domingo, 5 de maio de 2013

A sociedade está menos preconceituosa?



Quando penso em preconceito e pelo que tenho visto, a sociedade continua semelhante ao sempre foi, a única diferença é que hoje, devido ao politicamente correto, se manifesta menos as intolerâncias, o que dá a impressão que a socidade está pensando de forma mais aberta, mas nos bastidores é que percebemos que tudo ainda está bem parecido com o passado. 

Os homossexuais (e nós transexuais, transgêneros) continuamos sendo barrados em entrevistas de emprego, não pela falta de capacidade, mas porque somos vistos como uma vergonha, exceto nos guetos, salão de cabeleireiro e etc. Óbvio que ninguém vai dizer isso claramente, vão dar várias desculpas, como deram para mim, que fiquei 3 anos desempregada, sempre sendo selecionada pela capacidade e sempre sendo eliminada na hora da entrevista. Por isso resolvi ir para os concursos públicos e foi a melhor coisa que fiz, porque ali seria só a minha capacidade de passar na prova. 

É com muita tristeza que ainda ouço e leio relato de pessoas que estão sendo eliminadas, hoje em dia, do mesmo jeitinho que fui há vinte anos atrás, só pelo fato de ser transexual, transgênero, homossexual e afins. Também esperar o que de uma sociedade em que a maioria é negra e os negros continuam sofrendo discriminações de todos os tipos? Esperar o que de uma sociedade em que uma mulher ainda perde a vaga de emprego para um homem e quando consegue ganha menos que ele? Se nesse macro que são as mulheres e os negros, ainda existe tanta discriminação, o que esperar para os grupos discriminados que são minoria?

Não sei se em outros países a hipocrisia reina absoluta como aqui no Brasil, só posso falar do país em que vivo e que acho que é formado por uma sociedade que de tão hipócrita, as pessoas mentem para si mesmas, elas não mentem quando dizem que não são preconceituosas, elas acreditam que não são, mesmo que volta e meia emitam umas frases para lá de discriminatórias e nem se percebam dizendo aquilo. 

Se perceber, se ouvir é um exercício para a vida toda. É o que sempre digo, também tenho meus preconceitos, todos tem, mas meu dever é não não ignorar, agir neutralizando, sempre e sempre.

De qualquer maneira, apesar dos Malafaias e Felicianos da vida, percebo um progresso social em relação ao preconceito. Ainda há muito o que melhorar, claro!  Mas óbvio que está muito melhor do que na época que eu era adolescente. Quem dera ser uma transexual de 20 anos hoje em dia, acho que minha vida teria sido bem outra. As pessoas no geral manifestam menos sua intolerância por conta do politicamente correto. E aproveitando essa onda os grupos discriminados estão ganhando visibilidade. E visibilidade é tudo! É o ponto de partida para a conquista de nossos direitos como como cidadãos. Esse momento que estamos,  é de transição, com os conceitos velhos ainda muito presentes, mas com um sopro de um nova fase chegando. Acredito muito nisso, tempos mais justos virão, pode não ser para agora, mas acho que o processo já começou.

24 comentários:

  1. O preconceito e a intolerância religiosa ainda são dois males que devem ser estripados da humanidade.

    Silas Malafaya e Marcos Feliciano são dos dois PIORES representantes de nossos irmãos evangélicos, e estes, cegos ainda dizem que são representados por estes dois imbecis. Desculpe a minha forma sincera de falar hoje.

    Sou de uma cidade pequena em que a inteligência e a racionalidade ainda não é um forte, principalmente em se falando da bancada protestante. Tenho amigos que quando me vêem falara à favor da homossexualidade dizem que estou louco. Claro que se eu os for levar à sério, corro o risco até de rir das alegações dos mesmos.

    Tem fulano e fulanas que dizem: você vai para o inferno falando e pensando assim.

    Bom, se existir inferno, tenho absoluta certeza de que muitos religiosos, não importando a "marca da pepsi", estarão por lá.

    Voltando ao teu texto.

    O preconceito ainda não desapareceu de nossa sociedade porque a sociedade mesma não se permite tirar as máscaras.

    Faz uns dias que vi aqui teu depoimento sobre aquela questão da familia, e aquele video do Roberto Cabrini. Fiquei com aquilo na mente desde então. Hoje fiz uma nova postagem tratando do assunto, tendo como pano de fundo o teu blog, claro, bem como sua pessoa.

    As vezes, em sua grande maioria, as pessoas estão preocupadas em apenas apontar o dedo sem ver se estão magoando, machucando as pessoas que eles ou elas apontam.

    São por razões como estas que sou reencarnacionista.

    Um bom domingo pra ti, meu anjo, com o desejo de muita paz, sempre!

    ResponderExcluir
  2. Dama vc já tem o sexo correto nos documentos correto?Então porque te eliminavam nas entrevistas de emprego? Em qual area púbilca vc trabalha hj?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, hugo, tenho o sexo correto hoje em dia, mas na época em que procurava emprego eu não tinha. Hoje em dia trabalho no Tribunal de Justiça.

      Excluir
  3. "... as pessoas mentem para si mesmas, elas não mentem quando dizem que não são preconceituosas, elas acreditam que não são...", eis a chave para vários males da Humanidade!

    ResponderExcluir
  4. Dama, quando resolvi que ia raspar a cabeça, conversei antes com meus filhos e quem sofreu demais foi a menina por conta dos colegas da escola que passaram a caçoar dela porque ela tinha uma mãe gay. Crianças de 7 anos e de onde vem tanto preconceito?
    Eu também acredito nos bons ventos, sopro de uma nova fase!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. A verdade é que o Brasil sempre teve aquela forma de preconceito "silencioso". Ninguém fala na cara porque é feio, mas é só virar as costas que logo já dizem "tinha que ser preto" ou "só podia ser viado mesmo" e por aí vai. Também acredito que a sociedade melhorou bastante, mas ainda falta muito que ser melhorado.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Aquele famoso preconceito "velado", silencioso mesmo... que existe, e MUITO.
    Eu não sou tão otimista e não acho que temos o sopro de uma nova fase boa... ao contrário, acho que estamos entrando numa fase de acirramento dos preconceitos exatamente porque os grupos minoritários e oprimidos estão ganhando mais visibilidade. Quanto mais visibilidade, mais os reacionários se levantam contra.

    ResponderExcluir
  7. é... e eu achava que estávamos estagnados nesse quesito... :D

    Qdo converso com vc, sempre me lembro que avançamos... mesmo que só um pouco.

    ResponderExcluir
  8. As pessoas não tem nada contra os negros desde que estes se mantenham "no seu devido lugar". Não tem nada contra as mulheres desde que estas continuem submissas à família e ao marido. Não tem nada contra os gays, desde que não se beijem em público, não andem de mãos dadas na rua, não reivindiquem direitos iguais aos dos héteros. E não tem nada contra os transgêneros desde que estes se contentem em viver à parte, num gueto qualquer. Este é o país da hipocrisia e duvido que as coisas mudem a curto ou médio prazo.

    ResponderExcluir
  9. Hoje o preconceito é camuflado, a hipocrisia predomina, e "ainda somos os mesmo, e vivemos como nossos pais".
    NBjux

    ResponderExcluir
  10. É bem o que vc aloá mesmo!
    Não diminuiu porcaria nenhuma, é que hoje existe punição, então as pessoas se escondem, mas na hora de agir dão o jeitiho brasileiro e fazem imperar seus preconceitos e ignorância!

    Na boa?! Acho que sempre será assim. Pelo menos aqui! Não tenho fé no ser humano mais!


    Bjs Dama!

    www.culturaviciante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. A hipocrisia sempre existirá a comunidade católica no brasil ainda escumunga padre por ele achar normal sexo antes do casamento em pleno sec 21. Imagina um transexual lhe atendendo em um consultorio? Mto moderno para essa sociedade... infelizmente temos mto que melhorar.

    ResponderExcluir
  12. Até um tempinho atrás eu achava que tava mudando mesmo, mas olha, vejo jovens colegas de sala que são tão retrógrados e ignorantes como seus pais. Acho que isso tá se transformando, mas a herança da ignorância ainda é muito forte! É como conversamos dia desses... Essa transformação social vai ocorrer sim, mas não pros nossos olhos... Acho que os brasileiros especialmente precisam evoluir muito, ainda. E, em relação a alguns assuntos, o mundo tbm está muito atrasado e omisso.

    Cada vez menos esperança com essa sociedade de merda... rs

    Um beijo, Cris.

    ResponderExcluir
  13. Concordo plenamente! As pessoas fingem que não são preconceituosas! Elas pensam, mas não falam! Por isso falo na "lata" mesmo: meu blog é com dicas para achar um otário ricasso! Quem quiser que me chame de P. e daí? Namorar com pobre e pedir esmolas p dois! Não quero andar de busão e dividir o cachorro quente com o boy. Eu nao namoro homens sem R$ e sem carro.
    Tudo bem, como você falou: as coisas melhoraram um pouco. Mas achei POUCO mesmo. Falta muito para dizer que alguma coisa está melhor. Seu texto está muito bem escrito. Parabéns !

    ResponderExcluir
  14. Ihh nem me fala isso, Dama, porque aí abro a boca pra falar mesmo,mt mal do Brasil. Acho o nosso país altamente hipócrita, nós somos extramamente hipócritas, e isso nao somente com relacao a preconceitos, mas com absolutamente tudo no país. Mas é melhor eu ficar calada senao, pego porrada...

    sempre penso em ti ,qd vejo certas coisas acontecendo, sempre penso,meu Deus, como será que a Dama se saiu nessa situacao?

    Dificil Dama, mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente nosso país é altamente hipócrita!

      Excluir
  15. Concordo muito com seu texto! A sociedade continua igual, só falam menos. E embora eu me esforço para acreditar em mudanças, confesso que de fato não acredito. Acrédito fielmente que a cultura de um país se muda com a educação e nós não temos a devida educação.
    Eu li em algum blog, mto tempo atrás, um texto sobre negros e dizia que: ninguém tem preconceito mas se vc (branco e até o róprio negro q se acha morenhino) está entrando e um negro está saindo, involuntário vc "se acha no direito" de entrar primeiro e dps o negro sair. Observe.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Dama!
    Penso que esses preconceituosos espalhados por esse imenso Brasil, estão perdendo força e espaço para os bons debates, diálogos e porque não para blogs tão esclarecedores como o seu. Ou seja, estão fora de moda, alias nunca teria de ter entrado na moda. Pessoas com tais atitudes perdem espaço para uma sociedade que se organiza, que pensa grande, no BEM ESTAR do próximo. Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Cris,
    já estive em uma dinâmica de grupo (a uns 15 anos) em que foi ficando claro que o recrutador não queria ninguém a cima do peso Era para um cargo de pesquisador, sem qualquer contato com o público que TALVEZ justificasse a exigência. Na época fiquei incomodada e na segunda etapa não fui, só para saber sou bem magra. Se fosse hoje pelo menos poderíamos fazer um BO de discriminação. O país não mudou, o que podemo é pelo menos gritar.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  18. Eu sou uma pessoa muito revoltada com a questão do preconceito. Comecei a escrever um post e não terminei, mas vou terminá-lo!
    Sou muito a favor de leis que prendam os preconceituosos, pois se as pessoas só respeitam as outras na base da lei, que assim seja!
    Eu acho que ainda estamos muito longe de melhorar isso aqui no Brasil. Sei lá, acho que no mundo todo. Todos nós nascemos com algum tipo de preconceito dentro de nós. Isso é do ser humano. Mas a nossa educação é que vai delimitar até onde podemos ir ou não para demonstrar isso... acho muita falta de respeito as coisas que vejo por aí... eu imagino como você se sente..!

    ResponderExcluir
  19. Dama,eu concordo,é dificil erradicar completamente o preconceito,mas penso que há luz no fim do túnel e as mudanças já estão começando a acontecer,leis surgindo,denúncias sendo feitas,cabeças se abrindo..é lento,eu sei,e alguma coisa já vem dentro de cada um,mas podemos nos educar,podemos melhorar,podemos evoluir...

    ResponderExcluir
  20. Todos os dias eu percebo traços da hipocrisia nas pessoas, tanto do meu convívio diário, quanto alguns que nem conhecemos direito, porém é notável que o ser transpira falsidade, mentira, entre outros predicativos negativos. Nunca tive problemas quanto a minha sexualidade em seleções de emprego, no entanto, algumas vezes percebi que a minha cor já me barrou. E para provar que as minhas aptidões eram compatíveis com o trampo? Porém eles preferiram escolher uma menina branca e bonita, porém limitada. Enfim, quando não é uma coisa é outra. Infelizmente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Cris, eu só acho que os jovens de hoje estão lidando melhor com o diferente, mas sinto que existe muito preconceito velado. Percebemos isso nas contradições das pessoas.

    Muitas vezes vemos o preconceito nas entrelinhas:

    Uma colega numa conversa falou assim:
    -Ele era mulato, mas era um mulato bonito...

    Na frase eu senti o preconceito.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html