quinta-feira, 20 de maio de 2010

Minha cirurgia...

Oi pessoal! Voltei ontem à noite! Fiz a cirurgia e foram dias bem estressantes pra mim! Tentarei fazer o resumo do resumo, porque foram muitos tipos de estresse!

Eu sou do Rio de Janeiro, fui a muitos otorrinolaringologisas tentando resolver um problema que tinha nas minhas cordas vocais, que cada vez me deixava com mais dificuldade para falar. Estava perdendo potência e modulação de voz. E isso vinha prejudicando bastante minha vida social. Depois de muitas opiniões de médicos, todas me apontavam para uma cirurgia nas cordas vocais. E o melhor especialista nessa área era de Porto Alegre - RS, não tinha convênio com planos de saúde! Um daqueles médicos que chegam ao topo e se tornam referência. Encontrei outro medico aqui no RJ que fazia a cirurgia, mas não senti firmeza nele e resolvi realmente ir a Porto Alegre operar...

Nem preciso dizer que gastei muito dinheiro. Por não ter convênios com planos de saúde o tal médico só opera particular, no dinheiro vivo mesmo. Mas a internação no hospital tentamos pelo meu plano de saúde, através de um pedido de um médico da equipe dele.

Cheguei em Porto Alegre no dia 12/05, com a cirurgia marcada para 13/05. Patrícia, minha amiga, foi comigo. Bem... no dia 13 passei pela consulta com o médico que ia me operar que chamarei de Dr. N. Ele me explicou como seria feita a cirurgia e na parte da tarde fomos para o hospital. Mas quando chegamos lá meu plano de saúde não havia autorizado a internação e todos ficamos esperando de 14 horas até quase 18 horas. Num determinado momento o Dr. N. me chamou no centro cirurgico e disse que não poderia mais segurar a sala de cirurgia, que iríamos transferir pro dia seguinte, mas que caso meu plano de saúde não autorizasse a internação eu teria que pagar também o hospital, que ficaria numa faixa de 4400 reais.

Saí de lá com minha cabeça fervendo, cirurgia, gastar um dinheiro a mais que eu não tinha, um lugar longe da minha casa... Eu já estava quase desistindo, caso meu plano de saúde não autorizasse.

Mas quando estávamos voltando para o hotel, a assistente do Dr. N. me ligou e disse que o plano de saúde havia autorizado a internação... Ufaa! Que alívio! Mas o estresse daquelas horas em que tudo me passava pela cabeça foi desgastante demais.

No dia seguinte, 14/05, a cirurgia aconteceu. Quando acordei já era tarde. E me mandaram ficar calada, porque não podia falar nada. A Patrícia veio até uma sala de recuperação da anestesia e me disse que o médico tinha dito que eu ficaria 3 semanas sem falar... Pânico! Eu percebi que a cirurgia tinha demorado mais que o esperado. O Dr. N. havia me dito que eu sairia falando! Minha garganta doia. Enfim...

Passei a noite no hospital, mal consegui dormir, pensando, pensando, pensando... No dia seguinte tive alta, era um sábado e eu só voltaria ao médico na segunda. Esses dois dias foram dias de angústia total. Eu escrevendo tudo que queria, pensando em como ficaria 3 semanas sem falar, pensando se eu teria que pagar uma fortuna por uma cirurgia e voltar para o RJ sem ouvir minha voz e o maior de todos os medos era ficar muda. Nossa! No domingo eu estava em total deprê!

Na segunda fomos ao Dr. N., para fazer a revisão. E aí ele me explicou que a técnica que ele havia me dito que iria usar, não surtiu o efeito desejado, tentou uma segunda técnica, mas essa também não poderia ser usada. E ele teve que ir para a técnica mais invasiva que era diretamente nas cordas vocais. Por essa técnica ele não podia prever o resultado. Acho que ele mesmo estava apreensivo. E eu completamente em pânico. Fomos então pra sala de teste da voz. E finalmente eu consegui falar. Até o Dr. N. pulou, porque ele não esperava que o resultado fosse tão bom. Claro, minha voz está muito rouca, as cordas vocais inchadas, mas dá pra perceber que o tom de voz mudou para algo melhor. Agora é aguardar a recuperação. Vou ficar realmente três semanas de molho, mas não totalmente sem falar, falando muito pouco, e telefone está proibido. Terei que fazer tratamento fonoaudiológico pra melhorar mais!

Tenho muito a agradecer a minha amiga Patrícia, que me ajudou muito em todo esse processo. Tinha momentos que eu perdia realmente a paciência e ela segurava a barra! Ela foi a voz que eu não tinha durante todos esses dias. Enfim, sem ela teria sido terrível passar por isso! Porque sem a voz você fica vulnerável demais, principalmente quando não se domina linguagem de sinais...

Tive também o apoio de outros amigos! Conheci pessoalmente o Fábio do Desarranjo Sintético, um fofo total. Foi um amigo que conheci aqui no blog, que já me ajudou em outras situações e que dessa vez me deu um ajuda grande, porque ele mora lá. Conheci a mãe do Fábio, a Cleusa, super simpática e atenciosa. Os dois me visitaram no hotel estavam sempre me ligando, super agradecimento aos dois. Agradecimento, também, a Aninha do Mundo Paralelo que sempre me mandava mensagens! E quero agradecer a todos vocês que comentaram no meu blog, me mandando energias positivas!

37 comentários:

  1. Susto na cirurgia, eu também sei como é, de experiência própria. Enfim, muito bom que tudo está saindo bem!

    E, que fique registrado, é sempre bom ter a sua amiga Patrícia por perto. Ela é alguém com quem você pode contar...

    Beijo e melhoras...

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ahhhhh capaz Dama, foi uma honra conhecê-la!
    Pode ter a certeza de que adorei e que se pudesse faria mais coisas para ajudá-la!
    Espero que venha para cá mais vezes, com tempo, e sem preocupações para que possas conhecer mais daqui do RS. Espero que tenha gostado!
    Mas o mais importante em tudo isso é o sucesso da cirurgia! A recompensa depois de todo esse estresse! Parabéns, você merece!
    Se cuide direitinho moça!

    Beijo!
    Fábio.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que vc esteja bem. Lendo seu relato, vejo como a saúde no Brasil é fragil, e os grandes especialistas custam caro.

    O mundo virtual é incrivel, por que nos possibilita amizades que não teriamos chance alguma de ter se não existissem os blogs, os chats o msn. Tanta gente espetacular solta nesse mundo prontas para uma amizade sincera.

    Amigos prestativos e dedicados são primordiais na nossa vida e em situações como essa é que os percbemos...nem que seja 1 apenas, mesmo assim já devemos agradecer por te-lo.

    Abração, boa recuperação pra vc...ja que não pode falar...rs se precisar conversar atraves de msn, sinta-se a vontade...

    ResponderExcluir
  4. Desejo-lhe uma feliz recuperação. As tempestades, pelo seu relato, você já as viveu todas. Logo esse episódio será apenas uma lembrança, porque é tempo de viver a bonança.

    Sei que esse hiato cheio de expectativa, ansiedade, é fase difícil. Mas é isto: fase. Vai passar e tudo vai ficar infinitamente melhor Só um pouquinho mais de paciência.

    Fico torcendo por você. Bjs e inté!

    ResponderExcluir
  5. Olá, parabéns pelo sucesso na cirurgia! Ah nada melhor do que uma boa notícia após tamanha tesão! Já fiz algumas cirurgias ginecológicas, duas cezárias e sei que não é nada fácil, confiar nossa saúde na mão de uma outra pessoa ...que bom!
    Os convênios são de sáude, não de doença...rsrs, sempre falo isso, quando a gente mais precisa é que sabe o que esta escrito nas entrelinhas ...mas deu tudo certo e é isso que vale!
    Bjs e boa recuperação!

    ResponderExcluir
  6. Bah, não sabia que tu virias para Porto Alegre! Tb sou daqui!

    Bom, fico feliz que tenha dado tudo certo! Boa sorte na recuperação!!!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Miga, não preciso dizer que vc pode contar comigo para tudo!!
    Uma amizade que começou de forma tão inusitada, só poderia ter sido escrita nas estrelas... hehehe!!
    Beijos e melhoras!!

    ResponderExcluir
  8. Menina, que sufoco! Mas que bom que no fim das contas deu tudo certo. Tudo de bom pra vc!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Nada é mesmo por acaso nessa vida! A torcida é muito grande para que você se recupere logo e você tirará de letra a recuperação como já aconteceu com a cirurgia! Fé Dama, fé! Muita luz e amor pra você!

    ResponderExcluir
  10. vc nao tem ideia da minha alegria qdo vi seu comentario!!! q otimo vc de volta!!!

    pensei taaanto em vc nesses dias... =)

    os piores momentos já passaram... agora, se planeje pra vim "pra cá" que eu quero ouvi-la cantando karaokê de buteco e tomando cerveja gelada!!! ehhehe

    bjoooo

    ResponderExcluir
  11. Dama,
    em meio as adversidades , sempre tem o ouro lado que nos prova que viver vale a pena. A fidelidade da sua amiga Patrícia e também o apoio do Fábio, acredito, foram fundamentais para o seu fortalecimento.
    Sinal que nem todos são egoístas e que ainda existe muita gente solidária no mundo.
    Quanto ao seu estresse, realmente deve ter sido uma agonia e tanto essa história de ter que esperar o plano de saúde autorizar sala e depois da operação o médico dizer que não foi bem como ele esperava.
    Enfim, o importante é que pelo que você conta, a recuperação corre bem, você vai voltar a falar normalmente e principalmente depois do trabalho com a fono.
    O pior já passou. Agora é ficar caladinha para buscar dentro de você muitas energias positivas.
    Na torcida !
    E por favor, vamos nos encontrar assim que você estiver liberada de tudo. Sem pressa.
    Um grande abraço e fica direitinho !
    Beijocas pra você, para sua amiga Pat e para o Fábio.
    bye

    ResponderExcluir
  12. Nossa, to impressionada....
    Que cirurgia dificil heim...
    Graças a Deus... vc esta bem....
    eu te desejo tudo de bom em sua recuperação, seiga tudo direitinho para não ter problemas depois....
    Mas use as mãos para falar ?!.... SInais?????????? NÃOOOOOOOOOOOOO
    Use as mãos para falar com a gente...rsrsrsrsrs
    Um beijo

    ResponderExcluir
  13. Meu que medo disso, fiquei imaginando seu pânico enquanto lia o post.

    3 semanas de molho mas vai valer a pena, vc vai ver... pra q se recupere perfeitamente.

    bjos!

    PS: amigos são mesmo tudo na vida da gente...

    ResponderExcluir
  14. Que bom! Lembro-me que estava assim apreensiva quando operei o ouvido (eu estava quase surda). A ansiedade até tirar o tampão foi muito grande, também. A alegria na constatação de uma cura é indiscritível! Que bom que você voltou e, se tiver que repousar sua voz, fale escrevendo... Um abração!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, Dama, que história forte! Cirurgia nas cordas vocais. Que medo eu teria! Mas agora, sabendo que V. está bem, fico tranquilo.
    E que bom saber que você voltou a escrever, para deleite de todos os seus leitores!
    E veja só: os que conhecemos pela internet acabam nos ajudando. Eis aí uma ferramenta que, bem usada, pode fazer coisas maravilhosas, unindo pessoas que estão tão distantes.
    Belo exemplo, bela lição, belo relato!
    Um abreijo a você, e que tudo fique ótimo, a ponto de você poder até cantar!! Por que não?

    ResponderExcluir
  16. Dama... fique super feliz por você está de volta... não sei como era sua voz antes... e não sei como esta a sua voz agora... mas o fato de saber que você está bem é o que importa...

    Entendo perfeitamente o seu pânico e saiba que tudo vai dar certo...

    Eu não sei como faria se tivesse que ficar sem falar tanto tempo!

    Agora, uma menção especial para sua amiga Patrícia! Putz, mande um beijo meu para ela pois amigos assim não são fáceis de arranjar... segurar essa onda não é facil ainda mais fora da sua cidade....

    Ah! um dia quero ouvir sua voz!

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Também conheço essa barra pesada, dama cinzenta! Fiz uma cirurgia no olho (o que me resta!)em janeiro e só poderia tirar o tampão no dia seguinte. Creio que foi o pior dia de minha vida! Fiquei cego durante um dia inteiro. O alívio no dia seguinte me fez perceber como certas coisas que nos magoam, que detestamos, não são nada, nós é que damos valor a elas. Hoje, dou valor a tudo que vejo.
    No seu caso, vê se não começa a falar demais, hein? Lembre do que dizia aquele velho deitado:"O silêncio é de ouro." Não sei bem o que significa, mas interpreto como só falar o necessário, e, mesmo assim, resumidamente, hehehe!
    Daqui a alguns dias, quando notar que sua voz ficou num nível estável, nos informe, OK?
    E um bjooo!!

    ResponderExcluir
  18. Dama, bom saber que tudo deu certo e que você teve um ombro amigo para contar com ele neste momento. Isso é muito importante!

    Quanto às tatuagens, eu adoro! O problema é que tem pessoas que ficam vulgar e outras ficam mais estilosas. Não sei explicar muito bem. Acho que a questão é a escolha do desenho, o local onde é tatuado e saber harmonizar as tattoos com a roupa, os acessórios usados. Enfim, nela ficou muito putona. huahauhauhuaa


    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá! Espero que sua recuperação seja a melhor possível e que logo logo volte a sua vida normal. Parabéns pelas belas amizades que vc tem.
    Bjs e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  20. Bah, eu também sou de Porto, mas como também estava viajando talvez nao desse tempo. Mesmo apreensiva gostou daqui? Eu nao gosto de Porto Alegre, gosto do interior.
    Cuide esta garganta entao, ate a voz estar como vc quer.
    Se voltar ao Dr N. me diga, gostaria de conhece-la.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi, Dama
    Que sufoco, hein... Sofri aqui lendo o post... Continue postando para nos dar notícias. Fique bem.
    Boa sorte!
    Um beijo pra você

    ResponderExcluir
  22. Que máximo!!! que bom que deu tudo certo!

    Legal... muito legal, as pessoas que sabem ser amigas... puxa... muito legal!!!

    ResponderExcluir
  23. Que bom q tudo saiu direitnho apesar dos estresses, estava torcendo por vc.
    Agora é se recuperar para voltar com tudo
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Cirurgia, medo disso. Medo de médicos, na verdade. Dá pra confiar em médicos? Não sei... eles estudam tanto. Não confio em quem estuda tanto.
    Meu nome é Guy e não fui criado em laboratório.

    ResponderExcluir
  25. Que não devem ter sido os dias mais simples ou fáceis da sua vida, está na cara... a dúvida, a incerteza e os momentos pré e pós-tudo são verdadeiros testes, desafios enfim! E eu me peguei pensando que pra quem está de fora como eu, tudo aconteceu mto depressa. Parece que foi ontem que eu li aqui vc 'falando' sobre o que iria acontecer e olha vc já de volta, em seu segundo post!!!
    =) Bom... seja bem vinda, como uma nova voz, com um novo gás e com certeza com a auto-estima ainda mais no alto! Preciso e escrever... saudade de vc!
    Um beijo e se cuida mesmoo!

    ResponderExcluir
  26. Que bom que deu tudo certo. No final das contas, o seu esforço valeu a pena.

    Fico feliz por você


    bjos

    ResponderExcluir
  27. Ah que alivio saber q tudo está se ajeitando pra vc linda!!!
    agora é só ter mais um pouquinho de calma que tudo ficará perfeito!!!

    Parabens por ter sido essa pessoa forte mesmo q o medo tomasse conta, e parabens por não ter desistido!!!

    vou levar vc como lição daki por diante... posso?


    um bjo e perfeita melhora pra vc...

    ResponderExcluir
  28. Poxa, boa recuperação pra vc!

    Bjus!

    ResponderExcluir
  29. Que bom que deu tudo certo e que vc está de volta!
    Rezei e torci muito por vc,espero que tudo siga com sucesso nessa sua recuperação!
    Precisando é só gritar(pela net, é claro!!!)
    Um beijo
    Accácia

    ResponderExcluir
  30. Olá!... Olha, prefiro nem colocar minha opinião sobre médicos e tals, para não te desanimar, hehehe. Mas fico feliz por ter dado tudo certo. E é nessas horas q a gente vê com quem pode contar de verdade.

    Um beijo e continue melhorando!

    ResponderExcluir
  31. Cirurgião peitudo!
    Paciente também!
    Que bom que tinha uma amiga por perto Como vemos, amizades de blog acontecem!
    energias boas para seu pronto restabelecimento.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  32. que legal ter dado tudo certo!
    legal tambem foi vc ter conhecido pessoas da blogosfera que te ajudaram nesse momento delicado.

    eh a internet proporcionando coisas boas!
    beeeijo e se cuide!
    .
    .
    .

    ResponderExcluir
  33. Caralho, como vc tem comentários! :o

    Mas não podia deixar de te mandar bons pensamentos. Apesar da cirurgia ter passado e apesar de eu ter acabado de te 'conhecer'. Me sensibilizei com toda história da viagem, do stress... enfim.

    Como tá a voz agora?

    ResponderExcluir
  34. Menina vc é uma explosão de tudo.
    Explosão de personalidade , autenticidade,força e inteligencia.
    To encantada com esse espaço.Já perdi a noção de tempo.
    Mergulhei nos teus posts e não consigo sair...que lugar maravilhoso.
    Parabéns menina!

    Seguindo vc.
    Suave

    ResponderExcluir
  35. Olha, tive um probelmas de rouquidão por quase um ano. Achava que estava com cancer. Fui a um Otorrino e esta após resultado de uma terapia com uma fonoaudióloga, percebeu que meu probelma não era o que esperava. Enviou-me para um especialista. Fiz uma cirurgia. Fiquei três dias sem falar e ele disse-me quem durante 14 dias deveria falar o menos possível. A cirurgia não foi dolorosa e nem demorada. Ele enviou-me o relatório e lá constava que eu tinha um virus - Não sei o nome em portugês, pois não moro no Brasil - Cham-se Papillom. Este faz com que aparece verrugas nas cordas vocais podendo, se não cuidar, complicar. Estava perdendo a voz. Ele disse que poderá voltar e que tenho que fazer controle. Até quando não sei. aqui vai meu e-mail antoniodls1@hotmail.com. Não se desespere. Só achei estranho a sua ter doido muito. Boas melhoras. Antonio

    ResponderExcluir
  36. Oi dama tenho o mesmo problema com corda vocal poderíamos manter um contato! Sou do rio tbem

    ResponderExcluir
  37. Oi Kailane, escreva para meu email. damadecinzas@gmail.com.

    Bjks

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html