domingo, 23 de setembro de 2012

Futilidade é algo que pertence somente às mulheres?


Quando se juntam algumas mulheres para falar de cabelo, moda, unha e etc, se tiver homem por perto vai logo dizer: "- Quanta futilidade.". Admito que tem mulheres que SÓ falam disso, mas falar sobre isso também é necessário para o mundo feminino. Caso contrário os homens teriam mulheres peludas, cascudas, desgrenhadas. Faz parte do universo feminino pensar nesse tipo de coisa. Agora interessante mesmo é que os homens também tem suas futilidades, e é bem menos comum eles serem acusados de fúteis, pelo simples motivo de que vivendo em uma sociedade predominantemente machista, até as futilidades masculinas são tidas como coisas importantes.

Temos como exemplo de futilidade masculina, e é um grande exemplo,  o futebol. Sinceramente, quantos homens passam a maior parte do dia falando, pensando, comendo, vestindo futebol? E não são poucos, muitos homens vivem para pensar em futebol e ninguém vai me convencer de que futebol é algo importante, essencial na vida de alguém que não trabalhe com esse esporte. Futebol é paixão, é diversão e assim deveria ser encarado, como momento de lazer, mas não é o que acontece. Percebo muitos homens do meu convívio, que estão adoecidos pelo futebol, de uma maneira que sinto tristeza mesmo.

O futebol é importante de verdade, para quem vive dele, para os patrocinadores, jogadores, profissionais da área e para os clubes. Alguém vai querer me convencer que, para população em geral, futebol é mais importante que novela? Para mim os dois estão no mesmo patamar, e não vejo tantas mulheres adoecidas por novela quanto vejo homens fanáticos por futebol.

Então sinceramente me digam. Só as mulheres tem futilidades? Claro que não. A questão é que as futilidades femininas são tidas como menores, aliás como tudo que pertence ao universo feminino. Parece que tudo que interessa mais às mulheres, é pequeno é sem importância. E tudo que interessa mais aos homens, é algo que tem que ser respeitado. Sinceramente eu não tenho a menor paciência para essa desvalorização em cima da mulher.

Óbvio que quando digo futilidades, não me refiro somente a esses assuntos abordados no post, mas todos os assuntos que não trazem um acréscimo importante para sua vida. E também não estou dizendo que futebol é algo que deva ser desprezado, ou que seja uma paixão exclusivamente masculina, eu até gosto, tenho meu time, vejo jogos e torço, mas acabou a partida,  sigo minha vida sem pensar naquilo. Assim como gosto de saber sobre xampus, cremes, esmaltes e moda e nem por isso vou viver para isso, apenas reservo momentos do meu tempo para pensar nisso. Sei que existem mulheres doentes por moda e beleza, do mesmo jeitinho que tem homens doentes por futebol. Apenas fico P da vida quando só as mulheres são acusadas de fúteis.

A pessoa fútil, seja ela homem ou mulher, me causa angústia. Sinto tanta agonia com o professor da minha academia que fala o tempo todo do Flamengo, quanto com a estagiária do meu trabalho que só fala em comprar roupa e sapato. Acho que o ser humano tem um potencial incrível para ser desperdiçado com apenas dois ou três assuntos. Podemos pensar um pouco sobre  tudo, só assim a gente vai aproveitar essa passagem aqui pela vida. É questionando e  analisando que vamos chegar a conclusões, se ficamos perdidos em um só pensamento, estamos desperdiçando possibilidade de aproveitar o que a vida tem de melhor que é o experimentar, vivenciar.

20 comentários:

  1. So acho engraçado as mulheres quererem forçar a barra na Copa do Mundo, querendo mostrar que entendem de futebol... rs. Na verdade o futebol eh uma das poucas diversões gratuitas que temos neste país de m...

    Bjs, Dama.

    ResponderExcluir
  2. "Tudo é vaidade". Tudo é futilidade. Futilidade faz parte da condição humana; homens e mulheres estão no mesmo nível, no tocante á futilidades, assim como futebol e novela, eu penso.

    "Como é que eu posso ler, se não consigo concentrar minha atenção, se o que me preocupa , no banheiro ou no trabalho, é a Seleção"(Raul Seixas).

    ResponderExcluir
  3. acho que falar de amenidades faz parte do dia a dia, é uma maneira leve de se expressar e às vezes pode ser uma forma de se proteger: fala-se de maquiagem para evitar-se falar sobre coisas que não se quer dizer.
    no entanto, falar SÓ futilidades é porque a pessoa é vazia mesmo, sem conteúdo, com a cabecinha oca... aí é bem chato. A conversa fica esvaziada de sentido e dá aquela sensação (certeza) de que não está acrescentando em nada.

    ResponderExcluir
  4. Acho que todo mundo tem sua futilidade, homens, mulheres, nerds. Concordo amplamente que futebol é uma futilidade gigante e que nossa sociedade é ultra machista, coisa de homem é importante, coisa de mulher é de segunda classe.

    Mas vá!!! No que futebol colabora para o bem da nação??? Se brincar nossa novela (tá me rendi, meu pai assiste tanto que virei novelera também Dama, me rendo essa coisa é viciante) é mais útil que o futebol, nunca ouvir falar de futebol que ajudou mulher que apanha a deixar marido ou estimulou alguma pessoa a dar virada na vida, já novelas...

    Enfim, onde assino em baixo desse post ein?!?!?

    ResponderExcluir
  5. Confesso que sou uma dessas pessoas que falam bastante sobre futebol. Principalmente no trabalho, onde há número muito pequeno de colegas que compartilham meu gosto sobre literatura, histórias em quadrinhos, música e cinema. Na faculdade, onde há muitss pessoas que gostam desses assuntos últimos, o futebol também acaba voltando à tona.
    Enfim, é o ópio do povo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Futilidade é o que mantém o capitalismo, é uma doença mundial sem fronteiras nem sexo.
    Compra-se tudo o que se precisa, às vezes mais o que não se precisa.
    Futebol, novela, religião são futilidades, besteiras do cotidiano, pelo qual as pessoas se matam ou ficam preocupadas com o destino de personagens fictícios, que nem sabem que elas existem por não existirem também.

    beijo

    ResponderExcluir
  7. Ai menina, tem horas que eu me sinto um ET!
    Eu não sei falar sobre essas coisas de meninas. Esse final de semana fui a um casamento com uma grande amiga, mas não consigo entender como somos amigas. Ela só fala de marcas de sapatos, bolsas, grifes, e eu... boio. Ela tava falando que o lenço dela era uma tal de pashmina e eu com aquela cara de paisagem. Ai ela olhou para mim e disse: Do que vc chamaria isso? E eu respondi: Lenço. hahahahahahahaha Ela quase me matou.
    Eu tb sinto angustia com pessoas assim!
    Tô tão feliz de vc voltar a escrever!!! Vc nem imagina o qto.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi Dama!

    Bom te ver de novo!
    Hahaha, vendo o primeiro comentário ei tive que rir...é que eu curto futebol (mas não fico assistindo sempre)e até que entendo...dá para levar um papo com o namorado. rsrsrs Que, alías, gosta dos meus comentários.
    Já essas futilidades (Femininas) considero necessárias, mas conteúdo é sempre importante, não dá para ficar só nisso.

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  9. Acho que essas futilidade sao importantes para a qualidade de vida. Mas homens tem futilidade iguais as das mulheres. Cabelo, unha e por aí vai. É só olharmos direito, eles estao mudando... hehehe

    ResponderExcluir
  10. Pessoas que monoassuntos sao chatas... pq um assunto nao encaixa para todas as situacoes.

    :/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Fiquei tão feliz quando vi que está de volta!
    Eu me identifico muito com você. No seu post anterior eu me vi falando. Não tiraria nenhuma palavra. Eu também me sinto assim, eu também passo por isso. Sofro hoje por atitudes passadas, me arrependo de muitas coisas muitas! E o problema é que eu não consigo me perdoar por elas, daí a minha auto-sabotagem na alimentação.
    É a única explicação que consegui encontrar depois de muito pensar.
    O seu depoimento me ajudou muito de verdade.
    É fato que depois dos 30 o metabolismo já não é o mesmo e comer levianamente tem seu preço.
    Eu não tenho condições de frequentar uma academia agora, mas farei o que puder em casa.
    Muito obrigada por tudo!
    Um abração!

    ResponderExcluir
  12. Concordo, Dama. Todos temos nossas futilidades.
    Mas, preciso confessar, eu não tenho paciência para muitas coisinhas femininas. Eu realmente não consigo me empolgar quando, numa rodinha de mulheres, começam a falar de assuntos como moda, beleza, etc. Eu me cuido, claro, mas não posso dizer que sou vaidosa, muito menos que gosto de ir ao salão de beleza. Visto-me bem, claro, gosto de brincos, anéis, relógios. Porém, não passo horas e horas indecisa sobre qual usar. Eu quase sempre gosto das coisas que compro, então qualquer acessório serve na hora da escolha. Não uso maquiagem, porque acho que vai me deixar mais feia do que eu já sou. Acho que fico parecendo uma palhaça quando uso maquiagem, hahahaha. Enfim... eu sou uma mulher SINGULAR. =P

    Adorei o post!

    :*

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  13. Oi, Dama

    Fiquei feliz com a sua visita lá no meu cantinho...ao meu ver pessoas que são fúteis são pobre de espirito, as vezes tenho que ficar ouvindo certas coisas que a mim não vai agregar nada...mas e o social ou o tal do network.

    Enfim de vez em quando falar sobre futilidades tudo bem, mas sempre, ninguém merece.

    Uma semana de luz.

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olha Dama, vou te dizer que não tenho essas coisas que são comuns a maioria das mulheres que é falar de produtos de beleza, unhas, cabelos, roupas delas e das outras ou coisas de cozinha. Não gosto nem de grupos de fofoca. E se tenho que comentar algo comento com quem confio demais.

    Quanto a jogo de futebol, como marido é mais ligado a coisas do campo e não tem interesse por futebol, também é algo que não faz parte do meu convívio.

    Na Escola acompanho de longe todas essas futilidades e gritinhos de êxtase quando aparece alguém vendendo algum acessório.

    E eu sou bem feminina, mas sou feminina no estilo selvagem mesmo, pois nem uso maquiagem.

    Muitas vezes me sinto um ET. ( risos )

    Uma vez, quando tive aquele negócio que tu sabe, entrei num grupo no Facebook de mulheres que tinham tido o mesmo negócio que eu tive. Foi um horror: Todo mundo chorando por causa dos cabelos e eu careca da silva não entendendo porque elas achavam que perder cabelos era pior do que ter aquilo. Depois elas choravam porque perderam o seio ( mas iam reconstruir ) e não queriam ter perdido e eu pensando no motivo pelo qual elas queriam ficar com um seio que já não prestava mais.

    Foi a primeira vez que entrei num grupo e me dei mal porque ia interagir e todas me cortavam.

    Tinha outras futilidades também e eu nunca mais aparecei por lá. Foi a pior das futilidades que presenciei e no mundo virtual porque no cotidiano eu fujo das pessoas fúteis e com pensamentos lineares.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. a futilidade atinge ambos os sexos, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  16. Acho que nao sou uma mulherzinha tipica, sabe Dama? É que nao dou mt trela e atencao pra certas coisas que pra mt mulher parece altamente essencial.Sou mt basica, digamos assim...
    mas é fato que os homens gostam de nos chamar de futeis, e isso claro que descamba em machismo.

    Mas eles tem sim suas futilidades, meu, tu ja viu homem conversando? sai tanta merda que dá dó :-/

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Estou visitando seu blog através de outro que visitei. Quanto ao texto, voce tem razão, existe uma diferença enorme entre homens e mulheres.

    Homens são MENOS INTELIGENTES, mulheres SÃO COMPETENTES, em todas as suas atribuições, somos unidas, na saude e na doença, sempre nos respeitando não importa a cor dos cabelos.

    Já reparou como tem homens vulgares, vazios, orgulhosos, egoistas, e avarentos?

    Tive um marido avarento, teve a coragem de negar na justiça a nossa união estavel como marido e mulher para não ter que fazer a divisão de bens.

    Disse: Ela foi apenas a minha namorada.

    PORRA! Eu fiquei namorando 18 anos um cara que eu respeitei e tratei como marido, e o desgraçado me escandalizou na justiça: é um burro!

    Agora essa divisão de bens vai sair bem mais caro, afinal sustentar uma namorada (vagabunda?) durante 18 anos, sai muito caro, e eu tenho nível superior. Se não bastasse um, tenho dois.

    Essa é a diferença!!

    sonia.

    ResponderExcluir
  18. Ai, gente... esses comentários estão um show a parte, né, Cris?! ahahah!

    Eu acho que, com certeza, os homens são muuito mais fúteis que as mulheres, porque falar de beleza, é uma coisa que vai acrescentar à aparência de vocês, agora falar de futebol não acrescenta porras na vida de um homem. aliás, minto... acrescenta sim: uma pança por ficar tomando cerveja sentado e cultivando o sedentarismo...rss

    Como sempre, muito sensata em suas opiniões. Concordo com cada parágrafo. Tudo tem seu momento, né, pena que muitos não sabem dividi-los entre a futilidade e a utilidade. Beijão!

    ResponderExcluir
  19. Nossa, faz tempo que eu não comento aqui... talvez por isso saia um pouco grande

    Sobre as duas futilidades mencionadas, eu me sinto pouco à vontade, pois, com certeza eu já devo ter feito algum tipo de comentário que possa ter deixado alguma mulher chateada. Até porque amo futebol e odeio novela com todas as minhas forças. Acho que a cultura brasileira chegou ao fundo do poço com "Avenida Brasil". Como estudante de História, ainda dou uma olhadinha na das seis, que tem uma trilha sonora belíssima.

    Também tenho muita dificuldade em aceitar nas pessoas a preocupação com a vaidade física, sejam homens ou mulheres. Lamento profundamente que as academias e salões de beleza sejam mais frequentados que as bibliotecas. Algumas das pessoas mais interessantes que conheci tinham zero de preocupação com isso, e com elas eu dividi mesas de bar e discussões infindáveis. Em consequência, temos todos respeitáveis barrigas de chope e é com tristeza que eu vejo as mulheres se incomodarem com isso e perderem a companhia de gente culta, inteligente e de ótimo papo. Para depois reclamarem por aí que não tem homem que preste.

    O que eu posso dizer em defesa do futebol é que ele, dentro das quatro linhas, é apenas um esporte popular entre muitos e pode ser tratado, sim como uma futilidade. Mas alguns grandes autores defendem que vários aspectos da vida cotidiana são retratados nele e por isso ele se torna algo de vital importância. Tem um livro de um jornalista norte-americano chamado Franklin Foer intitulado "Como o futebol explica o mundo" que demonstra como algumas rivalidades raciais, políticas e religiosas se traduziram em rivalidades futebolísticas. Como os católicos e protestantes na Irlanda que se agrupam em torno do Celtic e do Glasgow Rangers. Ou os defensores e opositores da ditadura franquista na Espanha, origem da rivalidade Barcelona x Real Madrid. Pra essa galera, futebol é vida ou morte, às vezes literalmente.

    Acho que é necessário o respeito com as convicções alheias e a tolerância para entender que (um pouquinho de) futilidade não mata ninguém.

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Falar de coisas sérias e futilidades, acho realmente saudável!

    O que seria do mundo se só conversássemos sobre economia, inflação, religião, política e tudo que fosse relacionado???

    Ah não dá!

    A mesma coisa, digo para aqueles seres que não tem nada no cérebro e não sabem puxar um assunto interessante.

    Se cansa? É um tormento...

    Há a necessidade de um equilíbrio entre as partes, quase em todas as coisas, diga-se de passagem!!!

    Please!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html