quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sobre chorar...

Quando eu era adolescente e até uns vinte anos, chorava muito pouco. Me parecia que chorar era um sinal de fraqueza diante da vida e como minha adolescência foi um período bem difícil, nada cheio de amores, nada cheio de amizades. Tinha muita solidão e problemas familiares. Por ter sido um período de muito estresse, achava que tinha que compensar isso com uma couraça de "não estou amolecendo".

Depois dos vinte anos, minha vida deu uma guinada pra fora. Eu passei a viver intensamente tudo, me droguei, me embebedei, fui promíscua. E desse turbilhão de emoções desencontroladas o choro começou a vir de forma mais fácil...

Teve uma época de depressão forte em que chorava até com comercial de margarina. Chorava no banheiro do trabalho, na mesa de trabalho, quando voltava pra casa, na rua. Nos finais de semana, sentava numa cadeira de balanço, que me acompanha até hoje, e ali ficava prostrada, chorando e vegetando em frente a TV. Ainda bem que não foi um período tão longo que pudesse ter atrapalhado minha vida.

Mas com a depressão eu aprendi a chorar. Hoje eu me permito levantar da cama, triste, olhar o sol entrando pela janela e chorar por causa de nada. Choro quando escuto música. Choro por algo alegre, algo triste. Choro de saudades e da falta dela também. Choro pelos amores que tive e os que não tive também.

Acho sinceramente que os homens carregam um peso enooooorme por não terem seu choro permitido socialmente. Homens só choram entre quatro paredes, ou quando o desespero já chegou ao ponto de loucura. Mulheres são privilegiadas, por poderem chorar em qualquer lugar e ainda receberem o carinho das pessoas. Tantas vezes chorei em ônibus ou mesmo no meio da rua e as pessoas me perguntavam se tudo estava bem. Se eu fosse homem seria do mesmo jeito? Talvez sim, talvez não...

Olhando aqui a minha cadeira de balanço onde aprendi a chorar, dou graças aos céus por essa dádiva que é o choro. Depois dele seu corpo relaxa, os problemas parecem menos cruéis, as tristeza parecem doer menos. E quando o choro é de alegria, parece que tudo fica completo, chegamos a um estado puro de êxtase...

E você? Tem chorado o suficiente?

P.S.: Beijocas públicas pra ti, Fofinho!

55 comentários:

  1. parece que estou lendo uma página de um diario escrito por mim mesmo
    cade detalhe senti ,cada odor senti so que na pratica é um pouco mais dificil doque num folhetim
    só quem viveu e sobreviveu pode contar ,mas afinal"é verão bom sinal"

    ResponderExcluir
  2. É Dama, no fundo no fundo não passamos de uma criança matuta com medo de tudo...

    Postei algo parecido no meu blog, vai lá depois!

    Bjus!

    ResponderExcluir
  3. Eu choro por dentro Dama. Raramente me escorrem lagrima a face. Não por preconceito, mas por ter passado tanta coisa na vida, que algumas que me acontecem são fichinha... Entende?

    ResponderExcluir
  4. Chora, sim, segurar é pior. Fico com um nó na garganta... chorar lava a alma.

    Mas eu choro calada, no quarto escuro, de noite. Eu tb bancava a durona, mas depois de frustrações amorosas aprendi que chorar faz bem.

    Só acho que o ex não merecia as lágrimas que derramei. Por certas coisas e pessoas não choro mais!!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Sim.... sempre fui chorona...

    tive meus dias de couraça, mas eu choro fácil....

    bjss

    ResponderExcluir
  6. É nessas horas que penso o quanto é bom ser mulher. Chorar é como desabafar, tem vezes que é preciso colocar isso para fora, não dá para ficar guardando, escondendo isso só para nós.
    Acho que quando me sinto angustiada, parece que está dando tudo errado na vida, e então eu choro, choro e de repente passa. O choro muitas vezes acalma.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu choro mais por bobagens (um filme, uma cena romântica, uma música, pelo palmeiras ganhando nos penaltis heroicamente, minha avó me abraçando, etc etc etc) do que por motivos de tristeza ou raiva.

    Concordo que os homens sofrem um pouco com essa lenda de que "não choram"... mas tb existem pessoas (eu me incluo) que simplesmente não choram pelos mesmos motivos.

    Dor, por exemplo... eu prefiro gritar, morder os lábios, solta um PALAVRÃO... alivia mais que o choro.

    Já na emoção, na alegria incontida... não tem jeito... a lágrima cai sem ligar muito p minha opinião.

    Acho que é isso.

    Antônio

    P.S.: Beijocas de volta minha chorona!!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu sou uma chorona assumida. Choro por triste, choro por angustia, choro de alegria, choro de pirraça...e concordo com você, depois do choro, sou imersa numa paz, numa tranquilidade...o verdadeira sentimento de "colocar tudo pra fora" e logo depois durmo...E quando acordo, pronto passou.
    Eu gosto muito.
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  9. Belo blog!

    voltarei mais vezes!

    bjs meus

    ResponderExcluir
  10. O choro deveria ser permitido também aos homens...por saudades, por amores impossíveis, ou até por raiva.
    Teve uma época, em que quando assistia um filme triste, me beliscava, mordia o lábio, pensava em desgraças, só para que ninguém me visse chorando.
    Hoje, se for preciso, abro o berro!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  11. Casualmente chorei hoje publicamente...claro que ninguém me perguntou se tudo estava bem, talvez por preconceito, como você disse, ou porque queriam me deixar em paz, para pelo menos chorar a vontade. Chorei no trem...encostado na parede, de pé...ao som de Pitty, com "Na sua estante", cada frase fazendo um sentido, me levando a chorar mais, acho que no fim meus olhos apenas encheram de água e escorregam umas duas lágrimas públicas, mas me permiti a isso, que se danem os outros. Mas na próxima música, que era rápida ("ódio" da banda Luxúria), eu já estava alegre de novo!
    Sou difícil para rir e para chorar de verdade, tenho que estar com intensos sentimentos para fazê-los...
    Mas você tem razão, após chorar nos sentimos melhor, mais leves, devíamos dar escape às nossas emoções fortes mais vezes, quando tivéssemos vontade. Foi o que fiz hoje!
    Bjoks!

    ResponderExcluir
  12. Tento chorar mas anda muito dificil, beijos !

    ResponderExcluir
  13. Texto muiito legal.. tipo eu nao choro, chorar pra mim é coisa rara, nao porque eu tento segurar nem nada, é só porque quase nada me comove !
    adoorei o blog..passa lá no meu

    Beiijos ;*

    ResponderExcluir
  14. Choro muuuuuito..Demais mesmo!

    Minha mãe costuma dizer que sou dramática, mas não me considero, acho que estou muito mais para um ser exageradamente sensível.

    Também , assim como você, tive uma adolescência (e até uma infância) nada fácil, aos meus moldes (e olhe que meus parâmetros são mega-tolerantes!)Chorava bastante até, mas não como hoje. Hoje choro por nada e por tudo!

    No meu episódio de depressão chorei DEMAIS; mas o mundo se tornou tão triste, tão cinza, que comecei a perder até a vontade de chorar. Bem, melhorei...Mas uma coisa não melhora nunca: continuo chorando horrores!

    Eu sou assim. Fazer o que?

    ResponderExcluir
  15. Eu choro bastante, mas nunca em público. Rsrs
    Me sinto uma idiota... Sei lá porque...
    Acho que tem a ver com o pensamento de fraqueza e tal.

    Mas chorar faz muito bem.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Pelo pequeno trecho de sua biografia, dama cinzenta, seu chorar surgiu naturalmente, em reação aos acontecimentos.
    Lembro do primeiro choro, do segundo, do medo e da solidão.
    Agora, depois de tantos, nem lembro mais.
    Sim, sou um palhaço chorão.
    Bjooooooooooo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Dama,
    o choro lava a alma !
    Confesso que não sou boa no " choro".
    Geralmente meu choro vem mais facilmente na TPM. Movida a hormônio.
    Ai !

    ResponderExcluir
  18. Já chorei mais.
    Hoje só em grandes ocasiões...

    ResponderExcluir
  19. A TPM me liberta!
    Choro por tudo, fico muito sensível. Mas fora isso, eu simplesmente não consigo chorar. Parece que acumula tudo para "aqueles dias"... rsrs
    =)

    ResponderExcluir
  20. Gosto de chorar, parece que turo metade do peso de cima de mim. Me sinto muito melhor quando choro.
    Eu não tenho medo de tirar.
    Espero que já tenha superado seus problemas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Não sei pq mas reparei q ando chorandoo cada vez menos... Tb, o tanto q chorei há alguns anos, qdo meu choro realmente tinha um motivo específico... Mas ainda me reservo o dto de me debulhar em lágrimas tb!;)
    Bjus e bom fds!

    ResponderExcluir
  22. Dama querida, teu post te humaniza que perto dele qualquer um vira gente.
    Já chorei mais do que o suficiente com a perda esse ano de minha mãe, ninguém mais do que ela poderia provocar essa dor tão dilacerante.
    Agora ingressei na estação da seca, e pretendo virar pedra.
    Beijocas públicas pra ti, fofinha !

    ResponderExcluir
  23. Tenho essa impressão, que o choro, a tristeza são socialmente reprováveis.
    Não se pode ficar triste, não se pode deixar abater porque sempre virá alguém te cobrar uma postura otimista, um sorriso. Pode ser boa vontade, mas admitamos que ver alguém chorando não é algo confortável.
    Precisamos cair, nos permitir estar tristes para só depois nos recobrarmos...tudo ao seu tempo

    ResponderExcluir
  24. Já chorei quietinha no ônibus de viagem, no banheiro do escritório, na rua andando rapidamente. Em casa, nem preciso dizer. Chorar faz bem. Mas que isso, entendo como um ato de rebeldia. Quem chora é porque não aceita, quer outra coisa, se revolta.
    Um beijo e bom finde

    ResponderExcluir
  25. Não chorar nunca é tão danoso e tão indicativo de problema quanto chorar demais.

    Não tem coisa mais cruel do que o papo de que homem não chora. O homem, muitas vezes, é a primeira vítima do machismo.

    Eu sempre tento botar pra fora o que me angustia embora nem sempre seja chorando. às vezes é com meia dúzia de palavrões, mas o importante é não ficar remoendo nada.

    bjs

    ResponderExcluir
  26. Eu sou difícil pra chorar. Sempre tive esse pensamentos de ser forte e não sou chorar. Ele já está incorporado em mim e não consigo chorar com facilidade. Pra você ver, só chorei realmente vendo filme até hoje 1 única vez; fiquei uns 15 minutos direto chorando. Fiquei espantada comigo mesma! Caiu uma lágrima em outros 2 ou 3 filmes, mas não considero tanto. Chorar mesmo, só em 1.

    Se tem uma coisa que eu odeio é chorar em público. Todos ficam olhando pra sua cara chorosa como se você fosse um alien ou, pior, com pena de você. Alguns ainda passam e perguntam o que aconteceu e você não quer ou não pode contar. Um porre!

    Outro motivo pelo qual eu não gosto de chorar é que meu nariz entope e fica entupido até eu dormir. E ainda fico com os olhos ardendo. Acho que eu só choro em momentos de sensibilidade ou de desespero total.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Chorar?? isso é comigo mesmo,sou muito intensa em tudo o que eu sinto, no que faço... não consigo guardar emoções, talvez isso seja até um problema... mas tem coisa que eu não consigo falar, e fica aquele peso, que só sai depois que eu choro, fraqueza, pode até ser... mas é meu jeito de ser, e me sinto bem assim...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Dama,comigo foi exatamente cm com vc:Nap chorava nem a pau antes,pq achava que era sinal de fraqueza.Depois passei por um período bem depressivo,onde chorava o tempo todo.Agora eu choro sempre que quero,onde quero e realmente,isso é um grande alívio!

    ResponderExcluir
  29. As lágrimas tem mesmo esse poder curativo; tanto que, há um grande mal estar em estar terrivelmente triste, e não ser capaz de derramar uma lágrima... Isso é normal?

    Abs!

    PS: Obrigado pelo comentário no blog...

    ResponderExcluir
  30. Eu choro MESMO!
    Até com comercial de margarina, assistindo Greys Anatomy ou ao episódio final da novela das oito, rs

    ResponderExcluir
  31. Acho chorar um ato lindo, que demonstra mais do que a gente pode imaginar. A gente nao precisa dizer nada... basta chorar. Confesso que tenho essa impressao errada de que o choro simboliza tristeza, por isso nao gosto muito quando vem as lagrimas. Mas sinto um alivio imenso depois que foram embora...

    ResponderExcluir
  32. Chorei de emoção (recebi um livro maravilhoso).

    Na fase que você disse que não chorava, eu choro (até porque eu tenho 20 anos).

    Chorar é bom, limpa os olhos e a alma.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  33. Eu acho que choro até demais...

    Muitas vezes choro que nem sei o motivo, simplesmente sinto um vazio e ele vem... depois me sinto melhor!

    É complicado mesmo. Não sei lidar. Choro até levando bronca de chefe... e não é por ser mimada nem nada disso. É pq eu não sei controlar minhas emoções e entro de cabeça em tudo o que faço. Aí, para os olhos alheios, o que parece ser uma besteira, para quem esta vivendo não é!!

    ResponderExcluir
  34. Nunca tem un chorado suficiente.
    Há mares que nunca se encherán.
    Un saúdo desde a Galiza, na Espanha.
    Voltarei por este blog.

    ResponderExcluir
  35. eu? igual a um BB.. teve tempos em que eu engolia cada lagrima, achava que chorar era coisa de fraco mas hj é o meu melhor remédio.

    beijos, amei o post e desejo tudo de bom p vc.

    ResponderExcluir
  36. Não! Eu não tenho chorado o suficiente, e eu gostaria....Gostaria de ter um coração mais "manteiga derretida".

    ResponderExcluir
  37. Nossa,

    Sempre chorei, mas nunca nada espetaculoso. O que coincide é que com a idade as emoções passaram a ser mais intensas. Para o bem e para o mal. Ou seja, choro mesmo. Se eu ficar olhando muito para o malabarismo dos limões que os meninos fazem nos sinais de trânsito o choro é certo.

    ResponderExcluir
  38. Menos do que eu deveria... Mas concordo contigo, o choro lava a alma!! :)) Beijos

    ResponderExcluir
  39. Não tenho o menor escrúpulo quanto ao choro e nem me sinto menos homem por isso. Se hoje choro menos, suponho que seja por já não me permitir tanto às tantas dores que sinto e trago comigo.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  40. Ahhh vez ou outra. Tento me abster disso pq as vezes sinto que se começar a chorar, não pararei nunca.

    ResponderExcluir
  41. Vixiiiiiiiiiii!

    Eu choro tanto que às vezes me pergunto:

    - Será que a minha menina dos olhas sofre de Incontinência urinária?

    Bjos

    * (respondendo ao comentário: A Sra Felicidade, às vezes perto, às vezes dentro, outras vezes... bem longe da gente)

    ResponderExcluir
  42. Voltei, voltei...
    Perdoa eu tá! Mas não podeira deixar passar meu momento "musiquinha brega" (sabe que eu e Jade adoramos, né!)
    Essa combina aqui perfeitamente.
    Bjos

    (Choro - Fábio Jr)

    "Tem uma hora que bate
    Uma tristeza tão grande
    Que eu não sei o que fazer
    E nem pra onde ir
    É tanta coisa
    Que eu queria dizer
    Mas não tem ninguém pra ouvir
    Então choro sem ninguém ver
    Eu choro
    Faço o possível pra segurar a cabeça
    Mas a emoção não quer
    Que eu me desfaça
    Ou então que eu esqueça
    Do amor daquela mulher
    E eu choro
    Sem ela saber
    Eu choro

    Choro por tudo
    Que a gente não teve
    Por tudo que a gente não realizou
    Choro porque eu sei que ainda te amo
    E você me amou e ama
    Choro por tudo
    Se assim for preciso
    Choro porque eu sei que ainda te quero
    Choro por tudo
    E por tudo lhe digo

    Te espero, te quero
    Te espero, te quero
    Te amo"

    ResponderExcluir
  43. Tenho chorado sim.
    Choro por mim, pelos filhos, pelos filhos dos filhos, choro pelos amigos, pelos inimigos se os tenho não sei, choro porque não caminho, ou porque caminho.
    Na maior tragédia da minha vida, no momento mais implacável, fui proibida de chorar. Dou-me ao direito.
    E também, um amigo oriental me disse que as lágrimas purificam.
    Lavam.
    Deve ser...né?

    ResponderExcluir
  44. Choro e choro mesmo!!


    Não sei viver sem me emocionar ou me envolver, e isso faz com que eu tanto sorria bastante, quanto chore muito!
    Nestes últimos dias, andei estranho.. distante, doente da alma talvez... e não sorrí, fechei a cara e parecia mais um pedaço de papel amassado no meio da cesta de lixo.
    Não ria. Tb não chorava.

    Vazio. Oco. Perdido.
    Hj to melhor, ontem me emocionei e chorei. E sorrir será questão de tempo, creio eu!

    Saudade de vc, mas ando ausente demais, e com isso... além de não visitar mta gente nos blogs, vou ficando ao abandono, relento virtual lá no Lush... coisas da vida em bytes!
    Te adoro, te admiro e quero bem sempre minha querida amiga!^^

    ResponderExcluir
  45. é muito bom voltar ao teu blog. Gosto daqui. Otimo texto.
    Maurizio

    ResponderExcluir
  46. Me permito chorar...
    Só se for muito até soluçar!hauhauaa


    Entendo você!

    ResponderExcluir
  47. Menina que blog lindo. Me vi em vários posts, mas esse é a minha cara. Eu não tenho vergonha de chorar, mas hj choro de uma maneira mais chique, menos banalizada e sei que meu choro sempre é verdadeiro e o sentimento que brota com ele, seja qual for tb é verdadeiro.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  48. we are the same, de verdade!!!
    dama, ultimamente ndo chorando que nem uma retardada, quando é TPM entõ, nem se fla...

    e acho que os homens andam mais chorões, sim... pelo menos os que eu tenho por perto!

    beijocas.

    ResponderExcluir
  49. Não, acho que eu estou na minha fase de "não estou amolecendo".

    o negócio é que esses dias, alguns problemas estouraram, e eu não aguentei, chorei no onibus, durante uma hora, e ninguem me perguntou se estava tudo bem (olha, eu nem queria, odeio chorar em público, muitos amigos meus nunca me viram chorar) então acho que não é questão de ser homem ou não.

    enfim, sei lá, mesmo assim, é dificil pra mim, chorar.

    ResponderExcluir
  50. É comprovado que chorar faz bem a saúde tanto quanto o riso. E admiro quem consegue fazer isso sem a mínima preocupação.
    Eu tb aprendi a ser dura. Tb aprendi a não chorar. Talvez, por não externar meus problemas, tive sérios problemas de saúde desde cedo.

    ResponderExcluir
  51. Chorado, propriamente dito não, mas tenho chegado a este encantador estado de extase a que você se refere através do evercício continuado de outras funções biológicas, muito satisfatórias e prazeirosas.

    Mas não tenho nada contra aqueles que gostam de chorar(rsrs)

    Um abração e continuo seu seguidor!!!

    ResponderExcluir
  52. Estou sentada a frente do computador, são 03:26 da manhã...
    Estou passando por um momento muito difícil e gostaria de poder compartilhar essa minha dor...
    Tenho chorado desde sempre pois sofro muito, o amor só me dá espeinhos e eu sempre os procuro...sou casada...uma longa história...mais está próximo o fim...eu sei. Rezem por mim!

    ResponderExcluir
  53. tenho 16 anos e desde que me entendo por gente fui chorona. chorava praticamente todos os dias. Mas vão fazer duas semanas que varias coisas acontecem e não escorre nenhuma lagrima. será que fiquei forte? tomara..

    ResponderExcluir
  54. Que postagem lúcida! Bom... este é o seu normal. Estou chovendo no molhado.
    O que estou tentando dizer é que a vida às vezes nos impede de sermos o que somos: apenas humanos. Poder chorar, poder ser frágil, poder errar, poder acordar com o pé esquerdo... sei lá, parece que tudo isso é proibido, neste mundo de máscaras sem graça, em que temos a obrigação de ser robôs, ou algo assim.
    É uma hipocrisia tão grande ter que representar em todos os instanes, como se vivêssemos sobre um palco, e como se o restante das pessoas fossem a nossa platéia. Afff!
    Estou com você e não abro!
    Pelo direito de sermos simplesmente nós mesmos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivemos num culto à felicidade constante. Difícil isso...

      Beijocas

      Excluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html