segunda-feira, 27 de julho de 2009

Auto-estima...

(Eu tive que escolher entre auto-estima do dicionário que tenho aqui no PC e autoestima do site que me dita as novas regras... Bem... Como temos ainda um tempo de adaptação, vou ficar com auto-estima, que acho mais bonitinho... rs... E se preparem porque o post é grande...rs)

Dia desses li esse post no blog da J@de e fiquei com vontade de escrever sobre auto-estima. Porque pra mim é o principal aspecto de nossa personalidade que deve ser cultivado e melhorado o tempo todo.

Houve um período grande em minha vida, principalmente na adolescência e início da fase adulta em que minha auto-estima era quase nula. Creio que por fatores familiares, por não ter recebido nenhum estímulo positivo dos meus pais. Durante boa parte da minha vida, me sentia a última das criaturas. Olhava as pessoas ao meu redor como seres superiores, como se todos pudessem tudo e eu nada. Uma sensação de inutilidade e vazio que acredito foi o fator principal que me levou às drogas e ao álcool.

Nesse período lembro que qualquer gesto de carinho de alguém, eu recebia como se tivesse fome de afeto. Gostava das pessoas pelos que elas me davam de atenção. Auto-estima baixa e carência andam juntas, uma alimenta a outra.

Na minha trajetória de vida, para que eu pudesse me tornar a mulher independente que sou hoje, tive que passar por muitas mudanças externas e internas. As externas foram necessárias para que me sentisse uma mulher plena, capaz de seduzir fisicamente. As internas foram muito mais dolorosas, são mais difíceis pra todos, por isso a gente tem sempre o movimento pra fora, de culpar o mundo e a sorte pelos nossos fracassos, mas, sem dúvida, grande parte da nossa estagnação está muito mais ligada a bloqueios internos do que a responsabilidade das pessoas, dos pais e tal...

Os pais não têm culpa por tudo que acontece de merda na nossa vida, mas uma boa auto-estima está diretamente ligada a uma criação em que se deu o incentivo certo da medida certa. Sim! Porque medida é importantíssima, aplausos em exagero para os filhos, os tornam adultos impossibilitados de se doar, ficam mal acostumados em sempre receber reconhecimento. Aplausos de menos, geram crianças inseguras, carentes, com baixa auto-estima, sempre em busca de migalhas. Se eu tivesse um(a) filho(a), certamente esse seria o ponto que ficaria mais atenta.

Tive que fazer muito esforço interno pra quebrar aquela programação negativa da minha infância, em que tudo que fazia era feio, sem valor, ou errado. Confesso que é um exercício diário que pratico até hoje, e tem momentos em que fraquejo e me sinto a última das criaturas, mas ainda bem que são apenas momentos. Hoje em dia consegui montar uma vida da qual me orgulho. Tornei-me uma mulher com uma auto-estima capaz de poder escolher o que me serve em termos de relacionamentos, sejam eles de qualquer natureza.

Atualmente não me apaixono por quem gosta de mim, como era no passado. Me apaixono quando me encanto pela pessoa. Minha auto-estima se elevou a ponto de poder escolher... Mas continuo dizendo, não foi algo fácil!

Fico feliz comigo mesma quando olho minha trajetória de autodestruição e percebo que consegui me tornar uma pessoa funcional e bem adaptada na vida. Fico feliz quando percebo que não me apaixono pelo ficante só porque ele me deu carinho, presente, atenção. Fico feliz quando simplesmente deixo o amigo que não dá a atenção que mereço, seguir a vida dele. Sinto-me feliz quando noto que me basto, não de uma forma egoísta, mas na medida em que consigo apreciar a minha própria companhia e valorizar a vida que tenho.

Gente! É possível! Não sei qual é a fórmula, porque isso aqui não é livro de autoajuda, mas certamente se você tiver força de vontade e determinação, vai saber encontrar seu caminho. Dica: Dê uma melhorada no seu visual, isso ajuda muito! Não precisamos todos ter uma beleza estonteante, nem sermos as criaturas mais fodonas do planeta, apenas termos o melhor que pudermos de nós mesmos e isso qualquer um pode conseguir...

----------------------

As duas artistas da minha vida (parte 1)

Existem duas artistas que fizeram parte de toda minha vida. Claro que podem não ser do gosto de muita gente, mas eu as adoro. Hoje falo sobre uma delas.

Quando escutei Maria Bethânia pela primeira vez, eu deveria ter uns 13 anos de idade. Eu como sempre na contramão, enquanto a "pivetada" escutava os sons barulhentos dos adolescentes, eu ficava encantada com aquela voz grave da Bethânia. Quando vi uma foto dela, achei sua imagem muito feia, esquisitona mesma, parecia um travesti. Mas tinha algo que não sabia explicar e que me encantava. Continuei escutando seus discos, porque naquela época era só vinil, e me encantava cada vez mais com sua voz e jeito de cantar.

Um dia passou um especial na TV, em que ela participava. Nossa! Foi paixão a primeira vista. Aquela mulher tem um encanto todo próprio. Ela é marcante em cena, feia e bonita ao mesmo tempo. Feia na medida em que não se rende a padrões estéticos. Linda pelo carisma, pelo talento, por sua presença que tem luz própria. Depois vendo suas entrevistas, eu simplesmente ficava rindo pra TV, querendo ter aquele encanto único de Bethânia.

Continuei seguindo sua carreira por toda a adolescência, comprando seus discos. Até que um dia fui a um show dela. Nossa! Ela é uma "cantriz". Seu show sempre mistura interpretações de textos em que exercita seu lado atriz, com suas músicas, que também são interpretadas com sentimento.

A presença de Bethânia no palco é uma aparição, algo mágico, único. Ela não se sujeita às escovas progressivas, às plasticas, ao Botox, sequer pinta os cabelos brancos, mesmo assim impõe respeito, é dona de um altivez invejável. É um patinho feio com alma de belo cisne, o que se mistura o tempo todo, e resulta numa presença especial.

Se eu tiver que escolher a cantora da minha vida será Bethânia, porque ela esteve presente desde o inicio da minha adolescência, até hoje e vai durar pra sempre. Ela me encanta a todos os momentos.

Fiquei no Youtube durante dias tentando escolher um vídeo para esse post, achei tanta coisa sobre Bethânia que me perdi. Entrevistas, shows, participações com outros cantores... Enfim, foi difícil escolher um, então escolhi dois, em um ela canta, em outro recita um texto.

E pra finalizar, fica uma frase sobre sua voz, dita por Vinícius de Moraes: - A voz de Bethânia tem a força de uma árvore em chamas!

-@-@-

Sempre cantei essa música para muito de meus amores desfeitos, é uma canção que me acompanhou durante a vida...



Esse texto eu decorei ainda bem nova e nunca esqueci. A interpretação de Bethânia é suprema, o texto é lindo e me traduz bastante. Enfim, só vendo, apesar da qualidade da gravação ser ruim.



CÂNTICO NEGRO
(José Régio)

"Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...
A minha glória é esta:
Criar desumanidades!
Não acompanhar ninguém.
— Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe
Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois, sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tetos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...
Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém!
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções,
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou,
É uma onda que se alevantou,
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
Sei que não vou por aí!"

47 comentários:

  1. Não dá pra gostar de ninguém sem gostar de si mesmo. Pai e mãe são fundamentais nesse processo, apoiando as iniciativas do filho da melhor forma.

    Eu li uma frase uma vez, que me fez pensar muito, que dizia que "amores não vêm para resolver os nossos problemas internos. Os amores vêm como prêmio depois que resolvemos os nossos problemas internos."

    Acho que é por aí.

    Obrigado pelas visitas simpáticas, comentários carinhosos e pelo belíssimo gosto musical, algo que faz muita falta nesse vasto mundo da Internet. Bethania é tudo.

    bj

    ResponderExcluir
  2. Oi moça, amei o post sabia. Eu nunca tive a auto-estima baixa, mas passei por momentos em que elas estavam meio aquém do que eu precisava e queria ser. Lindo post ainda mais quando termina com Olhos nos Olhos da Bethãnia. Pra mim é uma música ímpar... Eu sempre fui adolescentes que gostei dos barulhentos, mas tenho uma mãe fantástica com um gosto musical delicioso, então ouço Bethânia e afins desde muito tempo e essa música é nossa música. Sempre que ela (minha mãe) canta com aquela voz grave, eu me sinto tão filha, tão pequena (apesar do 1,80) e ao mesmo tempo tão feliz... É o amor de mãe...
    Obrigada pelos comentários cheios de sinceridade lá no blog...
    Eu queria conhecer vc, acho que seríamos grandes amigas.

    ResponderExcluir
  3. Oi DAAMA!!
    Post bom demais que vai fazer este seu pequeno leitor-torcedor voltar mais vezes e de repente para comentar, recomentar(ou seria re-comenta?)... e ler novamente!!
    Indo por etapas, Maria Bethania!
    Vou assistir ainda hj se Deus quiser! Vou deixar carregando! Meu gosto musical ficou conhecendo e se deixou gostar de música nacional bem depois de gostar do que vinha de fora. Conheci e gostei primeiro de coisas do Chico Buarque, Elis, Rita Lee, Benito de Paula(acredite!) e Alceu Valença, Gal e Gil. Mais tarde e só mais tarde conheci e passei a curtir Caetano(um pouco) e Maria Bethania(que dizem, eu imito bem a maneira dela cantar-voz apenas).
    Então, entendo perfeitamente esta parte do post e me sinto em casa em relação a isso nesta nossa amizade! =)
    Sobre auto-estima, concordo com mto do que vc escreveu, pq excetuando a diferença gritante entre nossas alturas e alguns fatos, acho que eu poderia escrever e assinar embaixo algo mto semelhante ao q Vc escreveu.
    Eu sei que cometi erros e enganos demais pela vida, machuquei mta gente e a mim mesmo. Mas hj sei tb que não leva a nada remoer e sim, usar o tempo e o coração pra fazer algo de bom doravante!!! Nó.. este comentário pode não ter mais fim se bobear né!!!
    Este assunto é fascinante, como aliás vc é tb.. mais e mais a cada dia, minha amiga preciosa demais!
    Obrigado pela amizade, atenção, carinho e sinceramente por me fazer tanto bem com a sua sensibilidade, inteligência e paciência! Te quero bem demais!
    Beeeeijoooooos!!! ^__^Volto em breve!

    ResponderExcluir
  4. Auto-estima é uma coisa importantíssima!!! As pessoas se submetem a barbaridades por falta de auto-estima!

    Graças a Deus eu sempre tive o suficiente! rsrs.

    "Sinto-me feliz quando noto que me basto, não de uma forma egoísta, mas na medida em que consigo apreciar a minha própria companhia e valorizar a vida que tenho."

    Isso é maravilhoso! me sinto exatamente assim também!!

    ResponderExcluir
  5. Autoestima (auto-estima...)elevada na medida certa é tudo.
    Me identifiquei muito com tua história, pq tb era muito 'down', carente e inexpressiva quan do adolescente...
    Hoje as coisas são diferentes, mas deu muito trabalho...tb, ngm disse que seria fácil!
    Grande beijos!

    ResponderExcluir
  6. Minha Dama querida!
    Você falou no início, que seria um post grande. Não achei! Foi tão bom ler do início ao fim, parando um pouquinho e refletindo, que se tivesse o triplo do tamanho, ainda seria pouco.
    Ninguém consegue amar, se não tiver auto-estima e amor-próprio. Seus exemplos foram marcantes.
    Quanto à Bethania? Também foi, é, e será minha "ídola", forever!!
    Um beijãozão!

    ResponderExcluir
  7. adorei seu texto....eu tb sofri muito por motivos parecidos....meus pais sempre me jogaram pra baixo e sempre criaram uma ilusão de que eu deveria ser uma filha perfeita, tive muitos problemas pra construir minha auto estima. Foi um processo interno difícil e doloroso, mas hoje já melhorei muito!

    ResponderExcluir
  8. Oieeee, primeira visita por aqui, e gostei mto do post. Cântico Negro é lindo lindo lindo, ficou no meio dos meus livros um bom tempo, pra q eu lembrasse de mim, acima de tudo.
    Acho q em matéria de auto-estima, todo mundo tem lá os seus rombos. E sem dúvida q adolescência é uma das piores épocas pra se deparar com essas questões; mas tb acaba sendo a época de fortificá-la, a aprender mais sobre si e se valorizar. Por isso acho q auto-estima e auto-conhecimento tem uma íntima ligação.... q deve ser feita e refeita por toda a vida.

    Bjões e boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Também já tive sérios problemas com auto-estima, principalmente na infância e na adolescência. Crianças são as criaturas mais crueis do mundo quando querem sacanaear alguém e adolescentes nõ as deixam pra trás, apesar de saber melhor que elas o que estão fazendo e dizendo. E na adolescência começam a surgir as disputas, em especial entre as meninas. O bom visual torna-se algo fundamental para se ter a auto-estima sempre elevada. Mas mesmo assim, ainda existem os momentos em quenos sentimos o cocô do cavalo do bandido que se perdeu na floresta e foi atingido pela espingarda do soldado.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Seu post é fantástico, nos faz perceber que todos nós temos os nossos pico (alto/baixo) com a bendita autoestima.
    A escolha dos vídeos complementam perfeitamente o que você escreveu com tamanha propriedade, acho que te falei que Bethania é uma das minhas favoritas (tá ali com Alcione, acho que no mesmo degrau).
    E essa parte é perfeita:
    "Não, não vou por aí! Só vou por onde
    Me levam meus próprios passos..."
    Também cansei de seguir pelos caminhos que os outros me indicavam, hoje prefiro os que eu escolho, não me importo quantas pedras acharei, em quantos burracos vou cair, mas quero o meu próprio caminho.
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. AAHhhh,realmente,Bethânia é visceral.
    Eu gostaria de saber quantos anos vc tem!
    bjo

    ResponderExcluir
  12. Também tive muitos problemas de auto-estima na adolescencia... passou, graças a Deus. E, se hoje em dia, não me acho o mais fodão dos fodões, pelo menos, sei exatamente minhas virtudes e valores positivos. Isso é muito bom.

    valeu.

    ResponderExcluir
  13. Estou voltando (aos poucos), e pretendo passar por aqui todos os dias. Amo Maria Bethânia!!
    Beijo grande menina!!
    Elida

    ResponderExcluir
  14. nossa super mi identifiquei com o sue texto... na adolescencia eu tbm tinha uma auto-estima mto baixa! sofria mto com isso e desde q eu decide muda por dentro e por fora as coisas estão andando melhores pra mim sabe.. mais cmo vc disse e algo q agente constroi no dia a diaa e n e facill! adorei o texto é bom pra mostrar pras pessoas q sofrem desse mal que e possivel reverter a situação =)
    beijos

    ResponderExcluir
  15. vixi, perdi uns posts... e confesso q este nao li, está grande, rs!
    tem dias q tenho problemas com teu blog e ele nao carrega aqui, ou qdo carrega nao aparece onde eu comentar... vai entender.
    mas queria dizer q o post do ficante oficial estava ótimo, anda td bem com vc?
    eu queria arrumar um assim, hehe!
    bjo!

    ResponderExcluir
  16. "Fico feliz comigo mesma quando olho minha trajetória de autodestruição e percebo que consegui me tornar uma pessoa funcional e bem adaptada na vida."

    Ler outras experiencias de vida é muito enriquecedor. E estimulante...

    xD

    :-P

    ResponderExcluir
  17. Ainda não achei a fórmula certa para criar a "couraça" necessária para o meu corpo e mente.

    Mas não desisti de procurar.

    []'s
    .
    .
    .

    ResponderExcluir
  18. Oi Dama, como o previsto.. voltei ehhehe Sabe, acabei de lembrar enquanto relia seu texto de uma história. E eu já tinha aparecido aqui pra comentar algo que me ficou na cabeça... imagina só ehhee
    A história é sobre uma ex-namorada. Ela era linda, altinha, bonita mesmo. Mas pela criação dela, a auto-estima estava sempre em baixa. E com isso um mega astral negativo sempre junto. É claro que não rolou pq por mais q eu tentasse, não conseguia entender... tentei ajudar mas não tinha como. Ela simplesmente aceitava como vc descreveu, carinho e afeto como se tivesse fome de receber. Mas não sabia como expressar o dela. Durou até muito... E sobre o outro assunto, eu dou graças a Deus dos meus pais terem formado um casal tão equilibrado. Não passavam a mão na nossa cabeça, mas muito longe de largarem mão, cuidavam, educavam e nos davam amor e afeto... bem legal, eheheh talvez por isso eu seja assim perfeito demais ehehe^^
    Bom.. eu só posso te agradecer querida amiga, por todas as visitas, paciência e contatos pq vc é especial demais!
    Beijoooo e se cuida!

    ResponderExcluir
  19. E eu que ando com a minha auto-estima la dobrando a esquina de tão longe de mim... e que hoje deixei de ir cortar o cabelo pq estava cansada... ando com uma vontade tão grande de cortar ele! Alias, tenho ido ao salão pintar e cortar meus cabelos com uma frequencia que nunca tive... deve sr pq ando engordando e me odiando... e com isso, pelo menos o cabelo ta lindo! hahahaha


    viu minha auto-estima? parabéns por manter a sua!

    ResponderExcluir
  20. Acho que o mais importante é: amar a si mesma antes de qualquer outra coisa!
    Pq qdo a gente se ama, a gente se respeita, se admira e consequentemente se faz bem...

    Amei o post, amei o fato de vc aprender a se amar e de se orgulhar de si mesma.
    Isso é o início de todas s outras conquistas, com certeza!

    Bjo gde

    ResponderExcluir
  21. Dama,
    o grande problema do mundo hoje é que as pessoas acreditam que, para serem bem sucedidas, devem ser lindas,maravilhosas, fodonas.
    E nada disso é preciso. O bom é estar bem consigo mesmo. É fazer o tal exercício diário citado por você.
    É ter bons pensamentos a respeito de si mesmo.
    Só quando nos amamos, quando superamos essa coisinha do patinho feio, seremos bem amadas. Amaremos mais e melhor .
    E, quando uma relação nem der certo, não acreditaremos que somos as únicas culpadas.
    É preciso ter uma boa auto-estima ( ou seria autoestima ????........loucura essa porra !) para enfrentar os vampiros da negatividade.
    Parabéns pelo post. Acho que vai ajudar muita gente a mudar e ser feliz.
    Amo Maria Bethânia !
    Beijão

    ResponderExcluir
  22. =) Passei hj bem rapido pq tava com mta saudade mesmo, mas é só pra te deixar um beijo e agradecer... vc tem sido preciosa amiga linda! Bjoka!!

    ResponderExcluir
  23. Olá Dama!!

    Nossa Bethânia é tudo de bom que pode existe! Não conhecia o texto "Cântico Negro"... Simplesmente é divino, como tudo que ela coloca a mão!

    Parabéns pelo post.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  24. auto-estima é coisa que vai e vem... eu tenho dias melhores que outros...

    como diria uma amiga minha "se cruela resolver que vc vai dá pra ela, va vai dá... pode até não saber disso ainda"

    ok. machista bagarai... mas quem nunca foi machista na vida?

    a verdade é que isso aí só valia para os dias em que eu acordava com mil margaridas nos olhos...

    a sua auto-estima dura pra sempre?

    ResponderExcluir
  25. minha mae conta que aos 5 anos eu pedia

    "mae, poe a musica da boca rasgada?"

    e eu mostro a boca molhada
    ainda marcada
    pelo beijo seu.

    ResponderExcluir
  26. Sim. Parabenizo-te pela conquista da auto estima.
    É difícil sim mas não confunda jamais auto estima com estima em alta, pois esta última, é armadilha.
    Mantenha-se assim, honesta como és nos textos - isso confere coerência com a questão da auto estima.
    Escrever de si. Um ato corajoso.
    Continue sim.

    ResponderExcluir
  27. (em off---> foi a cabeçuda aqui mesmo, Dama. mas já estou postando certinho!)

    Dama, rolou uma identificação em algumas partes do seu texto...
    E isso é delicioso, pois podemos sentir que não estamos completamentes sozinhos nesse emaranhado maluco de sentimentos e emoções. Além de poder deixar o egocentrismo de escanteio!

    Na minha família, a perspectiva sob a minha pessoa, sempre foram as mais negativas imagináveis! Juro por tudo.
    Eu fui a primeira que tomou um porre homérico e gritou as mágoas, a primeira que assumiu precisar de terapias, a primeira a engravidar duas vezes na adolescência, a primeira a se tatuar...e por aí vai.

    Mas mesmo os olhares não sendo os melhores, de certa forma consegui, através de muita porrada e às duras penas, construir um pilar forte da auto-estima.

    E claro, mesmo tendo uma segurança enorme sobre quem sou e o que pretendo, minha auto-estima também se abala -eventualmente, afinal, sou humana, não uma super-mulher.

    Beijos pra você.

    ResponderExcluir
  28. A minha autoestima está mais por baixo do que o côco do cavalo do bandido, nem sei se ainda consigo gostar de alguma coisa.
    Muito lindo o post.
    beijão

    ResponderExcluir
  29. Outra dica... ser fã de Betânia!! hehehehe!!
    Ô mulher iluminada e de auto-estima em dia né??
    Vc tem razão os pais não são culpados de tudo, mas certamente, falo por mim, eu seria muito mais segura se tivesse tido pais mais presentes no sentido de me apoiar emocionalmente...
    Não é ficar batendo palma pra qualquer peido, como fazem alguns, mas não é pra largar pro mundo criar...
    Ótimo post Dama, temos uma experiência de vida parecida e embora hoje eu seja mais segura e não deixe qualquer um abalar minha auto-estima, sei que se bobear eu caio!! hehehe!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  30. Minha cara e querida amiga altinha(alta e perfeitinha demais), hoje eu só diria que não estou com a auto-estima lá embaixo pq não quero me entregar e de certa forma pq adorei te ler mais uma vez comentando no blog.... ainda mais as coisas q vc escreveu!
    Gostei... e em geral sempre me encanto com as tuas palavras, com o fato de poder te ler e por instantes partilhar dessa pessoa tão intensa e preciosa que vc é!!!
    Te quero beeem demais amiga maior!
    Beeijos de muuuito carinho!!^^

    ResponderExcluir
  31. Essa de auto estima é complicado...Muitas pessoas que parecem ter,na verdade não tem,ja reparou?Eu ando notando isso.Mulheres lindas,que aparentemente se amam e se cuidam,se arrastando por homens que nao a valorizam...Ou entao que se vestem e se maqueiam para serem mais amadas,nao pq realmente gostam.
    Mas auto estima é sim essencial!A verdadeira auto estima,onde vc se compreende,se ama,se dedica a vc mesma.Aprendi isso ao longo do tempo e considero isso uma preciosidade!Bjo Dama.

    ResponderExcluir
  32. entre a auto estima, carencia e maria betania... fico com todas suas ideias... e com emoção e lagrimas ao ouvi-la lhe parabenizo.

    ResponderExcluir
  33. Que post lindo dama. Nossa, fiquei até meio sem saber o que dizer. Acredito muito nisso, nesse trabalho de auto-estima desde criança. Minha sempre mandava aquela clássica "vc não é melhor e nem pior que ninguém". Bacana mesmo vc ter essa lucidez. Bjobjo

    ResponderExcluir
  34. Eu adorei, adorei, adorei seu texto, sinceramente me vi nele, principalmente na parte do afeto, acho que todas passamos por essa fase, de auto-estima nula, mas realmente é preciso se dar valor para se viver melhor, e não na sombra de dependencia dos outros.
    Parabéns pelo blog.
    Beijão

    ResponderExcluir
  35. Dama querida!
    Vc nem vai imaginar... mas esta madrugada eu acordei do nada e quando abri os olhos tinha certeza que estava em algum lugar papeando com vc!! Sabe esta sensação? Um papo bonito, bacana... eu te ouvia e sentia tua presença... mas tinha sido um sonho ou uma conexão mental que caiu eheheh
    Eu adorei mais uma vez seu comentário no blog! Vc sempre me fascina e encanta demais com suas opiniões e o amis bacana, mesmo em algumas poucas coisas que eu não concorde à princípio... vc me faz pensar, refletir e acabar entendendo e pronto... to aqui, menorzinho aplaudindo vc sempre maior e importante!!!
    Te quero bem demais, viu!! Desde os primeiros comentários, emails até estes dias q Vc tem sido tão presente e linda! E olha q msm sem te conhecer, já te vejo LINDA pela alma que vc tem!! Obrigado... de todo o coração por ser tão rara!! Bjooooos!!! Te gosto!

    ResponderExcluir
  36. Menina, acho que auto-estima é fase. Não é algo tão rígido e imutável quanto personalidades. Tive minha fase assim. Fase em que crescia e tudo era mostrado da forma real e cruel do mundo. Tive a minha fase sem auto-estima, onde tudo o que olhasse não me servia, e me achava a ovelha negra da minha família por não me parecer com ninguém. Aliás, até hj ainda guardo um pouco disso.
    Olha, é admirável sua paixão por Bethânia. Certa vez os vi (ela e Caetano) na casa de Dona Canô (mãe), interior daqui da Bahia. Eu notei que ela se impõe pela personalidade ativa (além da voz, claro). Poucas mulheres não se seduzem pela vaidade...
    Abraçosa carinhosos...

    ResponderExcluir
  37. Auto-estima baixa é uma tristeza, acabamos nos sujeitando a coisas que não valem a pena por míseras migalhas de atenção. Eu, graças a Deus sou na maioria das vezes bem resolvida com esse aspecto da minha vida.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  38. Olá Dama!
    Na semana em que Vc deixou este reflexivo post sobre auto-estima, a minha esteve no chão vários dias, momentos e vezes. Mas ela só não foi mais pro fundo do poço justamente pq Vc tem sido uma pessoa tão mais querida e presente em palavras e carinho.... obrigado de todo o coração pela energia boa, pela proximidade e atenção toda destes dias. Vc é simplesmente diferente, realmente única e muito querida por este pequeno amigo, de verdaaaade!!
    Um beijo e assim q der eu volto!
    ^___^ To bem! Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  39. Ter autoestima é fundamental (tb acho muito feio escrito desse jeito, mas fazer o q?). É o primeiro passo para nos tornarmos um pouco masi felizes...e para não entrarmos em depressão ou coisas piores...rsrs.
    Acho que vc tem razão, claro que muitas pessoas e fatores externos contam na nossa criação, mas chega uma hora que se não fizermos nada já estamos sendo culpados, temos que assumir e dar um jeito de melhorar, ninguém está dizendo que é fácil, mas impossível tb não é e como vc mesma disse...o melhor de si todos podemos dar.

    Lindo texto! Pena que eu não pude ouvir a interpretação...net lenta rsrsrs. Não gosto de sua artista, mas com certeza admito que é uma grande cantora.

    Bjoks.
    Fábio.

    ResponderExcluir
  40. Dama minha linda, estou aqui pra dizer que volei pra a Blogosfera!!
    Beeeijos!!

    ResponderExcluir
  41. =) Oi Dama!!
    Ahhh.... eu tinha que passar por aqui hoje tb para dizer que agradeço demais pela tua amizade, pelos contatos e palavras....
    Um beijo minha alta... sempre alta, alta e alta amiga querida!!!

    ResponderExcluir
  42. Tem selinho lá pra ti!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  43. porque auto-estima é mais bonitinho separado e autodestuição e autoajuda junto?

    mmmmmm... lá vem a psicóloga, huahuahua!
    beijos =)

    ResponderExcluir
  44. Eu por vezes tento procurar o botão de desliga do meu cérebro. Ele faz terrorismo comigo mesma.

    ResponderExcluir
  45. Olha ja li textos muitos de seus textos e sempre gostei muito... mas confesso de loonge esse foi meu preferido.Me fez superhiperbem
    Outro dia aconteceu algo curioso... fui buscar meu filho na escola e a´professora me falou algo surpreedente exatamente pos ser o oposto do qe eu vivi na idade dele...
    - Nossa pai! seu filho tem uma auto-estima tão grande que assusta!
    Perguntei por quê?
    Ela respondeu:
    - Ian sabia que vc é muito querido e amado?
    Ele respondeu:
    - Sei sim tia, meus pais falam isso o tempo todo...

    Quase chorei hahahahaha de inveja dele.
    Bjão

    ResponderExcluir
  46. Gostei! Acho que autocrítica é algo muito importante. Ainda mais quando podemos olhar para traz e vermos que evoluímos como pessoa.

    Tudo de bom!

    Bjossssssssss

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html