segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Não se pode discordar!!


Um dia desses li esse post no blog da Nina e achei bem interessante. O texto fala da diferença cultural entre Brasil e Alemanha, no sentido de lá se poder dizer o que acha sem tantos pudores. É que cada vez mais, no Brasil, a gente emite menos a nossa opinião. Porque cada vez que a gente pensa em discordar de algo, ou ficamos calado para não nos aborrecer, ou se abre a boca/põe o dedo para funcionar e segura o tranco, porque é complicado ter opinião no país do politicamente correto!

Eu canso de ler posts em que não concordo com nada do que é dito, e canso de pular esses posts em silêncio. É comum ler publicações em redes sociais que também discordo e pulo para não me aborrecer. Porque cada vez que se usa a palavra "discordo", parece que você está xingando a mãe da pessoa. É comum se levar para o pessoal e achar que se alguém discordou dela, esse alguém não presta para estar em seu círculo de amigos, virtuais ou não. Difícil alguém entrar um debate, argumentar, acabar os dois discordando e isso não afetar a relação.

Claro que existem maneiras educadas de se discordar. Quem é grosseiro na hora de discordar merece ser mal tratado e cortado. A pessoa que segue a linha "digo a verdade doa a quem doer", normalmente não é preparada para o debate, porque ela quer apenas provar a qualquer custo que está certa, não quer analisar os pontos de vistas apresentados. Discordar de forma cortês, merece respeito!

Quando chego a discordar de alguém é porque tenho um ponto de vista argumentado e quero mostrar, só isso, não quero cortar relações com a pessoa, não quero ofendê-la e muito menos diminuir sua opinião, quero apenas iniciar um debate sadio. Mas o que percebo é que isso é muito difícil no Brasil. Aqui não se dá o nome certo das coisas porque é feio. Feio mesmo para mim é falar por trás, é ridicularizar as pessoas pelas costas e na frente ficar usando palavras maquiadas para ser fofinho!

Agora é certo que algumas opiniões pesam de forma tão negativa, que me faz "broxar" em relação a alguem. Se a pessoa me diz que é a favor da pedofilia, se ela diz que maltrata animais, isso para mim fere princípios que invalidam a continuação dessa amizade. Mas se a pessoa diz que é contra o aborto, que não gosta de bebida alcoólica, ou que detesta um artista que gosto, tudo bem, ela tem direito a uma opinião/gosto, a discordar de mim, a ser contra a algo que sou a favor, desde que isso não mude a minha visão sobre o caráter da pessoa.

Mas no Brasil não é assim que funciona. Aqui se tu disser que não gosta de morar na sua cidade, ou que não gosta de verão, sempre aparece um para se ofender com algo que é só uma questão de gosto.

Quando discordo de alguém e sinto que a pessoa me colocou na "geladeira", isso me esfria de forma quase definitiva em relação a ela. Acho que podemos debater e seguir em frente numa boa.

Se eu já cortei alguém por conta de um debate? Já sim! Mas sempre quando a opinião do outro invalida a continuidade da relação, se o que ele acha demostra falha de caráter, ao meu ver. E quando sinto que a pessoa esfriou em relação a mim,depois de um debate, largo pra lá sem dó. Porque, ou ela acha que a minha opinião indica falha no meu caráter, ou ela não sabe debater,é intolerante ao extremo. E de intolerantes basta os que não posso evitar o convívio!

Ratificando que debate é uma coisa, ofender a pessoa sob o álibi de que é sincera e diz tudo na cara, é outra coisa bem diferente, isso se chama grosseria!

38 comentários:

  1. Isso tem vários nomes BURRICE, ignorância, quadrupedismo, infelizmente em relação à cultura estamos na Idade da Pedra lascada.
    No ano 3.000 quando acharem em alguma caverna inscrições como kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ou hahahahahahah os sobreviventes na Terra ( se houver )irão dizer que a nosso período paleolítico foi eterno.
    A ditadura deixou sequelas em uma geração inteira.

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Concordo em absolutamente CADA palavra!!! Tenho uns posts lá no cantinho que falam sobre homossexualismo, que já me renderam alguns "desaforos". As pessoas confundem muito "opiniões pessoais" com "discriminação"... leem e "entendem" da maneira que querem e já saem te acusando de alguma coisa... Adorei o post! Bjks!

    ResponderExcluir
  3. Acho que ainda há muita ignorância em torno desse assunto.
    Bjs e ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Bem oportuno o post. Mas o que fazer? Tem solução isso? Penso que não. Tanto nos meus mais que humildes blogs,como no geral, na minha vida pessoal, dou liberdade para que discordem de mim. Inclusive, se a pessoa me aponta, na discordância, que estou errado, posso concordar com ela, mudando de opinião num determinado ponto de vista. Fico agradecido a ela.

    Já te falei, Dama, que quando discordar de alguma opinião minha, discorde, ainda mais vc que discorda com elegância, sem nos ofender.

    E existem pessoas assim mesmo, tipo: "eu sou franca(o)", mas acabam por nos ofender com seu modo ríspido de discordar. Existem pessoas que não discordam, agridem, são donas do monopólio da verdade. Na blogosfera, até que não me deparei muito com isso, mas o orkut, é o terror!

    ResponderExcluir
  5. Pessoas milindrosas são assim!
    Olha, eu sou conhecida por ser verdadeira e reconheço que as vezes sou até demais. É um defeito meu acho!

    Mas não pertenço a classe dos que tem medo não, falo e pronto!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Rs... Outro dia nós duas entramos em um debate. Coisa que eu acho sadio, afinal ninguém é obrigado a concordar com que eu penso. No final das contas eu mesma percebi que estava gastando a minha "energia" não com o nosso debate, mas com um assunto. E vc sabe o qual e nem vou falar mais pois jurei para mim que não iria mais me envolver com aquela coisa rsrsrs Mas nem por isso te cortei dos meus amigos e nem vou fazer isso, pois sempre disse que te respeito muito. O que na verdade eu fiz nesses últimos dias é me excluir de redes sociais. 97% dos amigos que eu tinha no face eram pessoas que eu conheço e tenho certo contato. Ai eu estava me deparando com a questão: Porque fulano está postando isso se em conversas reais a opinião dele é totalmente contrária. Percebo que nesse mundo virtual não são todos que conseguem ser o que são fora do virtual, que mantém a mesma opinião, que falam o que realmente pensam. Percebi que entre meus amigos a maioria estava lá para agradar e na real são totalmente diferentes. E eu me cansei disso... me cansei tanto que pode me procurar em face ou twitter que eu já era... Excluí tudo. Quero pensamentos e pessoas reais... sem que concordem comigo com tudo, pois isso é muito chato!!! Quero pessoas que saibam conversar e expor opiniões para o meu crescimento... coisa que eu não estava conseguindo no face. Mas no blog eu sinto que a dinâmica é bem diferente.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre digo que sou aquela pessoa "divergente"! Não é que eu discorde de tudo que as pessoas falam, eu só não sou alienada a um estereótipo perfeitinho! Igual a amiga ai em cima disse, que no virtual tem uma opinião e pessoal é totalmente contrário! Sempre fui taxada de muito sincera e as vezes até soava como grosseria, mas com o tempo fui trabalhando isso e hoje sei me expressar, expor minha opinião de forma que não vá machucar as pessoas, mas sim muitas das vezes pode vir a agregar! Você me conhece e sabe bem do que estou dizendo, da minha forma de ser.
    Eu concordo com seu post em gênero, numero e grau.

    ResponderExcluir
  8. E como se confundem nesse país: franqueza e gorsseria. A maioria das pessoas não sabem discernir onde termina uma e começa a outra. Já reparou?

    ResponderExcluir
  9. O que me cansa realmente é quando tu expõe uma opinião e alguém que se acha sabedor da verdade começa a usar da ironia contigo em vez de dizer com quais pontos não concorda e ter uma discussão respeitável contigo.
    Acho horrível pessoas que não sabem parar e escutar o outro ou, pelo menos, dar espaço pra ter uma opinião diferente. É também uma pobreza de espírito, pois mostra que a pessoa quer se prender unicamente às suas ideias e definições sem parar para questionar ou mesmo escutar alguém que o faça.

    Belíssimo texto!

    ResponderExcluir
  10. Oi Dama!

    Realmente essa questão de discordar é bastante complicada, porque muita gente não sabe se posicionar quanto a isto. Eu faço o curso de História, vira e mexe estamos entre amigos discordando, mas, tipo, o fato de discordar com alguém sob um ponto de vista, não diminue e nem invalida minha amizade e meu reconhecimento da competência do outro. Apenas temos opiniões diferentes, agora se ele não quiser entender assim, não mudo em nada o que penso. Acho que ando meio assim ultimamente kkk

    ResponderExcluir
  11. O problema é que o pessoal leva para o lado pessoal... ai ja era.

    :/

    ResponderExcluir
  12. As pessoas esquecem que o que torna uma pessoa interessante é justamente o fato de ela ser diferente de vc...

    Já deixei de mostrar minha opinião muitas vezes em nome de uma relação trânquila, porque debater é uma coisa, virar bate-boca é outra.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. E o tal povo que as vezes discorda só pra mostrar que é "diferente"? Aí então é de matar! Gente que fica "magoadinha" me dá no saco! Bjo, adorei!

    ResponderExcluir
  14. Pois é... bem lá no fundo a gente não gosta mesmo de ser contrariado, talvez seja por conta de sermos tão contagiados pela nossa cultura de se basear nas religiões... tudo isso nos prende ao um mundo das mesmices... agora cabe a cada um se desprender desses grupos de hipócritas, que fazemos parte sim!! Até por ser necessario no dia- a-dia, a gente nunca de fato vai falar com toda sinceridade virceral!! Utopia achar assim né? Agora claro podemos pelo menos tentar agir de maneira mais coerente e sensata, concorda? Como eu gostaria de falar na internet, tudo que realmente penso... nimguem gosta que vc coloque o dedo na ferida, ah vários tipos de feridas... por isso mesmo pisamos em ovos,vc sabe como é?Tipo: falar mal de gordo, magro, alto, baixo, religião, gay de todos os géneros, requer muito cuidado e atenção, e isso acaba travando tudo!! E não ah como usar sinceridade, muito menos colocar seu ponto de vista verdadeiro!! Por favor, venhamos e covenhamos, a "FALCIDADE" é um mal necessario em qualquer Circunstância, aqui, na vida real ou em qualquer lugar que seja... só somos livres nos pensamentos... rsrs. Adoro seus textos, seus ideais, sua filosofia de vida!! Grande mulher...! Beijos dama!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Pois é... bem lá no fundo a gente não gosta mesmo de ser contrariado, talvez seja por conta de sermos tão contagiados pela nossa cultura de se basear nas religiões... tudo isso nos prende ao um mundo das mesmices... agora cabe a cada um se desprender desses grupos de hipócritas, que fazemos parte sim!! Até por ser necessario no dia- a-dia, a gente nunca de fato vai falar com toda sinceridade virceral!! Utopia achar assim né? Agora claro podemos pelo menos tentar agir de maneira mais coerente e sensata, concorda? Como eu gostaria de falar na internet, tudo que realmente penso... nimguem gosta que vc coloque o dedo na ferida, ah vários tipos de feridas... por isso mesmo pisamos em ovos,vc sabe como é?Tipo: falar mal de gordo, magro, alto, baixo, religião, gay de todos os géneros, requer muito cuidado e atenção, e isso acaba travando tudo!! E não ah como usar sinceridade, muito menos colocar seu ponto de vista verdadeiro!! Por favor, venhamos e covenhamos, a "FALCIDADE" é um mal necessario em qualquer Circunstância, aqui, na vida real ou em qualquer lugar que seja... só somos livres nos pensamentos... rsrs. Adoro seus textos, seus ideais, sua filosofia de vida!! Grande mulher...! Beijos dama!!!!!!!!! Por favor leia... certo moça?!

    ResponderExcluir
  16. Dama, tudo bem???
    Pois bem, emprestei umas palavras de Voltaire que gosto muito para comentar no seu tema:

    "Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."

    Então... podemos pensar diferente dos outros, vez ou outra até nos sentimos ofendidos com a discordância, mas desde que se seja de forma sadia, sem ofensas. Diferenças de opinião acontecem sempre! O que não dá para tolerar é a falta de caráter, tudo é válido quando se tem respeito pelo outro. Tem coisas que doem um pouco quando estamos mais sensiveis, porque muitas vezes queremos que passem a mão nas nossas cabeças, que concordem até, mas isso não seria sincero, chame de birra ou ser mimado, tolice, mas algumas situações nos deixam frustrados quanto a isso!

    O melhor é o respeito pela opinião alheia, e quem sabe das diferenças, podem surgir grandes idéias.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Acho que a pessoa que não aceita ''uma discordancia'' é o famoso dono da verdade e ai minha amiga não me serve , pq se tenho de discordar vou discordar , até que de uma forma civilizada me provem que estou errada bjs adorei o post e voltei rsrs

    ResponderExcluir
  18. Na Alemanha eles são mesmo mais avançados culturalmente em tudo, Dama. E isso não é o chamado "complexo de vira-lata". Estudo alemão há quase três anos e consequentemente conheci algumas coisas de lá. O jornalismo deles, por exemplo, é muito mais avançado que o nosso. Há uma revista chamada "Der Spiegel", que faz um jornalismo crítico e de pesquisa que coloca as nossas tendenciosas revistinhas no chinelo.
    E, porra, se não pudermos nos utilizar de sinceridade na blogosfera, onde mais poderemos?

    Gostei muito do seu manifesto. Totalmente coerente.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Eu fui "expulsa" de um grupo do Facebook, que defende os direitos dos gays, pq dei uma opinião TÉCNICA, como advogada, contrária a de alguns membros do grupo. Detalhe: EU NÃO SOU GAY, mas defendo o direito dos gays serem tratados com igualdade e respeito.
    A questão era sobre tornar homofobia um crime. Eu disse que criar leis não resolve o problema, o país tem leis de mais e punição de menos. Nossaaaaaa, quase fui linchada pq era contra a criminalização da homofobia, não adiantou eu explicar que era uma opinião como advogada, que sei como funciona o cumprimento (ou não) das leis. Fui expulsa e ponto. Depois disso, uso o Face para diversão e nao me engajo em discussões políticas, religiosas, etc...

    ResponderExcluir
  20. Ai Daminha, acho isso taaaao complicado.

    Acho a gente mt hipócrita no Brasil, mas tanto tanto, que até evito falar o que penso pra nao criar inimizades. O blog é minha maior arma, porque ali escrevo o que realmente quero. Mas cara a cara, bicho, sério, o povo fica logo com raivinha, isso tem me tirado do serio ultimamente. Me deixou mt chateada na última viagem ao Brasil.

    Brasileiro é um bichinho tao cheio de complexos, que Deus me livre!
    Complicadissimo!
    Por isso acho tao facil viver aqui na Alemanha, o povo nao fica medindo palavras. Facil facil lidar com eles. É claro que tem as diferencas culturais grandes, as particularidades, mas isso a gente vai tirando de letra, vai aprendendo a lidar com o tempo. Qd vc sabe com quem ta lidando, é facil manter a relacao, independente de qual seja ela.

    Um bj amoreco!

    ResponderExcluir
  21. Eu nunca vi problemas em discordar. Aliás, as melhores relações que eu construí ultimamente são com pessoas que não tem os mesmos valores que eu. No meu blog, inclusive, tenho ggrandes amigos que discordam frontalmente do que pensam e se sentem livres pra manifestar isso. E eu fico feliz, porque me sinto cercada de pessoas inteligentes, com suas próprias convicções, que não fazem questão de concordar só pra ficar bem comigo. E isso me enriquece também, porque muitas vezes me despertam pra algum detalhe que não atentei antes, porque mostram meus erros e me ajudam a ser uma pessoa melhor.
    Agora, o que não dá pra tolerar são pessoas que na falta de argumento, levam sua opinião para o lado pessoal e ainda se sentem no direito de fazer ofensas pessoais. Ai não tem como! É baixaria! Tenho amigos que passaram por problemas desse tipo em seus blogs ultimamente... Lamentável!

    ResponderExcluir
  22. Putz!! Isso é a realidade do nosso país mesmo!!Meu aqui as pessoas são muito hipócritas. E tô falando mal do país, sim. Ninguém pode ter opinião própria, assuntos polêmicos não são tratados, todo mundo concorda com todo mundo... Se discorda de algo é sempre "A do contra". Eu acho tão sadio agente trocar opiniões, e eu por exemplo, não tenho medo nenhum de porventura perceber que os argumentos do outro são melhores do que o meu e mudar de opinião. Isso é pensar, logo existir...
    A Marília Gabriela falou uma vez que se a pessoa estiver disposta a disvutir com ela, tem que estar preparada, pq se ela tiver bons argumentos será ótimo pq a Marília sairá do debate aprendendo algo que ela nõ sabia, mas se ela ñ tiver fortes argumentos, ela sairá do debate massacrada...

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Pra dizer a verdade hoje, tem que ser muito corajoso, porque se vc vai contra a opinião oposta, já gera polêmica, discussão e até confusão. Essa de ser a favor de pedofilia e maus tratos sejam a animais, pessoas e até mesmo a natureza, não dá pra concordar. Vc tem razão, se expressar, traz sempre um do contra que vai fazer questão de suscitar contendas. É difícil.

    ResponderExcluir
  24. Oi Dama!
    Quando era bem mais nova fazia muito isso de 'falar na cara';com o tempo a gente amadurece e tenta aprender a arte de discordar. O problema é que hoje em dia essa m%#*&@ de politicamente correto que eu detesto está tornando obrigatório o que antes era opção: hipocrisia.
    Tem também o fato de que a internet forneceu o meio ideal para os brasileiros, que no geral são extremamente incivilizados, praticarem suas grosserias a torto e a direito.
    Tenho uma conta no Facebook mas agora uso apenas para ter contato com meia dúzia de pessoas que estão longe e a quem eu prezo. Já não bastassem os absurdos do dia-dia, de repente eu estava lidando com um bando de boçais.
    Cada vez mais tem validade aquele ditado antigo: antes só do que mal acompanhado...

    abraço

    ResponderExcluir
  25. Você é uma Dama!! (rs*) Evito de entrar em discussões infrutíferas na internet, até porque nem sempre sabemos qual a intenção da pessoa do outro lado do ecrã. É gastar energia à toa! Mas se é alguém que conheço e sabendo que a discussão é séria e a opinião necessária, discordo com a mesma naturalidade que concordo.
    Você sabe que tem uma turma que "anda" na blogosfera com perfis falsos investigando nossas opiniões e de certa forma fazendo posts tendênciosos. Pessoas travestidas que na verdade trabalham nos anais políticos, não necessariamente fazendo política. Não são cabos eleitoras e sim algo muito mais sério. Outra corrente parte para investigar quem são e quais são as associações que pretendem doutrinar e espalham sementes. Percebe que mesmo estando nós vivendo em um mundo "moderno", antigas questões estão sempre nos invadindo? Por isso temos que ter cuidado com quem e para o que estamos contribuindo com nossas opiniões.
    Saindo de viagem agora de madrugada e passei para deixar beijuzinhos.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  26. Diz o Ditado que "gosto não se discute." Mas para o sociólogo Bourdieu, gosto se discute, sim! Cada um tem um gosto, visões de mundo de acordo com suas vivências,uma orientação, então, o que é legal pra um, pra outro já não é. Temos que respeitar essas diferenças, a questão é que muitas vezes queremos impor os nossos gostos aos outros, e não acho isso certo, temos que saber lidar com essa diversidade, mesmo que algumas sejam irritantes. Sobre vc dar uma opinião sobre algo, vejo muita gente que gosta de dar suas opiniões por aí,mostrando-se o fodão, mas que não tem argumentos fundamentados. Apenas quer mostrar o "quanto sabe", que é um psedointelectual. E quando é necessário falar, opinar, ficam calados, se omitem,não procura mudar as coisas, preferem deixar as coisas como estão, para não se aborrecerem...depois não reclama de viver em um país bosta!

    ResponderExcluir
  27. Acho que às vezes na verdade a pessoa quer impor a sua opinião, não aceita que a pessoa pensa diferente. Se vc discorda, disse o que pensa, pronto, não tem que ficar tentando convencer a pessoa de que você é que esta certa e ela errada.
    E assim começa levar as coisas para o lado pessoal.

    Beijos,
    Fá!

    ResponderExcluir
  28. Eu me anulo muito pois nao gosto de discusões, ainda mais com gente ignorante. No Facebook é otimo para acontecermal entendidos. Na vida "real" também. Por isso só discuto se conheço a pessoa e sei que ela sabe conversar, senão nem vale a pena. =/

    ResponderExcluir
  29. Eu adorava um debate, gostava muito mesmo e ainda gosto. na época das eleições pude debater com amigos que nem tinham a mesma opinião que eu., mas o debate mais sadio foi na Internet porque na minha vida fora da Internet as pessoas queriam eram meu sangue.

    Hoje tenho a estranha sensação, como diz a Luma aí em cima... acho que estamos endo é vigiados, controlados. Por isso tenho evitado comentar em textos que não tenho algo bom a dizer.

    Sabe quando postei sobre o dia dezesseis. Queria mesmo que as pessoas fossem lá... que discordassem de mim e que me ajudassem a entender meu medo do número. Gosto quando discordam.

    Outro dia, no facebook, uma pessoa conhecida da minha vida diária postou uma frase do tipo: "È difícil conviver com pessoas falsas e ter que fingir que são maravilhosas".
    Na hora pensei: Então a falsa na questão era a pessoa que dizia aquilo e não a outra, pois se eu faço alguém supor que eu o acho maravilhoso/a e no fundo não acho, a falsa na história sou eu.

    Ia colocar isso abaixo do post no facebook da minha conhecida, mas de nada ia adiantar, então serviu-me apenas como exemplo, exemplo de pessoa que não posso conviver. E eu convivi com a pessoa por quatro anos quando exercíamos atividades comuns.

    Mas não abro mão de dizer o que penso,só que procuro ver mais onde estou pisando. Já não saio mais por aí a comentar feito uma louca nos blogs e até mesmo em blogs de pessoas que não conheço. Não preciso mais disso ( estou quase parando) e hoje só quero sossego.

    Dia desses quase ia entrar numa discussão sobre racismo, mas depois pensei: Não vale a pena.

    Estou deixando para debater apenas onde sei que a coisa não vai ser levada para o lado pessoal e quando sei que a pessoa sabe que vou adorar que discorde de mim.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Damas, tem selinho lá no blog pra você!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Engraçado você falar da Alemanha... Metade da minha família é alemã e fui criada por alemães, logo, não tenho esse "politicamente correto" dos brasileiros e digo minha opinião sem pudores, mesmo que contrária à da pessoa com quem estou falando. O que acontece? Sou sempre taxada de "grossa". Fazer o que? Não sou de ficar falando pelas costas e muito menos de ficar balançando a cabeça e silenciando...


    Assim como vc, não me afasto de alguém por ter opinião diferente da minha, exceto quando se trata de questões que pra mim denotam falha grave de caráter: pedofilia, racismo e afins.

    ResponderExcluir
  32. Dama, quando digo que não gosto de cachorros, as pessoas me olham como se eu fosse a pior pessoa do mundo! Elas não entendem que existe diferença entre não gostar e maltratar! Só porque não gosto não quer dizer que chuto cachorro!

    ResponderExcluir
  33. Tem gente que usa a desculpa do "sou sincero" pra falar toda merda que lhes vem a cabeça...
    Pode discordar de mim o quanto quiser, mas engrossar não rola né?? Eu heim!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  34. Dama,
    como sempre lúcida na maneira de expor sua opinião.
    Concordo com você. Também penso assim.
    Conviver é complicado. E como !!
    Ás vezes é melhor se calar para não se aborrecer.

    Enfim...

    beijos !

    ResponderExcluir
  35. quando teremos um novo vídeo? É tão bom dar um rosto a um nome...

    bjs

    ResponderExcluir
  36. Primeiro, quero dizer que concordo com você quando diz:

    "Porque cada vez que a gente pensa em discordar de algo, ou ficamos calado para não nos aborrecer, ou se abre a boca/põe o dedo para funcionar e segura o tranco, porque é complicado ter opinião no país do politicamente correto"!

    Verdade, aqui a maioria das pessoas prefere o puxa-saquismo para agradar fazendo falso elogios. Acho isso ridículo.

    No post em que você opinou onde falo do programa BBB da Rede Globo, com certeza vai ter muita gente que discorda, mas a maioria não tem coragem de opinar.

    Adorei seu blog e com certeza a partir de agora vai fazer parte da minha seleta lista de blogs em destaque.

    Bjs

    ResponderExcluir
  37. Sempre penso que há duas maneiras de se expressar a verdade: Impondo-a ou sugerindo-a. É importante também o senso das pessoas ao se ligarem que nem sempre a SUA verdade pode ser a verdade do próximo.

    vou citar um exemplo de religião. Muitos evangélicos dizem que só evangélicos serão salvos e que só Jesus salva. Tá, mas e quem é indiano? e quem é japonês? Não vai ser salvo só porque não foi à uma igreja evangélica? Onde entra a CULTURA REGIONAL das nações?

    Deus só salva evangélicos brasileiros? Claro que não. ainda falando sobre religião, acho que é um tema discutível sim, desde que haja bom senso e educação. Adoro discutir religião e oturos temas polêmicos com quem quer que seja, desde que haja educação e respeito aos pontos-de-vistas.

    Eu penso que opiniões diferentes não invalidam a minha, ao contrário, até acrescentam algo a mais nelas. Eu sou do tipo que prefere a verdade, mesmo que doa, mas na hora de ter que dizê-la, digo de maneira descontraída e sutil, para que não magoe ninguém, afinal não enho esse direito.

    E quando discordam de mim, penso igual ao filósofo Voltaire: "...Defenderei até a morte o direito de você discordar de mim..." Acho que mais pessoas deveriam tomar isso como lema na hora de palpitar sobre algo ou entrar em discussão sobre qualquer assunto. Abração!!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html