domingo, 15 de junho de 2008

Necessidade de aceitação...

Todos temos, os revoltados, os tímidos, os entusiasmados, os felizes, os atrevidos, os temperamentais, os suicidas, todos temos necessidade de sermos aceitos, seja pela sua família, pelo ser amado, pela sociedade ou somente por suas idéias. Importante ressaltar que usei necessidade de aceitação, ao invés de necessidade de ser amado, porque jamais gostaremos ou nos entregaremos a algo ou a alguém que rejeitamos.

O que somos capazes de fazer para sermos aceitos? Quase tudo, ou tudo, dependendo da pessoa em questão. Essa necessidade de aceitação é que leva as pessoas buscarem deseperadamente serem famosos, por exemplo. Vocês já perceberam a quantidade de gente que precisa aparecer a qualquer custo? Existe a ilusão de que quanto mais gente gostar de você, ou te notar, mais amado e aceito será, o que nem sempre corresponde à realidade.

Por muito tempo na minha vida esperei uma aceitação da sociedade que nunca veio. Esperava que as pessoas entendessem minhas estranhezas na forma de enxergar o mundo, na forma de sentir os relacionamentos e isso me causava uma imensa frustração. Porque o mundo não funciona para aceitar individualidades, mas sim um todo massificado e triturado pela mesmice. Nessa minha ânsia, eu me rebelava e acabava chocando as pessoas com atitudes agressivas. Hoje em dia percebo que não era o mundo que precisava me aceitar, eu precisava achar um modo de expor a minha individualidade sem esperar sempre uma resposta postiva por parte das pessoas. Tenho feito progressos... rs

Mais difícil ainda é a necessidade que temos de nos aceitar como nós somos fisicamente, psicologicamente, moralmente, sexualmente. Acho que nisso reside a chave para toda a aceitação necessária, visto que o mundo não pode mudar, então se trabalharmos a visão que temos de nós mesmos, se existir uma aceitação interna do nosso verdadeiro eu, tudo será refletido no exterior, o contrário não ocorre do mesmo jeito. Mesmo sabendo que a aceitação interna é a mais importante e a que resolve questões, buscamos aceitação externa porque é a mais fácil, vem pronta, não dá trabalho e também é como uma analgésico que você toma para passar a dor, mas não resolve a doença.

Devo abrir um parêntese para confessar que já vendi minha alma ao diabo, para ter a aceitação dos homens. Queria ser amada por eles, desejada por eles. Fazia qualquer coisa, me transformava em qualquer mulher para agradar um homem que eu acreditasse ser "O Cara". Sabe o que ganhei? Desrespeito, sofrimento, perda da auto-estima, solidão.

Pode parecer piegas isso, mas somente no momento que passei a olhar mais para mim, a me valorizar, a ver que eu não era um indivíduo pela metade que necessitava de outra metade, mas uma mulher inteira, completa, suficiente para mim mesma, foi que os meus relacionamentos começaram a melhorar, a ter mais qualidade, mais compromisso. Posso dizer sem sombra de dúvidas que me sinto bem mais feliz hoje em dia. E vocês acham que a minha vida mudou muito? Não, nem tanto, mas eu mudei, deixei de esperar desesperadamente a aceitação externa, agora espero só o suficiente... eheh.

Por isso sou contra o romantismo idealizado que prega que você precisa achar sua outra metade, alma gêmea, ou coisas do gênero. Gente! Pelamordedeus! Não to dizendo que sou contra romances, amor, paixão gosto de viver tudo isso! Apenas não devemos pensar que é indispensável um outro ser humano do seu lado, mesmo que seja um traste, para que se sinta completo. É bom namorar, casar, viver uma grande paixão? É sim, mas isso não é tudo que se pode ter da vida.

Credo! Esses três últimos parágrafos estão parecendo capítulos de livro de auto ajuda do tipo: "Seja um solitário feliz"... ahahah... Não encarem assim, gente! É que precisava dividir minha experiência e opinião nessa área... rs

Como anda a sua necessidade de aceitação? E sua auto-aceitação?

50 comentários:

  1. Sempre que buscamos algo do lado de fora que tem que ser buscado primeiro do lado de dentro a coisa acaba mal. Com aceitação não é diferente... e viver na "sociedade do espetáculo" só dificulta as coisas, afinal, tem gente que se alimenta de olhares e aplausos :/
    Minha auto aceitação e necessidade de aceitação andam num bom momento, espero que continuem assim até o próximo cataclisma rs
    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto (pra variar, não é?)

    Esse é um assunto muito complexo que dá horas e horas de discussão. O problema da aceitação gera tantas outras questões sociais graves... bem, não sou psicólogo ou sociólogo, mas gosto de observar o comportamento das pessoas... e também observo criticamente o meu comportamento. A necessidade de aceitação é um dos impulsos que, se não for bem controlado, nos leva a um espiral terrível... o muro do mundo só aceita os tijolinhos... as pedras pontudas são logo desprezadas como imprestáveis... mal sabem eles que tijolos são ocos e frágeis... já as pedras, minha cara amiga, são maciças e muito resistentes!

    Então, continuemos sendo pedras!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Quando eu ia pra psi,ela dizia isso pra mim,que eu buscava muitas referencias qe que minha necessidade de aceitaçao era muito grande.Ela ressaltava minhas qualidades e me encorajava a viver minha vida sem me preocupar tanto com o que os outros iriam dizer ou pensar sobre mim e eu naop entendi isso na época.Cm vc disse,só comecei a melhorar quando olhei pra mim,vi q tbm sou gente,q o mundo não irá mudar,q qm tem q mudar sou eu e minha visão de mundo.E tbm estou tendo um certo progresso ^^.

    ResponderExcluir
  4. "O que somos capazes de fazer para sermos aceitos?"

    Com certeza, muita m... E it's a long way home para se achar novamente.

    ResponderExcluir
  5. tudo isso é uma grande verdade!
    Acho que a maior prova disso é que a gente semrpe procura alguem igual a gente achando que só assim vamos conseguir passar o resto da vida com alguem, mais é justamente o contrario.
    mesmo assim só percebemos isso quando aceitamos quem somos e que não vamos mudar por ninguem, nem que a gente queira.

    enquanto isso a minha necessidade de aceitação e a minha auto-aceitação vão andando devagarinho!

    ResponderExcluir
  6. Olá Dama de Cinzas, cá estou eu e agradeço a visita e o comentário
    Bom este tema para mim é muito giro.Resumidamente eu desde os 14 anos,escolhi aceitar eu o mundo,a sociedade e o ser humano e não o inverso e garanto que a coisa passou a correr bem melhor para mim.
    Quando não estou com paciencia nem tolerancia literalmente fecho-me em mim mesma.
    Quando acordo com o espirito de boa vontade, bom ai convivo e gosto de observar a pequenez e insignificansia do ser humano e quer saber rio à brava com o ridiculo das escolhas,certezas e verdades tão inferiores e desbotadas da grande maioria.
    Tenho consciencia que sou alguem facil de gostar, porém , muito dificil de aceitar.
    Assim sendo é mais facil para mim aceitar a realidade em que estou inserida e desta forma fico com a vida bem mais facilitada.
    Beijo e um abraço até esse lado do mundo

    ResponderExcluir
  7. Nós ensinamos as pessoas a nos tratarem conforme nós mesmos nos tratamos. Se vc se respeitar haverá homens que não apreciarão essa atitude. Provavelmente vc ouvirá frases como estas: "Ela pensa que é muita coisa" ou "Essa garota é uma farsante". A verdade é que ele viu o produto e não sabe o preço que consta na etiqueta. Vc deve aprender que a rejeição é às vezes uma bênção e não uma maldição. Seu desejo é atrair para vc pessoas com quem tem afinidades, que respeitem os seus valores e percepções. Os indivíduos com baixa auto-estima tendem a atrair outros que os dominam e controlam, ou os desprezam. Eles atraem o tipo de pessoas que tendem a reforçar o seu próprio negativismo.
    Vc na verdade, treina outros para tratá-la conforme a sua maneira de se tratar.

    Bjs..

    ResponderExcluir
  8. Ao contrário da maioria das pessoas, eu não preciso que muitas pessoas gostem de mim, e sim as que gostem, gostem com intensidade. Antes poucos amigos verdadeiros que muitos falsos.
    Assino embaixo do 3º parágrafo! As pessoas que são estranhas, eu sou normal :P
    "e também é como uma analgésico que você toma para passar a dor, mas não resolve a doença." Com certeza, falou tudo!
    Realmente não vale a pena deixar de ser você mesma por causa de homem, eles não merecem toda essa consideração, até porque praticamente todos - ou todos - os que passam pela nossa vida são errados. Também acho ridículo romantismo idealizado e não acredito em alma gêmea, mas acho que é impossível ser completamente feliz sozinha.

    Beijos

    Ps: Eu também tenho um 'radar fino' para esse tipo de análise. Quando eu não vou com a cara de alguém, é porque essa pessoa não presta. E com isso eu nunca errei. Pode demorar o tempo que for pros outros perceberem que eu tava certa, mas o que importa é que percebem. Reparar a cor do esmalte do pé é coisa pouca, isso eu reparo sempree! hahaha

    ResponderExcluir
  9. é, esse conflito com a sociedade é complicado, ainda mais q certas opiniões prontas (e prejudiciais) são meio q um fantasma, não tem rosto, são todos e ninguém. e certos momentos são mesmo mto solitários, acho q a saída pra lidar com os próprios defeitos é voltar a atenção pras qualidades, criar compensações..
    beijos.

    ResponderExcluir
  10. "Fazia qualquer coisa, me transformava em qualquer mulher para agradar um homem que eu acreditasse ser O Cara"

    passei por uma situação assim, e o que era amor, viro algo duentio para mim.

    bJos

    ResponderExcluir
  11. Depois que me formei no Ensino Fundamental, fiz o seguinte: liguei o botão "foda-se" e fui seguir a minha vida.

    Não me arrependo. E o bom é que me aceitam assim.

    ResponderExcluir
  12. Ooi,bem sou nova por aqui e digamos que amei a forma como você escreve,nos faz refletir.
    E eu,de atrevida,copiei uma parte do seu texto "Posts Chatos" e coloquei no meu blog,mas falei que não era meu e coloquei todos os créditos para você,mais em todo caso tiver problema me avise que eu tiro,é que gostei muito mesmo.

    A respeito desse post de hoje,acretido que tenho que mudar como você mudou.Me aceitar,tenho a péssima mania de achar que sempre sou ruim e devo melhorar.Mas as vezes acho que tenho mesmo.
    Tenho o péssimo hábito de querer ser aceita nos grupos da escola,na minha família e apenas tenho que criar consciência que primeiro eu tenho que me aceitar,me amar da forma que sou,para ai sim ser aceita pelas outras pessoas.
    Muito bom seu texto,beijo e até mais;*

    ResponderExcluir
  13. Olá Dama! Como vai?

    Gostei muito desse seu post, como sempre admiro e sinto uma enorme empatia pelas suas idéias! ;)

    Concordo plenamente que está vontade que temos de ser aceito é natural e também universal! Como você mesma colocou, não há um único indivíduo no mundo que não queira ser aceito; como eu já te disse, eu também sofri muito por me sentir excluída por todos os lados, mas depois eu percebi que no fundo quem não se aceitava... era eu mesma! Não me aceitava psicologicamente, fisicamente... e passei por diversas crises existenciais e de identidade por causa dessa minha não-aceitação de mim mesma... só que aí chegou um tempo que eu reparei que as pessoas nos tratam da forma como a gente se trata, saca? Eu tive que me aceitar do jeito que eu era para depois "exigir" que o outro me aceitasse da mesma maneira... e não é o que aconteceu isso mesmo? Muitas coisas na vida dependem das nossas atitudes...atitudes essas.. que devemos mudar em nós mesmas...;)

    Beijão! Boa semana pra ti

    ResponderExcluir
  14. Minha queria Dama, que tom confessional, que poder de expressão claro, preciso, se eu soubesse escrever assim seria aceito como você é.
    Tudo que escreves leva a assinatura da mulher extraordinária que há dentro de você.
    Não tenho necessidade de aceitação, não faço força para agradar por se isso espontâneo ou se gosta ou não, detesto o querer aparecer, cheira medíocridade de gente pobre de espírito, insegura, coisa de novo rico ou deslumbrado provinciano.
    beijo
    Com açucar e com afeto

    ResponderExcluir
  15. assim...realmente o que fazemos para a sociedade muitas das vezes é pura sacanagem com nós mesmos..do tipo ir pra uma festa x por q é da empresa x e lá tem pessoas x...rsrs
    Bem....as vezes nós deixamos levar...por essa sociedade ...mais vejo que a autenticidade é o que vale..como diz o cantor..
    "SOMOS QUEM PODEMOS SER..."

    garato vc escrevi muito bem..vc deve ter uma boa historia de vida!

    ResponderExcluir
  16. eita quis dizer garota..ah dama tudo bem..!
    xero!

    ResponderExcluir
  17. A necessidade de aceitação nos acompanha desde a gravidez da mamãe. Não suportamos nenhum tipo de rejeição. E então nos sujeitamos a certos comportamentos, na tentativa de fugir desse mal, da angústia de não sermos notados, apreciados, vistos, aceitos e amados.

    Devemos encontrar equilíbrio entre a angústia da rejeição e aquilo que fazemos para sermos aceitos.

    ps: ....rs
    os últimos parágrafos foram dedicados à aceitação dos leitores...????

    ResponderExcluir
  18. Em primeiro lugar a auto-aceitação. Se isto estiver equilibrado torna-se fácil o resto.
    Conviver por conviver não se faz mais necessário, isto é coisa do tempo de nossos avôs.

    Bj, Dama

    ResponderExcluir
  19. Sempre que venho por aqui, nao dou viagem perdida, tem sempre um text interessante, assim como esse da aceitação. Acho que é por isso que vc está nos meus links... rs
    Ma voltando ao post, realmente os tres ultimos paragrafos pareciam auto-ajuda, mas o texto é verídico, só o que existem são pessoas desse tipo, e isso me entristece, poruqe noa há nada pior que alguem que faça de tudo para aparecer e mesm assim nao consegue ter a atençao desejada :(
    Mas cada um sabe o que faz. Ok Dama, nao precisamos ter um amor para sermos felizes, mas que ajuda e muito, há isso ajuda.
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  20. Por mais que nós saibamos que a auto-aceitação é a mais importante, sempre esperamos mais pela aceitação alheia.
    Acho que é por causa do reconhecimento. Não sei.
    Afinal, sempre é bom receber elogios e saber que suas idéias são aceitas.

    Eu sempre me senti muito avulsa. Só que como eu acho que sou meio sociopata, nunca dei muita importância pro que os outros pensavam.
    Inclusive, na minha época mais "yo soy rebelde" (?), adorava chocar as pessoas.
    Não que eu nunca tenha me importado com a opinião alheia. Eu estaria mentindo se dissesse isso. Mas nunca foi minha preocupação vital, por assim dizer.

    Acho se busca toda essa aceitação porque é muito ruim a sensação de que pode ter alguém rindo de você ou falando muito mal. Ninguém gosta de ser humilhado.

    Beijo, Dama!

    Ps.: Cara, qual seu nome?
    Hahaha. Ontem eu fiquei o dia inteiro pensando nisso.
    Fernanda? Giselle? Gumercinda?
    Oh, a curiosidade me corrói.

    ResponderExcluir
  21. Hum.. vou tentar ser mais relax na cobrança comigo mesm! Valeu pela dica =)

    Assunto essencial realmente! Eu tb vendo muita Tv pensava em conseguir aceitação da massa toda, ser aclamado e etc. Mas é verdade que isso não vale o quanto parece... nem de perto.

    Você parar e olhar pra si mesma, te querer bem, te gostar, te valorizar e todas essas outras coisas auto aujuda hahaha com certeza tem um valor muito mais alto! ^^

    Bjos!

    ResponderExcluir
  22. Mas importante que as pessoas te aprovarem, é você se aprovar. Necessidade de aceitação? Isso não é regra! A maioria pode te criticar, mas já percebeu que ninguém é igual, e como você, outras pessoas também se sentem de marte? A boa notícia é que você não está neste barco sozinha, rsrs.

    Você contou um pouco da sua experiência. Acho que é por aí mesmo, tem vezes que a vida nos permite passar por coisas que é para nosso aprendizado. Você aprendeu a se valorizar, logo tua vida tomou outro rumo, não é mesmo? Devemos ficar atentos aos sinais que a vida nos manda.

    Ser apoiado é interessante, todos querem! Mas não é porque acham que minha casa pintada de verde ficaria uma alface que eu vou ceder, concorda? Qual o problema disso? se o nosso coração está do lado do bem, não importa o que somos fisicamente, psicologicamente, moralmente, sexualmente... apenas viva o que vier e seja muito feliz!

    ResponderExcluir
  23. "É fácil no mundo viver segundo a opinião do mundo; É fácil igualmente na solidão viver segundo a nossa própria opinião; O melhor homem (ou mulher), é aquele que no meio da multidão, desfruta da mesma independência, de que desfrutaria na solidão." Ralph Waldo Emersom

    Eis, o grande desafio minha cara. Com essa frase na cabeça e muito murro em ponta de faca, aprendi a lidar fácil, com o cara, muitas vezes difícil, que eu sou.

    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Fabuloso!
    O mais dificil e ao mesmo tempo o principal � concerteza a aceita�o interior, quando a conquistamos podemos ser odiados por milh�es que n�o n�s importamos, mas o maior problema da maioria das pessoas � extamente conseguir essa aceita�o, pq vivem em busca apenas da opini�o alheia, e isso � deprimente.

    ResponderExcluir
  25. mas vamos combinar, nem sempre mudar é tão fácil, acho que agente tem é que se permitir a ser pessoas diferentes
    bJos

    ResponderExcluir
  26. Andando por outros blogs e cheguei ao teu e moça, devo dizer q amei!! ;-)
    Sabe, esta necessidade de aceitação nos mete em roubadas incríveis e só qdo aprendemos a nos valorizar acima dos outros q conseguimos encontrar um amor especial e amizades sinceras... pessoas q não estarão nos usando, mas sim nos amando como somos, com qualidades e defeitos...

    Beijo dona moça e saiba q voltarei mais vezes... rs

    ResponderExcluir
  27. Querida Dama!!
    Fiquei alguns dias sem passar por aqui e me deparo com dois assuntos interessantíssimos.
    A auto-aceitação é aquilo que queremos a todo instante, seja no trabalho, com os amigos, nas relações amorosas e na própria família. Queremos muitas vezes passar o melhor para que as pessoas pensam sempre o melhor, e com isso, acabamos perdendo a nossa “essência” (essa não é bem a palavra, mas de momento outra não vem a minha cabeça). As idéias, os conflitos que convivemos em nosso dia-a-dia são como eu posso dizer “o termômetro da aceitação”, se tu faz algo de errado – ou melhor, algo que os outros julgam errado, mesmo a pessoa em si sabendo que isso não irá prejudicar a ninguém, somente a si – acabamos provocando a reprovação de uma maioria, por que essa maioria não concorda com tal ato. Isso acontece a todo tempo, nunca sabemos quando somos aceitos por quem somos, ou pelas “máscaras” que vestimos para poder sermos aceito. Uma coisa leva a outra, somos pessoas diferentes para diversas ocasiões, e isso não significa “ter a falsidade” como muitos denominam, ter máscaras, é nada mais, nada menos, do querer ser “aceito” no circulo de uma sociedade, e isso é o que todos nós “forçamos” uns aos outros.

    Guria, estou até sem tempo de ler os post, acredita? Mas sempre se dá um jeitinho, e vim aqui dar o “meu jeitinho”.


    Beijão!!!.

    ResponderExcluir
  28. P.S: Vim recuperar o tempo perdido de ler bons textos, quero ver se consigo visitar os meus amigos blogueiros!!

    beijão!!
    Você é tri - apesar de não te conhecer, me sinto próxima, a sei lá, acho que tu entendeu!! =D

    ResponderExcluir
  29. Sempre falei que temos que ser nós mesmos, independente do que as pessoas vão pensar...
    Tá, falar é fácil, o difícil é colocar em prática. É sempre bom ver que as pessoas gostam da gente, que somos aceitos e tals, mas não podemos deixar que essa preocupação comande nossa vida.
    Costumo ser taxada de rebelde, porra-louca, esses adjetivos, mas pelo menos acho que sou mais feliz que essas Sandys que existem por ai.
    Ah, sei lá. às vezes elas são mais felizes...


    :*

    ResponderExcluir
  30. Mudar para agradar os outros é enganar a si mesmo. Eu já enganei a mim mesma :x
    huashsuahsuah

    Gosto do jeito que vc escreve.

    beeeijo :*

    ResponderExcluir
  31. É isso mesmo!!! Sempre segui eu mesma... Claro q, como todo mundo, "ligava" um pouquinho pro q os otros pensavam de mim, mas nem por isso deixava de ser eu mesma... E já me chamaram de maluquinha, sequelada, até de "moderninha"...hehehe... Eu acho mto bom q achem q eu sou assim, diferente, pq isso significa que eu tenho coragem pra conseguir pensar (e pq não agir) fora do senso comum.
    Bjus!!!!

    ResponderExcluir
  32. eu sou uma pessoa "bem de boa"
    eu vivo do jeito que eu consigo viver pra ser feliz..
    se a sociedade me aceita ou nao problema o delas
    eu tenho minha familia. meus amigos. meus amores
    trabalho, faculdade
    se melhorar vira festa
    =D

    ResponderExcluir
  33. Se aceitar é muito dificil quando ninguem aceita o jeito que você é. Dói...
    É muito dificil encaixar nos padrões pre-estabelecidos pela sociedade... eu particularmente sofro muito...
    Seu posto é muito válido, e você falou de um jeito gostoso sobre esse assunto.
    Parabéns
    Beijo
    =)

    ResponderExcluir
  34. Eu sou tão, digamos, "nem aí"...
    Essa fase "quero ser aceita" nunca foi problema pra mim, nem me rendou história pra contar. Lógico que todo mundo tem essa necessidade de ser aceito, em menor ou maior grau, acho que é da natureza humana mesmo.

    Conheço muita gente quer tanto(aparecer)ser aceita, que termina irritando e afastando as pessoas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Sempre tive uma necessidade “tosca” de aceitação. Medo da solidão. O tal medo de ficar sozinho. Já fui muito 'foda-se' o mundo. Ainda sou um pouco. Ainda sou, na verdade.

    Sempre tentei fazer ao máximo pra agradar as pessoas, etc etc etc.
    Hoje não. Não faço nada pra agradar alguém. Raras exceções. Algumas. Haha, complexo de Gabriela: eu nasci assim, eu cresci assim e sou mesmo sim, vou ser sempre assim…

    Anyway. Todo mundo já sentiu isso um dia.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  36. eu tava precisando l�r um textinho assim , tipo : - auto ajuda pra o ano passado sabe? :x
    adoorai gata :)
    :*

    ResponderExcluir
  37. Às vezes sinto medo se não ser aceita em alguns lugares. Sei lá... é péssimo se sentir rejeitada =/
    Principalemnte entre amigos ou alguém da família.

    Bjinho!!!!

    ResponderExcluir
  38. Sabe que a maturidade é uma doença incurável. Quando ela se instala em nossas veias, órgãos e alma, não tem lenitivo que dê jeito. E a danada é cruel. Faz com que a gente veja de forma clara o que antes parecia um segredo indecifrável. É claro que ela vem surgindo aos poucos. Meio hipertensão, meio diabetes. Uma coisa silenciosa e insidiosa. E como tudo na vida, traz ônus e bõnus. Já vivi muitas das coisas que você relatou e aprendi também. E tem uma coisa que a gente demora muito a entender: é que com a maturidade descobrimos que podemos ser individualistas. Sem culpas. E assim podemos sim nos aceitarmos.
    Mas esse tema é muito interessante. Vou pensar mais a respeito dele.

    bjs. Veronica

    ResponderExcluir
  39. Manazinha, vc tocou nu ponto nevrálgico, sem dúvida. Eu sempre tive PAVOR de pessoas que demonstram não saber viver sem estar atrelado a alguém. Isso não funciona, é roubada na certa. Se a gente não for de bem com a gente mesmo, pode ter até o Gianechini na nossa ilharga, que a (tão sonhada) felicidade num rola MESMO! Acho que eu sou uma sortuda, ou uma agraciada pelo destino: por ter sempre vivido e convivido com minhas imperfeições (mais visíveis que as dos outros seres humanos, tende?), tvz isso tenha me dado bagagem suficiente pra não precisar batalhar (muito) pela aceitação alheia. E outra: eu aprendi a aceitar o Outro como imperfeito, como humano, como um igual. Tvz eu tenha me tornado uma arrogante. Ou não. Sei que preciso de pessoas ao meu lado, mas não são APENAS elas que me farão feliz. Eeeeeeeenfim! tu me botou pra refletir, hein? rs
    Bjão!

    ResponderExcluir
  40. Sei não,...até que eu me aceito bem,...o foda é aceitar as outras pessoas!

    ResponderExcluir
  41. menina... percebi que essa questão toda de aceitação ou auto-aceitação costuma ser o mesmo quando me refiro de afirmação ou auto-afirmação...

    algumas pessoas têm uma necessidade de auto-afirmação tremenda, a ponto de não conseguirem dar um passo sequer sem que saiba o que o outro pensa a seu respeito´.

    é o que um professor meu de teoria falava da questão do "como sou visto" e "como gostaria que os outros me vissem". aparentemente as duas coisas podem parecer idênticas, mas no fundo fazem muita diferença...

    afinal, alguém pode ser uma grosso e arrogante aos olhos da maioria das pessoas, mas... para ele mesmo, ser exatamente o oposto disso. daí, se essa pessoa é alguém que necessita muito de auto-afirmação... tsc. já era. é sinônimo de depressão.

    acho que essa questão de aceitação e auto-aceitação, no atual modelo capitalista de sociedade tem uma relação muito forte com a questão do consumismo: muita gente hoje é aceito pelo que tem em coisas materiais, e não pelo que compõe sua escência.

    talvez essa rejeição por que tu passaste tenha tido uma relação muito grande com o que as pessoas ao teu redor tinham e faziam questão de mostrar, enquanto tu não dava a mínima para isso.

    por outro lado, achei muito bacana a conclusão a que tu pudeste chegar: a de perceber que não era o mundo quem precisava te aceitar e dar constantemente respostas positivas às tuas investidas.

    já cheguei a gostar de algumas pessoas que tinham essa necessidade excessiva de aceitação. pra que, gente? isso cansa. no final das contas, descobri que, pelo menos para mim, se apaixonar por alguém assim seria no mínimo desgastante.

    e quanto a mim... há tempos estou bem comigo, mesma. sem dúvida este é o melhor passo e que bom que a senhorita descobriu isso, também. nada melhor que poder conhecer alguém que é simplesmente bem com ele mesmo.

    beijos, moça (=

    ResponderExcluir
  42. Ah, valeu!! Eu tb adoro vir aqui!!!
    Adoro os seus posts!!!

    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  43. Por algum motivo sempre fui muito abraçada, não fisicamente, mas socialmente. Então, eu não tenho o hábito de me preocupar em ser aceita. Ao contrário, sou um bocado arrogante, não é sempre que ligo para o que as pessoas pensam. Claro, isso muda para as pessoas que eu me importo.
    Enfim, me aceito bem, mas sempre posso melhorar. Há dias em que o exame de consciência me deixa em dívida, noutros com crédito.

    ResponderExcluir
  44. ja tive em alto grau essa necessidade. hj tenho a carencia de me aceitar. acho q nunca serei perfeito.

    ResponderExcluir
  45. olá! tbm acho ridiculo quem se sujeita a qualquer coisa a qualquer ser só p n ficar sozinho. Eu acho isso humilhante! acho que cada um tem sua cara metade sim, quanto mais louco vc é sempre tem um pior por aí + acho que as coisas acontecem ao seu tempo sendo ao 20 anos ou aos 50 o importante é agir com sabedoria e não se apressar.

    beijos querida. ate+

    ResponderExcluir
  46. Vale mesmo a pena ter um pouco de controle nessas horas, as vezes viramos carpetes sem ao menos perceber o pq das coisas. Quer um exemplo? Eu praticamente mastigo minhas unhas inteiras, mas se um dia parar vai ser pq incomoda a mim e naum a terceiros. Tipow, homi naum gosta de mulher de unha roida...E daí? Já pinto meus cabelos, faço depilação, regime e outras e ainda tenho q parar de roer unha? Oi? Espaço ok? :D

    ResponderExcluir
  47. Andava mal... mas assim como você eu fui aprendendo, hoje necessito menos da aceitação alheia, porque me aceito mais!!
    Meu maior teste foi com relação a psoríase que hoje aceito como a doença que ela é e não me incomodo com o que ninguém vê!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  48. Bah, isso é um assunto bem complicado. Acho que você tem razão. Todos temos essa necessidade. Eu acho engraçado que existem certas pessoas, muitos adolescentes e pessoas inteligentes masi "undergrounds" digamos assim, que não querem usar roupas iguais, nem andar na moda, querem ser diferentes, se diferenciar pela inteligência, e no entanto, quando se trata de outros assuntos querem ser iguais, tudo porque a maldita sociedade comum e insossa impõe suas vontades. Normalmente achamos que o que a maioria acha está certo, e a maioria das vezes está mesmo, mas esses dias parei para pensar nas "minorias", as sexuais, religiosas e outras. Nesse ponto a "grande maioria" acha que estão errados, e na minha opinião são hipócritas, porque na questão da sexualidade, sequer as pessoas escolhem, elas nascem assim e pronto. E na da religião, porqeu definir essa ou aquela como errada se somos livres para escolhe a que quisermos. E porque condenar pessoas que escolheram uma religião da minoria se o que importa é que elas sejam felizes com o "Deus" delas? Coo eu sempre digo "pensar faz mal", se para muito para pensar nisso, se enlouquece.
    Concordo plenamente com você na questão que é a auto-aceitação o melhor caminho, sem dúvida! Se nos gostamos, os outros nos gostam, porque como você disse, isso se reflete exteriormente. A aceitação interna puxa a externa.
    Não precisamos chocar ninguém, mas eu acho que acabamso ficando perto de quem nos entende e nos afastando dos outros, e no fim e isso que nteressa, acho que todos temos um pouco de bizarros, porque alguém já falou que "de perto ninguém é normal", e se quiserem falar mal, posi que falem, afinal tem coisas que somos e que não podemos mudar, ou não queremos, afina por que mudar só porque o "outro" quer? Afinal se pensarmos assim viveremos em metamorfose, pois nunca agradaremos a todos e se é para agradar a um só que este seja "nós mesmos". Lamento muitopelo que você passou, e fico contente com seus progressos, acho que se seguir o que dizes a esse respeito vai melhorar cada vez mais.

    Bjoks!

    ResponderExcluir
  49. gostei mt do seu post... ^_^
    comentei o seu post no meu blog...

    http://curtindoavidahoje.blogspot.com/2010/10/rejeicao-versus-identidade.html

    bjoO

    td de bom!!! =D

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html