a felicidade alheia.

    Existem sim, amigos como estes que você acabou de citar.

    Pior ainda é quando essas pessoas, essas vampiras e esses vampiros são familares.

    Desculpe o desabafo, mas é que tem tanta coisa de pessoas assim, que até ÓDIO (e eu não gosto de falar ou sentir esse sentimento) dá de gente assim.

    Beijos na alma e muita paz, sempre!

    ResponderExcluir
  8. Me identifiquei em tantas partes desse texto que nem sei por qual começar ou de qual falar... afinal, sou um imã para esse tipo de pessoa. Até quando as corto elas continuam, de longe, fazendo intrigas, perturbando, fofocando, torcendo contra... E isso independente de como eu aja. É imã mesmo. Felizmente, aprendi a identificar e a cortar esse tipo de gente razoavelmente rápido.

    E perceber que uma pessoa é assim é o principal motivo que me faz cortar a amizade sem segunda tentativa. Sou muito amiga de ex meus, que me chifraram e/ou enganaram, mas não consigo ser amiga de gente invejosa, de vampiros...

    Como também não sou santa, para mim funciona a lei da ação e reação. Eu sou com as pessoas exatamente como elas são comigo. Me sacaneia gratuitamente? Pode ter certeza que volta, e mais forte. Não vou atrás, mas a oportunidade de devolver mais forte sempre aparece e cai no meu colo... e eu não consigo deixar pra lá.
    Por outro lado, seja verdadeiro comigo, esteja de verdade... e terás a pessoa mais leal que posso ser.

    E sabe o que é triste? A pessoa mais "vampira" que conheço é minha própria irmã... Tenho duas: uma é amiga, leal, sincera, entregue... a outra, se pudesse, mataria só pra ter aquele lugar... Triste.

    ResponderExcluir
  9. Hum tema bom esse, hein!
    Sabe, já pensei muito sobre o que é de fato o sentimento da inveja, pois eu tb não acreditava nela. Eu mesma me questionei se sentia inveja de alguém próximo a mim, e percebi que de fato não sentia, ou acho que não. Não há ninguém do meu círculo (e fora) que eu me interesse mto, nem sequer me espelho. Estou tão focada num objetivo próprio que até o não alcançar, eu tenho consciência que é minha própria culpa ( e de Deus que não me mandou de bandeja, Rs).
    Enfim.... Esses sentimento ruins que as certas pessoas imperam sobre nós é realmente ruim. E não quero ser assim como tb rezo para manter essas pessoas bem longe. Rs

    ResponderExcluir
  10. Eu enxergo essa questão da inveja com muita facilidade. Acho de certo ponto divertido, quando a pessoa acha que tá invejando discretamente e já sacamos qual a dela... mas nao damos a ela o gostinho de desmascará-la... rs. Já tive por perto muita gente que invejava meu namoro com o Ju e isso de certa forma até nos blindava : afinal, se alguém nos invejava é pq algo de bom nós tínhamos ( penso assim ).

    E vc falou que não suporta competição... concordo com vc... também não suporto ! kkkk

    ResponderExcluir
  11. Acredito no poder da inveja, pois já vi coisas acontecerem que até Deus duvida. O pior que essas pessoas sempre estão travestidas de boazinhas e amiga, aí que mora o perigo. O melhor mesmo detectar quem é, e manter a distância.
    Bjux

    ResponderExcluir
  12. A inveja é terrível, atrapalha a vida, faz as coisas não andarem....mas acredito que quando estamos fortes espiritualmente nada nos abala, o invejoso também sofre, pois sua vida é um tormento em querer para si o que o outro tem. Acredito também que o que se planta irá colher. Portanto, o melhor é estar sempre em oração, e ficando atento a nossas amizades. Bjsss

    ResponderExcluir
  13. Tem gente invejosa até na fila do banco. O jeito e ignora-las ao primeiro sinal e seguir com nossa vida...

    ResponderExcluir
  14. Dama, parece antagonismo isto, não é? Amigo que torce contra. Mas como tem, infelizmente.
    Tive uma amiga que eu considerava irmã, quando minha vida amorosa deu certo veio um tapete bem puxado por ela. Não sou boazinha não. E não teve segunda chance.
    Muito bem dito: pessoa endurecida pela amargura.
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi Dama!
    Nossa, eu me identifico tanto com você!
    Sem saber da minha vida, você descreveu exatamente a situação pelo qual estou passando, ou estava, uma vez que já cortei a "amizade" com a tal pessoa.
    E olha que era uma amizade de anos! Anos mesmo, mais de 20 anos.
    Eu já vinha, ao longo desses anos, percebendo atitudes estranhas, mas que eu ia tentando me convencer de que era impressão minha, uma vez que a pessoa dizia que me amava e que torcia por mim e pela minha felicidade, mas era estranho porque essa pessoa só era minha amiga quando eu estava mal, ou em algum momento de dificuldade. Quando eu estava feliz eu percebia um certo incômodo sabe?
    Mas aí o tempo passou, mudei de cidade, mantive contato por e-mail mas que me protegia de certa forma por conta do afastamento, e há pouco tempo quando aceitei um convite para visitá-la ela aproveitou para destilar todo o seu veneno, provavelmente contando com a minha tolerância de outros tempos. Coitada...
    O que ela não esperava é que eu tivesse mudado tanto. Cresci, amadureci, e tive uma reação diferente. Não briguei, não discuti, não perdi a classe. Apenas voltei pra casa, e cortei todo tipo de contato para todo o sempre. Bloqueei no meu e-mail, no facebook, no telefone, e instalei um aparelho fixo com bina.
    Moramos longe então a chance de nos encontrarmos é nula.
    Acho que o silêncio é a melhor forma de lidar com os idiotas.
    Mas de uma coisa eu tenho certeza, o mundo dá voltas. E eu vou esperar pelo momento de vê-la pagando pelas maldades que fez, principalmente porque ela usou a minha confiança de amiga nela para se manter próxima, ter acesso à minha vida e usar tudo isso contra mim de forma covarde. Isso não vai ficar assim. Não mesmo!
    Beijos Dama!

    ResponderExcluir
  16. uma vez escutei:

    "a inveja pelo menos é justa atinge os invejados, mas corrói o invejoso.

    ResponderExcluir
  17. Faz parte da condição humana, a inveja é uma merda mas tem mta gente que seca a vida alheia, que por serem tão frustrados precisam olhar a vida do próximo e esquecem de cuidar da própria. Triste, mas real.

    Xõooo vampiros...tô fora.

    Linda semana. Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Já me peguei sendo a invejosa, e isso me fez sentir uma vergonha danada de mim! Só o fato de admitir isso já foi bem doloroso. Mas depois dessa situação específica, fiquei mais atenciosa aos meus sentimentos. Até a inveja pode ser um passo para o autoconhecimento, né?

    ResponderExcluir
  19. Estava só de passagem mas esse desabafo me chamou a atenção. Porque eu também vejo pessoas "conspirando" contra mim, muitas vezes fazendo papel de amigo. Achei que fosse neurose minha, vejo que não. E tem uma frase que não me lembro bem, nem do autor.. mas é mais ou menos assim "as pessoas querem te ver bem, mas nunca melhor
    do que elas". É o cúmulo da sinceridade. Boa noite ;)

    ResponderExcluir
  20. Muito bem colocado,o vampirismo emocional,aquelas pessoas que te secam,que te sugam a energia, precisam ser afastadas tão logo percebidas.Antes eu achava que isso não existia,mas a energia do mal,do olho gordo e da inveja podem mesmo derrubar uma pessoa.Oremos pra que essas pessoas saiam de perto e tomem seus rumos...bem longe da gente!

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente, o mundo está cheio de pessoas assim.

    Hoje, me sinto extremamente sozinha. E sinto falta de uma amizade que eu possa ligar todos os dias, falar besteiras, confiar de olhos fechados, enfim...

    Até tenho pessoas sensacionais ao meu lado, mas não estão na minha vibe, seja por causa da rotina, dos deveres do trampos, vários motivos...

    Agora, quanto a amizades tortas, como esta que você citou, já tive uma quando era mais nova. Cortei o mal pela raiz na hora. A pessoa ainda tentou me comover com lágrimas, mas não deu certo...

    Hoje me sinto leve!

    Porém, vazia, pois não confio em mais ninguém!

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olha confiar em alguém ha em dia está dificil. É algo triste de dizer, eu sei, mas é verdade.
    Essa coisa de inveja é outro problema, vc não tem como saber. Algumas pessoas denunciar bem na cara o que sentem, mas são algumas. A maioria sente e fica só te secando e você vai descobrir quem é como?!

    O negócio é se resguardar o máximo, mas não dá para viver em uma caverna né?!

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá, Dama!
    Eu costumo explicar para a própria pessoa como é na prática esse sentimento. Normalmente, a pessoa invejosa é “cega” espiritualmente, não consegue visualizar o mal que causa quando abre a sua boquinha.
    Não estou falando de elogios do tipo: “nossa que roupa bonita”, “você está linda” “seu namorado (a) é lindo (a)”, isso aí eu confesso que faz até bem. Estou falando da pessoa que fica maquinando sua derrota em todas as áreas.
    Ela, literalmente, não tem compromisso com seu sucesso. Ela precisa temer ao dizer algo sobre você. Esse tipo de gente tem o maior medo de pessoas de personalidade forte, corre léguas!
    Abraço

    ResponderExcluir
  24. Agora estou assistindo globo repórter a matéria é sobre superstições pra tirar o mau olhado haha
    Bem, ainda não acredito que a inveja possa interferir diretamente na vida das pessoas.
    O positivismo tem que falar mais alto!

    Beju

    ResponderExcluir
  25. Eu acredito no poder da inveja, ela é a podridão dos ossos. Procuro falar pouco sobre coisas que tenho pretensão de fazer, pelos menos os invejosos não sabem, mas acredito que não haja muita gente assim ao meu redor, pelo menos procuro captar a sinceridade das pessoas com as quais me relaciono, porque como você diz, são pessoas doentias.

    ResponderExcluir
  26. Nossa! esse post é tudo...acredito piamente em amigos vampiros, tanto que me pego a certas crenças podendo assim minimizar o "olho gordo" rsrs

    O mais triste de tudo é que sempre vem de pessoas que acreditávamos serem amigas de verdade.

    Enfim o jeito é não falar de nossos desejo, e sempre ter um pé atrás.

    Uma semana iluminada e protegida dessas pessoas.
    bjs *.*

    ResponderExcluir
  27. Recentemente descobri vários "amigos" lobos em pele de cordeiro, que sempre desestimulam quando estamos felizes, quem sempre vem com um "porém" quando estamos otimistas. Que sempre tem uma palavrinha pra murchar a gente. Pessoas assim são um saco. Mas eu queria mesmo era entender: se torcem tanto contra a gente, por que é que ficam ao nosso lado?

    beijokas

    ResponderExcluir
  28. Percebo muito essa atitude em alguns "amigos", e pra falar a verdade não sei o que fazer, porque tem situações em que você não pode cortar a pessoa por questões profissionais, convivência, etc.. eu fico sempre com medo do que esse vampirismo pode causar... se as consequências dessa energia negativa podem ser amenizadas ou com que intensidade elas nos prejudicam. Ainda não sei me blindar muito bem. Bjo.

    ResponderExcluir
  29. Nossa, mas esse é o pior tipo de gente que pode existir. É preferível ter 10 inimigos, do que ter um amigo falso. Porque a pessoa é tão medíocre, que não é capaz de ter as mesmas coisas que vc tem ou ser como você é, mas não tem coragem pra assumir a inveja que tem de você. Se não torce ao nosso favor, pq tá do nosso lado? Eu juro que não consigo entender esse tipo de gente que tem essa mentalidade.


    Um abraço, Cris! Muito bom esse assunto e esse post.

    ResponderExcluir
  30. Olá Damita! Felizmente saí do meu inferninho astral e vim visitar meus amigos. Azeda nem posso navegar pelos blogs... kkk

    Esse texto eu já tinha lido e não comentei porque fiquei mentalizando e lembrando de vários aspectos da minha vida.

    Como você eu também tenho amigos que posso contar na ponta dos dedos de uma mão só. E são exatamente aqueles que meu coração sente que torcem por mim.

    Menina, isso de inveja e gente que torce contra eu fui vendo o quanto de notícias boas de mim eu publicava no Facebook ( lugar onde além dos amigos, têm as cobras que sei que querem que eu me exploda... kkk ) e as pessoas não conseguiam disfarçar o qunto desejariam que tudo desse errado.

    No trabalho então eu vi o quanto de gente falsa e hipócrita existia. É por essas e outras que me mantenho extremamente distante de muitas pessoas que conheço. No dia do meu aniversário eu queria responder individualmente cada comentário no Facebook me desejando "parabéns", mas como não queria responder os comentários das "cobras" acabei não respondendo nenhum somente para as "cobras" não saberem que eu sei quem elas são.... kkk

    E Dama, eu sou igualzinha a ti. Se eu sinto algo por alguém vou lá e demonstro e digo fácil. Se não sinto nada ( Deus me perdoe ) a pessoa me é indiferente. Já carreguei o mundo nas costas. Agora não carrego mais.

    Agora ( eu que penso que todos temos todos os defeitos do mundo em maior ou menor escala ) tento nunca torcer contra ninguém que não tenha afeto; por saber que o feitiço sempre vira contra o feiticeiro.

    Menina, me parece que mentalmente fomos separadas na maternidade, pois tem tanto texto teu que se encaixa no que eu penso.

    Adoro você, sua linda!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html