segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Velhice da alma

O que é ficar velho? Claro que não sou idiota de dizer que é algo totalmente subjetivo. A pessoa vai ficando velha quando os anos passam e o rosto e corpo da pessoa vão dando sinais de senilidade, como rugas, flacidez e todos os problemas de saúde que a idade traz... Mas pretendo abordar nesse post, a velhice da alma, que atinge jovens e velhos.

Percebemos que existem pessoas com muita idade e com uma mente atual, bem como pessoas de pouca idade que estão estagnadas no tempo, é como se a cabeça tivesse parado em ano qualquer e ficado lá, pra todo o sempre... Creio que essa seja a forma mais triste de velhice. A velhice de quem não se atualiza, de quem não olha pra frente, de quem não admira o hoje.

Lendo esse post no blog da J@de, me deu vontade de dizer o quanto odeio frases idosas do tipo: "Antigamente isso era melhor" ou "Na minha época isso não era assim"... P**a que pariu!!! Antigamente o tempo era outro, as impressões outras, a sociedade outra, os costumes outros, sua visão de mundo outra. Claro que não é a mesma coisa que agora! Mas isso não quer dizer que hoje em dia seja pior é apenas diferente, tanto é assim que daqui a vinte anos, as pessoas vão dizer que no tempo delas (hoje) as coisas eram melhores... Sinal puro de velhice da alma!

Óbvio que não estou falando de alguns aspectos da sociedade que realmente melhoram ou pioram com o tempo, estou dizendo que existem pessoas que vivem do "Antigamente era" e "Na minha época era". Isso sim é absurdamente irritante! E você acha que só pessoas de sessenta anos é que falam isso? Que nada, convivo com pessoas de 40, 30 anos e até menos, que vivem abrindo o bocão pra proferir essas pérolas senis.

Acho sinceramente que em todos os tempos temos músicas, artistas, situações, roupas, costumes sociais interessantes. Já perceberam que algumas pessoas só escutam músicas de vinte anos atrás? Como se não houvesse mais nenhuma cantora ou cantor que interpretasse uma música que preste! Eu fico realmente irada com isso. E pessoas que ficam vendo filmes velhos, sem dar uma olhadinha no que tá rolando no momento?

Gente! Não sou contra a saudade, não sou contra lembrar das coisas boas, isso é totalmente saudável e gostoso! O que sou contra é ignorar o presente e voltar para o passado! Como vamos viver, adquirir novas experiências, termos novas sensações, se tudo o que importa é o passado?

Definitivamente pra mim o "antigamente" e "na minha época" é o passado e ele me serve pra construir um presente melhor. E a minha época é essa que estou vivendo! Sinto saudades, sim, como todo mundo! É bom relembrar de tempos e pessoas legais, só não é bom vivermos prisioneiros desses períodos legais que passaram!

A velhice do corpo é inevitável. A velhice da alma é uma escolha!

--------------------

As duas artistas da minha vida (parte final) - Sim! Assumo! Gosto de novelas!

Eu conheci Glória Pires na minha adolescência, e está até hoje. Dia desses vi sua interpretação no filme "Primo Basílio" e fiquei encantada.

Sempre amei as vilãs, elas me fascinam demais, talvez porque mexam com um lado meu do qual não tenho nenhum medo. Quando assisti a novela Vale Tudo, fiquei encantada com a frieza da Maria de Fátima, interpretada pela Glória, só dividindo minha atenção com a excelente interpretação de Renata Sorrah, como Heleninha Roitman...

Depois disso fui observando a Glória Pires, nos diversos papéis, uns que tinha tudo pra ser "água com acúcar" e ela deu um toque todo pessoal com seu talento e carisma.

Talvez por não se dedicar ao teatro e ter crescido em frente às câmeras, sabe a medida certa do que funciona e do que não funciona nesse veículo. Ela não exagera em cena, ela sabe exatamente o tom de voz, postura e intensidade que precisa dar a cada personagem... Pra mim ela é perfeita.

De todos os papéis que fez até hoje, existe um que pra mim é o melhor: Raquel de Mulheres de Areia, nessa novela ela conseguiu trabalhar com uma riqueza de detalhes para interpretar as gêmeas Ruth e Raquel e uma se passando pela outra, na verdade eram quatro personagens e todas perfeitamente identificáveis em cena. Pra mim foi o melhor trabalho dela...

Raquel é a vilã que mais me agradou até hoje nas telenovelas, porque ela era cínica, debochada, determinada e corajosa. Ela era uma vilã declarada, não essas que agem pelas costas.

Existem muitas atrizes que admiro demais o trabalho, como Claúdia Abreu, Débora Falabella, Cristiane Torloni e tantas outras, mas Glória Pires, assim como Maria Bethânia, sempre estiveram presentes em minha vida. E vão continuar...

P.S.: Já pedi a Deus e ele concordou, na outra encarnação eu venho com o cabelo da Glória Pires, igualzinho como está na cena abaixo... rs

-@-@-@-

Essa cena é a que mais gosto da Raquel de Mulheres de Areia. Poucos atores e atrizes sabem interpretar um personagem embriagado. Essa cena é ótima!

39 comentários:

  1. Cara Dama, vou te dizer que gosto sim de ouvir Beatles mas sou aberta - até porque, por conta de filhos adolescentes tive que aprender rock metal a Menudos( o filho e a filha). Hoje por conta dos netos, aprendi rapper e sou apaixonada por Harry Potter e pelos Piratas do Caribe, além de outros.
    Não tenho mais o rosto de jovem, não sou jovem, mas sou uma coroa bonita - não porque seja apresentável com moda ou coisas do tipo, mas porque me gosto mais.
    Conheço melhor minhas limitações de gente, e as ilimitações também.
    É de dentro prá fora. Quem viveu 50 anos e se acha ainda com 20, perdeu 30 de vivências não é?

    ResponderExcluir
  2. Oi Dama!
    Bom dia e boa semana!!!
    Começo mais uma vez pelo final com a brilhante e sempre bonita Glorinha Pires. Como eu não sou mais aquele menino e tals, confesso q vejo a Gloria Pires na telinha desde que me conheço por gente hehehe Acredito que o trabalho dela mais forte foi como Maria de Fátima fazendo par com o Ricelli que era o Cesar. Comparável talvez apenas ao trabalho da Claudinha em Celebridade!
    Adoro essa pequena atriz de rosto delicado em traços retos e angulosos!!! Com toda a certeza é uma das melhores atrizes televisivas de todas senão a melhor!!
    Boa lembrança, bom texto tb!!! Sempre né?
    Sobre a velhice de alma, o falta de juventude... enquanto eu lia, ficava pensando numa coisa. Além do cotidiano, eu acredito em algo maior, por trás desse todo que faz com que determinadas pessoas sejam mais ou menos apegadas a um período que lhes parece ou pareceu ou foi bom. Acredito que este apego se deva ao estágio em que o espírito da pessoa esteja. Mas isso é papo pra mta conversa... no caso do post, acho que me enquadro em alguns 'sintomas' de velhice de alma mas não sou um caso crônico pq tenho como lei viver o hoje. Porém é óbvio(ao menos pro meu eu interior) que muitas das coisas vividas foram melhores do que outras atuais. Embora não existam termos de comparação pq aquele LP anterior não tinha a vivência do atual Tb não tinha levado os tombos que já levou e por ai vai.
    Acredito numa coisa: Na evolução. Por mais que se veja por ai q estamos num momento de degradação da sociedade, com valores e valores, educação rasteira, etc e etc... é impossível não notar que o hoje é sempre melhor. Até pq o hoje se não é palpável é onde estamos. O passado só se consegue alcançar inclusive, graças ao nosso hoje que permite lembranças e comparações. E sendo sincero, eu até gostaria de voltar atrás em mtas coisas que fiz. Mas não me arrependo de nada em geral. Voltaria para fazer igual o que não signfica que eu queira minha vida como era, como foi antes. Gosto de lembrar e ponto. Mas viver, viver é o hoje. Gosteeeei do temaaaaaa... VIVA!!!!
    Parabéns Dama... boa segunda-feira pra Vc, tudo de melhor no teu dia e obrigado pela amizade que tem sido um presente bonito demais!
    Beijos, luz e paz pra vc amiga tão maior e tão importante!

    ResponderExcluir
  3. "A velhice de quem não se atualiza, de quem não olha pra frente, de quem não admira o hoje."
    Passagem perfeita...
    Tb acredito q a velhice da alma é uma escolha, pois cabe a cada um decidir o que quer p/ sua vida!
    adorei o post.
    bjão

    ResponderExcluir
  4. concordo totalmente com seu texto sobre ser velho...

    ResponderExcluir
  5. Dama, eu tb queria ter o cabelo da Glória Pires, dessa vez não rolou, mas na próxima encarnação, serems gêmeas, eu e vc com o mesmo cabelo rs.
    Olha alma jovem é o melhor de tudo. Tudo fica bem, vc enxerga as coisas de maneira mais leve e principalmente consegue agir com mais clareza. Viva os jovens de alma!

    ResponderExcluir
  6. Amei esse seu post sobre velhice da alma. O que você disse é a mais pura verdade. Tem jovens de 18 ou menos que isso que pensam com se ainda estivessem vivendo no século passado. Temos que reciclar nossas ideias, recliciar nosso pensamentos, acho qeu esse também é um sinal de velhice da alma.
    Ah, eu adoro os vilões também, amo Nazare, ela é engraçada.

    ResponderExcluir
  7. Dama
    Tb acho chatas essas pessoas muito saudosistas, não tenho paciência. Não é maravilhoso ver uma senhorinha toda moderninha, usando celular? O máximo!
    Até hoje lembro de cenas inteirinhas da Maria de Fátima da Glória. É uma boa atriz, sim.
    Um beijo pra você e boa semana

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo com tudo!

    Acho que passado é importante sim, mas passado é passado, já diz o nome! E não acho que recordar é viver não! Recordar é bom, mas quem vive de recordações se esconde, e perde o presente! (nossa que cara de clichê, né?)

    Eu tb adoooooooooooooooro Glória Pires, desde que me conheço por gente, adorei Mulheres de areia, e eu tb tô na fila do cabelo, kkkkkkk!

    bjossssssssss

    ResponderExcluir
  9. Oi Dama, é sempre bom ler seus textos, mesmo não comentando sempre.

    Acho que ficar velho está na "cabeça" de cada um, nem sempre ser novo significa ter orgasmos para a vida, e nem ser velho significa ser broxa para vida.
    Acho que cada um programa a sua velhice da alma, alguns se escondem no tempo, outros procuram viver.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu sou meio suspeito pra falar, afinal eu cresci em meio às rodas do samba mais tradicional, onde antiguidade é posto. O próprio samba, aliás, tem muito esse estigma, de "coisa de gente velha".

    Mas, se você parar pra ver umas entrevistas de uns caras tipo Nei Lopes, Walter Alfaiate, Arlindo Cruz ou o Zeca Pagodinho, você vai ver que eles são coroas divertidíssimos, com espírito muitíssimo jovem.

    Idade está mais na cabeça, embora se faça sentir um pouquinho no corpo também.

    bj

    PS: Eu devo confessar uma intenção ligeiramente paudurescente em relação à Glória Pires. Acho que eu sou o único homem do Brasil que acha mais bonita a Glória do que a Cléo Pires.

    ResponderExcluir
  11. O problema (ou a solução) é que tudo passa, até uva passa..o negócio é manter a cabeça aberta e bola pra frente!

    Beeeijos,
    Anita.

    ResponderExcluir
  12. Nuossa, meu pai é 100% assim, só assiste aquele canal q passa filme velho, nada é tão bom qto Elis Regina e Pink Floyd e se bobear fala que as TVs monocromáticas de antigamente eram melhores...

    Também acho que muitas coisas antes eram ótimas, assim como outras também o são... enfim, é realmente muito chato isso, as pessoas não conseguem mudar suas referências com o passar dos anos e deixam suas referências no passado, não é atoa que qualquer coisa dos anos 80 faz sucesso hj.... e logo mais vai ser o boom dos anos 90 e assim vai...

    Beijos
    Andreas R.
    Divã Rosa Choque

    ResponderExcluir
  13. Pessoas que vivem no passado e acham que tudo o que o presente tem a oferecer é de 'baixa qualidade' também me irritam profundamente.

    Sabe, gosto de muitas coisas de décadas atrás (principalmente música), mas reconheço que talvez eu fosse muito infeliz se vivesse, por exemplo, na década de 50 (que acho puro charme).
    Se hoje, onde muitas coisas são liberadas e normais, já me sinto a todo momento podada e impedida, imagine então naquela época?

    Gostar do passado é ótimo.
    Inclusive acredito que nos ensina muitas coisas, como dar valor à nossa história. Mas querer que ele volte é o que de fato irrita e, na minha opinião, não faz o menor sentido.
    É pra frente que se anda.

    Beijos, Dama!
    Saudades de vir aqui. ^^

    ResponderExcluir
  14. Ah, eu concordo completamente com vc!!!
    As vezes me irrita muito esse papo de "no meu tempo..."
    E o pior é ver gente da minha idade (20 e poucos...) falando coisas do gênero: "Nossa, no meu tempo a infância era melhor, a gente fazia tal coisa..."

    É complicado... tem gente que não entende que as épocas mudam, a tecnologia evolui, e com ela as pessoas tbm evoluem... nem pior nem melhor... diferente! concordo plenamente com vc!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Ois!


    De vez em quando eu digo isso, como no post em que tô falando dos Trapalhões. Afinal, A Turma do Didi é uma porcaria. Mas entendo o que ocê quis dizer, e concordo. Não dá para viver só do passado. Assim, você passa a reviver uma época e esquece de viver aquela em que você tá inserido.


    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Minha Dama preferida!
    Apesar de gostar de Beatles, carros antigos, caneta tinteiro e outras antiguidades, detesto saudosismos e achar que tudo o que é antigo é melhor.
    O passado é bom para ser lembrado, e servir de experiência para atitudes futuras, mas o presente é Hoje, e esse é que deve ser vivido intensamente.
    Gosto cada vez mais dos seus posts, sabia?
    Um beijãozão!

    ResponderExcluir
  17. Meu filho pergunta às vezes se isso ou aquilo era do meu tempo e eu respondo: meu tempo é agora, eu não morri!!
    É claro que eu curto as coisas do tempo em que eu era mais jovem, mas curto as de acora, o que envelhece mais do que o passar do tempo, é parar no tempo!!

    Dama, mais uma em comum... se eu tivesse o cabelo liso eu seria uma mulher muito mais feliz!! hahahaha!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Olá Daamaa querida!!
    Hoje eu vou deixar apenas um beijo. To cansadinho mas precisava aparecer aqui pra um abraço e um beijo e pra dizer que serei sempre mto grato pela alegria de alma q vc me faz sentir com tua amizade e presença!! Beijocas, luz e paz amiga mais alta!!!^^

    ResponderExcluir
  19. Dama,
    A Glória Pires estava ótima como Ruth e Raquel.
    Realmente o cabelo estava um espetáculo em Mulheres de Areia. Invejei no vídeo.
    Amei também a empregada de Primo Basílio interpretada pela Glória. Fantástica !
    Aliás, ela no cinema e Marília Pera na tv.
    Quanto a " velhice..." aiiiiii..no curso de Comunicação eu tinha uma prof de antropologia que devia ter quase 60 anos. Bemmmmm coroa, mas super antenada. Além de antropóloga, médica. Enfim...nunca me esqueci o que ela disse a respeito do " na nossa época"...no " nosso tempo"...a época é agora, o tempo é aqui. Estamos na terra ? Sinal que ainda temos o que fazer.
    Mesmo pq espírito não envelhece. O que envelhece é a cabeça..
    Que a minha não envelheçaaaaaaaa....
    beijos !

    ResponderExcluir
  20. E quem vive de passado é museu, né? Bola pra frente, gentee!!

    E as vilãs são realmente as melhores. Se eu fosse atriz, só ia querer ser vilã. Deve ser muito satisfatório.

    :D
    adorei o blog! *-*

    ResponderExcluir
  21. outro dia li que pode-se medir a velhice de uma pessoa por sua capacidade de se abrir a novas ideias... inversamente proporcional, obvio!

    beijos :)

    ResponderExcluir
  22. Uahahahahahha... outro dia voltando para casa ouvi a conversa de duas amigas, de meia idade. Os assuntos eram os mais variados possíveis: músicas, filmes, roupas, relacionamentos, filhos, pais. Mas as frases "naminha época, e no meu tempo" eram as mesmas. me lembrei disto agora pq acho que vc está certa. Em tds as "épocas e tempos" existem coisas e boas e ruins. E isto nos deixa saudades. Mas o que não podemos fazer e deixar de viver, de ver o que existe na nossa frente, de inventar, de tentar, de inovar. Gosto de muita coisa "do passado" e vou levar isto comigo, mas gosto da época em que vivo, e muito. Afinal, é a minha chance de deixar minha marquinha, né? rsrsrs...

    ResponderExcluir
  23. Concordo com tuas observações e não temos como fugir da experiência que adquirimos, mas ficar jogando a culpa ou a glória nesta ou naquela época é ridículo.
    Nas minhas observações, do cotidiano e dos homens, observo muitos jovens já velhos de pensamentos e de ações, mas isto um dia eles descobrirão e verão o tempo que perderam.

    ResponderExcluir
  24. Oii Dama!
    Não exatamente no mesmo sentido do post mas hj em especial me sinto com duzentos anos. A cabeça quer mas não funciona ehhehe é um dia daqueles que a gente não se reconhece. Mas acho que amanhã muda, melhora.... o q me faz pensar novamente que por pouco não me encaixo no post, pq sempre q eu fico assim tenho uma tendência a pensar em dias melhores que já foram, já aconteceram... porém, na hora me vem a necessidade de pensar nos próximos dias bons ehehhe Nadaaaa de remoer, nada de perder tempo com pensamentos-âncora!
    Amiga... por mais q eu esteja sempre por perto, e mais ainda estes dias, hj me sinto longe... mas saiba que não to viu?? Te quero bem demais e admiro mto! Gostooooo de vc amiga alta!!! Beijo com carinho!!!

    ResponderExcluir
  25. Eu sou velha em um lado estranho. Apenas gosto de resmungar e colocar a cadeira na porta de casa. :D

    ResponderExcluir
  26. Concordo contigo quanto a velhice da alma e frases senis... eu acho tudo muito mais interessante hoje do que antes... inclusive eu hahahahaha
    Bjo minha muito querida!

    ResponderExcluir
  27. =) Dama querida, como Vc está minha amiga??
    Eu to passando para te deixar um beijo e desejar tudo de melhor pros teus dias e caminhada!!!
    E sempre, sempre pra ler e reler os posts q são preciosos amiga!!!
    Beijo e que Deus te proteja minha amável e importante Dama!!!!

    ResponderExcluir
  28. Isso é só nostalgia...e a dificuldade de lidar com esse sentimento.

    Beijos pra vc.

    ResponderExcluir
  29. As pessoas sentem saudade de si próprias, representada pela metáfora "meu tempo", o tempo em que os sonhos brotavam pelos poros.
    Ouvir funk, sambanejo, pagode, sorriso maroto, exalta samba, o sertanejo universitário com aquela dupla vestida de jovens executivos...meu ouvido não é penico, por favor.
    Prefiro música eterna de todos os tempos para não ficar velho, a atual ouço de bengala e as mãos na altura dos rins e tossindo cof, cof, cof faz mal pra saúde ( minha)
    beijo

    ResponderExcluir
  30. Olá querida Dama...
    Concordo com você...o bom é que você aborda com sua opinião radicalizando mas não radicalizando. Você deixa claro seu ponto de vista mas não generaliza, sabendo que tem tantos pontos de vista. Eu penso exatamente o que você escreveu.
    E quando a seu comentário no outro post...é! Acho que somos seres muito pensantes, o que é bom e ruim ao mesmo tempo, eu sempre digo que pensar demais faz mal...ahahhahha. Mas por outro lado mostra que somos inteligentes e temos a capacidade observadora ampla o que nos traz um conhecimento maior.
    Gente velha de espírito? São pessoa amargas, que não atraem nada de bom para si e ainda infernizam os outros, acho que eu serei uma eterna criança, brincalhão e sonhador!

    Tb adoro a Glória Pires, pena que não posso olhar o vídeo pq aqui não tem som...aff. Mas eu tb adoro ela...tu já percebeu que os filhos dos atores e atrizes são sempre muito 'sem sal'. A da Glória até que não é tanto, mas olha a da Regina Duarte e o do Tarcísio Meira que 'éca' rsrs. Eu não gosto muito de novelas atualmente, e essa que está passando não está me atraindo. A anterior eu até meio que acompanhei, mas atualemente prefiro fazer outras coisas em vez de olhar TV. Eu tb adoro a Cláudia Abreu...adorava desde cedo, daí ela deu uma sumida e depois voltou...lembra da cachorra 'Laura', que vilã!!!

    Bjoks...

    ResponderExcluir
  31. PERFEITO! Dificuldade de lidar com avelhice nada mais é que não aceitação de si mesmo. Felizes somos nós que vivemos a cada dia, porque o tempo é HOJE! Beijos mil!

    ResponderExcluir
  32. Hj nem ia aparecer por aqui, mas não resisto!
    Espero q Vc esteja bem.... e sempree, sempre, sempre feliz!
    Beijo!! =)

    ResponderExcluir
  33. ºº
    É phoda, né?

    Ótimo findi


    0000000__________000______000000
    00000000_________000_____000__000
    000___00_________000____000____000
    000___00_________000____000____000
    0000000__________000____000____000
    0000000____000___000____000____000
    000___00___000___000____000____000
    000___00___000___000____000____000
    00000000____0000000______000__000___000___000___000
    0000000______00000________000000____000___000___000

    ResponderExcluir
  34. Concordo com você. Sabe que hoje, no almoço do dia dos pais, meu sogro estava maldizendo o funk. Não pude evitar o comentário (apesar de não ouvir funk frequentemente): "Engraçado, o rock que vc tanto gosta, tal qual o funk, era abominado pela geração de seus pais. E os argumentos deles eram os mesmos que os seus. A mesma intolerância deles é a sua agora."

    É a vida

    beijo rouge
    Dani

    ResponderExcluir
  35. Dizer que você A-RRA-SOU é pouco! Quantos velhos não conhecemos por aí, perdidos com seus 20 e poucos anos??? Obrigada por você estar em minha vida com seus textos... Beijo grande, semana iluminada!

    ResponderExcluir
  36. O melhor tempo é o hoje, é o que vivo.

    ResponderExcluir
  37. Acredito ser o tempo ilusão e que a realidade está é no presente e fim.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  38. Essa coisas de "na minha época não era assim" é um saco mesmo!!

    Quem faz muito isso são os pais... minha mãe faz muito isso!

    As pessoas precisam entender que as coisas mudam!!

    Aquele post meu teve um certo "erro"... falei coisas mas era pra estar entre aspas a palavra coisas. Corrigi agora...

    Tava me referindo às pessoas que passam pela sua vida... e que os outros insistem em achar que elas ainda são o presente.

    Tipo... tem uma frase que acho totalmente irritante: "Fulano vai estar lá".

    Dá ódio mortal! Mais ainda, pq vc não pode nem mandar se fuder. se fizer... acabou-se! rsr

    Bjos!

    ResponderExcluir
  39. eu AMO a Glória Pires. Amo mesmo, de paixão.

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html