domingo, 12 de fevereiro de 2012

Sobre gostar de escrever...


Muitos blogueiros sonham em ser escritores, alguns já trabalham profissionalmente com isso, outros já escreveram livros. Eu mesma já escrevi muita coisa que está no fundo de uma gaveta. Adoro escrever, é quase vital para mim, porque acho que escrever é uma forma de estravasar, desabafar e até um meio "divã", pois depois que colocamos no papel, ou no computador, o que se passa na nossa mente, parece que tudo fica mais claro, menos assustador. No entanto, estranhamente, não sonho em ser escritora, nunca tive essa vontade, não é algo que me dê tesão imaginar.

Ter um blog é quase tudo que quero nesse campo. Aqui coloco minhas neuras, alegrias, tristezas, dúvidas e tenho o retorno de muitas pessoas. Para mim isso é totalmente suficiente. Não consigo me imaginar escritora profissional, precisando sentar para escrever um livro, uma peça, um filme, seja lá o que for. Acho que me sentiria pressionada, sei lá. Isso é estranho porque deveria ser uma idéia agradável para mim, mas não é! Gosto de escrever quando quero, do jeito que quero e o sobre o assunto que me estimula. E ter um blog me possibilita isso de maneira satisfatória.

No post anterior, eu comentava sobre sentir uma ausência de talentos em minha pessoa. Mas tenho consciência que consigo me expressar escrevendo, muito melhor do que me expresso falando. Tenho uma certa aptidão para escrita, nada que seja um talento fantástico, mas que é suficiente para ter um blog. Acho mesmo que se tem uma área que eu poderia explorar, tentar desenvolver sem tantas barreiras, é a escrita. No entanto, aquilo que gostaria mesmo de colocar em prática, percebo que esbarro em vários obstáculos.

Aí fico pensando. Por que a gente tem vontade de ser algo que não foi moldado para nós? Por outro lado, ouvi dia desses uma frase de uma menina que dizia o seguinte: "
Deus não coloca um sonho dentro da gente, sem que te dê ferramentas para realizá-lo". No meu caso tenho a impressão que algumas ferramentas estão quebradas... rsrs. Mas tudo bem, nada que seja o fim do mundo, já que minha vida profissional já está formada e é estável.

Só acho que a gente deveria querer ser aquilo para que levamos mais jeito, e nem sempre isso acontece. Ou quase nunca, sei lá, nem dá para analisar muito, já que nunca pude exercer profissionalmente algo que realmente me desse prazer.

A verdade é que a vida é uma caixinha de supresas. Muitos trabalham com o que não gostam, muitos gostam de uma atividade para a qual não levam jeito, e outros tantos levam jeito para algo que não os apetece. Poucos são os que trabalham naquilo que sonharam para si e esses são uns privilegiados.

E você? Trabalha naquilo que sonhou? Sente que tem aptidão para alguma coisa?

49 comentários:

  1. Dama de Cinzas, eu acho que sou uma pessoa bem sucedida em tudo que depende do meu mérito e esforço individual. Eu quis fazer letras e passei no vestibular. Não concluí... mas tentei. Queria fazer história e passei pra faculdade que queria. Tbm fiz direito, que foi o que a minha família me pressionou para fazer. Quis fazer mestrado e passei para os lugares que desejava. Sou fan das pessoas com quem trabalhei. Imagina só ler um livro, admirar e se inspirar naquela pessoa e mais tarde se ver trabalhando com ela!!!
    Sou realizada nesse aspecto e quando vejo minha trajetória, sinto um certo orgulho. Mas nem sempre fui feliz e satisfeita com as escolhas que fiz.
    Para ver como é interessante esse lance da gente ressignificar o passado e tem tudo a ver com o que escreveu. Eu escrevo a mais de 10 anos em blogs e quando olho os antigos, fico me sentindo boba, imatura e até meio maluca. Mas na época eu realmente sentia agustia e sofria com tudo o que acontecia. Tbm noto como a minha postura diante do mundo e das pessoas mudou.
    E escrever ao longo desse tempo foi essencial para que eu pudesse fazer esse tipo de reflexão.
    Mas ainda quero tantas coisas que a vida e as circunstâncias não permitem!!! E assim vai ser até eu conseguir e começar a aspirar tantas outras...

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de te chamar de exagerada quando escreve sobre ausência de talentos. Você sabe que isso é um exagero né!!!!
    O mundo já é injusto e cruel demais com a gente. Pegue leve consigo!

    ResponderExcluir
  3. Dos posts que vc escreveu, esse é o que mais concordo. Bem, escrevo de uma forma coloquial, cometo meus erros de português e ainda sou prolixo(rs). Quando minhas missivas eram frequentemente publicadas num jornal, da cidade que moro, tive vontade de ter meus artigos publicados, tive vontade de ser contratado pelo jornal, mas seu educado editor geral, disse que escrevo de uma maneira coloquial, em outras palavras, eu seria incapaz de fazer um artigo, "a não ser que eu me dedicasse com mais afinco à leitura".

    Em 1985, resolvi escrever minha "biografia"(ridículo!rs) Interrompi depois que me casei, em 1987.

    A blogosfera é ideal para nos expressar, eu penso.

    Se eu tivesse como, tivesse talento, escreveria um livro a respeito do meu conturbado caso com minha última paixão.

    Sou totalmente frustado no campo profissional, e e isso é que mais me entristece.

    Quem gosta da sua profissão, se não chega a ser feliz, se aproxima disso. Ganhando uma grana, que dá para se manter, a vida se torna mais agradável.

    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. Eu queria ser professora de História, então já ensinei religião, filosofia, turmas de terceira e segunda série e cinco anos de educação infantil, agora estou pesquisando apenas... Ou seja, fiz tudo menos o que sonhei, e já começo a ter duvidas sobre o meu desejo profissional! #Fato

    Quanto a escreve, estou com você, o blog me satisfaz completamente nesse sentido, me expresso através dele da forma que desejar e tenho retorno em relação ao que escrevo!

    Cheros Dama, boa semanita para ti!!!

    ResponderExcluir
  5. rsrsrs Olha Cris , eu sou um exemplo típico da ''coisa'' , por isso comecei rindo !
    Eu nunca sonhei em se dentista, sério , isso foi um acidente em minha vida , queria ser medica advogada tudo menos dentista , não gosto deles até hoje !Mas minha mãe adoeceu e naquele ano perdi todos os vestibulares , só sobrou odonto em Marilia , pois bem meu pai me inscreveu e dei ''azar'' passei , ai amiga tive que fazer rrsrs .No primeiro ano minha mãe ia pra la ver se eu estava na aula...eu chorava , depois tomei gosto pra coisa , e hoje posso dizer que faço o que gosto , mas hoje pq parti para outra area dentor da odonto rsrrs bjs.

    ResponderExcluir
  6. Meu sonho era fazer biologia e me especializar em genética... acabei sendo secretária e estou na profissão até hoje!!
    Mas não detesto minha profissão, eu detesto são as pessoas com quem tenho que trabalhar às vezes... hehehe!!
    Quanto ao blog eu penso como vc, o blog satisfaz meu desejo de escrever, eu que nunca tive diário, acabei descobrindo no blog uma forma de botar as coisas pra fora, mas como tudo eu não tenho muita disciplina, então às vezes tenho uma coisa pra escrever e de repente ela some...
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Como você já leu em alguns dos meus posts, eu trabalho em algo que não gosto e estou na luta para conseguir exercer profissionalmente uma outra coisa que gosto muito. Também gosto muito de escrever, mas não almejo, assim como você, publicar livros. Meu sonho é escrever para um jornal ou revista e o blog me proporciona um pouco dessa sensação. E eu considero os blogueiros um tipo de escritores também. Então, de certa forma, mesmo não querendo sê-lo, você é uma escritora, e das boas.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Mais um excelente post!! De certa forma, me identifiquei muito com suas palavras. Eu também escrevo. Não é aquela coisa, mas o suficiente para manter um blog. E, apesar de escrever muito, não mantenho a mesma intensidade. Não me vejo como escritor... Acho chato só de pensar em ter uma meta diária, escrever sobre um tema só ou uma história só... Por isso, prefiro os contos... rs

    E quanto a querer fazer algo, mas não ser apto praquilo, acho que isso está prestes a acontecer comigo. Desde pequeno, sempre tive vontade de aprender a tocar piano. Esse ano, eu iniciarei as aulas, mas sei muito pouco de música e temo me frustrar e não gostar ou não aprender a tocar piano. Tomara que não! rs


    Quanto ao seu comentário em meu blog, o que você disse está mais o que certo! Os políticos são provenientes da nossa sociedade, e também não vejo uma solução a curto prazo, mas se nos mobilizarmos, pode ser que até tenha uma solução a médio prazo.

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  9. A gente se cobra muito sobre talento e o que vamos ser "quando crescer" aí a cobrança interna e externa,muitas vezes, inconsciente é tão pressão que a maioria das pessoas só entendem seus verdadeiros talentos ou desejos do que ser lá na frente,qdo alcança alguma maturidade. Neste ínterim já foram várias coisas, já percorreram vários caminhos...
    Eu tenho alguns talentos que descobri cedo e com o tempo fui usando como caminho para novos sabores e olhares,mas curiosa que sou ainda tenho sede de conhecedor novos coisas que me possibilitam outros olhares e ao mesmo tempo em alguns experimentos descubro que não tem nada a ver comigo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Olha Cris...não deve ter sensação melhor que trabalhar em algo que se ama,felizardos são os que conseguiram, com certeza.
    Mas também acredito que podemos aprender a gostar de certas coisas que aparentemente não eramos bons.
    Por exemplo, eu detestava matemática na escola, sempre achava que não estava em mim, ate chegar na faculdade e me dedicar. Comecei a amar, depois que persisti em aprender.
    Eu acredito que a persistência e dedicação podem mudar o rumo da vida de uma pessoa,independente de certos talentos que ela tenha ou não. Quer coisa melhor que isso?? Não depender só de talentos ou dons para os pobres coitados como eu,que não os tem...rs?
    E olha minha Cris, essas duas qualidades voce tem de sobra!!!!!
    Adorei o post!!!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Dama!

    Desde criança gostei de escrever. Tive a fase dos diários, da poesia, das crônicas aí entrei para a faculdade e eram textos publicitários e até uma novela eu fiz( rsrsrs). Sempre me expressei muito bem pela escrita, assim como você. Porém de um tempo para cá, creio que uns 10 anos, mudou tudo. Agora parece que algo me embota o cérebro e tudo sai ao contrário; não consigo me fazer entender. Acho que até por isso fico com receio de fazer certos comentários.
    Gostaria de achar (em mim) a voz que calou e porque...

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  12. Eu não trabalho com o que eu sonhei. Fato! E tenho certeza que muita coisa na minha vida não se encaixa justamente por causa disso. Sair de casa todos os dias para fazer algo que você não gosta acaba com a sua autoestima... e sem autoestima... o resto todo desanda. Mas agora tenho fé que isso vai mudar. Pelo menos eu tô trabalhando nessas mudanças.

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro escrever, mas nunca quis ser escritora.
    faço biologia e meu blog não tem ligação nenhuma com isso,estranho,ne?

    beijo grande

    ResponderExcluir
  14. Eu gostaria de ser um ET, quem sabe eu seja e não saiba, às vezes me sinto assim.
    Gosto apenas de escrever, assim mesmo já estou de saco cheio de blog e internet parecem coisa do passado.
    Sou muito volúvel, como podes ver, o que adorava ontem já odeio hoje.
    Não tenho aptidão para nada, a não ser derramar, derrubar, deixar queimar porém não abro mão de fazer o que gosto.
    Vou acabar com meu blog pelo calendário Maia, se o fim do mundo não acontecer acabo com o meu em particular.

    beijo

    ResponderExcluir
  15. Há tantas questões aqui... Num só espaço colocou pano para tantas mangas... Pego apenas numa pequena ponta: acho que não há escritor de valia que faça de sua escrita uma terapia. Tem essa ideia? Sabia? A satisfação, sempre compensadora, de ser lido nem sempre é um objectivo mas o resultado de um sentimento e dum saber partilhado...

    Acabei de publicar, quase forçado por quem me lia ( livro começou no meu blogue...)

    ResponderExcluir
  16. Acho que foi legal você abordar isso, porque escrever pra mim é a coisa mais natural do mundo, mas o que me faz feliz é a gastronomia, é onde eu me "acho"! Bjo!

    ResponderExcluir
  17. Dama
    Eu sempre quis ser professora e me formei nessa área, mas também queria ser cantora e modéstia a parte acho que esse era meu dom maior, mas hoje minha voz já não é a mesma...eu como vc amo escrever, um dia que por sinal foi muito triste em minha vida, minha psicanalista me falou para eu escrever minha história, mas eu não consegui, só fui criar coragem mesmo quando o câncer surgiu em minha vida e foi aí que criei o blog. Saiba que você está no caminho certo, pois escreve muito bem e é bastante crítica, opinando de forma inteligente. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  18. Ainda não me formei, e acredito estar no caminho certo. Escrever para mim também é vital,assim como ajudar as pessoas e dar-lhe uma palavra de alegria , por isso estou na área da saúde. Mas pretendo jamais parar de escrever.

    ResponderExcluir
  19. Oi Dama.

    Já estou com trinta anos, mas parece que ainda não sei o que eu quero da minha vida.Na verdade, já estou formada (Turismo), porém a área que eu ainda pretendo me especializar é o Meio Ambiente. No momento, não estudo, só curso inglês e provavelmente a minha pós só irá sair no ano que vem. Todavia, ainda não visualizo uma possível ascensão da minha parte. Não sei se sou muito negativa neste sentido, ou por ainda não estar na área, mas temo por envelhecer e não conseguir ter sucesso, pelo menos, na parte profissional, já que a amorosa está de mal a pior.
    Enfim, como você disse, se a sua ferramenta está quebrada, acho que a minha nem em processo de fabricação ela entrou! kkkk...

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Dama, fico feluz de trabalhar na área em que me formei e que escolhi para minha vida profissional, mas já estou pensando em mudança, querendo ovimento...rs.
    Bjs e ótima semana!

    ResponderExcluir
  21. Lendo seu post, lembrei de como eu sou mimada e só me dedico ao que eu gosto.
    Na época da escola era assim, só estudava matérias que eu gostava.
    Hoje eu me dedico o máximo que posso pra ser uma boa profissional na área que escolhi, novamente, porque eu gosto. rs
    Se os ventos soprarem ao meu favor, acredito que sairei bem satisfeita. Mas se forem contrários... tô ferrada rs vou ter que aprender a gostar de outras coisas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Querida Dama, eu adoro escrever, mas preciso estar inspirada. Já escrevi um livro jurídico que foi publicado pela Ed Saraiva, foi uma conquista na época, mas hoje eu sinto mais prazer escrevendo sobre assuntos não relacionados ao meu trabalho.

    Quanto a você, na minha modesta opinião, tem como maior talento a capacidadde de transmitir o que pensa e sente aos demais, e fazer com que essas pessoas percebam que não estão sós. Isso requer sensibilidade, uma qualidade que não se aprende - vc nasce com ela ou não. Há um ônus, sim, em carregarmos essa sensibilidade aguçada. MAs se olharmos pelo lado positivo, somente com essa qualidade conseguimos enxergar o mundo e as pessoas com tanta riqueza e profundidade. Nada é fútil em vc, nem superficial. Use essas qualidades para desenvolver talentos. Vc seria uma ótima psicóloga, ou trabalhando em alguma terapia alternativa, astróloga, taróloga, acupunturista, sei lá.Você tem o que mais importa: conteúdo.

    ResponderExcluir
  23. Poucos são os que trabalham naquilo que sonharam para si e esses são uns privilegiados.

    Tenho pensando por demais nisso.

    Eu não acho que suas ferramentas estejam quebradas. Se você acha que tem algum problema com elas, talvez seja falta de óleo. Dá uma lubrificada boa e mete fundo!

    ResponderExcluir
  24. Já quis ser tanta coisa, e nesse querer perdi tempo fazendo cursos e não concluindo. Turismo, administração, hotelaria, história... tanto tempo para me encontrar como professora! E como sou tão inconstante sei que em pouco tempo a sala de aulas não irá mais me bastar e daí eu vou procurar outros ares. Tive sorte no amor e azar no jogo. Ainda sonho em ser fotógrafa e continuar escrevendo para clarear as minhas idéias. Aliás, ganhar dinheiro com a escrita me faria bem, não sentiria como uma obrigação, apesar de não conseguir controlar meus pensamentos quando escrevo.
    Talento vc tem de sobra!

    ResponderExcluir
  25. Não, não trabalho no que gosto.
    Sim, sonho em ser escritora, já tenho vários contos e to escrevendo um livro, quem sabe um dia né?!
    O fato é que escrever é bom demais e ganhar a vida assim é um sonho, pelo menos pra mim! heheheh

    Beijão!

    ResponderExcluir
  26. Ah já tava com saudade :-)

    Eu tenho uma profissao, fiz facul que demorou anos pra acabar por varios motivos Cris, mas o maior e que eu nao queria enxergar era que aquela nao era a minha área de coracao. Mas sabe qd algo tem que ser terminado? Pois é. E foi só qd terminei o curso que comecei a dar os passos em direcao a mim mesma e a minha liberdade da situacao que vivia.
    Mas nao fiz o que eu gostava, isso é fato. E sim, acho que tenho aptidao pra outras coisas, mas nao tenho certeza se vou encarar estudar de novo. To vendo, to pensando, nao sei de nada ainda...

    nao falei nada que fosse realmente compreensivel ne?! Acho que é a enxaqueca de ontem, fortissima que tá me deixando ainda meio lerda hj :-(

    Um beijao Cris

    ResponderExcluir
  27. Olha, eu também escrevo pro prazer. Também não me imagino com essa obrigação de escrever. Tenho histórias que há algum tempo rondam minha cabeça pedindo pra serem escritas, só assim elas pararão de me rondar. Se forem publicadas, que bom, mas acho que o melhor está em conseguir escrevê-las de modo que me satisfaça. Eis porquê ainda não as coloquei no papel: acho que ainda não estou pronta pra isso, ainda preciso remoê-las mais um pouco...

    É isso que vale, acho, fazer por prazer, não obrigação. Na sua autobiografia, a Agatha Christie fala exatamente disso: do prazer que era pra ela escrever e do fato do livro que ela menos gosta ser exatamente isso: a pressão que teve para fazê-lo por necessidade de sustento.

    Enfim, o que vale é isso: fazer com vontade, isso automaticamente reflete em tudo que fazemos!

    ResponderExcluir
  28. Para mim, escrever sempre foi uma terapia. Leio e releio tudo que escrevo a procura do que deu errado ou para reafirmar o que deu certo.

    No momento, trabalho com o que sermpre sonhei e com pessoas que acho incríveis e sou fã, porém percebo claramente que não tenho o dom pra coisa.Parece estranho, mas é verdade.

    (beijos, Dama.)

    ResponderExcluir
  29. Eu sempre soube que eu iria ser cabeleireiro, amo minha profissão faço com paixão. E exerço alguns dons como pintar tela, alguns trabalhos artesanais que curto muito, mas meu sustento vem do meu salão.

    ResponderExcluir
  30. Dama

    Você escreve de uma maneira que cativa, emociona e prende a atenção. Gosto disso!
    Quanto ao trabalho, bem, eu sou uma mulher realizada. Atuo no que gosto e faço com amor. :)
    Mas escrever é minha terapia e uso nos momentos de relaxamento, tensão ou alegria.

    :)

    Parabéns pelo texto. Foi prazeroso ler.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  31. Olá Dama de Cinzas!
    Não trabalho com algo que me realiza não, apesar de também ter estabilidade, como você.
    Durante muito tempo lutei contra isso, achando que poderia fazer algo que gostasse. Até que em uma certa oportunidade eu consegui. Vi com "meus próprios olhos" que tinha um lado ruim também. Então finalmente relaxei e agora continuo buscando coisas que não me realizam (concursos melhores) para, pelo menos, ganhar muito e pensar que estou sendo bem paga para aguentar tanta amolação. Com o dinheiro tento viver bem e buscar coisas que me fazem feliz, como viagens e qualquer coisa que contribua para o meu auto-conhecimento.
    Se há pessoas que gostam do que fazem, há sim. Mas são raros os que conciliam realização pessoal com grana. Para esses eu diria que são uma minoria privilegiada. Tem gente que tem mais sorte em alguns aspectos que outras.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  32. eu escrevo por que gosto - nem me importo se escrevo bem ou nao.

    E tambem falo pelos cotovelos. Meu marido diz que eu tomo a sala toda quando comeco a falar...e ele nao sabia disso nao??? faca me o favor!!

    mas eu tb me identifico com vc com a tal falta de "talentos". Todo mundo hoje em dia parece ser muito bom em alguma coisa. E eu nao sou muito boa em nada. A naos er falar pelos cotovelos e ocupara asala toda quando faco isso...kkk

    ResponderExcluir
  33. Sinceramente? acho que não tenho talento para nada.tenho um blogger , mais por gostar de escrever.nunca sonhei e nem sonho em ser escritora.Aliás ,o dom mais lindo que uma pessoa tem, é fazer com que os outros viajem sem sair do lugar, através das palavras.certamente é um dom que eu não tenho, mas admiro quem tem.

    adoro seu blogger.você tem esse dom de fazer as pessoas viajarem sem sair do lugar ^^

    bjs

    ResponderExcluir
  34. Sabe o que é mais legal? É saber que a gente sempre tem, pq o ser humanos tem diversas facetas se quiser. Ou por exemplo, sou jornalista, escrevo há algum tempo e como você, tenho o bauzinho cheio.
    Não trabalho com jornalismo impresso, online, mas escrever aqui, ou no meu papelzinho no meio da noite, é uma forma satisfatória de dizer sim para aquilo que eu quero fazer. Escrever sobre economia não era meu sonho. Mas agora eu tenho um castelo onde falo sobre o que eu quiser ;)
    Beijoooo

    ResponderExcluir
  35. Eu atualmente estou trabalhando em coisas que eu gosto. Ainda não estou ganhando o que acho que mereço, mas tenho a vida que escolhi até agora.

    Mas acho que frustrações e agradáveis surpresas são temperos da vida.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  36. Dama...

    Vixi...não tenho o memor talento para escrever absolutamente nada! Sofria muito na época do colégio com as malditas redações...
    Opior de tudo era que os meus professores de portugues e literatura, achavam que era simples preguiça minha...

    Quando eu fiz dez anos de idade no 4 ano,a minha professora Jaceline indentificou algo errado comigo, pois não era alfabetizada e tinha muita dificuldade de raciocínio e coordenação motóra. A minha mãe foi chamada até a minha escola para conversar com a minha professora sobre o meu mal desenpenho escolar...nada foi feito... anos depois eu estava sofrendo muito com as minhas dificuldades! Repeti tres vezes o sexto ano, fui reprovada no nono ano, no primeiro e terceiro ano, resumindo fui me arrastando até meus trinta e quatro anos de idade para concluir meus estudos, numa escola especial o ensino médio. (É bem médio mesmo)

    Então...depois de muitos anos de sofrimento fui diagnosticada com Dislexia; déficit de atenção e hiperatividade; Cálculo e Raciocínio, dificuldades na fala e na leitura mas não é sinónimo de pouca inteligência.


    Alguns escritores e jornalistas escrevem pensando nos seus chefes, outros escrevem pensando num outro colunista que querem superar, alguns escrevem sem pensar em alguém especificamente.

    A maioria escreve pensando em todo mundo, querendo explicar tudo a todos ao mesmo tempo, algo na minha opinião meio impossível.

    Dama, tu escreve pensando na gente...talvez isto seja a melhor coisa que tu pode fazer! Escrever coisas do teu cotidiano. Acho que se tu fosse pra outra linha não seria tu! É, realmente escrever um livro não seria a tua praia...

    Fica aqui, com a gente, viu! Nós precisamos da tua sabedoria ímpar para refletirmos juntos, alcançando uma saida ou uma solução menos dolrida para as nossas neuras... rsrs

    Gostamos absurdamente de ti1 Não me deixam mentir esses estouros de comentários...ohhhh mulhers abençoada pela sabedoria...morro de "inveja" beijooo, abraço, fica na paz! Se cuida!

    ResponderExcluir
  37. Dama,

    Qdo era mais nova sonhava em ser escritora de sucesso. Mas depois pensei melhor... Não gosto de fama, nem de ser reconhecida na rua, prefiro o anonimato.
    Então, quando a Elaine lançou aquele concurso ano passado e depois o concurso virou livro, achei que já estava de bom tamanho...
    Tenho assim, um conto meu publicado em livro...

    Mas meu sonho mesmo é conhecer uma pessoa que eu gosto mto e que trabalha na TV...

    bjo

    ResponderExcluir
  38. Falta de talento? Hum... algumas pessoas são tão multifacetadas que não reconhecem em si, suas qualidades. Acho que isso se deve a facilidade de aprendizado.
    Tenhos amigos e parentes que escrevem profissionalmente e creia-me, cada um adota uma rotina ou mania, para cumprirem as "obrigações" da escrita. Tenho um primo que mudou para o meio do mato, porque a necessidade do silêncio tornou-se tão importante quanto a necessidade de respirar. Para escrever é necessário muita disciplina! Temos conhecimento de que alguns grandes escritores/poetas usavam/usam de fontes de inspirações nada corriqueiras para os simples mortais ou assim deveria ser, como o uso de bebidas alcoolicas e drogas. Artifícios.
    Tenho por hábito escrever a noite, depois que a casa dorme, mas não para o blogue; o blogue é o meu relax! Também não dependo da escrita para a sobrevivência e se assim fosse, a pressão não deixaria que a inspiração viesse à tona.
    Não acredito na existência de talento e sim na crença de que se tem um talento, aliada ao incentivo (reconhecimento). Assim desde cedo, os pais procuram talentos em seus filhos e estes passam a alimentar o que escutam - algo como programar a mente.
    Em toda a minha vida, conheci poucas pessoas que com fervor falasse "Eu amo a minha profissão". A profissão é apenas um dos resultados de várias coisas que fazemos na vida, então, se não está satisfeito emocionalmente, por exemplo - mas não colocamos em primeiro lugar a nossa vida emocional - tendemos a nos enganar que não estamos satisfeitos em outras áreas, como a profissional, porque socialmente essa é a exigência.
    Boa semana!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  39. Confesso que ri quando você falou que algumas ferramentas suas estão quebradas, mas talvez, você esteja tentando usá-las de modo inadequado. Será?
    Não te vejo como a pessoa desprovida de talentos que você vê, mas apenas você mesma pode saber exatamente quais são suas capacidades.

    ResponderExcluir
  40. Escrevo somente porque gosto, nunca pensei em trabalhar com escrita...

    Mas acho que nesse mundo de hoje tá cada vez mais difícil a gente trabalhar com o que gosta e viver disso, principalmente se o que a gente ama fazer de verdade for ligado à arte (meu caso). Existem contas a pagar né... e quem dá valor a artistas por aqui?... Assim seguimos...

    ResponderExcluir
  41. Eu não tenho aptidão para escrever, embora sempre tenha sido boa na matéria de português, sempre foi tb uma tortura fazer redação. Eu nunca tinha muito assunto... Enfim..

    Mas tenho vontade de escrever um livro. Já pensei em vários "assuntos", e hoje queria escrever a biografia do meu pai - que é mestre de capoeira - mas acho que eu quero fazer isso, antes que alguém tenha a idéia e faça... não sei bem se teria a paciência para tal...

    No entando, acho que a pior profissão deve ser de escritor, pois deve ser uma tortura ter que entregar um roteiro, um livro, uma novela...um conto...

    E acho tb que vc tem toda aptidão para isso e poderia tentar um dia!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  42. Bom dia, Cris!

    Olha, eu desde pequena já nasci professora e assim foi durante 25 anos. Atualmente estou afastada da sala de aula e não pretendo retornar. Para mim já deu de magistério.

    Na cidade onde morava o ser professora era a única opção e acho que cumpri bem o papel. Não morria de amores porque é uma profissão muito desgastante, principalmente no meu caso que era alfabetização, mas tive retorno bom. Meus alunos hoje, pais, quando me encontram pela rua me abraçam e enxergo dentro do olhar de cada um a criança de antigamente. Mesmo os homens me olham com tanta ternura no olhar que muitas vezes sinto que algo de bom plantei no coração daquele que um dia foi uma criança. E isso é a minha maior satisfação.

    Quanto a escrever um livro, nunca quis e acho a posição de leitora muito mais confortável. Nem quando adolescente tive um diário, somente alguma agenda abandonada no meio do ano.

    Devo voltar a ativa ( mas fora da sala de aula ) assim que concluir o tratamento, mas o que pretendo mesmo é me aposentar. Tenho tempo de serviço mas não tenho idade. Depois vou morar no campo com marido e participar de alguma ONG para não perder o vínculo com a humanidade.

    Um beijo!

    PS: Estou na fase da radioterapia ( marcaram meu horário para o meio dia - sol escaldante ) e estou mais lerda ultimamente. Pelo menos a lerdeza me deixa menos ansiosa.

    ResponderExcluir
  43. Vixi Dama!
    To mais perdida que cego em tiroteio. Já estou na casa dos 30, já mudei de ideia milhões de vezes sobre o que realmente quero fazer profissionalmente, mas parece que só andei em circulos. Tudo que realmente me daria prazer em fazer, me daria pouco retorno financeiro.
    Admiro demais aquelas pessoas que desde bebezinhos sonham em ser medicos, por exemplo,crescem fazem medicina e são super felizes e realizados.Acho que esses são predestinados....
    Enquando isso finjo ser escritora lá no meu blog.rsrsrs.
    Ps.: Agora eu acho que vc poderia arriscar escrever um livro. Você sabe passar com muita clareza o que sente.

    Beijão,
    Fá!

    ResponderExcluir
  44. Sabe Dama, vc disse uma coisa que sempre pensei. Eu gosto de escrever também, mas sei perfeitamente que pra ser uma escritora teria que estudar, me dedicar e me aprimorar muito. Até aí tudo bem, mas e depois? Será que eu ia gostar da pressão de TER que escrever? O prazer não viraria obrigação e se tornaria desagradável?
    Acho que prefiro assim, escrever o que quiser, quando quiser, somente pra por pra fora o que não consigo guardar.
    Já em vc eu consigo sentir um talento natural pra escrita. talvez se vc fosse escritora não sentiria desprazer... vai saber né!

    ResponderExcluir
  45. Também gosto de escrever, e ao contrário de vc até gostaria de editar um livro... mas meu grande problema é conseguir ficar muito tempo num projeto grande sem enjoar totalmente. tipo, se gostar muito da ideia em si, dura bastante tempo, mas já escrevi histórias meio longas, e passadas as 50 primeiras páginas o assunto meio que morre ali xD.
    Estive dois anos num cursinho que não tinha nada a ver comigo e larguei porque estava me sentindo miserável por lá agora me ferrei porque ainda tou esperando por condições pra ingressar no que quero rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  46. Oi Dama de Cinzas.
    Seu comentário lá no meu blog, apesar de engraçado, é triste viu!
    Ia botar minha resposta aqui, mas não tem nada a ver com a discussão, então deixei por lá mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  47. Ola la 1°lugar queria dizer que sinto sua falta, e sobre esse texto eu tambem gosto de escrever, embora as vezes parece que escrevo um monte de besteira, que acho que só eu entendo o que gostaria de expressar, e é como vc disse escrever expoe sentimentos e desejos que não conseguimos expressar, e não tenho vontade de escrever um livro mas gostaria muito de ter inspiração para compor uma musica,para sentir o praser de ouvir o que escrevi. bjosss e se cuida. saudades, de uma amiga que nunca vi kkk.

    ResponderExcluir
  48. Ótimo o teu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  49. Ih, bati cabeça por anos. Acho que, ao invés de ouvir os meus instintos, fui atrás do que diziam ser bom para mim. Uma furada, sabe?
    Mas hoje estou melhor. Se vou acertar como escritora ainda não sei. Mas estou tentando.
    Beijo,

    ResponderExcluir

Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!

Comente com civilidade!

Se seu comentário foi recusado, certamente a explicação está aqui:

http://confissoes-femininas.blogspot.com/2011/07/comente-com-educacao.html