Apesar de muita gente confundir essas duas caracterísitcas humanas, existe uma diferença sutil entre elas!
Indecisão - Falta de espírito de decisão, de capacidade de decidir ou resolver de pronto.
Insegurança - Falta de confiança em si mesmo, em seu potencial, em suas qualidades.
Cresci com minha mãe dizendo que era uma pessoa indecisa e que não conseguia nada do queria por causa disso! Quando a gente é criança acredita inconscientemente em tudo o que os pais falam, daí vem a grande importância da criação na estruturação da personalidade do indivíduo!
Quando a gente cresce, tem a obrigação de contestar tudo que nossos pais nos ensinaram! Porque umas coisas são boas e nós vamos aproveitar, outras só vão estragar nossa vida completamente, como essa da minha mãe de dizer que eu era indecisa.
Sempre soube extamente o que queria da vida, onde queria chegar, e nunca fiquei indecisa entre um caminho e outro. O que deu a impressão de eu ser uma pessoa indecisa foi a insegurança. Muitas vezes os caminhos que escolhi eram inviáveis naquele momento e resolvi adiar aquela batalha, exatamente porque não queria tomar outra direção na minha vida! Outras vezes fiquei paralisada pelas circunstâncias, por medo, por incertezas quanto ao meu potencial, nunca porque não sabia o que queria!
Talvez minha principal insegurança seja com a aparência. Apesar de eu ser uma mulher que chamo a atenção dos homens (Calma! Não sou nenhum exemplar de beleza estonteante... rs), mesmo assim estou sempre excessivamente preocupada em melhorar meu físico e sei que isso parte de uma insegurança. Na verdade não tem nada de errado no meu corpo (Tá bom! Sempre tem uma coisa aqui e outra ali que pode ser consertada...rs), o que falta é confiança de que posso muito mais do que consigo com a beleza que tenho! Por um lado isso é negativo porque é como se estivesse sempre que atingir um ponto imaginário, que nunca chega! Por outro é positivo porque me impulsiona a sempre estar melhorando minha aparência!
Ao final de tudo, conclui que minha mãe estava extremamente errada, que eu não era indecisa coisa nenhuma! Que muitas foram as minhas conquistas! Mas que infelizmente minha insegurança me deixa por vezes incapacitada de aproveitar tudo que consegui! Problema sem solução?! De jeito nenhum, enquanto tiver uma cabeça pensante, haverá jeito de mudar!
terça-feira, 6 de novembro de 2007
Indecisão é diferente de Insegurança!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A influência que nossos pais tem em nossas vidas, com esses comentarios, é impressionante. Só agora to mudando a idéia que minha mãe tem de mim, e que eu achei que seria do jeito que ela sempre falou. bom acho que estou mudando. Bjãooo
ResponderExcluirInteressante estabelecer essa diferença, eu nunca tinha parado para pensar nisso... talvez eu seja um pouco inseguro em algumas situações, mas nunca fui indeciso mesmo.
ResponderExcluirValeu.
Sou muito mais insegura do que indecisa, com certeza, apesar de ninguém ter nunca falado isso em casa, acho que firma-se muito mais o que é sentido do que é dito...
ResponderExcluirBeijos!!