domingo, 18 de novembro de 2012

Indiretas são irritantes!!


Acho que a coisa mais irritante que veio junto com a internet, foi a grande possibilidade que esse meio de interação trouxe para a proliferação das indiretas e insultos de todos os gêneros. Claro que todos nós na vida já jogamos uma indireta para alguém. Óbvio que eu mesma já lancei mão desse recurso várias vezes, mas fazer disso um hábito é onde reside o problema. Aliás a repetição é sempre o problema. Podemos errar, claro, é do ser humano. Ficar errando sempre do mesmo jeito é que irrita quem está em volta. Na blogosfera podemos perceber muitos posts na forma de indireta. Nas redes sociais, então, meu Deus, é praticamente um festival de indiretas.

Muitos dos meus posts podem parecer uma indireta, mas existe uma linha tênue que separa a indireta, da inspiração. Explicando melhor, indireta é quando você manda um recado com endereço certo, mas sem dizer o nome da pessoa. Inspiração é quando ocorre um fato, por exemplo, senti um ciúme imenso de alguém, daí resolvo abordar o tema ciúme, mas sem direcionar todo o texto para uma pessoa. Na verdade nós que escrevemos blogs temos nosso assuntos inspirados no que acontece na nossa vida, nos nossos relacionamentos e questões. Muitas vezes pessoas que não sabem nem que tenho um blog me inspiram posts inteiros, eu os faço e nem por isso é uma indireta, porque a pessoa não acessa aquele texto. O ocorrido te inspirar a escrever sobre o assunto é uma coisa, o ocorrido fazer você escrever um email em forma de post é outra coisa bem diferente.

Nas redes socias, a coisa é feia! São tantas indiretas,  que você vai entrando naquela vibe e quando vê,  já está respondendo a indireta da indireta da indireta. É algo angustiante mesmo e se a gente for bloquear as publicações de todos que lançam indiretas, chega uma hora que não seguimos praticamente mais ninguém. Então é algo que me cansa extremamente. Me cansam também as atitudes em forma de indiretas, das pessoas que usam perfil de amigos em comum para mandar seus recados, ou para dizer "viu como sigo fulano e não te sigo".  Eu simplesmente não tenho estômago para essa coisa, até respondo quando vou me sentindo agredida, mas o que acabo fazendo mesmo é me afastando de tudo, como fiz recentemente com o Facebook, simplesmente não entro na página, não sei o que tá rolando e olha que tem me feito bem. Aproveito esse tempo para ver outras coisas mais agradáveis na internet.

Acho que a solução melhor a ser adotada na internet é ignorar. Se algo começa a te chatear muito, temos o recurso de ignorar, se é nas redes sociais a gente bloqueia as atualizações da pessoa, se é nos blogs a gente tira o blog do nosso rol de leitura. Ninguém é obrigado a ficar lendo o que não te faz bem, portanto não existe, também, a necessidade de ficar respondendo indiretas. Acho que é um exercício cansativo, inútil e até infantil esse de ficar nesse ping pong de recadinhos malcriados. Melhor é tirar o time de campo e ir jogar em outro lugar, nem que seja por um período, até a poeira baixar e a gente voltar a ter prazer na interação. Pretendo voltar para o Face, mas depois de um bom descanso de tudo isso, assim como fiz aqui com o blog, quando outras questões, que não essa,  estavam me desagradando. Dei um tempo e agora quando voltei tudo tinha outra cara, estava mais light, mais prazeiroso.

O que me irrita na internet é que todos os covardes de carteirinha descobriram o poder do insulto anônimo e da indireta. Então se a gente não se vigiar, entra mesmo nessa vibe e é sugado por ela. Por isso que sempre que identifico que um tipo de interação não está legal, saio de cena por um tempo para as coisas se ajeitarem. Porque não dá para bater de frente com covarde, se ele joga uma indireta e tu responde com uma direta, imediatamente ele diz: "- Você tá louca, não é nada disso, isso que escrevi era de uma outra coisa que aconteceu". - Então como não tenho paciência para joguinhos, procuro coisas mais sadias para preencher meu tempo.

27 comentários:

  1. Céus isso me cansa tb! Minhas entradas no face diminuiram bem e qdo entro fico jogando. Nesses anos de blog eu senti uma indireta direta. Respondi, mas ai eu fui a louca, imagina não tem nada. Segui minha vida sem ler tal blog ate q um dia voltei a ler e la estava outro post metendo a boca no que eu tinha falado. Parei de vez. Toda vez que alguem me inspira eu começo o post falando: vi ou li no blog tal e fiquei pensando. Acho que seria horrivel dizer tem certa blogueira ... enfim... o que mais tem é covarde para mandar indireta. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá , bom dia Dama!
    Muito bem,você está certíssima e seu texto exato .
    Pena não ter sido eu a escreve-lo porque escreveria exatamente assim.Inclusive pessoas que comentam anonimamente um post para ironizar,nos ofender e chamar mesmo pra esse confronto indireta-direta.
    Você foi fundo na raiz do problema. Eu sequer leio comentário anonimo mais,simplesmente deleto.
    Bj grande para você querida
    Bom domingo
    Teca

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Cris!!

    Verdade, e atualmente tem o recurso das imagens, estão repletas delas com coisas escritas!
    Acho que já virou até poluição visual e guerra de nervos.
    Ainda não desisti do face, porque tenho alguns contatos que gosto de ler.
    E aqueles que vejo ou sinto as tais indiretas, nem comento mais as postagens, menos ainda fotos, nada nada... mas não tive coragem de excluir.
    Fico por ali, de tema em tema ... :-) vendo/lendo as pessoas que gosto!!
    Beijo grande!!!

    (opa, por isso estou aqui rsrs)

    ResponderExcluir
  4. Dama, leio seu blog com certa frequencia mas não posto ou porque não me dá vontade ou porque já há muitos comentários e periga que o meu não seja lido, então prefiro nem escrever. mas como desta vez há pouquissimos, resolvi escrever para elogiar sua sinceridade e lucidez, além de não fazer como muitos blogueiros que enfiam (ui!!!) propagandas pela página tornando-a um poluição visual e mental só, os famosos "vendidos" que ganham seu pão através disso.
    Aproveitando, vc já assistiu aquela serie na Globo, "antes que o mundo acabe" com a Aline Moraes fazendo papel de funcionaria de recursos humanos de uma empresa que, crente que o mundo acabará em 21/12/2012, resolve por em dia tudo que gostaria de fazer e/ou deixou de fazer, tendo como cumplice e amigo um tecnico de contabilidade cético que passa a fazer o mesmo que ela, mas não sem atritos dos mais diversos, sobretudo erotico-sexuais, que rendem situações divertidíssimas que há muito não vejo na TV brazuca. Texto de Fernanda Young, o que já diz muita coisa. Sem falar da atuação da Aline Moraes que, modestia à parte, dá um show de interpretação vivendo uma mulher contemporanea que faz, diz e sente o que bem quer como dona absoluta de sua mente e corpo. Com direito palabras de baixo calão e sem perder a elegancia e o auto-controle das mulheres inteligentes e perceptiveis, tais como vc. Acredito que vc vá gostar, se ainda não assistiu. Se já, desconsidere o que escrevi. Ah, e não estou ganhando nada com esta "propaganda". É só um toque de que, enfim, uma produção nacional inteligente e não-politicamente correta consta na grade da Globo. Beijos e abraços. Sandro

    ResponderExcluir
  5. Arkangel - Como você não tem um endereço que possa responder, o farei aqui mesmo. Leio todos os comentários com atenção, não é porque tem vários que vou ignorar um ou outro.

    Quanto a série, eu tinha visto a chamada mas nunca assiti, valeu a dica e volte sempre.

    Bjks

    ResponderExcluir
  6. tenho pavor destas coisas de indiretas ... isto é coisa para covardes ... qdo se trata de trabalhar um tema [a partir de algo acontecido] tudo bem ... mas qdo vc deseja é cutucar alguém, vamos lá e citemos o nome ... isto é o q se chama ter dignidade ...

    Adorei esta sua contextualização ... super oportuna mas, infelizmente, poucos vão vestir a carapuça ...

    bjão

    ResponderExcluir
  7. Essa coisa de indireta é muito chata mesmo, mas como normalmente eu não acho que é pra mim, quem manda tá ferrado pq eu nem entendo... hehehe!!
    E o facebook só me serve mesmo pra jogar, uma vez ou outra só que eu interajo...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Dama, realmente a internet tá virando insulto. Há pessoas que não sabem utilizá-las para o bem. Infelizmente.

    Eu não tenho mais paciência. As vezes, a indireta não é para mim, porém como a pessoa não tem mais o que postar no seu feed (somente indiretas para ex namorados, ex amigas, ex sei lá), acabo ocultando todos os comentários. Acho que já tenho uns trinta colegas bloqueados. Depois de uns meses, vou na página da pessoa e vejo se algo mudou, se não é delete na certa...

    Detesto este tipo de coisa.. Ainda bem que existe a opção de ocultar. E mesmo que não tivesse, o excluir continua sendo uma belíssima opção..

    Dê o seu tempo. Quando quiser voltar, volte. Mas saiba que faz falta!

    Ainda bem que temos você por aqui!!!! Rs! : )

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Também sou arretada com essa coisa facebookeana de indiretas e as vezes me abuso dele por isso... Já deletei face e comecei de novo, dessa vez muito mais seletiva, justamente para evitar esse tipo de situação enfadonha... Mas parece que não tem jeito, sempre tem alfinetes, facas e catanas rolando na tela da gente e a gente meio sem entender o que se passa ou caindo na armadilha de começar a jogar esse jogo chato também!

    ResponderExcluir
  10. Oii,prazer Ingritt!
    Concordo plenamente com seu post, indireta em demasia causa "nojo", até porque uma indireta pode não só ser enviada a pessoa certa como tambem a milhares de pessoas,acho um absurdo,nao tenho tempo para isso, nao lembro acaso se ja envie alguma indireta, se envie certamente foi muito necessario ,mas nao tenho costume de faze-lo , até porque se temos algo a falar para alguem ,temos de ter pelo menos a dignidade de falar na cara e não mandar recado, pois ora ,temos boca pra que?perdemos tanto tempo quando trata-se de indireta que a soluçao acima seria muito mais rapida...bem pelo que viu,falar(ou melhor escrever) é comigo mesmo...,mas deixemos minha complexa opiniao de lado.
    Vim até seu blog dar uma olhada e gostei, tens um diferencial para falar de ,vamos dizer, assuntos polemicos.Ficaria muito contente caso pudesse dar uma olhadinha em meu blog, bjs e até mais!
    http://nemsempreeperfeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. É por posts como este, entre outros, que sigo tua amiga/fã.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito, como esta virando rotina,...rssrr! As tais indiretas são terríveis e de vez em quando a gente se vê envolvida por elas. Quando acho alguma frase ou texto que acho interessante para alguem que vive uma certa situação, se permitido, posto na pagina dela. Nunca querendo dar lições...mas exemplos.
    Ademais, quem somos nós para ficar dando pitacos em atitudes alheias né? Mas a pior situação que acho é a de uma pessoa procurar provocar joguinhos, e com isso muitas vezes, falar o que não sabe ou pior sobre quem não conhece.
    Falar dos conhecidos já não é indicado...imagine de desconhecidos????
    Abraços Cris

    ResponderExcluir
  13. OI Dama!

    Putz, eu devo ser muito tapada...nunca saquei nada disso...
    Tudo bem que eu não tenho ficado muito "ligada" no face e menos ainda no blog, mas está tão "brabo" assim? Certas horas eu dou graças a Deus de ser um tanto lerda...
    Realmente, tenho sentido sua falta no face, mas lembro que você havia dito que ia dar um tempo. Olha, será que vale à pena dar ponto para esse povo? Deixa eles prá lá, você tem os amigos que te curtem, que gostam da sua franqueza e inteligência.

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  14. Excelente post! Eu sou uma mané para perceber indiretas pra mim, se elas existem a pessoa fica falando sozinha porque eu só entendo diretas... Odeio indiretas e sou mulher de diretas, aliás sou sincera até demais da conta...rsrs Agora uma coisa chata, principalmente no Face, é essa mania que as pessoas têm de se melindrarem com tudo. A gente não pode muitas vezes expôr uma opinião que já tem gente de frescurite aguda, ando sem paciência, confesso...
    Beijo, beijoooooo querida Dama!
    She

    ResponderExcluir
  15. Boa noite de domingo, Cris (Dama)!

    Era para ter postado aqui meu comentário na manhã de hoje, assim que li, mas no momento em que eu estava postando, chegaram umas visitas em casa e fiquei pra fazer minha parte agora. Não poderia faltar.

    O assunto aqui é um dos mais interessantes, que está acontecendo com toda e qualquer pessoa que usa das redes sociais. Principalmente com o advento do Facebook.

    Aqui em minha pequena cidade (Barreiros-PE), por eu ser o blogueiro mais popular da cidade e região, me tornei por outro lado motivo de chacotas, iguais as indiretas que você citou aí. Já falei algumas vezes da questão (talvez você venha falar sobre isso em outra época por aqui) em postagens anteriores, em que trato sobre os perfis falsos. Tão pior quanto as indiretas/diretas por perfis reais, os piores são aqueles em que as pessoas se travestem em perfis falsos para tratar do outro, para jogar diretas, para falar, chacotear, etc...

    No meu entender, as pessoas ainda não aprenderam à mexer com esta máquina maravilhosa que são as redes sociais, e terminam colocar para fora "coisas" que não tem "moral" de dizer pessoalmente.

    Uma das pessoas que aqui comentaram, disse que já tinha por algumas vezes entrado na onda das diretas/indiretas e depois que ela falou, a pessoa que lhe jogou a indireta, disse que o assunto que estava a falar era totalmente outro, que não tinha nada a ver o comentário dela ali. Devo dizer que eu já passei por isso algumas vezes. Sabendo que as pessoas estavam falando para mim, diretamente, entrei no assunto e por sua vez diziam que não era comigo tal coisa e no final quem passava por ridículo, foi justamente eu. Daí então, analisando (essa cadeia hereditária)parei um pouco, analisei e por algum momento, e resolvi por um tempo, nos grupos que participo no facebook, agir como eles. Fazia minhas postagens, sem dar nome aos bois e colocava online. Como peixes, eles mordiam a isca. Durante um tempo isso estava até sendo legal. Mas, depois de um tempo, por questão de principios, comecei a me sentir mal com aquilo. Fazendo sempre a ideia de que não podemos fazer ao outro o que não queremos para nós, fui parando. Percebi então que isso estava me fazendo bem. Hoje em dia, quando a situação realmente pede, eu até dou uma espetadinha, usando de certo bom senso, não entrando no jogo dos demais. Já vi postagens que coloquei online em que a pessoa que eu estava a apontar, até concordou comigo. Resultado. Dependendo da situação as indiretas/diretas podem até acabar com problemas das indiretas diretas de outros.

    Mas, este teu assunto é por demais extenso que se eu for falando, ficam mais linhas que as tuas (rsrsrsrs.

    Só pra salientar: esta postagem sua, mais uma vez foi lida em voz alta, pra minha esposa ouvir.

    Beijos na alma e muita paz, sempre!

    ResponderExcluir
  16. Hehehe Dama quando criticamos algo incomodamos pessoas que se sentem culpadas. Já percebeu isso? Mas faz parte. Gostei do tema! Bjs

    ResponderExcluir
  17. Kkk aimeudeus hehehe Não estou aguentando porque estou lendo o aviso do email na sidebar e estou quase me partindo aqui na salinha de informática da escola...rs

    Bom agora que parei de rir do aviso, vou comentar o post...rs

    Dama fazendo uma análise de mim desde que conheci o mundo cibernético; também usei disso de indiretas ou por estar zangada por causa de algum ocorrido ou simplesmente para me defender de alguma indireta. Não era tanto, mas também vi que fazia isso.

    Só que ( e sobre isso converso bastante com meus colegas de trabalho ) com o tempo fui vendo, fui percebendo que tudo é uma questão de amadurecimento.

    Notei que as pessoas ( colegas e familiares meus ) nem estão dando importância para o que postaram no facebook. Se gosta curte e se não gosta aperta o botão "nem li".

    Eu penso que o que me faltava neste mundo virtual é usar a mesma maturidade que uso na vida cotidiana. Custei a saber como agir neste mundo virtual e foi quando descobri que existem limites nesta virtualidade a coisa se tornou mais leve para mim.

    Uma vez uma amiga minha escreveu algo no meu mural e eu não gostei; pois era indireta para outra pessoa. Fui lá e apaguei o que ela disse. Ela me ligou e aí eu expliquei o motivo.

    Outra vez, eu escrevi uma coisa no mural da minha irmã e a minha irmã caçula é furiosa. Ela não gostou e apagou. Eu fui perguntar e ela disse que apagou porque quis e que o mural era dela. No final a gente ficou até rindo juntas, pois estávamos dando uma de adolescentes na Internet...rs

    Eu tenho usado mais o Facebook ( agora ) para rir e brincar. Ler algo interessante e pronto. Se não gosto de algo aperto o botão "nem li" e pronto. Devo ter uns cento e cinquenta amigos, colegas e conhecidos por lá e tenho certeza que estou no saquinho "nem li" de muita gente....rs e acho que é bem por aí a coisa. Aproveitar o que é bom e o resto deixar passar.

    Beijos!

    Tá quase terminando meu horário de intervalo.

    ResponderExcluir
  18. O problema de um post, comentario, twitter ser indireta ele sempre "encaixa" em alguem...
    :/

    ResponderExcluir
  19. Internet é algo complicado. Por isso que prefiro falar por tel ou presencialmente... rs

    ResponderExcluir
  20. Acho que esse post foi uma indireta a quem manda indireta. AHAHAHAHA Brincadeira!

    Quando vejo indireta no facebook, ou no twitter, sendo pra mim, ou não, elas acabam me dando sono... rs

    E, por outro lado, sempre há os paranoicos que JURAM que todas as indiretas que eles leem são pra eles.

    Acho que é uma questão de carapuça. se serve, a maioria veste. rs

    Beijão!

    ResponderExcluir
  21. Dama,
    Face é a maior central de fofoca que eu conheço, acho chaterrimo! Tenho um, uso por causa de trabalho, não posto nada e quase não respondo. Concodo com você, a vantagem da internet é que podemos desligá-la quando queremos e ir fazer outra coisa.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  22. Você disse tudo...e como ando em uma fase delicada emocionalmente seleciono o que gosto de ler.

    Até nos blogs sinto uma certa disputa, mas tô na minha, o que mais quero é ser feliz do meu jeito.

    Bjs *.*

    ResponderExcluir
  23. Só tenho um comentário a fazer: detesto indiretas. Não jogo indiretas para ng. Quando algo me incomoda, chateia ou magoa procuro conversar com a pessoa. E o mínimo que eu esperava era que agissem assim comigo. Agora não joga indireta pra mim não! rs. Como pra meio entendedor meia palavra basta eu escracho mesmo com 1.000 delas, pra não ficar a dúvida de que deixei bem claro o que pensava e sentia, kakaka. O facebook e a internet como um todo deveria ser um meio, um canal mais bem utilizado, já que possui tanta riqueza de informação. Já o blog, sempre achei que vc apenas expressa opinião sua, concorde ou não quem quiser. Mas, mesmo que fosse indireta. O blog é seu e ng é obrigado a ler se não quiser. Diferente de páginas de relacionamentos que as pessoas são obrigadas a ler um monte de post e de frases ofensivas, de ataques e sem nem entender o porque. Se eu fosse advinha, já estava rica. Não ia perder tempo adivinhando o pensamento dos outros, ia direto na Mega Sena rs. :)

    Beijokas

    ResponderExcluir
  24. me idendifiquei bastante com esse post, principalmente sobre a diferenca entre indireta e inspiracao; as vezes alguem pode nos dizer algo q nao gostamos, e algumas pessoas revidam imediatamente e/ou mandam indiretas, ao passo q outras, entre as quais eu me incluo, nao gostam de revidar e demonstrar, atraves de uma atitude defensiva, q se sentiu atacado, o q talvez seja suficiente para o nosso "adversario" se sentir vitorioso. Acontece q, se nao revidamos, parece q algo fica remoendo dentro da gente, e e ai q falar de uma maneira geral - o q e bem diferente de dar indiretas - pode ser uma boa, assim passamos de questoes pessoais para a discussao de ideias ou mesmo de questoes pessoais para questoes de utilidade publica.

    ResponderExcluir
  25. só te digo uma coisa q aprendi com a VIDA ... VIVER é relaxar e gozar ... a VIDA de preferência ... rs

    bjão

    ResponderExcluir
  26. Pois é. Esse lance de troca de indiretas é cansativo demais. Jogar uma indireta ou outra é normal, mas fazer disso um estilo de vida é duro de engolir. Gente que manda uma indireta e a outra responde, então ela revida de novo e assim fica nessa briguinha idiota. É ridículo. Tão melhor falar abertamente, não é?
    Enfim, ô povo louco!

    Adorei o post. ;)

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  27. Não sei quem tu és mais isso descreveu 100 % daquilo que estou a passar agora desde que entrei para a faculdade as minhas colegas principalmente as proximas que se fingem de "amiguinhas" passam a vida a mandarme recadinhos pelo face em jeito de indirecta de forma a humilharem-me pq o pessoal da turma sabe que é para mim, isto porque eu nao tenho paciencia para gente falsa que vive falando mal de todas as pessoas a volta por simples inveja ou por simples nao ter tema de conversa nao criatividade para fazer assunto e entao atacam os outros, obvio que as minhas interacções com essas pessoas sao minimas quanto mais as evito mais me atacam! Mas fiz exactamente isso que tu falaste no posto afastei-me do face dou um tempo, nunca respondi a nenhuma indirecta a nao ser de forma bem directa e recebi exactamente isso que tu escreveste como se eu tivesse a mania da paranoide. Eu penso assim quem manda indirecta pelo faceboo é porque ainda é uma pessoa demasiado imatura para tentar resolver qualquer problema interpessoal, alem de ser imatura exige grande atençao por parte dos outros que é o que as indirectas dão é atençao é show bussiness e quem as lanças tem o resto dos amiguinhos a apoiarem! Enfim Valeu pela critica adorei este texto

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html