domingo, 25 de novembro de 2012

Eu sou o que sonhei ser? O que ainda sonho ser?


Esse tema foi debate no programa Saia Justa e me fez pensar muito se eu teria conquistado algum dos meus ideais de lá quando era bem jovem. Será que o que sonhei ser quando criança é o que sou hoje em dia? E o que ainda sonho para mim? Perguntas complexas.

Bem, quando criança queria ser astrônoma, e da adolescência até hoje sempre quis ser médica. Nem uma coisa nem outra, segui caminhos que nunca pensei em termos profissionais, mas não me arrependo das minhas escolhas, foram as alternativas possíveis e acho que elas me trouxeram a uma vida relativamente confortável atualmente. Mas quando penso a nível de realização profissional, aí a coisa complica, porque não me sinto nada realizada com as opções que fiz. Acho que até por isso vivo meio que buscando compensações, caminhos interessantes para me sentir melhor a nível de vocação.

Já na vida no geral,  jamais pensei que iria dar tantas viradas, e quando era adolescente não podia imaginar que minha vida estaria como hoje em dia. Se bem que uma intuição sempre gritou dentro de mim, que estaria a maior parte da minha vida sozinha e realmente estive mais sozinha do que acompanhada e, ultimamente, creio que essa solidão se acentuou, em parte por opção, outra parte pelos revezes da vida. Acho que isso eu previa e não mudou muito, mas a vida da gente não é feita só de um aspecto, mas de diversos, e em tantos outros fui completamente surpreendida pelos acontecimento, pela vida, pelas minhas escolhas.

Já o que sonho daqui para frente, nem sei dizer ao certo. Normalmente sou bem realista, não sou muito sonhadora, então meus objetivos tem o tamanho que posso atingir. Geralmente sou feita de muitos pequenos sonhos, pequenas metas, que me fazem chegar a situação que imagino. Mas não é nada tão grande que não possa atingir. Creio ser altamente angustiante perseguir objetivos inalcançáveis. Um desperdício de energia. Quando penso no futuro, sempre penso na velhice e sempre penso que quero estar o melhor que puder fisica e mentalmente. Envelhecer com qualidade de vida, podendo sempre estar no controle da minha vida, podendo cuidar de mim, ser independente na medida do possível. Acho mesmo que para uma solitária como eu, esse é um grande sonho a longo prazo...

Agora tem os sonhos que sabemos impossíveis, aqueles que a realização sabemos que não vai acontecer, mas nos faz bem sonhá-los, exatamente porque é lúdico, apenas faz bem pensar neles. Eu sonho que um dia serei uma grande atriz, dessas "camaleoas" que se transformam a cada personagem, uma Meryl Streep. Sei que nunca serei atriz nenhuma, mas gosto de brincar de sonhar, porque é algo que me leva a um lugar só meu. Em alguns momentos posso dar vazão a esse lado, numa festa, numa oportunidade qualquer. Mas sei que é um sonho para preencher as minhas fantasias.

E você? Me conte!! Você é hoje em dia o que sonhou quando criança? O que ainda planeja alcançar no futuro? Você tem um sonho impossível?

21 comentários:

  1. Bom dia!!! Muito bom acorda e ler um texto assim, parecia que eu estava lendo algo que eu havia escrito de mim... Como me identifiquei com este texto... Parabéns!!! Seu blog é muito interessante... Vou seguir sua sugestão e escrever sobre este tema... Bjs...

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre quis ser Psicóloga. Outro dia procurando sei lá o que no guarda-roupa da minha mãe achei uma pasta com material escolar meu desde o prezinho. No meio das coisas havia um caderno que era de redações, eu estava então na 4º série, e numa dessas redações de tema livre eu já dizia que queria ser Psicóloga. Devia ter uns 9 anos.
    Não me tornei Psicóloga.
    Eu quase nunca consigo as coisas que eu quero. Mistérios do universo.
    A vida sempre dá seus reveses e eu fico com a 2º opção. rs
    Acabei de um jeito que nunca imaginei: Dona de casa, mãe de duas filhas.
    No momento não tenho planos. Nunca me adiantou tê-los, mas sei que logo as meninas estarão independentes e eu poderei fazer algo por mim. Posso voltar a trabalhar, a estudar e até fazer as duas coisas.
    Pra não me decepcionar mais uma vez eu vou esperar e ver o que a vida vai me sugerir, já que quase sempre ela ignorou as minhas escolhas. rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Nunca é tarde pra realizar nossos sonhos. Entrei na faculdade com 27 anos, me achando velho. Mas na minha sala em um senhor de 70 anos. Revendo meus conceitos.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia de domingo Cris!

    Um tema e um assunto complexo e interessante. Na verdade eu poderia chamar até de um TEMA/TESÃO. Parece meio estranho, mas é mais ou menos assim quando eu penso e lembro de meus sonhos.

    Quando criança eu pegava aqueles livros lindos, escritos por grandes mentes e os devorava. Mesmo sem entender muito bem algumas coisas que eles falavam. Na grande maioria das vezes eu tinha que obrigatoriamente pegar o pai das letras, o dicionario, para desvendar o que lia. Bom, pelo que se pode perceber um de meus sonhos era ser professor e/ou escritor.

    Agora me diga o que me tornei?

    Uma das coisas que me fascinava desde minha adolescência era ver pessoas, homens e mulheres (mulheres muito poucas vezes) passar pelas casas, inclusive na minha, vindas de lugares distantes, vendendo livros. Aqueles enciclopédias muito bem encadernadas. Eles, na minha visão, vestiam-se muito bem e falavam muito bem, igualmente. Já viu que me identifiquei, né?

    Minha linda mãe (e aqui conto como a frustei em seus sonhos) tentou me levar para uma serralharia. Para que eu fosse serralheiro. Já que em minha cidade não tinha grandes oportunidades de empregos melhores. Passei um mês entre pesos de portões e soldas, além de graxas e poeira. Adoeci.

    Um amigo nosso, precisava de um ajudante de pedreiro. Minha mãe, em sua inocência me enviou para atuar como ajudante. Mais uma vez, já sabe o que aconteceu, né? A decepcionei. E também não me adptei com a vida de pedreiro, nada contra tais profissionais, que por sinal são verdadeiros mestres para as moradias do mundo todo.

    Um certo dia precisavam de uma pessoa que trabalhasse com vendas, para atuar nas principais cidades vizinhas. E lá estava eu. Minha mãe pensou que eu não me adaptaria, que não gostaria do serviço, e que em pouco tempo, assim como os demais serviços eu o abandonaria. E foi então, que mais uma vez, pela terceira vez, decepcionei minha mãe. Gostei tanto da oportunidade que logo busquei algo na mesma área. E fui vendedor de livros. De motos. De carro. E para a maior surpresa de minha vida, fui vendedor de planos funerários. E vestia-me à caráter, viu!!!

    Mas um dos orgulhos que eu posso dizer que me tornei, num de meus sonhos de infancia foi ser vendedor.

    Hoje atuo com empresa própria, montada em minha própria casa (home office) e sou REPRESENTANTE DE VENDAS.

    E como trabalhar com vendas é algo bem parecido com ser professor (você em alguns casos educa o cliente), leitor assíduo (deve-se conhecer bem o produto e o seu cliente), psicólogo (deve-se compreender o cliente e buscar a melhor opção para ele, junto com ele), e viajante (as vezes somos gostosamente obrigados à viajar para lugares interessantes), além de elegante (temos que estar apresentáveis), hoje posso dizer que até decepcionei minha mãe, em seus sonhos para mim, mas me encontrei aonde mais gostei de estar. Junto com o povo. Cara a cara. De casa em casa, ou na internet, já que este mundo fabuloso nos permite estar conectados com o mundo dentro de nossas casas.

    Ainda tem muitos planos que eu tenho que concluir. Mas boa parte deles, nestes meus GOSTOSOS 35 anos, já estão em processo fabuloso de realização de sonhos.

    Quero aqui te agradecer por trazer tal assunto à baila, e me permitir comentar.

    Um forte abraço com o desejo de muita paz, sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relembrando as palavras de Raul Seixas: essa noite eu tive um sonho de sonhador. Maluco que sou eu sonhei...

      Excluir
  5. Bem, acho que nenhum dos meus sonhos é impossível de se alcançar. Ano que vem termino a faculdade e meus sonhos são: continuar estudando, ter meu lugar, minha casa e começar uma vida em casal. Algo engraçado é que eu não sonho em ter filhos. Sonho em aproveitar a vida a dois, viajar, conhecer. Também sonho em ser escritora... acho que este seria o mais complicado de alcançar, mas não é impossível. ;)

    ResponderExcluir
  6. Não posso reclamar, mas não sou o que sonhei. Abraços. Carlos Medeiros...http://grandeonda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Dama, como vai você ? Estou feliz por você ter voltado a blogar... eu te acompanhava no facebook mas nunca respondi nada por lá pois te add com meu nome real.

    Bem, vamos a sua pergunta: Você é hoje em dia o que sonhou quando criança? O que ainda planeja alcançar no futuro? Você tem um sonho impossível?

    Não. Quando criança eu dizia que seria médica e quando cheguei ao segundo grau, achava que seria psicóloga. Na cidade que eu morava havia apenas umas 3 faculdades particulares (caríssimas) e as públicas (muito concorridas). Tentei nas particulares mas não adiantou pois não consegui bolsa (na época não tinha essa moleza de Enem, etc.). Nas públicas eu sempre levava pau na segunda fase.

    Até que desisti da faculdade e fui trabalhar. Tive um trabalho medíocre e no meio disso começou um "boom" de faculdades particulares na cidade com preços mais acessíveis. Acabei cursando o que cabia no bolso da minha família (pois meu emprego pagava uma miséria).

    Eu adorava o curso mas sempre soube que ele não me traria rentabilidade. Infelizmente, era o que minha família podia pagar e era melhor me formar nesse curso do que não ter um diploma.

    Sou uma pessoa muito frustrada. Sinto muita tristeza por ter sido sempre tão estudiosa e não ter podido estudar numa faculdade melhor, em um curso que me trouxesse um salário decente.

    Eu sei que sempre é tempo de estudar, mudar de carreira, tentar novamente mas para tudo isso é preciso muito mais do que vontade... é preciso ter dinheiro ! E no momento estou casada, sendo sustentada pelo meu marido simplesmente porque não compensa eu trabalhar na minha área, acredita nisso ?

    Meu marido é maravilhoso e não se importa em me sustentar mas eu quero muito trabalhar. Como sou recém-casada, no momento minhas preocupações tem sido comprar os móveis para nossa casa, fora outras coisas. Mas assim que a casa estiver com o necessário eu vou correr em busca de uma pós ou até mesmo de uma outra faculdade pois quero me realizar no âmbito profissional.

    Tenho sonhos impossíveis sim, quem não tem ? Adoraria ficar rica, andar de helicóptero, viajar para o exterior para passear, fazer compras...também adoraria poder fazer todos os cursos e comprar todos os livros que eu quisesse, fora que amaria poder fundar uma instituição que cuidasse de animais sem dono.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Sonhos impossíveis, confesso que eu tenho. E é tão impossível, que até tenho vergonha de contá-los. Prefiro deixar em off.

    Bom, para não ser por demais longa, acho que são dois aspectos na minha vida que atrasam o resto. Sou formada em Turismo, porém ainda posso me definir como uma estagiária na área de serviços. Claro que tenho que ser sincera: o meu trampo de hoje me dá um nível melhor que nos dez anos anteriores da minha vida. Posso dizer que ganho melhor que muita gente, mas ainda não me deu a segurança para fazer os seguintes itens:::

    Minha estabilidade >>> Moro com meus pais, não tenho apê e nem carro. Quanto a estar na casa da mamãe, por enquanto, não há motivos para sair. Tenho minha privacidade, meu quarto, minhas coisas e meus queridos pais são muito discretos. Nem se metem na minha vida. Quanto ao carro, estava "zuneta" para ainda comprar este ano, mas resolvi adiar essa realização. Enquanto isso, saio com o do meu pai, que mais fica na garagem do que na rua. Acaba sendo quase meu (mas sei que na realidade, não é meu)...

    Trampo??? Ave.. É até difícil falar pois estou em uma situação quase lamentável. Ultimamente estou empurrando com a barriga visto que o serviço tornou-se mecânico e quase não me faz pensar... Estou me sentindo inútil a bem da verdade...

    Bom, para fechar o raciocínio, preciso de um trampo melhor, que pague bem e que me dê prazer (algo que eu realmente goste)... Assim, consequentemente, sei que terei o meu apê e meu carrinho para poder usufruir mais da minha liberdade!

    Pena que aos trinta anos, vejo que tá complicado e cada vez mais distante...

    Bom, é isso!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olha, foi muito bom ler esse post hoje, e me dar conta de que, apesar da minha vida ser bem diferente do que eu sonhava no passado, ela é bem melhor. Eu sonhava em casar, ter filhos, ter uma família e nunca ficar sozinha. No entanto, apesar de eu ter-me casado duas vezes, hoje estou solteira, e sem medo de ser sozinha. Perder o medo de estar só é muito melhor do que nunca estar só, pois no segundo caso não é opção, é necessidade. A liberdade se exerce qdo somos livres para escolher, livres principalmente de nossos medos, que aprisionam mais do que qq pessoa ou situação. E, além de livre, hoje eu tenho muitas opções, sair com pessoas diferentes, experimentar relacionamentos que antes eu nem imaginaria, com homens mais jovens. E, frequentemente, escolher ficar sozinha, pq não preciso aceitar qualquer um para não me sentir só.

    ResponderExcluir
  10. Não, não sou o que eu sonhava. Ainda sonho em ser a mesma coisa e ha umas 3semanas eu tive uma LUZ de que to no rumo certo! Ainda tem um caminho imensoooooo mas to indo... devagar e sempre! Hehehe

    ResponderExcluir
  11. Oie... esse tema tb foi matéria ontem no Fantástico. Bom, quando criança fantasiamos muitas coisas que queremos ser. Às vezes isso já anuncia um talento, como atriz, bailarina, cantor, médico, veterinário, modelo etc... Outras vezes, ao longo dos anos, vimos que não necessariamente o que gostamos devemos ter como profissão. Eu sempre gostei muito de animais e pensava que seria veterinária. Mas, com o tempo vi que não aguentaria ver o sofrimento dos animais. Depois pensei em ser bailarina, mas a dança é mais algo interior do que exterior, depois achava que gostaria de ser professora, pq era uma profissão que fazia a diferença na vida das pessoa. Logo desisti depois de ver com que tipo de alunos eu iria lidar e que tipo de profissional eu me tornaria. Por fim, fiz faculdade de jornalismo, já que gostava de escrever e era fascinada poir essa história de infomar as pessoas, a importância da notícia e tal, penei e ainda peno para conseguir um emprego bom na área que é cercada de QIs e de um mercado que urra por experiência e capacitação, mas não faz nada para ajudar a termos isso. Com a desilusão profissional, fui tentar buscar em outras áreas uma saúda, que de repente dava certo, mas não eram o sonho da minha vida. Fiz algumas coisas administrativas, mas vi que não tenho saco o suficiente para apenas acatar ordens sem pensar. Fui fazer um curso de segurança do trabalho e pro incrível que pareça, eu gostei! Conseguia me ver na área gostava do meu trabalho. Cheguei a estagiar, mas na hora do emprego, cai novamente naquela coisa da experiência. O mundo deu voltas e hoje estou de volta ao meu ramo inicial do jornalismo, na mesma profissão que antes eu achava que não era bem por isso que eu tinha feito jornalismo, que eu queria mais. Assim como a maioria dos universitários quando saem da faculdade e esperam vivenciar na prática toda a teoria que deu asas a nossa imaginação. Não tão inconformada hoje, pois tenho condições melhores de trabalho. Na verdade, o que eu acabei percebendo é que eu nunca tive de fato, uma profissão que eu quisesse muito ser. Até hoje é assim. Eu gosto de muitas coisas, mas da grande parte que gosto, posso ter como hobby: cantar, dançar, escrever. E que com o passar do tempo, conta mesmo é a necessidade, a independência, os bens que se quer adquirir, os sonhos que se quer realizar. E um bom emprego pode te proporcionar isso. Muita gente não está exatamente aonde gostaria de estar, mas graças a Deus, o caminho ainda é longo. Só me darei por vencida até o final da vida. Há uma grande diferença entre conformismo e frustração. Não adianta você levantar tds os dias, ir trabalhar e isso causar extrema irritação, chateação, tristeza. Se não gosta do que faz não há porque persistir nesse martírio. Claro que por necessidade, muitas vezes nos vimos de mãos atadas. Mas a luta para chegar aonde se quer continua. Eu estou conformada, por enquanto. Por hora, está satisfatório o que consegui. O que não me impede de querer melhorar e progredir e mudar de ideia amanhã. O que não dá, de fato é para viver infeliz!

    ResponderExcluir
  12. Dama:

    Sonhei muitas coisas e muitas ainda são apenas sonhos...rs

    Beijos e linda semana.

    ResponderExcluir
  13. Ah, você querendo ser médica e eu nem podendo ver sangue. Contrastes...rs

    Mas já tive sonhos e apesar de acreditar que algo deixa de ser impossível desde o momento em que se começa a pensar na possibilidade da existência desse algo, não sonho muito não.

    Penso que nos últimos anos e com o curso que fiz, totalmente analítico; tenha perdido muito dessa capacidade de sonhar; tipo: projetar coisas para o futuro.

    As vezes penso que sou racional demais diante dos fatos da vida, mas assim vou sonhando com aquilo que realmente posso alcançar e construindo minhas pequenas alegrias no dia a dia...

    Eu achei teu texto tão leve. Será que estavas te sentindo mais leve mesmo quando escrevestes o texto? Se estava, isso é bom :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Sonhei um monte de coisas... mas nenhuma delas se concretizaram.
    Continuo correndo atrás. As vezes bate uma certa depressão por isso, mas vamos em frente não é mesmo?

    Bjks

    ResponderExcluir
  15. Dama! Bom dia!!

    Concordo com a leitora Cristina! Sonhamos um monte de coisas, mas poucas delas são concretizadas, mas o mais importante é sempre correr atrás..

    Nunca sonhei muito diferente do que eu seria hoje, na verdade acho que sou frustada com os sonhos pessoais do que com os profissionais!

    No profissional, eu acho que já imaginava estar formada, cursando a pós, ganhando acima dos 10 mil ou num concurso público. Isso ainda não aconteceu, mas eu acredito tanto nisso, que mesmo passando por momentos de "depressão" eu não me canso de tentar...

    Mas na minha vida pessoal, eu imaginei que a essa altura, estaria casada com meu principe encantado, e etc, etc, etc... rs

    Eh a vida! é o que podemos fazer com ela!

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Dama, sao tao poucas pessoas que estao realmente satisfeitas com sua vida profissional, vc nem deve pensar nisso, sabe?

    Brincar é fundamental e vc brincando de sonhar em ser atriz e ainda poder realizar "tambem na brincadeira nas festas dos amigos" esse sonho antigo é uma coisa bem legal, divertida, e frutifera, de alguma maneira vc se realiza.

    Sonho tenho mts, mas acho que nada impossivel, um dos sonhos que parecia impossivel era morar na europa, realizou... acho que a vontade era tante que nao teve como nao realizar :-)

    sou bem feliz, sei que tenho mt mais a agradecer do que pedir.

    ResponderExcluir
  17. Lendo novamente e agora com foco no que tu disse lá.

    O ponto que eu peguei foi esse:
    "Geralmente sou feita de muitos pequenos sonhos, pequenas metas, que me fazem chegar a situação que imagino. Mas não é nada tão grande que não possa atingir."
    E acho que por isso achei leve, pois vi que meus sonhos são pequenos.

    Depois, lendo melhor, percebi algo como:
    "Creio ser altamente angustiante perseguir objetivos inalcançáveis. Um desperdício de energia."

    Agora eu te pergunto: E porque você não envelheceria de modo saudável? Minha mãe está com 7.2 e está mais saudável do que os próprios filhos. Quem a vê não diz a idade que ela tem. É uma mulher forte e determinada.

    Eu sei que você tem motivos para se sentir só. Já falou que tem limitações que propiciam isso, mas Cris, nunca devemos acreditar que algo seja impossível. Se nunca tentarmos não poderemos provar que é impossível.

    Nem tudo você revela aqui, mas nem precisa revelar para que me dê por conta de que existe algo que quer muito e esse querer algo a está sufocando.

    Teve uma época em que eu estava "numa nada federal". Então deitava e sonhava que tinha tudo dentro de casa. Tudo o que eu queria. Que sempre no fim do mês sobrava dinheiro para poupar. "Antes o dinheiro nem entrava na minha conta, ele ia direto para tapar o rombo no banco".

    Tanto mentalizei que hoje "não deixei de ser pobre" mas tenho uma vida estável.

    Beijos, Daminha querida! :)

    ResponderExcluir
  18. Nossa esse tema daria uma Blogagem Coletiva!!!
    Falo bastante sobre esses sonhos pessoais e profissionais em diversas postagens lá no Projetando pessoas.
    Eu realizei muito dos meus sonhos, tanto no pessoal quanto no profisisonal. Sempre fui movida a sonhos e fiz planos de ação realistas para alcança-los.
    Meu problema atualmente é que no profissional, o mercado não aposta muito mais em executivos da minha faixa etária, prefere os mais jovens, o que frustra bastante os meus projetos futuros, pois não depende só de mim, e por isso busco caminhos alternativos.
    Na vida pessoal também cheguei numa fase de sonhar coisas mais simples, em ser mais do que ter, em conquistar sonhos mais factíveis e as vezes me questiono se não estaria cerceando meu poder de sonhar tão alto! Pois em sonhos eu tenho 20 anos!!!!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  19. Acho que em parte sou um pouco do que a adolescente que fui sonhou ser, ela queria fazer uma faculdade e ter um emprego, eu sou formada e e funcionaria publica, mas a adulta que eu sou olha para o sonho da adolescente e diz que não era bem assim que ela imaginava que seria...

    Ser mestranda está me deixando careca e ser funcionaria publica de educação não é o trabalho mais rentável do mundo, não posso nem sonhar em sair da casa dos meus pais...

    Ai Dama, porque é tão difícil se satisfazer ein!?!?!?

    Hoje, meu sonho, meu plano secreto é terminar o mestrado, voltar a trabalhar e comprar uma casa, sair de casa e experimentar as dificuldade e facilidades de ser verdadeiramente independente. Mas confesso que tenho medo de de repente descobrir que a independência não é bem assim aquilo que eu penso que seja.

    ResponderExcluir
  20. Quando eu era ciança(antes dos 10), meu sonho era ser "ajudante de cozinha de escola", rrs. Era lindo ver aquelas mulheres mexendo com tanta comida... alimentando tantas crianças. Depois adolescente, queria me casar e ter seis filhos. Não sou nada disso. Será que seria mais feliz se fosse????? A pensar.
    Bjks

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html