sexta-feira, 24 de abril de 2009

Por que mulher não pode sair sozinha?

Sempre fiquei intrigada com essa coisa de mulher não poder sentar num bar, ir numa festa, numa boate, sozinha!! Por que nós mulheres conquistamos a nossa independência financeira, temos nossos trabalhos, nos sustentamos, muitas mulheres chegam a sustentar maridos indolentes e filhos preguiçosos, invertendo totalmente o papel que era dado somente ao homem num passado recente e meeeeesmo assim, sinto que a grande maioria fica absolutamente desconfortável em sentar num bar sozinha???

Claro que se toquei nesse assunto é porque quero falar de mim... ehehe! Coisa que nunca tive pudores na minha vida foi em sair sozinha. Dia desses tava comentando com um colega de trabalho, que sentei num bar de um ambiente movimentado daqui onde moro e ele ficou me olhando com "cara de paraíso". Então, aproveitei e perguntei o que achava de uma mulher que senta num bar sozinha. Rapidamente respondeu que acharia que ela estaria "caçando homem". Ora! Se tivesse acompanhada de uma amiga seria lésbica??? Ou quem sabe as duas estivessem caçando alguém, homem ou mulher? Quem sabe as duas ou a mulher sozinha quisesse só sentar beber alguma coisa e ver o agito da noite? São tantas as possibilidades, mas a sociedade machista coloca logo uma placa pendurada no pescoço da mulher sozinha "Aqui tem uma puta disponível pra ser comida pelo primeiro que aparecer". Fala sério, gente! Eu não consigo seguir esses padrões pré-estabelecidos sem questionar.

Dia desses eu tava em casa, sábado e resolvi dar uma volta no tal lugar movimentado aqui perto cheio de barzinhos... Ora, tenho meu dinheiro, não estou fugida da polícia, posso sentar num barzinho. Primeiro sentei num mais chiquezinho, que tinha música ao vivo. Putz, o cara cantava tão mal que eu não conseguia entender que música tava tocando! Paguei meus dois chopes e fui para o bar ao lado. Assim que sentei, um cara me encarou, distante da minha mesa. Pedi um chope e o cara não parava de olhar e levantar o copo. Eu ignorei... Depois de um tempo de muitos acenos o sujeito resolveu levantar para ir ao banheiro. Caracaaaaa ele era obeso mórbido, de rosto era até bonitinho, mas ele rolava dentro do bar... Não dava gente! Masssssss para salvar minha noite, sentou um gatinho fofinho de 27 anos. Esse eu mesma arrastei pra minha mesa com um leve convite. E beijava bem o danado!

Acabamos a noite fazendo coisas muito boas! Afinal de conta ele sabia todas as senhas, pagou a conta do bar, beijava bem e era bonito! Com licença, mas homem que paga tem ponto a mais... eheheh. O contrário ando meio cansadinha! Agora se fosse pra namorar, se eu me apaixonasse por ele, coisa que ando achando muuuuuito improvável na minha vida; podemos até negociar... ehehe

Gente! Por acaso voltei acompanhada, mas várias vezes saí bebi e voltei sozinha, só pelo prazer de sair, é isso que acho importante frisar!

Mulherada! Se libere! Não espere a amiga pra sair. Saia você sozinha e faça a sua noite! A não ser que queira ficar vendo Caminho das Índias no sábado... eheheh

52 comentários:

  1. apoiada!!!
    concordo plenamente.
    mas tem um ponto importante: o perigo.
    literalmente falando... violência e tal... uma mulher sozinha teoricamente é um alvo mais atraente. Pelo menos é o que dizem. E eu sindo assim.
    Certos lugares como cinema, por exemplo.
    Ou chegar e sair de carro de noite em algum lugar... estacionamento e talz.
    Claro que isso acaba às vezes servindo para mascarar o preconceito, mas...
    massa o blog
    bjos
    p.s.: amei o texto inicial da janela do post!

    ResponderExcluir
  2. E o machismo ainda impera... puta que pariu! Homem é um bicho muito burro... depois reclama que mulher se amarra pra dar.

    ResponderExcluir
  3. bem para bar eu nunca fui só...mais dar uma volta na praia e até pro cinema fui sozinha....o cinema foi bem tosco...mais me diverti só.Acho isso uma besteira de que mulher ou até mesmo homem não pode sair só....é até legal vc fazer programas que geralmente se faz acompanhado só.vc vê a situação com outra perspectiva

    ResponderExcluir
  4. Eu queria ter essa coragem, hoje, sexta de noite, e ninguém pra sair comigo, coisa chata. Mas o machismo e fogo mesmo, não precisava ser assim né? Homens querem e falam tanto em mulher de atitude e quando encontram uma se assustam e começam a xingar pra se mostrar superior... Tô cansada dessa vida... heheheh
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu tenho o costume de fazer isso as vezes eu saiu sozinhaa... fico sozinha no lugar durante um pouco mais de uma hora mais sempre recebo uma ligação de alguem perguntando 'onde vc tah?' e acaba que sempre baixa uma compania tanto masculina qto feminina para estar cmg! Mais sempre que to sozinha, em um cinema, em um bar, ou em um restaurante recebe esse tipo de olhar de desaprovação.. mais nem ligo haha ! Beijos

    ResponderExcluir
  6. aplausos....rsrs pra esta Dama....srs
    andei escrevendo sobre isso num texto lá no blog...chamado seja o suficiente.....
    olhe eu odeio ter que sair dependo dos outros... sou meio auto suficiente..mais infelismente sofro com isso ..pq as vezes temos a necessidade de sair com alguém..so pra distrair..
    Sempre saio só...na maioria das vezes.. pq andei deletando algumas amizades... da minha vida acho muito bom quando as coisas acontecem acompnhadas com uma amiga..mais tem algumas amigas que tem uma zicaaaaa....srs nas coisas da gente que e melhor aderir nossos namoricos so mesmo..srrsrs
    xeroo sempre marcante dama..!

    ResponderExcluir
  7. Não tenho dificuldade em sair sozinha, não. Se eu gostasse de barzinho, até iria, mas não gosto muito, não (nem acompanhada). Cinema, no entanto, vou sempre só. Adoro! Penso que cabe a nós, mulheres, mudar esse conceito. Já mudamos tantos, não? Temos que fazer o que gostamos e aprender a gostar de nossa companhia. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Talvez você não esteja indo aos lugares certos. Vá a um boteco mais simples (não os que eu frequento, são muito sórdidos). Ou a um samba. Esse é o tipo de lugar em que o pessoal sabe avaliar melhor a situação. A galera desses lugares sabe de longe se a mulher só veio pra tomar uma e esfriar a cabeça ou se tá na pista.

    bjs e é bom tê-la de volta.

    ResponderExcluir
  9. É, amiga...
    acho que a mulher ainda tem muita estrada pra conquistar.
    E os homens ainda engatinham na fina arte da "isorrelação".
    Só não dá pra esquecer que isso é a ponta de um iceberg patriarcal que foi construído durante milênios.
    Seria muita inocência pressupor que esse arquétipo vá para o ralo de uma hora para outra.
    As conquistas das mulheres ainda requerem muito exercício.
    E nós apoiamos integralmente.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Mas se as mulheres começarem a pegar o hábito de sairem sozinhas,...com quem elas vão ao banheiro? Já que sabemos que mulher nunca vai sozinha no banheiro?
    Eu adoro ir ao cinema sozinho,... assim não tenho que ficar explicando o filme pra ninguem!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Aqui em casa painho tem os amigos deles, às vezes eles batem aqui na porta e eles saem juntos.
    Mainha não tem amigos, nunca sai de casa, e quando sai com as irmãs meu pai faz cara feia.
    Painho sai direto para resolver as coisas na rua, fica para um conversa e se demora mais que o necessário para voltar para casa. Mainha nunca fez isso e se fizer vai ser uma briga daquelas.
    Tipo, ele sujeitou ela a isso tudo, e ela se deixou sujeitar.

    E aqueles vídeos do post anterior... nossa!
    Olha, eu vivo falando que não gostaria mais de continuar vivendo se perdesse um dedo, imagine ter apenas o tronco e a cabeça, nossa! Aquele cara é uma lição de vida. Me emocionei de verdade.

    ResponderExcluir
  12. (Ah não, pior que ficar vendo Caminho das Índias é Zorra total. Deus me livre!)

    Eu acho legal sair sozinha. Mas nunca fiz isso não. Acho meio entediante ficar sentada sem conversar com ninguém.
    E é mesmo o que você disse: parece que tem mesmo uma placa pendurada no nosso pescoço e os caras mais non-sense do universo vem se achando, pensando que queremos, no mínimo, dar.
    Aff.
    Mundinho machista do cacete, né?
    Eu faço coisas mais light sozinha, tipo ir ao cinema, ao shopping, essas coisas. Balada sozinha eu nunca fui. Mas acho muito legal você ter coragem pra isso.
    Bejos!

    ResponderExcluir
  13. Faz muito bem moça!! Eu também sou desse time, principalmente porque na atual conjuntura, também só deixo chegar perto se for bonitinho, gentil e cavalheiro. O único homem para quem tô pagando atualmente é meu filho!!
    E 27 aninhos, é tudo de bom né?? hehehehe!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Ai Dama, que delícia que você voltou!!!!
    Andava lendo o mentes discrepantes...
    Mas que bela surpresa entrar aqui e ver posts novos.
    E vc voltou com um astral muito bom, deu pra perceber nesse texto.

    Então, eu, com esse meu ar de boa moça, já saí sozinha muuuuuuitas vezes. Talvez porque eu morava numa cidade onde todo mundo me conhecia, e então bastava entrar num bar ou qualquer balada que alguém acenava e me chamava pra roda.
    Mas agora que sou caloura numa cidade muito maior, isso foi necessidade. Ou eu saía sozinha ou eu precisava esperar meu namorido ter tempo e disposição, e, coitado, nem sempre conseguia.
    Foi um grande passo pra minha adaptação aqui.
    E se alguém me rotulou ou não, eu não to nem aí!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  15. Não vejo problemas em ser mulher e sair sozinha. Tem dias que a melhor companhia para mim... sou eu mesma!
    Beijo grande amadinha e um lindo final de sábado.

    ResponderExcluir
  16. Olha, Dama

    Só não saio sozinha porque reajo muito mal a olhares indecentes e cantadas não-desejadas. Sou daquelas que caem na escada e tropeçam na rua quando um sujeito fica 'secando muito'.
    E depois gosto de uma companhia pra rir junto tb.

    Mas, genericamente, os homens acreditam sim que as mocinhas que saem para barzinhos, devidamente só, são mais acessíveis; isso é quase um consenso entre eles.

    Aliás, tive o desprazer de ouvir uma coisa horrorosa de um cara(exatamente sobre isso que estamos falando) O rapazote disse que não tinha nada contra, e até incentivava a ida das mulheres sozinhas aos bares, mas desde que não fosse a mulher dele.

    Olha que filho da puta!

    No demais, se me der vontade de sair e não tiver quem me acompanhe, eu vou sozinha mesmo. Isso nunca me foi empecilho, muito menos a cabeça machista das pessoas (homens e também mulheres).

    ResponderExcluir
  17. Tão engraçado que "Sozinha" podemos:
    - pagar as contas
    - lavar, limpar e passar
    - chorar
    - ser "Amélia"

    Mas quando queremos estar em nossa companhia (um tempo só nosso) isso logo desperta o julgamente que estamos na "caça".
    Que adianta viver ou estar em bando e de fato ter a sensação de estarmos "sozinhas".
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Nunca sai sozinha. Uma questão de costume... Mas qualquer dia experimento.


    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Assino em baixo no que você disse, mas confesso que ainda estou aprendendo a ser a minha própria companhia... Em determinadas coisas até me saio bem "andando sozinha", em outras estou tentando.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Eu não bebo, então sair sozinha pra beber mão tem muito sentido pra mim. Não gosto de sair sozinha porque não vejo graça em dançar sozinha, e não tem com quem comentar as bizarrices do lugar da noite haha

    Mas de vez em quando vou ao cinema sozinha, quando erco a paciência com as pessoas que não se decidem se querem ou não ir comigo. E é bom, sabia? Alguns filmes são bons de serem vistos sozinhos. Você fica sozinha, com seus pensamentos...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Também nunca entendi porque mulheres não saem sozinhas, Dama!
    Apoiado, claro!
    E um bjoooooo!!!

    ResponderExcluir
  22. Sinceramente...
    Do jeito que os caras tão hoje, sedentos de vontade de pegar uma "carne nova"... Se eu sair sozinha, tenho até pena do meu ouvido, que não é pinico!!

    Cara, eu juro como vontade até que eu tenho, mas coragem...

    =D

    ResponderExcluir
  23. Eu bem queria ter a coragem de sair sozinha, mais confesso que tenho medo, esse mundo de hoje ta mto violento!


    bjo

    ResponderExcluir
  24. Concordo, mas sinceramente... Me falta coragem.

    Sou uma cagona.

    Acabei de fazer meus 18 anos, e tenho conversa pra entreter até caras da idade do meu pai. Mas não me sinto muito a vontade sozinha. Sei lá.

    ResponderExcluir
  25. Como sempre seus textos polêmicos e divertidos..

    Beijinhus!

    ResponderExcluir
  26. Não adianta, o preconceito ainda impera nas cabeças de muitos homens deste Brasil Varonil.
    Não liga. Empina o nariz, joga o cabelo para o lado, e vai em frente.
    Se eu estiver num desses barzinhos...vou aplaudir!
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  27. Morro de preguiça desse machismo besta.

    :*

    ResponderExcluir
  28. um tempo atrás estava morrendo de vontade de comer um temaki. depois da segunda amiga recusar o convite, peguei as minhas chaves e lá me fui. sozinha, ué, qual o problema?

    o problema é que o tempo todo que permancei no local os garçons me abordavam à cada dez minutos perguntando se eu estava espeando alguém.

    porque se mulher no bar sozinha é puta caçando homem, no restaurane e uma coitada tomando o cano!!

    que saudades de você.

    um beijos.

    ResponderExcluir
  29. eu saio sozinha... na boa

    vou ao cinema, tomo meu chopp, paquero.

    normal

    ResponderExcluir
  30. Venho correndo responder a sua mensagem... Espero que estejas bem... Ao contrário de ti, quando me reservo para amargar alguma dor, temo que esta me leve para o fim do poço...
    Mas, minha cara... Não fique triste. Creio que, se morássemos perto, daríamos muita risada de tudo o que se passa na nossa vida, em uma mesa de bar, bebendo umas e outras.
    Ah, por falar em mesa de bar, teves sorte de conseguir por aí algum paquerinha que preste. Normalmente, a situação aqui não está pra peixe, ou melhor, não "dá" pra peixe...(ou o peixe que não dá?)

    ResponderExcluir
  31. Oi DAMA!!!
    Pois é... a que ponto chegamos!
    Não bastasse a presença de acéfalos movidos por hormônios nas casas noturnas e barzinhos, seres deprovidos de inteligência e sensibilidade achando que tudo que seja diferente deles é lésbica, homossexual, prostituta ou anormal.
    Que bons eram os tempos onde sair à noite era apenas para diversão. Hoje, além de alguns tipos transformarem esta atividade em palco pra exibição de seus dotes caninos em brigas e enfrentamentos, existem aqueles que acham q podem jugar ou pré-julgar os outros...
    Em todos os setores eu acho detestável os donos da verdade, aqueles que se metem sem limpar seus próprios umbigos..
    E caramba... se vc quer ir num barzinho, paquerar ou ser paquerada.. sozinha, em grupos ou dupla isso é coisa sua apenas.

    Desculpe pelo comentário enorme e fugindo um pouco demais ao tema... mas sei lá, eu fico chateado das coisas estarem assim... aff
    Bom, mas pelo menos a noite terminou bem né! Parabéns pelo post minha amiga e por esar de volta! =) Deus te proteja!

    ResponderExcluir
  32. AMEEEEEEEI o post... está mais do que aprovada... faça sempre assim e nos conte heheh!
    bjo!

    ResponderExcluir
  33. Eu prefiro ficar em casa vendo "Caminho das Índias", estou decadente, mas beijo melhor do que esse entrometido.
    Mulher pode e deve sair só, o caso é que por mais modernos que nos achemos não passamos de provincianos com idéias do Brasil colonial.

    ResponderExcluir
  34. Eu também acho o cúmulo do machismo essa história de mulher não poder sair sozinha. Ficar chato e essas coisas todas.
    O mundo ainda é machista.
    Se mulher tá sozinha , tá caçando homem. Se está acompanhada de uma amiga, também está caçando homem...mulher vai ser falada de qualquer maneira.
    Então, aproveita e seja feliz da maneira que vc achar melhor.
    E cá pra nós, com tanta " mala" por aí, tem horas que a melhor companhia é a gente mesmo...
    Pô , aí, até que vc arranjou um cara legal...heheheh
    Bjs

    ResponderExcluir
  35. hahaha
    ótimo post!
    Nossa, eu saio sempre sozinha pra beber com minhas amigas! Às vezes tenho a sorte que vc teve (hehe), mas a idéia de que a gente sai pra caçar é muuuito ridícula! Os homens sim é que saem só pra caçar mulher! Pq depois que começam a namorar não querem nunca mais sair com a namorada (a maioria que conheço é assim, pelo menos, salvo as exceções). Provando que quando saem na noite é só pra caçar mesmo!
    E o machismo rolando solto aí minha gente!

    Adorei o post, mesmoooo!
    Beijão

    ResponderExcluir
  36. "Aqui tem uma puta disponível pra ser comida pelo primeiro que aparecer"

    o pior é que 90% da população pensa assim! Nunca saí só, mas isso acontece pq realmente gosto de sair com uma turma mesmo!

    ResponderExcluir
  37. Well...Não vou negar que me sinto um pouco deslocada nas vezes que ocorreram. Tipow, como dançar no meio da multidão completamente sozinha? Visto que tá todo mundo em rodinha?

    Não sei...

    ResponderExcluir
  38. De fato, qualquer pessoa pode sair sozinha, não importa o que os outros pensem. Basta não se influenciar por pensamentos alheios. Afinal, na qualidade de pensamentos eles não nos atingem. Se externalizados, sim.

    abraço

    ResponderExcluir
  39. Eu não via o menor problema em ir ao cinema sozinha, fazer compras sozinha, tomar uams sozinha (se bem que eu prefiro fazer isso rodeada de amigos falando asneira!). Até que comecei a namorar e a companhia do namô é uma constante! Mas vou te falar, a melhor companhia é sempre a nossa! Se você está bem consigo mesma não improta quem mais está ao seu lado. E é muito bom, sempre precisamos de um tempo só nosso. :)

    ResponderExcluir
  40. Permita-me apontar uma leve incoerência no seu texto. No início você faz uma defesa acalorada dos direitos femininos, mas lá no final diz:

    "com licença, mas homem que paga tem ponto a mais... eheheh".

    ora, ora, cadê a igualdade?

    Por favor, não me leve a mal. Gostei muito do seu texto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  41. Você é minha "ídala" rsrsrs
    Concordo e assino embaixo.
    Sou do tipo de mulher que rompe paradigmas, como você. Já fui chamada até de Taz, o diabo da Tasmânia, pq não fico sentadinha esperando o bofe tomar a iniciativa...rsrs

    ResponderExcluir
  42. Apoiadíssima!!!

    Liberação femina siiiim! sem perder a fragilidade e sem deixar de ser mulher!

    E claro, ainda assim queremos ser tratadas como princesas.
    Sempre é liiindo quando pagam a contam, puxam a cadeira para nos sentarmos, quando o cara a bre a posrta do carro...

    Tenha um lindo final de semana, viu?

    Beijo meu...

    Fabricante...

    ResponderExcluir
  43. "mas ele rolava dentro do bar..."
    Hahahahaha. Me divirto com você, Dama.

    Olha, desde adolescente, quando me dá na cabeça de sair sozinha, eu saio.
    Muita gente já me recriminou por isso, mas cara, às vezes é o que eu tô afim de fazer.
    Sair sozinha e pronto.
    Se acontecer d'eu arranjar companhia, beleza. Caso não, não fico amargurada.

    Por exemplo, ir ao cinema sozinha é um dos meus programas favoritos.

    Muitas coisas que a sociedade recrimina eu simplesmente não entendo. E nunca vou entender.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  44. Pois é, Dama... Fizeram a gente e jogaram a forma fora hauahuahuau Tb não vejo problema nenhum em sair sozinha. Já fui pra baladas e pra shows sozinha. E em junho agora tô indo pra Europa e viajarei para alguns países sozinha!! E é claro q vou sentar nos lugares com um drink na mão e ver o movimento... Isso é LIBERDADE. Depender apenas de vc mesma pra se divertir! Beijos

    ResponderExcluir
  45. Que bom que voltastes Dama. Se bem que nunca nos abandonastes.

    Tudo tem o seu tempo e já esta mais que na hora de as mulheres acordarem e livrarem-se de certos preconceitos.

    Beijo Dama

    ResponderExcluir
  46. meu,somos parecidas d+...!
    adorando te ler!!

    bjo!

    ResponderExcluir
  47. Na verdade vc mesmo acabou de provar que mulher desacompanhada tá a procura mesmo é de uma bela aventura... Não acho nada de errado nisso, inclusive quando dou meus vôos solos, tb estou a procura disso. Aí, quando encontro uma gatinha moderninha como vc: Gol de Placa!

    ResponderExcluir
  48. Mulher independende você!! Só qdo terminei com meu noivo, fui perceber que eu não tenho amigos... não tenho amigos para sair, ir a balada, ir ao cinema... e eu tenho vontade de ir a um barzinho aqui ao lado de casa, mas não tenho companhia e tinha vergonha de ir sozinha... mas vejo que não tem nada a ver, ainda mais pelos seus relatos. ADOREI VOCE!!!

    ResponderExcluir
  49. Agradeço, pois pela primeira vez que saí sozinha, foi lendo seu texto no blog que me animei mais ainda...Sempre fui só, filha única e com duas ou tres amigas mais chegadas, mas sempre curti e teve um tempo que tive muita companhia pra sair. O tempo passa, a galera se vai, então o que fazer quando você sabe do que gosta e não faz porque não tem companhia?? Descobri que gosto muito mais do que imaginava, sou meio enjoada para lugares, não é todo o tipo de lugar que gosto de ir para dançar.Adoro chegar as 11:00 na balada, já tá cheio, tomar uma cerveja e me jogar na pista pra dançar, gente... não tem coisa melhor, adotei isso como uma terapia que já faz parte de mim. Não esquecendo sempre das amigas que se animam e querem sair junto tambem...Mas o melhor de tudo isso é que você se fortalece, faz o que gosta, e se diverte, depois de uma semana cheia de trabalho estressante, nada melhor do que se se dar um presente de emoções que pra mim faz muito bem. Dica importante, vc precisa saber os seus limites,e se conhecer bem para poder andar sozinha.

    ResponderExcluir
  50. Gente, estou eu aqui querendo ir á uma peça de teatro GRATUITA lá na praça Tiradentes e estou quase desistindo..PQ???

    1)Ninguem quer ir ao teatro
    2)As minhas amigas estão com os namorados essas horas
    3)Quando falei pra minha mãe que ia sozinha, ela disse:"É PERIGOSO"

    Ninguem merece, desanimei total.
    COMO É DIFICIL DEPENDER DOS OUTROS PRA SAIR!

    ResponderExcluir
  51. ADOREI O COMENTARIO!!!!!!!TB NUNCA SAI SOZINHA....MAS HJ VOU PELA 1º VEZ..TO PRECISANDO...SEM CONTAR QUE O MARIDO DEIXA A GENTE EN KSA E NAO SABE QDO VOLTA....
    PRECISO SAIR, PARA VER PESSOAS...CHEGA DE FICAR QUE NEM IDIOTA EM KSA...SAO 7 ANOS ASSIM...NAO TENHO INTENÇAO NENHUMA; SOMENTE PARA DISTRAIR MESMO......

    ResponderExcluir
  52. 100% apoiada... A maioria dos homens também morrem de medo de sair sozinhos. mas na situação de mulher tome cuidado com o ladrao e o tarado. vc pode ser considerada alvo fácil

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html