domingo, 16 de setembro de 2012

Arrependimentos...


Acho o arrepedimento um sentimento terrível, que corrói a gente por dentro de maneira silenciosa. Muitos dizem por aí que é pior se arrepender do que não fez. Acho que minha experiência de vida diz o contrário, que é pior se arrepender do que se fez e deu super errado.

No meu momento de vida, ando passando por algo assim, algo que escolhi fazer e que deu super errado e que trouxe consequências para minha vida em todos os níveis. O chato disso é que aquilo que queria evitar, foi exatamente o que provoquei com a minha atitude. Então você saber que precipitou o inferno para sua vida, um inferno que poderia não vir se tu tivesse ficado paradinho, apenas não tivesse agido. A dor de saber disso é algo que machuca demais. E é algo assim que não dá pra sair dividindo com os outros, porque até falar sobre isso machuca.

Eu peco demais pelo excesso de atitudes. Várias vezes na minha vida eu sofri com grandes arrependimentos por conta de atitudes precipitadas. Muitas vezes queria ser mais acomodada em certas circunstâncias, ficar esperando mais a vida se resolver. Mas daí também se nos acomodamos demais caímos no extremo oposto, que é se arrepender das oportunidades perdidas.

Me arrepender pelo que não fiz é algo que aconteceu pouco na minha vida. Até porque minha vida não foi cheia de chances maravilhosas, tudo sempre foi muito batalhado. As poucas chances assim caídas do céu que tive, normalmente foram chances mesmo de luta por algo. Acho mesmo que esse é um traço de vida da maioria das pessoas, poucos são os privilegiados em que a vida traz tudo de bandeja.

Acho que minha tendência agora é pensar bem antes de agir, parar para analisar os prós e contras, mas mesmo assim admito que quando coloco algo na cabeça, geralmente preciso tentar aquilo, é algo quase compulsivo.

Ao final acho que o mundo meio que se divide entre os que se arrependem mais do que fez e os que se arrependem do que não fez. Resta saber qual tipo de pessoa você é para poder trabalhar isso.

22 comentários:

  1. Interessante, certos machões de plantão, dizem que homem que é homem, não se arrepende do que fez. Então, não sou homem, pois já me arrependi muito do que fiz(na verdade, não sou homem-basta olhar na minha foto, em meu perfil, para confirmar-rs). No entanto, me arrependi mais pelo que não fiz. Me arrependo até mesmo de não ter dado respostas mal criadas, em quem merecia ouvi-las. E até mesmo de não ter partido para agressões físicas, quando determinadas pessoas(do sexo masculino, apenas), mereciam, ao menos, levar um soco. Ignorância? Pode ser... afinal não sou humano, sou um animal, um jacaré.rs

    ResponderExcluir
  2. Eu sou o tipo que se arrepende do que fez... Tento trabalhar isso pensando que se não tivesse esse arrependimento teria outro e que a vida é assim mesmo, a gente as vezes se orgulha de algo as vezes se envergonha e outra se arrepende... Mas confesso que ando meio arrependida, especialmente em relação ao mestrado, vivo pensando que deveria ter feito outra coisa da vida e não essa... Mas quando a gente faz a escolha não tem arrependimento certo é preciso ir até o fim e ver no que vai dar.

    E sim, na minha vida também, tudo é muito baseado no esforço, mesmo esse mestrado não caiu do céu, tive que batalhar por ele a cada faze... E as vezes penso que foi uma das batalhas mais inuteis que travei na vida!!!

    Aiiii... Dama, eu to uma crise existencial pura ultimamente!!! Por fora paz por dentro tempestade, raios e trovões!!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo em parte com você. Isso acontece em nossas vidas. Muitas vezes tomamos atitudes precipitadas e logo nos arrependemos;mas aí a coisa já está feita e não tem como voltar atras. Mas isso também nos fortalece para continuar encarando a vida.

    Bj e boa sorte

    Deus é contigo!!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante mesmo!! Arrependimento é algo que todos temos. Eu já nem sei mais do que me arrependo, se é do que eu fiz ou do que deixei de fazer... Mas confesso que "deixar a vida me levar" tb nunca foi meu forte. Sempre preferi meter a cara e tentar resolver do meu jeito, e vamos ver no que vai dar... Mas já escutei muitos "conselhos" assim... "deixa q a vida sabe o q faz". O único mantra que eu recito, para não enlouquecer, diante dos meus atos, é: "tudo é um aprendizado", "valeu para aprender". Pena que poucas as vezes temos oportunidades de reviver a situação e fazer diferente!
    Mas quanto ao seu dilema... vida que segue, Dama! Se hoje está brabo, amanhã vc pode encontrar a solução! Descobrir a polvora!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa, sou novo por aqui, mas me identifiquei muito com o post.

    No meu caso não peco pela impulsividade, mas por não fazer, e acredite, é tão ruim quanto. Mas é tudo como você disse: vai do sujeito saber lidar com sua forma de enfrentar as coisas e tentar trabalhar isso pra que não cause muita frustração.

    É difícil, mas a gente com o tempo aprende... Nem que seja na marra. Adorei o texto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Já me arrependi mto de alguma coisa que fiz e saiu tudo errado.... e as consequencias são dolorosas Essa conversa de que se arrependa só do que não fez não se ''ajusta'' comigo.Há dois meses dei um telefonema a principio inocente , mas que desencadeou uma avalanche sobre minha vida ,e que ainda ando ''juntando os cacos '' rsrsrs , mas coragem pois tudo se acerta no final , bjs

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente só dá pra saber o resultado quando tentamos. Meio óbvio, mas é fato. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Eu também me arrependo de muitas atitudes que tomo, mas quando vejo estou fazendo novamente e me arrependendendo de novo.

    Um pouco do meu sentimento de culpa diante das coisas que fiz vem desse meu jeito de lamentar pelo que fiz e não gostaria de ter feito.

    Mas também tenho uma facilidade grande de esquecer e tem coisas que simplesmente deleto da minha memória ( jogo no inconsciente ) e não penso mais.

    Muitas vezes meus irmãos me fazem a pergunta assim: Te lembra quando tu?... E eu nem lembro de mais nada; de tanto que me esforçar para esquecer.

    Ultimamente tenho seguido em frente e sem lembrar passado. O pior é que esqueço mesmo das coisas e a ponto de não lembrar que aconteceu.

    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  9. Sou fatalista, se tem de acontecer que aconteça e pronto, melhor arrepender-se do que não fez.
    Ficar estagnado sem fazer nada é igual a nada, como tudo que se multiplica por zero.
    Pra frente é que se anda, deixa o barco andar, não me arrependo de nada.
    Se olhasse para trás teria de arrepender-me de milhões de escolhas, ou então arrepender-se de ter nascido, agora é tarde.

    beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi Dama, saudades dos teus posts.

    Enfim... arrependimento é uma coisa que está me martelando a muito tempo. As pessoas me dizem: Vc já fez, não tem jeito. Eu sei. Mas é tão difícil acalmar isso dentro da gente né.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. tenho uma amiga que diz: a gente poderia pecar pela omissão, mas a gente vive pecando pelo excesso.

    Estou nessa também.

    ResponderExcluir
  12. Dama, você voltou! Cheguei a pensar que não mais o faria. Bom ver você de volta..

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. No fim ou agora, é tudo isso que nos compõe.Nossos erros e acertos, nossas desilusões.
    Somos assim, uma imperfeição que se completa.Ao nos permitir falar ou escrever, crescemos.Beijo grande do amigo e leitor.:- BYJOTAN.

    ResponderExcluir
  14. O ideal é não nos arrependermos de nada, mas nessa vida a teoria é uma coisa, e a prática é outra, então... eu acho que o arrependimento faz parte do ser humano exatamente como temos outros sentimentos, acho normal. Só devemos evitar é viver num mar de arrependimentos, mas fora isso ele também serve para a nossa evolução como pessoas ou espíritos, parar quem acreditar. ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  15. Se arrepender é quase como perdoar. Mt pouca gente assume os dois. Eu me arrependo tbm de mts coisas Dama e vivo pedindo perdao e perdoando os outros, isso faz parte do nosso crescimento cara... é normal, é humano! O arrependimento vem qd eu penso que aquela minha atitude se viesse a tona um dia, poderia colocar minha imagem numa situacao nao mt agradável... entende? Nunca nada de grave, mas de qq maneira, sao coisas que doem na gente, dure o tempo que for.Tenho tres filhos, nao quero que eles me vejam de outra maneira que nao seja, como uma mae legal e amorosa... e nao aquela que ja fez um aborto, p ex.. entende?

    Uma coisa vc falou que mexeu comigo: vc disse que aquilo que vc menos queria, aconteceu com vc. Tem uma frase na Biblia que diz exatamente isso,aquilo que eu mais temia me aconteceu. Porque é sempre assim ne?
    Putz!

    Olha, "a felicidade bate na porta,mas nao gira a macaneta"! Ouvi essa frase bobinha hj. Isso era o que eu tinha pra te dizer depois que li teu comment. Dama, ser feliz é uma escolha pessoal e só vem com o passar do tempo, e no tempo certo. Vc tem que ter coragem e discernimento de assumir as tuas vontades, ver as tuas prioridades, tentar se ver livre do passado (resolvendo todas as questoes pendentes ou mandando tudo pra puta que pariu), é se ver hoje e aceitar o que vê. Nada adianta ficar procurando defeitos aqui ou ali. De nada adianta se agredir.

    E tentar levar a vida leve, o mais leve possível, parar de ser tao crítica, com o mundo e consigo mesma. Às vezes, ser feliz é se fazer de boba...

    :-)

    ResponderExcluir
  16. Arrependimentos não são bons. Nem do q fez, nem do q não fez. E é um sentimento terrível pq vc simplesmente não pode voltar atrás e consertar as coisas.
    Primeira vez aqui. Gostei.
    Beijos.

    http://mahjestic.com/blog

    ResponderExcluir
  17. Acho melhor se arrepender do que fez, desde que eu leve a vida de maneira responsável. Sair fazendo coisas impensadas irão fazer eu me arrepender de maneira ruim demais.
    Mas acredito que algumas escolhas ou fatos nao dependem de nós! Então tente se perdoar e siga em frente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi, Cris! Eba! Mais um texto daqueles! hahahaha

    Você disse uma coisa muito interessante e que também compactuo: é melhor arrepender-se de algo que não fez, do que de algo que não fez. Porque se a gente faz algo, a gente pode se arrepender não pelo fato em si, mas também pelas consequências e aspectos negativos dele. Mas arrepender-se de algo que não fez, é menos pior: a gente só se arrepende por causa da falta de atitude, mas as suposições do que teria acontecido se tivemos feito tal coisa, não passam de suposições.

    Em todos os casos, acho que tudo tem seu propósito e não vale a pena remoer nenhum arrependimento, e sim, tocar a vida em frente, na esperança de dias melhores que nos recompensem por todos esses arrependimentos.

    um beijo!

    ResponderExcluir
  19. Arrependimentos de coisas vividas ou não, que diferença faz? Por mais que queiramos sempre nos arrependeremos... E sofreremos porque temos de sofrer, eu acho. Somos sofredores natos!
    Beijo,

    ResponderExcluir
  20. Idem, idem , idem...
    Enquanto lia seu post, fui repassando na minha cabeça quantas coisas eu FIZ e me arrependi. Uma, em especial, que embora eu fosse muito jovem para ter noção das consequências, foi terminar um relacionamento com a pessoa que mais amei. E assim... sem motivo, fazer por fazer. Motivo tolo. Aí sim, fiquei anos pensando "e se..." se não tivesse feito isso.
    Hoje eu me policio para não agir impulsivamente. Algumas vezes eu até consigo...rs

    ResponderExcluir
  21. Às vezes, eu me arrependo de ter me arrependido.

    Confesso que aprendi muito com meus erros e acertos. Hoje estou mais equilibrada. Porém, confesso que poderia ter sido um pouco menos prudente em algumas situações!

    Enfim, não dá para voltar no tempo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Realmente, acho que estou dividida entre os dois. Tanto me arrependi do que não fiz como o que fiz, ou do que faço e do que não faço. Pra mim parece ser algo meio estranho. As vezes você não sabe como agir com esses dois tipos de situações, aí acaba por ficar estacionada no lugar só vendo as coisas passarem, ou quando tenta lidar com os dois ao mesmo tempo vira uma bagunça e dá tudo errado, ou acaba optando por escolher um e o outro dá errado, e assim vai. É uma coisa meio complexa, mas já que tudo se resolve com o bom senso...

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html