terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O dia que a ficha caiu...


Hoje recebi alta da minha cirurgia, ou seja, depois de várias consultas de revisões do pós-cirúrgico, vários exames, a médica chegou a conclusão de que esse era o resultado esperado da cirurgia da voz. E quando a gente recebe alta, era para ficar feliz, mas voltei com uma sensação da ficha ter caído. Ao receber a alta cheguei a conclusão que minha voz tem um limite e um limite muito menor do que sonhei um dia. Limite que jamais pensei que teria quando fiz a primeira cirurgia lá com o outro médico que estragou tudo.

Vim comendo uns biscoitos no ônibus e pensando que agora o que devo fazer é deixar a ficha cair mesmo. E deixar de ter esperanças exageradas e passar a ter esperanças reais, que significa entender que não terei mais uma voz com volume normal.

Posso conseguir pequena vitórias com a fono, mas acho que devo parar de sonhar que um dia vou acordar com uma voz fantástica que surpreenderá até a mim mesma. E trazer nossas expectativas para que encontrem a realidade, requer abrir mão de sonhos. Mas chega uma hora que é preciso fazer isso, caso contrário o grau de frustração só tende a aumentar.

Podem achar que essa é uma forma pessimista de encarar a situação. Eu digo que não, pessimismo é quando a gente desiste de algo sem mesmo tentar. Pessimismo é achar que não vai conseguir. E eu tentei muito, tentei todos os caminhos disponíveis e agora me vejo obrigada a aceitar um fato.

Digo que não é fácil ter uma limitação física. E só sabe disso quem tem alguma. As pessoas não percebem o quanto aquilo te faz sofrer. Estão a sua volta e não estão percebendo sua angústia. E por outro lado a gente faz de tudo para não transparecer que estamos sendo afetados. Mas quando deitamos à noite na nossa cama, sabemos onde o calo aperta.

Mais uma vez não sei bem porque estou colocando isso aqui. Acho que porque blog serve para isso também, para desabafo, para a gente dizer coisas que não diria normalmente para as pessoas a nossa volta, para manter a sanidade. Enfim, para alguma finalidade tosca que no final resulta só num desabafo mesmo.

38 comentários:

  1. Cris,
    Eu não acho que seja pessimismo. Acho que é maturidade. Muitas vezes, abrir mão de algo importante e reconhecer o limite, é sábio. Dói, mas tem uma sabedoria aí.
    De todo modo, faça fono. Nem que seja pra ter a voz baixa, mas bem colocada. Sem contar que é sexy uma voz de gatinha manhosa rsrsrsrs
    Beijosss, feliz 2012!

    Ainda não li, andei sem internet esses dias, mas vou começar. Obrigada por convidar, tá? Me senti honrada.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Acho que dividir é fundamental, e ainda que pense que está sozinha na sua luta, pelo blog conquistou amigos virtuais que no mundo real são pessoas de verdade que torcem umas pelas outras, e você em especial conquistou a minha amizade, eu daqui torço por você e fico feliz com a sua postura, acho que a fono vai te ajudar muito e melhorar o que está bom, as vezes esperamos de mais de nos mesmos mas quem está de fora, não vê ou não te ouve assim, pelo menos no video não senti nada fora do comum.
    conte com minha amizade e torcida ainda que na distancia beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah chato que não ficou como esperado, mas como disse o colega ai de cima, faça a fono e melhoras.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Dama entendo seu sentimento. A voz é muito importante para nós. Sei que vc odeia pessoas muito otimistas mas contarei um breve relato. Se para uma pessoa a voz é importante imagine para uma mulher o cabelo. Eu sofro de quedas trágicas de cabelo. Já tentei de tudo, e toda vez que termino um tratamento e tempos depois meu cabelo volta a cair me sinto mal, péssima.
    Certa vez uma pessoa me disse que meu cabelo caia pois eu dava uma importancia ao fato dele cair. Eu quase dei um murro na pessoa. Como não ligar para isso. Mas ai ela me disse para eu fazer as pazes com meu corpo. Mentalizar todos os dias: Quero que meu cabelo seja forte pois assim eu me sentirei bonita. E assim por diante! Melhorou muito!!! Tente fazer as pazes com sua voz. Dizer: Minha voz está melhorando porque eu preciso dela para me comunicar, e vá fazendo a listinha de todas as coisas que vc gostaria que a sua voz fosse e o porque vc queria que ela fosse assim!
    Sei que você não gosta muito desses conselhos rs me desculpe! Mas não custa fazer as pazes com ela!
    Não briga comigo tá! Vc sabe que eu admiro muito vc!
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dama!

    Olha, eu não considero o seu pensamento como pessimista não, pois você está sendo realista, e isso é bom pois quanto mais criamos expectativas em relação a algo, mais quebramos a cara depois de ver que o resultado final não era nada ou não chegou aonde queríamos.

    Mas eu vejo algo de bom na sua voz. aliás, são mais de um aspecto. O primeiro é que as pessoas são obrigadas a prestar atenção no que você diz, e uma voz com tom mais baixo torna-se mais agradável que uma mais alta, pois não corre o risco de você pronunciar forçadamente alguma palavra ou expressão. Enfim, não achei sua voz feia, muito menos difícil de ouvir. Achei-a super legal, sério mesmo! rs

    E seu desabafo serve pra alguma coisa sim. Às vezes, só pelo fato de estarmos sendo lidos ou ouvidos, as pessoas se mobilizam ou passam e entender nossos problemas, podendo assim contribuir com alguma palavra ou ação. E, sinceramente, com a inteligência e riqueza de espírito que você tem, a voz é o de menos! rs

    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Eu entendo bem como vc se sente. As limitações podem ser físicas ou psíquicas, são sempre frustrantes. Eu convivo com transtorno de pânico há tanto tempo q já perdi a conta. Minha grande frustração é que, após o tratamento, ainda existem coisas que eu não consigo fazer, as pessoas não entendem, acham que é falta de força de vontade, blá,blá, blá. Assim como as pessoas devem te dizer que, mesmo não tendo a voz que vc gostaria, ainda assim vc pode falar, ouvir, etc... Como se a falta de uma desgraça maior tornasse o nosso sofrimento indigno. Cada um sabe das suas dores.

    ResponderExcluir
  7. Cris, eu nao sou ninguém pra falar pra você que ter essa tal limitação nem é tanto assim como vc diz! Mas o que eu penso de verdade, é que dos males o menor! Eu sei que deve ser horrível não ter mais esperanças de que um dia sua voz voltará ao normal, mas muito melhor pensar que graças a Deus, você não perdeu totalmente a voz, você consegue se comunicar ainda e com a voz totalmente entendível, nítida, apenas num tom mais baixo. Não tô querendo aqui lhe dar uma forma de consolo por ter que ficar com a voz assim agora, mas sim tentando dizer que limitações existem, mas quanto menor ela for, melhor podemos conseguir viver com elas. E eu sei que você tem muitos outros aspectos onde sobressairá, com essa personalidade toda e como eu disse ontem, com essa fibra toda, a voz é o de menos! Leve isso como uma batalha vencida. Beijocas, e passa la depois! ;*

    ResponderExcluir
  8. Estranhamente no vídeo não se percebe totalmente o quanto de baixa está minha voz, já que o microfone da câmera fica perto.

    No cotidiano a coisa é bem mais complicada. No vídeo posso escolher o ambiente certo, sem ruídos e tal. Na rua não podemos fazer isso... rs

    ResponderExcluir
  9. Limites todos temos desde que nascemos,
    quanta coisa não se consegue alcançar por absoluta falta de oportunidade, talento, dom, coragem, família e mais 1002 coisas.
    É só somar o que você possui de algo chamado vida que o resto são migalhas.
    Se você possui independência de movimentos não é fisicamente limitada.
    Bola pra frente! com a coragem de sempre.

    beijo

    ResponderExcluir
  10. Olá! Vim aqui retribuir seu post no meu blog. nem esperava que fosse tão rápida!
    Então, o principal já foi dito. Compartilhar é uma forma de minimizar as angústias e receber apoio e afeto. E reconhecer as limitações é um exercício que vamos nos aprimorando com a maturidade. Faz parte da vida né! Ainda por cima, você é perfeita, tem saúde, parece que está se restabelecendo bem...
    A ficha também demora a cair por aqui, eu demoro a digerir novas informações e a única coisa que posso desejar é que você possa levar sua vida de forma tranquila.
    Beijo Grande

    ResponderExcluir
  11. Dama, convivi com sua voz por cerca de 4 anos. A ouvi, dia desses, por telefone, quando me pediu ajuda técnica e infelizmente não consegui chegar até você. Posso dizer que te entendo completamente, mas que no final das contas a tua é uma voz feminina rouca, bem sexy, e com personalidade. Um mulherão como você, com essa voz, é bastante funcional, minha amiga, rs. E eu, que tenho voz potente, mas que por vezes "embola" e não consigo ser entendido? Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Pode ser que alguns vejam como pessimismo, mas vejo como um processo que todos precisam passar na vida, ficar maduro, crescer, enxergar as coisas como sao, e isso doi viu Cris?!! Uma das coisas que me irrita mt é ver pessoas colocando falsas esperancas na gente, qd todo mundo tá vendo que a situacao nao precisa mais disso. Nao to falando de estar a beira da morte nao, mas de situacoes comuns no dia a dia. é como vc disse, ninguem sabe como aquela dor é foda, ficam so vendo o seu lado da coisa, esquecem de se colocar no lugar do outro, de quem tem a dor. Só qd a gente tá dentro do furacao é que sabe o quao perigoso ele pode ser.

    acho que ficaria tbm mt frustrada com essa alta da medica que vc recebeu, apesar de sinceramente achar que tua voz talvez nao esteja num tom tao ruim qt tu pensas.
    Sei la...

    de qq maneira, querida, quero te desejar um feliz ano novo e que esse ano seja supimpa pra ti, tá?
    E que esse probleminha nao seja nunca mais do que ele realmente é, um probleminha apenas...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Cris, você é perfeita!
    Acontece que ficou com voz sexy!! :-)
    Anime-se menina, nada está perdido!!!!
    É bom mesmo desabafar para espantar os "sapos da garganta" ("" isso é do pequeno urso na tv cultura)
    Pois bem, você está viva e não precisa sair gritando para o mundo, dá para ouvir sua voz muito bem como ela está!! Portanto, anime-se, desabafe, e fale como pode!!
    A vantagem é que quando estiver brava os ouvintes não ficarão com medo rssss, brincadeirinha!!!!
    Beijos e feliz 2012 com muitaaaa saúde e força viu!!

    ResponderExcluir
  14. Dama,

    Fico muito feliz que tenha recebido alta. E entendo perfeitamente o seu desabafo. Sou fonoaudióloga e sei que num determinado momento fonoterapia enche o saco, cansa, ainda mais se o profissional trata apenas do sintoma, pq vc não é só "uma voz". Mas, eu recomendo que vc persista, as vitórias podem parecer poucas pra você, mas, tenha certeza que sem terapia elas dificilmente aconteceriam. Então, "força na peruca" colega e conte comigo no que precisar.

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá Dama,sinto todos os dias o que você disse,sou deficiente físico e não é fácil ter uma limitação a mais do quê os ditos normais.Um leão por dia e força na peruca,potência no laquê.Bjos!

    ResponderExcluir
  16. Vc falando de sua volta para casa no ônibus pesando sobre espectativas frustadas me fez lembrar de minhas viagens de ônibus pesando o fim de meus sonhos também!!! A vida é cheia disso mesmo, mas penso que sonhos e desejos são como a fenix sua irmã, quando eles morrem das suas cinzas podem surgir outros!!!

    ResponderExcluir
  17. É amiga... que bom que você tem sanidade para aceitar fatos. Ninguém melhor do que você pra isso. De fato só a gente sabe onde o nosso sapato aperta, então é difícil pra gente que lê dizer qualquer coisa... mas eu sei que quando tu escreve aqui é porque ou o problema tá resolvido ou você já aceitou o fato do problema não ter solução. Então... você já exorcizou. É isso que importa.

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  18. Vou começar a falar do Fim do Post para o Inicio.

    Me recordo que em meados de 2003 á 2004 era o auge dos blogs (saudoso Blig e zip.net), e os Blogs tinham justamente a função de ser Diários Virtuais. Era um Diário aberto onde as pessoas podiam comentar as coisas que escrevia, então é valido sim esses desabafos.

    Ter uma limitação é chato mesmo, eu confesso que tenho várias, sou Zarolho, enxergo bem com um olho só e pouco com o outro, tenho uma audição péssima não é tudo que escuto.. Mas, tive que aceitar, poderia ser pior se eu ficar me martirizando e realizando muitas intervenções médicas.

    Mesmo que você esteja com uma voz Baixa, ainda bem que tem voz. E vimos isso no seu Video, mesmo com pouca voz, se fez ouvida, entendida e o melhor, adimirada. Quantas pessoas de voz alta, em bom tom, conseguem ser ouvidas? Poucas! E vc conseguiu isso.
    Bola pra frente, Como fono, temos a Ale caju do Adoravel Critica, mas, sua Voz sendo baixa ou não, chega tranquilo aos 4 ventos do mundo.
    E se a Ficha caiu, é hora de dizer Alô. (trocadilho com os Velhões orelhões a Ficha rsrs)

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Dama
    Como vc mesmo disse só quem tem uma limitação física para entender o que se passa.
    Eu cada vez que tenho dor de garganta fico por dias afônica, e já me sinto muito mal, tbém sei que não é bem assim o que se passa com vc, mas tenho pavor de ficar com minha voz rouca e ter que falar baixo em função da dor...
    Qto a falar sobre isso no blog, acho que esta é uma das funções disso, desabafar, trocar experiências, informar outras pessoas.
    Bj ;)

    ResponderExcluir
  20. Eu sei o que é ter limitação física.
    Lamento muito...

    ResponderExcluir
  21. Querida, sei como está se sentindo. Sempre que somos privados de algo que faz parte do nosso dia a dia causa uma certa insegurança. Mas calma tudo vai dar certo. Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Mas a sua voz nesse blog eclode nos olhos quem lê os seus textos, e esse impacto é transformado em opinião. Sua voz "física" pode não estar como você queria, mas aqui, na blogosfera, ela está estridente como nunca.

    Força, pois você é uma guerreira.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  23. Ai...Cris...quem sabe com o tempo ela nao vai ganhando aos pouquinhos mais força , seria isso possível?
    Fico feliz por você ter recebido alta, apesar da voz não estar onde você esperava, pelo menos esta tudo em ordem e você com saúde!!!
    E já vimos que para os vídeos ela ja esta ótima...então ja estou esperando o próximo..rs!!!!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  24. Estiu meio atrasada nos meus comentários, é que estou com as pequenas aqui rrsrs e me torno mais pequena que eles todos rsrs.
    Mas sobre seu post , me desculpe mas penso diferente, quando um dia me deparei com um diagnóstico onde nada podiam fazer... resolvi fazer, busquei meios fui atrás daquilo que fugia da medicina e acredite não sou barata de sacristia , sou bem pé no chão, mas sei que existe alguem que pode te dar tudo o que precisa , basta pedir , basta buscar , é difícil de conseguir ? Não , não é , a receita é mto diferente daquelas que prescrevo todos os dias ... basta ter fé e acreditar que ele te dá , peça , busque e terá .
    Estaremos rezando por você nessa vigilia de sabado . Bjs

    ResponderExcluir
  25. Dama,

    blog e facebook são bons que servem para desabafar.

    Se você tentou tudo o que podia, chegou ao seu limite, então, Dama, é seguir em frente aceitando que será assim.

    Se bem que um tratamento com fono vai te ajudar e muito. Você verá. Elas fazem milagres. Hein.

    No mais, Dama, a vida é isso. Crescer é isso. Aprender a conviver com as frustrações. Quem não tem as suas ?


    Beijo grande !

    ResponderExcluir
  26. Que chato, Dama. Mas ao ler o seu texto, vi uma pessoa consciente da sua condição. E nós temos limites mesmo. Se te consola, todos nós. Mas não subestime a força de vontade. Ela faz milagres.

    Melhoras!

    ResponderExcluir
  27. Sucesso nessa sua nova fase. As vezes, é difícil nos adequar a nova realidade mas faz parte do nosso crescimento com ser humano. Bj e fk c Deus.

    ResponderExcluir
  28. Vou comentar, mas vou fazer comentário de coisas atrasadas, pode?! *-*

    Dama, Cris.. adorei o vídeo, de verdade. É mto bacana colocar uma imagem na pessoa que eu leio sempre e ver que vc é o que vc escreve, o mesmo jeito, a mesma personalidade toda existe em vc. Gostei de verdade e espero pelos próximos vídeos.

    Acho que vc não tem que ficar insegura com a sua voz, mas que é mto fácil para mim falar isso.. Eu mesma fico insegura com casa besteira.. Mas a questão é a que vc colocou nesse post de agora: é a sua voz. Abrace-a, absorva-a, é isso. Fica parecendo uma coisa meio conformista, mas não é isso. É o que vc tem, é a sua força, a sua fraqueza, ou o que seja, mas é a sua. Pra mim entra no mesmo quesito do corpo: sempre vai ter alguma coisa que vc gostaria de melhorar, lógico. Mas isso não significa que vc não pode aceitar o que vc tem e ser feliz com isso porque é SEU.

    E estamos sempre aqui, prontos a ler os seus desabafos. Afinal, vc tb já leu milhões nossos, aposto! Acho que no melhor estilo anos 80, o que eu quero dizer é: não se reprima! ;)

    Feliz ano novo!!!! \o/

    ResponderExcluir
  29. Aqui é onde você faz sua voz ser ouvida...

    Limitações não são fáceis de lidar, mas podem nos ensinar muito! Você não está sendo pessimista, está sendo madura e enxergando as coisas como elas são.

    Força na peruca e siga em frente!

    ResponderExcluir
  30. Dama, vc tb é Cris? Bem, sei o qt deve ser duro vc querer acordar e ser surprendida por si mesma, mas acho que vc já está se surpreendendo com essa atitude corajosa de enfrentar seu problema. Força menina! Blog serve para desabafos sim como tb serve para receber carinho dos amigos,e com certeza o meu vc já tem faz tempo.
    Um abraço bem apertado!

    ResponderExcluir
  31. Cris. Estou aqui treinando o comentar pelo celular. A está altura já deve ter elaborado um pouco isso da voz, mas imagino o quanto deve ser difícil para ti.

    Tu sabe porque acompanhou meu problema desde o início e sabe quais limitações tenho, mas não conseguiria imaginar o que e ficar com voz limitada.
    Sabe também que nao sou uma otimista exagerada mas confio nos avanços da medicina e nos poderes da mente com relação ao corpo..

    Tem também o fato de tu ter uma voz linda mesmo que seja baixa. Torcendo aqui para que já tenha conseguido um modo de amenizar este conflito que por hora te aflige. Beijos

    ResponderExcluir
  32. Dama, eu achei tão bonito e tão acolhedor você escrever isso aqui, me senti bem por você dividir isso conosco. Eu realmente sinto muito por você ter que passar por isso, se pudesse eu ajudaria você.

    Bejão.

    ResponderExcluir
  33. Eu acabei de ler seus posts anteriores, e nossa, muitos temas interessantes ! Ai, vejo agora uma notícia chata... a da sua voz. Eu não consegui ver seu vídeos por que estou com algum problema no computador mas eu imagino sim como isso deve afetar sua autoestima. Se quando a gente engorda um quilo ou fica com espinhas já fica arrasado, imagina então com a voz !

    Eu também já fui vítima de um erro médico e sei como isso é revoltante. Nem fala !

    Não desista de fazer o fono, sempre há esperança de cura ou então de uma melhora boa. Lembra de tantas coisas piores você já passou e superou. Tu é forte !

    Você vivia se escondendo por receio das seu blog e agora até vídeo você faz !

    Muito sucesso e saude para você. Um abraço bem apertado !

    ResponderExcluir
  34. A voz falada também não é o meu forte, Dama! A fenda faz com que seja sempre fraca, soprosa... Eu desconto tudo na escrita, para senti-la bem forte. A voz dos seus textos é sempre bela e forte para mim.

    Que 2012 seja um ano muiiiiiito bom!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  35. Dama, o fato é: ninguém sabe aonde o nosso calo aperta realmente..

    Não imagino a sua agonia, até porque não tenho este problema, mas as suas palavras de luta e o desânimo evidente, bastou para vermos a sua tristeza.

    Não é fácil.

    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Querida Dama,

    Esta é mais uma sabedoria para a sua vida, para o seu esperíto. Vc já teve um grande progresso, imagina se nem isso ocorrese? Não é péssimismo encarar a realidade dos fatos, a realidade da sua vida, do seu momento, isso se chama ser maduro! E, acho legal que no momento "o que vier de bom pra vc é lucro", então apenas não desista.

    E, no mais, vc sempre será considerada uma pessoa educada, pq não há nada mais chato que pessoas sem noção de ambiente... rs

    BJS

    ResponderExcluir
  37. Oi, eu sei como você se sente, é muito difícil mesmo quando somos privados de algo tão importante para manter a comunicação com as outras pessoas. Eu passo por isso, tenho perda auditiva bilateral e ouço muito pouco, e na maioria das vezes que consigo ouvir não entendo o que dizem, demorei muito tempo para aceitar o fato. Por fim aceitei e agora consigo viver um pouco melhor com a ajuda do aparelho auditivo. Boa sorte pra você e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  38. Sabe Dama, uma vez me falaram que o defeito diminiu quado aceitamos ele. Sua voz pelo que eu vi no vídeo só é baixa, sim deve sr ruim pra vc, mas se ja tentou de tudo e não teve resultado melhor do que está agora, relaxa!
    Se aceita e viva feliz! Vc tem mil qualidades para mostrar!

    Adoro tuas palavras... beijos!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html