quinta-feira, 21 de junho de 2012

Pessoas mais velhas me interessam...


Continuo sem tesão nenhum para postar, para blog e tudo que envolve a blogoesfera, me deu uma preguiça de tudo aqui. Espero que uma hora dessa passe. Mas eu já tinha esse post nos meus rascunhos e vou publicar para não ficar perdido.


As pessoas que seguem meu blog há um tempo, sabem do meu medo de envelhecer. Que beira a uma espécie de fobia. Não tenho medo só do aspecto estético da coisa, mas de tudo que vem com a velhice, o preconceito, o abandono, a falta de saúde, limitação de movimentos. E por mais que as pessoas digam que lidam bem com a velhice, experimente elogiar e dizer que elas parecem mais jovens, que essas mesmas pessoas que dizem curtir seu envelhecimento, vão achar o máximo aparentar menos idade.


Todos nós que vivemos numa cultura ocidental, achamos desagradável o envelhecimento. O velho é tido como alguém que passou da época, que não pode ter sexualidade, é como se a pessoa que envelhecesse não pudesse mais sonhar como qualquer outra pessoa, como se não pudesse desejar o que todos desejam. Acho muito cruel o que fazem com os velhos na nossa sociedade.

A mulher por sua vez, sofre ainda mais com a velhice. A mulher tida como velha é uma mulher fora da "competição", um artigo que perdeu a validade, que precisa ser recolhido para o estoque, sair da vitrine. E nenhuma mulher quer isso, ela aceitando ou não seu envelhecimento, ela quer se sentir viva e tendo possibilidades.

Pode parecer um paradoxo o que vou dizer e na verdade é. Luto muito contra o envelhecimento do meu corpo e creio que vá lutar sempre, mas acho lindo quem assume as marcas do tempo, quem não pinta os cabelos, assume suas rugas, principalmente as artistas que seguem essa linha, acho de uma coragem sem fim.


Estranhamente, mesmo eu tendo fobia de envelhecer, não tenho aversão por pessoas mais velhas, muito pelo contrário, elas me interessam e muito. Acho, sinceramente, que quem viveu mais tem mais o que contar, chegou a mais conclusões. A vivência traz um charme que só quem tem mais idade possui.

Perco a conta das pessoas mais velhas de quem sou fã: Ney Matogrosso, Bibi Ferreira, Maria Bethânia, Marília Gabriela, e tanta outras que já passaram dos 60. Não que passar dos sessenta seja o marco da velhice. Mas certamente na nossa sociedade cruel, a pessoa é tida como pelo menos não jovem; daí para velho mesmo.

Arriscaria mesmo a dizer que homens jovens são excitantes de ser ver. Normalmente eles me chamam a atenção, mas tenho uma convicção interna que só conseguiria me apaixonar realmente por um da minha idade ou mais velho. Devido a esse algo mais que a pessoa possui, que não tem muito como explicar de onde vem, senão da vivência.

Todos vocês repararam que não usei a palavra idoso, porque acho só uma forma politicamente correta de rotular quem é velho. Velho é velho e pronto, não tem porque ficar floreando palavrinhas, como se faz com afro-descendentes, ou homoafetivos, se ninguém no popular, no dia a dia mesmo, usa esses termos. Então estou usando a palavra velho no seu sentido real e não pejorativo.

E para finalizar deixo aqui a primeira parte de uma entrevista deliciosa que Bethânia deu para o Sem Censura. Ali podemos perceber uma pessoa que tem as marcas do tempo no corpo, se orgulha disso, mas uma alma de menina e um bom humor delicioso. Fica para quem gostar e tiver paciência assistir.


21 comentários:

  1. O meu medo de envelhecer é o espírito envelhecer junto. Seus textos sempre nos levam a reflexão. bjs, Dama.

    ResponderExcluir
  2. Como a Keila disse: "O meu medo de envelhecer é o espírito envelhecer junto."

    Tenho medo de ficar amarga! Mas de resto, envelhecer é natural e o Ocidente talvez devesse aceitar isso... Assisto anime desde criança e vejo que os orientais sempre retratam os velhos como os mais sábios, os mais fortes, dificilmente vi o vigor da juventude vencer a experiencia e acho bonito os orientais educarem suas crianças com esses signos.

    Enfim Dama, claro que sinto saudades de você, mas quem não me da tesão é o face, por mais que lá estejam minhas pessoas queridas da virtualidade confesso que aquilo me cansa a pouca beleza que tenho... Te deixo Cheros enormes e o meu desejo de que vc sempre siga o caminho que te faça mais feliz e plena!!! #Sucesso

    ResponderExcluir
  3. "acho lindo quem assume as marcas do tempo, quem não pinta os cabelos, assume suas rugas"

    Bom gosto, você tem.
    Teoria também.

    Agora pratique...

    ResponderExcluir
  4. sou um velho e não tenho e nem nunca tive medo disto ... tb gosto e muito de pessoas mais velhas ... o corpo sim envelhece mas o espírito só envelhece se assim permitirmos ... graças q o meu continua jovem e sedutor ...

    qtos jovens eu conheço e q já estão mortos desde q nasceram e qtos velhos q vivem a sua idade com um espírito de vinte poucos anos ... é uma questão de querer e busca ...

    bjão

    ResponderExcluir
  5. pois o meu medo de envelhecer é ficar caída e feia mesmo. rs...

    ah, pela primeira vez vou discordar de algo no post: não sei porque mas não curto a marília gabriela. no way. acho chatíssima e acho que ela faz um belo par com jô soares.

    bjos!

    ResponderExcluir
  6. Não existe "espírito jovem" no jovem, até porque o jovem tem uma idiotia e tantos preconceitos que só se livra deles quando envelhece, ou quando aprende a lidar com a própria mediocridade.
    Na China o velho é o ser mais respeitado, o primeiro a ser ouvido, o último a ser consultado para tirar as dúvidas.
    A voz da sabedoria não pode vir jamais de uma pessoa com 20 anos, que mal sabe falar ou sentar na mesa.
    No Ocidente se envelhece mais rápido, pela quantidade de botox que gente jovem usa tentando "atrasar" o tempo ( as beiçolas forçadas para ficar igual a Angelina Jolie ) , pela violência com que os velhos são tratados.
    Todos sem exceção vamos envelhecer, ou então morram jovens, a única igualdade da natureza humana.
    "Viva, ame e não tenha medo" ( Leila Diniz)

    beijo

    ResponderExcluir
  7. Adorei o tema. Acho que essa geração sentirá menos o efeito da velhice. Estamos nos cuidando mais.

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca tive medo de envelhecer... Ainda não tenho, Acho isso relativo demais. Existem pessoas idósas que são jovens por dentro e vive versa!

    Espero que tua vontade de escrever volte logo! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Dama,
    Tive oportunidade um dia destes de a conhecer via um video que você fez para seu namorado, lindo demais, eu que achava que você tivesse mais idade fiquei lembrando minha vida com sua idade, aproveite menina, se prepare para envelhecer eu tenho 54 anos e ao contrário daquilo que se ouve por aí me acho ainda linda e poderosa, da velhice só tenho medo de perder o juizo, ficar com alguma daquelas doenças em que você fica dependente. Adoro minha casa meus pertences desde mobilias que herdei de minha bisavó meus quadros meus livros minha música não deixo que ninguèm à minha volta se sinta velho, meu marido é um pouco + velho que eu e sempre fala em um dia ir para um lar, pois não temos filhos, aí eu sempre peço a Deus que me leve antes disso. Deixar meu cantinho seria isso sim o fim, então um conselho para si linda, seja feliz muito feliz aproveite bem tudo o que tem e o que ainda vai ter, aproveite cada minuto pois o tempo passa. Mas não tenha medo de envelhecer é porque está vivendo, se cuide por fora e por dentro E FAÇA O FAVOR DE SER FELIZ.
    Beijos
    Júlia (Lisboa)
    julia.vieira@sapo.pt

    ResponderExcluir
  10. Também gosto de gente mais velha, lembro de quando eu era pequena, uns 10 anos e tinha uma vizinha que perdeu a filha e gostava muito de mim e eu dizia: vou na casa da minha amiga, quando ia na casa dela!
    Envelhecer é ruim por conta das limitações, mas manter a cabeça boa é o segredo, mas infelizmente nem todo mundo consegue...
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Que bom que passei. Assim descobri que tinha post novo! :)
    Ficar mais limitada tb me assusta um pouco, mas acho que só.
    BJs.

    ResponderExcluir
  12. Também temo a velhice. Temo por essa validade que infelizmente nossa sociedade nos impõe de uma forma que a gente sente que deixou de ser bem-vindo.

    ResponderExcluir
  13. Não sei se pq fui criada junto (vizinha) rsrs de meus avós e na minha rua tinha tios de meu pai bem tinha alguns mais velhos e aprendemos a entender e respeita los sempre que me dou mto bem com esse povo . Gosto de falar com eles de ouvir suas expeiencias , de ouvir conselhos ..., não sei ams acho bom pra mim , Quando a eu envelhecer menina tenho medo mesmo, tenho medo de depender de outras pessoas , isso me leva a desespero rsrsr , mas é o ciclo da vida e sei que um dia terei de enfrentar a velhice, e isso vaai ser de frente rsrs .Voce esta fazendo falta aqui !!! bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi, minha linda!

    Eu já tinha lido esse post logo no dia em que você publicou, mas fiquei de ver primeiro a entrevista pra depois comentar. Como o Youtube tá de rosca aqui, baixei só o áudio. Fiquei encantado ainda mais com a Bethânia. Já baixei mais duas partes rs

    Ela e você são exemplos vivos da minha "tese" que te falei hoje rs Envelhecer é enriquecer, dentro é claro, das limitações da idade. Digo limitações no sentido físico, já que no mental e no espiritual, o envelhecimento é opcional.

    Eu sou 100% a favor de usar a palavra "velho". E, se ela for pejorativa, "novo" também é. É como gordo é fofo... Gordo é gordo, fofo é fofo... As pessoas têm mania de distorcer os significados das palavras ou de deturparem o sentido de outras... Acho isso uma chatice! rs

    E, como você já sabe, realmente, também concordo quando o assunto é a relevância dos mais velhos. Acho que de 20 pra baixo, são todos abobados rs

    Mas não tenha medo da sua velhice não, viu?! Você vai ser uma velhinha madame, e até lá, se caso você precisar de qualquer coisa, estarei ao seu lado, afinal eu mesmo me convidei pra ser seu filho e a única coisa que você pode fazer é me aceitar! ahahahahah Apesar que você só vai envelhecer fisicamente, já que és muito jovial intelectualmente falando.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Oi, te convido pra participar da blogagem coletiva "15 coisas irrelevantes sobre mim"...vem, vai ser muito legal contar com você por lá! Bj e fk c Deus.

    ResponderExcluir
  16. Dama
    Gosto de tudo que você escreve, e esse texto veio para refletir, concordo com você, nossa sociedade é muito injusta com quem envelhece, o que deveria ser ao contrário, já que é o que espera a todos, ciclo normal. Mas o que a mídia passa é a eterna beleza, parece que quem envelheceu está fora, não tem mais valor, nem lugar. Eu gosto também de pessoas mais velhas, adoro ouvir suas histórias e aprender com elas. Meu marido é 9 anos mais velho que eu. Para tudo há um tempo nessa vida e envelhecer faz parte, envelhecer com saúde e dignidade. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. Não tem nada melhor do que uma boa conversa com alguém mais velho, com mais experiência de vida. Nunca parei para pensar sobre a minha velhice, geralmente vou vivendo a vida e vendo no que ela vai dar. Faço planos, como qualquer outra pessoa, e sei o que eu quero da minha vida, mas nunca parei para pensar na minha terceira idade. Provavelmente pq não a temo. Pode ser isso.

    ResponderExcluir
  18. Olá querida Dama!!

    Acho que na nossa sociedade, como vc disse, cruel, esse espírto anti-velho é igual ao machismo, está incrustado de tal forma que só nos prejudica.
    Todos vendem que ser jovem é ter saúde, é ser belo, o que nem sempre é verdade! Tb admiro muito as pessoas masi velhas, adoro suas histórias, amo profundamente minha vó e suas experiências, tenho um projeto de filmar ela contando coisas, são tantas histórias engraçadas qu fazem parte do passado dela e por conseguinte, do meu passado.
    Acho que pro masi que as pessoas jovens sejam atrativas, as que são da nossa idade ou superiores (ao menos as que tem "cabeça" parecida com as nossas) são sempre masi interessantes, pq a "bagagem" da vida conta muito, como já disse várias vezes: "Inteligência é afrodisíaco".
    Adoro o "Sem Censura", fazia tempo que não via, vi programas tão bons!!

    Voltei a escrever, agora estou no site "Soda Geek", site sempre atualizado com os mais diversos asssuntos voltados par o público Geek!
    http://sodageek.com.br/?p=1308

    Abraço!

    Fábio Nunes!

    ResponderExcluir
  19. Criiiis...que saudades de você e do teu cantinho!!!
    Menina...o que eu tenho visto de amigas virtuais com preguiça de blogar...virus blogal..rs??
    Estou tentando voltar aos poucos, vamos ver se consigo.
    Bom...eu tinha que passar por aqui logo,ne? Eu ja tinha lido o seu post no meu cel, mas vim comentar.
    O meu grande exemplo de velhice é minha mãe, que esta com 72 anos e ooootima (fisicamente e mentalmente), nao vou negar que fez umas coisinhas no rosto,mas nada que mudasse a fisionomia. Você ate me deu a ideia de um post qualquer dia desses.
    Mas você tem razão, envelhecer da um medo....por mais que tentamos fazer a nossa cabeça, tem horas que a paranoia bate mesmo, mas fazer o que né? So tentar se cuidar pra envelhecer bem!
    Saudades de você Cris, tomara que a sua vontade virtual apareça logo.
    Mil beijos!!!

    ResponderExcluir
  20. Querida,

    Seiq ue vc não está acessando tanto o seu blog mas tem um selinho no meu blog, se vc quiser participar será ótimo!!!

    Bjs

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html