domingo, 30 de setembro de 2012

Não sou saudosista, mas sinto saudades do que eu era...

Quem me conhece sabe que sou quase nada saudosista. Só não arrisco dizer nada saudosista, porque uma coisa ou outra me remete a um passado que gosto. Como dia desses que estava lendo os comentários do meu blog e me lembrando do meu primeiro blog em 2003. Naquela época ter 10 comentários num post era ser mega comentado, com a diferença que as poucas pessoas que comentavam tinha um envolvimento maior com o blogueiro. Talvez pela coisa da internet não ter o tamanho que tem hoje, a conversa era com pouca gente e mais aprofundada, pelo menos é a  impressão que tenho.

Lembro que as poucas pessoas que me comentavam, com todas tinha uma amizade virtual boa. E essa amizade acabou virando amizade real mesmo. A gente se encontrou, fizemos um grupo, uma turma gostosa, que me rendeu algumas viagens e que me trouxe muitas alegrias. Talvez tenha saudades do que eu era naquela época. Ainda não era tão defendida e desconfiada como sou hoje em dia, ainda mergulhava de cabeça nas relações, fossem elas de amizade ou romântica.

Nessa mesma época surgiu uma grande paixão na minha vida. Posso dizer que a última com aquela intensidade toda que foi. Então a gente quando sente saudades, a gente não sente saudades de como as coisas eram, a gente sente saudade mesmo do que a gente era, de como a gente se sentia! Como hoje em dia me considero mais centrada que antes em quase tudo, talvez daí venha esse meu pouco saudosismo. Não acho que épocas passadas sejam melhores do que a minha época atual, mas sinto saudade da intensidade que minha alma possuía, que fazia com que estreitasse laços de amizade com mais facilidade, que fazia com que vivesse mais emoções boas, mesmo que pagando o preço de ter um monte de decepções.

Às vezes me pergunto onde foi parar toda aquela minha emoção a flor da pele. Onde foi que perdi essa capacidade de me encantar facilmente? Claro que ser racional é bom, traz uma proteção grande, é confortável, mas um pouco de loucura apimenta a vida. Lembro que antes quando me sentia entediada, pensava numa nova loucura e normalmente aprontava alguma. Hoje em dia quando estou entediada, vou ver um filme... rs.

A gente paga um preço por amadurecer. E como se algo esfriasse dentro da gente e não sabemos identificar muito bem o que aconteceu. É certo que muitas pessoas envelhecem insanas, com a emoção a flor da pele. Eu não queria ter continuado assim, acho que quando era assim, sofria demais também, talvez até sofresse mais do que me deliciasse. Mas tinha o lado bom da coisa. E esse lado me dá saudades! Saudades do que fui e não sei mais como ser de novo.

27 comentários:

  1. Todo mundo é saudosista, a não ser que esteja nascendo agora, basta ter memória.
    Ficamos mais racionalistas por uma mudança biológica, necessidade de adaptação ao meio social, os animais, as plantas precisam mudar para sobreviver.
    As perdas que sofremos pela vida nos deixam mais amargos, por isso é normal que a emoção à flor da pele passe antes por um filtro pra chegar até a pele.
    Eu tenho saudade de minha mãe, dos amigos loucos que morreram cedo e até de mim mesmo.

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Qta sensibilidade e transparencia... parabens!

    ResponderExcluir
  3. Nossa...é incrível como somos parecidas!
    Eu também sinto exatamente isso. Não gostaria de forma alguma de voltar no tempo, mas sinto saudades de quem eu era. De algumas coisas sabe? Justamente dessa energia para espantar o tédio. Outro dia estava tentando lembrar de como eu me vestia, de perfumes que usava, de revistas que lia... Acho que na verdade tentava descobrir o que me influenciava, me inspirava e contribuía para que eu fosse daquela forma.
    Hoje sou assim também, me sinto adolescente por dentro, mas sou comedida nas minhas atitudes.
    Isso é amadurecimento né? Não deixo de sentir as coisas, mas sei me colocar no meu lugar.
    Conservo poucas amizades daquela época,e hoje tenho certa resistência para conhecer pessoas novas. Eu tenho um círculo bem fechado de amigos. Fiquei desconfiada, endurecida.
    Aqui na blogosfera eu até me abro mais. As pessoas estão longe, não podem me prejudicar. Os comentários são moderados, eu me previno como posso e por isso me sinto mais segura e confortável para conversar e "me expor" dentro da minha zona de conforto.
    Eu te entendo perfeitamente. rs
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Nós estamos sempre mudando, acho natural ter saudade do que já fomos. Isso nos mostra um pouco de como crescemos e nos lembra das dificuldades, que na época pareciam insuperáveis, que superamos. Acho que a saudade nos mostra que estamos vivendo. Seria triste olhar pra trás e ver que continuamos exatamente iguais, fazendo e sentindo as mesmas coisas, né?

    Como sempre, belo texto!

    ResponderExcluir
  5. Não tenho saudade do que eu era. Tenho saudade da minha saudosa mãe. Por incrível que pareça, tenho saudade da LL, do tempo que a gente se entendia. E ela foi a única pessoa do mundo, a qual briguei, xinguei, fui xingado, e gostei, gosto da sua pessoa, sinto sua falta.

    Não sinto saudade de outras pessoas. Tudo foi muito fugaz e até falso em minha vida.

    Porém, costumo escutar os velhos discos de rock, dos anos 70, com uma espécie de saudosismo. No auge da carreira, os roqueiros , para o nosso deleite, gravavam discos anualmente. Hoje, uns estão mortos, outros aposentaram, e uns poucos gravam discos, de 10 em 10 anos(rs), sem o mesmo pique, sem a mesma criatividade, envelheceram...

    Meu mundo está cinza...e oco.

    ResponderExcluir
  6. Recordar é viver! Eu gosto. Por isso guardo fotografias. :)

    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Eu estava pensando nisso um tempo desses, mas estou retornando algumas atividades que me faziam bem naquela época e que continua me fazendo bem, aquelas coisas de adolescente que a gente acha que já é bem adulto pra faze novamente, elas sim estou retornando, mas a racionalidade é bom, me faz quebrar menos a cara e aproveitar mais o momento.

    ResponderExcluir
  8. Acho que tudo tem seu tempo. O passar dos anos nos traz amadurecimento e isso faz com que fiquemos mais serenos, quietos e, como você mesma disse, cinéfilos. Também já fiz minhas loucuras. Como moro no interior de São Paulo, cada ida ao litoral era um baita acontecimento. Combinávamos uma viagem mal planejada, com estadia num lugar bem desconfortável e pegávamos estrada. O importante era chegar lá, custasse o que custasse. Resultado: cansaço, insolação e quase nada de dinheiro no bolso. Legal, acumulei histórias. Mas hoje não faria isso de novo nem morto.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Acho q isto é bom ... eu não troco minha tranquilidade madura pela emoção à flor da pele de minha juventude por nada ... penso assim e estou bem assim ...

    ResponderExcluir
  10. Putz Dama, é bem por aí... talvez eu tbém não sinta saudades do que foi, mas do que eu era. Da adrenalina, do gás, da ingenuidade, dos espantos e do primeiro olhar em tudo. É pelo meu pensamento lá no Café e papo e pleo teu acho que a sintonia rola mesmo... Penso por aí! Bjão querida!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu andei meio saudosista também... pensando em alguns caminhos que eu podia ter seguido e não segui. Em fim... isso faz muito mal. Você fica impotente, porque o passado não volta. Então eu decidi que o que eu tenho é o agora e é nele que eu tenho que focar. Acho que não tem muito há ver com o que você disse... mas... eu lembrei disso quando li. kkkkkkkkkkkkkk

    Beijozzz

    ResponderExcluir
  12. Não é só vc, querida. A maioria das pessoas estão mais " na delas ". A não ser gente " dada " ... rs

    ResponderExcluir
  13. Poxa, Dama, realmente não fico legal sabendo que você não está "em paz" com sua maturidade, mas acho que isso é porque você teve uma vida muito intensa, e por isso está demorando a se acostumar com a calmaria. Acho que essa é a maior característica da maturidade: a serenidade e o equilíbrio.
    É bom viver com emoções a flor da pele, mas também faz muito mal. Mas quem disse que você está fadada à decadência e à insensibilidade? Nós também podemos "caçar" esses sentimentos, mesmo não podendo voltar à épocas passadas.

    Como um amigo, desejo que você passe a ter mais emoções positivas em sua vida. Uma dica: tente ler o livro "O Aleph", de Paulo Coelho. Talvez através dele você seja melhor orientada a como "achar" essas emoções, sem no entanto, precisar voltar a ser imatura.

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  14. Realmente, amadurecer custa cao ao coração...

    ResponderExcluir
  15. Eu não sinto a mínima saudade do que eu era antes. Emadurecer me fez sofrer tb e hj sou muito melhor! Acho que vc deve procurar os pontos positivos dessa transição toda, só assim aprenderá algo valido e se sentira melhor hoje!
    Espero que consiga, vc é muito gente boa! Bjs

    ResponderExcluir
  16. Qdo a gente fica mais velho a gente tem mais coisas para perder... acho que é isso. Entao, logo ficamos mais "tradicionais".

    Mas estas suas saidas do tedio devem dar uns posts bacanas!

    Posta ai Dama! :)

    ResponderExcluir
  17. Tenho blogue desde 2002, e agora eu percebo que comentam bem menos, devem ter migrado para o feicebuque, certamente. Por enquanto tenho saudade apenas do que não fui.

    ResponderExcluir
  18. Eu sou saudosista sim. Não o tempo todo. Mas às vezes, um lugar, um cheiro, uma roupa, uma foto, uma palavra é capaz de me fazer ficar horas em algum lugar da minha mente lembrando, sonhando... Mas, tb aprendi que embora sinta saudade de momentos, de pessoas, de uma época e até de mim mesma anteriormente, antes das transformações opcionais ou impostas, saudades não são para serem vividas o tempo todo. Senão a gente deixa de viver no presente para viver no passado. E deixamos de aproveitar e ver coisas muito legais tb no hoje. Que amanhã se tornaram saudade. Mas se passar despercebido...

    Mas, assim como vc, tenho dessas, rs.
    E gosto de ser assim...

    Bjokas!

    ResponderExcluir
  19. Acho que essa sensação é bem normal. Parece que as coisas ficam mais mornas com o passar do tempo. A gente fica esperando algo nos empolgar, às vezes acontece, mas é um sentimento mais ameno. Pode ser também uma questão de ponto de vista: exatamente por já termos vivido outras experiências, nada é assim tão novo, tão desafiador ou surpreendente. Acredito que vc ainda deva ter muito dessa pessoa de quem sente saudades - você mesma há alguns anos. Só o "fato gerador" é que muda. Empolga-se menos por ter vivido mais.

    ResponderExcluir
  20. Eu fico aqui pensando: Se você sente saudade daquilo que você era antes isso só representa que foram momentos bons.

    Eu só fui perceber que tive momentos bons na faculdade depois que terminei o curso. Saudade do que a gente foi ou do que fez imagino só indicam que aquilo era bom.

    Penso também que somos incapazes de perceber, enquanto estamos vivendo o momento, que algo de bom está acontecendo ali.

    Penso também que não seja "um tentar resgatar o passado" o que precisamos; mas saber reconhecer e mesmo diante das dificuldades as coisas boas que estão acontecendo.

    E vou te dizer com sinceridade, eu que era absurdamente emotiva e tal e fui aprendendo a ser mais racional e menos pegajosa; sofri um horror com toda essa minha emoão a flor da pele.
    Cada palavra de alguém que eu gostasse muito e por mais simples que fosse, se dita a mim de uma maneira que eu entendesse como uma ofensa, era como um punhal que me cravavam no peito. Então eu vivia assim; Sempre dependendo do que os outros iam falar para ficar bem ou mal. Sofri um horror com essa emoção a flor da pele.

    Não acho ruím ser mais racional pois você não perde a sensibilidade. Ruim mesmo é ser emotiva demais. Aí a pessoa se auto-destrói. E fica como uma casa de portas abertas onde todos entram e fazem o que querem.

    Cris, no meu cotidiano, estou treinando é como ser mais observadora, pois minha timidez ( isso acontece ) me levava a falar sem parar coisas que nem me perguntavam.

    Lá no diário nos conversamos sobre nossas histórias de vida e sobre uma estar indo na contramão da outra.

    Penso que devemos nunca chegar no extremo. Procurar a mediedade das coisas em nossos hábitos e atitudes.

    O relacionamento humano é bastante complicado e quando nos entregamos devemos estar sempre conscientes dos riscos que corremos. Só nos decepcionamos quando nos entregamos sem estarmos conscientes dos riscos de uma entrega seja em qual lugar for.

    Finalmente e para acabar o testamento ( não aprendi a sintetizar meu pensamento ) acredito que você possa ainda viver não o que foi antes, mas melhor ( com mais gosto ) o que você é hoje.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Se a saudade é um sentimento passageiro que às vezes no toca e nos transporta para um lugar onde fomos feliz, tudo bem!! Mas se resignar a querer permanecer na saudade, não é legal! Essa atitude mutila o presente e só provoca depressão. Beijus,

    ResponderExcluir
  22. Estava lendo o comentário da Iza e ela dizendo que foi sentir saudades da faculdade só depois que o curso terminou. Olha o perigo! Acontece que o nosso cérebro nos prega peças e conforme vamos nos distanciando de uma saudade, ela vai se tornando um tanto melhor e o que nos fez não vivê-la no momento, talvez um acontecimento ruim ou a soma deles, pois o cotidiano não é fácil - tende a ser esquecido.

    ResponderExcluir
  23. Eu li o início desse post e me identifiquei com a fase pela qual passo - inclusive na blogsfera. Na minha lista de parceiros blogueiros, a maioria nem posta mais nada com regularidade.

    Acho que está na hora de tecer novas relações. Como diriam os tribalhistas: "sou saudosista do futuro"

    Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Você melhor que ninguém conhece meu lado passional né? Ele é latente ainda. Mas eu também sinto uma certa saudades da ingenuidade que tive um dia. Bjo!

    ResponderExcluir
  25. Eu curto sempre seus Posts e confesso que me sinto assim muitas vezes.
    Não saudade de tudo aquilo mas saudade de como eu era.
    Mas quando caio em mim volto para realidade e gosto muito mais do que sou hoje, mais seletiva, poucos amigos mas os que tenho, de tamanha importância que ainda me pego viajando e recebendo eles fazendo loucuras em nome dessa amizade e dessa fome de viver coisas novas .

    ResponderExcluir
  26. tudo passa e nada se perde. Se transforma.

    ResponderExcluir

  27. Li no blog da Cristina, a mesma coisa.

    Sinceridade, o tempo passa e isso parece se tornar muito comum para algumas mulheres. Pena não temos o mesmo avatar que os homens...

    Infelizmente, não há respostas!!! Resta esperar que um próximo solavanco aqueça seu coração.

    Torço por isso!!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html