segunda-feira, 31 de maio de 2010

Intolerância com a opinião alheia...

(clique na imagem para visualizar)
Queria muito saber o que se passa na mente de certas pessoas que simplesmente não suportam ler ou ouvir uma opinião diferente da sua, sem que se sintam ofendidas pessoalmente com isso! Sei que fazer um post por causa disso é dar muito ibope para essa gente doente, mas não deixa de ser assunto que aborrece muitos blogueiros, por isso quis escrever a respeito.

Gostaria de saber onde foi que estipularam. Onde foi ensinado, que ao se deparar com uma opinião que diverge da sua, você precisa rebater aquilo com ofensas, agressividade, até usando termos chulos? Algo que simplesmente não condiz com um comportamento civilizado, que todos nós seres humanos deveríamos ter o hábito de cultivar.

Em se tratando de internet a coisa parece que toma uma proporção maior, quase que se perde o controle por aqui! Porque mesmo se identificando, tendo perfis, blogs em que a pessoa assina seu nome, existe uma grande proteção. Ninguém sabe seu endereço, onde você trabalha, quem são seus familiares, amigos. Então fica fácil ofender de forma rude qualquer um na internet. Parece que a pessoa é corajosa ao despejar com arrogância tudo que pensa, mas na verdade não passa de um ser covarde que se esconde atrás de um teclado, mesmo quando assina seu nome verdadeiro.

Evidentemente, eu sendo uma blogueira que gosto de tocar em assuntos polêmicos, sofro esses ataques com uma certa regularidade. Geralmente vindos de anônimos, que são os piores. Medrosos, se escondem no total anonimato pra ofender qualquer um gratuitamente. Eu retirei a opção de anônimos dos meus comentários exatamente para que isso diminuísse, mas volta e meia, pessoas criam perfis e vem destilar seu veneno... Na sua grande maioria eu ignoro, ou dou uma resposta diretamente pra pessoa.

Algumas pessoas entram em blogs, não para discordar civilizadamente, acrescentando um novo ponto de vista, mas com o exclusivo intuito de desabafar sua raiva, somente porque você exerceu o seu direito de criar um blog para colocar sua opinião.

As perguntas que ficam:

1) Se eu não tenho o direito criticar nada no meu blog, porque a criatura se acha no direito, não só de me criticar, mas de me ofender de todas as formas, impondo sua opinião como a única aceitável???

2) Por que alguém perde seu tempo, tempo que poderia está fazendo algo de útil na sua vida, pra aborrecer os outros com seus traumas, desgostos, rancores, frustrações??? Sim, porque quem ofende os outros gratuitamente, só pode ter problemas emocionais sérios... Quem não tolera ser contrariado, não está preparado nem para navegar na internet e nem pra viver a vida no seu dia-a-dia.

3) Por que a criatura, depois que se sentiu ofendida com a minha opinião, volta constantemente no meu blog pra continuar se aborrecendo??? Isso é doentio!

4) Se uma pessoa lê um post e aquele assunto lhe aborrece profundamente, esse texto não teria mexido com sentimentos que ela não sabe lidar? Eu sou a culpada, ou ela precisa procurar ajuda?

Na verdade as respostas para essas perguntas de maneira nenhuma justificam tal atitude agressiva. Pior, algumas dessas pessoas tem blogs, onde gostam de ser respeitadas, mas não respeitam o espaço dos outros.

Eu digo, que me mesmo usando o nick: Dama de Cinzas , que me proporciona um anonimato confortável, quando entro num blog pela primeira vez e não gosto do que leio, simplesmente saio, porque certamente outros blogs vão se afinar com meu jeito de pensar. Se estou habituada a visitar um determinado blog e o texto publicado se opõe completamente a minha opinião, ou eu farei um comentário educado discordando, ou simplesmente pulo aquele post e espero um outro. Com que objetivo a gente vai escrever algo para aborrecer a outra pessoa, com termos arrogante, se ela não vai mudar de opinião mesmo? O máximo que podemos fazer é mostrar o nosso ponto de vista educadamente.

São fatos desgradáveis que sempre vão ocorrer, mas que nunca vou entender e nunca vou deixar de expressar o que penso!

P.S: Post inspirado num episódio desagradável com esse senhor, ocorrido nesse post, mas que era algo que há tempo queria escrever a respeito!

35 comentários:

  1. Bem...aprendi que a blogosfera tem espaço pra todo mundo. Existem milhares de blogs, com temas distintos que atraem cada leitor tb distinto.

    Se as pessoas tem essa tara de ficar te visitando e te agredido, pq convenhamos, isso já passou do que seria apenas um comentario, para uma tara absurda em vc.

    A necessidade dessas pessoas te agredirem estão ligadas ou ao fato de te desejarem, ou quererem ser você...rs rs rs.

    A criatividade, agride a muitos , não liga não...

    Tem tanta gente que gosta do seu blog e do que expões nele, que réles leitores frustrados não irão tirar o brilho e o encanto do seu espaço aqui...

    Beijão, e boa semana...

    ResponderExcluir
  2. Cada um no seu quadrado. Seria (utpia) muito bom.

    Mas sabe quem mais se importa com os outros? Os INVEJOSOS que não conseguem ter uma vida própria e querem viver a dos outros, tomando lugar ou destruindo.

    Isso vale para crentes, pseudo-conservadores, acéfalos, gente pequena de mente meíocre e afins.

    .
    .
    .

    ResponderExcluir
  3. Imagine como o mundo seria chato se todos gostassem das mesmas coisas e fossem todos exatamente iguais. Graças a deus não somos robôs. O que não dá pra aturar é gente deselegante.

    Viva a diversidade!

    Um beijo estalado na Dama.

    ResponderExcluir
  4. Dama... queria tua permissão para publicar esse post no meu blog... com os devidos créditos, é claro. Não faz muito tempo eu passei por uma situação parecida. Eu fiz um post criticando a atitude de um político local. Falei que uma das vantagens de morara em cidade pequena é que qualquer estória estapafúrdia que você contar, todo mundo vai acreditar. Na realidade foi uma crítica ao político que acha que pode contar estórias da carochinha e todo mundo vai acrditar. Uma pessoa que assinava por anônimo disse que o post era de mau gosto, que do jeito que eu falava parecia que na minha cidade só haviam idiotas como eu... em fim... a pessoa não entendeu que o post era um crítica. Daí fiz outro post com o comentário da pessoa e explicando que o post tinha sido uma crítica, que na minha cidade não haviam pessoas idiotas e que eram levados por qualquer estória. Só faltei desenhar... e a pessoa continuou mandando recados anônimos. Na mesma época uma outra blogueira teimava em ir no meu blog dizer como eu tinha que fazer meu blog... Se eu fazia um post falando do meu marido ela mandava recados em tom de ameaça, dizendo que eu não gritasse minha felicidade alto que a inveja tem sono leve, implicava até com o tamanho das letras dos meus posts.
    Em fim... eu tive que retirar também os comentários anônimos, e quanto a essa outra blogueira eu ignorei até ela se tocar e nunca mais aparecer. Por isso... achei que seu post ia ficar legal lá. Aguardo a autorização.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente existe gente que nasceu pra infernizar a vida dos outros.E o anonimato que a internet proporciona ajuda e muito viu? concordo contigo quando diz que:Se não curtiu o que leu, pula o post.Ninguem é obrigado a comentar nada e muito menos ser desagradável.Já recebi comentarios em que percebi a pessoa descontando em mim suas nóias...fazer né?
    Beijo querida

    ResponderExcluir
  6. uau... concordo em tudo...

    eu sou viciado no seu blog... vc vai me fazer chegar atrasado na faculdade... -.-

    Hum... também acho interessante ver outros pontos de vista, pq faz pensar , talvez consiga se aproveitar algo... mas realmente... é uma péssima idéia querer ser o dono da razão e querer impor o que se pensa ao outro, como se o outro não tivesse seu próprio cérebro, pior ainda quando se trada da realidade de outras pessoas... é tolice e falta de respeito.

    hum... mas como a gente não acerta sempre, se eu algum dia fizer isso, pode me tacar pedra e eu ainda vou te agradecer... hehehe

    xD

    :P

    ResponderExcluir
  7. Oi Dama!

    Amo de paixão os seus Blogs e faço minhas as suas palavras! Muitos abraços carinhosos, Lune

    ResponderExcluir
  8. Eu ri muito com a charge!
    Acredito que ninguém precisa concordar com a opinião de ninguém, mas as opiniões devem ser respeitadas. Temos que ter maturidade para saber expor a nossa opinião e discordar do outro.

    ResponderExcluir
  9. Discordar não é o grnade problema, mas o problema maior eh querer impor a sua verade como única e absoluta. Não acredito em críticas construtivas, mas acredito que possamos transformar uma crítica em algo que nos leve a melhorar. Sempre haverá pessoas com pensamentos diferentes - bem vindo ao mundo dos que pairam no nada -, e o respeito é uma porta a ser aberta para as déias diferentes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Intolerância, seja ela de qualquer tipo, é algo que não se justifica. Acho que escrevemos para expor nossas opniões e termos um retorno de quem nos lê, mas tudo tem um limite. Nem sempre concordo com tudo o que leio. Algumas vezes até faço um comentário expondo minha opnião, outras vezes simplesmente fecho a página. Isso varia muito da forma como a pessoa está escrevendo...

    Realmente sinto pena de uma pessoa que além de não saber respeitar a opnião alheia, não é dotado de uma ética ou educação doméstica... pq nada justifica uma besteira dessa.

    ResponderExcluir
  11. HAHAHA! Quer ver um exemplo? Veja os comentários dos ultimos posts no meu blog!

    Desculpa que eu ando sumida... Tô meio sem tempo. Sempre que dá dou uma passada aqui!

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Dama,
    Não fique chateada com estas pessoas não, porque não vale a pena! Seu blog é um espaço muito bom, vc é uma pessoa de opnião, sabe se expressar e com certeza uns vão gostar outros não, mas penso como o Rafael, se não largam do seu pé, deve ser muito amor que sentem por vc!
    Nem Jesus agradou à todos!
    O que importa é o respeito que vc tem pelos outros, pela opnião alheia, se há pessoas que não tem, sinal que ele não recebeu nenhuma educação!
    Bjs e boa semana para vc!

    ResponderExcluir
  13. Dama,
    a educação e cortesia deveriam fazer parte tanto da vida " real" quanto da vida " virtual" .
    Digo " deveriam" porque, infelizmente as pessoas andam mal educadas, agressivas e espaçosas. Tem gente pisando no tomate e caindo em cima da banana !
    O "mundo" anda intolerante e deselegante. Deve ser culpa do desmatamento. Do clima . Da posição do planeta. Vai saber ?!
    Você fez o que achou correto. Publicou o comentário " deselegante" e desabafou.
    Afinal, o blog é seu e quem manda aqui é você.
    Grande beijo e boa semana !

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pela confiança... entregar um texto nosso na mão de alguém requer coragem.
    E eu concordo com o Taw... teu blog vicia e nos faz chegar atrasados nos lugares.
    E agora eu teimei que vou ler tudo... desde o começo... lá por 2007... já tô pra pirar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Dama, realmente é inacreditavel como existem pessoas incomodadas com os outros... Levando isso para a vida real, e não virtual, seria o mesmo que esse cara ir para uma loja onde ele não gosta das roupas e ficar lá dentro reclamando... quer mudar o lugar sendo que seria mais fácil ele ir para o lugar onde ele se encaixa.

    Se eu encontro um blog que não curto, eu respeito quem fez porque deve ter o publico dele....

    Por exemplo, eu recebi alguns comentarios de blogs onde existe somente pornografia. Eu não tenho nada contra pornografia.. mas não está dentro da minha proposta!

    Viva a opinião livre e o respeito a ideias...

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Dama, Dama...
    Um dia eu falava sobre esses movimentos de "consciência" disso e "consciência" daquilo, defendendo que só são necessários nos países em que a consciência ainda não existe.
    De fato, como é difícil fugir ao lugar-comum! As pessoas são egocêntricas até à violência, e isso me espanta.
    Passei longo tempo de minha vida no interior (nem lembro se já contei isso para você), e não me agradava o fato de todos 'saberem da' e 'opinarem sobre a' vida de todos.
    Vim para a cidade grande, para respirar, ao lado da poluição incontrolada e incontrolável, um pouco de liberdade.
    Fenômeno estranho o dos blogs: expressamo-nos sinceramente, e lá vem um golpe por detrás, uma cutelada nas costas, "Brutus" e bruto. Por quê? Não sei. Talvez seja necessário um movimento de "consciência" bloguista ou blogueira.
    Não gostou do meu espaço? É como você diz: não visite, pô. Não entendo a razão de fazer de faixa de Gaza. Não gosto de violência, e esse tipo de bullying é muito desconfortável.
    Pela diversidade, pela liberdade, pela individualidade enquanto protegida pela Constituição Federal! (e pela própria natureza, não?)
    Os que tentam aprisionar-nos devem ser presas de grades adras e atrozes, de vínculos mentais ferrenhos, de grilhões que não se rompem, de nós-de-górdio inextricáveis.
    Vive la liberté!
    Abreijos!

    ResponderExcluir
  17. É ridículo isso mesmo. O que acho inexplicável é a pessoa se dar o trabalho de ler tudo, comentar e ainda voltar ao blog.

    Não gosta, não lê. Quem obriga?

    eu, hein!!
    Só pode ser loucura mesmo.

    bjoss

    melhorou? :D

    ResponderExcluir
  18. Eu sou até meio suspeita pra falar sobre isso, pq acho o maaaaaaximo seus textos, vc sabe bem disso!!!

    Adoro suas opiniões, ainda que, algumas vezes, tenha um outro ponto de vista!!!

    A blogosfera me encanta muuuuito, mas tem horas que assusta mesmo! Passei por um episodio naaada agradavel no inicio do ano... (não gosto nem de lembrar!)

    E na hora eu fiquei tão arrasada q pensei em desistir daqui... Pensei em tirar meu blog do ar e ficar com minhas historias (incluindo as de ficção) apenas na cabeça mesmo! E eu não me acho fraca por ter pensado assim não sabe?! Na hora q a gente ler alguns comentarios sem noção, no nosso blog, é como se tivesse acontecido um assalto dentro de casa! E não dá pra se conformar mesmo!

    Eu acredito muito no quanto a leitura de blogs me acrescenta! Eu aprendo muito! Eu "ouço" o que o outro pensa... eu vejo como ele se posiciona em determinada situação! Eu posso até, tentar trocar de lugar com ele... Mas isso não me faz necessariamente mudar de opinião, muito menos, me da o direito de sair insultando por aí a opinião alheia! Eu posso dizer que não acho seu vermelho legal, e que amo meu preto! Tenho todo direeeito de discordar! Mas daí sair ofendendo o texto alheio... isso é inaceitável!

    Eu dormi na parte do filme, no episodio do post inspirador pra esse texto! Acabei de ler lá... E realmente, é LAMENTAAAAAAAAAAVEL que alguém queira chamar atenção de uma forma tão mesquinha ne!?
    (não to falando apenas desse caso especifico! assim como ele, tem muita gente criticando uns e outros por aí, por puro prazer!)

    Bjo

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente, eu cheguei até a rir com esse post porque realmente uma pessoa que tem esse comportament idiota só pode ter problemas mentais sérios!

    Quando eu criei o meu blog, em um período que eu estava meio triste por ter terminado meu namoro, eu queria examente saber a opinião de outras pessoas sobre coisas que acontecem nos relacionamentos. E isso era independente de elas estariam de acordo ou não. Para mim, a coisa mais válida que há é a troca de experiências e opiniões. Mas fazer o quê? Tem gente que só olha para o próprio umbigo e acha que aquilo que acredita é a verdade máxima e incontestável.

    ResponderExcluir
  20. DAMAA!!

    Noussa, eu li aquele post do seu outro blog, mas jamais imaginei que alguém pudesse comentar algo.. tão infantil e ao mesmo tempo sem noção!
    Sabe, eu já tive vontade de escrever assim, como Vc, com assuntos mais palpitantes ou contundentes. Mas a gente nunca sabe quem do outro lado vai encanar com as suas palavras. Uma vez, uma doida cismou com minha namorada e vivia escrevendo besteira toda vez que eu falava no meu amor. Parei até de escrever sobre isso, pq eu deletava os comentários dela... mas a doida devia ter td o tempo do mundo pq vivia no meu blog escrevendo besteira. Já fui chamado de emo, já fui criticado... mas sempre pelas costas. No meu blog não! Seja como for, eu juro que ñ entendo, por mais vagabundo que o sujeito seja, por mais complexado e vazio... o que faz o idiota se sentir no direito de escrever algo sobre o que ele não sabe! A sua opinião está sendo dada no seu blog e tem q ser respeitada. Quer discordar? Argumente, fale, opine... mas seja pelo menos educado. Que lixo ein amiga??? Imagina como deve ser o cotidiano de um ser como aquele?? Deus nos livre!! Voltarei em breve hehehe adoro o seu modo de escrever, ainda mais em posts como este! Se cuida!

    ResponderExcluir
  21. Eu adorei o que vc escreveu...
    Eu penso igualmente vc....
    No meu blog, so me visita quem gosta de mim, ora bolas,.... se não gosta nem aparece.,...
    Minha opinião é minha, ou será, que até a livre expressão querem reprimir agora.....
    Chega..ja somos reprimidos de tudo....
    Um beijo

    ResponderExcluir
  22. Não der bola pra torcida, muito indo seu blog...

    ResponderExcluir
  23. É terrível. Se discorda, que abra um debate interessante, esclarecedor e construtivo. Agora, partir pra baixaria?! Aí já é demais, é rude, absurdamente ridículo. Como blogueiro, mesmo que iniciante, me senti totalmente enojado com o comentário do cidadão no seu post sobre o Rio. Aliás, o "Rio dele", como ele mesmo diz, neah...imagine se o Rio fosse como ele, aí seu post teria sido ainda mais ácido, hein? Sou de SP e amo minha cidade, mas quer dizer que não posso falar sobre seus defeitos que sou capaz de ser achincalhado por uma mula como essas?

    A falta de cultura em aceitar o que é diferente nos leva a ter que suportar tamanha imbecilidade. O comentário da criatura emana burrice e ignorância, uma total falta de argumentos. Temos o total direito de expressar nossas opiniões, mas com educação e cortesia. Agora, se o indigníssimo senhor, que teve a pachorra de postar aquele comentário, não sabe viver em sociedade(e ainda exacerba o não-saber-viver-socialmente dele com dizeres de tamanha rudeza), cale a boca! Como dizem: se você não sabe o que dizer, fique quieto.


    Abraços querida Dama, não se abale com tal baixeza, pois sóis, afinal, uma bela(e inteligente) dama!

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Engraçado como criticam nos outros aquilo que eles mesmo fazem.


    Li o post em seu outro blog, li os comentários e só posso dizer que idiotas existem em todo lugar, com os mais diversos perfis.


    De vez em quando aparece um anônimo lá no blog para deixar suas delicadezas. Mas o mais curioso é que eu sinto quem é, e  é um leitor assíduo do blog. Quando concorda ele comenta se mostrando, quando discorda usa o anonimato. Porque será que tem medo? De mim, que nem mordo dicunforça? De todo modo quero dizer que, embora não concorde sempre, gosto muito dos seus textos inteligentes e que fazem pensar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Bom, se leu algo e não gostou vc tem duas opções: uma é ignorar e não entrar mais naquele site, outra é dizer a sua opinião. Se for um blog que no qual é minha primeira vez, simplesmente ñ voto mais lá. e mesmo nos que já conheço, evito postar críticas só por postar. Isso ñ ajuda em nada, pelo amor de Deus. É bewm melhor sair e ir procurar um blog que condiga com seu jeito de pensar...

    ResponderExcluir
  26. Oie Dama!

    Voltei enfim!!
    Tava pensando... já li mta coisa em blogs que eu achava legais, ou de pessoas bacanas e com as quais eu não concordava. Assim mesmo eu acabava comentando mas sem agredir ou criar polêmica. Em outros casos, simplesmente deixei um oi... ou deixei de visitar ou ler. Acho que não saberia jamais chegar aqui e não concordando com algo q vc disse, escrever anonimanente contra o seu post e opinião. Aliás... aqui e em qq outro local. Acho q isso é falta de personalidade, de caráter e covardia extrema. Mas enfim, existe gente de td tipo né!
    Bjinhooo minha amiga!

    ResponderExcluir
  27. Mais uma vez, você dá uma aula de como se deve usar a internet, dama cinzenta!
    Entendi tudo, porque já passei e passo por problemas semelhantes. Já tenho aqui rascunhado, inclusive, uma postagem abordando um tema bem parecido, que aconteceu recentemente comigo. Gente que não tem senso de humor, não tem discernimento pra entender o que leu e se acha no direito de impor suas opiniões. Ou seja: eu, você, qualquer blogueiro, o mundo todo, somos obrigados a seguir o modo de pensar de algum idiota que se julga o novo Einstein!

    Temos que ter paciência, dama, mas concordo inteiramente com você: o blog é nosso, tentamos colocar nossas opiniões de forma civilizada, mas sempre aparece alguém pra jogar ventilador em nossa farofa. Por isso, a cada dia, admiro mais os cães e os gatos!
    E um bjoooo!!!

    ResponderExcluir
  28. Oieee tudo bom? Há tempos tenho eesbarrado com seus comentários em outros blogs e fiquei supercurioso em visitá-la.Parabéns pelo seu espaço e não ligue para pessoas negativas e pobres espiritualmente.Nem todos são elevados e educados.Bjão e lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  29. Não sei qual a razão para tanto auê (falo de uma pessoa que travei amizade no blogguer), mas, levei um chega pra lá dela que, demorou, mas fui lá responder...

    A moça é petista..., a notícia em que me baseei para falar do safado era falsa, mas cabia direitinho no deficiente aurículo-visual.
    Ela ficou deveras irritada comigo.

    bjs.

    (Cê tá legal? Sua voz tá legal? Tá dando pra dar umas gemidas em si bemol?).
    :P

    ResponderExcluir
  30. Oi dama,

    estamos vivendo uma época pós individualismo, estamos vivendo a época dos autistas, onde as pessoas estão tão centradas no seu umbigo que a cabeça já entortou a ponto de não conseguir ver, sentir nem olhar o que de fato é de direito dos outros.
    A intolerância é geral, mas ainda me choco com isto.

    bjos meus

    ResponderExcluir
  31. Em 8 anos de blog perdi a conta de quantas vezes passei por isso... é um saco mesmo e tem horas que a gente tem é que mandar o infeliz VTC!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  32. passo por isso quase todo dia... tinha um outro blog e deletei num dia de raiva por conta desse povo sem o q fazer q comenta só pra falar "merda", ofender xingar. Daí fiz o Life is a Drag, quase todo santo dia tem coment de alguém falando merda, mas não deleto meu blog por nada. Aceito comentários anônimos pq tb não adianta tirar a opção q eles sempre dão um jeito, mas é por isso q meu coments são moderados tb.

    sempre me pergunto pq a pessoa não gasta seu tempo fazendo qq coisa mais útil ou lendo outros blogs... se eu entro em algum pra discordar, é pra discordar sem xingamentos e civilizadamente.

    ResponderExcluir
  33. Engraçado!!!
    Concordei com a postagem, ri com a tirinha e fui conferir quem era o "queridão" que havia se incomodado com seu post (e, claro que fui ler o pos, né?).
    Pois bem... já leu o blog do rapaz?
    Eu já tinha visitado uma vez, fiquei irada e jurei que nunca mais colocaria meus olhinhos lá: voltei por culpa sua!!! hehehe

    Bjs
    Lia

    ResponderExcluir
  34. concordo. Ja sofri muito com isso, basta voce ter uma opiniao diferente da maioria que eles ja querem te apedrejar.

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html