domingo, 12 de maio de 2013

Quem lida bem com rejeição?



Eu não lido bem com rejeição, mas quem nesse mundo lida bem? Não há uma pessoa que ao ser rejeitada ache aquilo natural ou sem importância. Se disse, está mentindo, ou então quem a rejeitou não tinha tanta importância assim na sua vida. Mas não sofremos rejeição só de quem gostamos, podemos ter o nosso jeito de ser e pensar rejeitado pela sociedade e isso também faz a gente sofrer e muito.

Nem preciso dizer o tanto que sofri rejeição pela vida afora, foram em todas as esferas e de todos os jeitos que alguém possa imaginar. Qualquer questão ligada à esfera sexual, mexe demais com o interior das pessoas. Basta ver o tamanho da polêmica que é a aprovação do casamento gay, até em países evoluídos como recentemente na França. 

O problema de ser rejeitado, é que sempre dói, não existe experiência de vida que faça a gente ficar imune quando nosso modo de ser, pensar, ou agir é reprovado por um grupo, ou até mesmo por uma pessoa que seja enfática em sua desaprovação. O que podemos fazer com o tempo é cada vez mais criar mecanismos para lidar melhor com essa situação.

No início, ser rejeitada por conta da transexualidade era algo que me detonava completamente. Mas com o passar dos anos fui vendo que, ou eu me reerguia o mais rápido possível, ou não sairia do chão emocional que as pessoas me jogavam o tempo todo. E assim fui trabalhando isso até chegar a um ponto, que quando a rejeição vem, balanço, mas me mantenho de pé e saio com menos tempo daquele mal estar que fica dentro da gente.

Ao mesmo tempo que sei que tenho mais forças hoje em dia, sinto que rejeição é uma ferida com casca, quando a gente pensa que sarou, que não dói mais,  vem algo e expõe aquele machucado novamente.

Atualmente não passo por tantos episódios de rejeição porque, hoje,  na sociedade sou percebida com uma mulher nascida mulher, exceto se falar para as pessoas, mas geralmente só falo quando aparece uma situação em que precise me posicionar, não nego, mas também não saio publicando no jornal, não tem necessidade. Mas nem sempre foi assim, principalmente quando comecei a tomar os hormônios, tem um período de mais ou menos 3 anos em que a gente fica com uma aparência entre os dois sexo, ali eu sofri horrores de todos os tipo, tinha medo de sair na rua. Aliás só saía para trabalhar e para compromissos inadiáveis. As pessoas me perseguiam na rua dizendo todos os tipos de desaforos. Às vezes eu precisava correr mesmo pelo medo de ser agredida. Em qualquer lugar que entrava tinha que lidar com gente me apontando, rindo de mim. Ainda bem que aquilo passou.

Seja no meu caso, ou no caso da mulher linda, loura, bonita, que se sente rejeitada em algum momento, a rejeição dói do mesmo jeito, para todas as pessoas. Mas continuo reafirmando o que penso; não é o que sentimos que faz a diferença, mas o que fazemos com o que sentimos.

32 comentários:

  1. As vezes Dama, vc tem uns momentos de poesia pura nos posts, esse final de post ficou perfeito: "Mas continuo reafirmando o que penso; não é o que sentimos que faz a diferença, mas o que fazemos com o que sentimos."

    Concordo com tudo o que você disse e assino em baixo!

    ResponderExcluir
  2. E o pior de tudo que a rejeição esta em todas as idades de nossa vida... Tanto é que a Internet em dado momento de sua recente historia foi/é uma ferramenta para diminuir esse sentimento.

    Até que veio o CyberBulling e fudeu tudo.

    Mas vc é uma pessoa sozinha? Espero que não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sou bem sozinha, mas até que não lido tão mal com isso, às vezes sinto falta, outras vezes até prefiro estar só.

      Excluir
  3. quem é q lia bem com isto? penso q ninguém ...

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que quanto mais cedo aprendermos a lidar com isso, menos doloroso será...

    ResponderExcluir
  5. "Ao mesmo tempo que sei que tenho mais forças hoje em dia, sinto que rejeição é uma ferida com casca, quando a gente pensa que sarou, que não dói mais, vem algo e expõe aquele machucado novamente."

    Sei como é isso, Dama. No meu caso, é por causa da deficiência física. Quando eu era criança, sofria mais com isso, porque, querendo ou não, algumas crianças são terríveis e cruéis. Muitas crianças riam de mim nas ruas, nas escolas por quais passei, me colocavam apelido, tinham "medo" de mim. Eu me sentia um E.T. Me sentia muito mal mesmo, mas depois, do mesmo modo que aconteceu contigo, passei a ter mais força, ter essa noção de que eu teria que me reerguer rapidamente depois de cada queda, de cada rejeição, por mim mesma, porque não tinha nascido pra ser motivo de chacota de ninguém, que eu tinha nascido "diferente", mas pra fazer a diferença positivamente. Hoje sou muito bem mais aceita, mesmo à princípio as pessoas estranhado a minha falta de expressão facial, elas se chegam a mim, conversam e eu conto a elas das minhas limitações faciais e depois as coisas passam a ser mais naturais, mais tranquilas. Elas conseguem ver meu lado divertido, as faço sorrir e rir, e eu rio, porque posso não sorrir com os lábios, mas sorrio e ando rindo pela vida. A vida nem sempre é fácil, mas a gente não pode deixar NUNCA que os desafios e as barreiras surgidas nos abalem a ponto de nós desistirmos de quem somos e do que queremos.

    Um abraço, Dama!
    Acho você incrível. Mesmo sem conhecê-la, tenho um carinho por você.

    ;)

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  6. Eu sou péssima com rejeição, confesso.
    Qualquer coisa me derruba facinho. Por isso eu evito pessoas.
    Mas, no fundo, eu me julgo "rejeitável" por ser gorda demais.
    Não me permito um monte de coisas, prefiro ser brecada por mim mesma, que pelo outro.
    "Me coloco no meu lugar", que horror admitir isso.
    Mas se eu houvisse alguém como eu, dizendo tais barbaridades, certamente daria um puxão de orelha daqueles. Dá para entender? rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Certamente a rejeição é uma ferida incurável!!! Eu não lido bem com nenhuma critica a minha pessoa, não sou uma auto suficiente ou que se acha assim, mas confesso que as criticas e rejeição me derrubam mesmo e é muito difícil para eu me levantar.

    Admiro esta sua característica psicológica sua. vc já fez análise?! Pois você consegue controlar seus sentimentos (obvio, na medida do possível), focar nas suas decisões, se levantar mesmo depois de grandes tombos. Há pessoas que mesmo com anooos de análise não conseguem exercer esses atos (como eu!) rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Rejeição!

    Tá aí algo que é difícil de falar.

    Talvez seja algo fácil para se apontar. Mas não para quem seja o apontado ou apontada.

    Isso acontece em todos os âmbitos. Dentro ou fora da escola. Dentro ou fora do seu local de trabalho. Dentro ou fora de um grupo religioso.

    Isso me fêz lembrar uma situação que talvez não tenha nada a ver, mas ao meu ver tem.

    Em minha adolescência eu era do seguimento evangélico (calma gente, já estou curado rsrsrss)e como não tinha roupas, digamos, mais apresentável, ía todo feliz para a igreja com o que eu tinha. Uma senhora, que na época era tesoureira da igreja que eu participava, me olhava com certa indiferença. Isso, não poucas vezes. E ela fazia questão de demonstrar que não se agradava de minha amizade com os filhos dela. Eles tinham melhores condições e eu, com a humildade das vestes, tinha apenas a minha fé. Em determinado dia, num culto de domingo, lá estava eu com uma camiseta laranja (emprestada) uma calça jeans que chamamos aqui em pernambuco de coronha (curta) e uma sandália branca da Ryder, que na época era o maior sucesso entre os jovens. Quando estava entrando na igreja aquela mulher (Raquel era seu nome) olhou-me com aquele olhar de reprovação, rejeitando-me e disse: é assim que você vem à casa do SENHOR?

    Eu como não tinha muito o que falar lhe respondi: já que a senhora está incomodada, me compre uma roupa melhor irmã Raquel, em nome de Jesus.

    Claro que para alguns eu não podia de forma alguma ter respondido àquela senhora, por ser ela mais velha que eu, e TESOUREIRA DA IGREJA.

    Alguns, em função de meu comportamento, passaram à me rejeitar.

    Essa foi minha primeira vez que me vi diante de uma rejeição.

    Eu contava com meus 14 anos de idade.

    ResponderExcluir
  9. E quem lida bem com rejeição? Eu tento, procuro ignorar, mas dói e sempre doerá porque somos humanos, somos sensíveis e nos importamos.

    ResponderExcluir
  10. É o que você falou: ninguém lida bem com rejeição... seja ela qual for! E isso tem muito a ver com o seu post anterior... sobre o preconceito!

    O mundo ainda precisa caminhar muito para que isso mude! Se é que vai mudar um dia, né?!

    ResponderExcluir
  11. Estava pensando nisso ontem, porque é justamente nessas datas - dia das mães, etc - que a gente sente mais o peso da rejeição. Sempre tem aquelas malditas propagandas na TV, famílias felizes, perfeitas, unidas, e a gente é obrigado a engolir essas imagens como se fossem reais, quando nossa realidade é bem outra. Rejeição é uma das maiores dores dessa vida, mas certamente dói mais quando vem daqueles que nos puseram nesse mundo, nos viram crescer, cuidaram de nós e depois nos deram um belo pé na bunda só porque não pudemos corresponder às suas exigências. Acho muito difícil aprender a lidar com isso, muito difícil mesmo.
    Beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
  12. É Cris, tenho alterações hormonais e sei bem o que é ser rejeitada.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Rejeição é sempre uma barra. Já sofri em muitas esferas... profissional, amorosa, fraternal e até na virtual...
    Estou ficando escolada... mas enfim, por mais que demore acabamos aprendendo a levantar, engolir os "sapos", e seguir em frente.
    Não se pode ganhar sempre... ou quem sabe, a rejeição tão doída na hora, pode ser benéfica no futuro.
    Abraços Dama.

    ResponderExcluir
  14. Oi Dama,
    Realmente é muito difícil lidar com a rejeição. Eu até hj não aprendi. Quando me sinto rejeitada, me fecho, me acho um lixo, uma derrotada. No meu caso deve ser resquícios da baixa auto estima ocasionada pela timidez. Tenho que trabalhar isso urgentemente.
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Oi Dama!

    Acho que não é facil para ninguém lidar com rejeição. Em mim, quando acontece vem primeiro um misto de raiva e frustração e depois um vazio, uma tristeza difícil de digerir. Dependendo da origem, de como foi, aos poucos me recupero; às vezes demora mais...

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  16. Realmente, após uma situação de rejeição, só nos restam duas opções: utilizá-la como um novo recomeço ou nos sentirmos vítimas do mundo. Embora lógica, a primeira opção não é tão fácil de se escolher, principalmente quando ainda estamos fragilizados...

    ResponderExcluir
  17. Não a nada pior que a rejeição talvez leve anos para reconstruirmos, ou sempre carregamos ela conosco. Eu ainda luto contra a grande rejeição que sofri na época do colégio.

    ResponderExcluir
  18. Ninguém está preparado para a rejeição, seja ela em que sentido for.
    Rejeição é humilhante, e desistabeliaz a qualquer pessoa.
    Bjux

    ResponderExcluir
  19. A gente tem vários papéis na sociedade, e é engraçado que em todos somos rejeitados, nem que seja uma vez na vida, seja como filho, pai, profissional, etc.

    A sociedade é um organismo em que as próprias células, ao invés de se unirem, se matam. AS células ruins se multiplicam e rejeitam as que são boas.

    É muito ruim e amargo ser rejeitado e não pertencer a um grupo ou a alguma coisa. Mas depois de um certo tempo, esse "não pertencer" acaba te tornando superior, e você passa a agradecer por isso.

    Agradecer, eu digo no sentido de achar melhor ser rejeitado por indivíduos ignorantes e maus, do que ser falsamente aceitado por um igual a eles, mas sem coragem pra rejeitar.

    Beijo, Cris!

    ResponderExcluir
  20. Dama, acho que eu alcancei um ponto semelhante ao teu: balanço, mas me mantenho em pé.
    Rejeição existe em todas as esferas, infelizmente. Como tão bem colocou o Vinícius, as próprias células do organismo sociedade se matam.
    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Rejeição...
    Isso me deixou feridas imensas... algumas cicatrizaram, outras não...
    E como vc diz, dói, dói mais que essa queimadura que eu sofri na pele.

    Bêjo

    ResponderExcluir
  22. "O importante não é o que fazem com o homem, mas o que ele faz do que fizeram dele" Sartre

    Eu sinto muito ainda viver numa sociedade onde pessoas são rejeitadas e tratadas como "ETs" por serem diferentes, como foi o seu caso. Isso mostra que o ser humano é, ainda, muito involuído.

    Rejeição sempre dói - mas eu acho que a pior é quando a própria pessoa rejeita a si mesma...

    ResponderExcluir
  23. Eu também tenho muito problema com rejeição e abandono... Mexe com nosso interior e causa aquela insegurança.

    Adorei seu espaço e sua luta. Tenho um amigo trans (FTM) e sei bem que é uma luta árdua.

    Bjos,

    Eilan

    borderline-girl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Cheguei a fazer terapia por causa de uma rejeição no relacionamento e, vi que lá no fundo, essa dor da rejeição atual derivava de outra mal resolvida,lá no passado, que foi a do meu pai quando ele e minha mãe se separaram e ele passou a não ligar nem um pouco pra mim. Custou bastante tempo pra eu entender que o problema não era eu e sim os outros. Custou muito tempo para eu me permitir olhar pra mim sem sentir culpa por achar que o erro era eu. Não, não lido bem com rejeição até hoje seja de que tipo for, até porque sei que isso deixa marcar eternas nas pessoas.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  25. E como dói Dama! Por essas e outras que as pessoas se fecham, ae protegem e afastam os outros!
    Não dá para criticar esse comportamento! Eu mesmo faço isso até sem perceber. Essa é uma dor dificil de lidar!

    Beijao

    ResponderExcluir
  26. Eu costumo dizer que eu sou muito idiota, eu fico transtornada com qualquer tipo de rejeição. Tem o ditado que diz que Deus dá o cobertor conforme o frio, se eu tivesse que ter passado o frio que você passo e passa, o meu cobertorzinho não daria conta. Sabe uma pessoa que chega a chorar só porque um vendedor de loja não atende? Sou dessas. Ridículo, né?

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  27. Rejeição pega mesmo... O pior é quando ela vem de quem vc não espera. É de quebrar as pernas mesmo. O lado bom que ela nos ensina a não ser preguiçoso nem mimado.
    Dama, vou meio off-topic, mas fiquei curiosa sobre como vc encontrou a Internet, se vc fez boas amizades pela rede e mesmo sobre os preconceitos e aceitações que vc encontrou no anonimato que é uma baita exposição que é a Internet. Poderia nos contar um pouquinho quando puder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, posso fazer um post sobre isso. Ok?

      Beijocas

      Excluir
  28. Oi.

    Só mesmo quem já foi rejeitado pode falar com propriedade sobre este tema.

    Somos humanos, temos sentimentos, é dolorido.

    Já fui jogada a escanteio diversas vezes por N situações. Me senti um lixo...

    ResponderExcluir
  29. Por essa minha tendência de isolamento não sei bem se me aproximasse seria rejeitada. Tanto na vida cotidiana quanto nos blogs só me aproximo de quem se aproxima de mim. Acho que também tenho um baita medo da rejeição.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Não posso falar sobre a sensação que dá a rejeição, mas confesso que sempre tive muito medo que isso me acontecesse algum dia. Porém, sempre tratei, e cuidei muito bem das palavras para com as pessoas e com isso tive mais atenções do que desatenções, tenho uma amiga que diz que eu trato bem demais até quem não merece, mas infelizmente não consigo ser diferente, apesar de conviver com pessoas que mereciam sim uns bons coices. Porém nos últimos anos, fui afastada por amigas que pensei serem eternas, mas em contra partida outras se destacaram de tal maneira que supriram o espaço deixa por aquelas.

    Xero!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html