quarta-feira, 11 de abril de 2012

Pessoas inconstantes...


Dia desses comentando o blog do Roderick Verden, ele me respondeu que não gosta de pessoas inconstantes, no que concordei com ele. Daí pensando no assunto percebi o quanto detesto isso de verdade. Pessoas incostantes são aquelas que suas atitudes não combinam com o que dizem, são as pessoas "ou tudo ou nada". Confesso que gente assim me dá uma grande agonia.

O mundo virtual está cheio de pessoas desse gênero. São aquelas que enchem os outros de elogios com o objetivo de obter atenção para a sua vida. São aquelas que visitam seu blog uma vez na vida e outra na morte, mas quando visitam dizem amar tudo que você escreve. São aquelas pessoas que em rede sociais adoram contar toda a sua vida em detalhes, mas não acompanham nada do que os outros dizem, e quando comentam querem Ibope. Enfim, são pessoas que dizem adorar os outros, mas suas atitudes só demonstram egocêntrismo.

Dizer que eu não busco atenção seria muito hipócrita da minha parte. Claro que busco, óbvio que se tenho um blog e interajo no Facebook é porque gosto de ser lida, gosto de saber o que pensam sobre mim, mas procuro na mesma medida me manter constante em tudo que os outros escrevem.

Não é um exercício fácil, com a vida agitada que temos, estar sempre comentando e lendo o que as pessoas publicam, mas dar uma olhadinha um dia ou outro, ler os textos e tal é algo bem possível. Não precisamos ler e comentar absolutamente tudo que os outros escrevem. A questão é dar atenção com bom senso.

No meu caso não adianta fazer média comigo, eu sinto exatamente quem quer palco e quem está realmente me dando atenção. Que lê o que publico e quem está caçando retorno. Depois de anos e anos de blog a gente desenvolve um "feeling" para esse tipo de coisa. É quase que automático e sem grandes estresses.

No nosso cotidiano não é diferente. Quem não tem aquele conhecido que um dia fala contigo festivamente e noutro vira a cara? Quem não tem aquele amigo que quando tudo tá mal na vida dele, te procura dizendo que te ama, para quando tudo se ajeitar, sumir novamente? Todos nós conhecemos pessoas assim. Por isso que se não tenho o mínimo de ligação com alguém, nem cumprimento, sou a antipática, mas pelo menos sou sempre a antipática/mal educada... rs. As pessoas sabem o que esperar de mim.

Sinto uma certa angústia com quem elogia demais. Elogio bom é aquele na medida do bom senso. Pode ver que quem te cobre de elogios, geralmente é aquela pessoa que um dia tá muito bem e noutro no fundo do poço, a própria vida dela é uma montanha russa e isso transborda para seu jeito de lidar com o mundo.

Por tudo isso prefiro ser aquela que não elogia tanto, mas tenta reconhecer quando a pessoa acerta. Sou aquela que não diz amar a todo momento e para qualquer um, porque gostar é algo que nasce da convivência, é melhor demonstrar com atitude, dando atenção. Não sou uma pessoa de máximos, mas de menos constante. Sou perfeita? Claro que não, erro muito, nem sempre dou atenção quando devo dar e vice-versa. Mas tento acertar sempre, se não consigo é porque ainda não cheguei no ponto, mas estou buscando todos os dias.

35 comentários:

  1. Sempre falo sobre isso. Até postei sobre, no blog do vazio, "De Lua". Vc disse tudo, nada mais tenho a acrescentar.

    Um bom dia pra vc!

    ResponderExcluir
  2. rsrs
    Eu ri com este post porque eu tive uma amiga assim.
    "tive" porque acabei por cortar relações por dar muito trabalho, num dia tá tudo bem, no outro sai descarregando frustrações em cima de ti... é meio chato.
    Eu sou muuuito desconfiado por natureza, daí nunca cair bem o papinho de demasiado elogio pra cima de mim, vejo sempre a coisa pelo prisma de que provavelmente quem tá puxando meu saco tá provavelmente atrás de qualquer coisa.
    Tenho prai um quarto de seus seguidores e mesmo já apanhei muitos casos do genero, leitoras que vêm ler meus posts e dizem que se identificam muito comigo e que me enchem o saco pra as adicionar no msn, ou pra visitar o blog delas, yada yada yada, geralmente tão depressa vão como vêm, muitas querem mais seguidores, outras querem desencalhar (sério)e outras simplesmente são desiquilibradas. quem disse que vida de blogueiro não tem riscos profissionais? xD

    ResponderExcluir
  3. Dama,
    Procuro não ser inconstante com aquelas pessoas que eu gosto de ler, mas as vezes, isso se torna impossível, de verdade...
    Até me preocupo com elas. De vc eu gosto do modo certo de escrever as palavras. Sem censura e sem pudor. Na cara, doa a quem doer... Assumindo riscos. Procuro agora agir assim, pq estou cansada de tomar na cara...

    Parabéns pelo texto. Sem falsos elogios!

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Acho que todo mundo é inconstante, a vida é feita de altos e baixos, bipolaridade é novidade só no nome.
    É difícil atravessar uma situação ruim sem mudar de humor, o tempo é inconstante, o mar, o vento, a chuva.
    Nós fazemos parte de uma engrenagem imensa de dominação, talvez a necessidade de romper com isto nos faça tão malucos quanto somos.

    beijo

    ResponderExcluir
  5. Então. Eu já passei por alguns problemas com blogueiros por não concordar seja com o que a pessoa postou ou com algum comentário. Eu acho que se a pessoa expõe sua vida ou um pensamento, acho que tá dando a cara a tapa. Eu não me acho na menor obrigação de concordar só pra fazer média e ainda bem que meus amigos tbm são assim!
    Eu tenho uma definição diferente de inconstante. Eu me acho inconstante e muito contraditória até. Digo uma coisa, faço outra, defendo uma idéia, dai me vejofazendo diferente... Mas acho que é coisa da vida, que está sempre nos mostrando que as coisas podem ser diferentes.
    Agora, se eu não posso acompanhar a pessoa ou sinto que ela só me quer para dar IBOPE, melhor nem perder meu tempo com ela. Da mesma forma que não aceito mais comentários de quem vai lá só para marcar presença ou pedir que vá ao blog dela. Não dá! Não rola!
    Acho que ainda que virtualmente, tem que haver um mínimo de interação e respeito pelas pessoas. E é assim que deve ser!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Esse tipo de pessoa tem muito no ambiente de trabalho, já reparou? Ontem mesmo fui convidada para uma comemoração de aniversário, mas meu, vem cá, neguinho qd me vê no café da empresa não dá nem bom dia.....estranho.....ainda bem que fui autêntica comigo mesma e não fui na "festchinha", bjos

    ResponderExcluir
  7. Não vou corrigir todos os erros e repetições do meu post, mas tenho que reescrever essa parte:
    Agora, se eu não posso acompanhar pessoa que não me diz muita coisa ou quando sinto que ela só me quer para dar IBOPE, melhor nem perder meu tempo com ela.
    Melhor assim! =)
    Ficou mais inteligível!

    ResponderExcluir
  8. Gente assim é complicada, mas infelizmente, estão muito mais presentes na nossa vida do que gostaríamos que estivessem.

    ResponderExcluir
  9. Essa coisa de elogio é batata né?!
    Acho que concordo com vc nisso, prefico as pessoas mais naturais e constantes tb!
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Existem pessoas que mudam assim como as fases da lua... as vezes é tão complicado encontrar o meio termo, o equilíbrio das emoções, mas o mais complicado é lhe dar com pessoas carentes de atenção e que só pensam no próprio umbigo. bjs, queridona!

    ResponderExcluir
  11. Eu também não tenho paciência alguma para quem quer ser bajulado ou para interesseiros, eu simplesmente corto relações, ou cago. simples assim. Quanto à mudança de comportamento não sei se entendi bem, mas eu acredito que todo mundo pode pensar algo hoje e fazer algo diferente amanhã, afinal a gente muda, nossos conceitos mudam. Nesse sentido apenas eu penso um pouco diferente de você.

    ResponderExcluir
  12. A internet tem um poder de trazer aquele egocentrismo adormecido à tona. Todo mundo que escreve no facebook, no blog..quer uma atenção, tem um q de ego embora para alguns esse q seja bem minúsculo mesmo, e o mais bacana na verdade é dividir idéias, compartilhar, debater idéias, estudar o próximo...mas sempre com um q de "to aqui, olha pra mim?" um pouquinho disso não faz mal, só não pode deixar subir à cabeça...

    ResponderExcluir
  13. Cris,
    Andei pensando nisso outro dia, sobre como tem gente egocêntrica nesse mundo. E o quanto inconstância tem mesmo a ver com egocentrismo.
    Sabe aquela pessoa que quando você conta um problema, ou uma dor, logo vem contar a dela (que, claro, sempre é pior, mais sofrida rsrsr), pessoas que não conseguem ouvir, mas sempre querem falar.
    Mas eu também tenho uma outra definição para inconstante: mudar de afetos rápido demais. Um dia ama, no outro não suporta. E a gente fica sem saber quando será a nossa vez de ser odiado "dicunforça" rsrsrs

    Beijossssss

    ResponderExcluir
  14. Acho que sou pior do que você...rs... Pessoas que hoje me amam, amanhã somem, depois reaparecem, aí somem de novo... DELETO sem dor na consciência. Acho insuportável gente assim.

    ResponderExcluir
  15. Oi Dama!

    Ai, agora você me deixou...confusa. Sempre me considerei uma pessoa inconstante, mas não dessa maneira como você descreveu. Não me vejo como alguém que elogia buscando atenção; acho que aí é ser interesseira. Mas sou inconstante no que diz respeito a uma hora querer uma coisa e dali a um tempo querer outra. Isso sim, eu sou! Também sou de fases, às vezes curto mais uma coisa e depois esfrio e curto outra, mas não vejo mal nisso; é uma coisa minha.
    Creio que as pessoas estão cada vez mais inconstantes, tamanha a "oferta" que temos de tudo.

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  16. Menina não suporto isso ! Aquela então que o drama dela é sempre pior que o seu, Jesus, e aquela que se voce chegar como uma dor qquer ela tem uma imensamente pior .....O pior Dama é que não confio no ''tipo'', não dá! Bjs

    ResponderExcluir
  17. Dama
    Como tem gente assim...
    Eu costumo ser a mesma pessoa de sempre, alguns dias com a bola meio murcha outros na normalidade, mas nada que não seja absolutamente coerente comigo mesma.
    Como vc mesmo disse, no Face vemos isso direto é impressionante.
    Bj

    ResponderExcluir
  18. Muito bom esse post, Cris.
    Elogio demais enjoa e normalmente não acrescenta muito, fica aquela babação de ovo.
    Não me leve a mal, adoro elogios, mas temos que sentir sinceridade, se não não servem pra nada.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  19. Cris,

    Você falou tudo, adorei esse post.
    Enfim se for para eu alcançar um muitos seguidores fazendo comentários aleatórios estou "ferrada" porque só comento nos blogs que me identifico...ao meu ver o importante é a qualidade das amizades e não a quantidade (isso no mundo real e virtual).

    Uma ótima 5º
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. É, Dama!

    Bom senso é algo feito pegar o espírito da coisa. Há loucos e loucos, uns na medida certa, outros desmedidos. Muitas vezes, ajo na defensiva, isso com as pessoas do cotidiano, tento sentir qual é, perceber se há sintonia. Nas interações do blog, tenho participado no dia das minhas postagens, acompanhado as pessoas que gosto de ler e que sinto que gostam de me acompanhar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Buenas!

    O problema realmente é o egocentrismo,algumas pessoas tem profunda convicção que o mundo gira em torno do seu próprio umbigo...beijo

    ResponderExcluir
  22. Acho que tem gente que age assim por instinto, tá tão acostumada a ser assim que não percebe o quão inconveniente se torna!

    Está acostumada e muitos elogios pq tem medo de ser criticada, e tem gente assim em todo lugar!

    Quando a inconstância é real quando não é algo que ela usa para se portar, quando o humor alterna, quando o animo muda com repentes, é com certeza ainda mais complicado, não é um mal comportamento é uma doença que se alastra, e acaba por afastar...

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Engraçado como você pensa de forma semelhante à minha.
    Eu aguentei pessoas assim por educação durante muito tempo, até que perdi a paciência.
    Cansei de ser procurada para ser lata de lixo, ouvindo lamúrias e depois de despejarem toda a sujeira desaparecem.
    Conheço muitas pessoas assim e acho que ninguém tem a obrigação de aguentar isso.
    Pessoas assim, tendem a ser solitárias porque ninguém suporta.
    belo post.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  24. Oi Dama!

    Eu sou meio antissocial, então quando eu gosto de uma pessoa e passo a admirá-la, faço questão de externar isso, acho que não exagero, não sei... Mas tudo o que faço ou falo é porque vem de dentro mesmo, agora tem gente que tem necessidade de promoção mesmo. Só comenta alguma coisa pra poder atrair visita e subir estatística do blog dela. Já vi vários assim,e com só um ano de blog já identifico rs

    E eu tenho dificuldade pra interagir com o pessoal, porque às vezes, vai uma pessoa até que bem intencionada no meu blog, comenta, gosta, mas eu não me identifico com o blog dela. É triste isso. Outra coisa que me atrapalha, mas não é culpa minha, é que apesar de eu ler um número de blogs razoável... Uns 20 e poucos... eu demoro muito pra passar por todos. O tempo que tenho, prefiro passar no Facebook e MSN. Até pra blogar tenho preguiça kkk

    Mas o que mais me motiva é o retorno dos verdadeiros, como você e mais uma meia-dúzia. Mas até prefiro não ter muitos, porque sei que os poucos que tenho, são verdadeiros mesmo.

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  25. Desta vez deu bloqueio para comentar. Li mas o comentário não saiu. Quero pensar mais nisso... Não, não quero ibope não, viu....rsrs Deu bloqueio mesmo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Assim tu pega a gente Dama. Nao tem como nao concordar contigo quase nunca! Porque tu escreve coisas que a gente quer falar e nao pensou ainda em como fazer isso. Adoro teu jeito direto de ser. Acho MUITO mais fácil lidar com alguém assim como vc se diz ser, do que com aquelas que vivem te chamando de querida e te elogiando demais, e que no fundo é tudo víbora. Quer dizer, nao é nem víbora, mas é como vc mt bem disse, só quer palco.

    Agora pessoas inconstantes sao mesmo mt complicadas, às vezes pode ser doenca né Dama?! Meu ex marido é uma pessoa assim, ele mudava de humor de uma hora pra outra, de repente cara, aquilo me consumia, porque eu nunca sabia com quem estava lidando. Se ele ia dormir depois do almoco, ele ia pra cama com um humor, até bem alegre e acordava como um monstro, aquilo era aterrorizante menina, as criancas e eu sofríamos. Ele nunca procurou ajuda terapeutica, mas tenho certeza que isso nao é normal... enfim, tem gente chata naturalmente e gente doente. Só é difícil pra ambas reconhecer isso.

    Bjs Dama

    ResponderExcluir
  27. O que mais me incomoda nas pessoas inconstantes é a falta de personalidade delas. Gente que te trata bem quando vc diz o que ela quer ouvir. E que não te trata nada bem quando vc não faz o que ela quer ou tem alguma opinião contrária. Sinceramente, pessoas desse tipo eu tô evitando. Só me relaciono com elas minimamente em situações em que sou obrigada, como no trabalho por exemplo. Bjs e bom fds!

    ResponderExcluir
  28. Em um mundo em que tudo muda a cada fração de segundos, acho que pessoas e mentes inconstantes são o seu mais puro retrato. Muito difícil manter a mesma opinião se ficarmos conectados à internet durante um dia inteiro. Quando vamos dormir já não somos a mesma pessoa que acordou. Complicado isso. Você, que acompanha meu blog, sabe que sou até meio que repetitivo nesse quesito, mas redes sociais são coisas que ainda me despertam muitas dúvidas. Mas, o que fazer? O jeito é aprender a conviver com elas. Inconstantemente.

    ResponderExcluir
  29. Oi. Você falou algo que ultimamente estava pensando bastante. Pessoas inconstantes é o que eu mais tenho na minha vida. E, já até parei para pensar, se eu que estou errada por pensar de maneira diferente deles.
    Minha mãe diz, que atraimos aquilo que pode até ser um espelho nosso. Mas, não acredito muito nisso. Talvez, por eu ser muito receptiva e empática, estes seres se acomodam ao meu lado. Ou, sou em parte, como eles!!! Será???
    Rs!!!

    Enfim, tenho a mesma opinião que a sua. A inconstância de algumas pessoas simplesmente não desce!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Olá...

    Eu até concordo com vc! Mas, o que mais me incomoda em pessoas inconstantes é a instabilidade de humor. Você nunca sabe se dá bom dia, se abre um sorriso ou se fica na sua. Vc simplesmente pisa em ovos com uma pessoa inconstante! um dia tá bem, no outro tá mal, no terceiro raivosa e no quarto chorona.

    Sim, podemos oscilar de sentimentos na vida. mas, tem gente que esse é seu natural

    Eu me considero uma pessoa inconstante! Às vezes, meu humor muda, algo que gosto já não gosto mais, tenho atitudes controversas as que sempre tenho e, na maioria das vezes, não encontro uma razão para isso ocorrer. Acho que nem eu sei direito como isso acontece, eu só sinto.

    Meu marido reclamava muito disso lá atrás, hoje, até ele acho que já se acostumou com esse meu jeito torto de um dia ser afetuosa e outro mais distante, de um dia querer mais atenção e no outron querer ficar mais sozinha... Sei lá, coisa meio de doido, não? rs...

    Enfim... nem eu tinha parado pra me dar tanto conta disso, só depois que vc tocou no assunto, rs...

    Obrigada!!! Tentarei me policiar mais para não ser tão tachada de chata ou maluca, hahaha...

    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Na vida real, boa parte das pessoas falam muito sem escutar o outro. E sempre fiquei com um pé atrás com pessoas, que mal acabaram de te conhecer e já estão cheios de elogios. Abraços. Carlos Medeiros.....http://grandeonda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Dama,
    desconfio de gente que muito elogia. Existem os bajuladores de plantão.
    Mas alguns elogios são sinceros.
    Já outros " bajulam" porque existem pessoas que gostam de ser bajuladas e o bajulador já sabe. Vive inflando " egos". Quem precisa de elogio pra viver é um " ser" inseguro.
    Portanto, devemos saber discernir " bajulação" de " elogio" verdadeiro.
    Não acontece só no mundo virtual. No mundo real existe também.
    AS pessoas do virtual são as mesmas do real. Verdade que a internet dá uma falsa sensação de proteção e por isso a pessoa se " abre" mais. Nós devemos saber e intuir a diferença.
    Inconstância não é defeito. De uma forma ou outra, todos somos um pouco. Tem gente que é demais e eu já nem chamo de inconstantes, chamo de mau caratismo. Tem aos montes.

    Boa semana.
    bjs

    ResponderExcluir
  33. Pessoas inconstantes são extremamente irritantes. Eu não tenho paciência nenhuma! Geralmente no ambiente de trabalho, encontramos muito isso, pessoas que num dia estão super comunicativas e no outro sequer te dão bom dia!!!

    Quanto à pessoas "bajuladoras" demais, "agradaveis" de mais, isso me incomoda muiito. Não me sinto a vontade perto de pessoas que so falam frses feitas... geralmente são aqueles que querem ser escutados mas não escutam!

    bJS

    ResponderExcluir
  34. Eu já seguia seu blog, mas não acompanhava com uma devida atenção. O Vinícius falou de você e procurei saber mais. Postagem bem sincera.

    ResponderExcluir
  35. Sabe que eu sempre encontro um pouco de mim nos seus textos...
    Eu sempre fui a antipática, mas mudei um pouco por conta do trabalho... claro que não bajulo quem não gosto (não consigo, o que sinto é algo estampado na minha cara), mas sou obrigada a manter uma certa cordialidade.
    Eu DETESTO quem elogia demais!
    Beijos

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html