quinta-feira, 14 de abril de 2011

Intrigas na internet...


Muita gente se espantou quando disse que era fofoqueira na entrevista que dei para o Blog de Emiliana. No entanto existe uma diferença marcante entre fofoca e intriga. Fofoca é falar mal da roupa da outra, comentar que fulano tá ficando careca, reclamar das manias de um colega de trabalho. Coisas que diretamente não jogam uma pessoa contra outra. Intriga é usar a fofoca de forma maldosa e inconsequente. É quando alguém te conta algo que não deve ir adiante e você saí espalhando e deixando a pessoa numa situação ruim. Intriga é algo bem além da simples fofoca, prejudica, deixa marcas que muitas vezes não podem ser reparadas.

Sem contar que na intriga, a rede de informações que se forma é como aquela brincadeira de infância "telefone sem fio", onde fazemos uma fila e um passa para o outro a mensagem que o primeiro emitiu e no final verificamos algo totalmente deturpado. Então quem faz intriga é uma pessoa inconsequente, maldosa, alguém não merece minha amizade!

Se uma pessoa chega para mim, conta algo dizendo que aquilo é um segredo, guardo para mim totalmente. Morro, mas não passo aquilo adiante, para ninguém!! Porque segredo não é para ser compartilhado com os amigos dos amigos, aí já vira intriga. Se alguém te conta algo em segredo, não tem que contar aquilo nem para seu marido, mulher, namorado(a), mãe, pai!

Quando alguém me conta algo que meu bom senso diz que é delicado, íntimo, sem me pedir segredo, jamais vou sair espalhando essa informação. Vou filtrar muito bem quem pode compartilhar e quem não pode. Não podemos fazer o que quiser com o que alguém nos confia, isso é um ato de traição! E nesses casos geralmente guardo para mim!

Bem... Chegando ao título do post! Cheguei a conclusão de que a amizades virtuais nem sempre são confiáveis. Não conheço lugar mais cheio de intrigas do que a internet. Deuxxxxmilivri! Aqui temos que contar até mil antes de mandar um email para alguém contando algo íntimo, ou emitir uma opinião delicada sobre alguém no msn. Se a gente dá o azar de contar para alguém inconsequente, a coisa vai sem controle e no final nem sabemos mais o que está rolando de fato, é o tal efeito "telefone sem fio"!

Sei que as pessoas do meu convívio, que escolhi como amigas, são pessoas discretas, que guardam segredos, que não espalham informações, esse é um pré-requisito básico para ser meu amigo, na internet não tem como controlar isso. Todos são meio que amigos de um amigo virtual seu, e as informações vão indo, sem controle.

Poucas são as pessoas a quem confiei segredos na internet. Com pouquíssimos não me arrependi, continuo confiando, mas mesmo dentre esses poucos, houve a simples desconfiança de que existiram traições, e já me basta para ficar com cinco pés atrás! Sim! Sou mega ultra plus max desconfiada!

Por favor, gente! Esse post não tem o intuito de criar o efeito "carapuça". Apenas aproveitei para emitir minha opinião sobre o assunto, fazer pensar sobre essa questão, apenas isso! Até porque, sem provas, como acusar alguém? E se a gente sabe que não fez nada de errado, então não há com o que se preocupar...

35 comentários:

  1. Caramba...me da uma raiva quando descubro que algo que comentei nas internas ta na boca do povo...huummm...e o pior que no final sempre acabamos descobrindo o intriguento!!!
    Humm....fiquei curiooooosa..rs!!!
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  2. Como estou a pouco tempo no mundo cibernético, ainda não tive o desprazer de sentir na pele essas intrigas. Mas no mundo real, principalmente em meu trabalho tenho que enfrentar leões relacionados a intriga diariamente. Enquanto eu fico super na minha, parece que os outros se encomodam por tanta discrição e criam estórias ficticias ao meu respeito - isso, por trás, e pela frente sorriem naturalmente.
    Affe!!!
    Bju

    ResponderExcluir
  3. concordo com tudo o que voce disse. Isso sem falar na grande decepção de ter confiado numa pessoa e depois descobrir que ela não merecia nem um "oi" teu. Bjo

    ResponderExcluir
  4. concordo com tudo oq disse...e repito que se quer virar inimigo mortal meu, é dizer aquela frase:

    eu hein, quero morrer sua amiga!!!

    pronto, desencadeou uma ira avassaladora em mim. por que da a impressão que vc é um fofoqueiro maldoso.

    Beijo...e boa quinta

    ResponderExcluir
  5. Acho essa história toda de intriga na internet muito maluca, pois, como fofocar sobre alguém que talvez tenha criado uma persona, uma identidade secreta? Não são pessoas totalmente reais. Eu não conheço a mulher por trás da DAma, assim como tu não conheces a verdadeira Cinderela. São parte de nós, mas apenas isso: partes. E, pelo menos eu, muitas vezes aumento situações para torná-las mais engraçadas. Uso uma certa liberdade estilística por assim dizer. Nunca menti, mas a minha identidade fica preservada, tal qual a do Batman.
    Fico pasma que pessoas resolvam criar intrigas a partir desses personagens. Eu, hein? Como tem louco no mundo!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Dama,
    ingriga não existe somente na Internet. Na vida " real" também. As pessoas são as mesmas.
    Realmente fofoca é diferente de intriga. Fofoca todo mundo faz. Mentira dizer que não....
    Agora intriga....faça-me o favor, realmente é preocupante. No meu convívio quase que diário me afastei de uma cidadã que descobri, não era fofoqueira, mas sim, intrigueira. A pessoa q faz intriga não tem vida própria . Vive se preocupando com a vida dos outros. Adoro colocar uns contra os outros e depois posa de " boa moça" ou " bom moço"...o jeito é se afastar de pessoas assim.
    Quanto a intriga, nunca fui vítima dela na Internet. Nem em MSN...que cê sabe que eu não gosto .
    Minha tolerância anda baixa, portanto, tento fugir das intrigueiras de plantão.

    Intriga é fruto da inveja. Do ciúme. Da maldade.
    Beijos !!

    ResponderExcluir
  7. Dama, em três anos de blog nunca tive problemas quanto a isso, ou seja, jamais havia percebido algum foco de intriga na web.

    Lia textos e sabia que por ali havia uma espécie de intriga entre blogueiros e então me afastava do ambiente. Não queria nem saber quem estava envolvido.

    Na web adoto a mesma posição do trabalho e da vida. Acho uma atitude assim como mencionou algo que, no mínimo, não é nobre.

    Tanto na vida como na web fazemos confidências. Todo mundo faz. Como você, o que para mim dizem (em confidência ) não tenho que repartir com ninguém. Faço aos outros o mesmo que gostaria que fizessem comigo. Gerar intrigas é apenas para quem tem muito tempo e muita falta de caráter.

    Não sei quem te feriu e nem preciso saber. Mesmo assim quero que saiba que concordo e me identifico com que escreveu neste texto.

    Blogar assim não tem graça nenhuma pois se já não bastasse os problemas da vida ainda teríamos que aturar intrigas na web?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Desde que vc respondeu o Ping Pong eu soube exatamente do que vc estava falando.Alias tenho um texto pertinente sobre fofocas e intrigas no Blog: http://historiasdeemilia.blogspot.com/2009/05/novelas.html
    direcionado "diretamente" à familia do meu marido.Vivi anos com pessoas que não sabem qual é a diferença entre fofocas e intrigas.
    É um assunto que vai longe...
    Não liga,Dama.Que seus amigos aqui sejam poucos,mas leias.Sou uma delas,ok?
    Bom fds,beijocas

    ResponderExcluir
  9. Dama, my dear...

    Nesse post seu lado cinza se foi completamente, deixando um rastro de luminosidade!
    Sabe que gosto mais deste seu "lado B", do que do outro? Rsss... A mim, parece que este é seu "lado A", mais reflexivo e mais contundente. Bom, AMO suas Cnfissões Ácidas, mas geralmente passo, leio e fica só na reflexão. NO COMMENTS!
    Hoje não deu pra aguentar!
    Acabei de perder meu endereco do Blog por causa de Intriga, Inveja da Oposição! Mas acabei de reave-lo! E ele está novamente a pleno vapor e ainda melhor!
    Minha mãe dizia que "mentira tem perna curta" e a intriga também! Por que? Simples! Quando as pessoas não te conhecem e ficam sabendo de uma intriga sobre vc, vão ficar te observando de soslaio e vão acabar enchergando quem REALMENTE vc é. A intriga acaba aí! Quando as pessoas te conhecem, já vão logo dizer pro outro que não é nada disso... que vc não é dessas coisas, etc. A intriga acaba aí!
    Portanto, de um jeito ou de outro a intriga acaba!
    Só tem um jeito em que ela continua indo em frente... quando a "amiga" conta pra "amiga", que conta pra "amiga" e assim vai... só que invariavelmente vai acabar esbarrando em uma das SUAS amigas... então não só vc vai saber quem está fazendo fuxico na net, como tb vai saber quem começou, por quem passou, e portanto em quem vc pode ou não confiar...
    E para mim, é assim que amizades se fortalecem ou se esvaem!

    Parabenizo pelo post!
    Hope

    ResponderExcluir
  10. Tenho mais ou menos o mesmo tempo de blog que você, dama cinzenta, mas não tive esses problemas citados aí em seu post, exceto aquele caso que já te contei, onde fui ludibriado e perdi uma grana. Tirando isso, não tenho queixas nesse sentido.
    Fiz até boas amizades virtuais, e você é um exemplo disso.
    Espero continuar me divertindo na internet, pois, assim, podemos, digamos, criar um mundo particular, sem tanta coisa chata, como acontece no mundo real, né?
    Bjoo!!

    ResponderExcluir
  11. Dam97

    já postei sobre isso...maledicências..todo mundo faz..ninguém assume...
    e claro ..na web a coisa toma maiores proporções...
    ando tendo xiliques por isso...rsrs


    beijocas

    Loisane

    ResponderExcluir
  12. Achei perfeita a definição da diferença entre fofoca e intriga, concordo contigo.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Iihh Dama, esse post dá pano pra manga mesmo. Todo mundo faz fofoquinha, e pouquissimos assumem, claro! mas eu morro de medo delas, exatamente pelo poder que elas tem de virar intriga, há que se ter mt bom senso, viu?

    nao passo fofoca de jeito nenhum, nem dou bola, acho que os fofoqueiros nao gostam de mim, sabe? eu nao repasso nada. nao curto, simplesmente, tenho mais o que fazer da vida.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, sou pai e fiquei impressionado com seu depoimento. Parabéns pela coragem de expressar o que lhe aconteceu.

    ResponderExcluir
  15. Boa colocação.
    Meu orientador faz intriga entre a equipe, e nós , a equipe fazemos fofoca dele. Estamos cada vez mais unidos, independente das vãs tentativas dele de nos colocar uns contra os outros. Acredito que ele faça isso na intenção de nos controlar e dominar, mantendo-se como unica referência confiável. Creio que ele consegui exatamente o contrário, de um modo geral somos referência um do outro e nos defendemos de suas agressões.

    ResponderExcluir
  16. Oi!

    Eu ando "alarmada" de todos os lados. Tanto na vida real como na net. Pessoas as quais contamos algumas coisas e quando você menos espera percebe que vazou. Já contei muito mais coisas da minha vida no blog, hj em dia conto apenas as que eu acho que servirá para alguma coisa.
    Mas uma coisa que já percebi são aqueles "amigos" reais que sabem que você tem um blog, no meu caso não sou uma pseudo, lerem suas postagem e depois espalharem aquilo distorcido na roda de amigos reais.
    Uma lastima. Mas enfim... depois de muito tempo aprendi em quem realmente posso confiar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi,Dama!Pois é quem nunca fez fofoca que atire a primeira pedra,ams intriga é cosia de gente baixa e sem caráter mesmo.Pois é tenho alguns amigor virtuais que sabem mais da minha vida do uqe muitos reais,mas sempre fui extremamente cuidadosa ocm essas coisas e te entendo perfeitamente porque já vi amigos meus metidos numa rede de intrigas sem fim.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  18. Daminha,a real é que as pessoas são aqui no virtual ou na vida real as mesmas,portanto se são de fazer intrigas farão em qualquer ambiente.É mais forte que elas. Isto não muda vai junto no pacote e infelizmente são os tipos mais sorrateiros porque eles chegam de mansinhos,cativam,super amigos,cheios de confianças pra depois na primeira oportunidade te cravar.Porque? Porque eles vivem disso,tipo vampiro,sabe? É o que nutre eles no dia a dia,a vida alheia. Pobre,né? Mas é avida como ela é para quem não tem muito o que fazer.

    bjão

    ResponderExcluir
  19. Eu cresci com uma intrigueira/tirana, sei bem o que é isso!!
    Quando encontro pessoas assim eu saio logo fora, não dou a menor chance, seja na real ou na internet!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  20. Acho que de Fofoqueiro e Intrigueiro todos temos um pouco, mesmo sem a intenção mais temos..rsrsrs

    ResponderExcluir
  21. Oi minha bonitinha!!!
    Passa lá comigo, tu ganhou o prêmio de aniversário do blog....


    notícia boa né??

    Um bj Dama! e lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  22. Oi Dama!!

    Muito bem colocado isso. Aliás, a diferenciação entre fofoca e intriga ficou bem legal, gostei muito!
    E às vezes ficamos tão frágeis diante de algumas pessoas, contamos algumas coisas, comentamos algo... e, quando vemos, está lá, na boca do povo, todo mundo falando e te olhando de maneira torta (sei bem como é isso).
    E o resultado, pelo menos pra mim: fico cada vez mais seletiva, sabe?
    Mas enfim, vamos nessa, vivendo e aprendendo, né?

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  23. Gente falsa é o fim da picada.

    ResponderExcluir
  24. que triste isso...eu tenho tido uma experiencia bem diferente, tenho encontrado pessoas maravilhosas pelo meu caminho. erspero que voce tambem as encontre.

    ResponderExcluir
  25. Aahaha vim te dar um xerooo tanto tempo....
    e sobre futicas na neet nada a declarar
    um xeroo!

    ResponderExcluir
  26. É Dama, temos que saber muito bem pra quem contar as coisas
    Eu não tenho segredos que não possam ser comentados, minha vida sempre foi um livro aberto,mas nem por isso abro pras pessoas, só quando decido fazer isso em um post.
    Tenho alguns amigos que conto muita coisa, confio... se viesse á publico não faria diferença, mas sei que não fariam isso.
    Legal a tua abordagem sobre a diferença entre fofoca e intriga
    Hoje quase não fiquei na net, olha a hora que to comentando aqui rss
    Beijos e bom domingo pra ti!

    ResponderExcluir
  27. Concordo com você sobre a diferença entre fofoca e intriga. Fofoca todo mundo faz, mas intriga só gente sem caráter que faz.
    Também sou um túmulo quando o assunto é guardar segredo. Tenho orgulho em dizer que nunca contei pra ninguém um segredo de um amigo ou de um simples conhecido que confiou a mim o seu segredo. Sei que sou uma pessoa confiável e por isso muitas pessoas acabam desabafando comigo e contando coisas delicadas. Fico feliz por isso.
    Internet é realmente algo delicado. Até hoje, só fiz 2 amigos verdadeiros na internet que espero levar para o resto da vida. Uma eu já conheço pessoalmente e vejo todo ano, o outro é o LPzinho, em quem confio mais que muito amigo que convive comigo. Mas fora, eles sou muito resguardada. Assim como você, sou mega ultra plus max desconfiada! hehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. A internt tem dessas coisas, a vida tem dessas coisas... Já tive minha dose de intrigas em outros tempos e outras redes sociaism cansei!

    Talvez por isso tenha perdido a vontade de papear com as pessoas no msn, passei tempos mesmo sem nem entrar no meu, hoje até uso, mas é apenas em função de duas pessoas que queridas com quem realmente não tenho outra opção de comunicação. Tento evitar de me envolver em intrigas virtuais, elas podem ser danosas para além do que me sinto pronta a aguentar!

    ResponderExcluir
  29. Dá uma certa curiosidade em saber a vida dos outros, não? Ainda mais quando são famosos, por isso as revistas de fofocas dos artistas vendem tão bem...
    A internet tem a vantagem de ser anônima para quem quer, você é um grande exemplo, tem um blog conhecidíssimo e muitos seguidores e nunca revelou seu nome. Li o post anterior e me surpreendi com a revelação... Eu uso um avatar, justamente para evitar qualquer identificação que possa prejudicar a mim ou à minha família.
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  30. Olá Dama de Cinzas, que tudo esteja e permaneça bem contigo!
    O que mais irrita nestes multiplicadores de maldosas informações é que eles não sabem manter a integridade das informações passadas, quando o ultimo findou com uma informação ela está totalmente deturpada, enfim nem pra disseminar uma intriga eles prestam!
    Infelizmente temos que conviver com estas pragas parasitas, não só no dia ao vivo, quanto no mundo virtual, são seres asquerosos pelos quais não tenho qualquer sentimento fraterno, e isto me preocupa! Parabéns pelo assunto abordado nesta postagem! Que você e todos ao redor sejam felizes, agradecido pelas carinhosas visitas e comentários abraços e até mais!

    ResponderExcluir
  31. Eu assumo, já fui uma pessoa de intrigas, esta no meu passado, a sorte que alguns amigos me alertaram: Sei que não faz por mal, mas esta causando intrigas, abre o olho” e puffftt APRENDI, me sinto melhor com relação a isso, devido meu modo de ser, de falar sem pensar, acabava falando o que não devia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Vc lê meu blog, então já sabe q eu tenho pavor de gente intriguenta, q se preocupa mais com a vida alheia do q com a própria. Seja na vida real ou virtual, meu conselho pra essa gente é sempre o mesmo: ADOTE UM GATO ou COMPRE UMA SAMAMBAIA!!!
    Quero distãncia desse povo.

    ResponderExcluir
  33. Amiga exclusivamente virtual mantenho apenas uma, mas isso me faz lembrar um assunto q ja pensei para um post. A concorrencia virtual. Noto q algumas amigas não comentam meu blog, não comentam minhas fotos ou asneiras no facebook pra não me dar Ibope. Sei lá, acho estranho isso, meu blog sobrevive de comentários de pessoas q nem sei quem são direito. Isso realmente me parece uma coisinha chamada "inveja". Vou pensar melhor no assunto rsrsrs. Beijo.

    ResponderExcluir
  34. Gostei da sua definição de fofoca e intriga. Não tinha parado pra pensar. Fiquei tão curiosa que consultei o Aulete e lá, uma não é sinônimo da outra, mas ambas são consideradas "mexericos". hehehe. Vá entender.
    A propósito, tem horror a ambos, embora, eu faça fofoca de vez em quando e com quem merece! rsrsrs
    Um beijo

    ResponderExcluir
  35. Ufa! hahahahaha concordo sim e sem acrescentar nada.Aliás, uma coisa que tenho reparado é o quanto se joga verde pra saber do outro né não?! acho que lealdade é a palavra de ordem. Bjo querida!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html