domingo, 7 de outubro de 2012

Preconceito de cor...

Dos preconceitos existente na sociedade brasileira, acho que contra os negros é dos mais absurdos que temos, visto que somos um povo essencialmente mestiço. Raros são os 100% branco e acho mesmo que 100% negro não deve ser algo comum, visto que a mistura de etnias foi o que fez a nossa gente. Então para mim é muito estranho uma pessoa claramente mestiça, agir como se fosse branco de olhos azuis e ficar discriminando negros. Na verdade nem que fosse branco puro teria esse direito, mas não sendo, tem menos ainda, porque fica ridículo!!

Dia desses estava olhando um professor da minha academia e pensando em como o rapaz é bonito e sexy, lá pela terceira vez que o vi é que me caiu a ficha que ele é mulato. Então fiquei pensando que mesmo ele sendo um cara muito bonito, educado e tal, deve ter gente que torce o nariz para ele, por ser mulato. E fiquei pensando que esse tipo de coisa absurda acontece e é mais comum do que se imagina.

Pensando aqui nos caras que me atraem de um modo em geral, acho que os mulatos sempre me chamam mais a atenção, talvez por gosto, talvez por achar a pele bem morena algo bonito e não achar que pele branca seja algo melhor, pelo contrário, não vejo graça. Aí eu sei que os politicamente corretos vão dizer que estou discriminando os brancos... rs... mas não é bem assim, é questão de gosto mesmo, mas se me interessar por um cara muito branco, não terá o menor problema.

O que quero dizer mesmo, é que olho os homens e eles me agradam ou não. Não fico pensando se o cara é louro, branco, mulato, negro, etc. Eu gosto de homem, não ligo para essa coisa de cor, mesmo que minha experiência de vida me diga que os mulatos geralmente me chamam mais a atenção.

Aí vocês vão estar se perguntando onde me classifico com a minha cor. Eu me classifico como mestiça, na minha família tem o lado do meu pai que é, em sua grande maioria, de brancos, e tem o lado da minha mãe que tem negros, como meu avó materno. Então sou misturada, como a enorme maioria dos brasileiro. Mas no Brasil não sou percebida como negra ou mulata, porque aqui existe uma classificação sutil de quem é negro e de quem é branco, estranho demais isso. Uma pessoa de cabelo crespo e pele branca é vista como branca, já se tiver cabelo crespo e pele muito morena, aí é negra. Morro e não entendo essas coisas.

No meu círculo de convivência, principalmente no trabalho, percebo esse preconceito de cor muito presente ainda. E pior, sempre vindo de gente que tem um "pé na África", como se diz no popular. Nisso é mais uma coisa que me destaco da família onde nasci. Todos eles são muitos preconceituosos em relação a tudo, inclusive contra negros e eu nunca entendi o porquê deles agirem dessa forma.

A verdade é que o preconceito existe sim, está presente a todo momento, nas entrelinhas e muitas vezes de forma explícita. Ainda bem que hoje em dia existe uma lei que protege as pessoas que são classificadas como negras. Porque ao meu entender essa lei não deveria ter a necessidade de existir no Brasil, já que todos nós temos nossa parcela negra na genética. Enfim, mais uma coisa com a qual não concordo e pretendo sempre que possível combater, afinal somos todos da raça humana.



25 comentários:

  1. Sempre falo , é o preconceito mais estúpido e desumano que existe. E a maioria das pessoas, que conheci, é formada por racistas.

    Meu irmão, branco, é casado com uma preta(bem escura). Tem um casal de filhos, morenos, de cabelos crespos. Alguns de meus parentes , não concordaram com o casamento...
    Ele disse que quando vai em lugares, como num shooping, as pessoas olham para ele e ela abraçados, da cabeça aos pés.

    O pai da minha ex-mulher era bem moreno, sua mãe era clara. Tiveram 12 filhos, uns claros, outros morenos. Minha ex era mais branca do que eu, mas se dizia negra, por causa dos cabelos crespos(ela tinha muito complexo).

    Pelo que pude observar nas mulheres, a maioria não gosta de homens muito brancos(e eu sou bem branco-rs) e nem dos bem pretos, mas são chegadas num moreno jambo.rs

    Parabéns pelo post, Dama de Cinzas, cinzas mestiças?rs

    ResponderExcluir
  2. Dama dia desses conversando com minha filha ela me disse que aí, no Rio, o preconceito é maior do que aqui no Sul.

    Onde moro a grande maioria da população é "misturada" e vejo negros e brancos em situações de probreza ou riqueza.

    Por muito tempo tentei falar no diário sobre como me sinto. Sabe que sou negra e esse avatar que uso é um disfarce de uma foto de mim mesma. Como queria falar apenas de como me sentia e as pessoas entendiam que eu esttava querendo impor minha forma de pensar; desisti. Talvez eu volte a falar novamente.

    Dama eu, casada com branco, meu sobrenome de alemão vem de meu marido tenho uma experi~encia diferente com a questão do racismo e muuitas coisas que não compreendo.

    Por exemplo.
    No meu trabalho nunca me senti discriminada e não sei se por ser muito fechada ou outra questão.

    Minha família, totalmente negra, demonstra muito mais preconceito com meu marido e cunhados brancos do que as pessoas brancas da família do meu marido.

    Eu vejo que meus sobrinhos, mulatos, e apesar de muitos terem muito mais as características dos pais brancos, são incentivados desde pequenos a dizerem que são negros. Minhas irmás não aceitam que eles queiram ser como os avós brancos.

    Por muito tempo na minha família existia um código de ética de nunca em hipótese alguma namorar um branco. Eu era uma que bradava isso aos quatro ventos, depois e sem perceber estava me apaixonando e casando com um branco. Fui a primeira a fazer isso e até hoje sei que minha família aceita, mas aceita com reservas.

    Essa é uma questão que vou voltar a discutir lá no blog, mas é algo que ainda não compreendo.

    Hoje eu não consigo enxergar cores nas pessoas e acho que fui treinada ( mesmo negra ) para ser preconceituosa e tenho ( acho que implantado na infância pelos meus próprios parentes negros )preconceitos relacionados aos meus "ditos irmãos de cor".

    Tenho tentado compreender isso em mim. E não é de hoje.

    Sei lá, Dama! Tenho que organizar meu pensamento quanto a isso também...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Preconceito brasileiro... é o pior é aquele velado e silencioso.

    ResponderExcluir
  4. Hehehe! Estou rindo até agora do comentário do Roderick.

    Cris, o Roderick é muito engraçado. Sabe fazer humor.

    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho preconceito de quem tem qualquer tipo de preconceito. Antipatizo antes mesmo de conhecer. Bjo!

    ResponderExcluir
  6. "Racismo é burrice. A raiz do meu país era multirracial. Tinha índio, branco, amarelo, preto.
    Nascemos da mistura, então por que o preconceito?" já disse Gabriel, O Pensador, em uma de suas músicas.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. O assunto é sério mas me permito a brincadeira: Bratz assina em baixo: " Eu gosto de homem, não ligo para essa coisa de cor, mesmo que minha experiência de vida me diga que os mulatos geralmente me chamam mais a atenção." e ainda acrescento ... qto mais escurinho melhor ... rs
    bjão

    ResponderExcluir
  8. Homossexualidade, etnia, gênero, religião. Num mundo informatizado como o de hoje é difícil acreditar que ainda haja algum tipo de preconceito. Pelo menos para mim é muito difícil. É de perder a esperança na raça humana.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Dama, sempre clara, franca e objetiva... :D

    ResponderExcluir
  10. O que mais irrita é o racismo vindo dos próprios negros contra outros negros. Exemplo: um pai negro, de uma filha negra torce o nariz quando a filha aparece com um namorado negro em casa. É visto com desconfiança. Já vi vários casos assim. Ah... e acho que a política de cotas nas faculdades só veio a aumentar esse abismo preconceituoso: tratam o negro como coitadinho e incapaz, mesmo em um país em que não dá pra definir a raça de ninguém. Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Ah eu adoro um negão! kkkkk
    Meu marido não é tão negão quanto eu gostaria, mas é bem moreno e já está bom assim. rs
    Na verdade nem é pela cor, mas pelos traços.
    A maioria dos homens muito claros tem feições suaves demais, quase infantis, e eu não gosto disso. Até a postura deles é tímida, retraída.
    Já os negros, mulatos e morenos tem traços fortes, bem másculos e postura firme. Eu acho isso lindo!
    E como beijam bem...nossa! Isso eu falo por experiência própria. Os beijos dos homens negros com quem já fiquei nem se comparam com os beijos dos brancos. Não sei porque, mas é diferente. A pegada é diferente, é tudo diferente, e melhor.
    Fora essa parte dos homens, eu nem percebo no meu dia-dia quem é branco ou negro. Simplesmente pra mim não faz diferença e eu estou educando as minhas filhas assim também.
    Mas o preconceito ainda existe, isso é fato.
    Lamentável. Uma baita perda de tempo. A pele é só uma cobertura, uma casca.
    Infeliz aquele que julga um ser humano por isso.
    Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  12. Em todas as partes do mundo há preconceito de todas as espécies, é uma doença genética do ser humano que já vem com ele desde antes de Cristo.
    Agora todo mundo no Brasil quer ser negão ou índio por pura hipocrisia, mas no íntimo escondido de seu cinismo é um preconceituoso até suas entranhas pútridas.

    beijo

    ResponderExcluir
  13. Eu sou branca de olhos verdes. Juro que nunca perguntei para minha mãe se algum antepassado era negro, nem para meu pai.
    Só sei que minhas tias, loira de olhos verdes ou azuis, são casadas com negros. Aqueles negros que até são azuis rs isso eu falo para eles, e eles de contra partida me falam que no escuro só dá para ver os dentes e o branco dos olhos. A família que eu mais amo no mundo são todos negros. Os chamo de família chocolate, e qdo estamos todos em festas, a brincadeira é as festas na senzala são mais legais.
    Deve ser por isso que eu nunca tenha ligado para cor, pois essa turma tem mais honesto do que muitos loirinhos de olhos claros. Deve ser por isso que eu tb já tenha namorado mulatos, pois eu não vejo cor, vejo gente.

    Teve uma época que eu achava que os negros eram racistas, mas depois eu percebi que não. Percebi que era muita gente torcendo o nariz para eles. Percebi que da mesma forma que eu tenho orgulho das minhas raízes eles tb tem.
    Enfim... qdo era pequena e brincava com todas as minhas primas mulatas na rua da casa da minha vó, ouvimos uma vizinha idiota me chamar e dizer que eu não devia brincar com as filhas da empregada. Minha vó foi até a janela dela e falou: São minhas netas e você deveria dobrar a língua para falar delas, pois seu filho branco está preso por tráfico de drogas.
    Eu entendo sua indignação e tb não concordo. Mas desde cedo por tudo isso, eu aprendi que apenas a cor é diferente. Pena que muitos não aprenderam.
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Olá! Concordo plenamente com seu post! Odeio esse tipo de preconceito é dos que mais me deixa boba, porque realmente eu não entendo.... tem gente que acha que não é preconceito dizer que são fedidos que são isso ou aquilo, mas para mim é sim.... uma porque eu nunca senti cheiro diferente em ninguém que eu conheço que seja por causa da cor... e se fazem alguma "cagada" no transito, ás vezes ouço até amigos próximos falarem "volta pra africa, só podia ser preto, seu macaco" e fico horrorzada... como se outras etnias não fizessem besteira no transito ou tb não existissem bandido de outra cor... moram em uma cidade onde alguns estão acostumados com o coronelismo tem disso aí... não admitem que tem negro que seja mais rico que eles, e tb não admitem que essa mistura seja comum... me entristece muito, porque é cruel, desumano e sem lógica... principalmente porque tb penso como vc, não há lugar no mundo que não exista sangue misturado...pra quê ficar se atendo se a pessoa tem sangue negro na família ou não? O que vai mudar? Outra coisa que me deixa confusa é essa classificação brasileira de raças... é até cômica... eu tb não me considero branca branca, mas me fazem colocar que sou... eu sou descendente de indígenas por parte de minha mãe e tenho a pele morena como a dos índios, talvez um pouco mais clara... e por parte de pai, tenho descendencia européia... eu pareço mesmo uma caboclinha e tenho orgulho disso... mas quando era nova, eu ouvia de todo mundo que eu era mais escurinha que os outros da minha família, cheguei até a ficar encanada porque tinha a pele mais escura...porque queimava muito no sol... hj não, me acho linda como sou...rsrsrs mas não adianta, infelzimente existem e sempre vão existir os pobres de espíritos que ficaram se atendo á isso.... bjão

    ResponderExcluir
  15. O preconceito velado em "piadinhas" é o pior de todos. Bj e fk c Deus.

    ResponderExcluir
  16. Aqui no PArá, recentemente, teve o caso de uma professora de religião afro (pasme) xingar de macaco o Porteiro negro da Universidade em que trabalhava. Cada absurdo que a gente vê...

    ResponderExcluir
  17. o preconceito de cor é apenas mais uma vertente da alienação. pra mim entra no mesmo bolo do fanatismo religioso, até mesmo do futebol em certos casos. não tem nenhuma lógica, apenas reflete a falta de cultura, de senso crítico e, em um nível de observação mais sutil, de auto-estima também. bjos!

    ResponderExcluir
  18. ótimo post e ótimo assunto! daria um blog só pra isso... rss
    todo preconceito é burro, e acho que se a população tivesse mais bom senso e altruísmo, esse seria um problema inexistente, já que a cor da pele em nada influencia no caráter das pessoas. Eu também penso a mesma coisa que você. Mesmo que a cor influenciasse em alguma cosia, nada justificaria um mestiço criticar um negro, já que quem faz isso diminui seus próprios ancestrais.

    Infelizmente, eu só vejo o fim do preconceito, através da educação e da mudança de mente dos pais.

    Beijo, Cris!

    ResponderExcluir
  19. Qualquer meio de preconceito e horrível , eu mesmo por ser muito branca ja sofri muito ( lagartixa , branquela etc etc) rsr parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
  20. Tive uma aluna que viu no livro dela que o "Brasileiro era formado pela união de três raças..." então ela olhou para mim e disse do alto dos seus oito anos: "Tia isso tá errado, quem tem raça é cachorro, nós somos gente!" Eu quase cai para trás, que menina!

    Mas veja néh Dama, uma menina de oito anos é capaz de perceber coisa que os adultos do mundo não são.... Se existe realmente uma raça entre nós é a humana, o resto é mito, pose, farsa!

    Concordo com suas reflexões e me identifico, minha família é cheia de preconceitos, alguns mais outros menos... É uma pena.

    ResponderExcluir
  21. Estamos no país do racismo velado. Há sim muito racismo no Brasil, e o fato de que somos uma misturada não colabora. Historicamente os negros são pessoas trazidas a força de outras terras, tiveram a língua extinta, os costumes proibidos e quando libertados não tiveram condições de exercer a liberdade.
    Infelizmente, muitas pessoas até dizem que racismo é feio, mas na prática não é bem assim.

    Parabéns pela reflexão.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Será que é tao dificil compreender que somos todos iguais?

    ResponderExcluir
  23. Tenho nojo de pessoas preconceituosas!

    Sou um misto "misturadérrimo" de indígena, negro, mulato, branco, enfim... Tudo o que possa imaginar.

    Diretamente, nunca passei por um alguma discriminação. Pelo menos, não me lembro por ora. Porém, um dia desses, aconteceu algo inusitado.

    Estava eu conversando com a minha namorada e ela diz que a amiga da mãe dela, comentou com ela: "Acho a sua mulher inteligente, bonita, escreve muito bem, evidentemente é uma mulher interessante. Porém, só tem um problema: além de lésbica, é negra..."

    Rs!!! Eu olhei com cara de paisagem para a my namo e perguntei qual a intenção dela em dizer alguma coisa a meu respeito, visto que ninguém perguntou nada... Nem eu entendi... Nós duas não entendemos... Minha namorada ficou puta... Discutiu com a mulher e definitivamente mandou ela tomar naquele lugar, juntamente com uma passagem de ida sem volta para o inferno... Eu??? Até então, não compreendi onde essa nojenta queria chegar!

    Racista sim..

    E acreditem... Ela também é lésbica. Porém, extremante infeliz!!!

    Vi algum sinal de inveja negra por aí???

    Rs!

    Não vou perder tempo com pessoas deste naipe! Seria desperdiçar meus preciosos minutos com gente que não merece um grão da minha atenção, mesmo que fosse para reivindicar um pequeno "nasco" de respeito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Damaa!!

    Acho um dos mais absurdos preconceitos existente no Brasil. Putz!
    Da mesma forma que um gay se irrita com o preconceito, nós negros tb com essa questão racial!
    E, olha que muitas pessoas dizem "ah mais vc não é negra, é morena", eu digo: "não, eu sou negra"
    O mais absurdo que eu acho é quando as mulheres conversam de homens e umas falam assim "ahh mais eu não gosto muito de morenos, sei lá... não me atraem". Não atraem simplesmente pelo fato do cara ser MORENO/NEGRO. Pq uma homem lindo atrai qualquer mulher, um homem bonito é visto por todo mundo, a beleza é vista... mas quando vc percebe a cor da pele, a atração acaba.
    Outro absurdo é "mas minha tatatataAVÓ é negra", Noossa jura? óbvio que é, todos somos misturados!
    No ambiente profissional ainda hoje encontramos uma sutil, porém ativo preconceito...
    Agora outra coisa que percebi é temos mais mulheres brancas se relacionando com homens negros do que o contrário.

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi Cris!

    Você tocou num assunto ótimo agora.

    Eu particularmente gosto muito de homens negros, adoro ver juntas a minha pele que é um tom de morena clara, com o tom mais escuro da pele negra, este homem é simplesmente uma delicia de homem em todos os aspectos, parecem que sabem exatamente usar o prestigio que sua cor tem sobre as mulheres, meu marido é um deles, Não vou dizer a você que o homem branco não me chama atenção, me chama sim, mais pra esse homem me chamar atenção ele tem que ter no minimo aquela carinha safada que os negros tem.

    Certa vez conheci um homem branco que chegou a trabalhar comigo, este foi o momento que percebi que o homem branco também me chamava atenção, este me chamou, ele era extremamente inteligente, mas não fazia nenhuma questão de expor sua inteligencia como um troféu, além de ser muito educado e ter a carinha que falei. Mas só ficamos amigos mesmo.

    Xero!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html