domingo, 27 de janeiro de 2013

Vamos falar de Facebook novamente?!


Sei que disse no meu post anterior que estou mais polida ao escrever, mas hoje vou fazer um post ácido para não perder o costume... rs. Hoje em dia é simplesmente impossível ignorar a febre que virou o Facebook. Antes era o Orkut, depois foi o Twitter, alguns ainda preferem o Twitter, tem o Instagram, várias outras redes,  mas o Facebook é o mais popular de todos. É onde todos se encontram, onde a maioria gasta seu tempo. E como se gasta tempo em Facebook!! Tempo que poderíamos estar investindo em coisas mais úteis.

Nada mesmo contra redes sociais. Eu gosto delas! Gosto do Facebook, acho que de todas as redes sociais o Facebook é que tem um formato que facilita mais a interação. O problema é só o jeito com que as pessoas usam e o tempo que se dispensa por lá. 

Tenho dois perfis no Facebook, um é o Dama de Cinzas, onde já fui mais ativa e hoje bem menos. E tenho o meu perfil oficial, com meu nome, foto e tudo mais. Esse raramente posto algo, mas volta e meia leio as publicações, porque o pessoal que está lá é o povo do meu trabalho, amigos pessoais, gente que conheço bem mais de perto e sei mais de como é a vida dessas pessoas. Então, por exemplo, tem um cara lá que está desempregado e prestes a perder a casa que vive, mas fica o dia inteiro no Facebook postando coisas sobre futebol. Seria eu uma chata, crítica em excesso? Tá, eu sei que sou chata, mas convenhamos, a vida do sujeito tá toda fud*da, o cara ao invés de estar procurando consertar essa vida,  está no Face falando de futebol o dia todo! Eu entendo que ele queira se distrair e não pensar na M que está sua vida, e fuja para o Face, mas o problema está no excesso da coisa.

Agora cheguei ao ponto que queria, que é o excesso. Acho sinceramente que as pessoas excedem em tudo nas redes sociais, em especial no Facebook. Tem gente que pega um assunto e esgota aquilo postando o tempo todo a mesma coisa. Tem os chatos religiosos de plantão que ficam querendo converter todo mundo. Tem os deprimidos com frases vagas que a gente não entende nada. Tem os mestres das indiretas atirando para todos os lados e nem sabem mais a quem querem atingir. Tem os mega otimistas com imagens e textos de autoajuda. Tem os engraçados que postam imagens divertidas, mas desses eu gosto bastante, são os que menos me cansam. E tem o botão "receber só as atualizações importantes", essa é a melhor coisa do Face, a gente deixa de ler os chatos sem que eles saibam e assim todo mundo fica feliz, e ninguém briga com ninguém por mixaria.

Outra coisa que me irrita são pessoas que levam o Facebook para seu cotidiano. São os conectados pelo celular, que tiram foto de tudo para colocar no Face e que não prestam atenção nas pessoas a sua volta e ficam só olhando para o celular com cara de riso e digitando infinitamente. Sinceramente isso me irrita profundamente e se for uma pessoa que eu tenha initimidade, falo que aquilo é um excesso. A gente primeiro precisa viver a vida de corpo e alma presentes para que tenhamos história para contar, seja no Facebook ou em qualquer outro lugar. Se a gente ficar conectado o tempo todo, simplesmente se vive pela metade, não se aproveita os acontecimentos e experiências em sua plenitude.

Digo e repito, continuo gostando do Facebook, mas confesso que ando cada vez mais sem paciência para os excessos que vejo por lá....

P.S.: Ainda nessa linha de assunto, dia desses fui a uma peça de teatro em que era probida a utilização de câmeras e celulares. A advertência era que se alguém descumprisse, teria seu equipamento apreendido. E assim foi a apresentação, sem nenhum aparelho ligado. Acho que isso deveria se estender a todos os teatros, em todas as apresentações, porque as pessoas simplesmente deixam de viver/presenciar as situações para gravarem ou fotografarem o tempo todo, para logo em seguida postarem em redes sociais. Podem me chamar de velha, ultrapassada, o que quiserem, mas ainda prefiro simplesmente guardar os momentos especiais na minha mente, com a minha emoção vivida em tempo real.

29 comentários:

  1. Ai... Concordo em gênero, número e grau! Tem gente que só falta avisar que vai cagar! Desculpe o palavriado, mas isso tb me deixa tensa! Já bloqueei diversos... Mas ainda acho que os mais chatos são aqueles que reclamam da vida o empo todo! Po, a gte sabe que está difícil pra todo mundo, mas a vida não é só coisa ruim, né?! Isso me enche o saco, aí vou lá e bloqueio!

    ResponderExcluir
  2. Dama
    resolvi não ter Face, pelo simples fato de que todos que tem no meu trabalho vivem por cutucar o colega que tem menos afinidade com indiretas, acho que já passei dessa fase de adolescência, acho ridículo perder o tempo nosso com coisas desse tipo, tenho também uma conhecida que passou por um grande problema na vida e publicou isso para todos na rede, expondo sem a permissão terceiros que estavam envolvidos, sem contar os que postam fotos da gente sem autorização e ainda os que dizem ser uma coisa e sabemos que é outra...rsss

    Forte abraço. Tô com vc nessa!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dama... é bem assim mesmo!!
    Também gosto de memorizar os acontecimentos... nem todos coloco em câmeras, nem todos são congelados...
    Sentimos mais quando deixamos as lentes frias de lado...
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Dama:

    A palavra de ordem é equilíbrio, a gente precisa saber escolher os momentos certos para tirar fotos, gravar e tb para postar coisas no Face. Eu acho que as pessoas ficam tão conectadas nas redes sociais para esconderem suas carências afetivas, mas enfim cada um sabe o que é melhor pra si, né?rs

    Beijos e linda semana.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito e oportuno seu texto Dama !
    Tenho Face pq tenho o link de alguns jornais, fontes de informações e consultas, mas há pessoas que fazem do Face seu muro de lamentações, sem falar nos inconvenientes que tentam te add. e mandam msg 'in box' como se te conhecessem ! Já passei por situações hilárias de cantadinhas ridículas neste estilo "quero te adicionar pq li seu blog e achei vc inteligente" e o cara mora lá na putaquepariu, pode ?! rsss rsss
    Sou muito mais este espaço aqui !
    bjuss

    ResponderExcluir
  6. Os excessos tornam o que deveria e poderia ser muito bem aproveitado como excelente ferramenta, em verdadeiras porcarias. Eu não aguentei e excluí o meu.
    Certa vez uma amiga me disse que sua irmã estava deprimida por causa do face. Achava a vida dela chata, pacata demais perante a enxurrada de fotos de sorvete, fila do mercado, viagens...
    Muito oportuno sim seu post.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Dama.... vc está com a razão. O excesso de qualquer coisa que não seja "vida"...mata! rsrsr...
    Mas, fazer o que??? Cada um pensa de uma maneira. O jeito então é nos adequarmos àquilo, ou escolhermos o que nos faz menos mal. tarefa dificil...devo dizer.
    Bom domingo querida...
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Sou uma verdadeira apaixonada por fotografia, então confesso que sou viciada neste Instagram. Mas concordo com você em relação ao Facebook. Por isso só deixo aparecer na minha timeline gente realmente interessante, o resto eu só cancelo a atualização e sou feliz!

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você Dama !

    E além dos chatos, ainda tem aqueles que são felizes em excesso e só postam fotos de festas, gente rindo e com o copo na mão. Ô coisa mais brega e vulgar, mulher tirando foto com copo de cerveja na mão, se fosse uma taça de champagne ainda passava, mas enfim...cada um faz o que quer da sua vida.

    Recentemente fiz uma limpa no meu face e excluir da minha lista de amigos todos aqueles pobres de espirito e me deixavam deprimida. Tinha uma amiga mesmo que só postava tragédia, cruzes...quero abrir a internet e ver coisas belas e alegres.

    Um beijão

    http://leidaatracaopura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Dama!

    eu não consigo entender essa fixação que algumas pessoas tem com o face. Tem gente que já acorda conectada, almoça, lancha e vai dormir postando...sinceramente, eu acho muito louco isso.
    Não curto muito esse lance de indiretas, acho que elas nunca vão para onde são direcionadas, rsrs.
    Eu confesso que sou meio "bobinha" com o face. Curto e compartilho principalmente coisas divertidas, sacadas legais e coisa de bicho (que eu amo). Adoro dar uma espiada para ver o que anda acontecendo, mas não fico muito tempo.

    beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  11. oi dama.... eu não gosto do ace. criei ele mais p por causa da faculdade, tem gente que fica postando os recados só la, parece que desaprenderam a mandar e-mail. eu uso direto e reto msn e tuiter. mais face é chato, e pra cego mecher la é mais chato ainda, o leitor de telas ( jaws), entra em conflito com ele. daí não gosto e concordo com seu post. hj em dia a galera ja nem tem mais o q contar se for conversar com alguém por aí, pq ja postou tudo no face. ieca.

    ResponderExcluir
  12. Kct, mas foi uma puta de uma postagem... me desculpe o termo ! RS.

    O FB nos proporciona uma interação do jeito que queremos: com opção de ver o que queremos e ignorar o que nos incomoda. E com o mínimo de privacidade.

    Essa de fotografar shows e peças, eu tb concordo... ou eu curto o show ou fico filmando/ fotografando o tempo todo. Não preciso provar pra ninguém que eu fui.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Concordo em um ponto: é ingenuidade e desperdício deixar de viver a "vida real" por conta de uma rede social. Quanto ao resto, vivemos em uma país livre e cada um tem a faculdade de fazer ou de não fazer qualquer coisa, de escolher.
    Já garante um ditado popular: Deus deu a vida para cada um cuidar da sua.
    Façamos o que nos parece mais conveniente, não é?

    Um abraço, boa semana

    ResponderExcluir
  14. Isso acontece porque as pessoas nao tem limites!
    Concordo com tudo que vc escreveu peque sou uma Viciada em facebook e tenho me policiado para melhorar!

    ResponderExcluir
  15. fui a um festival no final do ano passado com minha esposa. E a nova geracao nao ve o show, grava ele para falar que foi.

    Aproveitam o clima? Detalhe que nao tem no video?

    :o(

    ResponderExcluir
  16. Bom dia de terça feira, Dama!

    Nossa, vim olhar finalmente a tua postagem (oportunda por sinal) hoje, quando na verdade a postou, como sempre, no ultimo domingo. E por isso, o meu comentário chega um pouquinho atrasado.

    Li a sua postagem, bem como, os comentários dos demais acima de mim, que postaram primeiro. E olha que tem coisas que não dá para não observar.

    Neste ultimo final de semana fomos, eu e minha esposa, passar um final de semana na praia de São José da Coroa Grande, cidade vizinha, litorânea, ao lado da minha cidade natal. Levamos a máquina digital e nossos dois celulares, que por sinal, tem máquinas em cada. No entanto, por incrível que pareça, não tiramos nenhuma foto de nosso final de semana. Por alguma razão saíamos para passear na praia, mas esquecíamos. E sinceramente, pra te confessar do fundo de meu coração, foi um dos melhores finais de semana que passei ao lado de minha esposa, sem que necessariamente precisássemos dizer aonde estavamos, postando por sua vez, no facebook.

    Te confesso Dama que ainda sou um dos caras ligados nas redes sociais. Em especial no face. Até porque, por ser um dos caras críticos da sociedade política de minha cidade, encontramos nesta ferramenta uma fonte de coisas boas para denunciar algumas irregularidades, bem como, acompanhar o que se passa dando as opiniões precisas, quando necessário.

    Por outro lado, e tenho que concordar IMENSAMENTE CONTIGO, tem muita gente chata, que usa o face para postar fotinhas e imagens fofinhas, fazendo do face o antigo ORKUT. Na minha opinião, os cérebros de tais pessoas ainda estão à milênios de espera para seu Big Ben pessoal. Claro que não sou melhor que ninguém, nem pior, e igualmente tenho meus erros. Mas fico puto quando encontro mensagens de pessoas, por exemplo, usando o nome de Deus, nas postagens e mensagens das redes sociais, quando sua vida em particular é uma verdadeira "BOSTA", tentando dar lição de moral em vidas de outrem.

    Mas, seja como for, já encontrei muita gente sem miolo dando palpites em tudo, quando sequer sabem o que esta palavra significa.

    Teu texto é por demais oportuno, e farei questão, depois, de divulgar nas principais redes sociais que eu participo, por vê-lo de interesse para muitos que ainda não aprenderam o que é e qual a importancia das redes sociais, em suas vidas.

    Beijos na alma e muita paz, sempre!

    ResponderExcluir
  17. concordo e assino em baixo amiga ... perfeito como sempre ...

    estive aí no Rio mas não foi possível encontrá-a ... voltei e em breve por aí de novo ... quero te conhecer ...

    bjão querida ...

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente, há pessoas que não sabem lidar com a palavra equilíbrio. Confesso que adoro algumas redes sociais, mas para tudo, existe um limite.

    No caso do Facebook, a linha tênue do ridículo, já foi ultrapassada por alguns há anos.

    Ultimamente, ando mais desconectada do que on line. Mas, pelo que eu percebo, há pessoas tão cansativas, que tudo que ela/ele faz, não é mais novidade para ninguém. Vejo aquilo e fico até com vergonha pela pessoa. Mas, é o que você comentou, ainda bem que existe a opção #ocultar comentários# quando não bloquear a pessoa indefinidamente.. Há diversas pessoas neste limbo. No mais, passado algum tempo, eu simplesmente excluo. Ah, não dá. É muita idiotice para minha visão e cachola.

    De vez em quando, me pergunto se sou muito chata nessa plataforma. Tanto na rede social como no blog. Ainda não percebi exagero, pois tento policiar-me, mas tenho receio de me tornar esses seres xaropes em questão...

    É o que o Cristiano disse: as pessoas não vivem mais o momento. Elas se perdem na ânsia de tirar foto, colocar no instagram, no twitter, no face, no....

    Deprimente...

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Tudo em excesso faz mal né, eu ate um tempo atrás jogava muitas indiretas, hoje posto o que sinto mas mesmo assim algumas pessoas acham que é indireta ai já é problema delas.
    O problema de pseudo escritoras é esse, escrever o sente e pensa.
    E o que mais me irrita no face, é o fanatismo, religioso, por futebol, cantores, etc.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. É por tudo o que vc escreveu que não tenho Facebook,mas devo ser a única na face da terra..rsss...ET virtual,sem FB...

    ResponderExcluir
  21. Nossa, nem me fala em facebook, vou te confessar que acho tudo um saco, uso raramente. mas tbm sou uma chata, ahahaha

    ResponderExcluir
  22. O problema está em não se dar conta do tempo que se gasta, muitas vezes. Já dizia uma amiga minha: "1min vira 1h no face!". tanto que quando ela estava estudando para concursos ela deletou sua conta e só reativou muito tempo depois. Literalmente a gente perde a noção, Vira uma bola de neve ver o que um posta, o outro, o outro e o outro, o que terceiros comentam... de repente esses comentários rendem uma conversa de mais de 100 msg em segundos. Parece que a página foi feita para tal interação a tornar alienado o ser que navega por ela. E tem gente, que infelizmente, não possui autocontrole o suficiente para saber a hora de começar e parar, ñ tem limites. Por isso, muitas empresas são obrigadas a manter a internet bloqueada. Senão, ng trabalharia, rs. É uma excelente ferramenta, não só para interação e manter contato, como facilita muito para muitas outras coisas, mas pelo fato da maioria não saber usar de forma devida, está ficando banalizada demais. No meu trabalho, por exemplo, ficamos on no face o dia td, mas sabendo exatamente as horas de pico e as horas amenas em que podemos papear nele ou não. E, como auxílio no trabalho, usamos o bate papo para trocar informações, mandar links entre os setores. É bem mais eficiente do que ficar berrando ao 4 ventos e nos ouvidos alheios, rs. Mas, tudo tem que ter bom senso e infelizmente, muita gente ainda não tem. Assim como o uso de celulares hoje em dia, está virando fobia. rs. Gostei da abordagem!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  23. facebook é o orkut atual. as pessoas (maioria, não todos) colocam todo tipo de idiotice e imbecilidade que querem, e até estão no seu direito de fazerem isso. a mim me resta excluí-las, ou bloquear as atualizações de perfil (que é o que mais faço), conforme vou lendo as 'pérolas' quando entro no meu perfil...
    ;-)
    bom dia.

    ResponderExcluir
  24. Facebook fica uma loucura. Agora que começou o BBB tem o lado a favor e os que odeiam, aí fica essa briguinha que tem todo ano, em dia de jogo nem precisa ligar a TV do tanto que as pessoas falam do jogo rede, e assim vai, quando quiser saber de alguma coisa corre para o Facebook...
    E realmente, como se perde tempo nesse "face". hihi
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Concordo: Excesso prejudica!
    E eu to em excesso de falta de ler meus blogs favoritos!
    Estava com saudades de seus textos, mas agora voltei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Eu concordo muito com esse pensamento: "A gente primeiro precisa viver a vida de corpo e alma presentes para que tenhamos história para contar, seja no Facebook ou em qualquer outro lugar."

    A gente vive e conta, conta e vive, se não tiver essa dialética nada faz sentido. As pessoas começam a viver apenas uma vida de faz de conta virtual e isso me assusta muito... Acho também que ando perdendo tempo demais no face.

    P.S.: Sua acidez é sempre muito racional Dama, não é do tipo que fere sem necessidade!

    ResponderExcluir
  27. Dama eu tento ser o mais reservada no meu perfil, e percebo que as pessoas postam coisas nada a ver é um querendo aparecer mais que o outro...enfim o face é ficar bisbilhotando a vida. Crie uma pag rô customização com brilho já pensando no futuro uma renda para complementar a aposentadoria rsrs

    ResponderExcluir
  28. Cris, eu acho que o Face tem um formato que estimula os excessos. Acho que todos nós já cometemos excessos por lá, mas tem gente que percebe e se policia, e tem gente que não. e é com essas que a situação fica desagradável, rs.

    Acho que em shows é chega até ser falta de respeito o uso de celulares, câmeras, etc, até porque, a gente tem mais é que aproveitar o momento, até porque cada show é único, e sempre tem um trouxa que vai gravar e postar na internet depois... rs Quando eu fui ao show da Gaga, antes de começar o show, a bateria do meu celular e da câmera acabaram, mas nem me importei. eu aproveitei pra tirar fotos antes do show começar, e elas me trazem as mesmas emoções de quando lembro. do dia. Enquanto a memória do show, está no meu lugar que ela pode estar, que é dentro de mim.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  29. O negócio anda tão grave que já ouvi dizer que tem tratamento especial pra quem é "viciado". Bem por aí...

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html