domingo, 11 de novembro de 2012

Não gosto do sentimento de pena!!


É meio lugar comum dizer que a gente não quer a pena de ninguém, é bonito dizer isso, geralmente é uma frase muito usada em novelas e filmes porque causa um bom efeito.  Mas na prática a coisa funciona bem diferente e a pena é muito presente no ser humano. Tenho uma grande implicância com esse sentimento. Quando sentimos pena da gente ficamos paralisados, quando sentimos pena dos outros, isso faz com que a gente perca a medida do quanto devemos ajudar e do quanto devemos deixar que a pessoa ande com suas próprias pernas.

A verdade é que todos nós, em maior ou menor proporção sentimos pena de nós mesmos. É do ser humano achar que vida está sendo injusta, que a gente não merece o sofrimento e tal. É natural sentir isso, o que não é natural é sentir isso o tempo todo. Quando a pessoa simplesmente se entrega ao sentimento de pena por si mesma, a depressão se instala fácil e pronto ali temos um ser paralisado, sem capacidade de mudar nada em sua vida. Tá bom! Eu sei que existe a depressão doença, eu já tive e sei o quanto é ruim, mas não estou falando dela, estou falando de pena de si mesmo, que é cômodo, te deixa num lugar de conforto: "O mundo é cruel comigo, por isso eu sofro".

No início da minha vida adulta o que mais sentia por mim era pena, era uma pena tão grande de tudo que me acontecia, das coisas que não conseguia mudar, das oportunidades que não me davam. E vivia triste e entrando em depressões. Não sei onde começava a doença depressão e onde terminava a pena que sentia por mim.

Um dia eu disse para mim mesma que precisava escolher, porque estava me afundando cada vez mais nos meus problemas, mágoas e incapacidades. Me sentia paralisada e sucumbindo a tudo. Foi aí que comecei a dar uma virada no meu jeito de pensar. Foi fácil? Não!! Foi difícil demais! Consegui mudar meu padrão de pensamento? Não totalmente, apenas mudei o sentimento, a pena de si mesmo te paralisa, a raiva de si mesmo te faz movimentar a lama que você está enfiado. E foi isso que fiz, transformei pena em raiva e é isso que faço até hoje. Eu me permito sentir pena de mim por um breve período, logo depois transformo em raiva, porque a raiva impulsiona, te faz querer mudar, te faz buscar soluções.

E quando mudei meu padrão de pensamento de pena para raiva, isso transbordou para a minha forma de enxergar o mundo. Sinto muito, mas muito pouca pena das pessoas. Exceto se pessoa estiver passando por algo que ela não buscou, algo que eu perceba como muito difícil, quase sem saída, dificilmente sinto pena de alguém, porque acho que ao sentir pena,  alimento a pena que essa pessoa tem de si mesma. O que tento fazer é com que ela sinta raiva daquela situação e daí tente mudar.

Sei que esse é um jeito muito peculiar que encontrei de transformar pena em raiva. Não digo que vá ser bom  para todos, muitos podem achar o sentimento de raiva pior que o de pena, mas para mim funcionou bastante. Não me tornei a pessoa mais feliz do mundo, mas também acho que isso não vou ser nunca. Contudo me tornei uma pessoa mais ativa diante dos problemas e situações que requerem atitude e só por isso já terá valido a pena ter feito essa mudança no meu padrão de pensamento.

20 comentários:

  1. Bom dia FeniCris!!

    Mensagem certeira, em certos sentimentos que tenho sentido, preciso mesmo alimentar o outro sentimento, a raiva da pena que tenho sentido de mim isso sim.... aquela questão da zona de conforto em que se estou com pena de mim, fico do jeito que está. Isso é horrível, deprimente, fundo do poço, o negócio é começar a retirar forças do fundo desse buraco, é isso que preciso fazer, pena é sim, um peso!!!
    Beijo grande, não suma!!

    ResponderExcluir
  2. Não há coisa pior q este sentimento ... qdo tenho algum problema eu simplesmente relato o mesmo aos q me são caros ... mas só ... e já vou emendando ... taí o problema mas não esquenta ... já estou pronto para a luta e superação ... tudo com o maior astral possível para não despertar este tal de sentimento de "coitadinho" ...

    bjão

    ResponderExcluir
  3. E ainda existem aqueles que se aproveitam da pena que sentimos deles..., por isso na minha opinião o sentimento pena trás para trás , rearda acontecimentos, faz com que deixemos de caminhar com nossas pernas. Nunca tinha pensado nessa inversão pena x raiva , mas ela de fato funciona , procuro sempre achar que as pessoas de um modo geral colhem o que plantam..., quando vejo e sinto que é necessário ajudo mas me afasto sempre de tudo que pode gerar dentro de mim esse sentimento , pena, dó , não tem nada haver com solicitude , ser solicito a um irmão necessitado é ajudar a encontrar o caminho, ter pena é encontrar e abandonar , bjs

    ResponderExcluir
  4. Texto mais que perfeito, parabéns Cris! Ganhar admiração ou carinho fazendo da piedade uma arma é o que mais ando vendo por aí e francamente acho isso muito feio. Bjo e tou com saudades!

    ResponderExcluir
  5. Dama:

    Eu acho que a pior que coisa que tem no mundo é a vitmização seja de si mesmo ou do outro. Este lance de se fazer de coitadinho me angustia e incomoda. Eu não quero sentir pena de ninguém ( mas infelizmente as vezes sentimos mesmo). Tem muita gente que ainda precisa exercitar a capacidade de se reinventar, de evoluir, de querer crescer. Eu passei momentos ruins recentemente mas me agarrei a Deus, a meu amor e minha família. Acho que infelizmente nem todos tem ao que se agarrar, mas Deus sempreee está presente e é nossa maior força.

    Beijos e linda semana.

    ResponderExcluir
  6. Parace estranho, mas eu sinto pena de quem sente pena de si mesmo e dos outros. Dá pra entender?

    Eu simplesmente vejo que quando você está penalizando-se de alguém, está entrando na mesma sintonia dele ou dela e deixando-se levar por aquele estado. Que dependendo da situação, pode simplesmente prolongar mais e mais aquela situação.

    Também não acho que não pensalizar-se com a situação alheia é legal. Apenas estou dizendo que para ser solidário com o outro não preciso entrar na mesma sintonia. E igualmente, não quero que a mesma coisa aconteça comigo, e momento algum.

    Vejam bem que não é orgulho (ou será que é) de minha parte, mas é que não acho legal isso.

    Seja o quê e como for, as vezes prefiro me afastar. Talvez fazer uma prece, ou coisa assim... No mais...

    Bom inicio de semana para todos!

    ResponderExcluir
  7. Querida, eu sou mestre, ou melhor, PhD em sentir pena dos outros. Você não tem noção das encrencas sérias em q me meti por causa disso...Até meu primeiro casamento, foi por pena. Qdo separei, adoeci, emagreci 10 quilos de tanta pena q senti do ex-marido (hoje até q seria uma boa solução para meus quilinos a mais, mas na época eu era magra...rs) Meus amigos me conhecem e qdo chega alguém contando uma história triste, eles já me alertam pra eu cair fora... Pior do q sentir pena, é ser manipulada por pessoas q sabem q vc é besta e se fazem de coitadinhos... Olha, eu já melhorei bastante. Tô até conseguindo ser ruim de vez em quando. MAs tenho de me policiar 24 horas, para não me transformar em uma DOn Quixote...lutando pela batalha dos outros, pior ainda...

    ResponderExcluir
  8. Ai! Eu sou a Rainha da Pena, vivo tendo pena de todo mundo, e muitas vezes me estrepo por isso.Porque existem pessoas que se aproveitam que vc sente pena e acabam te explorando. Ou acabo sendo tão boazinha devido a pena que sinto, que a pessoa cola em mim, acaba despejando todos os seus problemas em mim e eu absorvo. Mas como vc bem disse, acabamos por aprender, seja com o tempo,seja por tentativa e erro, seja na base do sofrimento, chega um momento que arranjamos uma forma de nos livrarmos deste sentimento nada agradável.
    Bj Dama

    ResponderExcluir
  9. Dama,
    perfeito! Também não gosto do sentimento de pena!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  10. É bem o que vc disse Dama! Todo mundo sente pena, mas sentir o tempo todo é um problema grava. Vc me colocou pra refletir agora! Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Sábia Dama de Cinzas. Temos que ter cuidado com esse sentimento. Se sentirmos pena de alguém que já está mal, ao invés de ajudarmos, estaremos jogando-a mais pro fundo do poço.

    ResponderExcluir
  12. Dois sentimentos extremamente poderosos: medo e raiva. Ambos te movem e te levam pra algum lugar, mesmo que não seja o destino desejado; mas no caso da paralisia da pena, da apatia e do auto-flagelamento, concordo com vc, Dama, é melhor... ou seria "menos ruim"? :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Dama. Tudo bem?
    Anteriormente, sentia pena das pessoas. Hoje, não mais. Minha namo até diz que sou muito fria. Enfim, o cotidiano e algumas situações fizeram com que acontecesse isso. Não tenho arrependimento nenhum...
    Agora , pena de mim, já senti N vezes. Principalmente, depois de levar alguns chutes na bunda e nao ser reconhecida no âmbito profissional. Confesso que após um tempo, consigo dar uma guinada, mas é difícil. Nesta parte, sou sensível demais. Infelizmente...
    Como o mundo é extremamente egoísta, há situações que temos que agir igual... Pena? Não rola. Alguém por acaso, tem pena de mim? Claro que não...
    Enfim...

    ResponderExcluir
  14. Dama, gostei do seu texto e a forma como conseguiu superar isso de sentir-se penalizada de si mesma. Realmente é muito melhor sentir raiva de si por determinadas situações do que sentir pena por causa das mesmas situações.

    Eu procuro muito não sentir pena de alguém já que para mim nunca funcionava o sentimento de pena de mim. Parecia que estava a me sufocar.

    Contudo creio que o sentir raiva de si ( já passei por isso ) tenha que ter uma medida certa também, pois corremos o risco de sentindo raiva de nós mesmos; deixarmos de evidenciar aquilo que temos de melhor em nós mesmas.

    Da minha parte penso sempre nos excessos. Acredito que sejam os excessos o que mais perturbaria nosso ser.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. É, é complicado, como vc mencionou Dama, sair desse ciclo vicioso de autocomapaixao, tbm tive esse fase e tava me sentindo um lixo... é bem desagradável ficar se vitimando, ninguem ta nem ai pra gente. Perda de tempo, pura!

    ResponderExcluir
  16. Faz sentido, a raiva impulsiona, e tentarei usar ela (interiormente) a meu favor, pra ver se dá certo. Abraços. Carlos Medeiros....http://grandeonda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Dama, voltei.

    Tem um desafio lá no blog e te indiquei como fonte de inspiração. Sei que você não usa fazer isso, mas vim avisar que está desafiada...rs

    PS: Estou rindo do recado que colocaste na sidebar ( não tinha lido antes )
    Se faz tempo que está ali, a tonta aqui não percebeu...rs

    Então tão te tirando para conselheira, psicóloga e assitente social? O.o

    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Nossa, eu nunca tinha pensado nessa coisa de "autocompaixão", mas isso existe, de fato, e eu nunca tinha observado! Puxa, mais um post seu que me abre horizontes! Vou passar a me policiar quanto a isso, apesar de não achar que sofro disso. Agora, quando o assunto é dó dos outros, isso eu tenho de sobra. Queria não ter, ou ter menos, mas isso eu não consigo deixar de ter. Uma vez, eu olhei pra uma mulher no ônibus, e senti tanta dó dela, que comecei a chorar. Ainda bem que ela não percebeu (eu acho). rss

    Beijo, Cris!

    ResponderExcluir
  19. Comigo houve algo parecido. Houve uma época em que eu sentia pena de mim mesma por tanta merda que vinha acontecendo, por tanta coisa ruim que eu tinha que passar e por achar aquilo tudo injusto. Muitas coisas foram injustas, mas ou eu passava por tudo aquilo, ou ficava lamentando a vida que eu tinha.

    Mesmo depois de quase ficar cadeirante, vendo como algumas pessoas têm pena de mim, ainda não consigo sentir pena de mim mesma ou dos outros. Enquanto eu estava no hospital, as mesmas pessoas que sentiram pena não foram me visitar. Ou seja, apenas falaram por falar, mas quem aguentou o tranco inteiro sozinha, fui eu. E me orgulho disso, não sinto pena de mim mesma.

    Como você, tenho cada vez menos sentido pena das pessoas, a menos, é claro, que seja algo que não seja culpa da pessoa, que seja uma filhadaputagem no pior sentido da palavra. Caso o contrário... Podem até me chamar de fria, mas acho que para praticamente tudo existe uma solução que será muito melhor do que sentir pena de si e dos outros.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  20. quanto mais fugimos da ignorância mais as dúvidas aumentam e a infelicidade se instaura...

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html