domingo, 24 de março de 2013

Preconceito entre iguais...


Talvez a forma de preconceito mais repugnante que possa existir é o preconceito entre iguais. Homossexuais que discriminam homossexuais, negros que discriminam negros, mulheres que discriminam mulheres e por aí vai. Engana-se quem acha que o alvo do preconceito são só esses grupos já conhecidos pelo preconceito, mas está nas mínimas coisas. Pessoas que se sentem mal por serem o que são e agridem outras pessoas que as lembram disso.

Durante um tempo, lá por volta de 2003, tive um grupo fechado para transexuais no Yahoo Grupos. E ali vi as piores formas de preconceito entre iguais. Eu vivia tendo amenizar as brigas de umas meninas contra outras. Eram as operadas contra as não operadas. As  discriminação das que se diziam travestis contra as transexuais e vice-versa. Nunca entendi essa rixa entre transexuais e travestis e nunca vou entender, mas ela existe, como se uma se sentisse mais certa em ser o que é, do que a outra. Enquanto são só formas diferentes de existir e se sentir.

Já sofri com o preconceito de um transexual, um trans homem, nasceu mulher e fez a transformação para homem. Eu o ajudei em todo processo, a gente se dava super bem. Em um determinado momento ele se sentiu tão homem que começou a achar que minha presença ao lado dele poderia ser uma ameaça, porque escondia e esconde de todos a sua transexualidade de uma forma quase doentia. Um dia disse que iria visitá-lo em seu trabalho e ele me disse com todas as letras para não ir, porque poderia "queimar o filme dele". Claro que isso só existia na cabeça doente dele, porque ninguém me recebe como transexual, mas como uma mulher, não tenho essa aparência grosseira, que só existia na cabeça dele. Desse dia em diante todo meu gostar por ele acabou, simplesmente o deletei da minha vida, porque quem não me aceita definitivamente não me merece, principalmente vindo de um igual a mim.

E indo para outras esferas. Como se vê o preconceito dos homossexuais efeminados pelos que não são. Isso eu vivi na pele quando passei por uma fase em que era gay na sociedade. Pensei que com o passar dos tempos, com a sociedade ficando mais aberta isso amenizaria. Mas ainda vejo muita discriminação com os efeminados, como se eles fossem homossexuais menores, como se merecessem o desprezo dos masculinos, que se sentem superiores por conta disso. E o deprezo da sociedade que acha que os efeminados estão errados, se é homossexual pelo menos que se comportem como hetero, esse é o pensamento geral.

Quantas vezes eu já vi uma pessoa negra dizer que vai casar com um(a) branco(a) para melhorar a raça. Cansei de ouvir isso durante minha vida e nunca deixei de me chocar com isso. Como assim? Como se ser negro fosse algo a ser limpo, como se fosse uma doença que precisasse ser curada através mistura de gens com um sadio, no caso o branco. 

E mulheres que denigrem outras mulheres descaradamente. Na boa, não precisamos de homens machistas para nos colocar para baixo, as mulheres machistas já fazem isso de uma forma tão eficaz, com tanto empenho, que os homens só precisam se calar e deixar o trabalho por conta delas.

Enfim, se eu fosse descrever aqui todas as formas de preconceito entre iguais, o post iria ficar enorme. Sou uma pessoa que sofri a vida inteira por conta do preconceito, luto demais contra ele dentro de mim. Todas as vezes que identifico um preconceito em mim, preciso pensá-lo e repensá-lo. Não digo que não tenha, que seja desprovida de preconceito, porque isso ninguém é, tenho meus preconceitos, sim. Mas como lidamos com ele dentro de nós é o que faz toda a diferença.

27 comentários:

  1. Caramba!!! Nem vou deixar meu comentário agora. Voltarei em instantes, depois que ler em voz alta para minha esposa, claro, e deixo minha marquinha por aqui.

    Beijos na alma e muita paz, sempre!

    ResponderExcluir
  2. que texto ... qualquer tipo de preconceito é algo de repugnante e inaceitável ... entre iguais então é inacreditável ... o pior é q isto é o q mais existe entre os homens ... lamentável mesmo ...

    ResponderExcluir
  3. Nossa... estou assim...sei lá!
    Não vou dizer que estou envergonhada por dizer que não sabia dessas coisas porque tenho a humildade de reconhecer que não sabia. E não sabia mesmo!
    Na minha cabeça esses grupos se apoiavam. Negros apoiavam negros, homossexuais apoiavam homossexuais e etc...
    Entre mulheres existe muita competição, disso eu sei, mas nunca encarei como preconceito.Achava que era instintivo, uma luta pelo território, pela atenção dos homens... essas coisas.
    O que eu achava era que esse tipo de competição existia entre qualquer grupo de iguais, e aí sim, entre homossexuais, negros, obesos e qualquer outro grupo. Mas nunca encarei a situação como preconceito.
    É bom ser convidada a analisar as situações de outro ângulo.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Dama!!!!!!

    Eu iria comentar justamente o que vc escreveu na última frase: " como lidamos com os nossos preconceitos" Esse é o foco da questão. Todos n´so temos preconceitos, conoscos e com o outro. Eu mesma me vi neste post. Tenho inúmeros amigos gays, homens e mulheres, e alguns são os meus melhores amigos mesmo, em todos os sentidos. Nunca tive nenhuma experiência homo, mas defendo a bandeira pq acredito que o mundo mudou. Mas quando conheço um novo gay que é muiiito afeminado, mesmo que seja mentalmente, eu acabo criticando o jeito muito extrovertido, principalmente em abientes profissionais. Somos assim!

    Mas acho que o fato de lidar com a situação, me permitir conhecer melhor aquela pessoa e acabar gostando muito dela é a chave!

    Isso realmente vale para tudo. Mulheres x Mulheres, Negros x Negros.

    Hoje em dia, os negros não querem se envolver com as negras, prefrem uma loira, estão na moda! #AFF

    ResponderExcluir
  5. E o ser humano caminha a passos longos no rumo contrário à evolução... :D

    ResponderExcluir
  6. Cris, não existe ninguém desprovido de algum preconceito, mas refletir sobre os próprios preconceitos é sabedoria. Como sempre adorei o texto.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  7. Onde assino em baixo? Concordo com todos os pontos do texto. Sem tirar nem por. Algumas pessoas parecem ter o dom de olhar para o outro e quando percebem que ele é diferente passam a achar que eles são algo menos que humanos.

    Aliás o que mais odeio no preconceito é justamente essa capacidade que ele tem de fazer com que agente não tenha empatia com o próximo, não o veja como um igual. Porque sim, no fundo todos somos iguais e temos apenas, como você disse e eu achei lindo,formas diferentes de existir e se sentir.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito Cris, Realmente o preconceito é repugnante de qq forma, mas entre iguais ele parece ainda mais incompreensível.
    Sua ultima frase é certíssima. Realmente todos nós temos algum tipo de preconceito na vida. Infelizmente é impossível passar sem... mas, a forma como lidamos com ele "internamente" é que faz a diferença.
    boa semana Cris...
    abraços e beijocas.

    ResponderExcluir
  9. O preconceito é uma merda mas o que mai me choca é o entre iguais. Fico triste qdo escuto um negro bem sucedido falar de outro menos favorecido.
    Seu texto foi perfeito. Bêjo

    ResponderExcluir
  10. Oi Cris
    Admiro sua capacidade de escrever seus sentimentos, nem todos são capazes disso. Mentir que o preconceito não existe é hipocrisia, ele está em todos os lugares da sociedade, mas como você mesma disse, o pior deles é o preconceito entre os iguais, porque isso não dá para entender, nem com muita boa vontade.
    Boa semana
    Bjux

    ResponderExcluir
  11. esse post foi muito interessante e lúcido. reflete bem um pensamento que tenho de que o ser humano é negativamente competitivo, daí o preconceito em diferentes contextos. é uma pena sermos assim...

    ResponderExcluir
  12. Oi Chris, boa noite! Voltei.

    O que podemos ver aqui é a questão do preconceito entre iguais, como tão bem você citou, como ainda a questão, e principalmente isso, o fator da hipocrisia.

    Sim, o que podemos analisar acima de tudo, neste teu texto é, não apenas uma, como outra coisa.

    Muitos dizem da boca pra fora, que respeita o outro, que isso, que aquilo, quando na verdade, o que podemos observar de fato é que para não "cair mau pra sociedade" é que minha aparência seja mantida. Posso estar errado neste meu julgamento, mas esta é uma realidade.

    Quando eu morava em Curitiba, conheci um amigo, que tinha caso com um um homossexual (tenho mesmo que citar assim? Não é já preconceito de minha parte?) que depois, veio à ser nosso amigo em comum. Vou dar nomes aos bois, sem medo. O rapaz em questão, Mauro (não assumido), me apresentou o Ronaldo, uma pessoa simplesmente fantástica. Desde então, passamos a ter um laço forte de amizade que felizmente perdura até os dias de hoje, mesmo na distancia que nos encontramos. Mas um detalhe que ficava expresso que quando saíamos para tomar um café, ou fazer um lanche nas noites frias de Curitiba, o Mauro fazia questão de sentar ao meu lado ao invés de sentar ao lado do Ronaldo, para que as pessoas não interpretassem-no mau.

    O mais interessante é que eu que nunca me envolvi com homossexual, sentava ao lado do Ronaldo, conversávamos, andávamos nas ruas e por aí vai, porque o via e ainda o vejo como uma pessoa comum, como todos os outros. Mas o namorado dele, fingindo ser o que não é, nem sempre foi...

    Um dia lhe perguntei por que ele mantinha um relacionamento com uma mulher se o forte dele eram pessoas do mesmo sexo, e ele me respondeu que "as pessoas falam demais e podem talvez nunca entender". Eu, sem pensar duas vezes disse: mas isso não seria preconceito e hipocrisia de sua parte?

    Passamos alguns meses sem nos falar depois disso.

    Agora, o que pesa mesmo é está questão da hipocrisia entre iguais, que a meu ver é mais forte ainda.

    Como sou de cidade pequena de interior, conheço alguns casos fantásticos, e alguns até hilariantes. Conheci um senhor que "metia o pau" em alguns vizinhos, falando da vida sexual de duas meninas do bairro que morávamos. Depois por alguma razão o mesmo entrou numa destas igrejas que converte até capeta em santo, e falando comigo disse o preconceito tem que ser extirpado de seu coração, e estava orando por isso. Certa feita, conversando sobre homossexualidade, o mesmo disse que estava "curado" deste pensamento, e que amava o homossexual, mas abominava a homossexualidade (???). Perguntei-lhe depois de um tempo o que ele acharia e como reagiria se um filho seu fosse homossexual. Ele que estava num púlpito, respondeu que por amor à Jesus, aceitaria seu filho mesmo assim. Alguns meses depois soubemos que a filha dele foi flagrada aos "amassos" com uma menina que congregava em sua igreja. Resultado? As duas foram expulsas da igreja, e em especial, este pai em questão, baniu a menina de sua casa, tendo esta que sofrer por alguns anos numa cidade vizinha, passando por algumas privações, até que finalmente, se apaixona. Encontra alguém que lhe completa. Mas com um detalhe: a mulher por quem ela se apaixonou era promotora de justiça, portanto uma pessoa de bastantes gastos. O pai desta menina, passou a aceitar as pessoas dentro de sua casa, em visitas mensais, como se nada tivesse feito aquela menina. Neste caso, o dinheiro, ao meu ver, falou mais alto que o preconceito, mas deixou reinar a hipocrisia.

    Algumas brigas de homossexuais (ele/ela) vejo que o peso forte é quando um deles, sentindo-se agredido ou agredida, começa á usar palavrões, para desmoralizar o outro ou a outra, usando palavras que elas mesmas ou eles mesmos são. Na tentativa de com isso, dizer que é melhor que o outro.

    Não sei se me fiz entender hoje, talvez até tenha me embolado em meu ponto de vista, Dama, por favor, me corrija se eu errei em alguma coisa hoje, mas teu texto mexeu bastante comigo, hoje.

    Beijos na alma e muita paz, sempre!

    ResponderExcluir
  13. O preconceito entre iguais eh o atestado que a pessoa se ve de forma tao distorcida que nao se ve naquela pessoa.

    ResponderExcluir
  14. Nem tenho o que acrescentar aqui Dama, vc falou tudo e os comentários completaram!
    Não toledo preconceito, mas vejo muito ainda!

    ResponderExcluir
  15. Só pra citar: bem comum entre lésbicas é o preconceito entre meninas masculinizadas e as não masculinizadas. Para algumas pra ser lesbica de verdade, tem de se parecer com menino, já outras , não querem sequer serem vistas com garotas "bofinho" ou "caminhoneiras", quanto mais namorar!

    Preconceito é uma das piores doenças criadas pelos homens tendo a hipocrisia como sintoma mais comum. A última frase do texto foi a cereja do bolo deste excelente post!

    Um beijo, Dama.

    Vã.

    ResponderExcluir
  16. O preconceito é algo terrível que infelizmente está incutido na sociedade. Deve ser repudiado e combatido por todos. É uma luta constante... Não devemos jamais nos acomodar com isso. Mas... Entendo também que é preciso discernir OPINIÃO, posicionamento, DE preconceito. Já o seu ex amigo Trans, é um imbecil preconceituoso, covarde e ingrato! É digno de pena.

    Abraço, Dama!

    ResponderExcluir
  17. Preconceito. Que palavrinha fúnebre. E ainda as pessoas tratam-na de usar exageradamente.

    Expurgam as suas repugnâncias como se estivessem certos. E ainda aguentar blefes de um ser igual a nós, é de enojar ainda mais.

    TENHO nojo de tipos como esses. Que fiquem bem longe de mim.

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  18. Dama, tenho sim preconceitos, e como você mesma colocou, eles me fazem pensar, repensar muito.
    Mas eu fico intrigada como é forte o preconceito nas crianças. Ainda tão pequenas; reproduzem o que escutam, está arraigado na sociedade? Não sei, é triste como eles ( crianças) disseminam cruelmente.
    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Ess pra mim é o pior dos preconceitos Dama. Acho pavoroso e olha que a gente ouve cada coisa!

    ResponderExcluir
  20. Dama,não nego que não entendo nada do mundo trans,operadas ou não,assumidas ou não, e por esse motivo a gente não pode e não tem como criticar alguém cujos sentimentos e situação de vida desconhecemos,mas me causa espanto as pessoas que fazem parte desse grupo se digladiarem entre si,qdo.deveriam unir-se em prol de respeito e aceitação,mas não funciona assim,né?..Ás vezes faço piadinhas(que eu julgo inocentes ou engraçadinhas,mas talvez não sejam) sobre pessoas sem estilo no meu blog(gente da moda é uó,estamos sempre no limbo...),depois revejo o que escrevi e me auto-flagelo:isto é preconceito!E mulher é venenosa mesmo,temos que segurar nossa lingua ferina ao falar das outras.
    O teu post vai me fazer prestar mais atenção ao que escrevo lá no blog,e olha que eu me julgava uma pessoa sem preconceitos...

    ResponderExcluir
  21. Que, na Páscoa, nossa fé seja revigorada pela
    certeza de que Cristo ressuscitou e está entre nós.
    O sentimento de Páscoa não termina,
    ele sinaliza um novo começo da primavera
    e a vida marca nossa amizade.
    Feliz Páscoa Deus abençoe
    tremendamente sua vida.
    Beijos na alma carinhos no coração.
    Tem mimo na postagem caso gostar fica
    a vontade para pegar..
    Evanir..

    ResponderExcluir
  22. Isso é muita verdade! E a gente não para para pensar, só mesmo quando alguém toca nesse assunto, né?!

    Minha mãe falava muito sobre essa questão de negros terem preconceitos com eles mesmos. Isso é muito bizarro!

    ResponderExcluir
  23. O ´preconceito sempre existiu e vai existir. É utopia pensar que não somos de alguma forma preconceituosos. Feliz Páscoa pra você, no seu verdadeiro sentido.

    Abraço

    ResponderExcluir
  24. Menina, eu vejo muito isso, de mulher machista que paga de moralista, mas é um trouxa chifruda, que é pisada pelo marido. Eu rio de dó.

    E já vi muito gay chamar o outro de viado, um negro ficar revoltado ao ser chamado de "preto" em uma brincadeira, não por sentir-se ofendido, mas por não se considerar negro, por vergonha ou sei lá o quê...

    É incompreensível isso. Eu fico besta quando tenho contato com algum ser humano assim. É difícil até de definir o que eu sinto quando presencio situações assim. E mesmo preconceitos de diferentes entre si não deve existir... Por dentro, todo mundo é exatamente igual, e todo mundo caga fedido no final das contas, como diz a minha avó. Me desculpe a expressão chula, mas veio a calhar... rs

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  25. Depois de um bom período "cega da silva" volto a visitar os amigos. Aqueles ícones que sumiram depois vou ver direitinho e te mando. Eu tinha excluído emails que não uso na minha conta do Google e acho que por isso desapareceu.

    Quanto ao preconceito entre iguais confesso que nunca imaginei que pudesse existir esse nível de preconceito. Fiquei estarrecida com teu relato.

    O que conheço e muito é preconceito de negro contra negro. Na própria sala de aula dificilmente vejo adolescentes negros juntarem-se aos pares. É comum ouvir de mães negras que pelo menos ( quando têm filhos com brancos ) o cabelo saiu bom. De certa forma elas têm razão pois o cabelo pixaim é muito mais difícil para pentear e quando pequenas as minhas irmãs choravam para desembaraçar os cabelos.

    Sempre que vejo um preconceito em mim tento de todas as formas saber porque tenho o tal preconceito. Parto sempre do princípio que é algo que tenho em mim e não quero. Por isso enxergo o outro de forma preconceituosa.

    O que me motiva e me deixa um pouco esperançosa em relação a humanidade em geral é que jovens como os da geração do Vinicius já não são tão preconceituosos como os da minha geração.

    Beijos. :)

    ResponderExcluir
  26. Bom dia, Dama.
    De fato isso ocorre, como te disse uma vez, convivo com alguns gays. E ja vi esse tipo de coisa ocorrer. Em vez de se unirem, preferem um queimar o outro. Lamentavel. Bjs

    ResponderExcluir
  27. Eu sou redesignada,(operada) e tambem tenho um grupo no facebook, e nao concordo com voce quando voce diz que as operadas sao contra as nao operadas, na verdade essa falta de respetio existe, mas lembre-se que o preconceito parte sempre de uma maioria em relacao a uma minoria, entao acho que o que voce diz nao entender esta explicado.

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html