domingo, 1 de agosto de 2010

As panelinhas...


Eu sempre fui avessa a panelinhas ou a viver em grupos fechados no estilo gueto! Acho que quem se fecha nesses grupos é um tanto covarde, porque não se expõe ao novo, ao diferente, ao inusitado! E fico triste ao observar que em blogs também se formam panelinhas...

Já na minha adolescência gostava de andar sozinha, ou no máximo com duas amigas... E não existe época mais "grupinho" do que a adolescência... Nessa fase da vida as pessoas se fecham em bandos por insegurança mesmo, porque o grupo é mais forte, porque ainda estão formando suas individualidades...

Eu gosto de olhar pra fora! Quando cheguei na fase adulta, gostava muito de sair sozinha e deixar que o inesperado acontecesse. E foi assim que vivi muitas coisas boas na minhas vida... É certo que a gente quebra a cara legal, mas no geral o saldo é positivo, porque vem a vivência... E a gente tá nesse mundo pra experimentar a vida e sentir como ela funciona... E não existe outro jeito de experimentar o mundo, senão estando em contato com o que não conhecemos completamente. Dando chance para que novas pessoas, com novos pensamentos e experiências de vida, te tragam outros horizontes...

Guetos e panelinhas são formados para proteção do indivíduo. É bom ter seu grupo de iguais para relaxar, para não se sentir julgado, para poder se expressar com liberdade... Mas ficar entre seus iguais, apodrece sua capacidade de lidar com opiniões diferentes. Você se torna um ser humano inflexível, rígido. Espera que o mundo te entenda e como isso não acontece se fecha e não percebe que está fazendo o mesmo com os que são diferentes de você...

Não é possível que só eu note que tem panelinhas em blogs! Cada uma por conta de uma caracteristica pessoal ou social... Mas a que mais tenho percebido de forma marcante, porque visito muitos blogs, são as panelinhas por orientação sexual... Alguns grupos se fecham tanto que ficam homens visitando blogs de homens e mulheres visitando blogs de mulheres. Sim, são alguns homossexuais, tanto homens, quanto mulheres, que se isolam mesmo numa "rodinha". Entendam bem que não estou dizendo que todos homossexuais se fecham em panelinhas, mas que existem grupos bem marcados nos blogs que visito, isso existe! Alguém mais deve perceber!

Eu respeito demais os homossexuais e todos que acompanham meu blog sabem disso... Mas sinceramente, não entendo como no mundo das idéias da blogoesfera, somente opiniões, pensamentos e vivência vindos de uma pessoa do mesmo sexo, seja interessante!! Por mais que eu tente me colocar no lugar da pessoa, não entendo isso!

Eu visito blogs de pessoas de todos os tipos, pessoas que, às vezes, não concordo com suas opiniões diante da vida. Mas se o texto é bom, se a pessoa escreve bem, se ela me acrescenta um questionamento, mesmo que diferente do meu jeito de pensar, muito me interessa! Gente! Viver é isso! É se atritar para que nossas arestas sejam aparadas, para que nos tornemos seres humanos mais ricos interiormente... E é um exercício pra vida toda, só termina quando morremos! Mas não confundam se atritar por sair trocando ofensas em blogs, nem visitar pessoas que a gente não suporta nenhum dos textos, mas tentar olhar o mundo pela visão do outro! Tentar perceber o que leva alguém a escrever aquele texto!

São formados grupos entre os blogueiros, unidos pelas afinidades de pensamento, é uma rede que se entrelaça de maneira natural... Panelinha é a segregação, é o isolamento, é se juntar apenas com seus iguais... Dessas panelinhas me excluam, até porque me recuso a fazer parte, seja no virtual, ou no dia-a-dia!

E você? Consegue perceber as panelinhas? Onde? De que jeito? Gosta, não gosta?

34 comentários:

  1. O tipo de panelinha que é aquele que um grupo se fecha e acaba não se interagindo com outros concordo com esse conto de vista.Mas nem toda aglomeração de mais de duas pessoas seja simplesmente como forma de se proteger, e sim de se distinguir dentro da sociedade e também tem a questão das afinidades. Você ficar em grupo por ser diferente de outros grupos ou por se sentir aceito em determinado grupo. E ficar entre iguais, não quer dizer que não aceita os diferentes, isso depende de cada um se tem uma visão etnocêntrica do mundo ou não.

    ResponderExcluir
  2. Honrada dama:
    verdade,,, panelinhas nos blogs, os selos até são um claro sinal disso! Eu no começo ate curtia os selinhos e tal, me sentia parte do grupo..depois eu pensei: por que eu? Bom Acredito que muitos dao o selo de coraçao, outros dão so para aqueles que sempre comentam no seu blog...isso é bem dãaaaaaa.
    Além disso, na vida social, eu nunca tive panelihas...tenho amigos que gostam das mesmas coisas etc, mas como nao sou mais de sair muito, nao tenho mais grupo, saio com alguem quando estou com saudades da pessoa, e nao preciso de uma alcateiame seguindo.
    E la no meu trabalho então, vixeeeeeeee. Quando comecei, me fagocitaram para uma panela, eu nova no lugar nao me dei conta, mas logo vi que era panela do mal, pior, daquelas que um deles vira a costas e o resto poem-se a falar do que saiu. me desejaram mal, me fizeram mal...ate que um dia resolvi: nao preciso destas pessoas na minha vida. Almoço sempre sozinha, no màximo em companhia de uma pessoa, e o pessoal do restaurante ja esta ate acostumado a eu pegar o jornal e ler no almoço.
    E muita intriga, acaba-se digerindo mal a comida.
    Tenho me acostumado a ser mais solitaria e idependente, com minha idade sei o que tenho: um filho pra criar e um trabalho a realizar...o resto vira como um presente quando eu estiver receptiva a isso. Mas na real nao preciso de escudo de pessoas.

    grande beijo, excelente post!

    ResponderExcluir
  3. Dama, panelinha sempre existirão, mas sou adepta da amplitude. Leio coisas que não tem afinidade comigo, mas leio, pois acho interessante conhecer outros pontos de vista. Leio o que são mais afins, mas acho que a aqui como a vida é um grande laboratório. Podemos ter nossas predileções, mas sempre atentos as diferenças.
    Obrigada pela ajuda, no seu comentário, mas a questão é que não aparece para mim as opções. Esse é que é o probelma!
    Um beijo e bom domingo

    ResponderExcluir
  4. Dama, por isso que curto teu blog e tantos outros.
    Franqueza, consciencia, entre outras coisas
    já percebi sim, as panelinhas por aqui, e acho q tua postagem serve sim, de alerta pra isso!
    Eu procuro respeitar todos, mas não deixo de visitar quem eu quero, seguir os blogs que acho realmente bons, comentá-los e indicá-los pros amigos e pra todo o rresto.
    É como eu sempre penso, por que o ser humano tem essas atitudes?
    E os que entram no teu blog (digo aqueles q entram sempre, não sei se pra xeretar ou o que), e nada comentam, não trocam gentilezas, não fazem questão...
    Eu, procuro uma troca saudável por aqui, em todos o s sentidos e a ultima coisa q cabe nisso, é me prender a um certo grupo. POdemos sim, escrever sobre um assunto específico, é o maximo isso, mas abrirmos nosso leque pra o resto e dar como vc falou, chance aos outros de trocar tb!
    O bom é que tenho tb, visto atitudes maravilhosas a blogosfera, amigos gentis, fofos e é por quem todo o resto vale.
    Procuro olhar esse outro lado sempre, pq coisas desagradáveis, existem mesmo, tb por aqui!
    Dureza né?
    Aproveito pra deixar um beijo a todos meus amigos, seguidores, visitantes.... enfim, todos!!

    Bjão pra vc que adoro demais (sempre me faz refletir)!

    Michelle
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Não é do meu feitio generalizar, pq parece resposta ou cmentário fácil de fazer. Mas eu vejo que os blogs e suas panelinhas são apenas reflexos do comportamento humano. No caso dos blogs, até mais do que na vida real há necessidade da criação da tal panelinha. Afinal de contas, se vc não tiver o seu grupo que lê, comenta, opina, palpita e se mantém fiel, teu blog fica como um diário ou livro de anotações ao qual só vc tem acesso. Agora.... é ÓBVIO que existem panelinhas e panelinhas. Ou melhor, existem grupos de blogueiros com afinidades, carinho, respeito e interesses comuns ou amizade mesmo e as panelinhas onde a coisa se assemelha ao mundo real, com a formação de pequenas gangues onde a figura mais proeminente(que tem mais contatos, mais comentários ou amigos famosos por exemplo), é cultuada e adorada pelo babões de plantão. A panelinha justifica agressões gratuítas, perseguições, difamação de estranhos e fofoca(na cabeça dos profissionais em panelinhagem). Gosto de ter meus momentos sozinho. Gosto tb de ter um grupo para conversar, trocar informações, bater papo, etc.
    Mas a grande realidade é que por mais que os grupos se formem o que sempre sobra é o individual.
    A vida não vem aos pares... né, então que se danem as panelinhas e seus componentes ehehe
    Beijo Dama muito alta e muito querida! =)

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto minha querida! concordo sim e cansa muito isso... sou avesso a guetos tambem, especialmente porque lá falam apenas coisas afins e com dialeto próprio.Nos blogs então acho insuportavel e talvez seja um dos motivos que tb tem me saturado e desestimulado de estar na blogosfera...Engraçado que as vezes chega ao cumulo das pessoas escreverem coisas que só aquele grupo sabe,os comentarios feitos tb são da mesma forma, e naturalmente só aquele grupo sabe do que se trata os assunto e os comentarios.
    Acho que usou bem a expressão "apodrece sua capacidade de lidar com opiniões diferentes..." concordo e... to fora.
    beijos minha querida!

    ResponderExcluir
  7. Acredito que as pessoas tem afinidades e isso as leva a formar grupos, guetos, rodas, seja lá que nome for. Em vários setores da vida. Se é um grupo que interage, agrega, tudo bem. O problema são os preconceitos, as exclusões, os tabus. Eu não generalizaria os grupos..às vezes a grande questão sejam as pessoas que fazem parte dele.

    Gostei daqui, viu!

    Voltarei.

    Bj

    ResponderExcluir
  8. ah... é muito comum, pessoas sem habilidade nata para seguir padrões e/ou etiquetas sociais perceberem grupos e suas leis de estrutura desde cedo.

    Véia, ao meu ver, é verdade que os grupos são para incremento de forças, sejam físicas ou ideológicas, a fim de que com uma auto-confirmação, haja reconhecimento e confirmação da "exitência" daquela "instituição", e logo dos que a formam.

    Mas há quem forme seus grupos de acordo com seus interesses pré-definidos, não focados para a "presença" no ambiente, mas para realização de objetivos. Ainda que inevitavelmente uma coisa leve a outra. Como empresas, por exemplo... mas claro, que num to falando dessas instituições exclusivamente, mas o tipo de objetivo que elas carregam se assemelham a alguns grupos acadêmicos, ideológicos, ou mesmo grupos de diversão sadia[para o próprio], trazem neles objetivos mais trabalhados, mais definidos.

    ué... mesmo que crie grupos "em tempo real", e o desfaça em curto espaço de tempo, há criação de grupos nisso tbm. Na minha opinião, será panelinha enquanto existir, e carregará em si, as particularidades que a definem dados indivíduos e circunstâncias.

    Onde observo pessoas percebo grupos, salvo exceções. Através da freqüência de expressões dirigidas entre indivíduos e percentual de afinidades, é possível notá-los de forma superficial.

    Quando minha consciência ganhou liberdade para sê-la, reconheceu o ambiente já assim... não sinto nada com relação a essa verdade [em termos de gostar ou não], ela apenas existe, e tenho que trabalhar considerando-a. É como eu penso.

    deu pra ver que gosto desse assunto, né... hehehe

    xD

    ResponderExcluir
  9. Oi Dama,

    taí coisa que ainda não me dei conta, talvez porque eu seja desencanada com estes lances e nunca pertenci a um grupo específico mesmo.E isto foi tomando formato na minha adolescência onde grita as preferência e o que nos desenha em termos de atitudes. Ali, naquela fase crítica que tudo o que seremos vai sendo delineado. Já neste época eu transitava em vários grupos, tinha amigos de tudo que era tribo e passe livre porque sempre fui eclética, mas claro que um ou dois amigos, são os que estão mais com a gente por afinidade mesmo.
    Sendo assim, não me ligeui ainda nestas panelas virtuais, vou ficar atenta e observar mais. Adiantando que de cara acho um paradoxo em tempos digitais trazer pra este mundo aberto os ranços arcaicos de pessoas velhas de cabeça, se de fato realmente existe.

    bjos meus

    ResponderExcluir
  10. consigo perceber também. e sinceramente? só lamento por quem se fecha em grupos, seja por achar que são os melhores, ou diferentes, ou mais sábios, ou mais isso ou aquilo. mal sabem que o grande lance é ser diversificado, ter teias, aparar arestas, arrumar outras, ter ouvido aguçado e sedento para qualquer tipo de informação.

    acho um ímpeto vazio e audacioso querer se fechar e não dar bola pro que é diferente. não ligo pra quem faz isso comigo, já me acostumei. falo de sexo abertamente e não tenho vergonha de expor minhas opiniões [sobre qualquer coisa] e mudá-las, se necessário e/ou alguém, com inteligência e coerência, me mostrar outra ótica.

    aos que se fecham em grupos fica o meu lamento... esse mundo é muito grande, tenho sede de novidade, diversidade, tenho asas no pé e na cabeça.

    bjs pra ti, dama.
    menina fê*

    ResponderExcluir
  11. eu iria comentar no teu blog mas prefiro fazer um post em Resposta ao seu.
    quando tiver pronto eu posto aqui.

    ResponderExcluir
  12. Pois é. Recentemente até escrevi sobre isso, percebi que eu só lia blogs de pessoas que tinham algo em comum comigo, mulheres que tem um pensamento mais livre ou mais feminista, ou blogs de dança (que adoro!!!).
    Acho que o que ocorre, é que tanto no virtual, quanto no real, se aproximar e manter contato com pessoas mais parecidas com a gente é mais fácil, mais natural e até mais gostoso, porque os interesses são os mesmos... Mas também concordo que a gente não pode se fechar, mas que não é tão simples manter contato com alguém que pensa muito diferente da gente, ah, isso não é mesmo...

    Bjão Dama!!!

    ResponderExcluir
  13. Confesso que nunca parei para pensar na Panelinha aqui na blogsfera. Acho que as Panelinhas se formam em todos os seguimentos da sociedade e acaba se formando uma linha tênue entre o que nós chamamos de Panelinha as pessoas com afinidades e gostos parecidos. Eu adoro visitar vários blogs, sobre vários assuntos que gosto, concordando ou não. O que importa para mim é essa troca. Adoro conversar, debater e pegar idéias e opiniões diferentes. A questão de estar sempre aprendendo me fascina.

    bjos e boa semana

    ResponderExcluir
  14. Para dizer a verdade, nunca reparei, mas vou começar a prestar atenção. No meu caso, não sei se seria uma panelinha, mas tenho tão pouco tempo para postar e comentar que acabo não ampliando muito os meus horizontes. Mal dá tempo de visitar todos que me visitam. Então, talvez, sem querer eu esteja dentro de uma panelinha. Mas não sou contra conhecer blogs novos, não. Quando dá, até procuro, mas sempre através dos blogs dos meus amigos (assim como um dia cheguei neste seu aqui e gostei muito). Um abração!

    ResponderExcluir
  15. Já percebi diversas vezes essas 'panelinhas' e cheguei até a fazer um post com o título:'Os Insuportáveis'.
    Acho ridículo fazer e participar de panelinhas.Bato palmas para tudo que vc disse e nada tenho a acrescentar!
    Beijo
    Afrodite/Accácia

    ResponderExcluir
  16. Dama,
    Amei seu post, ontem já havia lido mas não tive como comentar!

    Eu percebo e muito as panelinhas, fico triste porque às vezes a gente tenta estabelecer laços, amizades e simplesmente somos ignorados. Tem bolg que vou, comento,to sempre dando uma força e simplesmente fingem que não existo e ficam só comentando em outros... Mas sabe o que faço agora, deixo para lá... Esse mundo é muito grande e tem gente demais para ficarmos enrroscados com us e outros que não curtem a gente...Paciência...

    Aqui em Campinas também é super difícil de fazer amizades. Eu estranho muito, pois em São Paulo eu tinha muitos amigos na net e fora dela...Aqui o povo é muito estranho...

    Quanto aos homesexuais um dia vou fazer um post do que acho deles... Eles se dizem muita coisa e na verdade eles são preconceituosos e racistas. Gostam de chamar atenção, mas não egoístas demais para ter uma amizade sincera até mesmo entre eles, pois vivem traindo uns aos outros...

    Bjs e ótima semana para vc (Acho que já disse isso no seu outro blog)

    ResponderExcluir
  17. Acho que foi por causa disso que eu parei de comentar em blogs vizinhos. Como tenho dedicado pouco tempo à internet, não acho justo comentar em uns blogs e deixar outros para trás. Até pra não contribuir com essas panelinhas...

    E eu gosto de ver que na minha área de links existem blogs de tudo quanto é tipo (com óbvia maioria ao meu "grupo de iguais" nem tão iguais).

    Bjão Dama!

    ResponderExcluir
  18. Adoro quando você faz uma pergunta no final... e eu aprendi isso com você. Parece que dá uma alavancada no raciocínio, sabe?

    Bom... essas panelinhas que você citou eu já percebi. E até deixei de visitar alguns blogs por conta disso... porque era como se eu não existisse.

    Note: não desejo que todos os blogs que eu visito os seus donos me leaim, me sigam ou coisa do tipo.

    Mas... assim... uma "consideraçãozinha" não faz mal a ninguém. Dizer pelo menos um "oi... eu vi você por aqui" ou "notei a sua existência". Já tá de bom tamanho.

    Já aconteceu comigo de eu ser a ÚNICA pessoa que comenta no blog e o(a) dono(a) nem fazer conta. Não precisa vir no meu blog não... responde lá no seu blog mesmo. Mas nem isso.

    Teve uma blogueira que DELETOU meus comentários (detalhe: eu era a única que participava)... NOSSA... eu juro que me senti mal... fiquei malzona mesmo... quis até perguntar a pessoa se eu tinha ofendido e tal... mas daí depois a pessoa publicou um post que dizia nas entrelinhas que ela não queria comentários.

    P*rr@... vai na merd@ das configurações e retira a opção dos cometários pra otária aqui saber que os posts não são para serem comentados.

    E agora eu compartilho da sua teoria: não quer que as pessoas leiamo seu blog... abre o word e escreve lá (viu como eu li mesmo todos os posts antigos rs).

    E... tipo... um detalhe básico que você já deve saber... no meu blog só tem mulheres porque... pois é... NÃO ME SACODE!

    BeijoZzz

    Mais uma vez eu usando o teu blog pra vomitar. Foi mal.

    ResponderExcluir
  19. Voltando. Estou me reabilitando aos poucos do tempo em que fiquei sem visitá-la, Dama.
    Confesso que não gosto de feudos, em geral. Como você pode ver lá no meu blog com a Cô, eu quase não visito e quase não sou visitado. Tive sorte de encontrar você aí num desses cantos virtuais da vida, e foi isso.
    Estudei numa faculdade bem famosa em S. Paulo - talvez a mais conhecida de todas, e garanto para você: só fiquei lá dentro porque tinha que terminar meus cursos. No meu tempo funcionavam ali verdadeiros feudos, que de quando em vez se engalfinhavam
    Nunca entendi bem isso: É herança atávica lá do homem da caverna? É uma matilha? São bandos que saem para caçar vez ou outra? Ou se enfrentam, feitos punks, enfim... não sei.
    Deve haver os que fazem isso por mera insegurança, e aí, talvez, no contato com o grupo, sintam-se seguros - a esses eu daria um crédito. Insegurança é terrível; todavia, passar disso e virar ortodoxia, quase 'religiosidade' chiita, é triste.
    Bullying, seja de que forma for feito, é horrível. É crime. Se quiserem se isolar, sem atacar, vá lá, respeitemo-los; entretanto, reunir-se em bando para delinquir a gente que é da área jurídica sabe bem o que é.
    Confesso que gosto do meu bandinho, que é composto pela minha sobrinha e por mim. Sou livre para visitar blogs que admiro. Passo os olhos por outros sem obrigação de comentar. Procuro não agredir a ninguém, pois já há tantos problemas que se enfrentam na vida real, e eu me pergunto: por que criar mais, na vida virtual?
    Ó, meu Pai... a vida é tão curta, e o povo fica arrumando sarna para se coçar.
    Panelinhas sempre houve e sempre haverá. É incrível. Hoje penso assim: se não me machucarem, já está de bom tamanho.
    Aqui os temas sempre são candentes e bons, hein?
    Abreijos!

    ResponderExcluir
  20. sabe q isso de gueto é uma coisa q sempre questionei nos meus amigos homossexuais?... Sempre disse a eles: se vcs querem ser tratados igaul, pq se fecham em gueto e fazem questão de ser diferentes? Sou a favor de todo mundo igual... civilidade é reconhecer q somos diferentes e aceitar estas diferenças, termos todos o mesmo tratamento igual dentro da nossa desigualdade, nos respeitando.


    e em blogs... falo por mim: não concorda com o q escrevi, ok, deixe sua opinião, argumente. Inclusive eu gostaria q mais gente q discorda comentasse. Mas não me venha comentar como anônimo sendo ofensivo q deleto mesmo. Respeite minha opinião diferente, assim como respeito a sua.

    ResponderExcluir
  21. Bem, essa é uma questão complicada, dama cinzenta!
    Eu sempre vou atrás dos links que me visitam, na intenção de retribuir as visitas. Porém, às vezes chego em blogs onde fico sem saber o que dizer. Ou são aqueles blogs tipo os de poesia, já comentados por você no post que publicamos no jornal, ou são blogs tipicamente femininos, falando de batom, maquiagem, moda e outras coisas que não entendo patavina!
    Nesses casos, sou levado a crer que a blogueira que me visitou pensou que "Jornal da Lua" seria o blog de uma garota chamada Luana, por aí.

    Então, analisados esses casos, acabamos comentando e sentindo falta daqueles blogs mais perto de nossos pensamentos mesmo. Sem perceber, fazemos a tal panelinha.
    Mesmo assim, tem certos dias que tiro pra visitar blogs onde nunca estive, pra ver o que vou encontrar. Mas, acabo dando preferência a alguns do mesmo segmento, digamos, mesmo que não sejam de humor. Até frequento alguns blogs bem melancólicos, porque sinto alguma afinidade, mas procuro não alimentar esse sentimento.
    É, é complicado mesmo!
    E um bjoooo!!!

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito do seu blog, vi o outro também, seus textos são muito bons.

    abraços
    Patrícia Lozano

    ResponderExcluir
  23. panelinhas esse é um assunto bem atual. em locais de trabalho isso não é algo bem visto então quem é acostumado em fazer isso no colegio acaba si prejudicando pois dificulta o trabalho em equipe. Ja que não conseguem trabalhar com pessoas que não pensam iguais a elas.

    ResponderExcluir
  24. Acho que se eu for pensar bm, eu fiz isso enquanto estava escrevendo no "O amor não tem sexo", eu lia em sua maioria blogs com tematica LGBT e os meus leitores em sua maioria tb é desse grupo. Caramba, acho que o nosso trabalho deveria ser levar essas mensgaens para pessoas que não são tão esclarecidas quanto esses assuntos. Cantar a msissa para quem já sabe de cor não é tão proveitoso assim. Vc tem razão, Aliás, vc sempre é ótima.

    ResponderExcluir
  25. Ola dama..quanto tempo ne minha senhora...srsrs Bem panelinhas isso é de mero puro mal gosto... odeio isso acho isso coisa de gente fraca... sei lá.....


    Falando de tudo isso a muito tempo que não nos falamos né mesmo minha cara....
    E chegando aqui em seu blog encontro uma figura que nos diz...:
    Procuro não agredir a ninguém, pois já há tantos problemas que se enfrentam na vida real, e eu me pergunto: por que criar mais, na vida virtual?..
    ahaha e de se rir...... EU QUE o DIGA....bem mais não entraremos em detalhes...vc já deve saber..sobre o caso....
    Olha um xero a ti......!!

    ResponderExcluir
  26. Dama, como sempre leio todos seus textos, mas nem sempre consigo ter tempo de comentar, vamos lá que tenho muito a dizer.
    Quant às tietes, uma vez ouvi de um crítico musical, aliás li um texto sobre isso, e ele dizia que todo fã era burro. Eu me indignei na hora, mas pensando muito depois vi que ele tinha razão, fã, fã de verdade, que faz qq coisa pelo ídolo costuma ser burro sim, afinal berram, fazem vigília e mais um monte de absurdos por alguém que eles nem conhecem, por uma ilusão, por alguém da mente deles.
    Quanto ao direito de ser sozinha eu concordo. Porque uma mulher sozinha em qualquer lugar tem que ser a coitada? Porque toda mãe tem que ser santa? Porque toda freira tem que ser burra e não pode ter segredos? Tudo enraizado na cultura machista. Ter alguém do lado só pra não ser diferente, só pq não se sente segura, sem sequer gostar da pessoa...lamentável é a palavra, nem poderia se dizer mulher, pq mulheres são guerreiras, fortes, vorazes, não esse bicho fraco e inseguro que na era do machismo (e muitos hoje em dia) os homens queriam que elas fossem.
    Quanto as panelinhas, sim existem, sim muitas e sim em todo lugar. Pensei muito e no fim das contas não sei se era de alguma panelinha escolar ou não. Sempre me dei bem apenas com uma ou duas pessoas e pouco me dava com o resto, ou conversava supercialidades. Nunca fui de grupos grandes. Acho que guetos intimidam novatos. Acho bom para -comom vc disse- relaxar com seus iguais. Mas tb acho que não se pode se limitar a isso, ou deixar de fazer coisas por isso. Eu gosto de me sentir a vontade com conhecidos, mas se tiver que entrar em um curso novo, por exemplo, não deixo de fazê-lo e conviver com outros.Digo mais, sou tímido e anti-social, mas tem coisas que nem os guetos vão nos poupar, a vida é assim como tu mesma falaste e tem vezes que é só tu e tu.

    Grande Beijo.
    Fábio.

    ResponderExcluir
  27. Olha, Dama, eu acho que há panelinhas e PANELINHAS.
    Me lembrei dos brasileiros aqui no exterior: andam sempre em bando. Vira e mexe, vê-se um grupinho de moreninhos sem cabelo, ou de cabelo bem curtinho, com a camisa do Brasil e chinelo havaiana; E as mulheres ( não estou generalizando, tá?), super mal vestidas, com aspecto não muito apresentável. São pessoas que passam uma imagem horrível do Brasil. A essas PANELINHAS eu não pertenço de jeito nenhum!

    Mas eu confesso que sempre fiz parte de alguma panelinha, por insegurança e por gostar de companhias fixas. Não que elas me impeçam de fazer novas amizades, até porque eu pertenço a várias panelinhas, mas por uma questão de segurança. Sei lá, é difícil explicar. Gosto de estar dentro de um grupo, não gosto de me sentir sozinha. Gosto de ser livre, acompanhada.
    O blog com o meu tio é uma panelinha de miojo: super quietinha, na dela. São poucas as pessoas autorizadas a destampá-la, e você é uma delas ;)

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  28. Dama,
    falando de blogs, sinceramente, nunca notei nada de diferente. Quando gosto de um texto, ou decido comentar num blog, comento e pronto. Não divido ninguém por sexo. Guetos. Nada disso. Se o outro o faz, sinceramente, é probema dele.
    Porém, existem os blogs que comento com mais frequência, ou pq me visitam ou pq tenho afinidade e também já aprendi a gostar ou me interessar pelo que a pessoa escreve.
    Sei lá....cada um tem o seu jeito de ser.
    Eu vou caminhando no meu passo de sempre , encontrando, é verdade, gente chata no caminho, mas também pessoas maravilhosas. É a lei do equilíbrio. Para as pessoas " chatinhas" sigo indiferente. Para as maravilhosas, agradeço por estarem no meu caminho e passarem um pouco de suas experiências. A vida é troca de energia. De preferência coisa boa.
    E assim vou seguindo....

    Beijocas !

    ResponderExcluir
  29. Como vai minha cara Dama de Cinzas...saudade de conversar longamente contigo...rs

    Já há muito tempo eu identifiquei as panelinhas...

    Visito todo tipo de blog...e ultimamente com o tempo curto que me resta pra viajar pela net durante o dia, tenho comentado pouco...leio muito, mas dificilmente tenho deixado recado.

    Mas indo na linha de pensamento do seu post, algo que me incomoda um pouco, é no caso de blgs de caras gays, a insistencia em contar das peripécias sexuais...tudo bem, eu não preciso estar ali lendo, mas acho uma exposição desnecessaria....e cansa a nós leitores. Eu retribuo visitas, e acabo ficando sem ter oq falar num blog com esse tipo de conteudo.

    Beijo e me chama pra conversar pô...rs rs

    ResponderExcluir
  30. *costumo cozinhar nas panelinhas...rsrsrsr

    ótimo texto, concordo e me sinto muito individualista!

    ResponderExcluir
  31. Na epoca da faculdade eu sempre circulava... não gostava de panelinhas, fiz grupo com nerds, filhinhos de papai, porra locas, relaxados, turistas, só meninas certinhas, só garanhões pegadores, turma do fundão, turma da frente, pessoal do pt, com os bonitos, com os feios, com os inteligentes, com os puxa sacos, com os que só colavam....

    Enfim essa era a minha pegada... não curtia ser "fixo" a um grupo, evidente que tinha mais afinidades com alguns.

    Mas isso rendeu coisas muito boas, uma versatilidade em lidar com os outros.

    Mas nunca discriminei quem quer manter sua panelinha.

    bjs

    ResponderExcluir
  32. Geralmente visito os blogs que me visitam e alguns, como o seu, estão na minha lista de favoritos e os visito sempre. Em alguns nem comento, só acompanho mesmo, meio de longe.
    Não entendo como formar panelinhas no mundo virtual. Digo, sei que acontece, mas acho muita besteira.
    Tinha meu grupo na adolescência mas todos nós conversávamos com todos ao nosso redor.
    Nunca fui de excluir ninguém porque, sabe, um dia a excluída poderia ser eu e essa sensação é muito ruim.
    Mas às vezes visito uns blogs que dizem nada com coisa nenhuma, daí nem volto mais.
    Não que no meu blog haja algum conteúdo interessantíssimo, mas... Hahaha, É MEU!

    ResponderExcluir
  33. Eu não gosto de panelinhas e acho que o melhor que pode ocorrer em um blog é exatamente a interação e a troca de opiniões. Não me interessa escrever um texto se ele não chama a atenção de alguém, se ninguém tem vontade de expor sua opinião diante dele. Eu adoro comentários, mas não por ibope, mas exatamente para saber o que pessoas diferentes de mim (em idade, sexo, regionalidade, etc) pensam sobre o mesmo assunto. Isso é o que há de melhor.

    Infelizmente tem gente que não se abre para o novo e vive sempre naquele mundinho, na sua zona de conforto, onde todo mundo vai dizer o que a pessoa quer ouvir. Cara, na boa, já vi cada blog de merda que as pessoas elogiam pra caramba... Fico pensando que aquela gente deve ser muito amiga do dono do blog ou gostam de falar sobre as mesmas idiotices e não sabem escrever também. Pronto! Falei!

    ResponderExcluir
  34. Outro dia eu estava pensando nisso, porque 2 homens começaram a me seguir(virtualmente..rsrs)e foram os meus primeiros.
    E tenho que ser sincera com voce, no amago do meu ser, acho que os discriminei, porque fiquei pensando em que eles poderiam estar interessados no meu blog, pelos temas que abordo. Ou de repente, penso muito pouco de mim...
    Dama querida, gostei muito do seu post, com certeza existe e me abriu os olhos para evitar esse tipo de atitude que desmereço por completo em qualquer situação.
    Sua sinceridade me atraiu desde o primeiro post que li seu!!
    Beijocas!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html