segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Velhice ativa!


Ontem vi no Fantástico, uma série que começou que mostra idosos que se divertem, vivem intensamente, mesmo já estando alguns com idades bem avançadas. Fiquei boba de ver como eles estão bem fisicamente, mesmo que alguns tenham suas limitações, mas todos alto astral, atuais, brincalhões, bem-humorados. Você percebe um jovem dentro de um corpo antigo.

E fiquei pensando em como queria ficar assim quando estiver com a idade avançada, em como não queria parar no tempo, ficar grudada em lembranças do passado, nem lamentando o que não aconteceu. Em como queria ser uma velhinha ativa, sempre aberta para o novo. Vi uma senhora de mais de 70 anos que era conectada na internet, trocava emails com os seus amigos. Achei o máximo ver uma pessoa simples, idosa, que não se fechou para o novo.

Por outro lado não pude deixar de comparar meus pais com eles e ver a que distância estão de tudo aquilo e de como lamento isso. Os dois, tanto meu pai, quanto minha mãe, fizeram da idade uma doença. Se entregaram totalmente, são pessoas que não tem doenças graves mas agem como se tivessem à beira da morte. E como tudo isso me incomoda profundamente. Meu irmão e cunhada lidam melhor com isso, eu tenho mesmo é vontade de sacudir e dizer: - Vocês estão vivos, com saúde razoável, ajam como pessoas vivas!!

Mas as pessoas são do jeito que são e não podemos querer mudá-las, mesmo que essa vontade exista dentro da gente, não podemos passar para o outro. Mas uma coisa é certa, como queria chegar numa idade avançada conectada com o atual, com o novo e não uma velha inútil, ranzinza e grudada no que passou. Acho que minha vontade nesse sentido é tão grande que vou conseguir.

E aconselho a quem puder, dar uma olhada na série, eu fiquei encantada!

24 comentários:

  1. Oi Dama! Feliz Ano pra vc e os seus! Também fiquei assim ao assistir essa reportagem no Fantástico... Fiquei impressionada e vi como lição de vida! Muito bom mesmo! Acho que a série terá um efeito positivo para muitas pessoas!
    Excelente post!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho medo de envelher e adoecer pesado com a velhice, meu sonho de velhice é continuar fazendo o que gosto e ser levemente ranzinza com a vantagem das outras pessoas acharem isso natural!!!

    ResponderExcluir
  3. Uma das coisas que me preocupa é a velhice, penso em mim, como será.Uns são como o grupo que o Fantástico mostrou ontem, nossa! Que bênção chegar à velhice com todo aquela energia! quero muito ser assim, porque essa fase não é fácil, pra quem envelhece e pra quem tem de cuidar, se é que tem alguém, porque triste mesmo são aqueles que não tem alguém com quem contar e passam por maus tratos, deixados à própria e triste sorte.

    ResponderExcluir
  4. Quem é que não se lembra do humorístico mexicano "Chaves", no episódio que apresentava aquela famosa música? Para quem não se lembra e para relembrar quem lembra:
    http://www.youtube.com/watch?v=y5Xei4VfIv8

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Eu perdi! Mas tinha visto a propaganda. Eu também quero ser uma futura velhinha bem ativa, moderna, conectada e tal. Meus pais também parece que pararam no tempo... meu pai até que tenta... tem o PC dele, celular moderno e tal... mas a mamãe... nem usar o celular direito ela sabe.

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Vi essa reportagem no Fantástico. E me admira a vitalidade desses idosos, que dão de relho em muitos jovens que tem por aí. Aquela senhora que extirpou um seio, e ri de si mesma, é uma lição de vida. Parabéns pelo blog, viu? E aproveito pra te convidar pra acessar um novo blog. Inclusive tua amiga já comenta aqui sempre.
    O Cercadinho é o nome dele. O porquê do nome? Entra lá e descobre, assim como ela. rsrsrs
    Aliás, já tem continuação da história em capítulos "Sem destino".
    Segue o link que já te direcionará direto pra lá:
    http://o-cercadinho.blogspot.com/search/label/%23%20Hist%C3%B3rias%20em%20cap%C3%ADtulos
    Dá uma olhada e veja o que tu acha.
    Ahhh, e recomenda pras tuas amigas também. O ideal é que todo mundo interaja entre blogs e comente.
    Conto contigo lá, ok? Assim como entrarei assiduamente aqui também.
    Beijos,
    Wanderlei
    www.o-cercadinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Dama!
    Tem uma escritora, acho que é a Ágatha Christie, que disse que o ser humano é igual em todo lugar e época. Cada vez mais concordo com ela. Minha mãe, cujo único problema é uma hipertensão, e com apenas 66 anos, vive como uma anciã de 106 e isso desde lá pelos 50. Em parte por causa dela, decidi que se viver até envelhecer (não muito provável, com todos esses cigarros...rsrsr) serei uma senhora muito da espevitada, nem mesmo deixarei de ouvir meu Heavy Metal adorado e aproveitarei para viajar, sonho guardado por enquanto, por causa dos filhos. A vida, falo para minha mãe, só acaba quando...acaba, jamais antes! Ela nunca me ouve, então respeito o jeito dela, mas me deixa angustiada também, sinto pena dela.
    E obrigada também a você, por ser até mais interessante como amiga virtual do que um bando de pessoas reais que andam aqui pela vidinha, e por ser generosa comentando sempre lá no meuimbigo...
    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Minha mãe está com 64 anos. É muito mais ativa do que eu e adora as viagens com o pessoal da terceira idade. Como meu pai, com 67 anos é muito acomodado para divertimento, quem acompanha minha mãe nessas viagens sou eu. E garanto pois já vi de perto: Eles são animados mesmo. Curtem a vida de uma forma apaixonante. Eu adoro.
    Só em uma viagem eu sofri muito. De uma hora para outra a temperatura caiu muito e no dia da viagem, todas as velhinhas resolveram tirar os casacos do baú. Menina, ônibus lotado, vidros fechados e aquele cheiro de naftalina dos casacos quase me matou... rs mas foi engraçado pois elas tiravam sarro de mim dizendo que jovem não sabia conviver com cheiro de velho. rsrs
    Quero chegar bem aos 70 anos, aberta para o novo. Espero conseguir!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Minha mãezinha é um exemplo dessa reportagem e está com 71 anos. No pensamento dela não cabe a palavra depressão.
    Possui uma força muito grande e carrega os filhos no colo. Viúva cedo, vive a se dedicar aos filhos e netos. Mas é muito estourada e não guarda nada para si. Explode diante de qualquer coisa que não goste, diferente de mim.
    É muito mais saudável do que eu.

    Beijos, minha querida!

    ResponderExcluir
  10. Hahaha...adorei a foto...olha eu la em alguns anos...hahaha...
    Aiii...Cris , estou tao atrasada com voce minha querida, li todos os teus posts por email, ate o video eu consegui ver pelo cel..rs..so nao escutava o que voce falava,mas vou la agorinha mesmo ver voce de novo!!!
    Bom, quanto ao post, é claaaaro que voce será assim, o mais importante voce ja tem, que é o desejo e a saúde, e principalmente pelo trauma de nao querer ser como seus pais. Imagino a sua impotência quanto a eles, mas fazer o que né? Pelo menos eles tem um ao outro.
    Tambem acho o maximo quem sabe envelhecer mentalmente!!!!
    Beijocas!!!E um super 2012 pra voce!!!

    ResponderExcluir
  11. Ihh..entao retiro o que disse sobre ter um ao outro...rs. Do jeito que voce falou, melhor separados mesmo!!!
    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Eu já acompanho o seu blog a algum tempo e hoje resolvi comentar porque me identifiquei muito com esse seu sentimento. Embora não assista o Fantástco com frequencia e não tenha visto essa reportagem, eu me preocupo com meus pais que já estão ficando velhos e dando sinais de que a saúde não é mais a mesma. Eles não tem nada grave, são até mais saudáveis do que algumas pessoas da mesma idade e mesmo assim reagem à vida e às novidades sme muito interesse.
    Vou procurar na net para ver se encontro a reportagem e aproveito para te desejar um deliz 2012.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  13. Feliz 2012! Td de bom!
    Olha, eu acho que serei uma velhinha antenada...rs. Tenho uma paciente com mais de 70 anos super antenada, vive conectada, uma graça! Muito bom viver assim,né?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Olá Dama, vi a propaganda e fiquei maluca por esses velhinhos!
    Acho que se eu chegar na idade deles já tá bom e se for com essa energia, melhor ainda!

    ResponderExcluir
  15. Adorei seu post! Realmente, você disse tudo! Tem muita gente que acha que velhice é sinônimo de morte, mas eu discordo totalmente! As minhas avós vão até hoje pros forrós que têm na cidade delas, é o maior barato de vê-las se arrumando para ir... E a minha avó materna é ainda mais antenada nas coisas. A gente até troca e-mails rs Nossa, o dia que ela descobriu essas carinhas do tipo: "":) :P :D", ela me mandou um e-mail só com essas carinhas, como se fosse a maior descoberta que ela já havia feito hahahaha Muito engraçada.

    Ótimo 2012 pra ti também, Dama! Que todas as dores que você sentiu em 2012 se convertam em gargalhadas provocadas por uma felicidade plena em ti!

    Beijão e aguardo muitos posts E MUITOS VÍDEOS, hein?! hahahahah Tudo de bom pra ti! - Viny

    ResponderExcluir
  16. Olá Dama! :D
    Eu não vi a reportagem ainda, mas de concordo com o seu post. Tenho um exemplo de velhinho ativo na família... hahaha
    Meu avô tem lá seus probleminhas de saúde, mas mesmo assim persiste e faz de tudo. Minha avó também, tá sempre fazendo o que é preciso e curtindo suas músicas enquanto ajeita sua casa. Que essa reportagem sirva de exemplo para aqueles que pensam que perderam seu espaço na sociedade! Todos merecem a felicidade...
    Bj bj e boa sorte com seu vlog!

    ResponderExcluir
  17. Não assisto Fantástico ( nem tv aberta em geral)...

    Porém, desejo chegar a uma idade avançada diferente de minha mãe, que está cheia de rancores e vive presa ao passado em aproveitar o presente.

    ResponderExcluir
  18. E quero ficar assim mais velha, sabia??? Não perder a disposição, a vontade de viver, ter astral elevado e não ficare m casa pensando em doenças e na hora quwe vou morrer, rabugenta e reclamando da vida!!!

    Um grande exemplo para os jovens. Principalmente, aqueles q já têm espíritos de velhos, hahahaha...

    Amei o post!

    Bjokas

    ResponderExcluir
  19. Pelo pouco que te conheço, Dama, se você chegar à velhice(afinal, todos estamos sujeitos a morrer precocemente-rs), será uma velha bom astral. Você é dinâmica, é animada, sabe o que quer, tem auto-crítica. Já eu não gostaria mesmo de envelhecer. Quer dizer, 55 anos e meio eu já tenho... Estou bem fisicamente, o que me incomoda é a barba branca, mas não sei viver sem ela(rs). Mas, por dentro, sou um velho, e isso desde os meus 18 anos.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  20. Nossa Dama, se tu visse os velhinhos aqui, ficaria de boca aberta, menina, eles sao mt mais ativos do que eu, assim, tipo, uns milhares de anos!

    eu me sinto uma velhota caquética perto deles :-(

    ResponderExcluir
  21. Agora vc pegou em um ponto probemático para mim. Nunca pensei que envelhecer fosse difícil. Acho que estou na crise dos 40 e estou me sentindo o cocô da mosca do cavalo de Napoleão. Espero que passe...

    ResponderExcluir
  22. Eu queria viver assim já nesta idade que estou agora. Pareço muito mais um velho do que um adolescente.

    Penso por demais no dia em que eu chegar nessa idade e tenho medo de chegar lá sozinho.

    Mais um beijão.

    ResponderExcluir
  23. Dama, confesso que também assisti a reportagem e fiquei maravilhada com a situação deles. Deu até um gostinho que quero mais quando acabou.

    Realmente, tem determinadas vezes, que me sinto uma velha com a idade que eles tem, enquanto os mesmos (os velhinhos), ainda usufruem da energia que eu gostaria de ter na minha tenra idade e eu não produzo...

    Vou assistir amanhã novamente!

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Minha avó tem 74 anos e é super ativa, antigamente ela bebia muito, gostava de sair pra dançar com as amigas, sentar num bar... agora ela não bebe mais, so socialmente um vinho, mas continua gostando de sair, e se não tem ninguém pra ir, ela vai sozinha mesmo!! Além disso tudo, ainda durante a semana é super agitada a agenda dela, dar aulas, vai na feira, banco, igreja... não fica parada!!

    bjs

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html