segunda-feira, 10 de maio de 2010

Discriminação entre discriminados...

Eu quase não falo desse assunto, né? rsrs... Eu sei que vocês já devem estar cheios de tanto ler sobre preconceito e discriminação aqui, mas essa é uma das poucas bandeiras que levanto... E nada pior do que discriminados que discriminam. Nossa! Se tem algo que me deixa totalmente irada é isso!

Tenho um amigo mulato, ele dá uma alisadinha básica no cabelo para parecer que não tem cabelo de negro, mas você olha e identifica, não tem como alguém esconder sua etnia. Um dia desses ele me disse que não ia ficar de jeito nenhum com uma mulher que apareceu na vida dele, porque ele jamais transaria com uma negra... Gente!!! Ele me disse isso à noite, fui dormir pensando nisso, acordei pensando nisso, a coisa não saía da minha cabeça e olha que nem negra eu sou... Mas me doeu demais saber que alguém discrimina no outro, algo que está nele...

Já tenho uma outra amiga que é um exemplo, ele tem uma grande dificuldade de andar devido a ter tido poliomielite na infância... No entanto ela aprendeu tanto com isso, é um exemplo de superação e é uma pessoa que não discrimina ninguém... Acho fantástico quando alguém aprende com a vida!

A discriminação entre discriminados é algo que realmente não entra na minha cabeça! São gays que repudiam negros e vice-versa. Paraplégicos que discriminam gays e negros. Negros que repudiam negros, como citei acima. Pais de filhos com doença mental, que não dariam uma chance a um deficiente físico. Feios que discriminam feios. Pobres que odeiam pobres. Idosos que detestam idosos. M
ulheres que ridicularizam outras mulheres. Gordos que esculacham gordos... Eu poderia fazer um parágrafo imenso com essas combinações, mas deixo para imaginação de vocês... E aproveito pra ratificar que eu nunca disse que não tinha preconceito, apenas disse que os poucos que tenho, luto contra eles, assim como luto pela conscientização das outras pessoas nesse sentido. O problema maior não é o preconceito em si, mas o que você faz com ele! O ato de discriminar é que me incomoda.

Não vou alongar muito esse post, porque a situação que expus fala por si! Não existe nenhuma desculpa que me faça entender algo assim! Acho isso de uma ignorância, intolerância, maldade e falta de bom senso sem fim...

P.S.: No dia 12/05, próxima quarta-feira, estarei viajando para fazer minha cirurgia, que está marcada para o dia 13/05. Volto dia 19/05. E quando voltar conto tudo, em que estado fui, e que tipo de cirurgia fiz. Só não digo agora porque é meio que uma superstição deixar que pouca gente saiba exatamente o que vou fazer, antes de realizar. Depois, sem problemas, eu conto tudo! Durante esse período não devo ter acesso a internet e ficarei distante dos blogs... Torçam por mim!

33 comentários:

  1. Acho que esse tipo de coisa Freud explica: a pessoa não discrimina, a rigor, o outro, senão à imagem de si mesma, no outro. É como se discriminando ou afastando o semelhante, pudesse mostrar ao mundo que nega o que é, como se o fato de ser o que é fosse, algum crime.
    Píndaro, um poeta romano, dizia: "torna-te o que és". Acho que esse "torna-te o que és" é o verdadeiro escopo do "conhece-te a ti mesmo". Se eu me conhecer a tal ponto, que possa me permitir ser o que sou, por certo serei mais feliz e espalharei mais felicidade (mais de mim mesmo) ao meu redor.
    Há um chiste em psicologia, muito interessante: o sujeito vivia com complexo de inferioridade. Seria isso, seria aquilo. Um amigo lhe recomendou que procurasse um profissional, um psicanalista. Ele foi. Em pouco tempo estava feliz e saltitante, e aquele amigo o encontrou na rua. "Ei, você está tão feliz, que bom! Superou o complexo de inferioridade?" Ao que ele respondeu: "Sim! Descobri e depois aceitei que sou mesmo inferior."
    Descobrir o que somos é o primeiro passo. Aceitar o que somos, o segundo. Vivemos querendo ser o que não podemos ser e negando o que efetivamente somos. Vive-se muito mal, em tais condições. É preciso (i) descobrir-se, (ii) aceitar o resultado de tal descoberta e (iii) passar a viver o que se é. Nada, nada melhor.
    Cirurgia: boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. o problema do pre-conceito é que as bandeiras levantadas são para separação e não igualar oq somos. me irrita ver milhares de negros levantar a bandeira da "raça" negra emnquanto milhraes de brancos pobres, amarelos fodidos e veremlehos sem terra passam por situações até mesmo piores. falar de preconceito, gera preconecito. não sou branco, negro, cor-de-rosa. sou da raça humana e nenhuma manifestação vai me aprontar como diferente.
    não se luta mais pelo trabalho que se faz, pelo papel na sociedade e etc. mas se luta só pela valorização da cor.
    sou contra qualquer manifestação: negros, gays, evangélicos...
    aonde está o reconhecimento de nossa raça ai? em nenhum lugar. apenas uma geurra pra mostrar quem é melhor que o outro.

    ResponderExcluir
  3. continuando porque travou aqui.

    esse tipo de "bandeira" causa justamente oq vc disse em seu texto. o preconceito dentro de pessoas que lutam dentro.

    é como eles dizerem "oq? um negro sendo vice-presidente de um branco? que babaca!"
    ou "um gay que tem uma atitude como homem na sociedade? não façando igual mulher e se vestindo normal? que horror!"

    e por ai vai

    sem mais, porque sou e tô ficando chato.

    ResponderExcluir
  4. Preconceitosos são sempre barreiras complicadas de se quebrar. Não vejo esses tipos de preconceitos citados piores que o "preconceitos comuns"(se é que os posso chama-los assim...)Causa-me espanto, no mais, esse ou aquele sempre me atormentam e me causa asco, pois só piora nossa primitude moral e ética.

    ResponderExcluir
  5. Também penso que esse tipo de atitude da pessoa que sofre preconceito agrava, dificultando uma sociedade igualitária.

    ResponderExcluir
  6. é linda, pior q descriminar, é ver este caso de seu amigo...
    tb conheço alguns parecidos.


    outrossim, estarei torcendo por voce.

    beijos e sucesso em sua viagem.

    ResponderExcluir
  7. Ah que feio... não acredito q seu amigo foi capaz de falar isso...
    Me pareceu q ele tem preconceito com ele mesmo. Pra mim são os piores, como eu já disse no Dialeto.

    Boa sorte na viagem, na cirurgia e tal...

    respondendo sua pergunta no blog... é, eu acho mesmo q rola, não sei se uma paixão, mas algo diferente.

    bjos!

    ResponderExcluir
  8. Sou negra, e na minha familia que maioria esmagante é negra, tem inumeros que sao assim, preconceituosos com aquilo que tambem na no sangue na cara deles...

    Quanto a cirurgia...

    Boa sorte... espero que tudo corra muito bem...

    bjus

    ResponderExcluir
  9. O que mais me deixa puta é gente feia, principalmente homens dizendo que aquela mulher tem esse ou aquele defeito... pô não tem espelho??
    Coisa sem noção né??
    Boa sorte na cirurgia!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Acho que todo mundo tem preconceito, não adianta dizer que não! Descobri que eu tb tenho, poucos, mas tenho. E concordo contigo, o que importa é o que a gente faz com o preconceito. Porque ter preconceito é uma coisa que foge do racional, que, por mais que vc lute contra, muitas vezes, vc não supera. Agora, discriminação? Aí é crueldade, é se achar superior, pisar nos outros, ou seja: UM COMPORTAMENTO SÁDICO e doentio!! Gosto dos teus textos polêmicos, rs.

    ResponderExcluir
  11. Qualquer "pré-conceito" é burro, não? Mas, em casos como o citado, o problema é ainda mais grave. Isso porque parte da falta de aceitação consigo mesmo. Muito triste.

    Quanto a você, toda sorte no mundo! E, se precisar de alguma coisa...

    beijo rouge

    Dani

    ResponderExcluir
  12. Absurdo tanta discriminação né!
    Deus nos fez todos iguais e todos temos preconceitos, mas acredito que se observarmos bema maioria deles é sem fundamentos...

    Boa sorte com a cirurgia! Que td ocorra bem.
    Xero!

    ResponderExcluir
  13. acho um absurdo também...
    mas parece que se tornou a coisa mais normal preconceito entre quem é discriminado!
    eles não querem preconceit com eles ma eles mesmos são preconceituosos!
    acho que acima de tudo temos que respeitar uns aos outros, não só na aparencia mas nos ideiais!


    beeijos

    ResponderExcluir
  14. Preconceito é uóh!
    Tenho dito!rs.
    Boa sorte na cirurgia.
    bju

    ResponderExcluir
  15. É uma merda, mas acho que não existe ser humano sem preconceito. Nem que seja um micro...

    Mas é bacana e necessário a denuncia, ainda que de forma não comprometedora, como nesse post


    Beijosssssssssssss

    ResponderExcluir
  16. Antes de comentar seu post quero desejar toda sorte do mundo para você na sua cirurgia e que vou sentir sua falta nesse período de ausencia... poxa vida.. uma notinha não custa nada dar né?

    Eu sofri muita descriminação na época da escola. Estudei em uma escola publica e não sou católico, então quando tinha aula de religião eu era retirado da sala.

    Para uma criança de 7 a 12 anos ser segregada dessa forma seria muito forte, não tivesse eu os grandes pais que tenho, que souberam fazer da adversidade uma forma de crescimento. Por conta disso o que escreve em minha descrição aqui no blog é ser contra qualquer tipo de preconceito.

    bjinhus!!!

    ResponderExcluir
  17. Uma vez me relacionei com um cara que tinha uma deficiência física leve, esse cara depois acabou se revelando o tipo de homem mais machista, misógino e nogento que já conheci...
    Não que eu esperasse que ele fosse um santo, mas a gente costuma mesmo pensar que quem já sentiu a discriminação na pele por pertencer a um grupo, vai ter mais respeito em relação aos outros, mas parece que nem sempre é assim... Isso então de uma pessoa ter preconceito contra seu próprio grupo é no mínimo estranho. A pessoa nega pra si mesmo que tem aquela característica ou na realidade também se detesta por isso?... Vai entender...

    Tudo de bom na sua cirurgia! Volte logo!

    ResponderExcluir
  18. Nesse caso aqui, dama cinzenta, creio que já te contei que meu problema não é ter preconceito contra alguém, mas sim os que sofri e sofro na vida. Porque sou branquelo. Pareço gringo numa terra onde sou minoria. Quando criança, sofria mais. Hoje, sofro pouco, porque descobri que não devo dar muita atenção ao que as pessoas pensam. Elas, em geral, pensam mal. Mas, na praia, por exemplo, ainda fico puto quando alguém chega perto de mim falando inglês e pedindo grana, percebe? E eu adoro praia, volto todos os anos pra Copacabana, meu sonho é terminar minha vida ali, olhando pro mar. Mas sou mal tratado. Minha vingança vai ser, quando conseguir morar lá, já estar aposentado e poder pegar uma corzinha, dia após dia. Mesmo assim, sei que continuarão me chamando de gringo. Mas aí eu já não vou me importar. Direi: "Sai pra lá, cara, sou nascido e criado aqui nessa praia", hehehe!
    Bjooo!!

    ResponderExcluir
  19. Tbm sou como vc odeeeeeeeeeeeeio discriminação, acredite sou discriminada por ser excessivamente branca, por gostar de rock e por ser uma bad girl, mas não ligo, mas fico puta com discriminação com crianças por exemplo, boa sorte na sua cirurgia, que de tudo certo, estarei torcendo por vc.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Exaaatamente!
    Eu estou fazendo um curso de LIBRAS e estou ficando próxima de alguns surdos. Descobri um enorme preconceito das proprias familias. Muitas nem sabem a língua deles (LIBRAS) e não se comunicam direito. Repudiam a surdez dos filhos e não se dão ao trabalho de melhorar essa comunicação.

    Isso acontece com todos os tipos de diferença...

    O ser humano é assim... Não muda!
    É revoltante mesmo!

    ResponderExcluir
  21. é.. eu acho que eu sou bêbada que discrimina bêbado.. mas só quando eu bebi pouco! XD

    hauhauha..

    adoro sempre passar aqui e os comentários no meu blog.. realmente, ser trocada pelo jogo do Fla.. eu já devia ter percebido aí que o cara não era boa coisa, né!? XD

    ResponderExcluir
  22. Sempre brinco que a gente faz como macaco, senta no rabo e ri do rabo alheio.
    Você foi um presente que Deus colocou em minha vida para que eu pudesse aprender que a maior doença é o preconceito.
    Eu tinha um preconceito pelo que eu desconhecia, mas sempre é tempo de aprender e você me permitiu isso.
    Volta logo e conte tudo.
    Estou aqui na torcida organizada, em movimentos de "olaaaaa" para que tudo seja um sucesso.
    Ah! Ainda não perdoei a noiva que resolveu casar bem no dia que fui visitar vocês (faltou você naquele sábado).
    Bjos

    ResponderExcluir
  23. O povo quer é assunto. Preconceito e discriminação é uma droga.

    Que tudo ocorra na mais perfeita ordem.
    Volte bem e conte tudo.

    Abraços
    Sonhadora
    http://2010palavrasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Seu amigo relmente não imagina o que está perdendo...Tolo!
    Mas a verdade é que nós os negros somos os maiores preconceituosos.
    Quando aparece alguém especial em nossas vidas temos é que valorizar, pouco importa se é ruivo, negro, amarelo ou cor de abóbora...
    Deixar de aproveitar o bom da vida por causa de preconceitos sem fundamentos... fala sério!
    Boa sorte e volta logo!

    ResponderExcluir
  25. Dama,
    o " SER" humano é muito complexo e cheio de contradição. Vai entender...
    No aguardo do resultado da cirurgia.
    Boa sorte !

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi Dama... acho que Vc só vai ver este comentário no seu retorno né, enfim.. saiba e sinta que estarei fazendo boas vibrações e orando para que td corra bem e vc tenha mto sucesso no processo... aliás, Vai dar td mto certo viu!! =)
    Sobre esta coisa da discriminação, do preconceito... ah, fala sério o ser humano qdo dá pra ser idiota, ninguém o supera!! A gente vê que isso é pela vida toda, pq nas escolinhas as vezes na mais tenra idade a gente vê negros e brancos agarradinhos, brincando.. meninos com meninos, meninas com meninas... mas tb já vê nestas mesmas condições, o que se verá na maturidade, com afastamentos, diferenças e tudo o mais. Se isso vem apenas da formação no lar ou é fruto do meio eu não sei, mas a realidade é que a gente podia não ser assim, né? Que mania tem o ser humano de achar que pode julgar, tratar seu semelhante com autoridade ou superioridade apenas pq ambos pensam diferente, tem hábitos diversos, etc.
    É de se lamentar né?

    Beeeijo Dama... to fora da blogosfera, mas to aqui! =]

    ResponderExcluir
  27. Olá,
    Gostaria também de te desejar muita paz e que Deus a tranquilize na cirurgia!. Eu tenho muito medo de cirurgias...sou muito medrosa e fico tensa quando preciso ir...portanto desejo mais que tudo tranquilidade nesta hora.
    Também, em sua volta, quando puder responder um meme, que indiquei vc no meu blog (http://devaneioseinstintosdissonantes.blogspot.com/2010/05/respondendo-ao-meme.html)
    Se quiser. OK.
    Sobre preconceito tenho uma longa jornada sobre este assunto ...mas deixo para um post, quando tiver coragem de faze-lo.
    Bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  28. Dama, isso me lembra uma situação no minimo inusitada que vivi...
    Um cliente negro, encucou que eu estava fazendo pouco caso para atende-lo pelo fato de ele ser negro.
    Isso porque eu estava no telefone tentando resolver o problema do próprio.
    Ele baixou o nivel, me chamou de p* branca pra cima, não falei nada, até pq preconceito por cor não tenho nenhum... Chamei uma amiga negra e falei pra ele, já que o sr. tem preconceito com branco, a fulana vai lhe atender, talvez com ela o sr. seja capaz de falar de igual para igual...
    Éeeeee, negro discriminando branco.
    Existe.
    Foi froid...

    ResponderExcluir
  29. Ahhh!! Boa sorte na sua cirurgia!!
    BJinhos!!!

    ResponderExcluir
  30. Sabe, trabalhei em uma ONG de Diversidade Sexual durante 3 anos e sempre comento que me decepcionei um pouco com a militância do grupo. A maioria das pessoas não entendem o pq, mas boa parte da minha decepção vem justamente desta discriminação.
    Eu não consigo aceitar que pessoas que sofrem o mesmo tipo de preconceito, de exclusão, saiam por aí discriminando uns aos outros, enfraquecendo as lutas que são para o bem de todos!
    Fiquei chocada ao ver que travesti discrimina Gay, que por sua vez discrimina a Lésbica, e assim por diante...
    Como exigir respeito se não sabem respeitar?

    ResponderExcluir
  31. Querida Dama! Saudades! Depois d eum longo e tenebroso inverno, eis eu aqui de volta! SUCESSO, SÁUDE, FÉ EM DEUS! Até a volta!

    ResponderExcluir
  32. Daminha, antes tarde do que mais tarde...não sei que cirurgia foste fazer, fiquei até curiosa ( geminiana, sabe?), mas mais forte é o desejo que tudo tenha corrido bem.

    Agora sobre preconceito,a té já fiz um post sobre isto, tinha uma colega negra que com todo o seu tipo se dizia de origem indígena, Era patético de ver, mas mais bizarro é que ela era psicóloga...posso com isto? Definitivamente preconceito é algo mais fundo do que somente apontar pro outro, tem mais a ver com o que NOS repele do que repugna no outro.

    bjão e boa semana!

    ResponderExcluir
  33. Ah! Esta discriminação do negro. Eles preferem as loiras, rs!
    Sucessso na cirurgia. Beijos.

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html