domingo, 11 de julho de 2010

O que leva alguém a se cansar do seu próprio blog?


Percebo que tenho tocado muito no assunto blog em meus posts... Deve ser porque ando meio entediada com o meu, ou talvez porque não esteja num momento pessoal bom e isso faz com que a gente perceba mais o lado negativo. Sinceramente, fico me perguntando o que faz alguém dar uma parada ou deletar seu blog.

Certamente a vida da gente quando entra numa correria, tendemos a parar com blogs e tudo que podemos dar um stop sem prejuízo. Muitos blogueiros trabalham em empregos que os consomem, estudam e precisam entregar trabalhos e tal, já notei que essas pessoas geralmente dão uma parada ou acabam mesmo por perder o tesão, abandonando seus blogs...

Aborrecimento com seguidores também é um grande motivo para alguém deletar blogs. Pessoas que escrevem anonimamente e são descobertas em suas identidades, também é uma causa para sair da blogoesfera...

Antes de passarem para o próximo parágrafo, quero ressaltar que não estou aqui pedindo mais comentários, nem implorando atenção, nem me fazendo de coitada, nem fazendo um post para provocar elogios ou um movimento "fique com a gente, não vá embora". Não é nada disso, quem me conhece sabe que não é meu estilo. É um post de reflexão mesmo.

Mas o pior são as questões apenas sentidas, aquelas que não podemos identificar exatamente a causa... Eu ando um tanto insatisfeita com o retorno do meu blog. Gosto de pensar que meus textos estejam estimulando questionamentos e gosto de comentários que me façam pensar, gosto dessa troca. Não entendam por retorno, ter 50 comentários em cada post. Não busco quantidade de comentários... Mas sabe aquela sensação sutil que fica de que o que você escreve não anda interessando tanto quando já interessou? Comparando com meus posts de 2008, sinto que meus textos eram comentados com mais tesão... Tenho receio que alguém se sinta chateado com isso e diga pra si mesmo: - Poxa, mas eu venho aqui e deixo comentários tão legais e essa mulher tá reclamando de empolgação... - Gente! Eu sei bem quais pessoas meus textos agradam e agradeço pelos belos comentários... A questão não está na falta de bons comentários, está no todo, está na comparação dos posts antigos com os atuais...

Todos nós temos um grupo de blogueiros que nos acompanha há mais tempo... O que percebo está relacionado a essas pessoas, é como se para muitas delas meus textos não empolgassem mais, dá pra perceber pelos comentários ou pela falta deles... rs... Quando vai diminuindo o número de pessoas que nos seguem com interesse e aumentando o número de internautas que caem no blog, comentam uma vez e somem, é hora de se parar para pensar no que deixou de funcionar... Claro que tem os blogueiros que deixam comentários super legais, mais uma vez friso que a questão é sutil, é mais de sensação do que propriamente de uma causa objetiva... Será que chega um momento em que a gente começa a se repetir, que não tem mais muito a ser dito e é hora de mudar de caminho? Será que assim como um seriado, uma novela, um programa, o blog também esgota seu tempo de existência?

Aí vem o ponto que quero abordar nesse post... Que outros motivos levam blogueiros a acabarem com seus blogs? Não tomamos conhecimento disso! A pessoa some e pronto. Então muitas vezes temos sensações que parecem tão particulares, tão "só eu sinto isso", que não paramos pra analisar que pode estar acontecendo com outras pessoas...

Vocês conseguem perceber outras causas além das que abordei aqui, para alguém se desinteressar do seu próprio blog?

46 comentários:

  1. Eu tinha ouytros blogs e os deletei por não ter o meu "eu" de verdade. Era mais uma máscara que eu havia criado, só que virtual.
    Este novo, sou eu,mas escondido atrás de um pseudônimo do qual não quero me livrar. Não por agora. Só quando eu estiver pronto. Só não sei se ao me revelar porei fim ao blog, já que falo o que penso, que com certeza, deixaria os que me "conhece" de queixo caído.
    Enquanto a você deletar, é melhor entrar em férias e voltar quando se sentir a vontade.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Oi bom dia, sabe estou há pouco tempo nesse espaço (oito meses) e o que percebi é que a medida que vamos seguindo outros blogs, ou pessoas passam a nos seguir e nós retribuímos, muitas vezes ficamos com uma lista enorme, mas que na verdade nem todos retratam assuntos que tenham mais afinidade e assim, podemos perder um texto de um blog que sim fala a nossa língua.
    Muitos preferem comentar em seu próprio blog, o que não discordo pois muitas vezes na correria facilita mesmo, mas todos gostamos de um comentário caso o que tenhamos excrito agrade mesmo. É a troca que esse espaço nos proporciona.
    Enfim espero que sua insatisfação passe. O pouco tempo que passo por aqui posso dizer que gosto muito do que você escreve.
    Um beijo e bom final de semana

    ResponderExcluir
  3. As vezes estamos mesmo aterafedos demais, temos outras ocupações. Ou a proposta do blog não agrada mais, perdemos a vontade de escrever, da preguiça. Ah, são muitos os fatores que levam a isso.
    Depoi de 2 anos com o Amor Não Tem Sexo, eu acabei me sentindo sufocado pela proposta do blog e meio que enjoei dele...
    não sei quando vou retornar a escrever nele. E não milito pela causa tanto quanto antes também.
    É uma pena, temos ótimos escritores por esses blogs da vida, é triste quando os vemos se despedindo. : /
    Como eu sou um futuro jornalista, blogar é mais um exercício também.
    Ah, mas eu faço com prazer.

    ResponderExcluir
  4. Eu entendo isso... Veja eu... Acabei de mudar de blog, para um apenas meu. Não mais dividindo com a Nina. Isso me desanima! Recomeçar tuuudo do zero. Posts, seguidores... Isso me tira o tesão é está quase virando um motivo para excluir meu blog!

    É fase!
    Já quase apaguei o Festa na Prisão inumeras vezes... Quando você tiver uns flashes de inspiração, e escrever textos que TE deixem empolgada, isso passa!

    :)

    ResponderExcluir
  5. O que acontece é que o blog é seu, mas não é seu de certa forma... porque as pessoas que leêm e acompanham acabam fazendo parte dele.

    Eu sou um dos casos que vc comentou a respeito do trabalho consumir muito o tempo, o cansaço a falta de inspiração para escrever, e quantas vezes não estamos aqui no virtual e deixamos as pessoas reais de lado... e isso pode "pegar" caso vc não dê limites para o uso de internet e blog.

    Por exemplo, eu postei ontem, e vim responder aqueles que leram o que eu escrevi e vou ler esses em primeiro lugar, depois vou acompanhando os que eu sigo.

    Tem posts enormes............... ai fica para aqueles que realmente tem mais tempo para ler...

    bjs

    ResponderExcluir
  6. fiquei sem palavras ... ja tive 4 blogs com o Versos e nunca passei por isso, sempre procurei mudanças mesmo sem saber acontece ter dias com vontade de escrever muuito e outros sem o minimo tesão e a vida real ter mais compromissos e tal.
    sem stress garota!!!

    ResponderExcluir
  7. Bem, não entendo ao certo o que nos leva a enjoar do blog. Já tive essa sensação com o meu, por isso de tempo em tempo mudo o template, para dar uma injeção de animo em mim...pra ter incentivo em continuar com ele.

    Até hoje não tive muitos problemas com pessoas mal educadas me dando porrada. nesses 3 anos de blog, umas 3 ou 4 vezes. Mas não me imperdiram de continuar.

    Não sei oq há...mas entendo oq vc diz, é como se o tesão pelo blog estivesse sem libido, só um interesse, assim...pequeno.

    Mas independente do que for, não desista...não faça do blog programação do SBT que sai do ar sem explicar pro telespectador...nós que a acompanhamos temos certeza da sua criatividade, da sua capacidade de nos entreter...quem sabe se vc fizer uma fusão com seus dois blogs, ou apelar para postagens convidadas, não ajuda...rs rs rs.

    De qualquer forma, é um prazer vir aqui.

    beijão.

    ResponderExcluir
  8. outras causas não, acho que vc citou todas.
    mas no meu caso, as vezes não escrevo por cansaço ou falta de entusiasmo, pq uso o blog pra desabafar questões pessoais ou não... e as vezes da aquela preguiça de expor os pensamentos...

    ah, sabe que notei que alguns leitores sumiram depois que surgiu o twitter, e até mesmo algumas pessoas abandoram os blogues por causa dele tbm, já passam o dia todo twittando tudo o que fazem que não conseguem mais escrever nem um texto interessante.

    bjos e boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Eu já me questiono o oposto: o que faz uma pessoa permanecer anos e anos num só blog? O que faz com que ela não perca o tesão? Eu não consigo, enjoo de mim com uma facilidade impressionante.

    ResponderExcluir
  10. Querida,
    Sabe, eu ando pensando nisso.
    Não, não desgostei do blog, mas tem horas que sinto que nem sempre sou eu ali.
    Veja bem, sou franca, escrevo o que quero e penso, mas já me peguei moderando a lingua para responder a um comentário irritante, ou para responder a um comentário carentezinho.
    E essa não sou eu, não quero ser daquelas que escondem o que pensa para não "perder seguidores". Deus me livre!
    Mas teve ocasiões em que vi que estava fazendo isso e ao ler seu post pensei: sim, tem hora que quero parar tudo, descer e olhar de fora.
    Conheço blogueiros que deixaram o blog justamente por isso, pelo fato de o blog não ser mais dele. E teve casos de pessoas que desistiram por conta da vida mesmo.
    E numa outra coisa você tem razão: 50 comentários é bom, mas 50 "Oi, boa semana" é bom também?
    Sei não...

    De qualquer forma:
    Boa semana!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  11. Dama,
    Seria tédio ? Existe uma variedade virtual. Como cansamos do nosso blog, os outros também se cansam. Normal. Você já se sentiu entediada com amigos ? Trabalho ? Vida ? Diversão ? Mudou de sonhos ? Planos ?
    Acredito que passa por aí.
    Natural. Estamos em constante mudança.
    Há quem troque de emprego. Canal. Namorado. Marido. Amigos. Casa. Gosto. Assim acontece com os blogs.


    Beijocas e boa semana !

    ResponderExcluir
  12. As causas são várias.

    A que mais eu levo em consideração é: a expectativa!

    Cria-se uma expectativa durante o tempo por parte dos leitores, e do blogueiro(a).

    Esse 'desgaste' vido de ambos os lados é natural.
    É claro que com o tempo vamos mudando; nossa escrita, nossa leitura; ficamos mais exigentes! Como aquele remédio que tomamos, ou, as carreiras que cheiramos (rs), que devem ser sempre em maior quantidade para que surta o mesmo efeito..., é mais ou menos por aí.

    Nossa sensibilidade não nos engana: se sentimos um certo esmorecimento na leitura do que escrevemos, é por que está acontecendo isso mesmo.
    E daí??? Pergunto eu!

    Por isso, temos que dar uma breve cavucada em nossos sentimentos, atualizados, para ver o que é que tá pegando, o que ando pensando que valha a pena blogar...
    Não há nada?, estou sem muita idéia?, tou meia boca?, então..., 'amanhã eu posto!

    Se deixamos 'pra amanhã' uma transada, por que não um post?

    Se vc tá sentindo um certo 'desinteresse', é porque o há.
    Se vc acha que está no caminho certo, que esse é o seu estilo, que é o 'único' modo de se comunicar blogueiramente falando, vá em frente!
    Se acha que tem que mudar um pouquinho, desviar seu caminho por outras paragens, mude; e veja no que dá.

    Expectativa dana até um relacionamento, imagine um blog: com tantas pessos envolvidas.
    Satisfazer a nós já é complicado, imagine o povo que nos lê.

    Como pagamento pelo meu comentário bem que vc poderia me convidar prum cafèzinho quando, e se, eu for para o Rio algum dia...

    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Ahhh..., tem moderação; num tinha visto!

    Outra coisa: comentários 'exquisitos' (maldosos, ofensivos, desqualificativos, irônicos...), tento perceber a motivação do comentário, caso não a encontre, poso mandar o comentarista tomar no cu! se não fizer é por me sentir, na hora, benevolente...

    Abrçs.


    PS.: Dois cafèzinhos... :P

    ResponderExcluir
  14. cada um tem seu motivo pra cansar do seu próprio blog... eu mesma tive outro blog q cansei e deletei... hj me arrependo, pois perdi muitos textos legais.

    atualmente penso assim:
    "ESCREVER É QUE É O VERDADEIRO PRAZER; SER LIDO É UM PRAZER SUPERFICIAL."
    Virginia Woolf

    ResponderExcluir
  15. Ih, acho que não sou a melhor pessoa para opinar. Em primeiro lugar, enjoo com muita facilidade das coisas que escrevo - acho que não é o seu caso, mas vamos lá; em segundo, escrevo quando estou precisando desabafar, formalizar para mim mesmo um raciocínio, jogar algo numa tela que depois seja legível para mim. Se precisar, apago. Finalmente, em terceiro lugar, e agora pensando mais no seu caso, acho o seguinte: você busca interação, diálogo sério, e isso a gente nota facilmente pelos temas abordados. Como os questionamentos têm um teor político, psicológico e antropológico mais requintado, acho que as pessoas mais apressadas acabam não tendo tempo, e as mais desencanadas pode ser que só leiam e não comentem, ou então que apenas consintam e dêem um 'ok', ou ainda que não saibam o que dizer.
    Este blog é como jornal sério, já notou? Vá comparar o número de leitores do Estadão com o das revistas de tititi.
    Parece-me que aqui ficaram poucos, mas bons comentadores. É como casamento: vai a paixão, fica o amor, este mais sólido.
    Apagar? Se meu blog fosse sério como o seu, não apagaria, não. Quanto ao meu, descompromissado de tudo e de todos, deu na telha caio fora.
    Mais ou menos por aí...
    Abreijos!

    ResponderExcluir
  16. Sinceramente? Não consigo entender quem quer parar de blogar! Olha, sei que vou contrao pensamento da maioria e minha intenção não é ofender nem ficar de exclusiva da história, te acompanho desde que comecei a blogar, talvez desde antes, até.

    Nunca me faltou inspiração. Escrevo para me entender. E é claro, se houver uma troca, se alguém se interessar pelo assunto, concordando ou discordando, ótimo! Mas meu objetivo maior é evitar a terapia. Em segundo, vem ajudar, provocar um clique, um insigth em quem lê. Fiz amigos que talvez não tenha na realidade. Gente com pseudônimo que me entendem mais e me ajudam mais que muita gente palpável. E tenho certeza, que tendo pseudônimo ou não, acabo ajudando também.

    Eu não sei o que é falta de vontade, desinteresse. Não me incomodo nem um pouquinho com anônimos. Nem com perfis falsos. Nem com supersinceros.

    Um beijo, e espero que continue, ácida ou totalmente doce, você é quem sabe.

    Talvez meu coment não tenha respondido tua pergunta, mas é o que eu penso.

    Não sei.

    ResponderExcluir
  17. ah, só mais uma coisinha: cansar do próprio blog, tem a ver com cansar de si mesmo! Eu canso de mim. Mas não desisto do blog, porque que essa é a maneira mais eficiente que encontrei de organizar a cabeça.

    ResponderExcluir
  18. acho que tu apontaste questões centrais que levam as pessoas a desistirem de seu próprio blog.

    acredito também que essa desistência reflita muito o momento por que passamos. eu mesma deixei de escrever por um tempo porque não me sentia bem, logo não poderia escrever bons textos o que me levaria a não ter bons leitores e comentários escritos por eles.

    se tu sentires que precisa ficar um tempo sem escrever, faça isso. mas não te ausente para sempre daqui, não. ainda que tu não estejas recebendo os comentários que recebias antes, existem ainda pessoas que te lêem porque gostam das reflexões surgidas por aqui. e isso é bastante positivo, ainda que essas pessoas de repente sejam poucas.

    um abraço,

    ResponderExcluir
  19. Bom... eu sei que eu comecei a ficar apreensiva lendo o post. Comecei a pensar que era... tipo... um post de despedida. Ainda bem que não. Os seus posts sempre me fazem pensar... refletir... aquela coisa que a gente sente: poxa... ela tirou as palavras da minha boca... é isso que eu sinto.
    Nesse caso, eu acho que é só uma questão de círculos (calma! Eu não tô doida). É assim: tudo na vida começa de forma crescente... vai subindo... atinge o ápice... depois desce... e se fecha. Quando ele tá se fechando... normalmente a gente sente esse... como eu posso dizer... esse dissabor pela coisa em questão... seja o blog, seja a nossa profissão, o casamento e etc. Só que esse dissabor certamente nos motiva a agir (tem gente que não age de jeito nenhum, mas essas pessoas são um caso à parte)... o problema é que essa ação muitas vezes é equivocada, a pessoa desiste da "coisa", pensa: já que não me dá mais prazer eu não quero mais. O ideal (levando em conta que nada na vida é ideal realmente) é que esse dissabor nos motive a mudar... a repensar... a reformular... e a, talvez quem sabe, até desistir... mas não se acomodar. Tipo... tô me enrolando toda... eu tenho problemas pra expressar as coisas escrevendo... acho que se eu estivesse olhando no teu olho você entenderia. Mas é mais ou menos assim rs: o círculo está se fechando,você está sentindo isso, transmite isso ao mundo de alguma forma (a mais coisas entre o céu e a terra do que a gente imagina, saca?), isso reflete nos comentários que vc recebe e gera a sua insatisfação ou a falta de tesão, como queira. Mas... pelo pouco que te conheço... eu sei que você vai se reinventar, e vai dar início a um novo círculo. Porque a vida é cíclica.

    BeijoZzz

    Te adoro... é natural... simples... e você sabe disso. E acho incrível a pessoa generosa que você é... porque você têm zilhões de seguidores... zilhões de comentaristas... mas sempre me prestigia... prestigia o meu bloguezinho perdido nesse mundão de bons escritores.

    ResponderExcluir
  20. Oi Dama, bom dia!
    Acho que a gente cansa de tudo na verdade, até da vida, que nos é uma dádiva, dada a nós como verdadeiros presentes! Somos perfeitos e estamos aqui na minoriada minoria, porque estamos aqui lendo, escrevendo e preocupados com "blogs" enquanto muitos não sabem nem o que vão comer hoje!
    Isso não é uma crítica OK é um fato! Porque eu mesma sou assim, fico reclamando todos os dias de alguma coisa, achando um monte de coisa ruim na minha vida e aí começo a ver a vida do outro e entendo que sou uma pessoa abençoada por hoje estar aqui e agora, lendo e podendo opinar, criticar, dividir, contribuir, enfim... Estar aqui, tomando meu café e lendo outras pessoas...
    Isso não é um puta previlégio?
    Então acho que é assim, somos assim seres insatisfeitos quase o tempo todo e hoje é o blog, amanhã vai ser outra coisa...
    Por isso ou vc percebe que és previlegiada ou não.
    Ai com certeza a escolha é sua e infelizmente teremos a lamentar...
    Bjs e ótima semana para vc!

    ResponderExcluir
  21. Olá...
    Olha sou bem iniciante nesse negocio de blogosfera, criei meu blog esse mês.. Na verdade fiquei pensando muito antes de criá-lo, justamente pensando que talvez um dia eu me enjoaria ou me decepcionaria.. mais ai entrei em vários blogs, alguns bem populares e outros nem tanto.. percebi que todos buscam a aceitação de idéias! Pessoais ou não, mas sem dúvida aqueles que possuem blog em que ninguém comenta
    acabam desanimando e futuramente o excluindo... Sejamos honestos ningué faz um blog pra si... Queremos a observação e opinião de alguém... Isso nos estimula a ler outros blog e a criar posts cada vez mais interessantes!

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  22. Pelo que tenho observado blogosfera afora, dama cinzenta, são vários os motivos que levam alguém a deletar o próprio blog.
    Alguns você já citou em seu post: são pessoas que, quando criaram o blog, tinham bastante tempo livre e, depois, passaram a estudar e trabalhar. Geralmente, não há muito meio termo nessa questão. A pessoa tá na vida mansa e, de repente, começa a estudar e seus currículos, enviados para dezenas de empresas, começam a dar retorno.

    Eu já passei pelos dois momentos. O de estar sem nenhuma perspectiva na vida e de me encontrar atolado em trabalho.

    Tem também aquele pessoal, como você cita no post que publicaremos no jornal, que cisma que é poeta ou romancista, mas essa ilusão precisa ter um fim. Então, quando chega este fim, a pessoa desiste e volta às suas atividades fora da blogosfera.

    Esses são os casos mais frequentes. Mas também devemos lembrar os curiosos, aqueles que abrem um blog "pra ver o que vai dar", e depois descobrem que ali não é o seu lugar, que não gostam tanto assim de discutir ideias, nem de escrever.

    Conheço também casos interessantes, atípicos, digamos. Como de uma blogueira amiga que me confidenciou que fechou o blog porque recebia dezenas de comentários em cada post e não tinha mais paciência pra ficar respondendo a todos. Principalmente porque não gostava de muitos blogs que tinha de visitar. Assim, resolveu entrar num site onde pode fazer a mesma coisa que fazia no blog, com a vantagem que não recebe comentários e, então, não precisa responder a ninguém.

    Outra coisa que devemos lembrar é a constante renovação da blogosfera, talvez até pelos motivos citados acima. Então, vários blogueiros que te seguiam vão sumir, pois não são mais da blogosfera, enquanto outros vão surgir, mas não conhecem o seu blog. Então, a tendência é que seus posts recebam menos comentários.

    Recentemente, fiz uma pesquisa entre os blogueiros que sigo e os que me seguem. Veja só: descobri que muitos blogs estão abandonados ou foram deletados. Assim, eu seguia blogs que já não estão em atividade, da mesma forma que vários daqueles que estão nos "seguidores" também já saíram da blogosfera. São apenas rostinhos ali, nada mais. Os blogs já foram deletados ou abandonados.

    Ano passado, lembro bem, eu seguia, em determinada ocasião, 102 blogs. Fiz questão de verificar um por um, depois que percebi a ausência prolongada de vários deles. E descobri que apenas 62 estavam em plena atividade, ou quase. Ou seja: eu seguia 40 blogs que já tinham sido deletados ou estavam abandonados há meses!

    Quanto à nossa estranha vontade de deletar o blog, gosto quando isso acontece quando vejo um blog ruim sumir de cena. O que não é o seu caso. Então, quando der essa vontade, apenas se afaste do blog e da blogosfera durante alguns dias.
    De repente, um dia, sua vontade de blogar retornará, já que você é uma pessoa que gosta de debater ideias e tem algo a dizer. Se fosse outra pessoa, dessas que nada têm a dizer e só falam de abobrinhas, tudo bem. Mas, definitivamente, não é o seu caso.

    Num momento de stress, pense nessas coisas que citei ali em cima. Tem funcionado comigo e pode ser que funcione também com você.
    E um bjoooo!!!

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Oi Dama, minha bela e alta amiga!
    Este assunto é assim, como diria... palpitante. E está sempre presente, dando margem a diversos pensamentos, idéias, reflexões em geral. Pessoalmente, qdo comecei o Lush, depois de ficar dois anos sem blogar, temia por algumas coisas: Uma delas não ter assunto, outras como não ter leitores e por fim, o dia que iria parar. Eu planejei o Lush pra existir por apenas um ano, de maio a maio(2008-2009) Durou dois, mas na vdd eu acho que a fórmula se esgotou com 18 meses. Cansei de escrever, cansei de internet no geral. E acho que além dos fatores citados no seu texto, tem isso tb... o cansaço de uma fórmula. Levando-se em conta que a vida da gente anda cada dia mais acelerada, o 'cansar' se sobressai! Nunca pensei em ter um blog com mtos comentários, mas sempre me preocupei em ter como responder e cativar quem me visitava. Qdo perdi controle sobre isso, achei q era a hora de desblogar. Acho que mesmo que eu ganhasse para blogar, como um trabalho, eu já teria procurado outro 'emprego' há tempos. O ruim é se deligar... é um apego ao virtual que tem dias ... que parece doentio(por isso me gabei de dizer que 'desintoxiquei'). Bom, espero q vc não pare. Não desista dos blogs. Dê tempo ao tempo. Volto em breve, pq adoro te ler e te amo mto amiga preciosa!! =] Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Hum...
    acho que você abordou todos os pontos.
    retorno dos comentários, falta de tempo...
    essa coisa de já ter dito tudo o que tinha a dizer também é importante. Às vezes não que se tenha dito tudo, mas faltam palavras pra dizer mais... isso tudo associado ao fator tempo.

    Escrever um bom post leva tempo, o que muitas vezes não temos. E, se temos, falta disposição e inspiração.

    Ainda mais... quando se segue muitos blogs... as visitas e comentários tomam um tempo precioso. Muitas vezes se tem que escolher. (talvez por isso os comentários 'sem tesão'. é complicado o argumento, mas a verdade é que quando se tem muitos blogs amigos pra comentar é preciso ser mais breve... a leitura precisa ser mais dinâmica e menos reflexiva)

    Ah! tempo, tempo, tempo! rsrs

    Dei uma parada lá no blog também. A frequência dos meus posts caiu... resultado do gerenciamento do tempo. é triste. Muitas vezes ideias vem e se perdem porque não são postas "no papel", mas...

    Enfim... coisas da vida... preguiça... rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  26. Sabe, Sou nova nesse universo de blog, mas gosto muito do que vc segue, inclusive vc está na lista dos blogs que indico. Parte pelo que vc escreve, parte por como vc escreve, sempre mostrando personalidade, independente das opiniões. Mas acho que muitas vezes desistimos de um blog, pq ele perde o sentido. Qd criamos um blog, ele é motivado por alguma coisa, ou fase da vida, ou necessidade em si. O negócio é que mudamos, mudamos de opinião a cerca de certas coisas, revemos conceitos, mudamos nosso ritmo de vida e muitas vezes essas mudanças se refletem no blog. No sentido de escrever. Esse é o principal motivo. É como um início de namoro, onde tudo são flores, tanto pra quem escreve, quanto pra quem comenta. O friozinho na barriga, o esperar ansiosa, o acelerar do coração... É assim em todo começo, o dificil é manter essa chama acesa em meio as diversidades. Aos muitos ou poucos comentários. Vc pode ter mudado, sua vida e o jeito que escreve. Seus leitores idem. Seguimos um blog pq nos identificamos com ele, mas isso não é algo eterno. Tb podemos nos desiteressar pelo que lemos a medida que mudamos e isso não quer dizer que vc, por exemplo deixou de escrever bem. Uns vão e outros vem.rsrsr. Por exemplo te conheci a pouco mais de um mês e sempre visito, nunca comentei por não me senti com vontade naquele dia, mas sempre leio seus novos post.
    Assim, Dama.
    Relaxa!Bjs,

    ResponderExcluir
  27. Oie!!
    Bom eu acho que não tenho idéias do que seja além do que você já citou...Na verdade, eu acho que o principal motivo é sempre o seu estado de espírito, acho que você gosta e sabe escrever, o que enjoa é ter que lidar com esses fatos chatos e desanimadores que a vida as vezes nos apresenta...mas passa. De repente dar uma mudada por agora ajude pra dar ânimo. Mudar a cara dele, do preto pro branco. O meu caso eu pararia o meu blog se visse que não estava deixando atualizado, e quando isso não acontece é falta de tempo ou preguiça, daí melhor cortar.

    Bjoks.
    Fábio.

    ResponderExcluir
  28. Ah.. São fases, ja tive vontade de parar, voltei, ja abandonei, larguei e voltei... Acho que tem a ver com as coisas que a gente passa, as vezes dá vontade de largar tudo mesmo...
    Beijocas

    ResponderExcluir
  29. Não tenho certeza de nada não, mas talvez a gente é que não tá se desafiando o suficiente.
    Já fui mais tesuda pelo meu blog.
    A idéia vinha e agora que não vem mais, eu me desafio.
    Sorteio entre as coisas que vejo ou que ouço ou baseio-me numa imagem qualquer e invento.
    Isso de a gente se desafiar e partir prás palavras é que considero a tesão do blog.
    Escrevo mas nem sou intelectual nem nada, apenas o faço por um total tédio comigo e com a minha vida.
    Parar é dar espaço e sem tesão a gente não dá espaço prá nada mesmo.
    Tente desafiar-se , sei lá.
    Viaja na maionese. De repente...

    ResponderExcluir
  30. Bom... Eu tinha um blog no Blogspot. Um blog que eu adorava, e através do qual conheci pessoas das quais fiquei amiga. O seu blog mesmo, eu o conheci com ele e agora que retornei com o Wordpress, foi fácil te encontrar. O que me levou a acabar com o meu, foram agressões que eu sofri. Alguém ia lá e me chamava das coisas mais vis que você pode imaginar. Foi inocência minha deixar que pessoas anônimas comentassem. Incrível como o anonimato dá sensação de poder e impunidade.
    Mas uma coisa eu digo: voltar pra Blogosfera e ler pessoas como você é delicioso.

    Beijos.

    http://viversemfronteiras.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  31. Cheguei a pensar em abandonar o meu blog, porque, sinceramente, é horrível a sensação de escrever para ninguém, e no meu caso, eu coloco no blog receitas, gráficos, etc, ou seja, coisas que as pessoas poderiam aproveitar. Mas resolvi dar uma outra chance ao coitado do blog (rs), porque me lembrei daquela música do Jorge Ben Jor: "a minha teimosia é uma arma pra te conquistar, eu vou vencer pelo cansaço, até você gostar de mim..."
    Além disso, em relação aos comentários, tenho pensado cada vez mais se vale a pena ou não comentar quando visito um blog, seja porque você pode ser mal interpretada, seja porque outras pessoas que comentam podem acabar te esculhambando de graça, e isso é péssimo. Certa vez li um post em que a dona do blog estava esculhambando suas empregadas domésticas, daí eu fiz um comentário alertando sobre a propagação da informação pela internet. O que recebi em troca foi quase um desaforo. Então, pra que comentar? Um beijo, Karina.

    ResponderExcluir
  32. Tentarei ser o mais objetivo possível. Vim do blog do amigo Bill agora, Jornal da Lua, li e deixei comentário na publicação com sua assinatura por lá. Pra ser direto e simples, penso que tudo é antes questão de fase. Nós que escrevemos temos isso de pensar coisinhas e mais coisinhas, porque sentimos o que é conviver com o que escrevemos. O Bill, com quem converso por vezes pessoalmente, tem posição que também concordo relacionada a pessoas que abrem e fecham os seus blogs com o mesmo espírito de falta de compromisso com o que pra nós significa abrir ou fechar um blog. Chega a ser normal, ninguém é igual. Pra fechar e na mais completa sinceridade, siga em frente com o que faz porque você escreve bem, o que quer dizer que tem de fato convívio com as palavras e isso quer dizer que passamos por fases, nós e as palavras que nos inspiram. Nem pense em fechar o blog ou parar porque se fizer isso atrofiará ação sua que mexe comigo e não tenho dúvida em afirmar com muita gente, porque há vibração naquilo que você escreve. Não faça isso com você mesma, comigo e conosco que somos mais do que pensa.

    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  33. Conheço pessoas que fecham seus blogs porque ficam desanimadas com algo e esse algo era o motivo principal de seu blog. O "algo" você pode entender como namorado, amante, etc. E uma espécie de pirraça, como se com isso fosse machucar a pessoa. Não sei se existem muitos casos desses, mas eu conheço dois. O "algo" pode ser também uma fase da vida que a pessoa quer esquecer, então fechas um e abre outro com propostas diferentes. Já fiz isso de mudar de blog por querer inaugurar uma nova fase de minha vida, mas, não tenho coragem de deletar um blog. Sinto que seria um desrespeito para comigo mesma. Fico muito chateada quando blogs bons são deletados; é a mesma sensação de ter meu batom preferido tirado de linha pelo fabricante (e isso aconteceu muitas vezes - fico puta mesmo!...rs). Seus textos são muito bons. Espero que nunca delete o seu. Um abração! (visitarei o novo blog também)

    ResponderExcluir
  34. Oiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    No meu caso a falta de tempo e atualmente a falta de um pc decente me fariam desistir do meu blog!!! Eu não ligo mto pra ter seguidores e talz mas para algumas pessoas isso com certeza influencia!!!

    Bjks

    ResponderExcluir
  35. Nossa Dama das Cinzas, não pensei que essa crise fosse acontecer com vc... leio seus posts, apesar de comentar muito pouco. Eu deletei o meu blog, e n~áo sei se terei outro, a sensação de escrever pra mim não foi tão boa como imaginava, além de não ter tanta certeza se era o que eu queria escrever... Até

    ResponderExcluir
  36. Po... sei lá... eu gosto muito mais de ler do que de escrever...

    é muito difícil eu considerar os outros nesse caso... mas no meu caso, eu só escreveria em um blog de forma "religiosa" [eu disse de forma "religiosa", diária, mensal, semanal, etc] se ele se tratasse de algum assunto técnico ou tecnológico [com um tema muito bem delimitado]... com público alvo estudado e definido.

    Acho que cada um tem seu objetivo...

    ResponderExcluir
  37. Eu já abandonei a blogsfera exatamente por ter sido desconberto. Não exatamente abandonei... apenas mudei de endereço. Também já passei por fases nas quais perdi o tesão totalmente em escrever...em outras fases me deu uma vontade louca de escrever.. vai entender não é mesmo? De um modo geral acho muito bacana essa troca com outros bloggers, ter seu espaço para desabafar, ser ouvido, ou melhor, lido em um mundo em que as pessoas gostam de falar mas nunca de ouvir.

    Adoro isso aqui....

    bos e boa semana pra ti

    ResponderExcluir
  38. eu entendo o que você quer dizer, embora não saiba relacionar outras coisas além das que vc citou.
    Não posso dizer que cansei do meu blog, mas de um ano para cá tenho ficado meio sem assunto, principalmente porque estou sem computador em casa...
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  39. Adorei você ter abordado este tema! Não sei dizer a causa exatamente. Mas faz tempos que também tenho notado que o número de comentários no meu blog caiu consideravelmente. E é como você disse, não é que o que importe seja a quantidade, mas também é bom ter a troca de opiniões/experiência. Afinal, para mim, a única razão da existência de um blog é essa. Não escrevo para dizer o que comi hoje ou se cheguei no trabalho atrasada. Escrevo sobre situações reais, dúvidas, assuntos polêmicos... Quero saber o que outras pessoas pensam.

    Bom, uma das razões que arrisco dizer para um número menor de visitas/comentários é a grande concorrência com novas mídias sociais. Antes, havia poucas opções (aliás, pode até se dizer o Orkut e o youtube)e, agora, tem orkut, youtube, facebook e sem contar o fenômeno Twitter. Outra coisa é também a falta de tempo e o desenteresse pela leitura. Afinal, nem todos cultivam esse hábito. Várias pessoas que conheço já falaram na minha cara que não iriam acessar o meu blog porque não gostam de ler.

    Eu, por mais que não tenha tempo, sempre tento dar uma passadinha e postar uma vez ou outra. Além disso, jamais penso em deletar meu blog. Ainda que um dia eu não escreva nunca mais nele, ele ficará para a posterioridade. Vai eternizar um momento que eu vivi.

    Beijos

    ResponderExcluir
  40. Oi!
    Recebi hoje o SELO "MEU BLOG MANDA BEM PRA CARALHO".
    Escolhi vc entre os 10 blogs para receber este presente.
    Vá lá buscar o seu.
    beijos
    http://minhapequenaraiodesol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  41. Oi, Dama

    Olha, eu sou fã dos seus textos. De minha parte não há desânimo algum; um pouco de falta de tempo talvez, quanto mais agora com o twitter.
    Acho seus textos ótimos, bem escritos e organizados (sou fã das listas rsrsrs), adoro sua sinceridade, me identifico com muitas coisas que você escreve e que eu não posso dizer por não ter um pseudônimo.
    Eu também passo por uma crise de vez em quando. No primeiro ano do blog escreveia 2 a 3 posts por semana. Hoje é um por semana e às vezes acho o assunto fraquinho.
    Você pergunta que outros motivos levam um blogueiro a excluir o blog.
    No meu caso, o que me desanima um pouco são alguns comentários sem graça, de pessoas que nem refletem sobre o que eu escrevo. Fico achando que estou escrevendo para gente que não pensa, sabe...
    Minha motivação sempre foi profissional, mas não sei afirmar se estão me ajudando profissionalmente. Talvez eu colha algum fruto futuramente. Questiono muito a rela função do PAPO CALCINHA na minha vida.
    Recebo algumas propostas de parcerias, mas sempre de empresas querendo que eu faça posts de graça, e como escrever é meu ganha-pão, não vou fazer isso.
    Há momentos em que fico sem inspiração, enfim... passa por aí.
    Por outro lado, estou sempre recebendo novos seguidores e como contabilizo o número de visitas, percebo que elas têm aumentado. Isso sim, me motiva. Acho que, em algum moemnto, algo profissional e bom pode acontecer. É o meu desejo.
    Desculpe o longo comentário, acabei desabafando por aqui. Se quiser apenas ler e recusar, sem problemas.
    Um beijo pra você

    ResponderExcluir
  42. Bem, falando por mim, muitas vezes me faltam palavras.
    Tenho tempo, tenho coisas para contar, só não sinto vontade de colocá-las no blog.
    Existem momentos em que sinto vontade de postar todos os dias e outros em que prefiro me reservar.
    Não sei mesmo explicar. Amo meu blog e acredito que nunca teria coragem de deletá-lo. Mas é quase como uma relação amorosa, às vezes preciso ficar longe pra me encontrar novamente. Rs

    Saudades de você, Dama.

    ResponderExcluir
  43. sinceramente n tenho esse problema pelo simples fato q n escrevo para os outros escrevo pra mim, sao pouquíssimos posts que eu faço pensando em agradar, informa ou entreter quem me lê... meu blog é mais terapêutico, de auto ajuda, ou coisa parecida, como eu n ponho nenhum expectativa nao me frusto mto entende? tenho preguiça... se conquistei alguns poucos leitores que si interessam por ler meus desabafos pessoais otimo, caso contrario so de escrever e meio que bota pra fora algumas coisas ja me sinto bem.. então respondendo a sua perg acho q um dos motivos da 'desempolgação' com o próprio blog depende da expectativa q vc põem nele...

    ResponderExcluir
  44. Olha...
    no meu caso foi a falta de tempo mesmo. Muito trabalho!!!!

    Ja abandonei 2 vezes (nao 100% mas, abandonei)...

    Meninaaaaa... e como me fez falta!!!

    Há uns 2 meses voltei com força total e pretendo nao mais abandonar!!!

    Eu adoooooro escrever meus posts!!!
    Estou sempre em busca de novos blogs que eu goste (o seu foi a minha última "aquisição"...rs - sem essa coisa de puxa-saco, ok?) e falam a mesma lingua que eu...
    E adoro quando recebo comentários de verdade!!!

    Meu blog é meu xodó!!!

    PS: agora que te achei, não some não, combinado?
    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  45. Antes eu deletava por falta de seguidores. Se as pessoas não me seguiam, eu ficava chateada e deletava tudo. Depois em outros blos eu olhava os meus textos, vi como estavam clichês sempre dizendo a mesma coisa, ou com o mesmo tom de exagero e dava um desânimo... eu queria recomeçar tudo desde o zero, mas aí ia dar o maior trabalho, teria que rever muita coisa, e acabava por apagar. Eu gostaria de ter um blog que desse certo pra mim e que não acabasse deletado tão facilmente

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html