domingo, 4 de novembro de 2012

Ser diferente é bom?


Fico boba com o tanto de gente que cruza meu caminho querendo ser diferente. Tem pessoas que se especializam em identificar o comum e seguir o caminho contrário só para bater no peito e dizer: - Eu não aceito isso porque sou diferente! - Ora, ora, quem realmente é diferente, quem pensa diferente, faz isso de maneira natural, sem pensar sobre o assunto.

No geral as pessoas pensam que se elas forem diferentes, vão ser reconhecidas como admiráveis pela maioria das pessoas, vão se destacar, virar exemplo e todas as pessoas vão querer imitá-las. Mas eu como uma diferente, digo, com conhecimento da questão, que ser assim não tem nenhum glamour, nenhum, você sofre discriminação, não tem a compreensão da maioria das pessoas, vive mais isolado porque as pessoas no geral tendem a se afastar, principalmente aquele grupinho que quer ser diferente. Esse é o primeiro a identificar o diferente e dizer que ele é um estranho, porque na cabecinha daquele que quer não quer fazer parte do comum, o diferente é o artista famoso e glamuroso.

É óbvio que os artistas de valor, os que se destacam na nossa sociedade, no geral tem diferenças marcantes da maioria da população, mas eles não são admirados, famosos e realizam um trabalho legal só porque são diferentes, eles se sobressaem porque tem talento e batalharam muito para isso, elementos que a criatura que quer ser diferente não tem. Quem deseja ser diferente, só é realmente o do contra, aquele que gosta de criar uma polêmica. Ser só diferente não basta para você ser reconhecido e ter a admiração das pessoas.

Eu tenho uma amiga no trabalho que ela não faz um perfil no Facebook porque diz que todo mundo tem Face e que quanto mais pessoas têm e insistem para ela fazer, aí mesmo que ela não faz. Daí  perguntei o que ela ganhava com isso, e claro que ela não soube me responder. O que estranho é que ela é uma pessoa que sofre bastante por ter uma deficiência física, que faz dela uma diferente de alguma forma, já que sofre discriminações e é tratada de uma forma diferenciada pela maioria das pessoas. Então simplesmente não entendo esse comportamento nela e já falei isso para ela, não estou aqui falando por trás.

Eu tenho minhas diferenças e não me orgulho nem um pouco delas. Acho que elas me fizeram crescer mais como pessoa, já que eu tive que me atritar mais com o mundo e chegar mais depressa a algumas conclusões. Mas fora isso não vejo nenhuma vantagem em ser diferente. Olho a vida dessas pessoas que crescem numa família normalzinha, tem uma adolescência com os problemas característicos dessa época, crescem, estudam, arranjam um emprego, se casam tem filhos, as vezes se separam ou não. Daí fico olhando a vida dessas pessoas e não tenho idéia do que é ter uma vida assim. Sei que a vida de todo mundo tem problemas específicos, peculiares, de cada um, mas quando digo vida normalzinha, são essas vidas que seguem esse roteiro conhecido por todos nós. Eu gostaria muito de ter tido uma vida assim. Porque de diferente da maioria eu só tive os problemas, talento não vejo nenhum grande que faça eu me destacar... rs

E você se sente um diferente? Conhece alguém que se ache diferente? Conhece alguém que realmente é diferente?

22 comentários:

  1. Bom dia amiga!
    Deve ser bom ser diferente.Eu sou igual a todos.Comigo não tem nenhum diferencial,sou a mais comum dos comuns.Creio que ser diferente não faz ninguém mais feliz,mas essa é a minha opinião e ,claro posso estar errada.
    Bom dia para você com um abraço carinhoso.
    Teca

    ResponderExcluir
  2. Dizem por aí [no caso Elianzinho ... rs] que eu não sou um cara NORMAAAAAAAALLLLLLLLLLL! kkkkkkkkkk

    bjão

    ResponderExcluir
  3. Me sinto diferente em relação a pessoas que são naturalmente muito extrovertidas, e que costumam criticar por eu ser mais reservado que elas. Abraços. Carlos Medeiros...http://grandeonda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa... daria pra ficar "falando" por três horas sobre esse assunto. rs
    Assim, acho que todos somos diferentes em algumas coisas né? Eu por exemplo me sempre me senti diferente por não ter necessidade de sair. Minhas amigas ficavam loucas nos finais de semana separando roupas, pensando em onde iriam e eu só queria ficar em casa. Eu gosto de ficar em casa.
    Gosto de ler, de assistir filmes, e de ficar deitada no chão com as pernas no sofá olhando o céu pela janela. kkkkk
    Gosto também de fazer as minhas coisas de mulherzinha, que chamo de "Day SPA".
    Mas se tem algo que realmente me incomoda são as tendências de moda. Eu não gosto de sair com uma blusa amarela e encontrar outras vinte mulheres usando a mesma cor. Mas moda é isso né? Todo mundo igual se sentindo o máximo!kkk Eu não vejo sentido nisso e evito usar certas coisas quando viram tendência de moda. Sim, porque a moda vai e volta e as vezes coisas que sempre usamos vira o hit da estação, aí eu aposento por uns tempos até a febre passar. E nesse caso, a minha intenção não é exatamente ser diferente, mas apenas de não ser igual. (oi?)rsrsrsrrs
    Gostaria de ver vídeos seus. Acho tão legal quando alguém tem boas dicas e quer passar! Isso nos cria atalhos e ajuda a não jogar dinheiro fora. Pense no assunto...
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Sábia Dama de Cinzas. Mto bom esse post e complexo. A carapuça serviu em mim em alguns quesitos. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Caramba!!! Tá aí um assunto que certamente ainda me deixa com uma pulga enorme atrás da orelha. No entanto por alguma razão parte do que eu penso estão em tuas linhas.

    Faz alguns dias que por sinal trouxe à tona uma postagem em que faço menção ao livro da Monica de Castro, "O Preço de ser diferente". Um livro que indico aos amigos e amigas.

    Segue o link da postagem com sua permissão

    O PREÇO DE SER DIFERENTE

    http://www.revistadoed.com/2010/08/o-preco-de-ser-diferente-monica-de.html

    Claro que naquele livro fala-se da questão da homossexualidade, que também, e ainda é vista por uma grande massa como um ser diferente dos demais.

    Numa outra postagem em que trato sobre o conseito da beleza falo algo mais ou menos assim.

    PARA TEMPOS NOVOS O CONCEITO É CARO

    http://www.revistadoed.com/2010/09/quanto-custa-pra-ficar-bonito-ou-bonita.html

    É realmente incrível como este assunto cada dia a mais é renovável e mutável.

    Eu por sinal não sei se sou IGUALMENTE DIFERENTE OU DIFERENTEMENTE IGUAL.

    Um abraço com o desejo de muita paz, sempre!

    ResponderExcluir
  7. Eu percebo que sou bem diferente das pessoas da minha idade. Sempre pensei, fiz e me interessei por coisas diferentes, coisas que as garotas de 21 anos por aí nem ligam. Seja no que se trata dos estudos, conversas e amor. Às vezes me sinto um ET, mas tenho certeza que não mudaria isso por nenhuma "normalidade".

    ResponderExcluir
  8. Eu adoraria ser tão normalzinha, sorridente e doce como pareço nas fotos! #ProntoConfessei

    E quem quer ser muito diferente já mostra que não sabe o que é ser diferente de fato. Estar na multidão e não se sentir parte dela é um peso e não uma dadiva.

    As vezes, não sempre e nem constantemente, eu queria ser comum, ou uma pessoa comum da periferia trabalhando no shopping ou na escolinha ou uma pessoa comum de classe média... Mas nunca deu, nunca dá, nem quando eu tento... Se as pessoas soubessem como é legal não se sentir parte de muita coisa não iam ficar por ai dando uma de diferente e iam simplesmente viver sua vida e aproveitar as dadivas da normalidade.

    ResponderExcluir
  9. Algumas pessoas (essas que lutam para se destacar e não conseguem) se auto intitulam de diferentes para chamar a atenção,(caso do perfil no face) normalmente são aquelas que não dão certo.
    O diferente sempre sofre com isso, se é tímido sofre por se-lo se é obeso (sempre fui) sofre também, enfim aquele que é diferente por algum motivo sério realmente sabe o que é passar por isso, ótimo texto, bj

    ResponderExcluir
  10. Dama:

    Adoro aquela frase do Caetano que diz: "De perto ninguém é normal". Na medida que nos tornamos mais próximos e íntimos de outra pessoa descobrimos que nem a pessoa e nem nós mesmos somos muito normais, não é mesmo^?rss

    Beijos e linda semana.

    ResponderExcluir
  11. Somos todos diferentes
    Somos todos iguais
    Sendo diferentes os corpos e a mentes
    Não há uns menos, outros mais

    (saiu agorinha mesmo, inda tá quentinho o poeminho)

    ResponderExcluir
  12. Oi Dama, sabe ...acho que me encaixo no que é chamado normal. Mas no fundo, no fundo, todos nós temos nossas peculiaridades, o que nos torna a cada um...únicos. Ainda bem, pois uma produção em série seria maçante.
    Nossos problemas e a maneira como os resolvemos é que nos faz diferentes. Nem melhores...nem piores que todos os outros.
    Celebridade não sou, talento especial...só o de aborrecer os outros(kkkk), então sim.... acho que sou normal. Com restrições...kkkkk
    Abraços querida. Gosto de suas reflexões.

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que sou muito normal, e se sou diferente em alguma coisa, nem sinto que sou, rs.

    Mas tem gente que é como vc falou: faz pirraça e não questão de ser diferente. Se quer aparecer, se joga da ponte, coloca uma melancia no pescoço, joga dinheiro do 10° andar, daria mais ibope, rsrrsrs...

    Ótimo assunto!

    Bjokas

    ResponderExcluir
  14. deixa eu ver
    eu sou negro lindo charmoso inteligente
    como muitos por ai
    huahusa

    ah brincadeira

    bem estamos num complexo de hipster
    pessoal quer bancar o intelectualete diferente de qualquer forma e isso irrita

    ResponderExcluir
  15. ahahahahah adorei ... é bem verdade tudo o que você falou.
    Tem gente problemática, isso sim, e o jeito de chamar a atenção, coisa que não acontece naturalmente, é esse ... sendo (ou tentando ser ) diferente.
    Sério, agora: Todos somos diferentes, todos temos nossas particularidades, nossas falhas, nossos acertos, vantagens, talentos, enfim, de tudo um pouco, né amiga?
    Beijo.
    Angel.

    ResponderExcluir
  16. Bem, não façoface porque ou atualizo o blog ou o face, e sinceramente, prefiro o blog, rs

    ResponderExcluir
  17. São mudas as neblinas nesta ilha
    É de pobreza o pão que alimenta o meu sentir
    Oiço o mar com os meus próprios dedos
    Parti do desencontro dos meus derradeiros medos

    Parti e deixei no cais mil dúvidas
    Lembrei tempos que corri feliz pelas amoras
    Nesses dias bebi sofregamente a vida
    Nesses dias a minha alegria era incontida

    Uma radiosa semana


    Doce beijo

    ResponderExcluir
  18. Olha, Cris... Para ser menos prolixa vou direto responder as tuas perguntas.

    Se for olhar pelo lado da regra geral do que é normal ser sou diferente e convivo com pessoas que se acham diferentes entre si.

    E nós, os diferentes, não somos aceitos pela sociedade exatamente por causa dessas diferenças.

    E eu sou bem assim: Se a maioria está me dizendo para fazer uma coisa aí mesmo que quero fazer outra coisa. Nunca estou com a maioria.

    E na verdade nem me acho diferente, sou diferente. Tá, mas não sou um ET...rs Existem mais da nossa espécie...rs

    Ah, Dama! Tá faltando vires cá para o Sul. Aí vou te apresentar para uns amigos meus e tu vai ver que tem um deles que tem uma história de vida semelhante a tua.

    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  19. Dama penso assim como vc mesmo! Que gosto é esse por ser sempre diferente? Bobeira isso! Mas acho que é modinha. Principalmente adolescentes têm isso!

    ResponderExcluir
  20. Dama, eu não me vejo diferente de ninguém. Mas, pela minha orientação sexual, sou olhada diferente por algumas mulheres heteros. Já percebi diversas vezes que outras mulheres olham para mim com receio de que por eu ser lésbica, a pessoa aqui, venha a se jogar para cima, paquerar na cara dura, ou algo do gênero.
    Primeiro: nem toda mulher me excita. Segundo: nem toda mulher me excita , e terceiro, nem toda mulher me excita. Entende?
    Na verdade, não hasteio bandeira gls, não bato de frente com ninguém, não faço barulho para verem que estou aqui. Só vivo a procura da minha felicidade em todos os sentidos. Quero fazer diferença como a Suzi,pessoa, e não, porque sou uma mulher que gosta de outra mulher. Nesta parte, tento sempre ser natural, apesar de ser bem discreta. E até agora, nunca tive problemas... Viajo, freqüento centenas de restaurantes, livrarias, botecos, bares com minha namorada, e sempre fui muito bem atendida e não tive problemas com os freqüentadores do local... Não sei também se a minha postura ajuda, porém até agora não senti vontade de ser diferente e, talvez, nunca venha a ser...
    Dama. Saudades de Vc no face..
    Beijos...

    ResponderExcluir
  21. Nossa, isso é um um puro fato! Tem gente que quer forçar uma diferença, que na verdade não passa de uma rebeldia sem causa. Também penso da mesma forma: se você é diferente, você o é de forma natural.

    Todos nós, biologicamente, somos diferentes, mas no comportamento social, a maioria acaba sengo igual. Eu sou diferente por algumas características que eu não escolhi ter, e algumas dessas, não gostaria de ter, mas nem por isso as renego. Mas não acho que nenhuma seja admirável, e acredito que nenhuma diferença seja admirada, a não ser o talento de cada um, que aliás, você tem sim, e de sobra na escrita, e no discorrer do comportamento humano, a diferença é que você não apostou nesse talento desde jovem, porque se não, já seria uma autora renomada. E você sabe o porquê que digo isso.


    Beijo, Cris!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html