domingo, 14 de abril de 2013

Desvendando mitos sobre transexualidade.

 (foto de Nany People, transexual que admiro)
Eu sei, gente, que tenho falado muito sobre o assunto, mas é que esses posts estão há anos engasgados e preciso escrevê-los, mas podem ficar tranquilos que meu blog não vai rodar só em volta desse assunto para sempre... rs. Existem muitos mitos, pensamentos errados a respeito de nós transexuais e sinto necessidade de esclarecer algumas coisas para quem é leigo no assunto.

Existe muita confusão entre homossexuais, transexuais e travestis. Para a sociedade é tudo uma variação de gay, mas na realidade os três são bem distintos entre si. Hoje vou abordar algumas idéias erradas que fazem de nós transexuais.

1) Transexual é um travesti operado - Definitivamente não! Travestis não anseiam pela cirurgia, não se sentem pertecendo ao sexo oposto ao do seu nascimento. Travestis tem uma identidade social feminina, gostam de serem percebidas como seres femininos, mas não rejeitam o seu sexo, seu órgão sexual é fonte de prazer. Transexuais se sentem no corpo errado, rejeitam absolutamente os seus órgãos sexuais de nascimento e anseiam ardentemente corrigir esse erro. Transexuais detestam serem percebidas pelo sexo de nascimento, travestis não se importam com isso, desde que possa se mostrar como ser feminino. Opere uma travesti e certamente você terá uma pessoa deprimida com risco de suicídio. Opere uma transexual e ela será agradecida por toda vida. Por isso precisamos passar por tantos testes antes da cirurgia, para que os médicos tenham certeza de que somos mesmo transexual.

2) Transexual é um gay que cortou o pênis - Nossa! Como ouvi isso pela minha vida toda e continuo ouvindo hoje em dia. Não, gays não querem se operar, nem mesmo serem vistos como mulher. Gostam de pertencer e serem percebidos pelo sexo que nasceram, mesmo que ajam de forma diversa, uns mais masculinos outros mais femininos. 

3) Transexual é um travesti que se operou para conseguir mais homens - Esse é o pensamento mais errado que existe. Transexuais geralmente tem a sua vida sexual e amorosa muito prejudicada pelo preconceito. Se transformam fisicamente ou aparentemente numa mulher, mas a grande maioria dos homens não as vê desse jeito e rejeitam. Travestis tem um grupo de homens que preferem se relacionar com "mulheres com pênis". Então se fosse para conseguir mais homens, melhor ficar com o pênis, porque tirá-lo, definitivamente não aumenta a quantidade de homens, pelo contrário, diminui.

4) As transexuais só sentem atração por homens - Não! Tive um grupo no Yahoo, que muitas transexuais se inscreveram e grande parte delas é bissexual, e uma outra parte gosta de mulher mesmo. Sei que isso dá uma pirada de 180 graus na mente de qualquer um. Mas se a gente pensar que transexualidade é uma condição ligada ao gênero e não à sexualidade, dá para entender um pouco que seja. A pessoa se sente pertencente ao sexo oposto ao do seu nascimento, mas pode sentir atração por homem, mulher ou pelos dois. Uma coisa é totalmente separada da outra. Mesmo que quase todos, inclusive parte das transexuais, rejeitem totalmente essa idéia. Mas é a real, podem acreditar.

5) A cirurgia de mudança de sexo corta o pênis da transexual - Primeiro que não se fala cirurgia de mudança de sexo, mas cirurgia de transgenitalização, porque sexo de verdade, cromossômico, esse não muda, continuamos sendo XY. Não se amputa o pênis e joga fora, o que se faz é aproveitar todos os tecidos do pênis, com exceção dos testículos que são realmente descartados, e é feita uma cirurgia plástica usando esses tecidos, criando uma vagina,  inclusive preservando a inervação para que os orgasmos sejam mantidos e eles são mantidos

Bom acho que esses são os maiores mitos, talvez os que mais me incomodam, mas existem outros que talvez, oportunamente, ainda comente. E se por algum momento alguém achar que a gente cisma que não gosta do nosso sexo, assim como como alguém não gosta do tipo de cabelo ou outro aspecto do corpo, se imagine por um minuto dentro do corpo do sexo oposto ao da sua mente, não é uma cisma, é algo bem real e imutável. Ninguém seria burro ao ponto de escolher isso para si, não é uma escolha.

41 comentários:

  1. Cris:

    Melhor você explicar mesmo porque muito gente deve fazer a maior confusão, né?rss

    Beijos e linda semana.

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Sucinto, sem floreios, muito bom Cris! Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Realmente esclarecedor!
    Sempre que se fala sobre esse assunto, as pessoas tem o costume de colocar tudo num bolo só e geralmente são comentários preconceituosos, sem muito fundamento.
    Sempre bom ter a opinião e as experiências pessoais de quem realmente vive tudo isso!

    ResponderExcluir
  4. Nunca é demais esclarecer... informação, especialmente nesse aspecto (espero eu) "diminui" as lendas horrorosas sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  5. É uma outra realidade, Dama. A maioria não está acostumada. Eu, que me considerava mente aberta fiquei sem saber o que perguntar... rs

    ResponderExcluir
  6. Oi.

    Ótimo post. Inclusive, quando fiz o meu TCC (que abordava sobre os atrativos turísticos gays em SP), fiz um capítulo inteiro explicando a diferença entre os homossexuais, transexuais, travestis, etc, etc...

    As professoras ficaram muito contentes por ter escolhido esse assunto e compartilhado na essência com elas, visto que nenhum aluno tinha abordado o texto tão profundamente.

    Fora que, há muitos julgamentos preconceituosos. Cada dia que entro no face, vejo um comentário extremamente maldoso quanto a diversidade. Leio, observo e me dá uma agonia muito grande. Respeito a opinião de todos, mas há determinadas questões, que só a pessoa que vivencia, sabe realmente o que se passa.

    O mal disso tudo, é o pensamento extremamente pequeno, de se pensar que escolhemos viver dessa forma, apenas por uma questão de modismo ou algo do gênero. Definitivamente não. Viver em uma sociedade extremamente preconceituosa, não é interessante. Claro que se eu pudesse escolher entre um relacionamento hétero e um homo, escolheria o primeiro sem pestanejar. É horroroso esse mundo em que vivemos. Vide:

    - Quem disse que homossexualidade é curável? Alguém por aqui falou em doença? Quantas e quantas pessoas, dizem que é só uma fase do diabo e que indo à igreja esse mal passa? Espere um momento, deixe eu vomitar...
    - Não é acordar em uma bela manhã e dizer: "quero trocar de sapato, porque o dia será melhor".
    - Eu não escolhi nascer lésbica e, muito menos, quero ser estapeada na rua por preconceituosos pungentes.
    - Que fique claro que também não foi uma opção sexual. Eu não optei por nada. Existe a orientação sexual. Sou assim. Cresci assim, e desde muito pequena, já tinha noção que eu não compartilhava do meio mulher versus homem, ou vice versa!

    Olha, eu não saio na rua hasteando bandeiras LGBT e nem apunhalando Felicianos e Joelmas da vida, muito menos, quero denegrir o que construí até hoje. Sou adepta sim, porém da discussão que constrói e não da que humilha. Até considero um ótimo momento para conversarmos mais frequentemente sobre este assunto. Sei que na sociedade que vivemos, ainda vai demorar um pouco, para andarmos tranquilamente nas ruas sem medo de agressão por parte de outrens. O que eu realmente quero é viver em paz e sem ninguém me agredindo de graça.

    Deixo claro que nunca sofri agressão e muito menos preconceito aberto. Ando de mãos dadas na rua, frequento normalmente lugares héteros e sempre me respeitaram. Alguns olham admirados, outros já acham extremamente natural. Acredito que por ser uma lésbica extremamente feminina e namorar mulheres também femininas. Mas, o que é muito chato, são muitos amigos meus que já passaram por situações extremamente horripilantes, diga-se de passagem.


    Beijos, Dama!

    ResponderExcluir
  7. Esclarecedor para muita gente ... Gostei muito do coment da Turismóloga ...

    ResponderExcluir
  8. Gostei das suas explicações. Cada vez que atendo uma transexual em alguma consulta aprendo muito!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Bem oportuno o post, porque a confusão realmente existe, e esclarecimentos nunca são demais.
    Bjux

    ResponderExcluir
  10. Post muito bom! Eu tenho dúvidas sobre a cirurgia, como é, dos riscos, recuperação e sobretudo o processo psicológico. Se você resolver escrever como foi o processo todo para você vou adorar ler! Respondi seu recadinho lá no post sobre Londres. Tu viu?
    Beijo enorme

    ResponderExcluir
  11. Dama desentalar é necessário e você tá desentalando as coisas. Isso é legal de se ver e informativo além de tudo!!! #Adoro

    ResponderExcluir
  12. Oi Cris... gostei do post e do coment da Turismologa... ambos esclarecedores. Informação nunca é demais, e ainda mais sobre assuntos dos quais a maioria não tem muito acesso.
    Beijão as duas...

    ResponderExcluir
  13. Menina, assim vc cala a boca de muita gente. Adorei as explicações!
    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite de domingo, Chris!

    Talvez eu passe minha vida inteira defendendo a sexualidade, mesmo sem ainda entender ao certo, certas coisas.

    Num livro interessante,"O PREÇO DE SER DIFERENTE" da "Monica de Castro", encontrei alguns pontos que me faz ser cada vez mais defensor desta causa, que por alguma razão me sinto ligado.

    Quanto a estas colocações tuas acima, sinceramente, apenas você mesma para nos esclarecer tais coisas, que não sei responder quando me perguntam. Agora, claro, quando me perguntarem enviarei o link de sua postagem para melhor entenderem.

    Bom, não tenho muito o que falar hoje. Apenas agradecer pelos esclarecimentos, bem oportunos por sinal.

    Um beijo na alma com o desejo de muita paz, sempre!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Dama!
    Esclarecedor para muitos... Prestação de serviço!
    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Ontem a noite, no aniversário de uma amiga, tive que explicar a um amigo... Ele dizia "Não entendo como alguém corta o pau" e blábláblá.

    Tive (tenho ainda) uma amiga que, quando conheci, era ele. Porém, desde então era óbvio que ela não se sentia confortável com aquele corpo masculino. A transformação, que durou anos, teve cirurgia ao final. Ela agora sim está como sempre foi.

    Posso estar errada, mas essa é a percepção que tenho da minha amiga. Para mim, ela é uma mulher, sempre foi.

    ResponderExcluir
  17. muito interessante e esclarecedor! acho bacana esse tipo de post pois a maioria desconhece o assunto mesmo. eu mesma aprendi! bjs

    ResponderExcluir
  18. Ah nanny é transexual? Achava que era travesti.

    Tantos rótulos... :P

    ResponderExcluir
  19. Oi Dama,estou aprendendo muito por aqui,o que me ajuda bastante no trabalho,lido com gays (homens e mulheres),às vezes com transexuais e tb já tive um super cliente travesti.Te confesso que eu não entendia direito quem era o quê,mas agora estou bem mais segura pra lidar com todos,não importa as diferenças..aliás, o mais divertido de tudo são as diferenças! Que mundo mais chato seria se todos fossem iguais,não é mesmo?

    ResponderExcluir
  20. Olá, Dama.
    Gostei bastante do post. Há coisas que eu não sabia.
    Esclarecedor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Dama, sexta ou sábado, não lembro, estava assistindo Salve Jorge e lembrei de tu. Foi um capítulo em que estavam traficando um gay e uma transexual (prometeram a cirurgia dela), aí se o pessoal que está espionando eles se referem a ela como "travesti" o.O
    Nem tinha ainda lido esse seu post, mas fiquei "???????????"
    Que jeito de chamá-la. ne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então, Kázita! Ali mostra bem a falta de informação das pessoas. Acho que quando alguém vai abordar o assunto, numa entrevista, ou numa novela, pelo menos deveria se dar ao trabalho de pesquisar, coisa que definitivamente não acontece, então temos isso, transexual sendo chamado de travesti. Volto a esclarecer, nada contra as travestis, mas como já expliquei, são situações distintas.

      Excluir
  22. Ameii o post!!!
    Beijinhos e ja estou seguindo.

    http://www.blogdajoanna.com/

    ResponderExcluir
  23. Dama, muito esclarecedor seu post. Eu confundia sim, acabava misturando tudo, o que, claro, por ignorância leva a mais preconceitos.
    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde, Dama. Muito esclarecedor o seu post.
    Para informação ficou espetacular.
    Tirei algumas dúvidas interessantes aqui.
    É bom para esclarecer a quem precise, à nível de curiosidade.
    O que eu achei que vale a pena discutir mais, é o fim da sua postagem.
    Você levantou uma discussão bem polêmica, uns dizem que é genético, outros, orientação sexual, e outros, coisas terríveis.
    Acredito que o preconceito vivido por vocês deva ser muito grande.
    Tenha uma semana de paz e beijos na alma!

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Dama, acabei de conhecer o seu blog e adorei.
    O Post é muito informativo e útil, vou divulgar para meus amigos.
    Infelizmente as pessoas acabam se confundindo muito sobre essas diferenças.
    Acredito que uma solução contra o preconceito é a informação, por isso quanto mais pessoas conhecendo sobre nós (LGBTs) melhor.
    Beijos Beijos
    Daniel Henrique

    ResponderExcluir
  26. Bem, vou aproveitar e sanar uma dúvida de cunho pessoal! Se não quiser responder tudo bem! Vou entender!
    Essa operação te propicia ter orgasmo normalmente?!

    Eu gosto desses posts seus e não acho que deva mudar o foco não! Pelo menos é uma temática diferente para nós! Estou aprendendo muito sobre esse assunto e você desabafa quando precisa! Acho essa parceria excelente!

    Beijos Dama!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, como disse lá no texto, os orgasmos são mantidos com a cirurgia, se você os tinha antes, continua tendo depois. No meu caso sim, tenho orgasmos normais.

      Excluir
  27. Nao precisa MESMO se desculpar pelos posts, acho ate que vc está sendo uma luz no tunel pra mt gente. Gente que é leiga no assunto, gente curiosa e principalmente gente que passa pelos mesmo problemas que vc, minha flor.

    Preciso dizer que achei incrível saber que depois da cirurgia continua-se tendo orgasmos, isso é fantastico! (desculpa, dama, sou outra leiga ;-)

    Beijao!

    ResponderExcluir
  28. Dama, acabei de constatar que não penso na vida sexual das pessoas. Assim... se alguém se apresenta para mim pertencente a qualquer sexo, não fico imaginando como ela se comporta entre quatro paredes, como é aparência do seu sexo. Em geral, acredito no que as pessoas dizem ou como elas são comigo - Transexual, pela palavra traduz: Transformação sexual. Talvez essa confusão toda seja por causa dos transformistas, que usam a transformação superficial do sexo para fins comerciais. Beijus,

    ResponderExcluir
  29. Eu não tinha uma ideia definida sobre essas diferenciações. Pensava somente que existia gente que havia nascido no corpo errado.

    Depois que conversei contigo foi o momento que soube da existência de mais coisas que nem sequer imaginava.

    Eu não vejo que você esteja insistindo nesse assunto. Penso que isso é muito importante que seja falado. e até mesmo porque muitas crianças hoje podem estar na mesma situação. Se te faz bem falar; fale o quanto quiser. Eu vou ler sempre que por aqui estiver.

    Depois que te conheci e fiquei sabendo da tua transformação comecei a observar muitos dos meus alunos e das crianças na Escola. E no cotidiano fico numa agonia quando vejo dizerem que é a mesma coisa.

    Olha, Cris. Eu penso que os professores deveriam ficar mais atentos a essas características nos alunos. Quando na escola se trabalha as diferenças individuais de cada um; noto que a maioria dos professores passa batido quando a questão é essa.

    Mas vamos dando tempo ao tempo nessa questão. O que atrapalha muito em tudo isso é o pessoal que gosta de briga. Tanto os que condenam quanto os que defendem. Mas eu sinto que os jovens da idade da minha filha já estão mudando toda essa concepção ou falta de noção dos da época dos nossos pais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Oi Dama, o importante é que são todos seres humanos e todos merecem respeito independente de qualquer coisa. Acho que o preconceito é a pior desgraça que existe no mundo. Sem ele as pessoas seriam muito mais felizes.
    Continue sendo essa linda mulher de fibra que és.
    Bjus

    ResponderExcluir
  31. Sou hetero e eu não teria problema algum em me relacionar com uma transsexual mesmo que ela não seja operada,o que importa é ela ser mulher dentro da cabeça dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Hugo, tenha certeza que você faz parte de uma minoria muito pequena dentre os homens heteros brasileiros.

      Excluir
    2. Dama,voce é tão bonita,como vc ainda não conseguiu um homem em sua vida?

      Excluir
    3. Pois então Hugo, eu tenho a dificuldade de todas as mulheres. Assim como tem mulheres que dão sorte, ou tem um jeito melhor para arranjar relacionamentos, ou outros fatores a favor, tem as que não dão muita sorte. Acho que eu faço parte desse grupo que não dá muita sorte, apesar de já ter tido bons relacionamentos, com homens de mente aberta e tal. Mas creio que a minha maior dificuldade com os homens é com esse macho latino brasileiro típico que não me preenche em nada. Outras transexuais já se dão bem com esse tipo de homem, machista de mente fechada. Eu simplesmente prefiro estar sozinha porque homens assim não me preenchem. E os homens de mente aberta são poucos, principalmente no Brasil que o preconceito é tão enraizado na sociedade. Acho que basicamente por isso. Agradeço o elogio... rs

      Excluir
  32. Dama;

    Acabo de criar meu blog e gostaria muito de um comentário seu sobre meu último post e formato do blog!
    Sou sua leitora a 2 anos e você me inspirou muito! Espero ser uma blogueira de sucesso como você !
    http://comoencontrarumbompartido.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Oi Dama!

    Olha eu aqui novamente kkkkk

    Vim agradecer seu comentário e dizer que você UFA...tirou um peso na minha consciência. Então fiz o certo!
    Opiniões de blogueiras PERFEITAS como você sem sombra de dúvida são lições de vida, ainda mais pra mim que estou começando agora a blogar ! Beijão amiga

    ResponderExcluir
  34. Eu sempre achei que arrancasse o penis todo e jogasse fora. E que ficava só um buraco! Mas faz mais sentido da forma como vc descreveu: mantendo as partes dos nervos etc.

    Mas e em relação ao local onde acontece a penetração? Como é mais ou menos? O que vira uma espécie de vagina? E em relação a elasticidade? Dói durante a penetração ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então, Eduardo, não teria sentido algum em arrancar o pênis e criar um buraco inerte. Se fosse para isso tenho certeza que a grande parte das transexuais, preferiria buscar outras opções de realização.
      O objetivo da cirurgia é uma cirurgia plastica mesmo, com a construção de uma vagina e o aperfeicoamento da cirurgia tem deixado excelentes resultados, tanto a nível estético quanto funcional.

      Excluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html