domingo, 19 de maio de 2013

Somos realmente exemplo de alguma coisa?



Fico pensando no tanto de gente tosca que conheço, que se acha exemplo de ser humano. Eu mesma sou um ser humano estranho,  sou cheia de defeitos que não consigo consertar, sou cheia de sentimentos e pensamentos mesquinhos que se as pessoas conseguissem escutar, ficariam horrorizadas, sou cheias de contradições e medos absurdos e mesmo assim em alguns momentos me acho exemplo de vida!! Essa é a grande incoerência do ser humano!

Sinceramente sempre ouço muito que sou um exemplo de vida pelas coisas que passei e que sei que não foram poucas, mas do fundo da minha alma, não me acho fodona meeesmo! Em alguns momentos da minha vida olho para trás, vejo um grande obstáculo que consegui vencer e me sinto vitoriosa, mas são momentos, são os tais momentos que me sinto exemplo de vida, mas esses momentos são breves, passam rapidamente, porque tenho consciência do meu tamanho.

Acho (ou tenho certeza) que minha autoestima não é boa, até porque não poderia ser. Cresci numa família que dizia que não prestava para nada, depois o mundo me disse o tempo todo que eu era uma aberração. Então minhas bases de autoestima são "quebradas", o que tenho de autoestima foi trabalhada com muito sacrifício e não ficou boa, ficou do tipo "é o que temos para hoje"... rsrs.

Mas o contrário existe também, pessoas que foram tão bajuladas desde criança que elas acreditam mesmo que são especiais, que merecem uma vida especial, que merecem o de melhor para elas e que os outros fiquem com o segundo lugar. Convivo com gente assim e te digo, que por eu ser tão realista e pé no chão, tenho muita vontade de pegar essas pessoas, sacudir, dar dois tapas e mandar se localizar no mundo. Porque existe diferença entre uma pessoa que tem boa autoestima, essas geralmente são interessantes, e uma que perdeu a noção de sua existência nesse mundo e se acha especial.

Trabalho com 13 pessoas numa sala, mas só duas delas tem essa característica. Elas tem uma autoestima "tão elevada" que se acham muito mais do que são realmente. Nada na vida delas tem defeitos e quando tem defeito, são defeitos especiais, como se existisse defeito especial. Para elas só pode vir o melhor, porque o médio é simplesmente inaceitável. Se enxergam como pessoas bonitas, atraentes e bem sucedidas, seus filhos nunca vão cometer erros, seus parceiros tem que ser lindos, provedores, compreensíveis e "endinheirados", senão não estão à altura delas. Fico olhando e me perguntando se um dia essas pessoas vão acordar e enxergar o quão parecidas com todo mundo, o quão toscas são, como nós a grande maioria que habita o planeta.

Existem pessoas especiais nesse mundo, exemplos de vida? Certamente que existem, normalmente elas se destacam mundialmente, ou no seu país, ou na sua comunidade. Mas são pouquíssimas e geralmente estão muito em evidência, não são pessoas que passam despercebidas nunca, porque são realmente exceções nesse mundão de gente mediana que se acha exemplo de vida.

Sim, isso é um desabafo, porque num momento em que ando me sentindo mal por não conseguir lidar com questão da minha voz, que acho que de alguma forma deveria lidar melhor, mas que passa pela minha autoestima; então conviver com gente assim me dá uma agonia extrema. É como se eu tivesse vendo realidade demais e essas pessoas de menos. Vai ver o problema está em mim. Sempre acho que o problema está em mim... rsrs

27 comentários:

  1. Então... pelo pouco que te conheço, me arrisco a dizer que a sua auto estima é instável,meio que de lua... Rs. Mas isso é normal. Sobre pessoas que não conseguem enxergar o óbvio... que não tem auto crítica, nos resta lamentar por elas.

    ResponderExcluir
  2. Auto estima

    Caramba, como as coisas são complicadas sob diversos pontos de vista.

    Se eu tenho uma boa esima, amor por mim mesmo, logo tem o outro lado. Existem aqueles que nos acham esnobes. Aqueles que nos apontam dizendo que somos "metidos à besta". E em algum momento isso nos afeta sobremaneira.

    Mas, vamos e convenhamos, tem pessoas que não tem auto estima alguma. Elas são metidas mesmo. E pronto!

    Talvez eu esteja no outro lado, o lado daqueles que apontam. Sim, posso até estar. Mas conheço particularmente cada pessoa, que sinceramente (talvez seja frescura de minha parte) me dá nojo. Sei que ão devia sentir ojeriza por ninguém, mas sou humano. E humano demais. E uma das coisas que aprendi com minha mãe (já desencarnada) é que não devemos ser hipócritas. E olha que ela era analfabeta das letras, mas alfabetizada no espírito. Dá pra entender?

    O fato é que encontramos sim, como disse a Dama, pessoas que ocupam o mesmo espaço, até mesmo de uma familia, e por terem erros de alguns pais, protecionistas demais, elas acham que pode e devem tudo e os outros devem ficar à esquerda, ou abaixo de seus pés.

    O seu texto me fêz lembrar de um amigo de Curitiba que é tão esnobe, tão esnobe, mas tão esnobe que seu auto achismo chega à dar pena.

    Com uma mãe protetora até dizer basta, ele sequer se dá ao luxo de trabalhar para não ter que cansar sua provável pele nobre.

    Parece até que as coisas que estamos tratando aqui são assuntos de novelas da rede globo, ou outra emissora qualquer. Mas, infelizmente é a pura realidade, nua e crua, que encontramos em nosso andar diário.

    Pessoas como você Chris, que conseguem ver o mundo e como ele gira, são pessoas especiais, que por sinal quando enxergar tais coisas, cansa e enfadonha-se por tentar entender. Mas não tente entender nem entendê-los. "Cada um de nós compõe a sua história e cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz" já cantava o poeta Almir Sater.

    Quero te agradecer pelo texto de hoje e dizer, de coração, muito obrigado!

    Beijos na alma e muita paz, sempre!

    ResponderExcluir
  3. Conheço pessoas assim e a vontade de dar dois tapas na cara e mandar acordar também é enorme! É como meu namorado fala: "ou eu sou muito exigente ou essa pessoa tá maluca!"... pq é tanta gente se achando a última bolacha do pacote... e não sabe que na verdade não passa de um pedaço de cocô...

    Sei bem do que você está falando. Isso também me revolta muito!

    ResponderExcluir
  4. Eu li post em que você comenta sobre sua voz, realmente é um caso complicado.
    Bem.. a minha autoestima é meio bipolar rs. Há momentos que me acho a SUPER e em outros momentos uma "caca de coco" rs
    Sobre essas pessoas que se auto valorizam (até de mais), querem esconder alguma coisa ou idealizam algo que não são. Em suma: Eles vivem uma mentira.

    http://minhaformadeexpressao.blogspot.com.br/
    >> Esse blog criei a pouco tempo: http://minhaformadeexpressao.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Ouvindo a leitura de sua postagem por meu marido, fui lembrando algumas coisas interessantes;

    Eu, particularmente, não me vejo como exemplo, embora tenha sido em muitos momentos de minha vida direcionada a essa ideia. Não sou exemplo, pois sei o tanto de defeitos que carrego em minha bagagem e como esse tanto e grande em relação a algumas virtudes que possuo, mas me coloco como alguém que acorda a cada manhã querendo ser melhor, e acho que venho conseguindo pouco a pouco.

    Tenho autoestima suficiente para evitar que outros façam-me sofrer muito, Também sou, como você, muito pé no chão e isso nem sempre é bom, convivemos com pessoas diferentes de nós, que vivem de sonhos, ou de passados, ou que são intimamente tão indecisas em suas decisões que sem perceberem dão um passo pra frente e terminam por darem dois pra trás,

    Vê isso me incomoda ao ponto de criar uma insegurança aflitiva em mim, como se as conquistas de âmbito geral ficassem mais difíceis de chegar,

    Acho que já falei demais. Xero! Bom inicio de semana.

    ResponderExcluir
  6. Nossa... fiquei pensando se é muito pessimismo meu ou só realismo mesmo, mas não me vejo como exemplo para ninguém, em nada. Só que, ao mesmo tempo, tenho uma boa auto-estima, sem "estrelismos"...

    Confusa.

    ResponderExcluir
  7. Cris

    esses dias atras senti uma vontade imensa de ir pra uma ilha deserta tendo apenas a companhia de alguns macacos de preferencia machos pra não correr o risco de achar macacas fofoqueiras (mesmo sabendo que tá cheio de homem fofoqueiro...rss), percebo que tá ficando cada vez mais difícil o convívio, o modismo está enlouquecendo as pessoas, elas estão perdendo seus valores e o que vejo com frequência é um bando de "maria vai com as outras", gente superficial que vive de aparências, botam fotos no face com legendas de gente feliz, família perfeita e na realidade são um bando de ocos...no meu trabalho tbm tem gente igual essa que vc descreveu e faço um esforço danado pra ficar longe delas...

    Boa semana!
    OBS: Podemos não ser exemplos, perfeitos (não existem), mas acredito que vivemos com muita autenticidade...talvez esse seja o preço..

    ResponderExcluir
  8. A minha auto estima tb não é boa. Estou tentando trabalhar este ponto, mas no fundo acho que não vou conseguir sair do buraco.

    Às vezes me acho demais, as vezes me acho de menos. Mas sei que tudo é achismo meu. O problemas está quando as pessoas começam a "ter certeza" das coisas.

    ResponderExcluir
  9. 1. Madre Teresa de Calcutá, essa sim foi um exemplo de ser humano, seguiu à risca os valores cristãos e não perdeu tempo vigiando a vida alheia...

    2. Dama, você pode - e deve - se considerar um exemplo de mulher, já que foi capaz de enfrentar e vencer obstáculos muito difíceis. Tuas vitórias não são pra qualquer uma. Orgulhe-se delas e de si mesma, você fez por merecer.

    3. Também não suporto quem choraminga por qualquer besteira e pensa que a vida tem obrigação de atender a seus mínimos caprichos... Gentinha mimada, covarde, digna de pena.

    Um abraço e boa semana pra todos.

    ResponderExcluir
  10. Sobre sua voz... nao existe alternativas? Pq pensando rapido aqui... ñ veio nada... :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentei de tudo, mas vou voltar a médica que fez a segunda cirurgia para ver se algo mais pode ser feito.

      Excluir
  11. Excelente, como sempre! A verdade que tudo em exagero, seja pra mais ou pra menos, é tosco. ;)
    Beijo, beijoooo e excelente semana!
    She

    ResponderExcluir
  12. As vezes nos parece injusto o jeito que as pessoas levam suas vidas. Eu mesma sinto isso as vezes.
    Mas deixa Dama, cada um tem seu momentos e todos aprendem as mesmas coisas.

    Nem tudo é culpa sua viu! Hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Dama, gente que se acha o melhor e pensa que tem o "rei na barriga" me enche o saco, em geral são bem medíocres, pois tudo é tão "certinho" que dá tédio. Afinal a Lady Kate, que realmente tem o rei na barriga, não se porta assim ou tem um passado tão certinho.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  14. Dama, diante de tantas postagens, gostaria de na proxima, por favor, se não for pedir muito que você fizesse uma postagem com alguma foto atual sua. Afinal, conhecemos desde anos as letras da Dama, e a não ser aquele unico video, nem sabemos quem és ao certo. Desculpe-me a ousadia, mas isso tem meio que mexido comigo. No entanto, esteja livre para dicordar.

    Beijos na alma com o desejo de muita paz, sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar uma foto minha que não me desagrade... rs... e coloco no próximo post.

      Beijocas

      Excluir
  15. Bom dia.
    Geralmente, essas pessoas "bajuladas" são as mais orgulhosas, uma caracteristica, que em excesso torna as pessoas cegas para os seus proprios erros, assim sendo incapaz de corrigi-los.

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Dama,

    Concordo contigo, acho que tem muita gente por aí que se acha o exemplo de vida e na verdade não movem um dedo para nada.

    Agora discordo quando vc diz que exemplos são os reconhecidos mundialmente ou pela comunidade... Acho que podemos sim ser exemplos e tentar mudar o nosso próprio mundo, aquele composto por amigos/familia etc... Ou um bairro, um prédio...

    Se cuida e boa sorte ao trabalhar sua auto-estima! acredite em vc!

    bjo,

    Eilan

    borderline-girl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Sabe Cris, a vontade que dá é essa mesma, dá uns sacodes, mas o melhor mesmo é ignorá-las. E vê se para de achar que o problema está em você. Outra coisa, acho vc um exemplo sim, de superação, isso é para os fortes!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Dama!
    Pode ser resultado do capricho de sermos 7 bilhões diferentes um do outro. Abraço

    ResponderExcluir
  19. Olá dama,fiquei sumido daqui né?kkkkk.Olha pra si mesma,vc é um grande exemplo de vida, pense no que vc conseguiu conquistar,quão longe vc chegou.
    Mudando de assunto,o que há com sua voz,ela não mudou assim como seu corpo?Os hormonios não fazem isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hugo, realmente vc andou sumido... rsrs. Nesse post eu explico toda a situação:

      http://confissoes-femininas.blogspot.com.br/2013/04/a-versao-verdadeira-da-questao-da-minha.html

      Beijocas

      Excluir
  20. Oieeeeee!!!

    Se somos não sei te responder, mas "tento" não me comparar com ninguém. Apenas visualizo em outras pessoas, certas coisas que não gostaria que fossem visualizadas em mim. Pelo menos, a parte negativa.

    Detesto gente reclamona. Até uns dias atrás, estava assim. Obriguei-me a sair dessa liturgia macabra para não afugentar as pessoas que realmente gosto que estão ao meu lado. Eles até entendem um momento chato que passamos, porém não são obrigados a aguentar um galocha pesada nas costas.

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  21. Dama, eu também me questiono e sou melhor pra apontar meus defeitos que qualidades. O mundo tá tão estranho que acho que exemplos a serem seguidos e pessoas pra se admirar estão cada vez mais raros. Creio que muito breve chega a hora que não haverá pessoas exemplares e num país como o nosso fica mais difícil ainda de gerar essas pessoas. No grupo de trabalho é onde mais a gente vê isso, claro que muitas pessoas merecem nossa admiração pelo que passaram, superaram e se saíram numa boa na prova, mas se pode tentar sempre, mesmo que os resultados não sejam os esperados.

    ResponderExcluir
  22. Cris, eu quando tive o perrengue quiseram dizer que eu era guerreira que fui exemplo e tal, mas nunca me senti assim. Senti que tinha que ir em frente de qualquer jeito e pronto.

    Mas se me permite eu penso que sua autoestima não é boa. Eu tinha a minha também muito baixa. Um sentimento de culpa muito grande por coisas que nem dependiam de mim.

    Eu penso que não somos a medida de todas as coisas e servimos de parâmetro apenas para nós mesmas. Detesto quando comparam um sofrimento com outro como se os sofrimentos fossem iguais em todas as pessoas.

    No trabalho tenho passado por muitas situações onde ( eu me isolo ) posso observar várias reações nas pessoas. Algumas que parecem não ter defeitos como você fala no texto.

    Dia desses eu falei no trabalho: Pôxa gente! Todo mundo sofre por uma ou outra coisa e tem gente que apenas não expressa. Custa se tratarem bem.

    Eu acho que de uma forma ou de outra acabamos sendo exemplo ou servindo de parâmetro para as pessoas que estão próximas a nós. Os modos de encarar a vida ou conviver com as limitações.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Pra variar, lendo s posts atrasada.

    Eu discordo de você em uma coisa. Eu acho que essas pessoas do teu trabalho que se acham pessoas especiais, na realidade, têm a autoestima baixa e não alta. Pessoas com autoestima elevada, não age como essas pessoas. Na realidade elas fazem isso pra compensar ou esmo disfarçar a sua autoestima baixo, é como se elas mesmas tentassem se enganar. Da próxima vez que você ficar puta com essa gente, lembra que elas são na realidade dignas de pena.

    Tenho uns posts guardados e um deles é mais ou menos sobre esse tema, eu tava pensando em publicar outro, mas acho que vou colocar esse que surgiu de uma discussão sobre cirurgia plástica.

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  24. Não me considero exemplo de nada e sim em eterno aprendizado. Tem muita gente hipócrita que se diz exemplo mas é o próprio ditado: "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço!"

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html