quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Sobre fidelidade (parte II)

Alguns comentários do post anterior:

Namorido da Dama

É, "minha" (hehe) Dama.
Como esperado seu post agitou os leitores :)
Gente, acho que um mundo em que as pessoas se dão a liberdade de conversar e chegar a entendimentos sobre qualquer assunto, inclusive sobre se e como pode deitar com outras pessoas, é melhor que este em que vivemos em que nada se fala e as pessoas fazem o que a sociedade espera, a "fidelidade de fachada" onde na verdade a mulher fica em casa enquanto o cara transa com quem quer (com ou sem preservativo) e fica indignado se a mulher resolver fazer o mesmo.
Conversa franca e direitos iguais, caso a caso são "Mara"!


Da Silva

Vocês estão esquecendo uma coisa. Ainda que isso possa se tornar comum, sempre haverá quem prefira do jeito antigo. Do mesmo jeito que ainda hoje há quem se case para a vida toda (poucos) ou case virgem (menos ainda).
Convém não esquecer tb que sentir tesão por outra pessoa, em alguma medida, é normal. Mas se acontece sempre, é sinal de problema.


Quase Trinta

Concordo com algumas coisas, discordo com outras. mas creio que o que vc escreveu tem muito mais a ver com LEALDADE do que com fidelidade.

Ruberto Palazo

Nunca tive relacionamentos abertos a esse ponto, mas concordo contigo que se for para "trair" alguem que seja de forma sincera em uma relação aberta, do que fazer pelas costas. Se tem vontade, que seja uma relação aberta de ambos os lados... isso é sinal de amadurecimento e crescimento.
Isso se chama respeito... muitos chamam de respeito o ato de nao trair, mas respeito é o ato de nao enganar o parceiro, e nao enganar a si mesmo ao omitir uma vontade.
Respeito pelo outro e por si mesmo é fundamental!


Sempre leio todos os comentários com muita atenção. Aqueles que discordam de mim, leio com mais atenção ainda porque podem me fazer mudar de opinião, o que não foi o caso nesse post. Na verdade eu já esperava uma rejeição de 95% e até me surpreendeu quando li que várias pessoas concordavam comigo. Esse post, em especial, gerou comentários que me fizeram pensar sobre vários outros pontos da questão.

O  comentário do "Da Silva" foi muito pertinente, complementou o post. Como havia dito no último parágrafo , se nos anos 1950, alguém dissesse que uma mulher não deveria ser virgem até o casamento,seria um absurdo completo; hoje não é mais assim, no entanto muitas mulheres continuam casando virgens. Hoje, para muitos,  é  um absurdo relacionamentos abertos, mas no futuro isso não será, sinto isso! Mesmo assim,  casais vão continuar optando por relacionamentos fechados e pra mim eles merecessem tanto respeito quanto os casais de relacionamentos abertos. 

Como disse meu namorido lá em cima, essa fidelidade de fachada que reina na nossa sociedade é que é nojento, desleal, e por isso citei o comentário de "Quase Trinta", completando com o do "Ruberto Palazo". Absurdo ao meu ver é você acertar com seu parceiro(a) que o relacionamento tem que ter fidelidade de corpo e sentimento, mas fica "pulando a cerca" sempre que tem uma chancezinha... Aquela chance que ninguém fica sabendo, que foi uma bobagem, que não representou nada, mas que foi desleal com seu parceiro(a), que pensa que você só transa com ele(a). Hiprocrisia sempre será tudo que vou rejeitar. E não estou aqui acusando ninguém, mas sabemos que a sociedade funciona assim. Só não vê quem não quer.

Muitos disseram que estou à frente do meu tempo nessa maneira de pensar e acho mesmo que estou! Recebo isso como um elogio, pior seria se tivesse parada no tempo...rs... Não tenho a menor vergonha de pensar assim, mesmo sabendo que 95% das pessoas vão estar sempre contra meu jeito de ser! Não importa, o que importa mesmo é que sou leal com meu parceiro e ele comigo! Falamos sobre tudo, sobre o que pode parecer mais podre e inconfessável! Assim eu prefiro e assim será com ele e caso nosso relacionamento venha acabar, encontrarei outro assim, porque ele não é o primeiro que passou na minha vida com esse mesmo tipo de relacionamento!

 Gente! Tá dando certo! E não fazemos mal a ninguém, portanto não pode ser errado!

O que de jeito nenhum pode ser confundido com relacionamento aberto é o que está nesse comentário:

Celamar Maione

O problema é que estão usando o " relacionamento aberto" para o não comprometimento. Para o não amor. Para se ficar com quatro, cinco ao mesmo tempo. Aí não é relacionamento aberto, não é relacionamento, não é porra nenhuma.
É um puta medo de AMAR. De se envolver. De conhecer o outro. De investir no outro. E com o medo vem uma porrada de coisa junta..
Traição, fidelidade, infidelidade e outras coisitas mais são assuntos que serão discutidos sempre. Nos anos 40, 60, 90, 2 e tal...As relações mudam, mas os sentimentos são os mesmos.
Relação e posse não são coisas que andam juntas. As pessoas é que andam umas com medo das outras.

40 comentários:

  1. Oi Dama...
    Lí com atenção ao post atual e novamente o anterior.
    Eu ando é mto confuso... me sentindo perdido.
    Eu acho que a gente deveria apenas poder amar. Sem rótulos, sem medos... sem precisar temer, sem querer se afirmar ou qualquer outra coisa que não seja amar e receber amor em troca... Tá... talvez não seja receber em troca a frase mais correta, mas é isso... Infelizmente as coisas vão mudando e mistura-se tudo, uns ficam com várias, outras ficam com vários... e td por conta de desejos, satisfações hormonais e demais apelos mundanos.
    Envolvimento de verdade, com carinho, respeito e equilíbrio é cada vz mais difícil de acontecer.
    Seja como for... continuo acreditando em relacionamentos... e em amor. E com a tal fidelidade definida como cumplicidade e renovação diária de sentimentos.... utópico, mas é no q eu creio.

    Beijooooo amiga bem maior! =)

    ResponderExcluir
  2. Essa questão é bem difícil no que se refere a um posicionamento fechado. Eu, sinceramente, acho que não suportaria viver um relacionamento dito aberto. Para mim fidelidade e lealdade estão muito próximas, pra não dizer até misturadas (mesmo sabendo que na real existe a diferença).
    Se é utópico ou não, também prefiro o amor nos moldes como foi descrito no comentário acima.
    Sempre acreditei que se você ama alguém, este alguém lhe basta. A pessoa nem sentiria vontade de estar com outra.
    E também acredito que essas necessidades do corpo podem ser muito bem controladas a ponto de existir exclusividade sem que isso se torne prejudicial.
    Mas, esse é o meu ponto vista...retógrado ou não.
    abraço

    ResponderExcluir
  3. errata: retrógrado

    (esse português nos prega muitas peças rs)

    ResponderExcluir
  4. Acho q fidelidade é muito importante num relacionamento!
    Não sou a favor de nenhum tipo de traição, acho q se quiser fazer isso é emlhor terminar seu relacionamento, acho q quem chega a esse ponto deve ser pq falta algo na pessoa com quem ele esta, ou nela mesmo!!!

    Obrigada pelo seu comentário. E realmente o problema é q escolhemos d+, a gente não quer qualquer um...

    BjO

    ResponderExcluir
  5. Cheguei numa fase da minha vida que entndi que a fidelidade não existe, e se existe amor talves exista a conversa de aceitar a traiçao...

    respondendo seu comentario: ainda bem que existe pessoas que sentem o mesmo que eu....rs

    ResponderExcluir
  6. o problema é que nos sentimos donos do sentimento do outro mas queremos o nosso livre.
    trair ou não trair? eu seria hipócrita se dissesse que não me sinto sexualmente atraída por outras pessoas... pórem a questão é: eu quero trocar meu casamento? quero que ela vá embora porque descobriu uma traição minha?

    Vivemos um modelo monogâmico (bah) imposto pela igreja e pela sociedade que a adotou como lei.

    A falta de fidelidade nos relacionamentos afetivos acabam fazendo com que pessoas pensem que você tem esse comportamento em outros campos, como o profissional.

    Já pratiquei muito o sexo livre, dava o que era meu. Mas, a partir do momento em que entrei em uma realação estável (pelo menos eu acho que é isso, só espero não descobrir que estou enganada, rs). O mundo virou um grande e vivo museu - olhar sem poder pegar.

    óh vida, óh azar.

    ResponderExcluir
  7. Ainda concordo com o texto anterior... e lendo esse, me deixou mais ainda pensativo sobre o que realmente importa pra mim. É um abismo que eu tenho que decidir se vou me jogar, ou descer de rapel ou ficar só olhando, inerte.

    É bom ler textos assim, pois me faz pensar e ver a vida com outros olhos, rever valores e princípios, filtrar o que pode ser bom pra mim.

    []'s
    .
    .
    .

    ResponderExcluir
  8. Gostei... este é um assunto actual e exige tempo e reflexão... pessoalmente, nunca tive vontade de tranzar com alguém sem me sentir primeiro envolvida emocionalmente com a pessoa... e no meu caso, o problema começaria ai, porque sou de amar as pessoas, de me sentir atraída pelo que elas são, amo o meu companheiro, e não sei se estou preparada para amar ele enquanto me envolvo com outra pessoa, as tantas a minha sanidade mental chegava a um ponto que dava um nó, sei lá, eu acabaria por amar varias pessoas ao mesmo tempo, será q eu sou capaz disso!? Acho que sim! Mas atenção, acho que eu ainda não evolui a esse ponto, de amar e tranzar com todas as pessoas que amo... por outro lado, não será isto diminuir o significado de fazer amor, sim pq deste modo, fazer amor passaria a ser um acto banal, todo mundo o faria com todo o mundo a qualquer hora, afinal somos animais, e eles tb o fazem, é mais do que normal... no entanto isto sou eu, e acredito que muitos de nós estamos preparados e gostamos de tranzar pelo simples acto, não corrompendo com isso a relação conjugal e voltando a "casa" sem vontade de ir ter com a pessoa anterior, sim pq repara, depois de alguns anos a coisa esfria sempre um pouco, é como comer feijão com arroz todo o dia, como raio uma picanha n salta a atenção(risos), isto é assunto mesmo complicado!!! :)

    ... no entanto, durante séculos o adultério foi para muitos prato do dia, e acredito mesmo que se a sociedade caminhar para este patamar de sinceridade muitos casais não se vão separar, como acontece hoje, e quem beneficiará com esta mudança de mentalidade é a família, as crianças, a educação delas, o equilibrio mental de muitos... gostei essencialmente quando afirmaste que o importante é haver respeito, e aceitação da sociedade para que as pessoas decidam viver como querem, acho que isso sim, é evoluir, aceitar que existem pessoas que vivem e tem conceitos de vida diferentes dos nossos, acho que o que falas é isso, caminhar para uma sociedade mais “limpa”, mas aberta, menos hipócrita!

    :)

    Estou plenamente de acordo contigo! Eu diria mesmo, que é um prazer conversar contigo!

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Digo novamente: concordo contigo.

    Amar é deixar livre e não se apossar do outro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Oi Dama, não vou repetir o que já disse no post anterior.
    Vou dizer que este tema no seu blog, está a ser discutido com inteligencia e coerencia nas duas opiniões.
    Chega a ser interessante ler comentário a comentário, parabéns aos seus leitores
    Sabem opinar, com razões coerentes, impera a educação e a tolerancia da ideia contraria.
    Parabéns a todos os que aqui passam
    Abraço até esse lado do mundo

    ResponderExcluir
  11. ôpa!
    não li o post e nem o anterior, mas o tema já me cativou! vou ler asap!
    corri prá vir contar em que ilha moro...

    ILHABELA!

    volto já, já!
    bjo

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que eu já disse isso no comentário anterior, mas para mim as pessoas devem agir de acordo com aquilo que elas acreditam, sabe...

    Conheço casais, assim como você e seu namorido e tb se dão super bem, como conheço casais suuuuuper opostos e também se dão bem.

    Acho que o ponto é o que o comentário dizia lá: respeitar a si mesmo ao outro.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que o importante é o casal estar feliz junto, independente de sua relação ser aberta ou fechada. Alguns nunca vão concordar com esse tipo de relação aberta, outros vão aderi-la. Em certos pontos, acho boa; em outros, não me agrada muito. Mas tudo na vida tem um lado positivo e um lado negativo, temos que aprender a conviver com os dois.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Bom, continuo concordando e discordando.
    Acho que cada um tem que encontrar a sua forma de amar. E ela deve ser respeitada.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Vejo que você é uma mulher além ou mesmo desse tempo, quero ter um relacionamento onde eu e meu amor sejamos um do outro e só. Parece piegas e tal, mas é assim que quero a minha felicidade. Dama se vc é feliz assim ninguém pode te julgar porque como vc falou vcs não estão machucando ninguém e o que mais importa é que vcs são felizes.
    BJ!

    ResponderExcluir
  16. "Live and let live", esse é o resumo da minha ópera, minha bíblia, o resto é o enchimento de linguiça do psicologês e das tias conselheiras na tv.
    beijo

    ResponderExcluir
  17. Esse assunto é realmente muito polêmico. Cada casal deve encontrar a fórmula entre si.

    Não sei se adotaria um relacionamento aberto, mas uma coisa eu tenho que concordar: traição sentimental é muito pior.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Hoje eu passo por aqui apenas pra agradecer a Vc pela amizade e presença.... ter uma amiga como vc, ainda q virtualmente apenas... faz toda a diferença pra vida ser melhor!
    Bjooos!!! ^^

    ResponderExcluir
  19. concordo: vc, damicot amad, está realmente à frente do nosso tempo.

    bah!, novidade? nenhuma, minha querida, qualquer um que acompanhe seus posts com um mínimo de atenção saca que vc tem uma mente privilegiada e uma alma mais ainda, pq quer saber?

    super okei, momento confesso: concordo em g~enero, número, grau e degrau contigo... mas carai!, não consigo ainda ser assim!

    na teoria super funciona, mas não consigo imaginar um car que eu ame chegando prá mim e dizendo, olha, hoje vou sair com fulana...

    e o que há de mais hipócrita em mim GRITA e URRA pq eu mesma, afinal de contas, NUNCA FUI FIEL NA VIDA!

    okei, okei, sempre que traí fui lá e disse, olha, caguei no pau, e terminei. porque no MEU caso eu não me sinto atraída por ngm caso esteja plenmente satisfeita no meu relacionamento, entõ as traições sempre funcionaram como um termômetro da relação...

    mas, talvez, se eu encarasse a coisa de uma form diferente, talvez não tivesse terminado com um ou com outro e a vida seria diferente...

    será?
    nunca vou saber!

    mas é muito bom este seu espaço que bota a gente prá pensar... SEMPRE!!!

    amo muito tudo isso!

    ResponderExcluir
  20. É uma coisa pra se pensar. Não sei se sou moderna o suficiente pra querer um relacionamento aberto pra mim, tem coisas enraizadas na gente que são difíceis de mudar, mas não acho uma maneira errada de se pensar.

    bom blog! Bjos

    ResponderExcluir
  21. Dama....
    Estou acompanhando .

    Eu acredito que não existe ninguém hipócrita ou moderno, acho que cada um tem um jeito de se sentir bem dentro de uma relação.

    Sobre o assunto fidelidade, a atriz Leila Diniz ( o livro sobre a vida dela é muito bom...vc iria gostar dela ) disse durante uma entrevista ao Jornal revolucionário Pasquim ( anos 60) : " Quando o negócio está bacana, geralmente eu sou fiel.Quando eu estou com uma pessoa, eu fico ocupada com ela.E eu sou muito de me ocupar.Agora, a ideia do amor geralmente é tão possessiva que me irrita muito. Detesto aquele negócio de saber a hora, o que fez, etc."

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. amor e liberdade, são as vezes palavras rivais.

    1º vez aqui...


    abraços

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Sem duvidas, é um assunto complicado, depende do ponto de vista de cada um...

    Continuo com a mesma opinião...

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Hummmm...Naum sei. Realmente, tirou-me as palavras com ambos os textos.

    ResponderExcluir
  26. nhaa eu tbm leiiio todos coom atenção e sempre tiro algo de bom!! heehe

    bejoos

    ResponderExcluir
  27. Esse troço todo de traição, infidelidade, lealdade, e afins são muito relativos...
    Assim como as pessoas...
    Sempre viveremos nesse impasse porque, as pessoas sempre vão querer que suas proprias crenças e opiniões prevaleçam, nunca entenderão que cada um é cada um e que devemos sempre tentar respeitar os gostos e vontades de cada um!!

    Cara, ceramente...
    Eu acho que vc, MELHOR DO QUE NINGUEM é um exempo nato de pessoa que faz o que quer e principalmente não se rebaixa a ninguem...

    Então, se vc escolheu esse caminho, do relacionamento aberto, é porque LOGICAMENTE, vc se sente bem fazendo isso... Tô mentindo??

    Se outras pessoas usam o relacionamento aberto pra não se comprometer com uma outra, isso já são ouros 500... Outro assunto...
    Pelo que eu entendi, vc optou por essa opção, porque gosta mesmo!
    E já está mais do que claro que vc e seu namorido se amam DEMAAAAAAAAAAAAIS!

    Continue fazendo e falando em seu espaço MARA, o que vc quiser, pois vc tem argumentos suficientes pra convencer qualquer um sobre suas ideias, que estão mais do que certas...

    bju minha sábia DaMA!

    ResponderExcluir
  28. Damicotilda, tem convite prá vc lá no post da amy, nos comments :)

    ResponderExcluir
  29. A grande merda do mundo é que queremos ser donos de tudo.
    Isso trás problemas que vão de relacionamentos a interação com o meio ambiente.

    Que possamos ser mais livres e menos presos a regras e convenções.
    Será que um dia entenderemos a palavra “individuo”?

    Gosto dos seus ácidos questionamentos!
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Sabe Dama, sempre gosto de vir aqui, afinal, sempre me faz pensar e posso dizer que leio de coração aberto... sempre...
    Li a postagem abaixo e esta tbm... penso que querer que o outro não sinta nada não existe... mas, pessoalmente ainda não me encontro pronta pra uma relação assim... procuro sempre conversar abertamente, sem ciumes excessivos e surtos, mas conocordo com o que dizeram: sentir atração por outro (a) de vez em quando pode ser normal... mas sempre, penso que já existe algo que não está sendo completado como deveria...

    Mas o importante é que pra vcs, esta forma não só funciona como os deixa feliz... então, simbora viver intensamente...!!

    Beijo e mais felicidade...!!

    ResponderExcluir
  31. Complementando tudo o que já foi dito, vc teve uma coragem e uma sinceridade raras nos dias de hoje.

    Essas qualidades, por sinal, estão presentes na maioria dos relacionamentos bem sucedidos. parabéns pela opinião, pelo blog e pelo relacionamento. Sortudo esse namorido...

    ResponderExcluir
  32. Eu quero um AMOR de verdade!
    E quero ser fiel à elaaaaa heheehe!!!



    Desabafo, eu sei... mas é o meu jeito heheh!
    Adoro te ler, vc sabe né Dama??

    Beeeijooo amiga

    ResponderExcluir
  33. Precisei ler o texto antes pra ficar a par da situação. Então, Eu tive vários relacionamentos do tipo. E não foi porque eu nao gostava da "liberdade" em si. Mas chegou uma hora que saturei. Que minha preferencia passou a ser algo mais tracidicional. Que ter uma pessoa fixa que era o certo para mim. Que eu me sentia melhor daquele jeito. Então é acho que é disso que se trata. SE você se sente bem saindo com um, dois, vinte, que seja... Se ambos tiver de acordo, ok. è necessário que exista um acordo de ambas as partes, de uma forma que nada atrapalhe o relacionamento em questão. Pq se nada tiver de acordo, ai sim... o relacionamento vai virar uma grande bola de neve.

    beijo
    brigaado pelos comentarios... Tenho andado meio sumido mas tou a ativa de novo
    rs

    òtimo final de semana.

    ResponderExcluir
  34. Nossa, isso foi muito corajoso da sua parte. Muito, muito,muito mesmo. Mas eu já havia pensado sobre isso sim, e já discuti muito com minha tia sobre isso. hehehe.
    Penso assim: Curto ter uma vida monagamica, não suportaria ver o meu namorado com outra pessoa, até porque eu sou um ciumento doente ( não me orgulho disso, quero melhorar). Por outro lado acho as pessoas devem fazer o que bem entendem e em um relacionamento a dois tudo é válido desde que não se esteja enganando ninguém, então se é aberto, ótimo, se querem viver a 3, que bom. Tudo isso pode acontecer se as partes estiverem totalmente de acordo.

    ResponderExcluir
  35. Eu fui citado? Admito que meu ego foi lá no teto...rss

    Mas concordo plenamente contigo, e os comentários devidamente colocados aqui por ti. Relacionamento merece o respeito acima de tudo, a nós mesmos.

    Dias atrás uma amiga minha me disse uma coisa interessante e preciso compartilhar contigo, sem duvida para saber sua opinião. Voce diz que o futuro das relações é partir para o relacionamento aberto, esta minha amiga diz que o futuro do ser humano é se tornar homosexual. Não, ela não é homosexual. É casada, tem filhos e pensa isso de uma maneira tão clara e evidente. O que voce acha?

    Na minha opinião estamos passando por tempos de transformação, se bem que todos os tempos são transitórios. Mas que irá existir espaço para todos. Os virgens, certinhos, obedientes, os desleixados, libertinos, homossexuais, assexuados, levitantes... e por ai vai.

    Beijooos!

    ResponderExcluir
  36. Sabe DAMA, eu não só concordo com a sua opinião como ainda tentarei complementar: acredito que um relacionamento só é completo quando além de amantes, os companheiros sejam amigos. E amizade exige cumplicidade, liberdade e sinceridade suficiente pra se conversar sobre interesses nos outros.

    Mas como isso é questão de opinião (ou não), resta praticar com quem segurança para aceitar.

    Adorei seu blog, ganhou um visitante assíduo. ^^

    Abraços!

    ResponderExcluir
  37. Indiquei seu blog para um selo...

    Da uma olhada la...

    xD

    Bj

    http://fortalezadevidro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. O mundo muda, muito devagar, mas muda, dama cinzenta!
    Uma parte do mundo, claro!
    A outra, nem sabe do que estamos falando!
    Bjooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  39. Como eu comentei, dá pra relativizar tudo nessa vida. Se é considerado moderno, e eu realmente considero, não exigir fidelidade sexual do parceiro, pode ser que daqui a um tempo as pessoas questionem inclusive a nossa eterna mania de também querer controlar os sentimentos alheios. Pq a pessoa só deve amar vc?? Está aí outro ponto interessante pq a liberdade sexual é apenas uma das liberdades possíveis. E na verdade até os modernos estabelecem algum tipo de restrição... Quem sabe os pós modernos não mudem isso?? rs Bjs

    ResponderExcluir
  40. Já diz a frase em verso e prosa:

    "Amar não é estar perto; é estar junto." Beijo grande e te espero em São Paulo um dia desses para você matar as saudades da cidade!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html