domingo, 9 de setembro de 2012

Conquistas vazias...


Vou tentar ir voltando aos poucos para o blog e hoje me deu vontade de escrever sobre conquistas e o que nos traz realizações verdadeiras.

Muitas vezes fico olhando as pessoas e penso que elas são mais felizes do que eu, que se sentem mais realizadas. Em outros momentos me sinto agradecida pelas minhas conquistas e sinto que deveria estar mais de bem comigo mesma, mais do que me sinto no geral. Mas a verdade é que as pessoas não são mais felizes do que eu e nem tenho tudo que preciso para me sentir plena. Tudo é muito relativo.

Quando faço uma retrospectiva da minha vida, do nada que já fui um dia para o que sou hoje, acho realmente que conquistei muito. Mas existem pontos na vida de todos nós que são como uma espécie de "Calcanhar de Aquiles", aquilo que desejamos muito, muito mesmo e é tudo que não temos, resultando numa vunerabilidade. Não sabemos dizer ao certo se desejamos muito porque nunca alcançamos aquilo, ou se por acaso tivéssemos aquilo, realmente faria toda a diferença que pensamos.

Dias desses estava pensando em quais seriam meus maiores sonhos. O que se tivesse realmente me traria uma sensação de plenitude emocional. E me vieram duas respostas, duas coisas que se conseguisse, tenho uma convicção íntima de que me deixariam plena. Bastaria ter realizado um desses dois sonhos para fazer uma boa diferença em termos de bem-estar. Mas obviamente que não vou dizer o que é, para não gerar um debate em cima da necessidade ou não disso para minha vida. Na verdade só eu preciso saber e sentir isso.

Então fico pensando que ao não ter essas duas coisas, parece que todas as minhas outras conquistas se tornam vazias. Elas me satisfazem por um período curto, como a dose de uma droga, para logo depois ficar aquele buraco lá, pedindo providências na conquista do que realmente importa.

O chato é que nem sempre o que nos faz falta é algo que dependa só dos nossos esforços. E nesse caso, esses meus dois desejos, dependem pouco de mim e mais da vida, dos acontecimentos. E esse exercício de esperar a parte que não nos cabe lutar, é algo que realmente me detona por dentro. Quase tudo que dependeu de mim, eu o fiz, e o que não fiz, sei exatamente qual o motivo que bloqueou e não foi a minha falta de iniciativa perante a vida. Pelo contrário,sofro algumas consequências de atos que foram um excesso de iniciativa, talvez se tivesse deixado a vida se resolver, não teria estragado o que já não estava bom.

Em tudo isso o que mais me atormenta é ficar sempre analisando a vida. Não é porque estou distante dos blogs que deixei de me indagar. Esse é um exercício quase que automático em mim. A questão é que cada vez mais, a gente vai guardando nossos questionamentos para nós mesmos, num misto de cansaço e falta de vontade de explicar.

Você aí que está lendo esse texto agora. Se sente feliz? Tem algo que gostaria muito de conquistar e não conseguiu?

28 comentários:

  1. Eu queria conquistar um relacionamento saudável com alguém do sexo oposto e caminhar com esse relacionamento para a construção de uma família.

    Mas tento não fazer disso uma prerrogativa para uma vida feliz, tento me realizar com a vida que tenho e me sentir completa mesmo sem ser mãe e tudo e tal, mas as vezes isso pesa sabe Dama... E ai vira uma coisa meio que faltando para a felicidade plena... Mas talvez seja uma tendencia humana nunca está satisfeito e sempre está em busca de algo, eu não sei...

    E sim, é bom te ler, porque de repente a gente se sente menos só no mundo dos que pensam e questionam constantemente.

    ResponderExcluir
  2. Identifiquei-me um bocado com seu post, Dama. MUITO mesmo. Principalmente com o sexto parágrafo.
    Há muitas coisas que eu gostaria de conquistar, mas infelizmente há muito que eu tento e não tenho conseguido. No fundo, sei que poderia tentar com mais afinco, com mais responsabilidade, mas por um motivo ou outro, eu fico procrastinando, fico empurrando com a barriga e vendo o tempo passar, adiando sonhos há muito sonhados, deixando pra depois a conquista de metas há muito traçadas. A verdade é que pra se conquistar algo (que depende de nós), é preciso muita determinação, muito foco, muita força de vontade e fé de que é possível conquistar tal coisa. Se não for assim, a gente fica dando murro em ponta de faca, enganando a nós mesmos.
    Ai, cara, às vezes eu acho que tento da melhor forma possível realizar os meus sonhos, mas ao mesmo tempo acho que não me empenho ao máximo. Isso me entristece, frustra e enlouquece.

    :(

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  3. Dia desses me perguntaram se sou feliz. É relativo. Em relação a certas coisas- sim, em relação a outras- não. Abraços. Carlos Medeiros. http://grandeonda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Dama

    Sei como se sente. "Falta sempre alguma coisa"- disse certa vez Caio Fernando de Abreu. Ele tinha razão. Mas que bom... já pensou que marasmo tudo em seu devido lugar? O que a gente não pode é perder a esperança e a coragem de lutar!
    Desejo de coração que seus sonhos se concretizem em breve e que você possa construir outros...

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Acho que a plenitude não existe. Sonhamos, conquistamos o que queremos, experimentamos a sensação de realização, mas logo nos inquietamos novamente querendo outra coisa ou até mesmo achando que aquilo que conquistamos não era do jeito que imaginávamos, rs. Não sei se nós seres humanos somos assim mesmo ou se fomos criados pra ser assim.
    Claro que a cada coisa que queremos e conseguimos parece que subimos um degrauzinho no nível de satisfação geral, mas também não dura o tempo todo, tem certos momentos e certos dias que são mesmo infelizes ou tediosos e aí não tem jeito. Bom, pelo menos eu vejo as coisas assim.
    Bjus, Dama.

    ResponderExcluir
  6. o q é ser feliz na vida ... hoje entendo q é só vivê-la tal e qual ela se nos apresenta ... sem maiores cobranças, dentro da maior simplicidade possível e acreditando q é na simplicidade dela q encontramos algo mais próximo do SER FELIZ ...

    bjão

    ResponderExcluir
  7. Tbém tenhos conquistas que não dependem de mim; fiz a análise da importância delas em minha vida, triste conclusão: as demais conquistas perdem o sentido sem uma que ainda me falta...
    P.S. - Quem bom q voltou ! já sentia falta de alguém 'pensante' nesse mundo virtual...

    ResponderExcluir
  8. Queria passar num concurso melhor e ter um relacionamento estável com alguém que eu gostasse muito e vice-versa.

    ResponderExcluir
  9. Faço mês que vem 38 anos e faltam muitas conquistas pessoais e profissionais, nem no meu maior pesadelo eu esperava que tudo que falta estaria mesmo faltando...rsrs Mas é assim a vida, o importante é a gente não cruzar os braços nunca, e no que não depender somente da gente, pelo menos fazer a nossa parte, mas fácil não é... Mas vamos que vamos que a gente consegue!
    Beijo, beijo e parabéns pelo post excelente!
    She

    ResponderExcluir
  10. Querida, adorei seu post. Você conseguiu traduzir em palavras coisas que todos nós sentimos. às vezes não depende de nós, mesmo, conquistarmos algo que desejamos.

    Acho que a maneira de lidar com isso e ser feliz é MUDAR A MANEIRA DE VER NOSSOS DESEJOS.
    Li em algum lugar uma frase libertadora:
    "Você não pode mudar a realidade, mas pude mudar a maneira de encara-la". E isso faz toda a diferença. Eu, pessoalmente, investi bastante em tempo e dinheiro, em um tratamento de psicanálise, que já dura 5 anos. Muitas vezes cortei necessidades básicas para ter dinheiro para pagar, mas coloquei na minha cabeça que essa era maneira de conseguir lidar com uma realidade da qual eu não tinha o menor: uma família disfuncional, p-i-r-a-d-a. Fez toda a diferença para mim, há quem não acredite em terapia, análise, mas certamente essas pessoas nunca tentaram. Encontre a sua chave para mudar a maneira de ver as coisas, e seja feliz!

    ResponderExcluir
  11. O ser humano é um eterno insatisfeito. Fato. Bem vinda de volta à blogsville.

    ResponderExcluir
  12. Dama, falar que sou feliz acho complicado, eu não acredito que seja assim, acredito que vivemos momentos felizes, mas não dá para ser feliz sempre. Temos nossas inquietações, essas que você também sente e isso faz parte da natureza humana, uma frustação ao qual Freud tente explicar e que todo mundo sente. Quanto a olhar a vida do outro nem sempre o que vemos é a realidade, as vezes achamos que a vida do outro é perfeita e sabemos que não é. Eu tenho muitos sonhos sim, mas com o tempo aprendi que se conquistá-los não irei " sossegar", verei que terão outras coisas a conquistar, pois a plenitude, o nirvana, não são algo que conseguiremos nessa vida. Isso tudo fui conquistando através da análise que fiz por muitos anos. Desejo de coração que você consiga ser feliz e tenha paz!!!! Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  13. Não tem como não identificar com seu post, Dama.
    Também fiquei afastada do meu blog, por me sentir cansada de tantas lutas infindáveis....
    Mas não posso parar,lá vou eu de novo, mesmo detonada por dentro, lutar.....
    A vida é assim...
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Me identifico muito com o que você disse no final do texto (a questão de analisar constantemente a vida).

    Acho que para pessoas como nós, com forte senso crítico, a felicidade e realização se tornam linhas muito mais tênues, mais difíceis de serem plenamente alcançadas.

    Certas restrições, faltas, limites, nos fazem escolher outros caminhos, trazem novos desafios e novas situações. Isso acontece com todos, mas há pessoas (nosso caso), que sempre buscam questionar a própria realidade, pensando estar vivendo uma outra vida, porque fez uma escolha errada no passado.

    Estou em uma fase que não me cobro mais esse pensamento positivista sobre minha vida ou o mundo.
    Fico chateado as vezes,pensando diversas vezes que não tenho tudo o que quero ou preciso, mas vejo que essa falta me fez rever certos conceitos, mudar algumas atitudes, enfim, me fez sair de um lugar comum. As vezes trocamos o ganho em algo aparente a todos (relacionamentos, objetos materiais, status social), por evolução mental, sentimental, que muitas não são percebidas nem por nós mesmos.

    É muito ruim pensar nas coisas tanto assim, mas é algo inevitável, não é?

    ResponderExcluir
  15. Concordo e muito com sua visão sobre essa idéia de felicidade e de realização, Dama. Sua comparação das pequenas conquistas como o efeito do vazio pós-drogas foi simplesmente genial, e como a gente fica refém dessas pequenas coisas, não? De comprar algo, de viajar pra algum lugar, de experimentar algo novo, só pra mascarar as necessidades mais reais e, quase sempre, mais secretas do nosso eu.

    Mas, sinceramente, acho que viver bem se trata exatamente dessa difícil tarefa de entender que não se pode ser/ter tudo, ser feliz pelo que se tem/conquistou e não desabar (pelo menos não o tempo todo) com essa idéia de impotência diante do que não podemos ter/ser.

    Texto genial! Bjão!:)

    ResponderExcluir
  16. "A vida é uma causa perdida e a felicidade uma idéia velha", já disse alguém, a felicidade são instantes que não chegam a segundos e se deve ter sensibilidade para descobri-los e gozá-los.
    Felicidade eterna não existe por nada ser eterno.
    Eu conquistei o direito de viver, o que para mim basta.
    Bem-vinda pelo retorno, esperamos que permaneça.

    beijo

    ResponderExcluir
  17. E que bom que retornas com teus questionamentos.

    Tenho 4.7 anos e passei a vida inteira me questionando. Mesmo tendo um trabalho estável ( dá para viver sossegada ) marido e filha; mesmo assim eu achava que as coisas não andavam bem.

    Andei pensando muito nos meus tempos de outrora e vi que em vários momentos da minha vida fui feliz, mas não quis enxergar. Sempre queria algo que nem eu mesma sabia o que era.

    Sabe que hoje ( apesar de não me sentir uma pessoa tão negativa quanto antes ) ainda tem dias que as coisas ficam bem cinzas... Que me pergunto qual é o sentido da vida e tal?

    Chego a conclusão e respondendo a tua pergunta: Que dependendo do dia; sou feliz e não quero mais nada. Em outros me sinto bem infeliz e já quero ir logo morrendo... Quanto a conquistas sou o tipo de pessoa bem acomodada... Sem grandes planos ou sonhos; do tipo: se der eu tenho e se não der eu não tenho ( quanto a coisas materiais por exemplo ) e vou tocando a vida...

    Creio que o ser humano ( por ser incompleto ) está sempre em busca de algo. A gente nota nos animais, por exemplo, que por serem completos no sentido de terem o que precisam são felizes sempre e faça chuva ou faça Sol.

    Creio também que estamos aqui para uma espécie de aperfeiçoamento de algo que ( por não termos despertado as faculdades necessárias para isso )aconteceu em outro plano, mas não conseguimos saber.

    Antes eu questionava demais e de forma a quase danificar meu próprio equilíbrio mental. Hoje observo mais e tento não pensar. Vou vivendo e neste diário viver noto que há momentos de alegria e outros não.

    E se todos formos analisar profundamente... sozinhos todos estamos mesmo que muito bem acompanhados.

    Beijos e bom retorno!

    ResponderExcluir
  18. para de falar mal do meu calcanhar

    hm fico imaginando esses seus sonhos....
    cada sonho exige um sacrificio quanto estamos dispostos a deixar pra trás para ter o novo

    ResponderExcluir
  19. Acho que essa inquietude na vida Daminha, é natural e é ela que nos impele a lutar e conquistar. sei la, é normal...

    eu me sinto mt feliz, plena, mas é claro que tristezas fazem parte do que somos, e isso é bem saudável.

    Bom te ver por aqui de novo!

    ResponderExcluir
  20. Suspeito que minhas conquistas sempre foram vazias, porque sou um cara vazio. Conquistas, que conquistas? Ah, morar sozinho, ter um som três em u antigo(mas bom), um mini system moderno, uns 1.600 discos e um computador.rs

    ResponderExcluir
  21. Te lendo eu já me via! Via o quanto quis, o que tenho e essa busca incessante e constante na vida. Também vivo me questionando, o tempo inteiro!

    ResponderExcluir
  22. A felicidade está dentro de cada um... a minha é diferente da sua, que é diferente daquela, que é diferente do outro. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  23. acho que todos nós temos conquistas ainda nâo realizadas na vida... MUITAS!!! E sempre teremos... estar insatisfeito faz parte do ser humano. Porém, isso não significa que o que já conquistamos seja vazio ou menos importante do que há ainda a ser conquistado.

    O que acho chato mesmo, concordando com o que você disse, é ter conquistas que não dependem apenas de nós... foda... dá uma sensação de importência...

    ResponderExcluir
  24. As vezes eu acho que tenho muito poucas conquistas na minha vida, mesmo estando com apenas 18 anos. Mas aí eu penso que o importante é me avaliar como pessoa e eu estou contente com o resultado que obtenho. Me gosto como pessoa, com a forma que me relaciono com as outras pessoas. Podia ser melhor, mas isso eu consigo com o tempo.

    Tem uma tag pra você responder lá no meu blog (não sei se tu lembra qual é) e eu ficaria muito triste se você não o fizer.

    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Oi Dama.. vc tocou num ponto que me atormenta muito.. as realizações. Penso o tempo inteiro no que muito desejei e naum consegui.. nos sonhos deixados para trás, no tempo perdido, na falta de oportunidades, nos caminhos que me levaram a estradas diferentes. Tantas coisas que eu queria ter realizado e não consegui. Às vezes me sinto frustrada e tenho realmente a sensação de q a maioria das pessoas são mais felizes que eu. Estou com 31 anos e me sinto meio velha pra correr atrás de algumas coisas, será que ainda dá tempo? Queria mesmo fazer algumas coisas diferentes..
    Bjus, querida!

    ResponderExcluir
  26. Ninguém é 100% nada e muito menos sente a mesma coisa 24hs do dia. Ser feliz como estado constante não existe. Temos realizações e momentos bons que erroneamente são considerados fatores para construção da felicidade. Para mim, sentir paz é estado de felicidade e por isso me satisfaço em não questionar por que a grama do meu vizinho está mais verde que a minha. Beijus,

    ResponderExcluir
  27. Dama, querida! É sempre bom vc voltar renovada, mesmo que aos poucos, e sempre volta com os posts - que como percebeu - é assunto que mexe com todos!

    Sabe que em meus momentos de oração, eu sempre pensava isso: "o que depende de mim eu vou correr atrás e vou conseguir, mas o que não depende de mim, eu preciso de sua ajuda.."

    E grande mesmo é a frustação de não conquistar algo, que não depende de nós, apenas de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  28. Sempre temos a perspectiva que o jardim do nosso vizinho está mais verde.

    Muitas vezes pensei assim. Ainda hoje penso.

    Sim. Tenho momentos de felicidades. Não sou feliz 100%, até porque isso não existe. Mas, sei que não posso reclamar da vida. Minha mãe me ensinou a pensar que existem pessoas em estado pior e que devemos agradecer aonde chegamos hoje.

    Enfim.. O que me incomoda atualmente, é o meu momento profissional. Sou turismóloga, mas ainda não consegui me estabilizar em algo que eu goste, para assim trabalhar com prazer e ter um rendimento que custeie a razoavelmente a minha vida. Tirando a parte material, sinto falta dessa estrutura de formação.

    Terminei meus estudos com 17 anos. Mas, só fui iniciar uma faculdade, com 25. Hoje, percebo o quanto esse buraco, atrasou a minha vida.

    Neste momento, estou correndo atrás. Mas, confesso, tenho medo. Já tenho 30 anos. E a minha dúvida de todas as noites é: mesmo fazendo outra faculdade, para uma área que está precisando urgentemente de profissionais, será que a minha idade não irá impedir algum processo???

    Pois é... E se eu gastar dinheiro e não consegui alcançar a meta que eu criei???

    Ah, bom não pensar muito. Deveras, eu não conseguirei dormir.

    Beijos

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html